Revista do Tatuapé - 194

Page 1

Eliana

Há mais de 30 anos na tevê, apresentadora celebra a chegada de seus 50 anos no ar

MENSAL GASTRONOMIA | EDUCAÇÃO | BELEZA & ESTÉTICA | DIREITO | SAÚDE
WWW.REVISTADOTATUAPE.COM.BR EDIÇÃO 194

Dados para comemorar, mas a prevenção é o melhor caminho

Amortalidade por Aids no Estado de São Paulo caiu 78% desde 1995, quando ocorreu o pico de mortes pela doença. Os dados são da Fundação Seade do Governo de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O fato deve-se, em grande parte, ao avanço nos tratamentos, mas a necessidade da conscientização sobre a importância do uso de métodos preventivos, como a camisinha, requer alerta máximo, ainda e sempre. Confira.

Em Celebridade, a apresentadora do SBT, Eliana, completou seus 50 anos. À frente do “Programa Eliana”, a loura buscou manter a consciência ligada sobre seus erros e acertos durante sua caminhada no vídeo. Dê só uma olhada!

Em Gastronomia, um dos pratos mais antigos que existem no cardápio das pessoas, independente da cultura, é o peixe. Fonte de proteínas, essa carne possui nutrientes e vitaminas que trazem muitas vantagens ao organismo. Confira.

Você tem lábios ressecados? Felizmente, essa situação pode ser facilmente tratada. Saiba como em nossa seção Beleza & Estética. Ainda nessa, penteados podem ajudar na mudança do visual cotidiano. Acompanhe.

Desde o início da pandemia, em 2020, casos como depressão, insônia, pânico e estresse dispararam no mundo todo, como aponta o mais recente levantamento da Organização Mundial da Saude. Para os especialistas, entender quando o sinal de alerta acende é fundamental. Leia na seção Saúde.

No Especial Educação, dicas valiosas de documentários brasileiros para reflexão sobre educação. E uma boa notícia, o Fundeb passará por modificações. Agora, a complementação da União será de 23%. Confira.

REDES SOCIAIS

Diretor Responsável

Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br

Editora

Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br

Diretor Comercial

Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br

Revisão

Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br

Publicidade publicidade@grupoleste.com.br

Design dos Anúncios

RP7 Comunicação

Impressão

FASTi Qualidade Gráfica

Publicações do Grupo:

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial de anúncios produzidos pela nossa Editora.

Diariamente novidades da região que tanto amamos.
Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.
publicações não se responsabilizam pelos conceitos emitidos nos artigos assinados.
e as ofertas são de inteira responsabilidade dos anunciantes.
permitida sob autorização prévia, desde que citada a fonte.
ATENDIMENTO AO LEITOR E PUBLICIDADE As
Os anúncios
Reprodução
@revista_do_tatuape revistadotatuape @revistatatuape 11 98485-9593
Leste TV EDIÇÃO 132 GASTRONOMIA EDUCAÇÃO BELEZA & ESTÉTICA DIREITO SAÚDE Há mais de 30 anos na tevê, apresentadora celebra a chegada de seus 50 anos no ar Eliana EDIÇÃO 194 GASTRONOMIA EDUCAÇÃO BELEZA & ESTÉTICA DIREITO SAÚDE Há mais de 30 anos na tevê, apresentadora celebra a chegada de seus 50 anos no ar Eliana Endereço: R. Serra de Botucatu, 1.690, Tatuapé São Paulo/SP CEP: 03317-001 E-mail: contato@grupoleste.com.br FONE: 11 2095-8200 www.revistadotatuape.com.br Boa Leitura! Divulgação Divulgação 4 DEZEMBRO 2022 EDITORIAL
> Equipe Grupo Leste
Grupo
6 DEZEMBRO 2022 ÍNDICE Eliana Divulgação 22 36 > Educação Mais verbas para Fundeb 32 Saúde mental > Saúde 20 30 > Perto Daqui Caminhos do mar 14 Apresentadora celebra a chegada de seus 50 anos no ar 18 Impostos atrasados > Direito 24 > Beleza & Estética Tipos de coques > Educação Cinema Ricos em vitaminas > Gastronomia

FILME AVATAR : O CAMINHO DA ÁGUA

Chega aos cinemas “Avatar: O Caminho da Água”, sequência de Avatar (2009). Após dez anos da primeira batalha de Pandora entre os Na’vi e os humanos, Jake Sully (Sam Worthington) vive pacificamente com sua família e sua tribo. Ele e Ney’tiri formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos, devido a problemas conjugais e papéis que cada um tem que exercer dentro da tribo. No entanto, eles devem sair de casa e explorar as regiões de Pandora, indo para o mar e fazer pactos com outros Na’vi da região. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar uma guerra difícil contra os humanos novamente. Mesmo com dificuldade, Jake acaba fazendo novos aliados - alguns dos quais já vivem entre os Na’vi e outros com novos avatares.

LIVRO CIBERPOPULISMO

AEditora

Contexto lançou o livro “Ciberpopulismo – Política e Democracia no Mundo Digital”, de Andrés Bruzzone. O ciberpopulismo é a combinação eficiente de técnicas de propaganda do século XX com as possibilidades abertas pela tecnologia no século XXI. Como hoje as redes sociais são a praça pública, é desse ambiente virtual que vem o novo na política. E isso inclui o velho populismo repaginado. Replicando a velocidade do avanço tecnológico, o ciberpopulismo já começou a causar alterações estruturais nos países e na geopolítica. A polarização é cada vez mais comum. Mas como a tecnologia da qual dependemos cada vez mais está alterando o jogo político? Qual o impacto da comunicação atual nas democracias? Como o Brasil se encaixa nessa conjuntura?

SÉRIE

EM BUSCA DO TESOURO

Para

quem gosta de aventura, a Disney + lança “A Lenda do Tesouro Perdido: No Limiar da História”. Na série, Jess Morales (Lisette Alexis) é uma jovem latina que decide sair em uma aventura emocionante para descobrir a história secreta sobre sua família. Com a ajuda de seus fiéis amigos, ela também entrará em uma jornada perigosa para recuperar um antigo tesouro perdido. Justin Bartha reprisa o papel de Riley, enquanto Catherine Zeta-Jones e Jake Austin Walker complementam o elenco. Harvey Keitel também retornará ao papel de Peter Sadusky, que apareceu nos dois filmes da franquia, e fará participações especiais. A série, cujo episódio piloto foi escrito por Marianne e Cormac Wibberley, ambos roteiristas dos dois filmes de A Lenda do Tesouro Perdido, será dirigida por Mira Nair.

8 DEZEMBRO 2022
CURTAS
Divulgação

CURTAS

TEATRO NEY MATO GROSSO

Estreia dia 13 de janeiro, no Teatro Santander, “Ney Mato Grosso, Homem com H, o Musical”, com direção de Fernanda Chamma e Marilia Toledo. As apresentações vão ocorrer as sextas, às 20h30; sábados, às 15h30 e 20h30; e domingos, às 15h30 e 20 horas. A classificação etária é de 14 anos e os ingressos custam de R$ 37,50 a R$ 250,00. O espetáculo explora momentos e canções marcantes na trajetória do cantor sem seguir necessariamente uma ordem cronológica. A história começa em um show do grupo “Secos & Molhados” em plena ditadura militar. As trocas de figurinos são feitas na frente do público. Além disso, a apresentação mostra toda a força do artista, inclusive deixando clara a sua bissexualidade. O teatro fica na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041, Itaim Bibi.

MÚSICA ZEZÉ DI CAMARGO

No dia 14 de janeiro, às 20 horas, o cantor Zezé Di Camargo vai apresentar, no Espaço Unimed, o show “Rústico”. Desta vez, com direção de Anselmo Troncoso, produção musical de Felipe Duran, supervisão geral de Emmanoel Camargo e artística de Rafael Vannucci, o cantor e compositor resgata ainda mais a sua essência de homem do campo, de amante das rimas e das noites enluaradas. Junto com a apresentação, “Rústico” será traduzido em um produto audiovisual com EP apresentando cinco faixas e também clipes, que vão ganhar as plataformas digitais e o canal do artista no Youtube. Zezé, que soma 30 anos de carreira ao lado do irmão Luciano, avisa, de antemão, que esse trabalho solo não significa uma separação do mano. Local: Rua Tagipurú, 795 – Barra Funda.

EXPOSIÇÃO ‘CIDADES LÍQUIDAS’

Está

em cartaz no Centro Cultural Fiesp, a exposição gratuita “Cidades Líquidas”, de Gustavo Minas, com curadoria de Rosely Nakagawa. A mostra reúne 55 obras do fotógrafo, que retratam o cotidiano dos grandes centros urbanos, com um olhar apurado para a relação do espaço, tempo e o ser humano. Minas captura várias camadas das realidades, definidas por diferentes necessidades pessoais de grupos socioeconômicos. Do homem branco executivo que se fecha em um automóvel de luxo, até a diarista que leva horas para se locomover por meio de transporte público lotado. Dos lugares construídos para garantir, em nome do medo e da segurança, o isolamento e a desumanização nas relações sociais e culturais. Quando? De quarta a domingo, das 10 às 20 horas. Local: Avenida Paulista, 1.313.

10 DEZEMBRO 2022
Divulgação Divulgação Divulgação
NOVEMBRO 2022 11

SEDE DE VIVER

HÁ MAIS DE 30 ANOS NA TEVÊ, ELIANA CELEBRA A CHEGADA DE SEUS 50 ANOS NO AR

Otempo sempre foi um grande aliado de Eliana ao longo de sua trajetória. A apresentadora do SBT, que completou 50 anos em novembro, buscou manter a consciência ligada sobre seus erros e acertos durante sua caminhada no vídeo. À frente do “Programa Eliana”, a loura, que ganhou repercussão entre o grande público ainda como apresentadora infantil, viu o passar dos anos como uma forma de acumular experiências e maturar seu desenvolvimento profissional e pessoal. “Estou vivendo uma etapa linda da minha vida, em ótimo momento profissional, enquanto acompanho o crescimento dos meus filhos. Não romantizo minha trajetória, passei por muitos momentos maravilhosos e outros muito difíceis, mas acredito que todos ajudaram a formar a mulher madura que sou hoje”, explica Eliana, que encarou a vida com mais leveza ao se tornar mãe dos pequenos Arthur e Manuela. “Sou leve para lidar com os problemas do cotidiano. Contanto que minha família esteja bem, com saúde, todo o resto é solucionável”, completa.

No ar desde 2009 nas tardes de domingo do SBT, o “Programa Eliana” é, desde a sua estreia na emissora de Silvio Santos, a única produção dominical de auditório comandada por uma mulher a disputar a audiência do dia mais concorrido da televisão brasileira. “Por décadas, apenas homens apresentavam programas de auditório aos domingos. Então muita gente nos bastidores da indústria televisiva torceu o nariz com a ideia de uma mulher apresentar, nessa mesma faixa de horário, um programa que falava com a família brasileira. Tive de me reinventar, provar minha capacidade profissional e trabalhar muito”, aponta.

HÁ MAIS DE UMA DÉCADA À FRENTE DO “PROGRAMA ELIANA”, COMO VOCÊ ANALISA ESSA LONGEVIDADE DA PRODUÇÃO

DOMINICAL?

O “Programa Eliana” é fruto de diversos fatores: de uma equipe extremamente competente, de uma relação incrível que mantemos com o público desde 2009 e de conteúdos que emocionam, divertem e tocam as pesso-

as. Tivemos muitos bons acertos ao longo dos anos. O quadro “Minha Mulher que Manda” foi, na minha opinião, um dos nossos maiores acertos. É um quadro muito amado, que este ano está em sua sétima temporada.

VOCÊ COSTUMA IR ALÉM DA SUA PORÇÃO APRESENTADORA, FREQUENTANDO, INCLUSIVE, FEIRAS INTERNACIONAIS EM BUSCA DE NOVOS FORMATOS. COMO VOCÊ ENCARA ESSA PARTE MAIS BUROCRÁTICA DO TRABALHO EM TEVÊ?

As decisões executivas do “Programa Eliana” são tomadas a várias mãos, as minhas inclusas (risos). Isso quer dizer que sim, sou ativa nos bastidores juntamente com meu diretor geral, trazendo muito da minha bagagem de 30 anos de televisão para a mesa, além de insights que surgem das pesquisas de mercado e do que o público me fornece. Nas viagens, quando reduzimos a equipe, estou sempre pronta para colocar a mão na massa e ajudar na produção se necessário. Meu trabalho como apresentadora começa bem antes das luzes se acenderem no palco e sempre foi assim, desde menina.

VOCÊ É A ÚNICA

MULHER À FRENTE DE UM PROGRAMA DE AUDITÓRIO NAS TARDES DE DOMINGO. COMO VOCÊ ENXERGA ESSA POSIÇÃO?

Tenho muito orgulho de estar há 17 anos ininterruptos neste “hall” tão concorrido, que é a televisão aberta aos domingos. É uma quebra de paradigma, uma mulher ocupando um espaço historicamente masculino. Espero, sim, poder inspirar muitas mulheres com o meu trabalho, mas o meu desejo maior é que outras apresentadoras tenham a oportunidade de ocupar esses espaços também. E que venham para ficar. Unidas somos mais fortes, em todas as áreas.

MESMO CONFORTÁVEL NAS TARDES DE DOMINGO DA TEVÊ ABERTA, VOCÊ TEM PLANOS DE

14 DEZEMBRO 2022 CELEBRIDADE
DEZEMBRO 2022 15
Eliana reúne mais de 30 milhões de seguidores no Instagram
Divulgação

CELEBRIDADE

SEGUIR POR OUTROS CAMINHOS PROFISSIONAIS?

Bem, primeiramente, nunca estou confortável (risos), sempre acredito que posso melhorar. Confesso que sou bem crítica em tudo o que faço, mas quem sabe no futuro não apresento um programa no “metaverso”? Por que não? Ou lanço um formato inédito para as redes sociais? Estou aberta às possibilidades.

EM NOVEMBRO, VOCÊ COMPLETOU 50 ANOS. COMO ENCAROU A CHEGADA DE UMA IDADE TÃO EMBLEMÁTICA?

Estou vivendo uma etapa linda da minha vida, em ótimo momento profissional, enquanto acompanho o crescimento dos meus filhos. Não romantizo minha trajetória, passei por muitos momentos maravilhosos e outros muito difíceis, mas acredito que todos ajudaram a formar a mulher madura que sou hoje.

A TELEVISÃO PODE SER CRUEL E OPRESSORA COM O ENVELHECIMENTO DAS MULHERES. DE QUE FORMA VOCÊ LIDOU COM ESSA PASSAGEM DE TEMPO DIANTE DAS CÂMERAS AO LONGO DOS ANOS?

Costumo dizer que não tive a crise dos 30, nem dos 40… Os 50 chegaram e a passagem do tempo me alegra, porque significa que estou vivendo. Obviamente que não

Novas plataformas

Aos poucos, Eliana vai se atualizando e experimentando as novas possibilidades que o mercado audiovisual oferece. A apresentadora do SBT fez sua estreia no universo do streaming à frente do programa “Ideias à Venda”, original Netflix. “Continuo firme e forte na tevê aberta, mas encarei esse movimento em direção ao streaming com muita naturalidade, muito consciente de que era uma oportunidade de eu incorporar novos ritmos e novas linguagens à minha carreira”, explica.

A produção, que está disponível para os assinantes do serviço de streaming, mergulha no universo do empreendedorismo. Quatro empresários mostram seus produtos a um júri técnico e a outros 100 consumidores. Os empreendedores terão de provar porque suas ideias merecem uma chance com um bom investimento financeiro. “Eu pude exercitar minha veia empreendedora e ampliar os horizontes como apresentadora. Estar no catálogo mundial da Netflix me dá muito orgulho”, vibra.

Outro patamar

Eliana sempre esteve atenta aos movimentos do mercado, visando boas e novas oportunidades. Por isso mesmo, após uma longa e vitoriosa trajetória voltada para o público infantil, a apresentadora começou a reposicionar sua carreira. Em 2005, ela estreou à frente do “Tudo é Possível”, da Record, em que iniciou uma jornada diante do

me sinto plena todos os dias, mas a maturidade me trouxe as ferramentas que eu preciso para lidar bem com essas inseguranças.

COMO ASSIM?

Acho o diálogo uma ferramenta importantíssima, principalmente com outras mulheres, sobre as pressões estéticas que sofremos. Acho, sim, muito importante falarmos sobre isso, para que o envelhecimento feminino cada vez mais deixe de ser um tabu. Temos de levar esses debates para frente cada vez mais.

COM MAIS DE TRÊS DÉCADAS NA TELEVISÃO, O QUE A MOTIVA A SEGUIR DIANTE DAS CÂMERAS E LONGE DA IDEIA DE UMA APOSENTADORIA DO VÍDEO?

Apesar de não ser uma tarefa fácil, eu amo o meu trabalho. Tenho uma equipe muito afinada e talentosa. Juntos, observamos as novas tendências e estudamos o mercado, para trazermos sempre o que há de novo para o palco. É isso que me motiva continuar trabalhando. O “Programa Eliana” é um programa em constante evolução, nunca estagnado, sempre olhando para a frente, com a criatividade a mil. Não tem como se sentir estacionada. Sempre há algo novo para desbravar.

público adulto. “Nunca achei que fosse impossível (essa mudança), mas não foi uma tarefa fácil. Tive de me adaptar, como comunicadora, ao meu novo público. Foi um processo longo, em terapia, até que eu me permitisse ser no palco a mulher de 30 e tantos anos que eu era no dia a dia”, explica.

A nova fase abriu uma série de debates e temáticas novas para Eliana diante das câmeras. Longe dos assuntos infantis, a apresentadora abriu diálogos mais próximos de sua realidade como uma mulher adulta. “Me adaptei ao novo formato de programa, com pautas que conversavam com a mulher brasileira e com a família brasileira, ainda dialogando com o público infantil, mas também com as mães e pais dessas crianças”, aponta.

16 DEZEMBRO 2022
O “Programa Eliana” está no ar desde 2009
monetdecor.com.br LOJA PINHEIROS 11 3021-6024 Av. São Gualter, 1728 LOJA ANÁLIA FRANCO 11 2671-9090 R. Prof. João de Oliveira Torres, 55 * Piso de madeira (só madeira) a partir de R$ 199,00 m2 | Valores da promoção apenas para pagamento a vista e enquanto durar o estoque. | Direito ao brinde surpresa apenas para as compras. | Maiores informações, consulte um dos nossos consultores. | Pagamento via boleto, sujeito análise e aprovação de crédito. Imagem meramente ilustrativa. Aponte a câmera do celular para o QR Code e fale conosco

Estou com impostos atrasados. E agora?

São muitas as dúvidas dos empresários quando o assunto é dívida tributária e o pagamento de impostos para os governos Federal, Estadual e Municipal. Logo vem à mente uma série de interpretações do que fazer e, dependendo da decisão tomada, ela poderá comprometer a sobrevida da empresa com protestos, retenção de bens, inserção do nome na Dívida Ativa, entre outras situações.

A primeira coisa a saber é que a cobrança da dívida tributária é feita pela Lei 6.930, de 1980, e vale para as esferas Federal, Estadual e Municipal. Ela estabelece regras e condições específicas de uma Execução, diferente de uma cobrança comum de cheque, duplicata ou algum inadimplemento de cliente.

A seguir confira algumas dicas sobre as principais dúvidas a respeito deste tema:

COBRANÇA

A Execução Fiscal é muito morosa porque segue uma lei de 1980 e são várias as discussões jurídicas e frentes com relação à cobrança.

Há várias correntes jurídicas de rediscussão da dívida, além dos prazos que têm que ser computados corretamente. Um dia a mais ou um dia a menos pode fazer a diferença entre Prescrição e Decadência do tributo, que automaticamente não pode ser cobrado pelo Estado.

Isso acontece na discussão da Execução Fiscal, discussões judiciais de validade da cobrança da dívida fiscal. Para isso a parte tem que ser intimada para oferecer defesa e para se defender daquele débito que está sendo cobrado. Só depois da citação é que começam as fases de penhoras e bloqueios de bens.

PENHORA OU BLOQUEIO

A penhora de conta e dinheiro é feita apenas pelo juiz e de forma online. Para bens móveis normalmente o Oficial de Justiça realiza a penhora, fazendo na sequência a avaliação do bem para leilão.

RISCO DE CRIME

Nesta fase, como também existe execução fiscal, há certo risco de crimes tributários envolvendo a situação. Caso o devedor tenha execução em andamento, qualquer venda de ativo que o coloque ao estado de insolvência é um crime e chama-se Fraude à Execução.

É importante a empresa administrar suas dívidas tributárias de forma ordenada, estruturada e através de um profissional que seja especialista no assunto. Normalmente o empresário faz aquele montante de dívida e deixa todos os processos e dívidas à revelia, quando o mais sensato seria rediscutir aquele determinado valor ou débito que está sendo cobrado.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente eleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

18 DEZEMBRO 2022
DIREITO
(11) 94724-1120 (11) 2097-4978 | CLÍNICA VETERINÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS Segunda a Sábado das 8h às 23h Horário de Atendimento: R. Antônio de Barros, 2551 - Tatuapé, São Paulo - SP VETERINÁRIOS ESPECIALIZADOS BANHO e TOSA ÁREA DIFERENCIADA DE BANHO PARA GATOS TÁXI DOG REALIZAÇÃO DE TODOS OS TIPOS DE CIRURGIA FISIOTERAPIA e ACUPUNTURA EXAMES DE IMAGEM e LABORATÓRIO HOTELZINHO CRECHE e DAYCARE MONITORAMENTO 24H @clinveterinariasfa | @clinicavetsfa *EXCETO FERIADOS

RICOS EM VITAMINAS

SAUDÁVEIS E SABOROSOS, PEIXES SÃO ÓTIMA OPÇÃO PARA O CARDÁPIO

Um dos pratos mais antigos que existem no cardápio das pessoas, independente da cultura, é o peixe. Fonte de proteínas, essa carne possui nutrientes e vitaminas que trazem muitas vantagens ao organismo.

Nesse sentido, há muitas variações de menu e uma delas é a comida japonesa. Por isso, o peixe cru é sempre uma pedida para quem quer sair da mesmice, assim como o bacalhau, que também é famoso e faz sucesso na culinária portuguesa.

Diante de muitas culturas gastronômicas ao redor do mundo, no Brasil, dois tipos de peixes fazem sucesso. Segundo pesquisa, salmão e atum estão entre os prediletos. E de acordo com especialistas, o consumo deste tipo de carne pode trazer benefícios do coração até o cérebro.

No ranking dos peixes favoritos ficaram: salmão (50%), atum (27%), sardinha (19%) e cavalinha (4%). Segundo a nutricionista Juliana Tomandl, passar a consumir mais peixes nas refeições é totalmente benéfico para o corpo. “São muitas vantagens, pois o peixe possui algumas propriedades que são essenciais para o organismo, como o ômega 3, que é associado à memória e a melhor capacidade leitura, até mesmo com menos problemas de comportamento. A falta dele pode

causar desatenção e dificuldade de aprendizagem, porém, este nutriente também preserva a audição e ajuda até mesmo na perda de peso”, explica a especialista.

Mesmo que essas espécies estejam entre os prediletos, o brasileiro ainda não consome a quantidade indicada pelo IBGE. De acordo com o instituto, no Brasil, a média de consumo é de 9,5 kg de peixe por ano, mas a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), recomenda que o ser humano ingira 12 kg ao ano. “Ainda que o peixe faça parte da nossa cultura que foi herdada de outros países, como Portugal e Japão, e também dos indígenas, por meio da caça, não estamos muito habituados com este tipo de alimentação, porém, há uma mudança crescente nos costumes alimentares do brasileiro, existe uma vontade por refeições mais saudáveis e com qualidade, e o peixe, certamente, se enquadra como um alimento que faz bem à saúde”, detalha Tomandl.

O peixe estimula a memória e ajuda a acelerar as respostas cerebrais. Ele age reduzindo as inflamações, controla níveis de colesterol, protege o corpo de doenças cardiovasculares, melhora a disposição e previne aterosclerose, que é o acumulo de gordura nas paredes das artérias e também dentro delas.

20 DEZEMBRO 2022
GASTRONOMIA Arquivo
No ranking dos peixes favoritos ficaram: salmão (50%), atum (27%), sardinha (19%) e cavalinha (4%)
O peixe cru é sempre uma pedida para quem quer sair da mesmice, assim como o bacalhau
O peixe reduz as inflamações, controla níveis de colesterol e protege o corpo de doenças cardiovasculares

PARA OS AMANTES DA NATUREZA

O CAMINHOS DO MAR É DESAFIO, SUPERAÇÃO, FORÇA E PRAZER

Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, o circuito oferece atividades no trecho de Serra que compõem a Estrada Velha de Santos

Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, o circuito Caminhos do Mar oferece atividades de visitação pública, recreação, educação ambiental e ecoturismo no trecho de Serra que compõem a Estrada Velha de Santos. O local abriga um precioso patrimônio ambiental, caracterizado por Mata Atlân-

tica de grande beleza cênica, além de um acervo histórico-cultural que marca períodos da história do desenvolvimento do Estado de São Paulo. Esse acervo é representado pela Calçada do Lorena (1792), primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral e pelo conjunto de oito

22 DEZEMBRO 2022 PERTO DAQUI
O local abriga um precioso patrimônio ambiental, caracterizado por Mata Atlântica de grande beleza cênica

monumentos históricos construídos em 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Na década de 1970, os monumentos foram tombados pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo e graças a grande riqueza natural e histórica, a área foi declarada pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Desde a sua abertura à visitação, em 2004, o Caminhos do Mar recebe um crescente público de visitantes, incluindo instituições públicas e privadas que buscam proporcionar aos seus colaboradores o acesso a esse vasto patrimônio ambiental e cultural.

MATA ATLÂNTICA

Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar - PESM - é a maior unidade de conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira, até o litoral sul do estado.

Suas escarpas dominam a paisagem do litoral paulista, suas florestas abrigam e protegem centenas de espécies de aves e outros animais ameaçados, como felinos e primatas. Entre jequitibás, jatobás, uricuranas, canelas, cedros, manacás-da-serra, guanandis, guapuruvus e palmeiras juçara,

abrigam-se a onça pintada, onça parda, muriqui, bugio, jaguatirica, anta, paca, guaxinim, lontra, tucano-de-bico-preto, araponga, jacu-açu e centenas de outras aves.

Com a finalidade de assegurar a proteção integral aos mananciais que abastecem parte da Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraiba, o PESM contribui também para o equilíbrio climático e estabilidade das encostas.

Comunidades tradicionais de quilombolas, indígenas, caipiras e caiçaras são encontradas em diversos pontos de sua extensão.

BIODIVERSIDADE

Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de dez núcleos administrativos: Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião. Cada núcleo possui suas características, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.

Inaugurado na época da construção da Rodovia Rio-Santos (BR 101), que abriu o litoral ao desenvolvimento do turismo, o Parque Estadual Serra do Mar é administrado pela Fundação Florestal, instituição vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral

DEZEMBRO 2022 23

TIPOS DE COQUES

PENTEADOS PODEM AJUDAR NA MUDANÇA DO VISUAL COTIDIANO

grandes

Sofisticado, perfeito para as altas temperaturas e amado por mulheres que adoram praticidade e não abrem mão do estilo, o coque pode ser bem aproveitado tanto em versões mais elaboradas, quanto em produções mais básicas.

Coque alto

Considerado o mais clássico de todos, esse penteado é bastante utilizado especialmente em ocasiões formais, como em casamentos e batizados.

Nessa opção, é possível obter um efeito extremamente sofisticado que destaca o rosto e alonga a silhueta. O coque alto combina muito bem com acessórios grandes e imponentes, como brincos de argola.

Meio coque

Esse é para quem gosta de um visual moderno e superprático. Para montar esse penteado, basta pegar uma grande mecha da parte da frente do cabelo e de cada lateral, prendendo-a no topo da cabeça.

Coque abacaxi

Os seus fios são cacheados? Então, uma sugestão é aderir ao coque abacaxi. Nesse formato, os cabelos devem ser presos com a ajuda de um elástico, como se você estivesse produzindo um rabo de cavalo.

Coque baixo

Quando falamos sobre os tipos de coque, não podemos deixar de citar os modelos baixos. Neles, os fios ficam mais próximos à nuca, conferindo um estilo romântico e delicado à sua produção. Uma das grandes vantagens do coque baixo é que ele é bem fácil de produzir: basta prender o cabelo em um rabo de cavalo e, a partir disso, enrolá-lo, criando uma espécie de bola com toda a extensão dos fios.

Coque lateral

Temos também o coque lateral. Muito parecido com o modelo baixo, este garante um visual mais leve e bem feminino. Nesse penteado, o ideal é prender o cabelo perto da nuca, porém, o puxando para uma das laterais da cabeça. Para finalizar o penteado, adicione grampos ou, dependendo da ocasião, invista no uso de pequenos ramos de flores.

Normalmente, o coque rosquinha é feito no alto da cabeça, com o auxílio de elástico arredondado

Coque banana

Com um aspecto refinado e elegante, o coque banana é uma ótima opção para encontros especiais. Para reproduzir o look, é só “torcer os fios” em uma direção, como um espiral. O penteado ainda pode ser utilizado de duas maneiras distintas: bem no topo da cabeça ou, em outras situações, perto da nuca.

Coque rosquinha

O coque rosquinha é um clássico! Com um visual delicado e romântico, ele é muito usado em festas de formatura e casamento. Normalmente, esse tipo de coque é feito no alto da cabeça, com o auxílio de elástico arredondado, dando altura e volume no acabamento do penteado.

24 DEZEMBRO 2022 BELEZA & ESTÉTICA
O coque alto combina muito bem com acessórios
e imponentes, como brincos de argola

LÁBIOS RESSECADOS

BATONS, ALIMENTOS E PROTETORES LABIAIS PODEM DIMINUIR DANOS

Para evitar problemas maiores, é bom ter cuidados preventivos, como não retirar a pele dos lábios

Na hora de adquirir um batom, é possível investir naqueles que têm vitamina E, além de cacau, cupuaçu e tukumã

Os lábios ressecados podem afetar pessoas de qualquer idade e, em alguns casos, ainda apresentar rachaduras profundas e sangramentos.

Nesse sentido, é importante saber que, todos os dias, os lábios entram em contato com líquidos, alimentos e cosméticos, que podem influenciar na aparência deles.

Além disso, a saliva também interfere nesses pontos. Essa secreção possui um pH ácido e, em sua composição, existem diversas enzimas digestivas que podem comprometer a pele dos lábios.

Por conta desta ação, especialistas indicam que quem sofre com lábios ressecados não deve passar a língua no local, uma vez que esse hábito pode piorar o ressecamento.

Felizmente, os lábios ressecados podem ser facilmente tratados. Uma das alternativas é investir em hidratantes labiais. Porém, se o objetivo é evitar que a condição seja menos frequente vale a pena buscar dermatologistas para fazer uma avaliação. Somente profissionais da área podem indicar o tratamento ideal para cada pessoa.

Ao mesmo tempo, é bom ter cuidados preventivos, como não retirar a pele dos lábios. Apesar de parecer inofensiva, essa prática pode atrapalhar a renovação da pele, fazendo com que o local apresente ainda mais descamação e rachaduras.

Outra dica é usar batons hidratantes. Em geral, esses produtos possuem alta concentração de ativos que são excelentes para nutrir a pele da região. E o melhor, eles podem ser utilizados todos os dias, sem restrições. Na hora de adquirir o produto, é possível investir naqueles que têm vitamina E, além de cacau, cupuaçu e tukumã em suas composições.

É essencial beber água ao longo do dia, não apenas para se refrescar, mas também para deixar a pele e os lábios mais hidratados. Segundo os médicos, pode-se variar entre água mineral, água de coco, sucos naturais e chás.

Se preferir, a pessoa ainda pode se hidratar ingerindo alimentos ricos em água. Os principais são: pepino, melancia, abacaxi, maçã, morango, pêssego, abobrinha e tomate. No caso dos efeitos nocivos da radiação solar, os protetores labiais agem como aliados.

26 DEZEMBRO 2022 BELEZA & ESTÉTICA

Existe tratamento para osteoartrose?

MINI CURRÍCULO

Graduação em Medicina, na Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, no período de 2002 a 2007.

1. Curso BLS Provider (Suporte Básico de Vida) do Incor - Instituto do Coração do HC FMUSP, realizado no dia 04 de março de 2006. Instrutor no curso.

2. COMEC - Congresso Médico Científico da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos, realizado nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2005. Coordenador discente e Secretário de Mesa da Palestra Magna “Se eu tivesse uma parada cardíaca”

3. Curso BLS Provider Suporte Básico de Vida do Incor - Instituto do Coração do HC FMUSP, realizado no dia 11 de dezembro de 2005. Instrutor no curso.

4. III Curso Anual de Educação Médica Continuada, na Palestra de Epilepsia, em 16 de maio de 2005 do Hospital Ana Costa, Santos/SP.

5. III Curso Anual de Educação Médica Continuada, na Palestra Pneumonias Comunitárias e Hospitalares, em 02 de maio de 2005 do Hospital Ana Costa, Santos/SP.

Aosteoartrose é o processo de destruição da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos que tem como função diminuir o atrito entre as superfícies ósseas para melhor execução dos movimentos. Estima-se que 90% da população adulta possa ser acometida por tal patologia até o final da vida, sendo uma das causas mais frequentes de incapacidade funcional após os 50 anos.

Os fatores de risco são: histórico familiar positivo; distúrbios hormonais; obesidade; traumas repetitivos localizados sedentarismo e prática esportiva inadequada.

Os sintomas geralmente são localizados em articulações de carga: joelhos, tornozelos, quadris e coluna, porém um dos sintomas mais frequentes é a deformidade dos dedos. Eles se caracterizam por dor local, inchaço e incapacidade funcional.

Quanto ao diagnóstico, pode ser simples e direto, porém sempre sob supervisão médica onde geralmente são realizadas radiografias que mostram diminuição da área articular, e, propriamente na coluna, os famosos “bicos de papagaios”.

O tratamento de tal patologia vai desde medicações mais atividade física supervisionada, passando por terapias e chegando até em cirurgias de próteses.

Medicações e atividade física supervisionada: condroprotetores são substâncias que diminuem o stress sobre a cartilagem que somado ao aumento do tônus muscular com a atividade física supervisionada formam a melhor opção para artroses iniciais.

Terapias: atualmente, as opções de hidroterapia, fisioterapia e acupuntura formam o tripé para tratamento de artroses moderadas.

Cirurgia: é a última opção de tratamento, pois nela ocorre o sacrifício da superfície articular já totalmente deteriorada.

Finalizando, o mais importante talvez seja a prevenção que começa com a procura de um ortopedista após a quarta década de vida para a realização de exames de detecção e orientação sobre a atividade física mais adequada.

6. III Curso Anual de Educação Médica Continuada, na Palestra Doença Hipertensiva Específica da Gravidez, em 04 de abril de 2005 do Hospital Ana Costa, Santos/SP.

7. III Curso Anual de Educação Médica Continuada, na Palestra Distúrbios Hidroeletrolíticos na Clínica Médica, em 07 de março de 2005 do Hospital Ana Costa, Santos/SP.

8. III Curso Anual de Educação Médica Continuada, na Palestra Exames Pré-Operatórios, em 21 de fevereiro de 2005 do Hospital Ana Costa, Santos/SP.

9. Curso “Cirurgia do Trauma – Bases do Diagnóstico e Tratamento”, promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, realizado no Hospital Ana Costa, nos dias 10 e 17 de maio de 2005.

10. Curso Pré-congresso de Cirurgia Ambulatorial e Atendimento ao Trauma da UNIMES - Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos, Realizado no dia 02 de outubro de 2005, com carga horária de 8h. Participação como Organizador do curso.

11. Curso continuado em Medicina Intensiva Módulo I do Hospital Sírio Libanês, realizado no período de 08 a 29 de março de 2005.

12. Curso o ECG na Prática Clínica da Liga de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos, realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2005.

13. 1º Curso de Emergências Cardiovasculares do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, realizado no dia 24 de outubro de 2004 com carga horária de 8h em São Paulo. Membro Organizador.

14. Curso de Atualização em Gastroenterologia da Santa Casa da Misericórdia de Santos, realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2004. Santos - SP

15. Curso Projeto I - Atendimento Inicial ao Traumatizado da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FMUSP, realizado nos dias 01 e 02 de maio de 2004 em São Paulo. Organizador do Curso.

16. Curso Suporte Básico de Vida para Instrutores (BLS Instructor) do Incor Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, realizado no dia 14 de outubro de 2005.

17. Curso Suporte Básico de Vida (BLS Provider) do Incor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, realizado no dia 14 de dezembro de 2004.

18. Palestra de Abdome Agudo, realizada no dia 07 de outubro de 2003, durante o VII Curso Multidisciplinar de ensino Médico da Santa Casa de Santos.

19. II Semana do Trauma da Liga de Pronto-socorrismo da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos, realizado no período de 09 a 12 de setembro de 2002, em Santos SP.

20. Curso Suporte Básico de Vida ao Trauma da Liga de Pronto-socorrismo da

RUA CANTAGALO, 74 - 1º ANDAR SHOPPING SILVIO ROMERO CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11) 96179-1730

WWW.GRUPOZERODOR.COM.BR

DEZEMBRO 2022 27 PUBLIEDITORIAL
@GRUPOZERODOR E
FACEBOOK.COM/GRUPOZERODOR

COMBATE À AIDS

NÚMEROS DA DOENÇA VÊM CAINDO MOSTRAM DADOS DA FUNDAÇÃO SEADE

No Estado de São Paulo, ocorreram 22,9 óbitos por 100 mil em 1995, 7,6 em 2010 e 3,8 em 2021

A necessidade da conscientização sobre a importância do uso de métodos preventivos, como a camisinha, continua

Amortalidade por Aids no Estado de São Paulo caiu 78% desde 1995, quando ocorreu o pico de mortes pela doença. Os dados são da Fundação Seade do Governo de SP em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, e estão em ritmo de queda ao longo do período.

Os números de 1995 apresentavam 7.739 óbitos, sendo 5.850 entre os homens e 1.889 entre as mulheres, contra 1.719 em 2021, com 1.237 entre a população masculina e 482 na feminina. As taxas de mortalidade por Aids apontam visível queda em todas as regiões, com comportamentos diferenciados entre elas. No Estado de São Paulo, ocorreram 22,9 óbitos por 100 mil em 1995, 7,6 em 2010 e 3,8 em 2021.

“Os dados da atual pesquisa demonstram um resultado positivo das políticas públicas desenvolvidas ao longo dos anos pelo Programa Estadual de IST/Aids e uma conscientização da população com relação aos métodos de prevenção”, destaca o coordenador do Centro de Referência e Treinamento de DST/Aids de São Paulo, Alexandre Gonçalves.

No início da década de 1990, quase 90% dos óbitos eram de pessoas com menos de 44 anos. Com a introdução de

novos tratamentos e melhorias na qualidade de vida dos portadores da doença, a sobrevida foi aumentando e, em 2021, há maior participação de pessoas com idade acima de 45 anos, que passaram a responder por quase 60% dessas ocorrências.

A idade média ao morrer evidencia o ganho trazido com os tratamentos oferecidos aos portadores de Aids. Em 1990 esse indicador era 33 anos para os homens, superior ao das mulheres (29 anos). Essa idade ampliou-se gradativamente para ambos os sexos, sendo que, desde 2015, a feminina passou a superar a masculina, chegando em 2021 a 49 anos para elas e 47 para eles.

“O avanço nos tratamentos são um motivo para comemoração neste Dia Mundial de Luta contra a Aids, mas também trazem um alerta importante para a necessidade da conscientização sobre a importância do uso de métodos preventivos, como a camisinha, entre outros métodos de prevenção combinada. Apesar dos tratamentos terem maior eficácia, não podemos deixar de lado a prevenção”, afirma Gonçalves. Os dados do estudo podem ser acessados em https://informa.seade.gov.br.

28 DEZEMBRO 2022
SAÚDE
COISA DO PASSADO APARELHO AUDITIVO GRANDE É microsom.com.br Saiba mais pelo nosso site: A tecnologia dos aparelhos auditivos evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente estão menores, mais leves e muitos são recarregáveis, sem precisar de pilha. Acabam lidando melhor com os ambientes sonoros atuais e usam inteligência Agende sua consulta e faça um teste grátis arti cial para detectar diferentes tipos de ruído e ambientes. Monitoramento Cerebral e Corporal Alertas e detecção de queda Transcriçãode Voz para Texto Tradução de idiomas (27 idiomas) Inteligência Arti cial Sensores Integrados Microsom Tatuapé Praça Silvio Romero, 90 Tels: (11) 2090 4555 | 9 3423 6762 OS APARELHOS AUDITIVOS HOJE ESTÃO MAIS DISCRETOS E TECNOLÓGICOS + de 65 locais em todo Brasil

SAÚDE MENTAL

AUTOCUIDADO AJUDA A CONTROLAR AUMENTO DE DOENÇAS EMOCIONAIS

A exposição ao stress, cobranças e excesso de competitividade são fatores de adoecimento psíquico

Desde o início da pandemia, em 2020, casos como depressão, ansiedade, insônia, pânico e estresse dispararam no mundo todo, como aponta o mais recente levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em junho deste ano.  Somente os casos de depressão e ansiedade, por exemplo, aumentaram 25% no primeiro ano, após o surgimento do novo coronavírus. O relatório também mostra que pessoas com condições severas de saúde mental morrem em média de 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral.

Para os especialistas, entender quando o sinal de alerta acende é fundamental. De acordo com a psicóloga Aline Melo, a auto-observação e o autoconhecimento são excelentes formas de percebermos quando algo não está em equilíbrio. “Outro ponto que pode nos ajudar a entrar em sintonia com nossas emoções é separarmos um período do dia para trabalharmos a meditação. Silenciar nossas mentes e entrar em contato com nosso íntimo pode nos sinalizar sobre sentimentos que a correria do dia a dia, muitas vezes, não nos deixa perceber. Cultivar essas possibilidades de autocuidado ajuda a evitar maiores problemas emocionais e a reconhecer quando precisamos de ajuda para lidarmos com algo que esteja gerando sofrimento”, afirma Aline.

São mais de 300 tipos de transtornos mentais catalogados. Entre os seus principais fatores de risco, estão: fatores ambientais - relacionados ao estilo de vida estressante e condições de trabalho impróprias; fatores socioculturais, como problemas financeiros e políticos; além de fatores genéticos, que incluem histórico de doenças mentais na família.

Para Aline, a exposição constante ao stress, pressões do dia a dia, cobranças (externas e internas) e excesso de competitividade são os principais fatores que podem levar ao adoecimento psíquico. “Caso não tenhamos uma percepção mínima sobre nossas emoções, limites e fragilidades, podemos vivenciar transtornos como ansiedade, depressão ou síndrome do pânico”, explica a psicóloga.

Um estudo da Longitudinal da Saúde do Adulto (Elsa-Brasil), no Estado de São Paulo, mostra que as pessoas mais afetadas pelos transtornos são jovens, do sexo feminino e com menor nível educacional – público que precisa de atenção especial. Os especialistas ressaltam que o investimento na saúde mental possibilita que as pessoas reconheçam limites, aceitem os desafios da vida, saibam pedir ajuda e, principalmente, estejam de bem consigo mesmo e com os demais.

30 DEZEMBRO 2022
SAÚDE
A auto-observação e o autoconhecimento são excelentes formas de perceber quando algo não está em equilíbrio

CINEMA

CINCO DOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS PARA SE REFLETIR SOBRE EDUCAÇÃO

Os

desafios da sala de aula, do cotidiano, os sonhos e as expectativas são tratados com um olhar cuidadoso

Aprodução audiovisual do Brasil é reconhecida mundialmente, com destaque para os documentários. Dentro deste universo, diversos diretores e produtores encontram na educação uma fonte muito rica de discussões e reflexões.

NUNCA ME SONHARAM

A partir do ponto de vista de professores, alunos do ensino médio e especialistas em educação, o filme traz uma poderosa reflexão sobre a educação pública brasileira. Os muitos desafios da sala de aula, do cotidiano, os sonhos, as expectativas e os problemas são tratados com um olhar muito cuidadoso e real.

QUANDO SINTO QUE JÁ SEI

Discutir novas propostas para a educação no País que fujam do tradicional e sejam mais adequadas aos estudantes do presente é a premissa deste documentário. Por meio de depoimentos, o filme mostra que o modelo de cadeiras enfileiradas, aulas de 50 minutos, sinal de entrada e de saída, professor “passando” o conteúdo aos alunos – está muito aquém das habilidades que devem ser desenvolvidas no ambiente escolar que as novas gerações necessitam.

PRO DIA NASCER FELIZ

Questões elementares na vida de estudantes e de alunos do ensino médio em escolas públicas e privadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco (das áreas nobres às periféricas), como visão de realidade, autoconhecimento e expectativas para o futuro são exploradas pelo diretor João Jardim.

TARJA BRANCA

O brincar sempre foi o primeiro contato da criança com o mundo e com a aprendizagem. Este filme parte de depoimentos de adultos de diferentes idades, profissões e origens (como o músico, bailarino e ator Antônio Nóbrega, o psicanalista Ricardo Goldenberg e o falecido palhaço e ator Domingos Montagner), que recordam as diferentes brincadeiras de suas infâncias e como elas estão conectadas com o ser humano que se tornaram quando adultos.

SEMENTES DO NOSSO QUINTAL

A Te-Arte é uma escola totalmente diferente, sem separação das crianças por idade, idealizada para ser um espaço de brincadeiras e vivências ao ar livre. Lá a música está presente em todos os momentos de sua aprendizagem, com professores clássicos e populares tocando seus instrumentos durante as atividades, ou ensinando cantigas de roda e do folclore para os pequenos. As crianças comem em uma cozinha que lembra os espaços do interior, com alimentos cultivados na própria escola.

32 DEZEMBRO 2022 ESPECIAL EDUCAÇÃO
Nunca me Sonharam Quando sinto que já sei Pro dia nascer feliz Tarja branca Sementes do nosso quintal

FORMAÇÃO

UM PROFESSOR PARA UM NOVO TEMPO

Os conteúdos devem ser trabalhados como ferramentas de interpretação do mundo que cerca os estudantes

Cada aula é uma inovação, cada aula é uma novidade, cada hora é uma originalidade

Aformação da professora e do professor tem sido o centro das discussões de diversos sistemas educacionais.  Quem ainda só passa conceitos e definições pode facilmente ser substituído pelo Google.

De acordo com o doutor em Oceanografia, Miguel Thompson, morto em 2021, os docentes têm de perceber que existe uma série de competências que não se restringem a levar apenas o conhecimento conceitual, que dão movimento aos projetos e consequentemente, ao desejo de criar significados. E todas essas novas ferramentas tecnológicas, e as ideias de trabalhar nos currículos e nos desafios relacionados aos problemas contemporâneos estão vindo para revolucionar a escola.

Segundo ele, isso não quer dizer que deve-se abrir mão da formação acadêmica rigorosa. O docente tem de continuar dominando todo o conhecimento da sua área, só que esses conteúdos devem ser trabalhados como ferramentas de interpretação do mundo que cerca os estudantes.

Há que haver um meio termo. Hoje, as escolas precisam de educadores bem formados academicamente, mas

que saibam criar possibilidades de conectar suas turmas de alunos com a prática. Isto pode ser feito por meio de estágios com aulas diferenciadas, para que quando ele entre, de fato, como profissional, já tenha tido uma vivência de sala de aula. Muito diferente da geração anterior, quando os docentes eram focados na teoria.

CONSTRUINDO O PROFESSOR DO FUTURO

Uma maneira de se construir é por meio da homologia de processos. Os educadores ensinam seus estudantes nos cursos de licenciatura da mesma maneira que esperam deles a mesma qualidade de trabalho quando estiverem em campo. Dessa forma, os atuais alunos e futuros docentes também ensinarão seus alunos de forma dinâmica e prática.

Não adianta criar um currículo linear para um mundo aleatório e complexo. Cada aula é uma inovação, cada aula é uma novidade, cada hora é uma originalidade. Mas o docente jamais pode deixar de se preparar acadêmica e rigorosamente em sua especialidade. Ele tem de dar conta do conhecimento pedagógico e das ferramentas didáticas, mas também estar preparado para as inovações e ter foco.

34 DEZEMBRO 2022
ESPECIAL EDUCAÇÃO Arquivo

MAIS VERBAS

FUNDEB PASSARÁ POR MODIFICAÇÕES

Se antes o Fundeb trazia uma complementação de 10% da União, agora esse décimo vai ser de 23%

OFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) vem sendo analisado, a partir das possíveis modificações com a formulação de marcos legais nos Estados e municípios, para a aplicação de recursos para a educação. Este é um instrumento de financiamento permanente da educação pública, que existe desde 2006 e que sofreu mudanças em 2020, passando de um tipo de complementação da União para três tipos, com base na distribuição, destinação e controle de recursos.

Para o ano que vem, ele passará por algumas das mudanças, sendo elas o cálculo do porcentual da aplicação de recursos a partir de indicadores de gestão, e o acesso e desempenho dos alunos da rede pública, com especial atenção para a redução de desigualdades. Isso caracteriza o denominador Valor, Aluno, Ano e Resultado (VAAR), que deve começar a valer a partir de 2023, quando uma parte dessa complementação vai ser distribuída a partir do desempenho e da redução da desigualdade.

A professora Ursula Peres, de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole, explica a mudança numericamente: “Se, antes, o Fundeb trazia

uma complementação de 10% da União, agora esse décimo vai ser de 23%. Então, a União vai ter que complementar 23% de tudo aquilo que os Estados e municípios somarem. Esse valor vai crescendo em forma de incrementos até 2026”.

O VAAR

Com o VAAR acompanhando o desempenho dos alunos da rede pública, a professora diz ser “fundamental a formulação de marcos legais nos Estados e municípios”. Para ela, esse tipo de complementação deverá considerar um conjunto de indicadores que mostra de que forma a rede está organizando seus professores, a partir de critérios técnicos para a evolução da gestão escolar, além da avaliação dos alunos e da presença de indicadores de desigualdades socioeconômicas.

“Isso é muito importante, porque esse valor de complementação da União é um recurso que a União está transferindo, ou seja, aquilo além do seu recurso próprio que Estados e municípios têm para aplicar na educação”, complementa Ursula. Para a educação, além do Fundeb, todo imposto gerado pelos governos – na teoria 25% – deveria ser alocado. Assim, a complementação, que varia conforme o desempenho dos governos municipais, irá para o que tiver melhores resultados, ou menores desigualdades.

36 DEZEMBRO 2022 ESPECIAL EDUCAÇÃO
Arquivo
Gestão das escolas passará por avaliação para que seja calculado se houve redução de desigualdades
Material Didático Alimentação Período integral escolavereda.com.br ( 11 ) 4972-7350 Unidade Mooca Rua Dr. João Batista de Lacerda, 444-468 1ª mensalidade com desconto de até 40% Preço único pelo pacote educacional completo para o ano inteiro Matrículas Abertas 2023 Ensino Fundamental e Médio *Válido para matrículas feitas até 15/12/2022.
Doe seu Imposto de Renda para o Hospital Pequeno
Seu leão pode colorir a vida de muitas crianças ATÉ 29/12 doe pequeno principe .org .br (41) 2108-3886 (41) 99962-4461
Príncipe
*Valor referente ao exame de ultrassonografia pélvica. *Parcela mínima de R$ 30,00 no cartão de crédito. *Aceitamos os cartões de crédito: Mastercard, Visa, Amex e Elo. *Responsáveis Técnicos: Cândido Gregório Sarmet Moreira Damas dos Santos - CRMSP: 67081 e Eva Rosenfeld - CRBM: 2707. Agendamento de exames: 11 5180.7750 A PARTIR DE 3 x R$ 30,00 * Unidade Tatuapé: Rua Itapura, 1.007 Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h; e aos sábados, das 7h às 12h. biofast.com.br /grupobiofast /grupobiofast /company/grupobiofast Já fez seus exames? Realize seus exames de imagem e análises clínicas no Biofast Tatuapé.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.