Barquinha viva 26

Page 27

AMBIENTE Foto: Alexandra Carvalho

p_ 27

Talavera de La Reina, Espanha

Autarcas participam em manifestação pelo Tejo

Barquinha na Águas do Centro

Cerca de 40 pessoas, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pombeiro, autarcas e cidadãos do concelho de Vila Nova da Barquinha, participaram, no dia 20 de Junho, em Talavera de La Reina, Espanha, numa manifestação sob o lema “Pelos nossos rios, pelo nosso futuro”, organizada pela Rede Cidadã para uma Nova Cultura da Água (www.pornuestrosrios.org). Na sequência da aprovação, em Assembleia Municipal, no dia 5 de Junho, de uma moção de apoio a este evento, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha disponibilizou um autocarro para transportar os apoiantes da iniciativa, que estiveram entre 40.000 pessoas, de cerca de 80 organizações, de toda a Espanha e de Portugal. Na comitiva nacional, juntamente com a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, o único município português participante, estiveram presentes o Instituto Politécnico de Santarém, a COAGRET - Portugal parceiro da Rede Cidadã do Tejo, a Associação Nova Cultura da Água, a ASPE - membro da Rede Cidade, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental e a Liga para a Protecção da Natureza (Lisboa). Numa altura em que Espanha discute a possibilidade de efectuar novos transvazes do rio Tejo, o Município de Vila Nova da Barquinha entende que se deve solidarizar com quem defende a manutenção de um rio Tejo ecologicamente sustentável. Esta manifestação representa um primeiro passo de um longo caminho de sensibilização, em torno de uma temática que claramente divide e é fonte de ruptura entre as regiões espanholas, sendo fundamental que os portugueses estejam despertos para o problema, havendo uma necessidade clara de se criarem plataformas de acompanhamento e de coordenação de todas as entidades públicas, privadas e associativas com ligação ao rio Tejo.

O Ministério do Ambiente autorizou a entrada do Município de Vila Nova da Barquinha na empresa Águas do Centro, detentora da concessão de Gestão e Exploração do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais de Raia, Zêzere e Nabão. Além de Vila Nova da Barquinha, este sistema abrange, na componente designada “em alta”, os municípios de Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Castelo Branco, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Idanha-a-Nova, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova, Sertã, Tomar e Vila Velha de Ródão. O processo de adesão e participação na Sociedade Anónima Águas do Centro, empresa de capitais mistos iniciou-se em Junho de 2006, com a aprovação da Assembleia Municipal. A Águas do Centro irá fornecer água destinada ao abastecimento público, ficando igualmente responsável pela recolha dos efluentes provenientes do sistema próprio do Município. A empresa assumirá várias responsabilidades do município, na exploração, manutenção e conservação do sistema de água e saneamento, bem como a execução de novos projectos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.