Page 1

- PLANO DE COMUNICAÇÃO -

A MESMA TRAMONTINA, EM UM NOVO CICLO

Andressa Soares, Glória Rückert e Renan Anger


SUMÁRIO

01 03 05

PROPOSTA

O QUÊ?

02 04 06

EXECUÇÃO

07

CONHEÇA TRAMONTINA

COMO?

POR QUÊ?

AGORA, SOBRE RESULTADOS


PRO POS TA

01


OUR STORY

Este plano de comunicação foi produzido e elaborado na disciplina de Comunicação Mercadológica. O exercício consistia em pensar desenvolver as melhores iniciativas e alternativas para um assessoramento de comunicação, a partir de um briefing produzido pelos colegas. Assim, o desafio enfrentado não foi pensado pelo grupo, mas simulou a realidade e buscou formas efetivas de atingir objetivos da marca elencada.

PRO POS TA


02 CONHEÇA:

TRAMON TINA


CONHEÇA

TRAMONTINA A Tramontina começou seus primeiros passos com a vinda do artesão Valentin Tramontina, filho de imigrantes italianos, que chegou na cidade de Carlos Barbosa/RS em 1911. Valentin iniciou o negócio com a abertura de uma ferraria pequena e vendendo canivete. Hoje, passados 100 anos, é considerada consolidada no mercado e abrange mais de 18 mil itens de cozinha como talheres, pratos e utensílios, até materiais de construção automobilístico, forjas e tecnologia. A marca se encontra em mais de 120 países e possui cerca de 8 mil funcionários. Apresentam como valores o compromisso ético, a busca incansável pela qualidade e o bem-estar das pessoas. Acreditam nos ideais humanos e prezam pelo espírito inovador.


TRAMONTINA

CONHEÇA

Depois de décadas dedicadas apenas à indústria, estreou no mercado de varejo em 2013 com as lojas exclusivas chamar de T Store. Entendem esse modelo como uma abertura para a mudança e buscam levar o universo Tramontina para perto do consumidor. As lojas-conceito são ambientes criados para estimular os sentidos, ver e viver a marca em cada detalhe e em sua diversidade. Coloca-se como uma marca atenta às novas formas de consumo. Por isso, em 2018, inaugurou o e-commerce com intuito de ampliar a presença no mercado, bem como para proporcionar aos consumidores um novo canal de relacionamento e compras.


CONHEÇA

TRAMONTINA Se posiciona como marca referência em

qualidade, inovação e valores humanos. Deseja ser vista como uma marca que entrega valor e satisfação aos consumidores por meio de bem-estar e com a vocação de fazer bem feito. Apresentam as melhores soluções para o dia a dia. O público-alvo da marca se caracteriza por homens e mulheres brasileiros, com mais de 30 anos, que constituíram ou estão constituindo família e buscam excelência em produtos para casa. Os hábitos do mercado consumidor são mais tradicionais, envolvendo atividades com a família e voltadas para a casa. Atualmente, comunicam o slogan “O prazer de fazer bonito” e dessa forma, apresenta-se com foco na sofisticação e modernidade. Buscam transmitir o ar de luxuosidade e design diferenciado, ao mesmo tempo que destacam a qualidade e funcionalidade dos produtos. Também objetivam demonstrar segurança e satisfação para o cotidiano dos consumidores.


TRAMONTINA

CONHEÇA

A linguagem é predominantemente formal e focada nos atributos do produto, mas com uma tentativa de textos mais informais. Percebe-se que a marca está em fase de transição. A empresa também possui uma linguagem inspiracional, validada pelo blog que ensina, por exemplo, a plantar árvores. Mas ao final indica, de forma incisiva, a comprar as ferramentas para o plantio de árvores da Tramontina. Alguns exemplos deste tipo de comunicação podem ser visualizados ao lado. Por mais que muitos dos textos e conteúdos gerados sejam de cunhos inspiracionais, a principal mensagem de comunicação é voltada para a conversão em vendas. Isso não ocorre somente no âmbito digital, como também no off-line, à exemplo das T Stores, transmitem uma tentativa de inovação, porém ainda predomina o tradicional e a excelência nos produtos.


CONHEÇA

TRAMONTINA A brand persona da Tramontina é um pai ou mãe com mais de 30 anos, que está constituindo família ou que possui filhos na fase de adolescência ou mais. Caracteriza-se por ser organizada e planejada. Está sempre pronta para compartilhar momentos em família. Consome conteúdos sobre educação para os filhos, cuidados para casa e gastronomia. Sendo os meios de conteúdo, principalmente, em veículos de massa e se voltam para notícias e temáticas consideradas buzz content. Família em primeiro lugar, emprego estável, ambiente doméstico confortável e com “tudo em ordem”. Prioriza momentos em família e datas comemorativas. Seus hobbies envolvem atividades em ambientes de lazer em grupo como clubes. Sofre influência dos filhos em hábitos de consumo e lazer. Atualmente, mesmo com família constituída, a mulher costuma ser a chefe de família e principal influenciadora de opinião. Procura produtos de qualidade e que harmonizem com os ambientes da casa, preocupando-se com funcionalidade, praticidade e estética. Comunica-se de maneira mais formal e cuidadosa.


Apesar da marca conquistar um grande número de públicos em seus 108 anos e priorizar uma boa qualidade e tecnologia em seus produtos, a abordagem com o público jovem é um tópico a ser melhorado e explorado. Por se tratar de uma marca que entrega produtos para casa e que facilite o dia a dia com qualidade e estética, entende-se que poderiam ter um maior alcance entre os jovens. Esses estão saindo de casa mais cedo, por função dos estudos, trabalho, independência e pelas características da nova geração: segundo pesquisa realizada Organização Para Cooperação de Desenvolvimento Econômico mostrou que 43,7% dos adolescentes brasileiros exercem algum tipo de atividade remunerada antes ou depois da escola.

Portanto, o desafio para a marca é desenvolver e estruturar um plano de comunicação com ações, estratégias e campanhas que atinjam e estimulem o público jovem a consumir os produtos da Tramontina.

CE NÁ RIO


03 O QUÊ?


OBJETIVOS PRELIMINARES

Entender quais os produtos da marca que têm maior potencial de atingir jovens e divulgá-los com direcionamento a esse público;

Adequar a linguagem da Tramontina em suas mídias sociais, tanto textual, como nas suas linhas criativas;

Identificar as associações que o público-alvo possui em relação à marca.


OBJETIVOS ESSENCIAIS

Gerar atĂŠ 10% de engajamento dos jovens, relacionando a marca com qualidade e credibilidade, nas mĂ­dias sociais em seis meses de campanha;

Aumentar a parcela de consumidores jovens em 3% em seis meses de campanha.


COMO?

04


PÚBLICOS

Público-alvo Ênfase no público jovem, entre 18 a 27 anos, indo morar sozinho, recém casados, cursando faculdade ou em fase de vestibular e que residem no Rio Grande do Sul. O segmento em questão está desenvolvendo a independência — talvez, não financeira nesse momento. Buscam praticidade e acessibilidade, pois a renda financeira não é fixa e/ou alta. Há possibilidade de receber auxílio da família para suprir a renda, entretanto, moram sozinhos ou sem a família, mas com amigos, colegas de faculdade ou trabalho. Compreende-se que se enquadram nas classes A e B.


PÚBLICOS

Público-alvo A praticidade e rapidez para preparar as refeições, limpar a casa e demais afazeres domésticos é a prioridade, porém considera a qualidade um dos principais atributos. Ademais, recebe visitas em seu lar: tanto de amigos, como relacionamentos amorosos e família. busca por conteúdo digital e os consome, em média, 2h por dia — mobile ou desktop. Pouco verificam veículos tradicionais de comunicação de massa, sobretudo, priorizando Spotify, Netflix, mídias sociais (Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Pinterest e afins), jornais digitais e blogs. Decoração, design, relacionamento, atualidade, entretenimento e tendências são os principais assuntos de interesse, porém pesquisa informações sobre sua área de atuação acadêmica e profissional. Possui perfil independente que busca soluções para o lar e para sua organização pessoal e financeira.


PÚBLICOS

Público-alvo De acordo com as tendências globais de consumo destacados pelo Exame (2019), compreendemos que os consumidores estão propendendo-se a rejeitar o genérico, produtos massificados, reavaliando os hábitos de consumo, rejeitando o materialismo e o fast consumerism. A primazia caminha com produtos simplificados, focados no consumidor, conteúdo sobre a marca e cartela de produtos, veganismo, eco-friendly e estão atentos ao desperdício, questões sociais, culturais e trabalhistas, além de acreditar nos propósitos das organizações e seus posicionamentos. O mindfulness está cada vez mais presente, aliando-se ao sentimento de imediatismo, desejo de ser especialista e conhecer o máximo possível. Por fim, alguns indivíduos que se enquadram como público-alvo são recém casados, que estão indo morar juntos e iniciando a vida de casal. Por isso, o foco de consumo são os bens de consumo não duráveis e os eletrodomésticos, utensílios para casa, móveis e eletroeletrônicos aqui ditos iniciais. Como por exemplo: liquidificador, microondas, geladeira, panelas, chaleira, talheres, entre outros.


PÚBLICOS

Influenciadores A fim de adquirir novos clientes, reter, fidelizar, gerar valor e influenciar na decisão de compras, os influenciadores digitais são facilitadores efetivos para esses objetivos. Uma vez que possuem credibilidade, vínculos e conexões entre os seus seguidores. De acordo com a pesquisa realizada pela Tomoson, 22% dos participantes indicaram o Marketing de Influência como a estratégia mais rápida de aumento de aquisição de clientes, contra 17% que citaram a busca orgânica. Em vista disso, acreditamos que ao delimitar personas, compreender as metas e o desenvolvimento da campanha há possibilidade de encontrar influenciadores adequados e estruturar ações fundamentadas e viáveis para atingir o público-alvo.


PÚBLICOS

Família Em Marketing 4.0, Philip Kotler destaca três perfis de influenciadores da era digital: jovens, mulheres e netizens. Ademais, enfatiza que a família é uma influenciadora na decisão de compra entre os seus integrantes. Apesar da adaptabilidade em relação ao cenário econômico, os costumes e hábitos de consumo entre os membros de uma família possuem uma linearidade e, em casos de dúvidas, muitos jovens questionam seus pais e avós acerca de utensílios e eletrodomésticos, além de produtos de bem de consumo não duráveis. A Tramontina, marca tradicional e que remete à família, cria vínculos e referências que passam de geração em geração. Por isso, faz-se necessário evidenciar essas conexões e comportamentos, baseados nas trocas de opiniões e vivências.


PÚBLICOS

Imprensa A imprensa apresenta influência e atua como formadora de opinião, principalmente por sua capacidade de agendar as conversas dos consumidores de notícias. Dessa forma, quando uma marca aparece na imprensa, sua visibilidade e credibilidade aumenta. Logo, enxergamos esse público como importante para evidenciar este novo ciclo da Tramontina, sobretudo do Rio Grande do Sul e da capital Porto Alegre. Busca-se atingir veículos que possuem públicos mais jovem e que produzam conteúdos atuais.


PÚBLICOS

Público interno Quando se inicia um novo ciclo de uma marca, é imprescindível comunicar e engajar todos os funcionários, visto que eles fazem parte do processo de mudança. Bem como, podem contribuir com o processo e são, de certa forma, influenciadores da marca nos diferentes espaços que ocupam.


MENSAGENS

Público-alvo A Tramontina é uma marca tradicional brasileira, que prioriza a qualidade dos utensílios para cozinha e quer estar presente em todos os momentos da sua vida, inclusive quando você está dando o primeiro passo para sua vida adulta.

Influenciadores a Tramontina representa a família, gastronomia e praticidade no dia a dia, por isso, quer expandir seus horizontes e atingir novos públicos.


MENSAGENS

Família A qualidade, a confiança e credibilidade da marca reafirmam os motivos para passar a tradição Tramontina de geração em geração.

Imprensa A Tramontina é uma marca com representatividade e reconhecimento de mercado e agora quer alcançar novos públicos.

Público interno Nessa nova etapa da marca, além dos públicos e relacionamentos construídos, vamos abraçar novos horizontes: jovens adultos e suas perspectivas para a vida adulta.


AÇÕES

ENGA JAME NTO


AÇÕES

ENGAJAMENTO: contexto Frequentemente, os jovens geram envolvimento em publicações e conteúdos com associações da transição à vida adulta e independente. Dentre as mais comuns, pode-se citar a relação de desejo do consumo de determinado produto com o início ou a realidade dessa etapa, utilizando a frase “você sabe que está adulto, quando essa panela é o seu sonho de consumo”. De acordo com essa proposta, a imagem ao lado exemplifica memes e ações desenvolvidas, a partir desse sentido de engajamento. As marcas que mais utilizam essa estratégia e geraram resultados positivos possuem, sobretudo, target representativo no mercado e que se conectam com esse segmento de público por meio de linguagens, linha visuais e campanhas.


AÇÕES

ENGAJAMENTO: linha criativa e mote

A chamada principal é “é meu sonho de consumo também!”, remetendo e possibilitando o engajamento do público-alvo, valendo-se pelo meme destacado no slide anterior. A linha criativa destaca a chamada em tipografia de caligrafia, os produtos elencados como potenciais para atingir o público-alvo e elementos ilustrativos para compor a proposta. Ao analisarmos o site e as mídias sociais da Tramontina, principalmente no que se refere às linhas visuais, conforme a imagem 5, notamos a predominância do preto, cinza, azul escuro, vermelho, laranja, marrom e tons pastéis em algumas ações e elementos visuais.


AÇÕES

ENGAJAMENTO: linha criativa e mote

Logo, escolhemos a paleta Under the Sea por diferir da marca atualmente e transmitir alegria, jovialidade e vivacidade. Essa combinação de cores da Pantone é tendência e apresenta como Coral Vivo (a cor de 2019) como central.


AÇÕES

ENGAJAMENTO: linha criativa e mote

Os produtos terão destaque nas peças, aplicados em fundos sólidos, conforme a paleta proposta. As imagens ao lado demonstram inspirações para elaboração da campanha proposta, a partir das postagens no Instagram das marcas Cadence e Magazine Luiza.

Para manter a proposta alinhada, a linguagem do texto trará emojis, frases que provoquem o engajamento com o meme e links direcionando ao site e aos textos para o blog.


AÇÕES

ENGAJAMENTO: desenvolvimento Por meio de conteúdo atrativo e relevante para o público-alvo, a campanha pretende gerar engajamento através da identificação dos hábitos dos jovens. Baseada no meme elencado, as chamadas das peças despertam o desejo dos produtos, bem como propõe engajamento espontâneo. Através de textos para o blog, abordando dicas, truques e hábitos rápidos e práticos para os jovens aderirem ao seu dia a dia, a Tramontina focará em palavras-chave mais atrativos nos buscadores e que estimulem o público-alvo a conferir o conteúdo. A prioridade é converter os acessos em consumidores fiéis do blog. Ademais, pretende-se elaborar uma aba para o site, que será incluída na parte do menu denominada “Categorias”. Essa aba será voltada para as características dos jovens, como por exemplo, “morando sozinho” e o foco será nos produtos individuais e diferenciados.


AÇÕES

ENGAJAMENTO: desenvolvimento Nas mídias digitais, cards com chamadas atrativas, linha visual distinta dos demais posts da marca e paleta diferenciada, será promovido uma série de postagens em destaque aos produtos mais atrativos ao público jovem e que fomentem a conversão em vendas, bem como o engajamento. Vale ressaltar que serão anunciados produtos individuais, não kits, devido ao alto custo quando vendidos em conjunto e que não correspondem à renda do público-alvo. Estima-se que, a partir disso, o aumento do engajamento será de 3% comparado ao cenário atual. Por fim, serão produzidos cards para as mídias sociais, textos para blog, banner para o site e para o blog.


ENGAJAMENTO: canais Mídias digitais —

Facebook e Instagram; blog.

AÇÕES

ENGAJAMENTO: públicos Público jovem, de 18 a 27 anos, buscando independência financeira, indo morar sozinhos, recém casados e cursando alguma faculdade.


AÇÕES

PRO MO ÇÃO


AÇÕES

PROMOÇÃO: contexto o marketing de influência foi avaliado como o meio mais rápido para a aquisição de novos clientes e na conversão de potenciais clientes, de acordo com um estudo da Tomoson em 2017. Nessa perspectiva, essa estratégia prevê a parceria da marca com influenciadores regionais, promovendo os momentos em família, sobretudo, quando o público-alvo está em transição para morar sozinho e adquirindo responsabilidades financeiras. O conteúdo produzido será publicado nos stories do Instagram e do Facebook, desenvolvendo diálogos e proximidade com o público jovem. A narrativa propõe evidenciar momentos que gerem identificação, como por exemplo, quando os pais visitam os filhos nos finais de semana e trazem comida pronta.


AÇÕES

PROMOÇÃO: contexto

A proposta pretende mostrar a confiança que os filhos possuem em relação aos pais, principalmente quando é necessário viver sozinho, pois se acaba seguindo dicas e indicações dos familiares. Nesse contexto, a Tramontina transparece segurança por meio do seu reconhecimento e qualidade, sendo a marca indicada pelos pais aos filhos. Além disso, evidenciar dicas e situações que se revelam no dia a dia de quem está buscando independência e, novamente, gerar reconhecimento pelo público jovem. Assim, a marca demonstra que se adequa e encaixa na vida dos jovens.


AÇÕES

PROMOÇÃO: linha criativa e mote

para gerar associação com a proposta e conexão com o público-alvo, os stories serão produzidos em cenários e/ou ambientes que remetam à lar. De forma informal e aproximativa, a linguagem fomentará a aproximação com os jovens e terá tom de conversa.

Ademais, a ênfase será em produtos únicos, ou seja, vendidos separadamente e não em kits para cozinha. Será elaborado um lettering da ação, a fim de associar à proposta e engajar os seguidores jovens da marca.


AÇÕES

PROMOÇÃO: desenvolvimento Gerar conteúdo relevante e informativo para o público-alvo, envolvendo influenciadores, seu dia a dia e seus pais. Por meio de vídeos descontraídos e aproximativos nos stories, promover identificação dos jovens com os assuntos abordados. Criar um destaque no Instagram para deixar o conteúdo disponível a longo prazo. Dessa forma, a marca demonstrará preocupação com os jovens e suas realidades, bem como a presença no seu cotidiano. A Tramontina é tradicional, mas também pode ser inovadora, atual e engajada com os jovens.


PROMOÇÃO: canais

AÇÕES

Stories - Facebook e Instagram.

PROMOÇÃO: públicos Jovens, de 18 a 27 anos, buscando independência financeira, indo morar sozinhos, recém casados e cursando alguma faculdade.


AÇÕES

PROMOÇÃO: públicos Influenciadores digitais regionais, de 18 a 27 anos, buscando independência e indo morar sozinhos, com engajamento expressivo e conteúdo relevante voltado para jovens. Os influenciadores foram mapeados conforme essas características e elencados a seguir.


PROMOÇÃO: públicos INFLUENCIADORES

AÇÕES

Thamires Tancredi, 8.535 seguidores, segmento da moda plus size, gastronomia, decoração e eventos


PROMOÇÃO: públicos INFLUENCIADORES

AÇÕES

Mariana Cenci Weckerle, 112 mil seguidores, segmento de cosméticos, receitas veganas, vegetarianismo, viagens, vida saudável e moda.


PROMOÇÃO: públicos INFLUENCIADORES

AÇÕES

Andressa Martins, 200 mil seguidores, segmento de viagens, moda, comida e beleza.


PROMOÇÃO: públicos INFLUENCIADORES

AÇÕES

Grégory Stuani, 26.340 seguidores, segmento da moda, estética, viagens e gastronomia.


05 EXECUÇÃO Ações elaboradas para o período de 6 meses novembro/19 a abril/20


ENGAJAMENTO Desenvolvimento

PERÍODO

Novembro/19 Dezembro/19 Janeiro/20 Fevereiro/20 Março/20 Abril/20

Lançamento

Duração (5 meses)


PROMOÇÃO Desenvolvimento

Lançamento

Duração (2 meses)

PERÍODO

Novembro/19 Dezembro/19 Janeiro/20 Fevereiro/20 Março/20 Abril/20 final de Janeiro

final de Março


INVESTIMENTO


INVESTIMENTO


06 POR QUÊ?


Os jovens latino-americanos considerados millennials, segundo pesquisa encomendada pelo Mastercard à Harris Research (2017), adotam novos comportamentos que acabam desafiando o status quo. Essa geração toma as próprias decisões para resolver os problemas e não quer esperar pelos outros. 77% concordam com a ideia de que precisam construir seu próprio caminho para o sucesso, bem como 75% querem abrir seu próprio negócio. Acreditam que o que compõe sua identidade são suas experiências de vida e a educação.

POR QUÊ INVESTIR?

Em relação ao consumo de conteúdo, os dispositivos móveis fazem parte da sua rotina, sendo o principal meio de capacitação. Assim como, passam em média 18 horas consumindo conteúdo multimídia. Inclusive, não encaram mais da mesma forma comerciais e anúncios: tendem a responder os estímulos do Inbound Marketing mais facilmente, segundo artigo do Outbound Marketing “Geração Dos Millennials: onde vivem, como pensam, como compram e como vendem” (2019). Nesse contexto, consomem muito conteúdo, o que faz parte do seu processo de compra. Também procuram estabelecer uma relação com as marcas nas mídias sociais.


POR QUÊ INVESTIR?

Nesse contexto e a partir dos objetivos estipulados, acreditamos que as ações de comunicação propostas se enquadram no desafio de alcançar o públicos jovem. Essa geração é mais independente e engajada, principalmente pelo contexto tecnológico e econômico. Assim, a produção de conteúdo multimídia proporciona aproximação com o público-alvo.


07 AGORA, SOBRE RESULTADOS


ANÁLISE DE DESEMPENHO

POTENCIAL Conforme as competências e objetivos de alcance, impressões, engajamento e metas de conversões

Será baseado em duas percepções: o potencial e o desempenho

DESEMPENHO Medido de acordo com a efetividade e cumprimento dos objetivos


ANÁLISE DE DESEMPENHO

OBJETIVO 1

OBJETIVO 2

10%

3%

5%

1,5%

<5%

<1%


ANÁLISE DE DESEMPENHO

O primeiro objetivo baseia-se em mídias sociais, sobretudo, Facebook, Instagram e blog. Em vista disso, a efetividade será medida conforme os dados de Social Ads e o, no caso do blog, Analytics com a tag manager. As principais métricas de Social são: alcance, de acordo com o número de impressões; reconhecimento, mediante o índice de engajamento e curtidas na página. Em relação ao Blog, serão consideradas: novos usuários, sessões, taxa de rejeição e duração média da sessão, analisando o percentual de novos leitores; além disso, as páginas mais visualizadas e o número de exibições de cada uma será considerado como fator de efetividade.

Outra perspectiva de análise será realizada manualmente, a fim de conferir semanalmente os comentários, reações e compartilhamentos das publicações. Dessa forma, pretende-se medir a conexão e o interesse do público-alvo com os conteúdos das ações. Por fim, os dados serão tabelados e cruzados no final da ação.


ANÁLISE DE DESEMPENHO

A segunda ação, com o objetivo de promoção da marca, terá como análise central as menções dos usuários para com a marca, nos aspectos de comentários, engajamentos, clipagem e republicações dos conteúdos. Também será considerado o número de visualizações e aumento de seguidores. As métricas elencadas anteriormente buscam medir a efetividade do primeiro objetivo, o qual pretende gerar até 10% de engajamento dos jovens, relacionando a marca com qualidade e credibilidade, nas mídias sociais em seis meses de campanha.

Por fim, para compreender se o segundo objetivo essencial foi alcançado, será acompanhado o crescimento de conversões finais em vendas de produtos individuais da marca. Principalmente, da aba do site desenvolvida com ênfase no público-alvo.


https://acontecendoaqui.com.br/propaganda/ogilvy-cria-ac ao-para-tramontina-que-apresenta-panela-que-e-tudo-ate-p anela https://exame.abril.com.br/marketing/as-10-tendencias-gl obais-de-consumo-em-2019/ http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/04/brasi l-esta-entre-os-paises-que-mais-tem-jovens-no-mercado-de -trabalho.html http://blog.shoppub.com.br/pesquisa-habitos-de-consumo-j ovens/ https://www.nexojornal.com.br/grafico/2017/02/27/Com-qua l-idade-as-pessoas-saem-de-casa-no-Brasil https://www.pantone.com.br/inteligencia-da-cor/cor-do-an o-2019-palette-exploration/ https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/376 68/independencia-financeira-e-prioridade-dos-millennials .html https://outboundmarketing.com.br/geracao-dos-millennials /#comments https://rockcontent.com/blog/marketing-de-influencia/

RE FE RĂ&#x160;N CIAS


PLANO DE COMUNICAÇÃO

A MESMA TRAMONTINA, EM UM NOVO CICLO Andressa Soares Glória Rückert Renan Anger

Profile for Glória Rückert

A MESMA TRAMONTINA, EM UM NOVO CICLO  

Este plano de comunicação foi produzido e elaborado na disciplina de Comunicação Mercadológica. O exercício consistia em pensar desenvolver...

A MESMA TRAMONTINA, EM UM NOVO CICLO  

Este plano de comunicação foi produzido e elaborado na disciplina de Comunicação Mercadológica. O exercício consistia em pensar desenvolver...

Profile for gloriarj