Gazeta da Zona Leste - 1921

Page 1


GAZETA DA ZONA LESTE

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, leva para a Neo Química Arena, até o próximo dia 23, as Carretas de Mamografia e do Empreendedorismo do movimento SP Por Todas. > VEJA + PÁGINA 6

fique ainda + conectado com a região:

As unidades do Cate Móvel, em parceria com a Ade Sampa, agência da Prefeitura de São Paulo, estarão na Zona Leste para ajudar a população na busca por novos empregos e orientar quem deseja empreender. No local, funcionários do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo estarão preparados para facilitar o atendimento e auxiliar os moradores no processo. > VEJA + PÁGINA 5

FEBRE OROPOUCHE Nova preocupação para o País

Uma que tem gerado preocupação no Brasil é a febre Oropouche, transmitida no meio urbano pelo pernilongo comum e no meio silvestre pelo maruim. > VEJA + PÁGINA 5

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Lixo eletrônico: o desperdício silencioso

Presentes na maioria dos lares e empresas, os equipamentos eletroeletrônicos incluem desde utensílios básicos de cozinha até dispositivos de tecnologias de informação e comunicação, tais como telefones celulares e laptops. Cada produto tem um perfil de vida útil específico, o que significa que possuem diferentes quantidades de resíduos, valores econômicos e potenciais impactos na saúde e no meio ambiente, se reciclados de maneira inadequada. Quando o tempo de vida desse produto termina, ele se torna um resíduo eletroeletrônico (REEE).

Desde 2010 os REEEs aumentaram significativamente: isso se deve principalmente ao fato de que mais pessoas estão tendo acesso a celulares e internet. Por exemplo, o mundo conta com mais de 7,7 bilhões de assinaturas de telefone celular e, no Brasil, 83% dos indivíduos com dez anos ou mais possui telefone celular (NIC.br, 2019). Pode-se dizer que cada morador teve em média 3 aparelhos celulares nos últimos 10 anos, o que equivale a uma vida útil de mais ou menos 3 anos por aparelho. A rápida obsolescência de dispositivos eletrônicos somado à constante evolução da tecnologia tem dado mais espaço para o descarte inadequado desses aparelhos, representando uma ameaça significativa ao meio ambiente e para a saúde humana. Os dispositivos eletrônicos contêm uma variedade de materiais tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio e substâncias químicas perigosas. Quando esses produtos químicos entram em contato com o solo e a água, podem poluir o ambiente e prejudicar a fauna e flora local. O que acontece é que muitos países desenvolvidos enviam seu lixo eletrônico para nações em desenvolvimento, onde é frequentemente processado e manuseado de maneira inadequada, causando danos ambientais e à saúde das pessoas envolvidas nesse processo. Além disso, os dispositivos eletrônicos contêm recursos preciosos, como ouro, prata e cobre, e quando esses aparelhos são descartados em aterros sanitários, esses recursos valiosos são perdidos. Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT) com dados de 2022, 97% dos REEE da América Latina não são descartados de forma sustentável, o que soma um valor perdido equivalente a US$ 1,7 bilhão por ano (pelo potencial de recuperação dos materiais preciosos que os compõem). Ainda, de acordo com dados do relatório sobre eletrônicos circulares apresentado no Fórum Econômico Mundial de Davos, de 2019, o lixo eletrônico a nível global tem um valor de pelo menos US$ 62,5 bilhões, o que corresponde ao Produto Interno Bruto (PIB) anual do Quênia. Existem soluções sustentáveis para lidar com o lixo eletrônico. Isso inclui a reciclagem adequada de eletrônicos, a reutilização de componentes e a doação de dispositivos ainda funcionais para organizações que podem fornecê-los a comunidades carentes. Além disso, muitas empresas agora estão adotando programas de reciclagem e recondicionamento de dispositivos para reduzir o impacto ambiental.

*Marcelo Souza é especialista em economia circular, professor universitário e autor da antologia Reciclagem de A a Z. Também é presidente do Instituto Nacional de Economia Circular, CEO da Indústria Fox –Economia Circular

PDIREITO

Aposentadoria exige atenção

or ser um órgão de grande importância no País, muitos segurados depositam grande confiança nas atividades do INSS. Mas é preciso ficar atento, o INSS não trabalha a favor da aposentadoria ou outros benefícios. Muitas vezes o órgão pode até trazer prejuízos aos segurados que não têm conhecimento de todos os seus direitos.

O INSS é mau? Não é isso, mas o funcionamento dele, a falta de funcionários e tantas outras coisas podem influenciar em um atendimento prejudicado. O melhor a se fazer é conhecer os seus direitos e, para entender melhor, acompanhe a relação de tudo aquilo que o INSS não faz por você e que pode atrapalhar a sua aposentadoria. Exigências importantes – o INSS muitas vezes deixa de cobrar do segurado dados ou documentos importantes que podem ajudar na hora de solicitar o benefício – como por exemplo, informações para fechar vínculo, juntar PPP, provar recolhimentos feitos ou período de trabalho.

Informações sobre complementação de contribuição – você sabia que contribuições feitas abaixo do mínimo exigido não podem ser consideradas? Nesses casos, o segurado tem a opção de agrupar (pegar 2 ou mais meses de contribuições somando-se juntos para ter 1 mês válido), além de completar o valor que falta, para ter o período considerado. Falta de reconhecimento em atividades especiais por enquadramento profissional – até abril de 1995 não era necessário reunir documentos para comprovar

Oatividade especial. Entretanto, em muitos casos, o INSS não reconhece esse período de atividade em relação ao enquadramento profissional. Nesse cenário, alguns segurados não conseguem a aposentadoria. Período sem contribuição – o INSS não reconhece períodos em que o empregador ou tomador de serviço deixou de contribuir. Nesses casos, é importante lembrar que o empregado não tem responsabilidade sobre a contribuição ou fiscalização do pagamento, sendo aquela, uma tarefa do empregador.

Reafirmação da DER: o órgão não avalia se você tem direito à reafirmação da DER. Para entender melhor, digamos que um trabalhador realizou seu pedido de aposentadoria hoje, acreditando que já era possível. Porém, ao fazer a análise, o INSS considerou que ainda faltavam 5 meses de contribuição. Até a resolução do pedido, o segurado continuou fazendo contribuições mensalmente, entretanto, mesmo assim, o INSS negou o benefício. Melhor aposentadoria: a instituição não informa ao trabalhador as possibilidades de uma aposentadoria melhor. Em muitos casos, ao dar entrada no pedido do benefício, o trabalhador teria direito a um valor melhor, caso optasse por requerer o benefício dali a 2 ou 3 meses. Porém, o INSS não faz essa avaliação e não orienta o segurado quanto a isso. Direitos a serem recorridos – o sistema não informa que, mesmo recebendo o benefício, o trabalhador pode discutir direitos que não são reconhecidos pelo órgão, mas o são na Justiça.

espaço do sindico

A hora da dedetização

verão está logo aí! Muito sol, calor, piscina e as crianças de férias. Além disso, também é a época de maior enfrentamento às pragas urbanas, algo que não combina tanto com as alegrias desta estação. Mesmo se reproduzindo o ano inteiro, é na primavera e no verão que ocorrem mais “encontros” com esses insetos e animais. O cuidado com as áreas comuns é algo que deve acontecer o ano inteiro, principalmente em condomínios com muitas áreas verdes, próximos de rios e córregos ou de terrenos vazios – e se há infestação de pragas no local ou não. É com base nessas informações que o síndico deve decidir se vai investir em uma dedetização avulsa, semestral ou mensal.

“Existem condomínios cuja necessidade é realmente uma ou duas vezes por ano, no máximo. Por outro lado, se houver muita demanda, fica caro para o síndico chamar a empresa de forma ‘avulsa’. Nesses casos, vale mais a pena fechar um plano mais frequente de manutenção”, assinala Luiz Henrique Alves, diretor de uma empresa de dedetização e desentupimento. Quando fazer o controle de pragas ou dedetização? O ideal é manter os cuidados com essas áreas o ano todo. Dessa forma, o empreendimento estará sempre resguardado em casos de uma infestação, por exemplo. Para isso, manter um contrato de prestação de serviços com uma empresa dedetizadora pode ser uma boa opção. Porém, vale sempre avaliar as necessidades do condomínio para ter certeza da melhor alternativa para as finanças e para a boa conservação das áreas co-

muns do local.

Além do cuidado recorrente, outro ponto positivo de se manter um contrato anual de manutenção com o prestador de serviço é o valor. Um pacote de cuidados ao longo do ano pode custar até 30% mais em conta do que pagar pelos mesmos serviços de maneira avulsa.

Vale lembrar que para efetuar qualquer contratação que impacte nas finanças do condomínio, o síndico deve referendar a decisão em uma assembleia. Outra modalidade de contratação para o condomínio é chamar um prestador de serviços a cada seis meses.

“Alguns prestadores de serviço afirmam que o cuidado duas vezes por ano é mais que o suficiente, mas em nenhum rótulo de um bom produto você acha essa indicação. O que a Vigilância Sanitária indica, inclusive, é um acompanhamento mensal das áreas”, pesa Davidson Gula, da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas).

Também é importante frisar que é responsabilidade do síndico zelar pelas áreas comuns. Caso haja uma infestação – e se isso impactar em prejuízos para o condomínio devido à ausência de cuidados -, o mesmo poderá ter de indenizar a massa condominial.

No Estado de São Paulo não há uma lei específica sobre a periodicidade obrigatória do condomínio fazer a dedetização. Para a síndica profissional Karine Prisco, essa dedetização frequente pode ser uma maneira de manter as áreas comuns mais livres de pragas urbanas.

Revisão da Jornada de Trabalho

POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

Mais uma medida “populista” sem qualquer planejamento e estudo mais aprofundado. Será que alguém parou para pensar nas consequências do desastre econômico que será a redução da jornada hoje de 6x1. Ou seja, seis dias trabalhados por um de descanso e que seria de 5 dias trabalhados por 2 de descaso, ou mesmo, quem sabe, 4 trabalhados por dois de descanso. Alguém pensou que isso vai gerar inflação maior, pois irá aumentar o custo das empresas, especialmente setores que trabalham 24 horas por dia, supermercados, hospitais, hotéis e indústrias que não podem deixar seus fornos arrefecerem e tantas outras que ainda dependem da mão de obra, que não estão totalmente automatizadas? Além do “fantasma” que ronda a cabeça dos trabalhadores do avanço da informática, que cada vez mais vai lhes tirar emprego: da Inteligência Artificial, que vem para substituir milhares de trabalhadores e que, certamente, acabará com muitas vagas dispensando trabalhadores, agora mais esse “fantasma”. As empresas não suportarão mais esse golpe, além do aumento de impostos que a reforma tributária lhes imporá, onde o IVA famoso será de mais de 27%, o maior do mundo, da revolução que será a tributação de dividendos, depois do lucro já ter sido tributado fortemente nas empresas, agora, também, uma redução de jornada, que obrigará as empresas empregarem mais gente e dispensar os de maior salário. Para que as empresas possam fazer isso, acabarão dispensando os que mais ganham para poderem contratar outros funcionários que ganham menos, ou irão sobrecarregar os que trabalham, pois um funcionário não pode

fazer mais do que duas horas extras por dia. Costuma-se dizer que “é do couro que sai a correia” e sem dúvida o couro é o povo, é dele que sairá o pagamento para mais essa insanidade. E para ajudar, o governo não consegue sequer estabelecer um plano de contenção de gastos, pois não quer cortar na carne em seus vencimentos, especialmente os altos salários do judiciário. Se o nosso produto já não era competitivo no mundo todo em razão do preço sobrecarregado pelos tributos, agora também o será pela pouca produtividade ocasionada pela pressão estabelecida.

Ora, essa questão da jornada do trabalho deveria ser livre, cada empresa sabe de suas necessidades. O trabalhador quer trabalhar, quer produzir e sustentar sua família, e não viver pedindo esmolas para o governo, mas este não o deixa trabalhar, prefere que ele continue subjugado, dependente e humilhado, esperando as migalhas do governo, que deveria incentivai-lo ao trabalho. O trabalho dignifica o homem, o faz sentir útil para a sociedade, para vida e para a família, com certeza contenta mais a família ter segurança, saber que o seu futuro está sendo garantido através de seus pais que se dedicam ao trabalho. Essa lei é um absurdo para um país que é de terceiro mundo e que precisa trabalhar. Deixe que as empresas, dentro das leis que já existem, ajeitar o que desejam, na própria nova CLT já existe um dispositivo que prevê que o acordado entre os trabalhadores vale mais do que os acordos coletivos, mas isso até hoje não é reconhecido pelo judiciário. Por isso, não precisamos de mais leis para serem desrespeitadas.

Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

Maior espaço de lazer da Zona Leste, o Parque Ecológico do Tietê, reabre ao público hoje, domingo, 21, ao meio-dia, após oito meses de intervenções. A reforma do parque, que recebe mais de 40 mil visitantes por mês, concentrou-se no centro de lazer, uma área com cerca de 1,8 milhão de metros quadrados.

O projeto contemplou a construção e recuperação de quadras poliesportivas, campos de futebol, conjunto aquático, pista de bocha, churrasqueiras e praça de recreação, além da ampliação do centro de recepção de animais silvestres (Cras) e do Museu do Tietê.

O parque está localizado na Rodovia Ayrton Senna, km17 (seguir indicações USP Leste/ Parque Ecológico do Tietê (entrada à direita).

DOADORES DE SANGUE SERÃO

HOMENAGEADOS NA ZL

O Hospital Santa Marcelina homenageará os doadores de sangue na próxima quinta-feira, dia 25, Dia Mundial do Doador de Sangue. A comemoração ocorrerá no horário de atendimento, no próprio Banco de Sangue. O complexo hospitalar consome mensalmente cerca de 1.800

bolsas de sangue e necessita de pelo menos 120 doadores/dia para equilibrar o atendimento nos serviços do hospital. No momento, o número de doadores está em torno de 100 pessoas por dia. Para maior conscientização sobre doação e também para tentar ampliar o número de doadores, os profissionais do Banco de Sangue do hospital estarão no próximo dia 27, das 8 às 13 horas, no Colégio Santa Marcelina (Rua Alberto Torres, portão 2, Perdizes, para coleta de sangue). "Contamos com a colaboração de todos os doadores, mas estamos extremamente necessitados de sangue com fator negativo principalmente os de tipologia O", afirma a hematologista e hemoterapeuta, Solivanda Trindade Alves. Nesta data o Banco de Sangue do hospital estará fechado. PARA DOAR Os doadores potenciais precisam ter os seguintes pré-requisitos: ser saudável, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Antes da doação, são realizadas aferição de pressão arterial, medida de hematócrito (checagem de anemia) e entrevista.

sar a arte da fotografia para despertar conscientização sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é a proposta do Plantando Cultura. A iniciativa, realizada pela AF Imagens, com

incentivo do ProAC, do Governo do Estado de São Paulo e apoio solene da ONG ImageMagica, consiste em um circuito de exposições e ações culturais. A estreia da exposição acontece até o próximo dia

3 de dezembro, na Estação Tatuapé da CPTM, com o objetivo de dar visibilidade e inspirar iniciativas da agenda 2030. O experiente André François, com mais de 30 anos de atividade e reconhecimento na fotografia humanitária e documental, convida mais de 15 fotógrafos, profissionais e amadores, para traduzirem em imagens temas abstratos e urgentes, como sustentabilidade, igualdade, saúde e bem-estar.

SERVIÇO

Exposição – Plantando Cultura. Local: Estação Tatuapé – Linha 11-Coral da CPTM. Até 3 de dezembro, todos os dias, das 4 à zero hora. Classificação Livre e entrada mediante tarifa da estação. Iniciativa cultural estreia sua mostra em novembro na Estação Tatuapé da CPTM

DA REDAÇÃO
Parque Ecológico do Tietê reabre hoje
A estreia da exposição acontece até o próximo dia 3 de dezembro, na
Estação Tatuapé da CPTM

VITRINENEGOCIOS

CRIANÇAS PEQUENAS

e incentivar hábitos saudáveis

Aseletividade alimentar pode ser um desafi o para pais e educadores. As crianças costumam ter preferências defi nidas e rejeitam certos alimentos, muitas vezes por causa da textura, cor ou sabor. O Colégio La Fontaine , que mantém duas unidades no Tatuapé, aborda essa fase com cuidado e ludicidade, colaborando com as famílias para cultivar uma relação saudável com a comida desde cedo. Embora a seletividade faça parte do desenvolvimento, pode estar associada a condições como autismo e transtorno do processamento sensorial. Crianças com esses transtornos tendem a ter uma relação complexa com a alimentação e podem apresentar reações intensas a determinados alimentos ou texturas. Nesses casos, uma abordagem multidisciplinar é essencial, envolvendo nutricionistas, terapeutas, psicólogos e pediatras.

ABORDAGEM LÚDICA

O La Fontaine , utiliza uma abordagem lúdica, apresentando alimentos de diferentes formas para que as crianças explorem sem cobranças. A introdução deve ser positiva e respeitosa.

O exemplo também é essencial: crianças se sentem mais motivadas a experimentar quando veem adultos comendo com prazer. Em casa e na escola, consumir frutas e vegetais ao lado delas reforça que esses alimentos são agradáveis.

Mariana Tavares, nutricionista do Colégio La Fontaine , explica que o envolvimento das crianças com os alimentos é fundamental: “Quando participam do preparo, como lavar frutas ou montar o próprio prato, elas se sentem motivadas a provar novos sabores. Em nossas aulas de culinária, elas mantêm contato com diversos alimentos de forma lúdica, como cortar legumes em formatos divertidos”.

PARCERIA COM AS FAMÍLIAS

A diretora Nilva Rossetto destaca a importância da parceria com as famílias: “Consideramos a alimentação uma jornada que envolve a comunidade escolar e familiar. Em sala, incentivamos a socialização nas refeições e o respeito ao tempo de cada criança para aceitar novos alimentos”. Ela conclui: “Estamos sempre em diálogo com os pais, dando orientações que auxiliem em casa. Quando necessário, indicamos acompanhamento multidisciplinar para um desenvolvimento saudável”.

Para conhecer mais sobre o Colégio La Fontaine , acesse: www.colegiolafontaine.com.br ou ligue (11) 2671-5909 (WhatsApp).

COMA BEM E FAÇA O BEM!

Disponível nos sabores: frutas ou gotas de chocolate.

Adquira seu Panettone e contribua para ações sociais da Comunidade Confiança

FEBRE OROPOUCHE

Confira as datas na Zona Leste

Prefeitura de São Paulo oferece atendimento de empregabilidade e apoio ao empreendedorismo até 29 de novembro

As unidades do Cate Móvel, em parceria com a Ade Sampa, agência da Prefeitura de São Paulo, estarão na Zona Leste para ajudar a população na busca por novos empregos e orientar quem deseja empreender. No local, funcionários do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo estarão preparados para facilitar o atendimento e auxiliar os moradores no processo.

CURSOS GRATUITOS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho oferece diversas ações como elaboração de currículos, agendamento de entrevistas de emprego e acesso ao Portal Cate, que possui mais de 300 cursos gratuitos. Além disso, os atendentes ajudam na obtenção da carteira digital de trabalho. Para os microempreendedores individuais (MEI), a Ade Sampa

prepara orientações técnicas para ajudá-los a resolver questões burocráticas e tirar dúvidas sobre como iniciar um negócio ou aprimorar um já existente.

ATIVIDADES

As atividades na Zona Leste acontecem no Centro Acolhida

Dom Fernando, das 9 às 15 horas. Em seguida as vans se encaminham para o SASF Parque do Carmo e Galpão Vila Silvia, sendo necessário apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, física ou digital.

SERVIÇO

Data: 18 de novembro. Local: Galpão Vila Silvia, Rua Novo Oriente do Piauí, 160 - Vila Silvia, das 9 às 15 horas. Participantes: Cate.

Data: 19 de novembro. Local: Galpão Vila Silvia, Rua Novo Oriente do Piauí, 160 - Vila Silvia, das 9 às 15 horas. Participantes: Cate.

Data: 21 de novembro. Local:

GALPÃO VILA CURUÇÁ, Rua

Narceja, 26 - Vila Nova Curuca, das 9 às 15 horas. Participantes: Cate.

Data: 21 de novembro. Local:

GALPÃO VILA CURUÇÁ, rua

Narceja, 26 - Vila Nova Curuca, das 9 às 15 horas. Participantes: Cate.

Data: 28 de novembro. Local:

SASF FORMOSA, Rua Brás Machado Lima, 50 - Jardim Piqueroby, das 9 ás 15 horas. Participantes: Cate.

Data: 28 de novembro. Local:

SASF FORMOSA, Rua Brás Machado Lima, 50 - Jardim Piqueroby, das 9 às 15 horas. Participantes: Cate e ADE SAMPA.

Data: 29 de novembro. Local:

SASF FORMOSA, Rua Brás Machado Lima, 50 - Jardim Piqueroby, das 9 às 15 horas. Participantes: Cate.

Data: 29 de novembro. Local: COLÉGIO 24 DE MAIO, Avenida Dep. Cantídio Sampaio, 1248 - Vila Souza, das 9 às 15 horas. Participantes: Cate e ADE SAMPA.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho oferece diversas ações como elaboração de currículos, agendamento de entrevistas de emprego e acesso ao Portal Cate

Outra doença no radar

Em 2023, foram 831 casos confirmados; este ano, já são mais de 7 mil, segundo o Painel Epidemiológico do Ministério

Colaboração da população é fundamental para reduzir circulação de vírus como da dengue e da Febre Oropouche

Os mesmos fatores que influenciam na disseminação da dengue valem para outras arboviroses – como são chamadas as doenças transmitidas por insetos e outros artrópodes. Uma que tem gerado preocupação no Brasil é a febre Oropouche, transmitida no meio urbano pelo pernilongo comum (Culex quinquefasciatus) e no meio silvestre pelo maruim (Culicoides paraensis). Até então, o vírus provocava casos isolados na Amazônia, mas infecções têm sido registradas em regiões incomuns como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Piauí, Roraima, Minas Gerais, Amapá, Bahia e Pernambuco.

VARIANTE DO VÍRUS

Em 2023, foram 831 casos confirmados; este ano, já são mais de 7 mil, segundo o Painel Epidemiológico do Ministério. O aumento se deve, em parte, à ampliação das testagens nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN), mas também aos impactos das mudanças climáticas e mutações do vírus.

“A reemergência de Oropouche foi associada a uma variante do ví-

rus, sugerindo que mesmo os indivíduos previamente expostos estão em risco de uma reinfecção e de desenvolver doença sintomática”, diz José.

MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

O infectologista destaca a necessidade de investigar a relação entre a infecção de gestantes e malformações congênitas em recém-nascidos, como acontece com o Zika. No início de agosto, o Ministério da Saúde registrou um caso de microcefalia possivelmente associado à Oropouche no Acre – o material genético do vírus foi encontrado no bebê, que acabou indo a óbito com 47 dias de vida. No entanto, o órgão afirma que a correlação direta ainda precisa de uma investigação mais aprofundada. Gestantes devem buscar atendimento e informar ao profissional de saúde responsável pelo acompanhamento pré-natal em caso de sinais e sintomas compatíveis com arboviroses, como febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, tontura, dor nos olhos, calafrios, náuseas e vômitos.

PREVENÇÃO

A colaboração da população é fundamental para reduzir a circula-

ações do dia a dia podem ter um grande impacto. O Ministério da Saúde elenca as principais medidas preventivas que podem ser adotadas. Confira.

• 1 Faça uma inspeção em casa pelo menos uma vez por semana para eliminar água parada em vasos e outros recipientes que podem se tornar criadouros,

• 2 Higienize potes de água de animais de estimação;

• 3 Tampe caixas d’água e outros reservatórios;

• 4 Coloque areia nos vasos de plantas;

• 5 Não acumule sucata e entulho.

• 6 Guarde pneus em locais cobertos;

• 7 Amarre bem os sacos de lixo;

• 8 Mantenha as calhas de casa bem limpas;

• 9 Instale telas em portas e janelas; #10 Aplique repelentes recomendados pela Anvisa, à base de DEET, icaridina e IR 3535;

• 10 Em caso de sintomas, não se automedique e procure uma unidade de saúde (a automedicação pode levar a reações graves, como hemorragias, e até a morte).

DA REDAÇÃO
ção de vírus como da dengue e da Febre Oropouche, e pequenas
Divulgação

SP MULHER X CORINTHIANS MAMOGRAFIAS E CURSOS DE

EMPREENDEDORISMO

Parceria visa incentivar a detecção precoce do câncer de mama e a autonomia financeira feminina, além de atendimento jurídico pela Defensoria Pública

OGoverno do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, leva para a Neo Química Arena, até o próximo dia 23, as Carretas de Mamografia e do Empreendedorismo do movimento SP Por Todas.

As mulheres da Zona Leste poderão ter acesso gratuito a exames para diagnóstico precoce do câncer de mama e a cursos de qualificação promovidos pelo Sebrae e Senac. A Defensoria Pública do Estado de São Paulo também apoia a mobilização e oferecerá atendimento jurídico no local.

AUTOCUIDADO E A

AUTONOMIA FINANCEIRA

A secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, reforça a relevância da iniciativa: “Nosso objetivo é promover o autocuidado e a autonomia financeira para as mulheres do Estado. A presença dessas carretas em um ponto tão acessível como a Neo Química Arena demonstra o compromisso do Governo de São Paulo de expandir o alcance das políticas públicas, contando inclusive com parceiros públicos e privados como este clube tão relevante para o Brasil”, afirma. O presidente do Corinthians, Augusto Melo, fala da importância de ter ações como essas no estádio do Clube. “É uma honra para o Corinthians participar de ações tão importantes como es-

sas. Nossa gestão faz questão de fazer parte de eventos como esse que podem melhorar a qualidade de vida das mulheres e fazer com que cuidados significativos sejam mais ativos nas vidas de todas elas”, conta.

FORÇA INSTITUCIONAL

CARREATAS / GOVERNO DE SP de família, cível e criminal, além de palestras sobre direitos das mulheres. “A Defensoria Pública tem um papel crucial na garantia do acesso à justiça para as mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Nossa presença na Neo Química Arena reforça o compromisso da instituição em levar orientação jurídica e defesa para todas as mulheres que precisam”, destaca Luciana Jordão, defensora-pública geral. É preciso retirar senha online para realizar consultas individuais de atendimento jurídico pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O acesso é feito pelo link: https://tinyurl.com/ mrxhtr7m.

SERVIÇO •1 Mamografia e Empreendedorismo na Neo Química Arena. Até 23 de novembro, a partir das 8 horas. Local: Neo Química Arena – Avenida Miguel Inácio Curi, 111- Portão E4, ao lado da Locadora de Veículos Unidas

Para Raul Corrêa da Silva, Diretor cultural do Corinthians, a parceria inédita entre a Secretaria de Políticas para a Mulher e a Defensoria Pública é um marco para o clube, mostra como o engajamento do Corinthians se amplia, colocando à disposição do Estado a Responsabilidade Social do clube, usando sua expertise, experiência e força institucional do clube para mostrar

A carreta de mamografia atende até 50 mulheres por dia e 25 aos sábados.

ATENDIMENTO JURÍDICO

PELA DEFENSORIA PÚBLICA

Ainda durante as Carretas, a Defensoria Pública oferecerá atendimento individual para orientação de conflitos nas áreas

As Carretas de Mamografia e do Empreendedorismo do movimento SP Por Todas ficarão disponíveis até o próximo dia 23 seus valores que colaboram com uma sociedade melhor. Para realizar a mamografia, as mulheres na faixa de 50 a 69 anos só precisam apresentar RG e cartão SUS, sem necessidade de levar um pedido médico. Já mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos, devem apresentar pedido médico do SUS, juntamente com o cartão SUS e RG.

•2 Carreta da Mamografia Serão distribuídas 50 senhas por demanda espontânea de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas, aos sábados 25 senhas, das 8 às 12 horas. Não haverá atendimento no feriado do dia 20 de novembro.

•3 Atendimentos da Defensoria Pública Retirada de senha online: https://tinyurl.com/mrxhtr7m. Sala individual: Dias 16, 22 e 23 de novembro, das 9 às 13 horas. Exceto feriados

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.