
9 minute read
LANÇAMENTOS E INOVAÇÕES
GIRO LÁCTEO
FAZU
Advertisement
A diretoria da Girolando visitou, no dia 6 de maio, a Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) para consolidar a parceria entre as duas entidades. Recebidos pelo diretor Executivo da FAZU, Celio Eduardo Nascimento Vieira, os diretores conheceram a Fazenda Escola e o Setor de Bovinocultura Leiteira. Durante a visita, foi feito o descerramento da placa do projeto “Vitrine Tecnológica Girolando PS e 5/8”. O espaço é dedicado à seleção de um rebanho Girolando, composto de animais Puro Sintético e de composição racial 5/8. A parceria entre as duas entidades ainda prevê o desenvolvimento de pesquisas com a raça, capacitação da equipe técnica da associação e um programa de estágio contínuo para atuação dos estudantes nas rotinas técnicas da associação.
Pró-Genética
O Grupo Coordenador do Pró-Genética reuniu-se durante a ExpoZebu 2022, em maio e contou com a presença do coordenador Operacional do PMGG, Edivaldo Júnior. Também participaram representantes da EMATER-MG, Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, ABCZ e demais associações de raça integrantes. Durante o encontro, foi apresentado o balanço parcial de 2022 do Pró-Genética e Pró-Fêmeas e da demanda de animais dos dois programas, além de uma avaliação das ações realizadas ao longo dos dois anos de pandemia. O público pode participar ativamente da campanha, atuando como “Porta-voz do PS e 5/8”. Basta compartilhar conteúdos sobre a raça nos perfis do criador ou da propriedade e marcar a Associação de Girolando (@associacaogirolando) no Instagram e Facebook ou comentar nas postagens feitas pela entidade.
Desfile de Touros
O Desfile de Touros da ABS, realizado de forma presencial na Central ABS, em maio, durante a Expozebu, contou com uma apresentação da raça Girolando. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Odilon de Rezende Barbosa Filho, falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade para promover o melhoramento genético da raça. Já o coordenador Operacional do PMGG, Edivaldo Júnior, destacou as novidades do Sumário de Touros 2022, como as novas características que serão incluídas este ano. Também participaram do evento os diretores Tatiane Tetzner, Domício Arruda e José Renato Chiari.
Site 5/8 e PS
Para facilitar o acesso do público às informações sobre o Girolando 5/8 e PS (Puro Sintético), a Associação Brasileira dos
Criadores de Girolando acaba de criar uma página exclusiva no site da entidade. No espaço, estão sendo disponibilizados vídeos, estratégias de cruzamento e depoimentos de criadores que selecionam 5/8 e PS. A iniciativa faz parte da campanha de marketing que a entidade iniciou este ano sobre Girolando 5/8 e PS. Entre as ações programadas estão vídeos sobre a seleção de PS e 5/8, resultados alcançados por criatórios de várias regiões, informações técnicas sobre os touros, além da realização de eventos em exposições.

por Miriam Borges
Prestação de Contas
Os associados da Girolando participaram no dia 19 de abril da Assembleia Geral Ordinária, para apresentação do relatório das atividades e Balanço e Prestação de Contas do exercício de 2021. O evento foi realizado virtualmente e os associados puderam acessar sistema Web Girolando para votar. Dos 123 participantes, 117 aprovaram eletronicamente a prestação de contas e seis não aprovaram.
Empregos
No primeiro trimestre de 2022, a população ocupada (PO) no agronegócio brasileiro somou 18,74 milhões de pessoas, aumento de 6,2% (ou de 1,09 milhão de pessoas) frente ao mesmo período do ano passado, segundo indicam pesquisas realizadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a partir de informações dos microdados da PNAD-Contínua e de dados da RAIS. O número de pessoas atuando no setor de janeiro a março de 2022 foi o maior para este período desde 2016, quando a PO totalizou 18,75 milhões de pessoas. O avanço em 2022 se trata de um processo de recuperação de ocupações iniciado no segundo semestre de 2021 – que, inclusive, se deu entre os segmentos que compõem o agronegócio.

LANÇAMENTOS E INOVAÇÕES
Digitalização das fazendas

O foco e as oportunidades para inovações digitais na pecuária estão crescendo. Com o propósito de contribuir com esse cenário de evolução das fazendas brasileiras, foi criada a Rúmina, o maior ecossistema de soluções digitais para pecuaristas de leite e de corte, que agrega as empresas OnFarm, Ideagri, Bovitech, Rúmicash e Volutech, São mais de 7 mil fazendas que utilizam as soluções da Rúmina, desenvolvidas para democratizar e simplificar a adoção de tecnologias pelos produtores – seja biotecnologia, sensores, softwares, soluções financeiras e inteligência artificial – oferecendo a melhor experiência para toda a cadeia de valor da pecuária. Recentemente o ecossistema recebeu um aporte de R$ 25 milhões para intensificar a distribuição de inteligência artificial para o campo. O novo investimento no ecossistema tem como objetivo acelerar o acesso dos produtores a Rúmi, a inteligência artificial criada pela Rúmina que ajuda na gestão, detecção de doenças, tomada de crédito e gerenciamento da produção.
Novo logotipo UCBVET
A UCBVET Saúde Animal apresentará novo logotipo e lançará produtos para a produção leiteira durante a Megaleite. Consolidada no mercado e em busca de ainda mais crescimento, a UCBVET, que engloba as empresas Globalgen, Bioctal, Ucblog e Speedvet para a fabricação e distribuição de medicamentos para animais de produção e de companhia, promoveu uma série de mudanças, como alterações organizacionais e nova roupagem para a marca. O novo logotipo da indústria está mais elegante e contemporâneo, e retoma o tubo de ensaio, inspirada no primeiro emblema do grupo, e o ressignifica com outras cores, tecnologia e simplicidade. Como destaque para participação na Megaleite, a UCBVET apresentará soluções para aumentar a produtividade leiteira. O Oxcint, por exemplo, será um dos lançamentos. Desenvolvido para uma ordenha mais eficiente, pois possui 20% mais concentração de ocitocina, hormônio sintético semelhante ao natural produzido pelas vacas, é indicado para estimular a ejeção e remoção do leite residual. Outro diferencial da solução é a eficácia: testes comprovaram que é necessário apenas 0,3 mL, por aplicação, para melhor qualidade do leite produzido.
Fertilizantes

A Mosaic Fertilizantes adota protocolos de nutrição às plantas forrageiras de maneira personalizada, com ênfase técnica e sob uma análise criteriosa ao laudo laboratorial. A empresa avaliou sete propriedades na Região Sul do país, nas quais foram propostos ensaios de campo com os adubos da linha MPasto. Tais fertilizantes são produtos exclusivos da Mosaic Fertilizantes e desenvolvidos especificamente para a pastagem. Utilizou-se o fertilizante o MPasto MAX, um adubo que contém nitrogênio, fósforo e enxofre, sendo este último nutriente sob a forma elementar e sob a forma de sulfato. Foram avaliados componentes de produtividade do milho e análises químico-bromatológicas, que nos dão referência ao valor nutricional da silagem que foi produzida. Concluiu-se que o uso de MPasto MAX proporcionou tanto o aumento nas produções do milho silagem (acréscimo de 20%), quanto na estimativa da produção de leite (aumento em 21%). O valor nutritivo da silagem também foi superior com o uso de MPasto MAX, para o componente amido e Nutrientes Digestíveis Totais (NDT) houve incremento de 2% e 1%, respectivamente. Já para a Fibra em Detergente Neutro (FDN), que é a fração fibrosa e tem influência negativa no consumo, houve 3% de redução em sua composição.
Tecnologia Agroceres Multimix

A Agroceres Multimix está lançando o drench agVitta, para recuperação imediata e promoção do bem-estar de vacas leiteiras no pós-parto. Trata-se de uma solução inédita no mercado brasileiro, por ser desenvolvido com a tecnologia Propyl Dry. Contando com compostos propiônicos enriquecidos, dentre eles o propilenoglicol, e minerais específicos, o agVitta promove reposição energética e recuperação imediata dos animais no pós-parto. A tecnologia agVitta foi desenvolvida e validada no Núcleo de Tecnologia e Inovação da Agroceres Multimix. Trata-se do resultado de um árduo trabalho que envolveu equipe técnica e de pesquisa, com comprovação a partir de experimentos de campo com mais de 800 animais de diversas fazendas comerciais. O trabalho envolveu observações em diferentes composições, além de avaliações da parte metabólica, comportamental e manejo dos animais, até chegar ao resultado final.

LANÇAMENTOS E INOVAÇÕES
Catálogo de Doadoras

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) vai começar a vender materiais genéticos de bovinos da raça Gir Leiteiro. Os produtos comercializados serão oócitos para produção de embriões. Para isso, a empresa desenvolveu o “Catálogo de Doadoras Gir Leiteiro EPAMIG”, publicação digital que reúne as principais vacas doadoras de oócitos de alta qualidade genética. A primeira versão disponível do Catálogo possui 13 vacas doadoras, mas o material será atualizado nos próximos meses e tende a chegar a até 40 animais. O Catálogo possui imagens e vídeos com informações sobre lactação, genealogia e data de nascimento das vacas. Ele está disponível no site da EPAMIG (www. epamig.br).
Ampliação de portfólio
A Scala Nutrição Animal – que atua há mais de 27 anos no ramo de nutrição para animais de grande porte - agora irá exercer suas atividades em outros segmentos do agronegócio. Por essa razão, a empresa está realizando o rebranding da marca, que passará a se chamar SCL Agro. Criada em 1994 para atender os fornecedores de leite do Laticínio Scala, a Scala Nutrição Animal inicialmente produzia rações fareladas tradicionais de qualidade. Este ano a empresa incluirá em suas atividades produtos e soluções voltados a agricultura e também rações para pets, além de oferecer soluções tecnológicas aplicáveis ao agronegócio.
Embriões

A transferência de embriões é uma técnica que chama a atenção de cada vez mais pecuaristas. A ABS vem acompanhando o crescimento da demanda por embriões, seguindo uma estratégia de expansão que está levando o acesso à técnica para cada vez mais criadores. Na região de Mogi Mirim (SP), a empresa comemora o primeiro aniversário do laboratório de embriões instalado na cidade. O novo laboratório de Mogi Mirim é equipado com o que há de mais moderno em tecnologia de embriões, com uma capacidade produtiva de 10 mil embriões mensais, ou seja, 120 mil por ano. Ele está instalado, ainda, em um local estratégico que permite atender a diversas regiões do Brasil, do Sul ao Nordeste, passando por parte do Sudeste. A empresa ainda adquiriu outras duas unidades, localizadas em Cuiabá (MT) e Sinop (MT). Desta forma, a ABS já soma laboratórios de produção de embriões bovinos em quatro Estados. Os laboratórios da ABS responderam pela produção de mais de 300 mil embriões.
Arames
A linha de Arames Farpados da Gerdau inclui produtos de qualidade superior e resistência elevada, para uso em áreas urbanas, rurais e úmidas. As propriedades de cada arame farpado garantem um cercamento facilitado e com maior durabilidade. O arame Touro apresenta fios finos, ao mesmo tempo que é altamente resistente e com maior durabilidade ao tempo. Segundo a empresa, trata-se de um produto altamente resistente, com tripla camada de galvanização, que evita a corrosão, e uso voltado para áreas alagadiças, acidentadas ou litorâneas.
Marketing do agro

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) lançou campanha institucional com importantes mensagens, ajudando a valorizar a imagem do Agro como um setor pujante e mostrando o quão importante é a produção de alimentos, energia e fibras para a vida das pessoas e para o Brasil. A campanha leva a assinatura “O Agro é grande e com marketing fica ainda maior”, destacando o fato de que o marketing torna o setor ainda mais próspero para empresas e profissionais, além da necessidade do mix de comunicação para atingir os diferentes públicos. Uma das principais mensagens é como o Agro impulsiona os negócios em diversos segmentos da economia e, para aproveitar as oportunidades que o setor oferece, é preciso ter conhecimento.