Issuu on Google+

SÁVEL


Escola Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves รrea de Projecto, 8ยบ D

Professor -Paulo Tavares

Trabalho realizado por: Ana Rita nยบ4. Luciana Sousa nยบ21 Valadares 6 de Dezembro de 2010


ÍNDICE: - Introdução - Família e espécie - Características físicas - Populações do sável em Portugal - Países onde pode ser encontrado - A alimentação - Factores que levam este animal a estar em extinção - Conclusão - Webgrafia.


INTRODUÇÃO: Neste trabalho pretende-se aprofundar mais a divulgação do conhecimento sobre o peixe sável. Investigámos sobre as características deste peixe, como por exemplo a sua espécie, a sua família , as suas características físicas, entre outras coisas…


Família e espécie: O sável pertence a família CLUPEIDAE e à espécie Alosa alosa.


Características físicas: Este peixe tem um corpo pesado, bastante achatado e tem uma fila de escamas carenadas no ventre. A mandíbula superior tem um corte no meio azul brilhante , um dos lados e o ventre são prateados, o outro lado , a cabeça e os flancos são dourados e tem seis ou sete manchas escuras nos flancos.


Populações do sável em Portugal. As populações deste peixe nos rios portugueses têm diminuído drasticamente sobretudo no sul (nos rios Tejo, Sado e Guadiana). Os rios do norte (Mondego, Lima e Minho) mantêm ainda populações com alguma relevância. É considerada uma espécie vulnerável em Portugal (VU).


Países onde pode ser encontrado: Pode ser encontrado nos seguintes países: Argélia , Bélgica, Bulgária, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Marrocos, Países baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e o Reino Unido.


A sua alimentação: O sável alimenta-se de larvas de mosquitos e crustáceos.


Factores que levam este animal a estar ameaçado: Este peixe está ameaçado devido às actividades do homem. O homem é um grande factor para o sável estar ameaçado pois este polui imensamente as águas dos rios e como este peixe é de água doce, o seu habitat é constantemente poluído com tóxicos e muitos mais coisas , que levam este peixe a morrer.


Conclusão: Com este trabalho que realizamos aprofundamos mais o nosso conhecimento sobre este animal, como por exemplo os locais onde esta espécie existe, as suas características físicas ,entre muito mais coisas que desconhecíamos sobre este peixe.


Webgrafia: -Imagens-

- - http://rlv.zcache.com/shad_in_net_photosculpture-p153http:// -http://3.bp.blogspot.com/_Txf4cIITiWE/S38ToM5VDKI/AAAAAAAABNU/iUQf

9m_h7Oo/s320/00savel.bmp

-Escrita- http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A1vel -http://apgvn.blogspot.com/2010/03/savel-uma-delicia-em-risco-de.html


Sável_VF_Ana Rita_Luciana Sousa_8º D, 1º P