Grande Consumo N.º 47-2017

Page 8

Notícias do Mund EUA Toys ‘R’ Us planeia lançar um marketplace online

A Toys ‘R’ Us pretende lançar um marketplace online, em 2018, para os seus negócios nos Estados Unidos da América e no Canadá. O objetivo da plataforma, que irá permitir aos retalhistas e marcas venderem os seus produtos nos websites operados pela Toys ‘R’ Us, é aumentar a gama de produtos e diminuir o tempo de chegada das novidades ao mercado. Além disso, o marketplace permitirá à empresa de brinquedos identificar novas parcerias e afinar o que vende nas suas lojas.

PepsiCo aposta no comércio eletrónico

ALEMANHA Supermercado remove todos os produtos estrangeiros

Uma loja em Hamburgo, pertencente à cadeia alemã Edeka, removeu todos os produtos não fabricados na Alemanha, numa declaração contra o racismo. O supermercado ficou com muitas prateleiras vazias, preenchidas com slogans anti-racismo como “É assim que fica uma prateleira sem estranhos” e “Nós ficaremos mais pobres sem diversidade”. O movimento foi viral nas redes sociais, onde as imagens das prateleiras vazias se espalharam. Contudo, alguns consumidores sentem que isso demonstra que os supermercados têm que fazer um esforço adicional para vender itens locais. As prateleiras ficaram vazias apenas por um dia, porque a Edeka repôs os stocks.

A PepsiCo criou uma unidade de negócios de 200 pessoas para estimular o crescimento online. A multinacional prevê atingir mil milhões de dólares em vendas online este ano, o dobro do obtido em 2016. Esta unidade de negócio online está localizada no centro de Manhattan, em Nova Iorque, a cerca de uma hora da sede da empresa em Purchase. O grupo está focado no marketing e no packaging de produtos da PepsiCo para vendedores online, incluindo a Amazon e a Box, bem como as lojas físicas que estão a tentar aumentar a sua pegada digital.

PORTUGAL Continente é a primeira empresa de retalho portuguesa a utilizar Google Street View

O Continente é a primeira empresa de retalho alimentar, em Portugal, que permite visitar e conhecer 25 das suas lojas através do smartphone, computador ou tablet a partir do Street View. Esta funcionalidade da Google, que permite aos utilizadores percorrerem ruas e entrarem em edifícios emblemáticos, através de fotos reais, a 360 graus, inclui agora 25 espaços Continente, depois da insígnia e a Google terem cooperado para esse objetivo. Com este passo, o Continente pretende abrir caminho para, no futuro, permitir aos clientes fazerem as suas compras a partir de casa, através de um clique, mas usando como referência as lojas físicas.

ESPANHA Mercadona instala jardins nos telhados dos seus supermercados

A instalação de jardins e áreas de cultivo nos telhados de estabelecimentos comerciais urbanos continua a ganhar mais adeptos. A Mercadona alinhouse com essa tendência e lançou dois projetos em Madrid, em lojas localizadas no bairro central de Chamberí. Os dois supermercados ocupam cerca de 1.600 metros quadrados cada. Com a instalação deste tipo de espaços, cujo investimento ascende a cerca de 300 mil euros por telhado, melhoram-se as condições de iluminação, a exposição ao sol e o impacto visual. Além disso, as máquinas de extração de fumo e o ar condicionado foram eliminados. Entre os benefícios dos telhados verdes está a absorção até 80% da água da chuva, ajudando a reduzir os problemas de inundação; a redução das temperaturas urbanas, proteção dos raios UV e das súbitas mudanças de temperatura. Além disso, contribuem para melhorar a qualidade do ar nas cidades.

08

FRANÇA Carrefour coloca vizinhos a entregar as compras uns dos outros

O Carrefour lançou uma nova plataforma de entregas colaborativas em França, chamada Merci Voisin, que permite que os clientes tenham as seus encomendas online entregues em casa por outros clientes. Quem utiliza a Merci Voisin deve registar-se na aplicação e selecionar se quer que outros consumidores entreguem as suas compras ou se quer entregar. Em troca dos serviços, recebe um pequeno pagamento.

E.Leclerc abordado pela Amazon para uma parceria na logística

O retalhista francês E.Leclerc foi abordado pela Amazon sobre uma potencial parceria na logística. Estas informações são conhecidas numa altura em que a imprensa dá conta da vontade da Amazon em estabelecer uma posição no sector europeu do retalho, no seguimento da compra da Whole Foods Market. O E.Leclerc é o maior retalhista francês, com uma quota de 21,2%, de acordo com os mais recentes dados da Kantar Worldpanel. Conseguiu mesmo ampliar sua distância para o Carrefour em um ponto percentual.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.