Conheça outros títulos da coleção Cultura Negra e Identidades
• Diversidade, espaço e relações étnicoraciais – O Negro na Geografia do Brasil – Renato Emerson dos Santos (Org.) • Literaturas africanas e afro-brasileira na prática pedagógica – Iris Maria da Costa Amâncio, Nilma Lino Gomes e Miriam Lúcia dos Santos Jorge • Memórias e percursos de professores(as) negros(as) na UFMG Inês Assunção de Castro Teixeira,Vanda Lucia Praxedes, Anderson Xavier de Souza, Yone Maria Gonzaga • Negritude – Usos e sentidos – Kabengele Munanga • Os guardiões de sonhos – O ensino bem-sucedido de crianças afroamericanas – Gloria Ladson-Billings
A proposta da aproximação das obras de Cruz e Sousa e Lima Barreto, tão diversificadas e complexas, serviu para a elaboração deste livro, como meio para trilhar o caminho inverso que costumeiramente busca a diferença entre a experiência subjetiva do negro e do mulato no campo da criação literária, bem como para manter afastados os gêneros. O que se pretende elucidar nas páginas deste livro é que, considerando não terem as obras trafegado à margem do campo minado pela escravidão e pelo racismo, o sujeito étnico percorre seus textos criando uma tensão com o discurso racial dominante, numa oposição direta ou indireta. Essa tensão, caro leitor, caracteriza um momento importante da evolução de uma negrobrasilidade literária. O estudo aqui apresentado aponta para as semelhanças da funcionalidade do sujeito étnico nas obras dos dois autores. E mais: destaca os trechos de maior relevância para o debate racial, refletindo como a ausência aparente deste não exclui sua presença metaforizada, mas latente.
• Racismo em livros didáticos – Estudo sobre negros e brancos em livros de Língua Portuguesa – Paulo Vinicius Baptista da Silva • Rediscutindo a mestiçagem no Brasil – Identidade nacional VERSUS Identidade negra – Kabengele Munanga • Sem perder a raiz – Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra – Nilma Lino Gomes • Um olhar além das fronteiras – Educação e relações raciais – Nilma Lino Gomes (Org.)
Capa Consciencia.indd 1
ISBN 978-85-7526-416-4
www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322
A consciência do impacto nas obras de Cruz e Sousa e de Lima Barreto
• Comunidades quilombolas de Minas Gerais no séc. XXI – História e resistência – Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES)
Cuti
• Bantos, malês e identidade negra – Nei Lopes
A consciência do impacto nas obras de Cruz e Sousa e de Lima Barreto Cuti
9 788575 26416 4
Com este livro, o autor, Cuti, buscou elucidar a importância do sujeito étnico negro-brasileiro para a evolução da literatura brasileira, de forma a lançar o olhar para a realização de um diálogo estético e ideológico com as concepções predominantes, em especial com aquela concernente à formação étnica da população e a suas relações com o desenvolvimento do Brasil. Aqui, as obras de Cruz e Sousa e Lima Barreto são analisadas de maneira a situá-las em face dos valores cristalizados em nossa sociedade. Os traços fundamentais das obras são vistos de forma a vislumbrar as vivências e as conquistas que os povos escravizados e sua descendência realizaram no contexto social brasileiro, por meio de um processo de organização e luta que, a partir da ação de seus próprios agentes, resultou na ressemantização ou na ressignificação do termo “negro”, agregador do mais substancial conteúdo histórico, social, político e cultural que qualquer outro termo congênere. Mesmo que a academia reaja a ele. Cuti dedica-se, ainda, a explorar as resultantes formais das duas obras e o debate estético que elas colocam como manifestação de posicionamentos fronteiriços na cultura brasileira e no que eles implicaram e implicam. A postura torna-se reveladora, uma vez que, desde os primeiros estudos em torno de raça e literatura no Brasil, a tônica sociológica negligencia a abordagem estética das obras, como se as questões temática e biográfica pudessem dar conta do fenômeno literário. Busca-se, ainda, vislumbrar a importância do sujeito étnico negrobrasileiro para a literatura brasileira. Este livro é resultado da tese de doutoramento defendida no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.
20/11/2009 17:55:14