Page 1

Publicação do Município de Vila Nova da Barquinha | # 26 | Ago 09 | Distribuição Gratuita

barquinha viva MINISTRO DO TRABALHO VISITA CONCELHO

O NOVO PARQUE ESCOLAR

Imagem virtual do projecto da nova Escola Básica e Secundária D. Maria II


p_ 2

SUMÁRIO

6 > CENTRO ESCOLAR Foi apresentado, durante as Festas do Concelho, o novo Centro Escolar do 1.º Ciclo de Vila Nova da Barquinha. Conheça o espaço, e o autor deste projecto.

Os alunos do 2.º, 3.º Ciclo e Secundário vão ter em breve uma nova escola, em Vila Nova da Barquinha. A construção de um novo edifício para albergar a D. Maria II vai ser uma realidade.

14 > MELHORIAS NOS ARRUAMENTOS O Município está promover melhorias em estradas e arruamentos de todo o concelho. Uma intervenção que deixará dezenas de ruas como novas.

6 Rua Alfredo Martinho da Fonseca, Barquinha

12

Pérsio Basso

10 > A NOVA D. MARIA II

18 > FESTAS EM GRANDE A edição de 2009 das festas do concelho "Barquinha Non Stop" foi um sucesso. Milhares de visitantes afluiram ao Barquinha Parque, num evento que se tornou uma referência na região.

25 > MINISTRO NO CONCELHO

14 Pérsio Basso

José Vieira da Silva, Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, visitou o concelho, no dia 11 de Junho. O membro do Governo participou na Sessão Solene das Festas, em Vila Nova da Barquinha, e lançou a 1.ª pedra da Creche e Centro de Dia da Atalaia.

Idália Moniz, Secretária de Estado da Reabilitação, Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, e Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara, na Sessão Solene das Festas 2009

14

Pérsio Basso

25 10 18 FICHA TÉCNICA DIRECTOR Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara COORDENADOR Pérsio Basso, Gabinete de Informação e Relações Públicas COLABORARAM NESTE NÚMERO Alexandra Carvalho, Carlos Vicente PROPRIEDADE Município de Vila Nova da Barquinha, Praça da República, 2260-411 Vila Nova da Barquinha, Tel.: 249 720350, Fax: 249 720368, geral@cm-vnbarquinha.pt TIRAGEM 4000 ex. IMPRESSÃO Gráfica Almondina DEPÓSITO LEGAL n.º 181747/02


EDITORIAL

p_ 3

Miguel Pombeiro Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha

A NOVA D. MARIA II No passado mês de Julho foi validado pelo Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, o acordo de colaboração que permitirá à Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha a requalificação da Escola Básica e Secundária D. Maria II. Nos termos do presente acordo, o município ficará responsável pela elaboração dos projectos do edifício e dos arranjos exteriores incluídos no perímetro da escola, bem como pelo lançamento do concurso da respectiva empreitada, para a qual está assegurada uma verba de 3,5 milhões de euros. Desde há vários anos que a Câmara Municipal alertava o Ministério da Educação para as más condições da actual escola D. Maria II, tendo por diversas vezes sugerido a execução do acordo que agora conseguimos concretizar. Esta é sem dúvida uma excelente notícia, que se enquadra com perfeição na estratégia concelhia que considerou a educação um dos eixos estratégicos de desenvolvimento.

Conjugando este investimento com o do Centro Escolar já em obra num espaço confinante, damos um passo decisivo para a consolidação de um “Campus Escolar” renovado e moderno. O respectivo concurso público será lançado ainda este ano, devendo as obras decorrer essencialmente durante 2010, assentando a intervenção, por proposta do município e com acordo do Ministério da Educação, em obra de raiz, em detrimento da mera reabilitação. Trata-se de um esforço e um investimento conjunto sem precedentes no concelho, que envolve fundos comunitários, fundos da administração central e verbas do município, em prol das nossas crianças e jovens.


p_ 4

EDUCAÇÃO

Parque escolar renova-se O Município prepara-se para investir cerca de 9 milhões de euros num autêntico "Campus escolar", que irá ocupar uma área de 6 hectares, em Vila Nova da Barquinha, constituído pelo novo Centro Escolar do 1.º Ciclo em construção (4 milhões), e pela remodelação da Escola Básica e Secundária D. Maria II (3,7 milhões), cujo projecto está em fase de conclusão. Esta verdadeira revolução do parque escolar assenta na Carta Educativa aprovada em 2006, que prevê o reordenamento da Rede Educativa do concelho. É o início da concretização da grande aposta da Câmara Municipal em matéria de educação, prevendo-se que cerca de 600 alunos, do 1.º ao 12.º ano, beneficiem deste mega complexo. A política educativa seguida pelo Município para o futuro propõe a reconfiguração da rede escolar assente numa nova lógica onde se dá privilegio à integração e sequencialidade. No ano lectivo 2010/2011 as Escolas Básicas do 1º Ciclo (EB1) de Moita do Norte Nº 1, Moita do Norte Nº 2, Cardal, Atalaia e Tancos deverão ser desactivadas, e a de Vila Nova da Barquinha adaptada para Jardim-de-Infância. Entrará então em funcionamento o novo Centro Escolar do 1.º Ciclo, que irá concentrar os alunos destas escolas. Relativamente à Praia do Ribatejo, após concluída a concentração de todas as crianças na sede de freguesia, o Município está empenhado na criação de uma Escola Básica Integrada. Quanto à Escola D. Maria II, estabelecimento onde é ministrado o 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário, será construído um edifício de raiz em substituição das actuais instalações. O projecto de remodelação prevê uma intervenção profunda, mantendo-se apenas o actual pavilhão gimnodesportivo e o mais recente edifício daquele estabelecimento, o Bloco C.

Imagem virtual do projecto do novo Centro Escolar (1.º Ciclo) de Vila Nova da Barquinha


EDUCAÇÃO

p_ 5

CENTRO ESCOLAR DE VILA NOVA DA BARQUINHA

Imagem virtual do projecto da nova Escola Básica e Secundária D. Maria II

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA D. MARIA II


p_ 6

EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO APRESENTA PROJECTO DO NOVO CENTRO ESCOLAR A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, em parceria com o Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos, promoveu no dia 13 de Junho, no Auditório do Centro Cultural, uma conferência de apresentação do projecto do novo Centro Escolar, assinado pelo arquitecto Manuel Aires Mateus. A conferência contou com a presença do presidente da autarquia, Miguel Pombeiro, com o arquitecto Aires Mateus e com o representante da Universidade de Aveiro, parceira do projecto, Rui Neves. O debate foi moderado por Rui Serrano, presidente do Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos, e teve lugar após inauguração da exposição do projecto, patente ao público entre 10 e 28 de Junho, na Galeria de Arte. O novo Centro Escolar de Vila Nova da Barquinha tem um custo total de 4.130.707,64 euros mais IVA. A área total

é de 4063,1 metros quadrados e tem capacidade para receber 300 alunos. A obra é financiada pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, Programa Operacional Mais Centro, Eixo 3 (Consolidação e Qualificação dos Espaços Sub-Regionais, Tipologia – Requalificação da Rede Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar) e Eixo 1 (Competitividade, Inovação e Conhecimento, Promoção de Cultura Científica e Tecnológica e Difusão do Conhecimento). Tem um prazo de execução de 480 dias.

Centro Escolar é também um equipamento para a comunidade “Este equipamento funcionará, para além das suas actividades curriculares, como equipamento com outras

Imagem da maqueta do novo Centro Escolar de Vila Nova da Barquinha

valências para a comunidade. Estendese o programa à criação de um centro de ciência viva e ao uso de alguns espaços de forma autónoma. Esta necessidade dispõe estas áreas com acessibilidades pelo exterior criando um limite que “protegerá” as áreas lectivas, que se agrupam por anos no centro, desenhando ainda um espaço exterior contínuo. Este pátio constitui um sistema de circulação alternativo e entende-se também como uma área controlada. Os espaços são caracterizados por volumes de alturas diferentes e precisos. O programa dispõe-se de forma a permitir vários usos, e formas de circulação. Os espaços definem-se pelas suas dimensões aptos a receber vida, são neutros; brancos. A mesma lógica desenha o seu exterior nos seus muros e pavimentos. Os vãos têm todos a mesma medida, quadrados precisos. O projecto gere de forma precisa, poucos elementos.”


EDUCAÇÃO Fotos: Pérsio Basso

p_ 7

Rui Neves (Universidade de Aveiro), Miguel Pombeiro (Presidente da Câmara), Rui Serrano (Ordem dos Aquitectos) e Aires Mateus (Arquitecto autor do Projecto)

A Comunidade Escolar marcou uma forte presença na apresentação deste importante projecto para o concelho

Visita à Exposição do Projecto e Exposição "Lugares de Culto", Galeria de Arte do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha


p_ 8

EDUCAÇÃO

CENTRO ESCOLAR DE VILA NOVA DA BARQUINHA

12 salas Ginásio Arrecadação de material desportivo Espaço desportivo exterior Espaço aventura lúdico 3 balneários Mediateca/biblioteca Espaço ciência Cozinha, Refeitório Associação de Pais Espaço TIC Sala de Música Sala de artes plásticas Área hortícola e ambiental Salas de reuniões, Gabinetes Sala de administração/gestão/coordenação Casas de banho Espaço coberto (não fechado) Espaço polivalente Acessos, Estacionamentos


EDUCAÇÃO

p_ 9

Obras de construção do Centro Escolar, nos terrenos do antigo campo de futebol de Vila Nova da Barquinha

Pérsio Basso

Arquitecto Aires Mateus Colabora com o arquitecto Gonçalo Byrne desde 1983 e com o arquitecto Francisco Aires Mateus desde 1988. Participou em conferências e seminários na Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Croácia, Eslovénia, Espanha, EUA, Inglaterra, Itália, Irlanda, Japão, México, Noruega, Suécia, Portugal e Suíça. É professor na Graduate School of Design, Harvard University, EUA; Fakulteta za Arhitekturo, Universa v Ljubljani, Ljubljana, Eslovénia; Accademia di Architectura, Mendrízio, Suíça, desde 2001; Universidade Autónoma, Lisboa; Universidade Lusíada, Lisboa; F.A./U.T.L., Lisboa Principais Prémios Internacionais Centro de Artes de Sines – PREMIOS ENOR2006 – Vigo, Espanha 2006 Centro de Artes de Sines - CONTRACTWORLD2007 – Hamburgo, Alemanha 2006 Casa em Azeitão, RS04 – Residencia Singular 2004 – 1º PRÉMIO – Madrid, Espanha, 2004 Residência de Estudantes, Pólo II Universidade de Coimbra, II BIENAL IBERO AMERICANA DE ARQUITECTURA – 1º Prémio – Cidade do México, México, 2001 Residência de Estudantes, Pólo II Universidade de Coimbra, PRÉMIO LUIGI COSENZA – 1º Prémio – Nápoles, Itália, 2001 Livraria Almedina Lisboa, PRÉMIS FAD D’ARQUITECTURA I INTERIORISME 2001 – 1º Prémio Interiores – Barcelona, Espanha, 2001

O arquitecto Manuel Aires Mateus é o vencedor final do concurso de ideias para a reabilitação do Parque Mayer, em Lisboa. Em 2008 ganhou um concurso para a nova sede da EDP na Boavista.

Principais Prémios Nacionais Exposição CCB e Biblioteca e Centro de Artes de Sines – Prémio A.I.C.A.– Associação Internacional de Criticos de Arte – Portugal, 2006 Cantina da Universidade de Aveiro, Prémio de Arquitectura e Urbanismo de Aveiro – 1º PRÉMIO – Aveiro, Portugal, 2005 Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, PREMIO VALMOR 2002 – 1º PRÉMIO – Lisboa, Portugal, 2002


p_ 10

EDUCAÇÃO

A NOVA D. MARIA II

Imagem virtual do projecto da nova Escola Básica e Secundária D. Maria II


EDUCAÇÃO

p_ 11

No local onde hoje se ergue a Escola D. Maria II vai nascer uma nova escola. O projecto de remodelação daquele estabelecimento de ensino prevê a construção de um novo edifício, substituindo as actuais instalações, em estado de degradação. Manter-se-ão apenas três edifícios – o bloco C, o pavilhão polidesportivo e os balneários de apoio ao campo de jogos exterior. A implantação proposta gera, em conjunto com o pavilhão gimnodesportivo existente, um novo espaço urbano. Este funciona como uma grande ante-câmara que permite o acesso independente à escola e área desportiva. Trata-se de uma praça com carácter institucional, que dignifica a relação da escola com a malha urbana da vila. Está prevista uma individualização da área desportiva de apoio ao complexo escolar (Escola Básica e Secundária + Centro Escolar do 1.º Ciclo), permitindo o seu uso pela população, no horário pós-escolar e fins-de-semana. O edifício proposto responde de forma efectiva às necessidades técnicas específicas de uma Escola Básica e Secundária. A sua implantação assume a forma de “U” e é composto por dois pisos, permitindo libertar área para os espaços exteriores de recreio, bem como para espaços de carácter público: a praça e dois parques de estacionamento. A forma condensada da nova escola permite aos seus utentes usufruírem de todos os espaços com a garantia do melhor conforto ambiental, não havendo a necessidade de percursos exteriores expostos aos elementos. A cada um dos três “volumes” que constituem o “U” estão atribuídas funções específicas: no central (que confronta a praça) estão colocados todos os espaços de uso comum, nomeadamente: refeitório, auditório, sala de convívio de alunos, área administrativa, áreas de convívio e trabalho de docentes. Nos dois “volumes”, perpendiculares ao primeiro, funcionam os espaços de ensino. No piso térreo estão as salas de ensino específico (laboratórios, E.V., E.T., E.V.T. e música) e no 1º piso funcionam as salas de aulas normais. Estes dois volumes têm uma orientação solar nascente-poente, permitindo as melhores condições de luminosidade nos espaços de ensino durante todo o dia.


p_ 12

EDUCAÇÃO

Rede de Bibliotecas Escolares A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha assinou, no dia 6 de Julho, um Acordo de Cooperação com a Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, com vista à criação de uma Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). O projecto de instalação e desenvolvimento das bibliotecas escolares deve ser articulado entre os Agrupamentos de Escolas, O Município e o Ministério da Educação através do gabinete RBE. Está dado o primeiro passo para a criação de uma rede de Bibliotecas Escolares a nível concelhio, de acordo com o ordenamento da rede escolar e com os princípios definidos na Carta Educativa. Compete à Câmara Municipal acompanhar a instalação e desenvolvimento das bibliotecas escolares, criando, nos termos das atribuições legalmente definidas, condições à sua instalação e funcionamento e à actualização periódica do fundo documental. O Ministério da Educação compromete-se a disponibilizar recursos no quadro das suas competências e de forma gradual para comparticipação nos encargos relativos à construção ou adaptação de espaços especializados destinados à instalação da biblioteca, bem como à aquisição de equipamento e à constituição de um fundo documental. As Câmaras Municipais encarregar-se-ão das intervenções a realizar relativas à construção ou adaptação do espaço nas escolas. O Ministério da Educação assumirá, através do orçamento afecto ao Programa RBE, os custos inerentes à instalação, apetrechamento e fundo documental das BE.

Directora do Agrupamento de Vila Nova da Barquinha toma posse No passado dia 30 de Junho tomou posse, na escola D. Maria II, a Directora do Agrupamento de escolas de Vila Nova da Barquinha, Professora Maria Antónia Coelho. A escola sede do agrupamento encheu-se de convidados para assistir à cerimónia de tomada de posse, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Miguel Pombeiro, autarcas, representantes da Comunidade Educativa e de outras instituições locais. José Alfredo de Sousa Lopes, Presidente do Conselho Geral, salientou a forma exemplar como correu todo o processo da eleição. “Podemos orgulhar-nos de ter tido um processo concursal para o cargo de Director, respeitador da lei e da igualdade de oportunidades, disputado através do confronto de dois projectos distintos, utilizando todos os procedimentos ao nosso dispor, para que o esclarecimento da comunidade representada no Conselho Geral fosse o adequado, vencendo através de voto secreto, a candidatura que lhe pareceu mais adequada” referiu, destacando o significado especial do acto. Já o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pombeiro, destacou a boa gestão do agrupamento escolar que a

agora Directora vinha demonstrando ao longo dos últimos anos. O edil lembrou os importantes investimentos no parque escolar que a autarquia tem em curso, num total de cerca de 9 milhões euros de investimento, na construção de um novo Centro Escolar para o 1.º Ciclo, remodelação profunda da Escola Básica e Secundária D. Maria II e do Jardim-de-Infância de Moita do Norte. Maria Antónia Coelho, que já exercia o cargo de Presidente do Conselho Executivo anteriormente, foi eleita para o cargo pelo Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, no passado dia 4 de Junho. Num discurso emocionado, Antónia Coelho manifestou a intenção de “reforçar o prestígio deste Agrupamento, pela prestação de um serviço público de excelência”. A Directora mencionou a importância da participação de toda a Comunidade Educativa, para “construir uma escola de referência”, desenvolvendo um novo projecto educativo que possa responder aos novos desafios. Ao concurso para o lugar concorreu também a professora Júdite Simões, igualmente docente no agrupamento. Após análise das candidaturas pelos 21 elementos do Conselho Geral, este procedeu à respectiva eleição, obtendo-se os seguintes resultados: Professora Maria Antónia Coelho-14 votos; Professora Júdite Simões-7 votos. A cerimónia contou com a actuação do Grupo Coral de Tancos e com a participação de alunos representantes de todos os ciclos do ensino daquele agrupamento, e ainda de antigos alunos.


EDUCAÇÃO

p_ 13

Maria Antónia Coelho, a nova Directora do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, toma posse

Fotos: Pérsio Basso

Grupo Coral de Tancos Maria Antónia Coelho pretende "construir uma escola de referência"

O Presidente da Câmara, Miguel Pombeiro, sublinhou o avultado investimento da autarquia na área da educação

Mais de uma centena de pessoas assistiu à cerimónia de tomada de posse da nova Directora do Agrupamento, na Escola Básica e Secundária D. Maria II

José Alfredo de Sousa Lopes, Presidente do Conselho Geral


p_ 14

OBRAS

Melhorias nos arruamentos Está concluída a primeira fase da intervenção de reabilitação de arruamentos e estradas municipais. A Câmara Municipal está a promover melhorias em artérias de todo o concelho, operação que se deve prolongar até ao final de 2009, representando um importante investimento da autarquia na rede viária concelhia. Ruas abrangidas pela primeira fase das obras: Rua Moinho de Vento, Rua da Paz e Rua das Rosas (Moita do Norte); Rua D. Afonso Henriques, Rua S. Luís, Rua S. João de Deus, Rua Luís de Camões, Rua D. Manuel, Rua D. Fernando, Loteamento da Zona Poente do Cardal e Ruas da Urbanização da Agimpol (Cardal); Estacionamento da Junta de Freguesia (Atalaia); Estacionamento junto à Repartição de Finanças e Rua Alfredo Martinho da Fonseca (Vila Nova da Barquinha). Relativamente à Reabilitação de Arruamentos e Estradas Municipais nas freguesias da Atalaia, Tancos e Praia do Ribatejo, está em curso o respectivo concurso público.

Fotos: Pérsio Basso

Rua Sá da Bandeira, Cardal - Moita do Norte

Estacionamento junto à Repartição de Finanças, Barquinha

Rua D. Manuel, Cardal - Moita do Norte

Estacionamento junto à Junta de Freguesia de Atalaia

Rua de S. José, Cardal - Moita do Norte

Rua da Esperança, Cardal - Moita do Norte

Rua Prof. Dr. Vitorino Nemésio, Cardal - Moita do Norte

Rua da Paz, Moita do Norte

Rua da Boavista, Cardal - Moita do Norte


OBRAS

p_ 15

Rua D. Fernando, Cardal - Moita do Norte

Rua Moinho de Vento, Moita do Norte

Rua das Rosas, Moita do Norte

Rua Luís de Camões, Cardal - Moita do Norte

Rua S. Luis, Cardal - Moita do Norte

Rua S. João de Deus, Cardal - Moita do Norte

Rua Alexandre Herculano, Cardal - Moita do Norte

Rua da Fé, Cardal - Moita do Norte

Rua D. Afonso Henriques, Cardal - Moita do Norte

Rua David Mourão Ferreira, Cardal - Moita do Norte

Rua Florbela Espanca, Cardal - Moita do Norte

Rua Natália Correia, Cardal - Moita do Norte

Rua Virgílio Ferreira, Cardal - Moita do Norte

Rua Miguel Torga, Cardal - Moita do Norte

Rua Fernando Pessoa, Cardal - Moita do Norte


p_ 16

OBRAS Fotos: Pérsio Basso

Jardim-deInfância da Moita Nacional 3

A remodelação do Jardim-deInfância de Moita do Norte encontrase a decorrer conforme previsto no plano de trabalhos, devendo as obras estar concluídas no último trimestre de 2009.

Na intervenção de beneficiação e transformação em arruamento da antiga EN3, entre o km 84+250 e o km 87+270, que se iniciou no primeiro trimestre deste ano, estão actualmente estão a decorrer os trabalhos de construção do aqueduto na Rua A (Urbanização da Torrinha), bem como os trabalhos referentes aos arranjos exteriores junto à estação da CP de Vila Nova da Barquinha.

AMBULÂNCIA DO INEM SEDEADA NA BARQUINHA

Centro Desportivo da Atalaia A remodelação dos balneários e construção de bancadas no Campo de Jogos da Atalaia está a decorrer a bom ritmo, tendo-se iniciado também a empreitada de colocação do relvado sintético.

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha está prestes a ver reforçada a sua frota de viaturas com uma ambulância do INEM. A atribuição deste veículo surgiu na sequência da candidatura daquela associação a Posto de Emergência Médica (PEM) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), formulada em Dezembro de 2008. O equipamento será um importante recurso à disposição do Corpo de Bombeiros de Vila Nova da Barquinha, e uma mais valia para a comunidade local. As ambulâncias do INEM destinam-se à estabilização e transporte de doentes que necessitem

de assistência durante o transporte, cuja tripulação e equipamento permitem a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida. A Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha tem desde Janeiro de 1981 uma parceria com o Instituto de Emergência Médica (INEM), através da disponibilização de uma ambulância com o estatuto de Reserva. O Corpo de Bombeiros de Vila Nova da Barquinha tem na área do Socorro Pré-hospitalar recursos humanos diferenciados – 1 médico, 5 enfermeiros e 9 bombeiros com formação TAS (Tripulante de Ambulância de Socorro).


PROJECTOS Candidatura aprovada

Provere financia Musealização do Castelo e Percursos ribeirinhos Com a presença do Ministro do Ambiente, Prof. Nunes Correia, decorreu no dia 29 de Julho, no Centro de Congressos da FIL, em Lisboa, a cerimónia protocolar de assinatura dos projectos do Provere – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos. Vila Nova da Barquinha está incluída como território alvo de um dos Proveres aprovados, designado de “Mercados do Tejo – Rede para o desenvolvimento sustentável da bacia do Tejo”, que pretende essencialmente promover o desenvolvimento económico e ordenamento territorial do Vale do Tejo em torno do recurso endógeno rio Tejo. A inclusão de Vila Nova da Barquinha nesta estratégia Provere cria as condições para assegurar o financiamento de alguns projectos há muito ambicionados pelo

município, nomeadamente a Musealização do Castelo de Almourol e o desenvolvimento dos Percursos Ribeirinhos do Tejo. Estes são dois dos chamados “projectos âncora”, considerados dos mais representativos em termos de investimento, prevendose igualmente investimento com algum significado na área da promoção do Parque Almourol.

Mercado das Artes com financiamento No passado dia 16 de Julho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Miguel Pombeiro, assinou, na CCDR Centro, em Coimbra, o financiamento para o Projecto “Mercado das Artes”, em Vila Nova da Barquinha. Trata-se de um projecto estruturante, que irá tornar o Barquinha Parque numa referência para a região.

p_ 17


p_ 18

CULTURA

Milhares no Barquinha Non Stop De 10 a 14 de Junho a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha promoveu o maior evento anual do concelho – Barquinha Non Stop 2009 (festas do concelho). Foram 5 dias de animação, com cerca de 50 actividades gratuitas para toda a família, realizadas num espaço único na região, o Barquinha Parque. Em parceria com o município participaram neste evento dezenas de entidades do concelho, entre associações, instituições públicas e privadas. Este ano, o Barquinha Non Stop assumiu um novo formato, virado para o teatro de rua, artes circenses e espectáculos multimédia. O destaque desta edição vai para a Companhia de Teatro “Custom Circus”, que proporcionou grandes momentos de animação. Os festejos de 2009 contaram com a presença do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, que participou na Sessão Solene das Festas do Concelho de Vila Nova da Barquinha – BARQUINHA NON STOP, que se realizou no Auditório do Centro Cultural, no dia 11 de Junho.

Foto-reportagem: Pérsio Basso

Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara, Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, e Idália Moniz, Secretária de Estado da Reabilitação, visitam a exposição alusiva ao novo Centro Escolar


Carlos Vicente

CULTURA p_ 19


p_ 20

MÉRITO

Município atribui Medalhas de Mérito Dez personalidades ligadas ao concelho de Vila Nova da Barquinha, entre figuras do desporto e da cultura, foram distinguidas com a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal, no passado dia 11 de Junho, no Centro Cultural, durante a Sessão Solene das Festas do Concelho. Os respectivos títulos honoríficos foram aprovados por maioria na sessão da Assembleia Municipal do dia 5 de Junho, de forma a reconhecer entidades singulares e colectivas do concelho que se distinguiram nos últimos tempos. A cerimónia foi presenciada pelo Ministro do Trabalho e Solidariedade Social, Vieira da Silva, pela Secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Miguel Pombeiro, e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Rui Picciochi. Na ocasião foram também entregues títulos honoríficos a funcionários da Câmara Municipal.

António José Rodrigues Alves Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro - Cultura Natural de Moita do Norte, nasceu em 15 de Dezembro de 1935. António José está há cerca de 50 anos ligado à Direcção do Clube União de Recreios de Moita do Norte. É organizador de eventos e apresentador de espectáculos, participando também como actor em algumas peças que leva à cena, dinamizando e motivando um grupo de jovens em torno do teatro.

António Luís Roldão Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro - Cultura Poeta, músico, jornalista, associativista, autarca e investigador da história local. Muitas são as facetas e predicados de António Luís Roldão, nascido a 19 de Novembro de 1934, na Rua da Barca, em Vila Nova da Barquinha, numa casa que ainda hoje existe. É incalculável o valor da sua intensa e rigorosa pesquisa da história acerca do concelho que o viu nascer, que efectuou durante os últimos anos, cujos resultados vai publicando no jornal Novo Almourol. Estamos sem dúvida perante uma das personalidades mais notáveis do panorama cultural do concelho.

Bruno Gaspar Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro - Desporto Bruno Alexandre da Silva Vieira Gaspar nasceu em 14 de Setembro de 1985 e é natural de Vila Nova da Barquinha. A nível individual foi Campeão Nacional 10.000 mts de pista em 2006 e Campeão Nacional 1.500 mts pista em 2008. Conquistou ainda a Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Atletismo disputado em Manchester (Inglaterra) em 2008, na categoria de 10.000 mts pista.

Manuel Maia Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro - Desporto Manuel Pereira Maia nasceu em Moita do Norte, concelho de Vila Nova da Barquinha, a 28 de Junho de 1940. Em Fevereiro de 2009, aos 68 anos de idade, sagrou-se Campeão Nacional de Atletismo, na classe de Veteranos, nas distâncias de 800 e 1500m, em Espinho. Tem participado em várias provas nacionais e internacionais, com destaque para o 4.º lugar obtido na 22.ª Meia Maratona Elvas-Badajoz, em Abril de 2009.

Maria Cesaltina Ferreira (Tina Jofre) Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro - Cultura Maria Cesaltina Gomes Pereira Dias Ferreira nasceu em Constância em 1 de Agosto de 1947. Aos 18 anos tornouse profissional de acordeão, após ter frequentado o Conservatório de Tomar durante 3 anos. Em 1989 ingressou no Orfeão de Abrantes, grupo a que ainda hoje pertence. Em 1999, foi uma das fundadoras dos Grupos “Tunantes” e “Barquinha Saudosa”, o último dos quais ainda em actividade.


MÉRITO

Ricardo Ferreira Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro - Desporto Ricardo Ferreira, 16 anos, natural da Chamusca, é atleta do Clube Náutico Barquinhense desde os 7 anos. Sagrou-se Campeão Nacional de Fundo, na época 2007/2008. Na mesma temporada, participou em três estágios da selecção nacional de Cadetes, venceu a II Taça de Portugal de Maratona, o Campeonato Nacional de Esperanças, a II Taça de Portugal de Kayak de Mar, e o Campeonato Nacional de Kayak Mar. Já em Junho de 2009, Ricardo Ferreira sagrou-se Campeão Nacional de Maratonas e Kayak de Mar. É um dos jovens valores da canoagem portuguesa.

André Gralha Medalha Municipal de Mérito Grau Prata - Desporto André Miguel Furtado Alves Gralha nasceu em 6 de Maio de 1976 e é natural de Atalaia, concelho de Vila Nova da Barquinha. Em 2003/04 chegou à Super Liga, o escalão máximo do futebol nacional, onde brilhou nos relvados. Em 2004, foi o único árbitro do distrito de Santarém a apitar na Super Liga de Futebol. Voltou a pisar os relvados da Liga Sagres na época que agora terminou, 2008/2009, com actuações seguras e merecedoras dos mais rasgados elogios.

p_ 21

Barquinha Saudosa Medalha Municipal de Mérito Grau Prata - Cultura O Grupo foi fundado em 3 de Novembro de 1999. Com uma média de 20 actuações por ano, o Grupo participa em iniciativas patrocinadas pela autarquia, festas, escolas e lares de idosos. A Barquinha Saudosa actua de Norte a Sul do país, participando em vários festivais, tendo gravado um CD com o seu repertório.

Serafim Homem Medalha Municipal de Mérito Grau Prata - Cultura Serafim Luis Homem nasceu a 10 de Janeiro de 1918, na localidade de Ramo de Cima, Limeiras, Freguesia de Praia do Ribatejo. Apesar de ter como habilitações literárias a 4.ª classe, é um poeta popular com vários trabalhos publicados. Poemas seus já foram inclusivamente cantados por grupos de música popular da região.

Mariana Gil Medalha Municipal de Mérito Grau Prata - Desporto Mariana Cristina Vinagre Santos Gil nasceu em 22 de Maio de 1997 e é natural de Vila Nova da Barquinha. Na época 2008/2009 foi Campeã Nacional de Lançamento do Peso, no escalão Infantis. No mesmo ano, sagrou-se Campeã Nacional de Triatlo (modalidade que engloba Salto em Comprimento, 60m Barreiras e Lançamento do Peso), conseguindo a 3.ª melhor marca de sempre no ranking nacional de Triatlo, com 1469 pontos conquistados.

Álvaro Trindade Martins Medalha Municipal de Serviço Público - Grau Ouro Álvaro Trindade Martins, nasceu a 17 de Julho de 1950, na Quinta da Azenha, Freguesia Ocidental em Viseu, onde viveu até aos dezanove anos. Cumpriu o serviço militar no Entroncamento e já não voltou às origens. Quando passou à disponibilidade, conseguiu um lugar como auxiliar de fiscalização na Câmara Municipal. Anos mais tarde passou a desempenhar funções como Fiscal de Obras, posteriormente de empreitados e actualmente ocupa o lugar de Fiscal Municipal.


p_ 22

MÉRITO Pérsio Basso

João António Simões Faria Medalha Municipal de Bons Serviços - Grau Ouro Exerce funções na Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha desde 1 de Março de 1979

João Luis Pinto Medalha Municipal de Bons Serviços - Grau Ouro Exerce funções na Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha desde 1 de Julho de 1979

Luis Manuel Rodrigues Vicente Sirgado Medalha Municipal de Bons Serviços - Grau Ouro Exerce funções na Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha desde 8 de Maio de 1979

Manuel Delgado Bento Medalha Municipal de Bons Serviços - Grau Ouro Exerceu funções na Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha de 8 de Novembro de 1977 a 16 de Junho de 2008

Manuel Mateus Antunes Medalha Municipal de Bons Serviços - Grau Ouro Exerce funções na Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha desde 1 de Maio de 1979

Exposição “Lugares de Culto” Obras dos arquitectos Álvaro Siza, Carrilho da Graça, Manuel Tainha, Fernando Távora, Gonçalo Byrne, Raul Lino e Eduardo Souto Moura, captadas pela objectiva de Rui Morais de Sousa, estiveram expostas na Galeria de Arte do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, entre 10 e 28 de Junho. Pensada pelo Núcleo do Médio Tejo da Ordem dos Arquitectos e Integrada nas festas do concelho "Barquinha Non Stop" 2009, a exposição, a que Rui Morais de Sousa prefere chamar “O Culto dos Lugares”, mostra, entre outras, “o encanto da obra de arte” que é a Casa de Chá da Boa Nova, de Álvaro Siza, a Pousada da Flor da Rosa de Carrilho da Graça, “obra de interesse fora do vulgar”, e “a obra de excelência” que é a Pousada de Santa Maria do Bouro, de Souto Moura. Rui Morais de Sousa nasceu em Silva Porto, Angola, em 1955.

Pérsio Basso


ACONTECE Pérsio Basso

Concerto de Jazz Space Ensemble - Spy Quintet 13 de Setembro, 17h30

Trabalhos do Atelier De 4 de Julho a 1 de Agosto esteve patente na Galeria de Arte a exposição anual do Atelier de Desenho e Pintura do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. A mostra dos trabalhos dos alunos foi o fruto do trabalho desenvolvido durante nove anos em prol da arte. As obras representam os diversos patamares pictóricos dos aprendizes, constituindo o exemplo vivo da criação artística, desde a captação da forma linear ao jogo cromático das cores.

Animação no Parque até Setembro O Verão continua animado no Barquinha Parque. Muita animação infantil, espectáculos musicais, desporto, entre outros eventos para todas as idades proporcionam momentos lúdicos aos visitantes daquele espaço até ao dia 27 de Setembro, aos fins-de-semana. Consulte o programa completo em www.cm-vnbarquinha.pt.

Inscrições abertas no Aquagym A Escola de Natação Municipal de Vila Nova da Barquinha assinalou mais um final de ano lectivo, nos dias 27 e 28 de Junho. No Sábado, dia 27, o Centro Municipal de Actividade Física AQUAGYM foi o palco das actividades, com jogos e destrezas aquáticas, aulas de hidroginástica, aquabike, pilates, entre outras modalidades, a animar a festa nas Piscina Zêzere, Tejo e no Ginásio Almourol, em que participaram mais de duas centenas de alunos. O dia 28 ficou marcado por uma descida em canoa entre Constância e Vila Nova da Barquinha. Entretanto, encontram-se já abertas as inscrições e renovações para o ano lectivo 2009/2010, podendo ser feitas nos serviços administrativos do Aquagym, das 9h às 17h30.

p_ 23

Escolas assinalam Dia da Criança O Dia Mundial da Criança foi assinalado no dia 1 de Junho, no Barquinha Parque, numa iniciativa promovida pelos Agrupamentos de Escolas de Vila Nova da Barquinha e de Praia do Ribatejo, com o apoio da Câmara Municipal. Durante a manhã os mais pequenos assistiram a uma sessão dinamizada pelo programa “Escola Segura”, no Auditório do Centro Cultural. Mais tarde, desporto e jogos lúdicos fizeram as delícias das cerca de 400 crianças dos Jardins-de-Infância e escolas do 1.º Ciclo do concelho que participaram em 16 actividades, orientadas pelos Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, pela Educadora e pela Professora de 1º Ciclo do Município.

Vem aí a Escola de Futebol Municipal Estão abertas, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, as pré-inscrições para a Escola de Futebol Municipal, que irá funcionar no relvado sintético do futuro Centro Desportivo da Atalaia. A escola destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos, de ambos os sexos.


p_ 24

ECONOMIA Fotos: Pérsio Basso

"Madelab"

Casas Moinho de Vento com projecto Está concluído o projecto de arquitectura das “Casas Moinho de Vento – Lar Residencial e Residência Autónoma” para cidadãos portadores de Paralisia Cerebral e doenças neurológicas afins, promovido pelo Sub - Núcleo de Vila Nova da Barquinha da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral - Núcleo Regional do Sul. Prevê-se que o concurso público para a construção do equipamento, que ficará localizado na zona da Barreira Vermelha, Vila Nova da Barquinha, seja lançado no mês de Setembro.

PB

Futuras instalações da "Bio Analítica"

Madelab abriu novas instalações

Centro de Negócios a crescer A empresa ”Madelab”, que opera na área do mobiliário e decoração, abriu novas instalações no Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha, no mês de Julho. A Madelab tem já uma longa experiência na área da aquitectura de interiores, design e produção de mobiliário, portas, paredes em madeira, metal, e corian, tendo já executado trabalhos no Oceanário, e mais recentemente realizou um projecto na Spatitude, um SPA na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa. As novas instalações são um investimento de cerca de 200.000 euros. A "Transportadora Turquelense", empresa actualmente sedeada em Turquel, iniciou em Junho a construção das suas instalações no Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha, num lote com cerca de 20.000 metros, um dos maiores daquele espaço empresarial. Transporte (nacional e internacional) e logística de mercadorias com armazenagem; assistência, reparação e manutenção de veículos pesados; e comércio horto frutícola são as três áreas de negócio desta sociedade comercial, que conta com 25 veículos pesados de transporte de mercadorias refrigeradas. O valor do investimento é de cerca de 1.300.000 euros, prevendo-se a criação de cerca de 40 novos postos de trabalho. Numa fase mais adiantada de construção está a sede da "Bio Analítica", empresa da área laboratorial, cujo investimento ronda os 400.000 euros.

Prohabita rejuvenesce centro histórico Resultante de uma uma parceria publico-privada entre o Município de Vila Nova da Barquinha e a empresa Tecnorém, no âmbito do programa PROHABITA (Programa de Financiamento para Acesso à Habitação), ficou concluído no mês de Junho de 2009 o edifício contíguo ao dos serviços municipais, no Largo do Pirão. Está dado mais um passo no sentido da reabilitação urbana do centro histórico de Vila Nova da Barquinha, com a construção de fogos de habitação a custos controlados, espaços comerciais e habitação para venda ao público em geral.


ACÇÃO SOCIAL

p_ 25

Ministro do Trabalho em Vila Nova da Barquinha

Vieira da Silva lança Creche da Atalaia Fotos: Pérsio Basso

O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José Vieira da Silva, participou, no passado dia 11 de Junho, no lançamento da primeira pedra da Creche e Centro de Dia da Atalaia. Na cerimónia, que se realizou no local da obra, entre as ruas Vale e Azevedo e Patriarca D. José, estiveram também presentes a Secretária de Estado da Reabilitação, Idália Moniz, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Miguel Pombeiro, o Governador Civil de Santarém, Botas Castanho, o Vigário Geral da Diocese de Santarém, P. Fernando Campos da Silva, o Pároco da Atalaia, P. José Manuel Laranjeira, entre representantes de várias outras entidades. Perante centenas de populares, o Ministro do Trabalho salientou a importância deste equipamento para a população daquela freguesia, elogiando o empenho da comunidade local em torno do projecto. Esta obra representa um investimento de cerca de 700 mil euros, suportado pelo Centro Social Paroquial de Atalaia – CSPA (dono da obra), com comparticipação financeira da Segurança Social (Programa Alargamento da Rede Equipamento Sociais PARES II), apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha e Junta de Freguesia de Atalaia, e dos mecenas CIMPOR - Indústria de Cimentos, S.A. e Banco BPI, S.A.

O Ministro do Trabalho descerrou a placa alusiva ao Lançamento da 1.ª Pedra da Creche Centenas de pessoas assistiram à cerimónia, no local da obra

Padre José Manuel Laranjeira mostra o projecto aos membros do governo e autarcas Vieira da Silva protagonizou o momento mais simbólico do Lançamento


p_ 26

i

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Telefones

Câmara Municipal

Juntas de Freguesia

Atalaia: 249 710619 Moita do Norte: 249 712099 Praia do Ribatejo: 249 733940 Tancos: 249 712094 Vila Nova da Barquinha: 249 710705

Serviços Públicos

Repartição de Finanças: 249 710226 Registo Civil / Cartório Notarial: 249 710433 Correios Barquinha: 249 720300 Correios Atalaia: 249 710619 Correios Praia do Ribatejo: 249 733112

Segurança

Bombeiros Voluntários: 249 710629 GNR: 249 710274

Saúde / Serviços Sociais

Centro Saúde Barquinha: 249 720900/10/20 Extensão de Praia do Ribatejo: 249 733666 Extensão de Limeiras: 249 733885 Posto Médico de Atalaia: 249 710547 Misericórdia / Lar de Idosos: 249 710469 Segurança Social: 249 710450

Praça da República 2260-411 Vila Nova da Barquinha Telefones Geral: 249 720350 Atendimento: 249 720372 Serviço de Piquete: 96 6180545 Protecção Civil: 249 720377 Relações Públicas: 249 720373 Serviço de Águas: 249 720357 Tesouraria: 249 720361 Fax: 249 720368 E-mail: geral@cm-vnbarquinha.pt Internet: www.cm-vnbarquinha.pt

Atendimento Público Serviços Municipais Segunda a Sexta-Feira: 09h30 - 12h30 / 14h00 - 16h00 Miguel Arnaut Pombeiro, Presidente da Câmara Segundas-feiras: 14h30 - 17h00 Maria de Fátima Capela, Chefe Div. Mun. Urbanismo Segundas-feiras: 14h30 - 17h00

Biblioteca| Espaço Internet > Barquinha Segunda a Sábado: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00 Tel.: 249 720373 E-mail: biblioteca.barquinha@cm-vnbarquinha.pt

Biblioteca| Espaço Internet > Praia do Ribatejo

Farmácias

Atalaia: 249 710695 Praia do Ribatejo: 249 733328 Vila Nova da Barquinha: 249 710493

Ensino

Terça a Sexta-Feira: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00 Sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00 Tel.: 249 733069 E-mail: biblioteca.praia@cm-vnbarquinha.pt

Galeria de Arte

Esc. EB 2,3 Sec. D. Maria II: 249 720220 Esc. EB 2,3 Praia do Ribatejo: 249 733048 Escolas 1.º Ciclo Atalaia: 249 711777 Cardal: 249 711811 Moita do Norte: 249 711800 Praia do Ribatejo: 249 733092 Tancos: 249 711754 Barquinha: 249 710519

A revista municipal Barquinha Viva é distribuida no concelho de Vila Nova da Barquinha. Se reside fora e deseja receber a revista via CTT, recorte este cupão, preencha-o correctamente com os seus dados e envie para: Município de Vila Nova da Barquinha Gab. Informação e Relações Públicas Praça da República 2260 - 411 Vila Nova da Barquinha Fax: 249 720358

Dias Úteis: 14h00 - 17h30 | Sábados: 15h00 - 18h00 E-mail: galeria@cm-vnbarquinha.pt

Aquagym - centro municipal de actividade física Segunda a Sábado: 08h00 - 21h30 Tel.: 249 719067 E-mail: aquagym@cm-vnbarquinha.pt

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha Largo 1.º Dezembro 2260-403 Vila Nova da Barquinha Tel./Fax: 249 715143 E-mail: cpcj@cm-vnbarquinha.pt

Nome ................................................................................. .......................................................................................... Morada .............................................................................. .......................................................................................... ......................................................................................... E-mail ................................................................................

SMS MUNICIPAL

Receba no seu telemóvel notícias sobre a actualidade do concelho, eventos e informações úteis. Envie um SMS para o número 965 064 238, com o nome e apelido, seguido da palavra ADERIR*. Para cancelar este serviço, basta enviar um SMS para o mesmo número, com o nome e apelido, seguido da palavra CANCELAR*. O serviço é gratuito. Só terá de despender o custo do sms de adesão ou de cancelamento. *(custo normal de envio de SMS para a rede TMN, de acordo com cada tarifário)


AMBIENTE Foto: Alexandra Carvalho

p_ 27

Talavera de La Reina, Espanha

Autarcas participam em manifestação pelo Tejo

Barquinha na Águas do Centro

Cerca de 40 pessoas, entre as quais o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pombeiro, autarcas e cidadãos do concelho de Vila Nova da Barquinha, participaram, no dia 20 de Junho, em Talavera de La Reina, Espanha, numa manifestação sob o lema “Pelos nossos rios, pelo nosso futuro”, organizada pela Rede Cidadã para uma Nova Cultura da Água (www.pornuestrosrios.org). Na sequência da aprovação, em Assembleia Municipal, no dia 5 de Junho, de uma moção de apoio a este evento, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha disponibilizou um autocarro para transportar os apoiantes da iniciativa, que estiveram entre 40.000 pessoas, de cerca de 80 organizações, de toda a Espanha e de Portugal. Na comitiva nacional, juntamente com a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, o único município português participante, estiveram presentes o Instituto Politécnico de Santarém, a COAGRET - Portugal parceiro da Rede Cidadã do Tejo, a Associação Nova Cultura da Água, a ASPE - membro da Rede Cidade, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental e a Liga para a Protecção da Natureza (Lisboa). Numa altura em que Espanha discute a possibilidade de efectuar novos transvazes do rio Tejo, o Município de Vila Nova da Barquinha entende que se deve solidarizar com quem defende a manutenção de um rio Tejo ecologicamente sustentável. Esta manifestação representa um primeiro passo de um longo caminho de sensibilização, em torno de uma temática que claramente divide e é fonte de ruptura entre as regiões espanholas, sendo fundamental que os portugueses estejam despertos para o problema, havendo uma necessidade clara de se criarem plataformas de acompanhamento e de coordenação de todas as entidades públicas, privadas e associativas com ligação ao rio Tejo.

O Ministério do Ambiente autorizou a entrada do Município de Vila Nova da Barquinha na empresa Águas do Centro, detentora da concessão de Gestão e Exploração do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais de Raia, Zêzere e Nabão. Além de Vila Nova da Barquinha, este sistema abrange, na componente designada “em alta”, os municípios de Alvaiázere, Castanheira de Pêra, Castelo Branco, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Idanha-a-Nova, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Proença-a-Nova, Sertã, Tomar e Vila Velha de Ródão. O processo de adesão e participação na Sociedade Anónima Águas do Centro, empresa de capitais mistos iniciou-se em Junho de 2006, com a aprovação da Assembleia Municipal. A Águas do Centro irá fornecer água destinada ao abastecimento público, ficando igualmente responsável pela recolha dos efluentes provenientes do sistema próprio do Município. A empresa assumirá várias responsabilidades do município, na exploração, manutenção e conservação do sistema de água e saneamento, bem como a execução de novos projectos.


Barquinha viva 26  

Revista Municipal "Barquinha Viva" número 26, de Agosto de 2009. Publicação oficial do Município de Vila Nova da Barquinha.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you