
8 minute read
CLARIFIDE® GIROLANDO – EFICÁCIA E SEGURANÇA NAS PREDIÇÕES GENÔMICAS
ENTREVISTA
por Larissa Vieira
Advertisement
Sucessão familiar no agro
Programar o processo de sucessão e implementar práticas de governança são determinantes para a longevidade das empresas familiares, incluindo as do agronegócio. Aliado à uma gestão econômica e financeira e a um planejamento tributário preciso, o planejamento sucessório contribui para a prosperidade e futuro do negócio. Em entrevista à revista Girolando, o advogado Alexandre Lacerda explica as alternativas disponíveis para preparar os sucessores, a formação de holding, pagamento de impostos sobre herança e a hora de passar o bastão. Criador de Girolando na Fazenda Miraí, em Serra do Cipó/MG, Lacerda destaca que a estratégia de longevidade do negócio via sucessão familiar no agro merece mais atenção por parte dos produtores rurais. Confira o bate-papo:
Girolando
Alexandre Lacerda
Girolando
Alexandre Lacerda
No Brasil, a sucessão familiar no agronegócio continua sendo negligenciada?
Há avanços de forma geral nas empresas, mas especificamente no agronegócio vê-se certo desalinhamento entre a atividade produtiva, inclusive promissora, e a estratégia de longevidade por via da sucessão familiar. Neste sentido, o aspecto sucessório cresce menos e o negócio cresce mais. Daí, o risco em crescimento também.
O que levar em conta na hora de começar a definir a sucessão no negócio?
São, basicamente, quatro pilares a serem permeados:
Estratégia – elaboração/ajuste para o desenvolvimento e capacitação para gestão de pessoas na condução de mudanças na Organização do Agronegócio.
Carreira e Sucessão – Mape-
Girolando
amento de potencialidades pessoais/profissionais e desenvolvimento para a sucessão familiar e no negócio.
Arquitetura – Definição de papéis e responsabilidades para a entrega das melhores contribuições individuais.
Governança – Capacitação e formalização da estrutura de Governança do negócio com foco na perenidade.
Em resumo, o agronegócio já possui consistência operacional. Portanto, sua estrutura de gestão requer profissionalismo com base em estratégia, sua aplicação e visão de médio e longo prazo principalmente com foco na sucessão, para proteção e crescimento do negócio.
Nem sempre o pecuarista terá um sucessor natural. Que alternativas ele tem nesse caso?
Girolando
Alexandre Lacerda
Girolando
Alexandre Lacerda
Quando se fala em sucessão, ela pode ser em família, fora da família ou combinando estas duas primeiras opções. Normalmente esta última agrega mais valor ao negócio, porque recebe contribuição de fora da família, porque traz ideais e práticas diversas. Considerando isso, o pecuarista, tendo ou não um sucessor, tem a possibilidade de continuar com a atividade por puro profissionalismo. Aliás, o mérito deve ser sempre o parâmetro de competência a ser considerado, dentro ou fora da família. Todo este processo de Governança deve ser levado em frente para agregar valor ao negócio até mesmo para ser vendido ou negociado de alguma forma, quando e como o pecuarista quiser.
Como identificar quem seria o sucessor mais indicado ou como preparar as novas gerações para assumir os negócios futuramente?
Entre outras formas, com:
Mapeamento das competências essenciais para gestão do negócio e sua validação;
Realização de entrevistas individuais de mapeamento de competências pessoais;
Testes para confirmação das percepções;
Relatórios individuais após análises técnicas; e,
Devolutiva individual e elaboração de trilha de desenvolvimento, se necessário.
Com estas técnicas e demais procedimentos têm claramente reconhecidos talentos existentes ou não na família, e, se não, utiliza-se o caminho da trilha de desenvolvimento ou se parte para o encontro deste perfil fora da família.
A criação de uma holding agropecuária pode ser viável quando? Como funciona?
Normalmente, o caminho é o da criação de uma empresa holding, onde se acomodam os pais e, os filhos, mediante processo gradativo de transferência de pa-
Girolando
Alexandre Lacerda
Girolando
Alexandre Lacerda
trimônio e de responsabilidades previamente mapeadas, segundo as habilidades dos filhos. É a famosa “passada de bastão”, levando consigo o legado conseguido pelos pais. Neste momento não significa que os pais saiam do negócio, pois este é apenas o início da sucessão familiar.
A holding funciona basicamente com base em um Acordo de Quotistas, no qual se estabelece as garantias de proteção do patrimônio e do negócio sob Governança, levando principalmente a “vontade e o desejo dos pais”, dentro do cuidado de garantia da perpetuidade do negócio.
O pagamento de imposto referente à herança ou à doação é outra questão que pode ser resolvida com uma sucessão bem planejada?
O imposto sucessório é elemento a ser levado em conta o quanto antes, dado que atualmente é de 5% no Estado de Minas Gerais, mas com previsão legal para ser 8% a qualquer momento. Além disso, há projetos no Congresso Nacional que já propõem 20 e 25%, numa eventual proposta de Reforma Tributária. Em outros países já chega até a 50%. Se bem planejada a sucessão, este imposto pode ser mais ameno, mediante uma estrutura de planejamento tributário lícito.
Quando percebemos que é a hora de “passar o bastão”?
Quando paramos, todos nós, para dar à sucessão familiar o valor e a importância dela face ao infortúnio ou fatalidade. Aí ela (sucessão) se dá sem nenhum planejamento e o que se levou anos para construir um patrimônio pode ser destruído em pouco tempo, seja por filhos, genros, noras e por adversidades externas. Portanto, se pudesse lhes dar um conselho a sucessão deveria começar hoje, enquanto você, pecuarista, está vivo, tem sua autoridade moral reconhecida.
GENÉTICA
Em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa estudo de validação de CLARIFIDE® Girolando, ferramenta desenvolvida especificamente para avaliação de gado da raça Girolando antever o mérito genético para produção de leite (P305), idade ao primeiro parto (IPP) e intervalo de partos (IDP).

O estudo reuniu 1.004 vacas provenientes de cinco rebanhos comerciais localizados nos estados de Goiás e Minas Gerais. Tanto as fazendas selecionados respeitaram critérios preestabelecidos que fossem r sistemas de produção e manejo no Brasil.

CLARIFIDE® Girolando – eficácia e segurança nas predições genômicas
CLARIFIDE® Girolando pode ser utilizado para predizer características importantes de novilhas jovens. Estudo de validação da tecnologia confirma forte associação entre predição genômica e produção de leite, idade ao primeiro parto e intervalo de parto em gado comercial jovem da raça Girolando no Brasil
Em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a CRV Lagoa e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Zoetis realizou estudo de validação de CLARIFIDE® Girolando, ferramenta desenvolvida especificamente para avaliação de gado da raça Girolando com a finalidade de antever o mérito genético para produção de leite (P305), idade ao primeiro parto (IPP) e intervalo de partos (IDP).
COMPOSIÇÃO RACIAL
5/8H; 151
1/2H; 466
3/4H; 351
1/4H; 36
Figura 1. Composição racial das vacas incluídas no estudo
JADIR BISON Com o objetivo de averiguar a eficácia das predições de CLARIFIDE® Girolando, no mercado há quatro anos, a pesquisa foi desenvolvida em animais jovens que não contribuíram com informações fenotípicas na população de referência.
Os animais foram avaliados pela ferramenta seguindo o fluxo normal de avaliação comercial, sem considerar seus registros de produção, foram ranqueados com base nas suas predições para P305, IPP e IDP e classificados de acordo com o seu grupo genético (Melhor: 25%, 26-50%, 51-75%; Pior: 75%).
As acurácias médias das predições de CLARIFIDE® Girolando para P305, IPP e IDP foram 75,41%, 69,44% e 52,31%, respectivamente (Tabela 1).
Tabela 1. Estatística descritiva dos dados utilizados
Variável N Média DP Min Max GC
Produção de Leite
P305 (kg) 891 6.539,60 2.062,05 759,50 13.557,90 GPTA P305 891 534,00 363,90 -442,27 1.952,53 ACC (%) 891 75,41 3,23 63,40 83,07 26
Idade ao Primeiro Parto
IPP (dia) 891 898,54 139,67 597,00 1439,00 GPTA IPP 891 -15,69 12,08 -52,54 33,48 ACC (%) 891 69,44 4,33 54,95 79,11 26
Intervalo de Parto
IDP (dia) 747 407,82 91,81 231,00 733,00 GPTA IDP 747 -0,07 3,15 -8,31 9,18 21 ACC (%) 747 52,31 7,55 25,70 66,88
N = número de informações fenotípicas utilizadas; DP = desvio padrão; Min = valor mínimo; Max = valor máximo; GC = grupo de contemporâneo
mações fenotípicas na população de referência. Resultados acordo com o seu grupo genético (Melhor: 25%, 26-50%, 51-75%;
Os animais foram avaliados Pior: 75%). pela ferramenta seguindo o fluxo Os resultados mostraram que CLARIFIDE® Girolando foi extremamente eficaz As acurácias médias das prenormal de avaliação comercial, para predizer o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais, mesmo quando dições de CLARIFIDE® Girolansem considerar seus registros do para P305, IPP e IDP foram de produção, foram ranqueados os animais avaliados não contribuem com informações fenotípicas para a população 75,41%, 69,44% e 52,31%, respeccom base nas suas predições para tivamente (Tabela 1). P305, IPP e IDP e classificados de Resultados
Os resultados mostraram que CLARIFIDE® Girolando foi extremamente eficaz para predizer o desempenho produtivo e reprodutivo dos animais, mesmo quando os animais avaliados não contribuem com informações fenotípicas para a população de referência. A Tabela 2 mostra a performance observada para P305, IPP e IDP dos animais classificados segundo seus grupos genéticos: Pior: 25%, 26-50%, 51-75%; Melhor: 25%.
Quando comparados o grupo genético de Melhor 25% com o grupo Pior 25% para P305, houve uma diferença de 1.023,17kg de leite (Figura 2). Esse resultado confirma que a predição para P305 é eficaz quanto ao desempe-
Tecnologia permite diferenciar o mérito genético entre animais jovens

