Revista 28

Page 58

DIFUSãO

Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico tem destacado trabalhos de profissionais da mídia na divulgação da pesquisa científica Por Camila Cavalcante e Denison Silvan Colaboração: Cristiane Barbosa e Jéssica Fernandes

Reconhecimento ao jornalismo

E

3

58 AMAZONAS FAZ CIÊNCIA

m três edições (de 2010 a 2012), o Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico disponibilizou ao conjunto de vencedores o valor total de R$ 118 mil. Esse prêmio é o reconhecimento público dos trabalhos de estudantes e profissionais de Comunicação voltados para a divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas. Com essa iniciativa, que tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, o pioneirismo da Fapeam foi, mais uma vez, ressaltado, desta vez com a criação de um prêmio inédito na Região Norte. Desde 2010, a fundação já premiou 20 jornalistas profissionais e 16 estudantes de Comunicação Social. “Dessa forma, estamos reconhecendo e premiando trabalhos jornalísticos que contribuíram para a divulgação científica nos meios de comunicação do Amazonas, estimulando, assim, a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão. O idealizador do prêmio foi o atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti - Am), Odenildo Sena, que, na época, era diretor-presidente da Fapeam. Como forma de reconhecimento, Sena incluiu no prêmio menções honrosas a empresas de comunicação que incentivam a prática do jornalismo científico. “A ideia inicial era premiar somente os jornalistas que cobriam os acontecimentos de CT&I, mas também decidimos estimular a prática do jornalismo científico nas redações, premiando os veículos de comunicação”, disse Sena.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.