Revista 10

Page 6

espaço do leitor

Savana Maia Ortodontista e professora da UEA É um orgulho para o Amazonas ler as notícias da Revista Amazonas Faz Ciência e ver como o nosso estado está crescendo cientificamente e tendo cada vez mais o reconhecimento nacional por esses investimentos. A Fapeam é uma instituição com uma solidez muito grande, que vem desenvolvendo um trabalho que é considerado referência nacional e internacional no que se refere aos mecanismos de financiamento e fomento à pesquisa. Parabenizo o trabalho realizado de forma brilhante da equipe da revista, pela divulgação que traz reconhecimento científico ao estado.

envie sugestões e críticas para revistafapeam@fapeam.am.gov.br sua opinião é muito impotante

Poeta Funcionário da Livraria da Ufam As questões ambientais são bem retratadas na revista, mas acho necessário que se fale de outras temáticas. Gostaria de ver matérias sobre pesquisas que abordem a realidade da cidade de Manaus, questões como a internet na região, trabalhos interinstitucionais entre a Ufam e demais universidades da região norte (e caso não existam o porquê) e também sobre o processo de urbanização do centro da cidade. Resposta: A Revista Amazonas Faz Ciência, a cada edição, conta com uma linha de discussão principal, que pode ser mais voltada para o debate ambiental ou não. Mas recebemos a sua crítica com grande interesse e faremos o possível para expandir ainda mais a discussão sobre temas de outras áreas, ciências humanas e sociais, principalmente.

Emylly Soares Analista em Licitações A revista está cada vez melhor e agradável ao leitor, um dos pontos que gostaria de destacar é a importância do jornalismo científico e sua força para o mundo atual. A revista traz em dose adequada e com linguagem simples, mostrando a importância da opinião do público a seu respeito e o papel do pesquisador. Muito relevante falar que o jornalismo científico contribui sistematicamente para a compreensão da metodologia científica e dá ao leitor, paulatinamente, maior instrução em sua maneira de pensar e em seus julgamentos, contribuindo valiosamente para combater o charlatanismo ou a pseudociência. Gostaria de sugerir uma abordagem sobre o aquecimento global e a contribuição da aviação, pois ainda há muito que se falar sobre o assunto.

Taís Galvão Centro de Informações Toxicológicas (Ufam) Achei a última edição da Revista Amazonas Faz Ciência muito interessante, dinâmica, com fotos criativas, o que estimula a leitura. Parabéns.

Errata: Ao contrário do que publicado na matéria “A cara da Amazônia”, na pág. 21, as Guianas eram pertencentes aos países europeus até metade do século XX. A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França na costa atlântica da América do Sul. Os créditos da matéria de capa (pág. 30) são da jornalista Elizabeth Cavalcante. As cartas enviadas podem ou não ser publicadas. A Redação se reserva o direito de editá-las, buscando preservar a idéia geral do texto.

Palavras em Destaque “A Fapeam é uma instituição nova, que acaba de completar cinco anos, mas que já apresenta importantes contribuições para a ciência e a tecnologia brasileiras. Uma delas é a revista Amazonas Faz Ciência, que vem se somar a outras iniciativas no esforço de divulgar os avanços da área para o grande público. É um projeto a ser elogiado, especialmente por seu significado maior, que é mostrar às pessoas que ciência e tecnologia não são algo distante, mas fazem parte do nosso dia-a-dia. Temos a convicção de que o fortalecimento da C&T passa pelo reconhecimento de sua importância pela sociedade.” Mario Neto Borges, Diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG acervo fapemig

6 I n.° 10, julho de 2008


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.