9 788551 300015
Coleção Invenções Democráticas Vol. VI
“Invenções Democráticas são maneiras criativas e solidárias de desenvolver autonomia e cooperação.”
Nupsi-USP Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da Universidade de São Paulo
A concepção de Yaacov Hecht é de que a escola é uma instituição que socializa os jovens colocando-os em interação com outras crianças, suas colegas, e também, naturalmente, com os professores e demais funcionários do estabelecimento em prática democrática, de modo que o conhecimento seja construído por todos, não imposto de cima para baixo.
Fundou o Instituto para a Educação Democrática em Israel, atuando internacionalmente como consultor, palestrante e facilitador de oficinas para vários grupos comunitários interessados em criar estruturas educacionais próprias.
A ousadia de Yaacov e de seus companheiros – e suas ideias tão inovadoras – provocou o surgimento de Escolas Democráticas e, como seria de se esperar, essas escolas criaram a sua própria entidade, graças à qual, elas podem intercambiar suas experiências, que em qualquer escola democrática são sui generis.
Sua vida, seu pensamento e sua prática são referências para milhares de escolas democráticas e dezenas de cidades educadoras em todo o mundo, inclusive no Brasil, como esta obra dá a ver. Yaacov Hecht é casado com Sheerly, com quem tem quatro filhos. Este é o seu primeiro livro.
O livro é um relato desta epopeia de criar um modelo escolar que é literalmente o oposto do que se conhece como escola. E por isso é interessante observar não só a permanência das escolas democráticas como também a sua difusão pelo mundo afora.
Estou convicto de que o experimento de levar a democracia integral para dentro do estabelecimento escolar provavelmente é a maior revolução que minha geração teve o privilégio de testemunhar.
Yaacov Hecht
Educação democrática O começo de uma história
Educação democrática
YAACOV HECHT, quando criança, encontrou enormes dificuldades para ler e escrever e, em sua juventude, passou muito tempo vagando pela Floresta de Hadera, em Israel. Com muita persistência e esforço, tornou-se um dos mais revolucionários pensadores e trabalhadores no campo da educação, sempre numa perspectiva radicalmente democrática.
Yaacov Hecht
Helena Singer Socióloga
www.autenticaeditora.com.br
Nupsi-USP
currículo mínimo, avaliações e desempenho escolar que dominam o campo da educação. Na continuidade, Yaacov percebeu o potencial da educação emancipadora para a transformação dos territórios e das cidades. O caminho que leva da escola democrática à cidade educadora é o caminho mais contemporâneo do debate sobre educação no mundo, e este livro é fundamental para compreendê-lo.
Paul Singer Apoio:
Coleção Invenções Democráticas
Nupsi-USP
Este livro já fez história no mundo e agora vai fazer o mesmo no Brasil. Trata-se de raro registro de um movimento muito recente na história da educação, espalhado por todos os continentes, que se inicia na última década do século XX e atravessa o milênio envolvendo, a cada ano, novos atores em torno da causa da educação emancipadora. Se a causa não é nova, as estratégias certamente o são. Yaacov Hecht é protagonista deste processo. Estando em um país periférico, Israel, lutou para dominar a língua inglesa, mas teve o privilégio de conhecer de perto as mais diversas realidades, com um olhar que supera o eurocentrismo, tão comum no campo da educação. Partindo de suas próprias dificuldades com o sistema escolar regular, Yaacov iniciou sua jornada liderando um grupo de educadores na criação da primeira escola pública israelense gerida por educadores e estudantes, que deu total liberdade para os estudantes para a escolha de seu percurso de aprendizagem. Denominou esta proposta de escola democrática. O sucesso dessa iniciativa o levou a constituir um instituto para orientar pesquisas, formar educadores, apoiar a criação de escolas de mesmo perfil e apoiar governos no desenvolvimento de políticas públicas. A curiosidade o levou a conhecer experiências semelhantes em muitos outros países, e sua vontade de mudar o mundo fez dele um dos líderes do movimento internacional pela educação democrática, nome derivado da escola criada por Hecht. Aliando sempre ação e reflexão, Yaacov sistematizou uma teoria original sobre o processo de aprendizagem, muito importante para os contínuos debates sobre