Revista do Tatuapé - 203

Page 1

ESPECIAL EDUCAÇÃO | GASTRONOMIA | BELEZA & ESTÉTICA | DIREITO | SAÚDE De volta às novelas, atriz encarna sua primeira vilã
WWW.REVISTADOTATUAPE.COM.BR EDIÇÃO 203
Marina Ruy Barbosa

Educação inclusiva

Aeducação inclusiva está entre as principais discussões no meio acadêmico. Isso porque é cada vez maior a presença de crianças consideradas neuroatípicas nos estabelecimentos de ensino, sejam eles particulares ou públicos. Dessa forma, é preciso que pais, professores e gestores de escolas aprimorem seus conhecimentos. Nessa edição, o Especial Educação traz a importância do diagnóstico de transtornos como o autismo (TEA) ou o déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Esse entendimento pode fazer com que, tanto docentes, quanto crianças e responsáveis, consigam lidar melhor com determinadas situações. Confira.

Em Celebridade, a atriz Marina Ruy Barbosa afirma estar interpretando a sua primeira vilã oficial na novela “Fuzuê”. Na história das sete, Preciosa é uma mulher decidida. Herdeira e administradora da Conde de Montebello Joias, ela faz da ostentação sua marca e tem um programa de tevê onde encarna uma espécie de coach da riqueza.

E por falar em ostentar, na seção Beleza & Estética é possível aprender mais sobre algo que nunca sai da moda: a maquiagem nude. Inspirada nos tons terrosos e neutros, ela traz produtos que combinam com todos os estilos e ocasiões, desde o dia a dia até uma festa. Por ser clássica, a make faz sucesso e é simples de criar.

Como buscar novas atitudes é sempre bom, refinar o paladar pode ser uma das escolhas. Nesse sentido, a seção Gastronomia apresenta a trufa, um fungo comestível que costuma estar presente nos melhores pratos.

E como para curtirmos os prazeres da vida precisamos estar bem, a seção Saúde registra uma pesquisa que aponta a terapia a laser como alternativa para reduzir o zumbido no ouvido. Vale a pena saber mais.

Se é possível ter mais qualidade de vida e equilíbrio, nada melhor do que investir em conhecimento sobre si mesmo. Assim, outra reportagem da seção dá dicas de como evitar o acúmulo de gordura no fígado.

Boa Leitura!

Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.

Diretor Responsável

Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br

Editora

Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br

Diretor Comercial

Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br

Revisão

Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br

Publicidade publicidade@grupoleste.com.br

Design dos Anúncios RP7 Comunicação

Impressão

FASTi Qualidade Gráfica

@revista_do_tatuape

revistadotatuape

Grupo Leste TV

@revistatatuape

11 98485-9593

REDES SOCIAIS Diariamente

Publicações do Grupo:

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de anúncios produzidos pela nossa Editora.

novidades da região que tanto amamos.
ATENDIMENTO AO LEITOR E PUBLICIDADE As publicações não se responsabilizam pelos conceitos emitidos nos artigos assinados. Os anúncios e as ofertas são de inteira responsabilidade dos anunciantes. Reprodução permitida sob autorização prévia, desde que citada a fonte.
> Equipe Grupo Leste
ESPECIAL EDUCAÇÃO GASTRONOMIA BELEZA & ESTÉTICA DIREITO SAÚDE De volta às novelas, atriz encarna sua primeira vilã Marina Ruy Barbosa EDIÇÃO 141 ESPECIAL EDUCAÇÃO GASTRONOMIA BELEZA & ESTÉTICA DIREITO SAÚDE De volta às novelas, atriz encarna sua primeira vilã Marina Ruy Barbosa EDIÇÃO 203 Endereço: R. Serra de Botucatu, 1.690, Tatuapé São Paulo/SP CEP: 03317-001 E-mail: contato@grupoleste.com.br FONE: 11 2095-8200 www.revistadotatuape.com.br
Divulgação Divulgação 4 SETEMBRO 2023 EDITORIAL
6 SETEMBRO 2023 ÍNDICE Marina Ruy Barbosa
22 32 > Especial Educação 20 28 14 De volta às novelas, atriz encarna sua primeira vilã na trama de “Fuzuê” 24 > Especial Educação Livro: Alegria e Desafios 26
Divulgação

TÁXI DOG

REALIZAÇÃO

FISIOTERAPIA e ACUPUNTURA

EXAMES DE IMAGEM e LABORATÓRIO

HOTELZINHO

CRECHE e DAYCARE

MONITORAMENTO 24H

CLÍNICA VETERINÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
a Sábado
de Atendimento: R. Antônio de Barros, 2551 - Tatuapé, São Paulo - SP
ESPECIALIZADOS
(11) 94724-1120 (11) 2097-4978 |
Segunda
das 8h às 23h Horário
VETERINÁRIOS
BANHO e TOSA ÁREA DIFERENCIADA DE BANHO PARA GATOS
DE
OS TIPOS
TODOS
DE CIRURGIA
@clinveterinariasfa | @clinicavetsfa
FERIADOS
*EXCETO

FILME MAVKA

Em “Mavka: Aventura na Floresta”, Mavka é uma alma da floresta e foi escolhida como a nova guardiã do reino, sendo sua principal missão proteger a floresta e seu sacrossanto coração - a própria fonte da vida - contra qualquer agressão ou intrusão, inclusive por parte dos humanos. Mas quando Mavka se apaixona pelo jovem mortal Lucas, a avarenta Kylina vê a chance que precisava para assumir o controle da floresta. Mavka e Lucas conseguirão viver este grande amor e ainda assim evitar que o mal vença? De acordo com a produtora Anastasiya Verlinska, todos os cenários e ambientes do filme são inspirados em locais reais na Ucrânia. “Acredito que esta animação venha a ser um sucesso internacional porque também mostra um pouco da nossa cultura e ajuda a aprender como se trabalha aqui”.

LIVRO O MONTE DO SILÊNCIO

No livro “O Monte do Silêncio”, de Francisco Camacho, Diogo vive atormentado por duas tragédias, uma na infância e outra na adolescência, numa família da alta burguesia reconstruída por um tio que cultiva o segredo e a mentira. Os traumas do passado empurram-no para uma existência desregrada e sem rumo, em que os problemas de memória e os sentimentos de culpa o afastam cada vez mais da verdade acerca de si próprio e daqueles que o rodeiam. Até que, numa manhã de setembro em que o sol brilha intensamente, o cadáver de Norma é encontrado no cenário majestoso da Praia do Eco. Ao ver-se envolvido na morte de Norma, Diogo inicia uma jornada de descoberta que o levará a pôr em causa a sua própria história e a desfazer os equívocos de toda uma vida.

CIRCO SEGUNDA TENTATIVA

OCentro Cultural Fiesp recebe, até o dia 1º de outubro, o espetáculo “Segunda Tentativa”, com a Cia. Palma. Nana & Nata são as protagonistas da apresentação em que não há personagens, apenas duas mulheres que se divertem jogando seus objetos no ar. Um espetáculo energizante. Através da leveza feminina, elas equilibram e manipulam com destreza claves e bolas gigantes. É um show envolvente, sempre aberto ao jogo com o espectador. A Cia. Palma é uma dupla de malabaristas e empreendedoras culturais, formada por Isandria de Azevedo e Renata Nascimento, desde 2014. Elas já percorreram mais de 30 países da América, Europa e Ásia com a performance. O espaço fica na Avenida Paulista 1.313. Mais informações pelo site www.centroculturalfiesp.com.br.

8 SETEMBRO 2023
CURTAS
Divulgação

ASSÉDIO MORAL:

RISCOS PARA AS EMPRESAS, CONSEQUENCIAS IRREVERSÍVEIS

NA VIDA DOS TRABALHADORES

Desde o ano 2000 um termo muito estudado pelo Direito do Trabalho é o assédio moral. Este é definido pela doutrina como forma de violência psicológica contra o trabalhador, e, segundo a autora francesa Marie-France Hirigoyen, é o terror psicológico no trabalho. São atitudes repetitivas e constantes de humilhação, constrangimentos, desvalorização do trabalhador, e muitas vezes até de intimidação, visando a que o trabalhador peça demissão, e quando este não o faz, pois necessita do emprego para seu sustento e o de seus familiares, acaba por adoecer.

As doenças são a depressão, a ansiedade e até ideias de suicídio. São exemplos comuns de assédio moral as ofensas e xingamentos em público e até mesmo privados dirigidos aos empregados; exigência de serviços superiores às suas forças, pressão exagerada para entrega de tarefas; não cumprimentar o empregado; deixá-lo de fora de reuniões ou até de confraternizações; apelidos degradantes ou discriminatórios por conta de cor e origem étnica.

A Justiça do Trabalho passou a condenar as empresas por tais atos em valores às vezes vultosos. Desde 2017, com a chamada Reforma Trabalhista, a CLT permite cobrar indenização não apenas da empresa, mas também do agente agressor, quando este é um gestor que é empregado.

A empresas devem se acautelar contra essa situação, independentemente do seu tamanho, pois além

do prejuízo financeiro advindo de uma condenação judicial, a imagem fica manchada e pode acarretar um prejuízo ainda maior. Para empresas com mais de 20 empregados, a lei determina que seja ministrado anualmente palestras para seus empregados, sobretudo para os gerentes e chefes, orientando-os para as consequências de tais práticas. Para os empregados, as marcas do assédio moral muitas vezes não se apagam e o valor da indenização que recebem não basta para que se supere o mal causado no corpo e na alma.

Domingos Sávio Zainaghi. É palestrante do Núcleo Zainaghi-Cursos e Palestras sobre o tema para empresas e advogado do escritório Domingos Sávio Zainaghi-Advogados, onde atende a empresas e empregados.

www.nucleozainaghi.com.br | www.zainaghi.com.br Tel. 11 32538445.

SETEMBRO 2023 9 DIREITO TRABALHISTA

CURTAS

MÚSICA PAULINHO DA VIOLA

Aturnê 80 anos, do cantor e compositor Paulinho da Viola, chega ao Espaço Unimed no próximo dia 30. Os ingressos custam a partir de R$ 70,00. A apresentação pode ser considerada como uma grande festa da música brasileira, especialmente do samba. O artista é responsável, certamente, pelo que de mais expressivo o Brasil produziu nessas oito décadas. O espetáculo revisita o início do compositor e cantor, desde os tempos do histórico show “Rosa de Ouro”, onde o jovem músico colocou pela primeira vez os pés num palco, passando pelo saudoso tempo dos festivais onde “Sinal Fechado” dá o primeiro lugar a um jovem Paulinho que, de lá para cá, firmou-se como uma voz única e pujante da MPB e do samba. O espaço fica na Rua Tagipuru, 795 – Barra Funda. Ingressos pelo www.ticket.360.com.

TEATRO A MEGERA DOMADA

Está em cartaz, no Teatro UOL, até o dia 26 de novembro, o espetáculo “A Megera Domada”, de William Shakespeare. A comédia narra as confusões criadas por um grupo de pretendentes pela bela e doce Bianca, após saberem da decisão de seu pai controlador: ela só se casaria após o enlace de sua irmã mais velha, a indomável Catarina, que é refratária à natureza dos relacionamentos. É neste cenário que entra Petruchio que, na busca por um casamento de interesse, se dispõe a enfrentar a fera. Os cinco atores interpretam dezesseis personagens do texto original, numa troca rápida que vai além do figurino. As apresentações acontecem aos sábados, às 22 horas; e domingos, às 20 horas. Ingresso: R$ 80,00 (inteira). Informações pelo telefone 3823-2323. O teatro fica na Avenida Higienópolis, 618.

SÉRIE A QUEDA DA

CASA DE USHER

Aminissérie “A Queda da Casa de Usher” está prevista para estrear no dia 12 de outubro, na Netflix. Baseada na obra de Edgar Allan Poe com o mesmo nome e criada por Mike Flanagan, a trama acompanha a história dos irmãos Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline Usher (Mary McDonnell), os herdeiros da dinastia Usher. Conhecidos por transformar a Farmacêutica Fortunato em um império de privilégios, luxo e poder, os irmãos agora se encontram isolados e extremamente doentes. Em uma casa que um dia já habitou o sucesso, agora apenas resta um ar de podridão e abandono. Presos nas mãos de uma misteriosa mulher de seu passado, a dinastia Usher terá que enfrentar os segredos que vêm à tona quando uma morte marca o início de uma grande tragédia.

10 SETEMBRO 2023
Divulgação Divulgação

A penhora do bem de família na justiça brasileira

Apenhora é um instituto jurídico utilizado para garantir o pagamento de dívidas e obrigações. No entanto, quando se trata do bem de família, a legislação brasileira estabelece restrições importantes visando proteger o local de residência da pessoa e de sua família.

O bem de família é regido pela Lei nº 8.009/1990, que define o imóvel residencial como bem de família e estabelece que, em regra, ele não pode ser penhorado para o pagamento de dívidas civis, comerciais, fiscais, trabalhistas ou de qualquer outra natureza. Essa proteção tem como objetivo garantir a dignidade da família, assegurando-lhe um ambiente seguro e estável para o desenvolvimento familiar.

No entanto, é importante destacar que a proteção ao bem de família não é absoluta. Existem exceções previstas na própria lei em que o imóvel pode ser penhorado, mesmo sendo considerado bem de família. Por exemplo, em casos de dívidas decorrentes de pensão alimentícia, impostos prediais, taxas condominiais e empréstimos feitos para a aquisição do próprio imóvel, a penhora pode ser autorizada.

Outra exceção relevante é quando o devedor oferece o bem de família como garantia, como ocorre quando ele se torna fiador em um contrato de locação. Nessa situação, a jurisprudência tem entendido que o bem de família pode ser penhorado para o pagamento das obrigações assumidas pelo devedor principal. Essa interpretação busca preservar o equilíbrio nas relações jurídicas, evitando que o fiador possa se beneficiar da proteção ao bem de família para se eximir de suas responsabilidades.

Em relação às dívidas trabalhistas, a penhora do bem de família é um tema sensível e passível de interpretações divergentes. A jurisprudência tem entendido que a proteção ao bem de família deve ser flexibilizada apenas em situações excepcionais, quando há comprovada fraude ou abuso de direito por parte do devedor. A finalidade é assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam efetivamente res-

peitados, mas também resguardar a função social do bem de família como instrumento de proteção da moradia.

Em um caso recente que ganhou destaque na mídia, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região decidiu pela penhora do bem de família de um empresário em função de uma dívida trabalhista de grande valor. O tribunal considerou que, diante da gravidade dos fatos e da necessidade de assegurar a efetividade dos direitos do trabalhador, a penhora era justificada mesmo se tratando de bem de família.

É fundamental que tanto os credores como os devedores estejam cientes das possibilidades e limitações relacionadas à penhora do bem de família. Buscar orientação jurídica especializada é indispensável para analisar cada caso de forma individual, considerando a legislação, a jurisprudência e as decisões recentes dos tribunais. A correta interpretação e aplicação dessas normas são essenciais para garantir a proteção do bem de família e, ao mesmo tempo, a efetividade das obrigações decorrentes das dívidas.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

SETEMBRO 2023 11 DIREITO

PRIMEIRAS MALDADES

DE VOLTA ÀS NOVELAS, MARINA RUY BARBOSA ENCARNA

SUA PRIMEIRA VILÃ NA TRAMA DE “FUZUÊ”

Ao longo de duas décadas diante das câmeras, Marina Ruy Barbosa foi colecionando números impressionantes. Foram 12 novelas, cinco séries e três filmes. Após uma sequência intensa de trabalhos, a jovem atriz de 28 anos buscou uma folga do vídeo, mirando outras áreas de sua vida profissional. De volta aos folhetins em “Fuzuê”, Marina retoma não só uma rotina muito bem conhecida, mas ganha também uma sensação de recomeço na televisão como a ambiciosa vilã Preciosa Montebello. “Tenho muita gratidão pelo formato das novelas. Me deu ótimas oportunidades. Mas eu queria realmente voltar para fazer algo diferente. ‘Fuzuê’ me deu essa paixão. Com essa novela, voltei a lembrar o quanto sou apaixonada pelo formato das novelas”, afirma.

Na história das sete, Preciosa é uma mulher decidida, mas com seus momentos de fragilidade. Herdeira e administradora da Conde de Montebello Joias, ela faz da ostentação sua marca e tem um programa de tevê onde encarna uma espécie de coach da riqueza, estimulando as mulheres a seguirem seu exemplo. A empresária tem verdadeiro pavor com a possibilidade de ficar pobre. “Acho que a Preciosa é minha primeira vilã oficial. Em ‘Morde & Assopra’, a Alice era uma vilã mirim. Eu tinha 15 anos, ela era meio patricinha. A Preciosa é capaz de coisas muito pesadas”, compara.

A TRAMA DE “FUZUÊ” MARCA SEU RETORNO ÀS NOVELAS APÓS UM PERÍODO AFASTADA DO GÊNERO. O QUE CHAMOU A SUA ATENÇÃO NO PROJETO DE GUSTAVO REIZ?

A Preciosa era realmente uma personagem que eu estava buscando. Adoro fazer mocinhas e novela é um gênero que eu amo fazer. Cresci fazendo, né? Tudo que eu aprendi foi nas novelas basicamente. Faço desde os 9 anos. Tenho muita gratidão por esse formato. Mas eu estava querendo algo diferente depois de “Deus Salve o Rei” e “O Sétimo Guardião”. Vivi duas mocinhas bem parecidas. Queria algo que pudesse mostrar outro lado do meu talento.

MAS COMO FUNCIONOU ESSA CONVERSA COM A EMISSORA ATÉ ENCONTRAR A PERSONAGEM

IDEAL PARA RETORNAR?

Tenho contrato com a Globo. Depois de “O Sétimo Guardião”, a gente acertou de fazer “Rio Connection”. É uma série muito legal da Globo em parceria com a Sony. Vai ser lançada em breve. Novela é um formato que exige uma dedicação de um ano. Então, eu sabia que, após “Deus Salve o Rei” e “O Sétimo Guardião”, eu queria voltar em algo que fosse realmente diferente. Para surpreender o público e que pudessem me ver em outro lugar. Chegamos a falar de outros trabalhos antes de “Fuzuê”, mas não tínhamos achado algo ainda. A casa sempre me deu muita liberdade. Foram decisões sempre em comum acordo. Quando chegou o texto do Gustavo, soube da direção do Fabrício (Mamberti, diretor artístico) e a chegada da Lilia Cabral e do Felipe Simas, fiquei muito animada com o projeto. Senti que tinha toda a segurança para ser uma boa forma de voltar.

NA HISTÓRIA, A PRECIOSA É UMA MULHER FRIA E AMBICIOSA. ATÉ ONDE PODERÁ IR A VILANIA DA PERSONAGEM?

A Preciosa é muito intensa. Capaz de qualquer coisa porque ela é desequilibrada e inconstante. Acho que ela seria capaz de matar. Passar por cima da mãe ou do marido. Ela se coloca em primeiro lugar sempre. O lado empático dela veio com defeito (risos). A personagem tem atitudes bem complicadas de defender. Ela tem muito isso de força do pensamento, falar coisas boas para atrair coisas boas. Mas ela tem atitudes horríveis que, para mim, não atrai coisas boas. A Preciosa não é uma personagem fácil de lidar.

COMO ASSIM?

Acho que a Preciosa é uma personagem que exige bastante energia de mim. Ela fala rápido demais e é mais impulsiva. Eu, Marina, sou mais tranquila no tempo de falar, sempre penso antes de falar. Acho

14 SETEMBRO 2023 CELEBRIDADE

A atriz é dona de sua própria grife de roupas, a Gringa. A personagem Preciosa, inclusive, utiliza peças da grife em seu figurino

SETEMBRO 2023 15

CELEBRIDADE

que é uma personagem bem distante de mim. A nossa semelhança é apenas o gosto pela moda (risos).

AO MESMO TEMPO QUE A PRECIOSA TEM FALAS E ATITUDES DEPLORÁVEIS, ELA CARREGA UMA CERTA COMICIDADE. ESSE HUMOR JÁ VEM NO TEXTO OU VOCÊ ESTÁ INSERINDO AOS POUCOS NAS CENAS?

É uma coisa natural que vem com o próprio texto. A Preciosa tem um certo tom cômico para tudo. O Fabrício também traz essa pitada de humor na direção dele. A Preciosa, na verdade, é bem absurda, mas ela fala tudo com uma certa naturalidade. Então, tudo fica muito engraçado naturalmente. Eu senti isso logo no primeiro capítulo. A primeira semana também veio bem recheada de loucuras da Preciosa para dar esse toque. Esse projeto está sendo muito especial.

DE QUE FORMA?

Como eu estava há algum tempo sem fazer novelas, eu percebi o quanto eu estava com saudades desse formato. Cresci na tevê e fazendo novela. Fazendo a Preciosa, eu pude perceber o quanto sou apaixonada pelo gênero. Fico feliz de voltar em uma personagem que me dá orgulho e me diverte. Novela exige bastante

da gente, dá um cansaço enorme. Mas é aquele cansaço gostoso. Volto pensando que o dia foi longo, mas valeu a pena.

VOCÊ TEVE BOAS EXPERIÊNCIAS NO HORÁRIO DAS SETE, COMO “TOTALMENTE DEMAIS”. É UM HORÁRIO QUE VOCÊ SE SENTE MAIS À VONTADE PARA TRABALHAR?

É, sem dúvidas, um horário que fui muito feliz. É um horário que permite a gente viajar na comicidade e ter uma certa leveza. O texto do Gustavo, por exemplo, tem essa pegada do exagero que é muito divertida de trabalhar. Fiquei muito empolgada em viver uma experiência assim no horário.

ESTE ANO, VOCÊ COMPLETA DUAS DÉCADAS NA TELEVISÃO. QUAL O BALANÇO QUE VOCÊ FAZ DESSE PERÍODO DE CRESCIMENTO DIANTE DAS CÂMERAS E DO PÚBLICO?

Tenho muito orgulho de toda a trajetória que construí. Mas sei que tive muita sorte por ter pais que sempre me deram apoio para buscar meus sonhos. A minha família foi muito importante para a construção da minha trajetória e saber lidar com essa exposição que a tevê gera. Tive uma base muito segura e sólida para seguir com os pés no chão.

Na novela das sete, ela volta a contracenar com Felipe Simas, que interpreta o deputado Heitor Montebello. Eles foram os protagonistas da bem-sucedida “Totalmente Demais”, em que viveram Eliza e Jonatas

16 SETEMBRO 2023

Consumidor não é obrigado a aceitar voucher em caso de cancelamento de passagem aérea

lente; ou (iii) ser reembolsado pelo valor pago devidamente atualizado.

Portanto, eventual conduta que oferece apenas a utilização de vouchers para compras futuras quando há o cancelamento de passagens e pacotes de viagem já adquiridos é considerada uma prática abusiva pela legislação, pois limita a livre escolha do consumidor, ao bel-prazer da fornecedora.

A orientação, nesse sentido, quando há o cancelamento de pacotes já adquiridos, é primeiro entrar em contato com a empresa vendedora, noticiando o ocorrido e solicitando a tomada de providências, para que envie proposta de acordo ou tentativa de conciliação. Alerta-se que toda comunicação deverá ser registrada através de números de protocolos e e-mails.

Desde que recentemente uma grande companhia de venda de passagens aéreas anunciou o cancelamento dos pacotes de sua linha promocional, dúvidas de consumidores nas redes sociais surgiram quanto à possibilidade de responsabilização da empresa e a forma de reembolso dos valores pagos ou cumprimento das obrigações assumidas.

São comuns os relatos de pessoas que economizaram e pretendiam realizar viagens para comemorar datas importantes, como casamentos e aniversários, por exemplo, lamentando a postura da companhia, que somente ofereceu vouchers para eventuais compras futuras em seu próprio site.

Nesses casos, o consumidor não pode, em hipótese alguma, ser prejudicado por qualquer decisão da empresa, como, por exemplo, o oferecimento de uma espécie de crédito para compras futuras de produtos ou serviços.

O Código de Defesa do Consumidor é categórico nesse ponto ao impor que os consumidores não podem ser prejudicados por qualquer conduta da empresa, diversa daquela prevista no momento da compra.

Ou seja, caso o fornecedor (nesse caso companhias áreas e empresas que comercializam passagens) se recuse a cumprir a oferta adquirida, o consumidor à sua escolha poderá: (i) exigir o cumprimento forçado da obrigação (disponibilização das passagens); (ii) aceitar outro serviço ou produto equiva-

ATRAVÉS DO TELEFONE: (11) 2091-7133.

Caso persista a negativa de cumprimento da obrigação ou não concordância com a solução apresentada pela empresa, deverá ser registrada reclamação ou denúncia no Procon Estadual, que abrirá procedimento específico para cada caso.

Sendo ineficaz qualquer das medidas acima, o consumidor, que teve seu pacote de viagem ou sua passagem aérea cancelada, deverá procurar um advogado especialista para a solução do problema, que irá orientá-lo da melhor forma possível, conforme a necessidade do caso específico exija.

SETEMBRO 2023 17 DIREITO DO CONSUMIDOR
CONTATO
ACOMPANHE OUTRAS PUBLICAÇÕES RELATIVAS A DIREITO PREVIDENCIÁRIO, TRIBUTÁRIO E DESPORTIVO NO SITE: WWW.HPSTIP.COM HENRIQUE AUGUSTO PAULO É ADVOGADO SÓCIO DO ESCRITÓRIO HAPAULO & STIP ADVOGADOS
PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM
DIREITO
MATERIAL PRELIMINAR SUJEITO A ALTERAÇÃO ANTECIPE-SE AO LANÇAMENTO TATUAPÉ BOULEVARD a partir de R$ 990,00* MENSAIS PERSPECTIVA ILUSTRADA PRELIMINAR DA FACHADA DIGITE VISTA TATUAPÉ BOULEVARD VISITE O STAND E CONHEÇA A MAQUETE: FUTURO LANÇAMENTO: REALIZAÇÃO: DIALOGO.COM.BR 2941-0373

Misturador de água quente nas torneiras dos banheiros

Todas as bacias com caixa acoplada e sistema de economia de água Ecoflush

Pia com bancada de granito, cuba e misturador de água quente, ponto de água para filtro de bancada e geladeira

Ponto de carga e dreno para ar-condicionado na sala

Infraestrutura para aquecedor de passagem a gás Terraço entregue com bancada de granito, cuba e churrasqueira embutida a carvão

SUA VIDA NA MELHOR PERSPECTIVA LAZER EXCLUSIVO STUDIOS SUÍTES 3 DORMS. (1 SUÍTE) 2 3 E RUA MELO PEIXOTO, 241 - A 600M DO SHOP. METRÔ BOULEVARD TATUAPÉ.** Memorial de incorporação registrado sob o R.01, matrícula 357.135, no 9º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo, em 04/09/2023. LPS São Paulo Consultoria de Imóveis Ltda. – CRECI 24.073-J – Rua Estados Unidos, 1.971 – Jardim América – São Paulo-SP – CEP 01427-002 – Tel. (11) 3067-0000. JD Gestão Consultoria de Imóveis Ltda. – Rua Serra de Botucatu, 541/561 – Tatuapé – São Paulo-SP – CEP 03317-000 – CRECI J-37.379 – Tel. (11) 3506-0000 – www.jdhouse.com.br. *Consulte condições. **Fonte: Google Maps. Imagens ilustrativas. BREVE LANÇAMENTO. REALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO: CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECA PLAYGROUND E MUITO MAIS... SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS FITNESS COM 171M² PISCINAS Piscinas CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECA PLAYGROUND E MUITO MAIS... SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS FITNESS COM 171M² PISCINAS Salão de Festas CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECA PLAYGROUND E MUITO MAIS... SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS FITNESS COM 171M² PISCINAS Fitness CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECA PLAYGROUND E MUITO MAIS... SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS FITNESS COM 171M² PISCINAS Churrasqueiras CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECA PLAYGROUND E MUITO MAIS... SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS FITNESS COM 171M² PISCINAS Salão de Jogos CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECA PLAYGROUND E MUITO MAIS... SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS FITNESS COM 171M² PISCINAS Playground CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECA PLAYGROUND E MUITO MAIS... SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS FITNESS COM 171M² PISCINAS Brinquedoteca CHURRASQUEIRAS BRINQUEDOTECA PLAYGROUND E MUITO MAIS... SALÕES DE FESTAS SALÃO DE JOGOS FITNESS COM 171M² PISCINAS E muito mais... Persiana de enrolar nas janelas das suítes* Infraestrutura para sistema de ar-condicionado nas suítes* Uma tomada com porta USB nas suítes
MATERIAL PRELIMINAR SUJEITO A ALTERAÇÃO

MAQUIAGEM NUDE

COMO UM CLÁSSICO, A OPÇÃO VALE

PARA O TRABALHO E NAS FESTAS

Para quem gosta das trends da internet, deve saber que a maquiagem nude é uma tendência que veio para ficar

Se tem uma tendência no mundo da beleza que nunca sai de moda é a maquiagem nude. Inspirada nos tons terrosos e neutros, ela traz produtos que combinam com todos os estilos e ocasiões, desde o dia a dia até uma festa. Por ser clássica, a make nude faz sucesso e é simples de criar.

O QUE É O ESTILO?

Elegante e atemporal, a maquiagem nude tem como principal inspiração os tons terrosos, desde o bege clássico até o marrom, passando por suas diversas tonalidades. Ela confere um visual clássico e natural, por isso combina com todos os tons de pele, estilos e horários do dia.

O melhor de tudo é que a maquiagem nude é um visual coringa! Você pode usar no trabalho, passeio com os amigos e festas. Esse look se adapta tanto aos compromissos do dia como aos eventos noturnos. Versátil, é possível usar a make nude em produções elaboradas para eventos de casamento, tanto para noivas como para madrinhas ou convidadas, formaturas, como também no dia a dia como uma maquiagem simples.

TRENDS DA INTERNET

Para quem gosta de estar por dentro das trends da internet, deve saber que a maquiagem nude é uma tendência que veio para ficar. Com o nome de “Latte Makeup”, o look traz tons marrons aliados com muito glow para uma make superelegante que pode ser adaptada para qualquer ocasião.

O nome Latte Makeup faz referência a xícara de café com leite e já conquistou celebridades e influenciadores nas redes sociais, capa de revista e passarelas. Quer aprender a fazer a maquiagem no momento? Então confira abaixo o tutorial.

PELE

O primeiro passo da maquiagem é preparar a pele. Começar aplicando a base para garantir uma cobertura uniforme de toda a pele. Após isso, é hora de apostar em um blush em tons terrosos ou um leve coral. Além disso, é possível realçar a luminosidade da pele utilizando um iluminador dourado ou um bronzer para um efeito radiante

OLHOS

Nos olhos, a maquiagem marrom e neutra ganha des-

Nos olhos é possível fazer um degradê com diferentes tons de sombra ou apostar em uma cor única

taque nessa composição. É possível fazer um degradê com diferentes tons de sombra, apostar em uma cor única ou apenas trazer um destaque para o lado externo da pálpebra. O estilo de sombra cada um escolhe o melhor, mas a regra para ser uma make nude é clara: os tons devem ser terrosos e neutros.

BOCA

Todo mundo que ama maquiagem, tem um batom nude na bolsa. Ele é o item queridinho para todos os estilos de make e combina com todos os eventos. Para dar aquele efeito diferenciado pode-se começar fazendo o contorno com um lápis labial e depois aplicar o batom de preferência.

20 SETEMBRO 2023 BELEZA & ESTÉTICA

TARTUFO OU TRUFA?

CONHEÇA O INGREDIENTE QUE É ESTRELA DE VÁRIOS CHEFES RENOMADOS

Muitas vezes confundida com doce de chocolate, a trufa (tartufo) é uma iguaria considerada rara, que faz muito sucesso na alta gastronomia

Na “alta cucina” as trufas são consideradas verdadeiros tesouros, pelo sabor e aroma únicos, além de muito intensos

Apreciado por chefes do mundo todo, o tartufo, conhecido também como trufa, é um fungo comestível subterrâneo que cresce sob o solo. Encontrado em algumas regiões da Europa, sua colheita é uma tradição antiga e muito complexa, que requer conhecimentos específicos. Muitos produtores de trufas são especialistas que passam anos aperfeiçoando suas habilidades para garantir uma colheita bem-sucedida e de alta qualidade, o que torna a iguaria ainda mais interessante.

SABOR E AROMA ÚNICOS

Na “alta cucina” as trufas são consideradas verdadeiros tesouros, pelo sabor e aroma únicos, além de muito intensos. O ingrediente é usado frequentemente para realçar e enriquecer menus sofisticados, ralados ou fatiados em finas lâminas, dando um toque final sobre pratos já pre-

parados, como massas, risotos, saladas, purês e carnes grelhadas. A trufa também pode ser usada para aromatizar azeites, na preparação de molhos, embutidos, queijos e até mesmo em sobremesas, nestes casos a trufa branca, é responsável por dar um sabor especial em sorvetes e doces finos.

INGREDIENTE BASTANTE DISTINTO

Para o chefe Bernard, do premiado restaurante Pontremoli, que todo ano promove o Festival do Tartufo, a iguaria é um ingrediente bastante distinto, por sua raridade e dificuldade em ser colhido. “O tartufo é muito sensível e perde rapidamente o aroma, por isso é melhor quando consumido fresco, como em nosso festival. Amantes de trufas do Brasil todo nos prestigiam para celebrar e preservar a tradição de um alimento tão peculiar”, comenta o especialista.

22 SETEMBRO 2023
GASTRONOMIA
Arquivo

BEM-ESTAR

TERAPIA COM LASER É ALTERNATIVA PARA TRATAR ZUMBIDO NO OUVIDO

Aplicação do laser modula inflamação e amplia irrigação sanguínea dos tecidos da orelha interna, reduzindo o zumbido

Aterapia com laser pode ser mais uma alternativa para tratar o zumbido do ouvido, aponta pesquisa do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, com participação do Tyndall National Institute, na Irlanda. Em experimentos realizados com pacientes voluntários, a aplicação do laser na orelha interna modulou a inflamação e ampliou a irrigação sanguínea dos tecidos, reduzindo o zumbido. Os resultados do trabalho sugerem que a laserterapia atuaria como um tratamento complementar ou alternativo, pois como o zumbido é desencadeado por múltiplos fatores, não possui uma terapia específica, variando conforme a condição do paciente.

O zumbido é um problema no labirinto (orelha interna) que pode ser causado por diversos fatores, como insuficiência da circulação sanguínea originada por embolia, hemorragia, diabetes mellitus, hipertensão arterial e distúrbios musculares. “Atualmente, ele é tratado com medicamentos e aparelhos que recobrem as superfícies de mastigação dos dentes para relaxamento muscular e de ligamentos”, declarou ao Jornal da USP o pesquisador do IFSC, Vitor Hugo Panhóca, um dos autores do trabalho.

Participaram do estudo 100 voluntários, divididos em subgrupos, onde cada um deles recebeu, durante oito sessões, um tratamento específico: flunarizina (medicamento indicado para zumbido), ginkgo biloba (fitoterápico indicado para

O zumbido é a percepção consciente de um som nos ouvidos e na cabeça na ausência de uma fonte sonora externa

o mesmo fim), laser conjugado com ultrassom, com vacuoterapia e combinado com acupuntura (laserpuntura). “O laser é usado para aplicar luz na orelha interna do paciente com efeito de modulação inflamatória e aumento de irrigação periférica dos tecidos do órgão e ao seu redor, de maneira a eliminar o sintoma”, explica o pesquisador.

Efeito anti-inflamatório

Panhóca aponta que os melhores resultados do estudo foram obtidos com a aplicação de laser dentro da orelha interna. “Com ela, atingiu-se um efeito anti-inflamatório e de relaxamento”, ressalta. “Acreditamos que esses efeitos também podem aumentar a irrigação periférica, obtendo dessa forma resultados ainda maiores na luta contra o zumbido no ouvido.”

De acordo com o pesquisador, a laserterapia é reconhecida na área de saúde como terapia eficaz e existem aparelhos de laser de baixa potência aprovados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O zumbido é a percepção consciente de um som nos ouvidos e na cabeça na ausência de uma fonte sonora externa. É uma situação de hipersensibilidade das vias auditivas que pode ser desencadeada por diversos fatores e, por essa razão, há uma dificuldade de estabelecer um tratamento padronizado”, afirma o médico otorrinolaringologista Ítalo de Medeiros.

24 SETEMBRO 2023
SAÚDE

FÍGADO EM FORMA

SAIBA COMO ELIMINAR A GORDURA NO ÓRGÃO

Silenciosa, a doença pode ser prevenida a partir de hábitos saudáveis

Condição presente em 35% dos brasileiros com mais de 35 anos, a esteatose hepática é uma das doenças mais comuns nesta população. O distúrbio corresponde ao acúmulo de gordura no fígado, geralmente associado a quadros de obesidade, pré-diabetes e diabetes.

MORTE CELULAR

O dado acima é resultado de um estudo realizado por pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), USP (Universidade de São Paulo) e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Caso não seja tratada, a esteatose pode resultar em uma inflamação que leva a morte celular.

Em entrevista, o gastroenterologista Gleicer Nobre, alerta sobre os riscos da gordura no fígado para a saúde. “Ao longo do tempo, a condição pode evoluir para fibrose ou cirrose hepática e resultar num câncer de fígado. Em quadros mais graves, é necessário realizar o transplante do órgão”, alerta o médico especialista em doenças do aparelho digestivo.

MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA

Por ser uma doença silenciosa, a maioria dos pacientes com esteatose hepática não apresentam sintomas e descobrem a condição a partir do exame de rotina. Por isso, é importante ficar atento à prevenção da doença.

“A prevenção e tratamento passam, principalmente, pela mudança de hábitos. Uma dieta saudável aliada à prática de exercícios físicos são essenciais para controlar o excesso de

Uma dieta saudável aliada à prática de exercícios físicos são essenciais para prevenir a doença

peso, a resistência à insulina, os níveis de colesterol e a pressão arterial”, explica o médico.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO

Para quem já tem fígado gorduroso, é essencial o acompanhamento de médico nutricionista. Nesses casos, é importante priorizar certos tipos de alimentos e atividades. Confira.

#1 Verduras, legumes, frutas e grãos integrais, que são ricos em fibras, antioxidantes e nutrientes benéficos para o fígado;

#2 Peixes, carnes brancas e ovos, importantes para a função hepática;

#3 Itens ricos em gordura “do bem”, como salmão, sardinha, azeite extravirgem, abacate e amêndoas já que têm efeito anti-inflamatório;

#4 Atividades aeróbicas com cerca de 30 minutos pelo menos cinco vezes por semana, e exercícios de resistência muscular, por pelo menos duas vezes por semana, que auxiliam o metabolismo e a queima de gordura.

SUPORTE PSICOLÓGICO

“Nem sempre é fácil mudar hábitos, principalmente quando estamos cercados por alimentos calóricos. Por isso, quem tem ou conhece alguém que conviva com a doença, precisa procurar por suporte psicológico para enfrentar esse desafio”, orienta Gleicer Nobre.

26 SETEMBRO 2023
SAÚDE

AUTISMO E TDAH NA ESCOLA

COMO GARANTIR EDUCAÇÃO INCLUSIVA

PARA CRIANÇAS NEURODIVERGENTES

Número de diagnósticos vem crescendo no Brasil e escolas precisam estar preparadas para lidar com cada caso

De especialista em especialista, exame após exame, uma pessoa neurodivergente pode levar anos até chegar a um diagnóstico preciso. Transtornos como o autismo (TEA) ou o déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), embora comuns, só passaram a receber atenção da sociedade há poucos anos, o que faz com que muitos convivam com essas condições sem ter conhecimento. Entender o diagnóstico e pesquisar sobre ele é uma das formas de oferecer mais qualidade de vida a quem o recebe - e a escola é responsável direta por boa parte do desenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA ou TDAH.

NÍVEL MUNDIAL

O Center of Diseases Control and Prevention (CDC), órgão do governo dos Estados Unidos, estima que uma a cada 110

crianças tem autismo. No Brasil ainda não há uma estatística segura sobre o assunto, porque uma pergunta sobre o TEA foi incluída pela primeira vez no questionário do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas ainda não tem resultados divulgados. A estimativa é de que, em todo o país, dois milhões de pessoas tenham TEA. No caso do TDAH, a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) aponta que, em âmbito mundial, algo entre 5% e 8% da população apresenta o transtorno.

O QUE É PRECISO OBSERVAR NA ESCOLA?

Com um número cada vez maior de casos diagnosticados, os debates acerca dessas condições vêm, há algum tempo, ganhando força e se ampliando em busca de soluções para garantir uma vida confortável e saudável para

28 SETEMBRO 2023 ESPECIAL EDUCAÇÃO
Tentar perceber se, de forma geral, a criança está feliz, se gosta da escola e dos colegas e se remete a eles, seja de forma verbal ou não, é fundamental, segundo a especialista

ESPECIAL EDUCAÇÃO

todo esse contingente. E, em certa medida, esses debates passam, necessariamente, pela escola. Escolher uma instituição de ensino é um desafio e, quando a criança tem algum diagnóstico, essa tarefa se torna ainda mais complexa. Algumas dicas podem ajudar nessa missão. De acordo com a especialista pedagógica, Wania Burmester, “ao entrar na escola, deve-se observar atentamente como se é recebido, como a criança é recebida, como as pessoas tratam umas às outras. Para uma criança aprender, ela precisa de sentir bem, ser acolhida, sentir que acreditam nela. Isso é muito importante na relação de ensino e aprendizagem”.

QUESTÃO PEDAGÓGICA

Uma visão humanizada e acolhedora é fundamental, mas não é tudo. A especialista explica que também é preciso observar a questão pedagógica. “Questione se a escola tem um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI) que aponte as habilidades e limitações da criança para que o plano de trabalho com ela possa ser traçado e proponha-se a compartilhar o maior número possível de informações sobre seu filho, de modo a compor esse PEI. Que tipo de adaptações essa escola oferece? Existe um Atendimento Educacional Especializado (AEE), um espaço a que a criança possa ir em momentos em que seja necessário sair da sala de aula? A criança terá um acompanhante nesses momentos ou não? Lembre-se de que a inclusão acontece quando a criança está bem e feliz, mas, principalmente, aprendendo”, alerta.

ALÉM DA SALA DE AULA

Mas não basta que a escola esteja preparada e pronta para fazer as adequações necessárias, é preciso que a família também se comprometa com o aprendizado da criança. Faz parte desse processo, em primeiro lugar, relatar para a escola quem a criança é, quais suas principais dificuldades e habilidades, os aspectos comportamentais que podem influenciar no dia a dia escolar. Quanto mais informações a escola tiver, mais fácil será a adaptação. Outro passo importante é acompanhar como é o relacionamento dela com os colegas, funcionários e professores. Ao abrir um espaço de diálogo franco com a escola, o retorno será, também, muito sincero, com apon -

tamentos do que está sendo difícil e o que está indo bem.

VAI E VOLTA DA ESCOLA

“Preste atenção a como essa criança vai e volta da escola, porque criança tem que ir feliz e voltar feliz. É claro que eles não estarão ótimos todos os dias e, em alguns momentos, ficarão tristes porque discutiram com um colega ou levaram bronca de um professor, isso é normal. Mas tente perceber se, de forma geral, a criança está feliz, gosta da escola e dos colegas e se remete a eles, seja de forma verbal ou não”, aconselha.

ESCOLA E FAMÍLIA

E, quando isso não acontecer, a dica é, antes de tudo, fazer uma autoavaliação. Wania destaca que, instintivamente, é normal ter um instinto de proteção materno ou paterno, o que pode gerar a sensação de que a escola deveria tratar as crianças da mesma forma que os pais. Mas isso não é verdade. A escola não é uma extensão da casa, ou a casa da avó, ou um espaço terapêutico, ou mesmo um espaço em que a criança será tratada individualmente o tempo todo. “Algumas frustrações fazem parte. Agora, se depois dessa avaliação eu entendo que não é um exagero meu, então a melhor conduta é ir até a escola e conversar”, aponta. Abrir o jogo e esclarecer como os pais gostariam que a situação fosse conduzida é saudável e importante para que, juntos, escola e família cheguem à melhor solução.

UMA REDE DE AMIZADES

Além das conversas com a escola, outra atitude que a família pode tomar é se aproximar das famílias das crianças com quem o filho convive. Convidar os colegas para brincadeiras em casa, criar situações em que o filho possa estar com essas crianças fora da escola e que os pais possam se relacionar com os demais pais gera uma convivência que pode ajudar a amenizar comportamentos e preconceitos que levem ao bullying, por exemplo.

“Quando envolvemos todo mundo, temos mais chances de ter bons relacionamentos e aprender a lidar com as pessoas. Depois desses encontros, converse com a criança: ‘veja, seu amigo não gostou disso’. Nomeie os sentimentos para que ela vá aprendendo a reconhecê-los”, afirma. Para muitas pessoas neurodivergentes, reconhecer esses sentimentos nos outros pode ser difícil. Então, é indispensável orientar a criança, relacionando as reações dos colegas a situações pelas quais ela mesma já vivenciou. Isso contribui para a compreensão do outro e melhora as relações.

CADA CRIANÇA É ÚNICA

Uma visão humanizada e acolhedora é fundamental, mas não é tudo. A especialista explica que também é preciso observar a questão pedagógica

Por fim, é importante lembrar que, ainda que os transtornos se dividam cientificamente de maneira igual, um diagnóstico é sempre diferente do outro. No TEA há uma infinidade de questões que precisam ser levadas em conta na hora de definir como trabalhar com uma criança. E com o TDAH não é diferente. Segundo a ABDA, cerca de 70% das crianças que têm o transtorno apresentam outras comorbidades associadas. Assim, cada criança é única e nem sempre será possível, para a escola, oferecer um tratamento padronizado por diagnóstico. “Não adianta ter uma receita de bolo. O que vai contribuir para uma adaptação adequada é a parceria e a comunicação entre família e escola”, finaliza.

30 SETEMBRO 2023

ALEGRIAS E DESAFIOS

VIVÊNCIAS DE UMA MÃE COM

UM FILHO SUPERDOTADO

Escritora paulista compartilha experiências de conviver e criar um filho com altas habilidades

Quando Felipe Barretto tinha 14 anos de idade, finalmente as angústias e problemas que viveu na escola, por anos, ganharam um nome: superdotação. Assim que identificada a condição, ele e a família finalmente puderam fazer escolhas para auxiliá-lo no seu crescimento e formação. É essa experiência peculiar, da infância à adolescência do filho, que Claudia Tozzini Barretto compartilha no livro Ele é Superdotado, e daí?

DIFICULDADES ENFRENTADAS

Uma criança extremamente organizada, bem-humorada e sincera. Agitado e pouco sociável, evitava o contato físico. Este era Felipe, um garoto inteligente e cheio de talentos, mas nem sempre compreendido fora do ambiente familiar. A partir das dificuldades enfrentadas pelo jovem, como bullying e repreensão de comportamentos, a obra de Claudia acolhe pais, educadores e profissionais da saúde que sentem na pele os desafios de entender e conviver com pessoas superdotadas.

Uma característica muito curiosa do Felipe era que tinha o hábito de tirar o tênis do pé – adorava ficar descalço – e colocava-o lado a lado no cantinho do quarto. Isso chamava atenção de qualquer pessoa, pois normalmente não estamos acostumados a ver uma criança de 2/3 anos tão organizada.

ELEMENTOS TÉCNICOS

Dividido em duas partes, Ele é Superdotado, e daí? não se limita a uma narrativa de experiência pessoal – também traz elementos técnicos para contextualizar aspectos fundamentais da superdotação. Com base em estudos e profissionais da área, a mãe-autora conceitua o universo das pessoas identificadas, revela aspectos que caracterizam uma pessoa com altas habilidades e aponta as diferenças entre superdotação, genialidade e precocidade.

MUDANÇAS SOCIAIS

Claudia Tozzini Barretto também busca despertar no

leitor um novo olhar sobre formas diferenciadas de aprendizagem, ao questionar o despreparo do ambiente escolar no Brasil, seja público ou privado, para receber alunos com os mais diversos tipos de condições. O prefácio de Maria Helena Oliveira, psicóloga que identificou Felipe, e posfácio de Maria Lúcia Sabatella, referência no assunto no Brasil, reforçam a importância da identificação e da ampliação da discussão no País na intenção de promover mudanças sociais e no âmbito educacional.

32 SETEMBRO 2023 ESPECIAL EDUCAÇÃO
volta às águas ESTE ANÚNCIO VALE UMA EXPERIÊNCIA MODELLA! TIRE UMA FOTO DELE E AGENDE A SUA! Un. Tatuapé n. Rua Santa Virginia, 65 SP ua (11) 2093.2109 - (11) 99413.4748 11) Un. Anália Franco n. Rua Francisco Zicardi, 298 ua (11) 2671 1410 - (11) 94030 9899 11) Un. Ilhabela n. Av Princesa Isabel, 809 v (12) 38965878 - (12) 99680-6050 12) H á 4 3 a n o s o f e r e c e n d o s a ú d e e q u a l i d a d e d e v i d a a t r a v é s d e t o d a s m o d a l i d a d e s ! n a t a ç ã o • h i d r o g i n á s t i c a • m u s c u l a ç ã o • g i n á s t i c a Aprenda a nadar com a primeira academia credenciada da Metodologia Gustavo Borges Natação para todas as idades e todos os níveis de aprendizado, garanta a segurança no ambiente aquático aprendendo a nadar de forma segura, divertida e eficaz!

LEVO VC

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.