






























Chegada a hora das crianças encararem a rotina escolar. A primeira experiência com a sala de aula; mudança para uma nova instituição de ensino; e até mesmo o retorno para a mesma escola, mas em uma turma diferente, são situações que podem acarretar ansiedade, despertar curiosidade ou representar um desafio para as crianças. Pensando nisso, pegamos algumas dicas com a pedagoga Audrey Taguti para que o impacto das crianças nessa situação seja o menor possível. Confira no Especial Educação.
Ainda no Especial Educação, confira a importância de práticas lúdicas e estruturadas para aprimorar a caligrafia que, por sua vez desempenha papel fundamental no desenvolvimento infantil, influenciando as habilidades cognitivas como a coordenação motora fina e a concentração.
Em Celebridade, Rodrigo Lombardi ressurge na reta final da trama “Mania de Você”. No papel de Molina, o ator confessa que ficou muito animado em voltar para os últimos capítulos da obra. Confira.
Os incidentes com cães são comuns no País. Você saberia como proceder frente a um ataque de cães? O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, Antonio Carlos da Costa, nos conta o que fazer em situações como esta. Confira na seção Bichos.
A atividade física como antídoto para o estresse. Considerado o “hormônio da felicidade”, a endorfina, liberada durante a prática esportiva, fortalece a mente contra os desafios diários. Confira em Saúde. Ainda nesta seção, especialista dá dicas de como evitar a piora da rinite e sinusite pela mudança de temperatura nos dias quentes do verão. Confira.
Alguns cuidados essências com a pele no verão garantem que ela permaneça saudável e natural. Para o médico Killian Cristoff, esses cuidados vão muito além da estética. Confira em Beleza & Estética.
Boa Leitura!
@revista_do_tatuape
Grupo Leste TV
> Equipe Grupo Leste @revistadamooca revistadotatuape 11 98485-9593
Revista do Tatuapé • Revista da Mooca são publicações mensais da Grupo
Leste de Comunicações, distribuídas gratuitamente via courier nos seguintes bairros: Tatuapé, Jardim Anália Franco, Mooca, Brás, Belém, Água Rasa, Vila Formosa, Vila Carrão, Jardim Têxtil, Jardim Avelino e Vila Santa Isabel.
Diretor Responsável
Jaime Braz Romano • jaime@grupoleste.com.br
Editora
Fabiana Nascimento • fabiana@grupoleste.com.br
Diretor Comercial
Mauro Tadeu Silva • mauro@grupoleste.com.br
Revisão
Antonia Romano • antonia@grupoleste.com.br
Publicidade publicidade@grupoleste.com.br
Design dos Anúncios
RP7 Comunicação
Impressão
Gráfica Elyon É expressamente proibida a reprodução total
Publicações do Grupo:
Diariamente novidades da região que tanto amamos.
10
Rodrigo Lombardi
Ator ressurge como o vilão Molina na reta final de “Mania de Você”
12 > Bichos
Ataque de cães
18 16 > Saúde
Atividade física
> Saúde
Verão e ar-condicionado
20
Cuidados com a pele no verão
> Beleza & Estética
22
Volta às aulas
> Especial Educação
AInteligência Artificial (IA) está transformando diversos setores, incluindo o direito. A integração de IAs generativas, como o ChatGPT, no cotidiano jurídico está revolucionando a maneira como advogados e departamentos jurídicos operam, trazendo eficiência e novas possibilidades para o setor.
Em 2023, a utilização de IAs generativas, como o ChatGPT, destacou-se no setor jurídico. Diferente das IAs tradicionais, que realizam tarefas específicas com base em dados preexistentes, as IAs generativas podem criar novos conteúdos em linguagem natural, como textos e áudios. Essas capacidades estão sendo usadas para otimizar e transformar diversas atividades jurídicas. A IA no Direito vai além da automação de tarefas básicas. Ela está sendo integrada nos sistemas e ferramentas usadas pelos advogados, aumentando a eficiência em tarefas complexas. Exemplos incluem a transcrição automática de negociações telefônicas, a análise preditiva de riscos e a geração de documentos jurídicos personalizados. Essas aplicações facilitam o trabalho dos profissionais e permitem uma atuação mais estratégica.
Os softwares jurídicos modernos já incorporam IA para transcrever automaticamente negociações realizadas por telefone. Isso não apenas facilita o trabalho dos negociadores, mas também oferece uma ferramenta valiosa para líderes e auditores que precisam revisar esses registros. Além disso, a capacidade de prever riscos futuros é uma das maiores vantagens trazidas pela IA. Utilizando grandes volumes de dados, as IAs podem identificar padrões e prever possíveis desafios legais, permitindo que os departamentos jurídicos ajam proativamente para mitigar riscos.
A IA pode gerar esboços de contratos, petições e outros documentos jurídicos, economizando tempo e reduzindo a margem de erro humano. Essa funcionalidade permite que advogados se concentrem em
tarefas mais estratégicas e de maior valor agregado. Apesar das inúmeras vantagens, a utilização de IAs no Direito também traz desafios significativos, especialmente no que diz respeito à ética e à privacidade. A manipulação de dados sensíveis exige uma abordagem cuidadosa para garantir a conformidade com regulamentos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, a dependência crescente de IAs levanta questões sobre a substituição do trabalho humano e a necessidade de supervisão para evitar vieses e erros nas decisões automatizadas.
Espera-se que a IA se torne ainda mais integrada no cotidiano jurídico. As inovações futuras devem focar na criação de sistemas sofisticados que ofereçam insights estratégicos baseados em dados preditivos. O uso inteligente dessas tecnologias promete aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços jurídicos.
A inteligência artificial está moldando um novo paradigma na prática jurídica, criando um ambiente mais ágil e adaptado às necessidades do século XXI. No entanto, é crucial abordar os desafios éticos para garantir o uso seguro e justo dessas tecnologias.
Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente eleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www.massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.
CIDADES
ROTEIRO PELOS ALPES VISITANDO AS MAIS LINDAS CIDADES E LAGOS EUROPEUS
Suíça Áustria
Áustria
Budapeste
Budapeste
VISITANDO: FRANKFURT / ZURICH / LUCERNA / INNSBRUCK / SALZBURGO / VIENA / BUDAPESTE
PERÍODO DE VIAGEM: 13 A 24 DE SETEMBRO DE 2025
PASSEIOS INCLUSOS NO PACOTE:
DIVERSOS PASSEIOS INCLUSOS: FESTA TIROLESA COM JANTAR; LAGO WOLFGANG SEE NOS ALPES; CRUZEIRO NOTURNO NAVEGANDO PELO RIO DANÚBIO COM JANTAR
DIVERSOS PASSEIOS INCLUSOS: FESTA TIROLESA COM JANTAR; PASSEIO DE BARCO PELO LAGO WOLFGANG SEE NOS ALPES; CRUZEIRO NOTURNO NAVEGANDO PELO RIO DANÚBIO COM JANTAR HÚNGARO INCLUÍDO E VISITAS GUIADAS EM TODAS AS CIDADES.
DA AGÊNCIA; � NOITES�
PASSAGEM AÉREA CLASSE ECONÔMICA COM BAGAGEM DESPACHADA; REPRESENTANTE DA AGÊNCIA EMBARCANDO JUNTO COM O GRUPO NO BRASIL E GUIA LOCAL EM PORTUGUÊS; TODOS OS TRASLADOS EM LUXUOSO ÔNIBUS DE TURISMO, 01 ALMOÇO E 02 JANTARES; HOTÉIS 4 ESTRELAS COM CAFÉ DA MANHÃ; REUNIÃO PRÉ-EMBARQUE PARA APRESENTAÇÃO DO GRUPO E BRINDE
TRANSPORTE EM VAN EXECUTIVA SAINDO DO TATUAPÉ E MOOCA COM INGRESSOS NAS PRIMEIRAS FILEIRAS DA PLATEIA CENTRAL. PASSEIOS DE TEATROS
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
CONSULTE PELO WHATSAPP ABAIXO
por Caroline Borges / TV Press
Atrama de “Mania de Você” está caminhando para seus momentos derradeiros. Rodrigo Lombardi, que teve uma presença vital nos primeiros capítulos da obra de João Emanuel Carneiro, retornou recentemente aos estúdios para reviver o vil Molina. O personagem, dado como morto, ressurgiu para atrapalhar os caminhos de Mavi, Luma e Viola, interpretados por Chay Suede, Agatha Moreira e Gabz. “Quando recebi a notícia de que voltaria, fiquei muito animado, pois sabia que o retorno dele traria grandes reviravoltas para a trama. O personagem volta ainda mais sombrio e determinado”, vibra.
Na história das novelas, Molina, após fingir a própria morte, reaparece de forma surpreendente e estratégica, e segue ditando os passos de Mércia, papel de Adriana Esteves. Depois de anos fora do Brasil, o empresário retorna para concretizar seus planos. “Como sempre, o Molina vai envolvendo as pessoas em uma teia. Ele usa o poder e o dinheiro para envolver e seduzir. É como se fosse um pequeno poder”, defende.
INICIALMENTE, O MOLINA FOI DADO COMO MORTO LOGO NO INÍCIO DA NOVELA. VOCÊ SEMPRE SOUBE DESSE RETORNO?
Não. Fiquei surpreso até. Quando recebi a notícia que voltaria, fiquei muito animado, pois sabia que o retorno dele traria grandes reviravoltas para a trama.
O MOLINA RETORNA MAIS VILÃO PARA ESSA RETA FINAL?
Sim, o Molina volta ainda mais sombrio e determinado. Enquanto estava morto, ele adquiriu muitas informações e observou tudo mesmo de longe, com ajuda da Mércia (Adriana Esteves) e isso o tornou mais implacável. O público pode esperar um Molina ainda mais calculista e perigoso. Acho isso bastante instigante.
DE QUE FORMA?
Minha expectativa é que o retorno do Molina traga uma
nova dinâmica para a novela. Espero que o público fique intrigado e ansioso para ver o que ele vai aprontar a seguir. É um personagem complexo, um vilão capaz das maiores atrocidades, um tipo que sempre é interessante interpretar.
A MÉRCIA SEGUE COMO A PRINCIPAL ALIADA DE MOLINA. COMO ESSA DINÂMICA IRÁ SE DESENHAR NOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS?
Eu acho que há muitas surpresas e reviravoltas nessas últimas semanas. O Molina e a Mércia têm uma relação intensa e cheia de conflitos, então certamente há muitas cenas emocionantes entre eles. A química entre os personagens é algo que sempre gostei de explorar.
MAS COMO FICA A CONTURBADA RELAÇÃO COM MAVI?
A relação do Molina com Mavi é complicada. Eles têm uma história que ainda não foi totalmente revelada, sequer vivida direito, que é a relação entre pai e filho, e isso vai trazer muitos conflitos. Será interessante acompanhar como essa relação se desenvolve e afeta os outros personagens.
RECENTEMENTE, VOCÊ TEM VIVIDO UMA SÉRIE DE VILÕES EM SEQUÊNCIA NA TEVÊ. COMO TEM FEITO PARA DIFERENCIAR O MOLINA DE SEUS ÚLTIMOS PERSONAGENS?
O Molina é construído a partir de uma mistura dentro de um liquidificador. Você tem momentos de extrema introspecção, mas você encontra humor dentro dessa vilania. Também tem suas pitadas de loucura. É uma trama inteligente. É como pintar um quadro com cores sutis e, em determinados momentos, com cores mais fortes. O bom do Molina é que não há dúvidas na sua composição.
POR QUÊ?
Se você perceber, o universo do Molina está bem estruturado desde o primeiro capítulo. Você entende que ele quer defender aquele espaço e a vida conquistada. E ele faz tudo o que a gente espera do espectro de vilão para defender os próprios interesses.
Há quase 30 anos na tevê, Rodrigo Lombardi coleciona mocinhos, vilões e papéis de destaque
Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão explica riscos e lesões decorrentes das mordeduras, e como agir no caso de uma ocorrência
Os incidentes com cães não são incomuns no País. As estatísticas brasileiras, no entanto, variam, mas, em geral, estima-se que milhares de pessoas sejam atacadas anualmente. Dados do Ministério da Saúde somam cerca de 30 mil atendimentos por ano em unidades de saúde relacionados a mordidas de cães, que causam lacerações e cortes profundos, contusões e, em casos extremos, amputações com danos a músculos e ossos.
ATENDIMENTOS AMBULATORIAIS
De acordo com o Datasus, em 2022, foram contabilizados 35.290 atendimentos ambulatoriais envolvendo acidentes com cães. No ano seguinte, os números chegaram a 49.377 e, até agosto de do ano passado, somaram 39.147 atendimentos. Já em 2022, as internações hospitalares por acidentes com cães, totalizaram 1.216 registros. Em 2023, alcançaram 1.438 e, até agosto de 2024, somam 960.
Um caso recente de grande repercussão exemplifica a dimensão da violência que pode conter uma ocorrência com cães. Em abril de 2024, a escritora Roseana Murray, de 73 anos, foi atacada por três animais da raça pitbull, enquanto caminhava na praia de Saquarema, no Rio de Janeiro. Arrastada por pelo menos 5 metros, ela teve o braço direito dilacerado, que passou por amputação, além de uma orelha arrancada. O braço esquerdo e o lábio precisaram ser reconstruídos.
CONSEQUÊNCIAS TERRÍVEIS
“As mordidas de cachorro, seja de um animal de estimação ou um animal estranho, muitas vezes pode ter consequências terríveis para o indivíduo. Todo cachorro pode provocar lesões, mas, obviamente, quanto mais forte a mordida e quanto mais tempo o cachorro mantém a parte do corpo entre os dentes, os danos serão maiores”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Carlos da Costa. “Os cães pitbulls, além da força de mordida de aproximadamente 200 kgf (quilogramas-força), mantém o objeto, ou parte do corpo da vítima presa por tempo prolongado. As partes do corpo mais acometidas são as mãos, o antebraço, braço e pernas. Nas crianças, o rosto também é comumente acometido, já que ficam em altura mais acessível aos cachorros. Esse tipo de acidente vitimiza mais homens jovens”, acrescenta.
NERVOS E FRATURAS
Nas mãos, os ferimentos mais comuns são as lace-
Em caso de acidentes do tipo, o médico ressalta que é importante procurar serviço especializado
rações, lesões tendíneas, de nervos e fraturas. Pode, ainda, haver amputação. “A mão do homem é uma estrutura complexa que nos permite executar tarefas finas e com sensibilidade epicríticas, o que nos diferencia das outras espécies. Quando há lesões de nervos, de tendões, ligamentos e/ou fraturas, ocorre quebra da harmonia dos tecidos e, consequentemente, déficit funcional”, explica o especialista da SBCM. “A médio prazo, é comum haver infecção devido à inoculação de bactérias presentes na boca do animal nos tecidos mais profundos. Os imunossuprimidos e os pacientes com alteração na microcirculação (fumantes e diabéticos) apresentam maior probabilidade de ter infecção”, completa.
Em caso de acidentes do tipo, o médico ressalta que é importante procurar serviço especializado o mais rápido possível. “Nos acidentes de mão, procure um cirurgião da mão. No local, lave com água corrente e cubra com tecido limpo. Não coloque pomadas ou remédios caseiros. Em caso de amputação, lave a parte amputada com água corrente, envolva em tecido limpo e coloque em geladeira de isopor com gelo, evitando o contato direto de dedo com o gelo”, conclui, reforçando que a atuação rápida e adequada é essencial para minimizar os danos.
A prática esportiva libera endorfi na e fortalece a mente contra os desafi os diários
Muitos são os benefícios de se manter ativo e saudável ao mesmo tempo, com a prática dos esportes, mas é necessário manter uma constância para os efeitos serem observados a longo prazo
Excesso de trabalho, rotinas corridas e cansativas são os principais vilões da saúde mental na atualidade. Chamados de “doença do século”, os transtornos psiquiátricos já afetam 56 milhões de brasileiros, conforme pesquisa Covitel de 2024. Para prevenir esses impactos, é essencial buscar por atividades que promovam o equilíbrio emocional. Mais do que performance e competição, o esporte se mostra uma ferramenta poderosa para o combate aos desafios psicológicos.
‘HORMÔNIO DA FELICIDADE’
Considerado o “hormônio da felicidade”, a endorfina ajuda a manter a saúde mental em dia. Independente de qual esporte seja, enquanto praticado, há a liberação desse hormônio, aliviando o estresse e melhorando o humor. Por outro lado, a atividade física ajuda na melhora da autoestima, controle da ansiedade e melhora da concentração.
Muitos são os benefícios de se manter ativo e saudável ao mesmo tempo, com a prática dos esportes, mas é necessário manter uma constância para os efeitos serem observados a longo prazo. Ewerthon Henrique fez história nos gramados jogando pelos times Corinthians, Borussia
Dortmund e Palmeiras, mesmo após 10 anos de aposentado, nunca deixou de estar em forma ou praticar os esportes.
“O futebol sempre foi minha paixão, mas depois que saí do campo, percebi o quanto ele também era meu suporte emocional. Hoje em dia, pratico boxe, futevôlei, corrida e tênis. Manter a atividade física me ajuda a ter equilíbrio e energia para lidar com os desafios da vida”, afirma Ewerthon.
O professor de jiu-jitsu Flávio Guilherme Gilli observa que muitos alunos chegam na academia buscando uma forma de ocupar a mente: “Muitos alunos vêm em busca de um hobby para se ocupar no tempo livre, mas acabam descobrindo um verdadeiro alívio no jiu-jitsu para o estresse e a ansiedade. O esporte ajuda a canalizar a energia, melhorar a disciplina e construir uma mentalidade mais forte, o que reflete diretamente na saúde mental de quem pratica”, afirma.
Cuidar da saúde mental parece uma tarefa difícil, mas quando contamos com a ajuda dos esportes, fica tudo mais fácil. Encontrar tempo para uma atividade física não deve ser um luxo e sim como uma necessidade para manter a saúde mental.
Especialista do maior hospital de otorrinolaringologia da América Latina explica como evitar os sintomas causados pela mudança de temperatura
Com as altas temperaturas, cresce o uso do ar-condicionado nas empresas e, também, em ambientes domésticos. O aparelho pode causar tosse, espirros e coriza, além de aumentar os sintomas em quem sofre com rinite ou sinusite. Isto acontece porque o ar-condicionado resseca as vias respiratórias, inflamando os cornetos nasais, uma pele que fica na parte interna do nariz.
IMUNOTERAPIA
As rinites não alérgicas, aquelas causadas por fatores externos, como o aumento da temperatura, são fortemente impactadas pelo uso do ar-condicionado. “A rinite alérgica é tratada com a imunoterapia, ou seja, a vacina adequada. Já a rinite não alérgica não tem tratamento via vacina e é preciso evitar o que desencadeia a reação”, conta o médico Paulo Mendes Junior, especialista em otorrinolaringologia do IPO, maior hospital do segmento na América Latina.
O aparelho deve ser limpo com frequência, os filtros devem ser trocados regularmente, assim como os dutos devem passar por manutenção constante
Já as sinusites são causadas por infecções virais ou bacterianas, e também por reações alérgicas, como as mudanças de temperatura do aparelho. Assim como a rinite, o principal fator é evitar o que provoca a reação alérgica. “O principal é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico, isto é fundamental para evitar os sintomas. Com a lavagem o nariz fica limpo, evitando o ressecamento das vias áreas”, explica Mendes Junior.
Outro ponto importante é a manutenção do ar-condicionado. O aparelho deve ser limpo com frequência, os filtros devem ser trocados regularmente, assim como os dutos devem passar por manutenção constante. “Evitar as mudanças de temperatura também é importante, considero que deixar sempre em 23 graus é o ideal”, completa o especialista.
A desidratação pode resultar em uma pele opaca, sem vida e mais propensa a rugas e fl acidez
Aexposição ao sol pode parecer inofensiva, mas é o principal fator do envelhecimento precoce e outros danos à pele. Ao se preparar com antecedência, você garante que sua pele esteja protegida e em ótimas condições, evitando danos que podem ser difíceis de reverter. O verão traz consigo dias ensolarados e temperaturas elevadas, exigindo que a pele esteja preparada para enfrentar esse período com frescor e proteção.
Um dos principais cuidados para o verão é a hidratação. Com o aumento das temperaturas, nosso corpo tende a perder água rapidamente através do suor, o que pode levar à desidratação. Isso não só causa problemas de saúde, como dores de cabeça, fadiga e diminuição da concentração, mas também pode afetar a aparência da sua pele. A desidratação pode resultar em uma pele opaca, sem vida e mais propensa a rugas e flacidez.
ENVELHECIMENTO CUTÂNEO
Segundo o médico Killian Cristoff, a preparação da pele para o verão vai muito além da estética. “Durante essa época do ano, a exposição aos raios solares, ao sal e ao cloro pode desidratar e acelerar o processo de envelhecimento cutâneo. É essencial investir em tratamentos preventivos para garantir uma pele saudável, firme e radiante”, explica o profissional.
Realizar os tratamentos com certa antecedência ao verão assegura que você já terá resultados satisfatórios. O tempo de efeito e a duração dos resultados variam de acordo com cada tipo de procedimento. Para garantir que sua pele e corpo estejam prontos para o verão, o diretor técnico da Royal Face destacou alguns procedimentos que vão ajudar sua pele a revelar a sua melhor versão durante o Verão.
BIOESTIMULARES DE COLÁGENO
Especialmente eficazes na região corporal, ajudam a melhorar a firmeza da pele (pode durar no corpo por até dois anos).
PEELINGS
Renovam a pele e a preparam para a exposição solar, desde que realizados com antecedência (os resultados aparecem desde a primeira sessão).
SKINVIVE
Redução perceptível nas linhas finas, uma pele mais firme e uma textura mais uniforme. A melhora no tom e na textura da pele é notável rapidamente. (o tratamento pode durar até 9 meses, dependendo dos cuidados com a pele, hábitos alimentares e estilo de vida).
Os peelings renovam a pele e a preparam para a exposição solar, desde que realizados com antecedência
SKINBOOSTER FACIAL
Eficaz para melhorar a estrutura dérmica e a elasticidade da pele, sendo uma excelente opção para o rejuvenescimento facial. (o efeito é imediato).
“O Verão é a época do ano em que a pele fica mais exposta e vulnerável. Proteger e hidratar corretamente garante um bronzeado uniforme e previne manchas e marcas indesejadas”, completa Cristoff. Além do rosto, o corpo também merece uma atenção especial. Confira 3 procedimentos que ajudam a realçar as curvas e melhorar a textura da pele.
#1 Corrente Russa: é uma técnica de tratamento estético que utiliza correntes elétricas para estimular a contração muscular. (Podem durar semanas, dependendo do seu estilo de vida e da manutenção das atividades físicas)
#2 Pump Up: aumenta o volume dos glúteos, e também é ótimo para estimular a circulação sanguínea e linfática da área, trabalhar as celulites, tonificar a musculatura, entre outros benefícios. (o efeito é imediato, na primeira sessão o paciente já consegue notar uma diferença)
#3 Shape Lido: permite moldar para alcançar o resultado desejado e obter uma aparência natural. (o paciente pode notar os resultados na primeira sessão, a eficácia pode variar conforme características da pele de cada paciente).
Segundo Killian, esses procedimentos revigoram e renovam o corpo: “Os tratamentos corporais trazem uma sensação de leveza e bem-estar. Ao cuidar do corpo, o cliente também cuida da mente, ganhando confiança e autoestima para aproveitar o verão celebrando a sua beleza única.”
TECNOLOGIAS AVANÇADAS PARA UM CORPO FIRME E DEFINIDO
A busca por um corpo mais firme e harmonioso nunca esteve tão em alta. Com o avanço da estética, hoje é possível tratar celulite, flacidez e gordura localizada sem a necessidade de cirurgia, por meio de tecnologias inovadoras que estimulam o metabolismo e a regeneração da pele.
ENDOLASER
Na clínica da Dra. Carla Bocuto oferecemos tratamentos modernos como enzimas lipolíticas, que quebram as células de gordura de forma localizada, e bioestimuladores de colágeno, que restauram a firmeza e elasticidade da pele. Além disso, utilizamos o Endolaser, uma tecnologia de ponta que remodela o contorno corporal ao estimular a produção de colágeno e reduzir a flacidez de forma segura e eficaz.
SE VOCÊ BUSCA UM CORPO MAIS TONIFICADO E UM TRATAMENTO PERSONALIZADO, AGENDE SUA AVALIAÇÃO!
@dracarla.bocuto
[11] 98288-5834
@dracarla.bocuto
Com paciência, planejamento e preparo emocional, esse período pode ser mais tranquilo para pais e filhos
Antecipar a rotina, estabelecendo horários regulares para refeições, brincadeiras e descanso, ajustando-os gradualmente às demandas escolares, também pode ajudar nessa fase
Chegada a hora das crianças encararem a rotina escolar. A primeira experiência com a sala de aula; mudança para uma nova instituição de ensino; e até mesmo o retorno para a mesma escola, mas em uma turma diferente, são situações que podem acarretar ansiedade, despertar curiosidade ou representar um desafio para as crianças.
Mas essa fase de adaptação ou readaptação pode ser uma experiência positiva, tranquila e cheia de descobertas se as famílias planejarem uma transição pensando no bem-estar das crianças e dos próprios pais e responsáveis. Cada criança reage de forma diferente às mudanças, e respeitar o ritmo individual é crucial. Pensando nisso, especialistas compartilham orientações
práticas para tornar essa etapa mais acolhedora, com paciência e o suporte da escola e da família.
A pedagoga Audrey Taguti recomenda que a família inicie a preparação antes mesmo do início das aulas. “Visitar a nova escola, conhecer os espaços e conversar sobre as atividades que a criança participará ajudam a criar um ambiente de familiaridade e segurança. Quando a criança entende o que a espera, o impacto da mudança é menor”, opina a educadora.
Antecipar a rotina, estabelecendo horários regulares para refeições, brincadeiras e descanso, ajustando-os
gradualmente às demandas escolares, também pode ajudar nessa fase. Alguns dias antes do início das aulas, por exemplo, é aconselhável ir ajustando o horário de acordar, diminuindo o despertador meia hora por dia, para que a criança se acostume a levantar mais cedo aos poucos.
Para a educadora Fatima Lopes incluir a criança no planejamento da volta às aulas pode fazer toda a diferença. “Permitir que ela escolha parte do material escolar, organize a mochila ou até participe da compra do uniforme é uma forma de emponderá-la. Isso transforma a ida à escola em algo pelo qual ela se sente responsável e motivada”, afirma a especialista.
Além disso, envolver parentes ou amigos mais velhos que já estudam na mesma escola pode ser uma excelente forma de apresentar aspectos positivos do ambiente escolar. Esses relatos ajudam a criar uma imagem mais acolhedora e interessante da nova rotina, reforçando a confiança da criança e mostrando que a escola pode ser um espaço de aprendizado, diversão e novas amizades.
OS PAIS TAMBÉM PRECISAM SE PREPARAR
A preparação para a volta às aulas não é apenas para as crianças; os pais também precisam se organizar emocionalmente e logisticamente para esse momento. Não é incomum, por exemplo, ver cenas de filhos darem as costas aos pais ao entrar na escola, ansiosos pelas novidades que estão por vir; enquanto a mãe ou o pai estão aos prantos no portão – ou sentem-se até mal e culpados por uma evolução normal na vida das crianças.
“A ansiedade dos responsáveis pode ser percebida pelos pequenos, tornando o processo de adaptação mais desafiador. Por isso, é fundamental que os pais mantenham a calma, confiem nos profissionais da educação e nas escolhas que fizeram, e estejam disponí-
veis para acolher dúvidas e inseguranças dos filhos e de si mesmos”, avalia a educadora Ana Claudia Favano.
NÃO TRANSFORME A ESCOLA EM ALGO NEGATIVO
Audrey Taguti recomenda evitar associar a escola a punições ou situações desconfortáveis. Em vez disso, a família deve valorizar o aprendizado e as oportunidades de novas conexões e experiências sociais. “O ambiente escolar precisa ser visto como algo enriquecedor e divertido, para que a criança se sinta motivada e acolhida”, reforça a docente.
Manter uma comunicação aberta e validar os sentimentos da criança são passos essenciais, segundo Fatima Lopes. “É fundamental ouvir o que a criança tem a dizer, sem minimizar suas emoções. Perguntar como foi o dia, respeitar momentos de silêncio e reforçar aspectos positivos ajudam os pequenos a construírem uma relação de confiança com os pais ou responsáveis e a lidar melhor com as inseguranças”, orienta a educadora.
Para as famílias, contar com uma rede de apoio pode fazer toda a diferença durante o período de adaptação escolar. Outros pais e responsáveis que enfrentam a mesma situação são uma fonte valiosa de troca de experiências, permitindo compartilhar desafios e estratégias bem-sucedidas.
Além disso, é importante criar uma rotina que inclua tempo para acompanhar o dia a dia escolar, mas sem sobrecarregar o ambiente familiar com expectativas excessivas. “Quando os pais estão tranquilos e bem preparados, eles se tornam uma base segura e confiável para os filhos enfrentarem as novidades do ambiente escolar”, completa Ana Claudia Favano.
Para as famílias, contar com uma rede de apoio pode fazer toda a diferença durante o período de adaptação escolar
Educador destaca a importância de práticas lúdicas e estruturadas para aprimorar a caligrafia desde cedo
Acaligrafia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil, influenciando não apenas a legibilidade da escrita, mas também nas habilidades cognitivas, como a coordenação motora fina e a concentração. Embora a digitalização esteja em ascensão, a caligrafia continua desempenhando um papel crucial no desenvolvimento educacional e cognitivo no Brasil. O estudo do Instituto NeuroSaber, de 2021, indica que a prática da escrita manual ativa áreas cerebrais relacionadas ao aprendizado e à memória, promovendo uma maior receptividade a estímulos e fortalecendo conexões neurológicas essenciais para a retenção de informações.
À medida em que a tecnologia ganha espaço no dia a dia das crianças, incentivar a prática da escrita manual se torna ainda mais essencial para garantir um aprendizado completo. Pensando nisso, o educador José Júnior lista seis dicas essenciais para ajudar pais e educadores a estimularem a melhora da caligrafia infantil. Confira.
A regularidade é essencial para o desenvolvimento da escrita. Reservar entre 10 e 15 minutos diários para a prática da caligrafia pode fazer uma grande diferença na evolução da criança. A repetição ajuda a fixar padrões e aprimorar a coordenação motora.
Estabelecer pequenos desafios, como completar uma página de exercícios ou aperfeiçoar a escrita de letras específicas, incentiva o progresso. A sensação de conquista é um forte motivador para as crianças continuarem se dedicando.
VALORIZAR OS AVANÇOS
O reconhecimento das melhorias, mesmo que sutis, contribui para a autoestima da criança. Reforços positivos, como elogios e recompensas simbólicas, tornam o processo mais estimulante e eficaz.
Atividades como desenhar, colorir dentro das linhas e modelar massinha fortalecem os músculos das mãos, facilitando o controle dos movimentos durante a escrita. Esses exercícios são essenciais para o desenvolvimento da caligrafia.
Reservar entre 10 e 15 minutos diários para a prática da caligrafia pode fazer uma grande diferença na evolução da criança
O uso de lápis ergonômicos e cadernos com linhas-guia pode auxiliar no alinhamento correto das letras. Materiais adequados proporcionam conforto e ajudam na execução da escrita com mais precisão.
Transformar o aprendizado em uma experiência lúdica é essencial para manter o interesse da criança. Jogos educativos, como ligue os pontos e atividades interativas, tornam o momento de escrita mais prazeroso e eficaz.
Com mais de 100 escolas em diferentes estados brasileiros, a Ensina Mais Turma da Mônica tem como compromisso o desenvolvimento infantil, aliando tecnologia e educação para proporcionar um aprendizado completo e dinâmico.
Metodologia Prime
Na Baby Prime valorizamos o brincar, as interações e o desenvolvimento das habilidades sociais para o desenvolvimento integral.
Turma
Reduzida
Mais atenção para as crianças e para as famílias.
Projetado para o bem-estar!
Garantindo a segurança do seu filho e a integração entre escola e família
O dia inteiro perto de você!
Através do monitoramento on-line
Balanceada você pode acompanhar seu filho durante todo período escolar.
Alimentação Balanceada
Preparada na hora do consumo, ortinha, mini arvores frutíferas e aulas de educação nutricional com culinária infantil.
Acompanhamento de Psicóloga Orientadora Educacional
Desenvolver habilidades emocionais desde cedo é o
nutricional
alicerce para uma vida cheia de empatia, resiliência e sucesso