GAZETA DA ZONA LESTE
gazetavirtual.com.br
URBANISMO


gazetavirtual.com.br
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), convida a população a sugerir melhorias para o distrito de Sapopemba. A ideia é desenvolver uma proposta-piloto para tornar a região mais agradável aos pedestres e integrada.
>VEJA + PÁGINA 6
fique ainda + conectado com a região:
@GAZETADAZONALESTE
/GAZETA DA ZONA LESTE
CUIDAR DOS PETS
Saiba mais sobre hospitais públicos Divulgação
A cidade conta com quatro hospitais veterinários públicos localizados nas zonas Leste, Norte, Sul e Oeste para prestar atendimento clínico e cirúrgico aos animais de estimação. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. > VEJA + PÁGINA 5
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove a Campanha de Multivacinação contra doenças preveníveis nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. Essa estratégia de vacinação vai até o dia 19 de abril e busca ampliar a cobertura vacinal. > VEJA + PÁGINA 5
/GRUPOLESTETV 11 98193-8399
Não há como escondê-las, as favelas estão aí. Em cidades como São Paulo, elas se tornaram a síntese da falta de planejamento habitacional. Além disso, os moradores dessas comunidades estão apartados da realidade social e econômica. Serviços básicos, como atenção à saúde, educação e postos de trabalho, não chegam a essas pessoas. Mesmo assim, algumas concessionárias de água e luz se adiantam em oferecer seus contratos. Assim, as famílias pagam os impostos que engordam a arrecadação dessas empresas, porém, não interessam quando o debate envolve ampla infraestrutura. Por outro lado, não há como fechar os olhos para uma população que cresce ano a ano e se reinventa a cada nova di culdade. Os pequenos comércios, como mercados, padarias, armazéns, quitandas, barbearias, entre outros, impulsionam esses lugares. Junto com eles, pro ssionais liberais produzem ações de comunicação, esporte, beleza e moda, sem contar os artistas que registram suas obras em muros, prédios, telas e exposições. Essa potência passa a ser vista agora, não por conta apenas das redes sociais, mas pelos anos de esforço de lideranças comunitárias que foram abrindo diversas portas. Outro fator relevante diz respeito à política, pois em cada conglomerado de moradias existem dezenas, centenas e até milhares de eleitores. Entretanto, atualmente, nossos vereadores, deputados estaduais e federais não podem se xar de forma integral em seus gabinetes. Câmeras de celulares, gravadores e produtores de conteúdo para a internet estão em todos os lugares. Nesse sentido, quando menos se espera, o parlamentar está exposto e precisa demonstrar atitude. Caso contrário, a reeleição pode ser comprometida.
E por falar em organização, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista (FNA), em parceria com a Câmara dos Deputados, lançaram a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania de seus Moradores. O movimento quer colocar a pauta da favela na agenda do Parlamento e também pretende dar respostas às necessidades de territórios ocupados por cerca de 18 milhões de pessoas.
Ou seja, os participantes do grupo têm como foco a articulação entre o poder público, privado e a sociedade. O objetivo é construir soluções urbanas e econômicas que causem um impacto positivo nas áreas não atendidas pelos governos hoje.
Infelizmente, atualmente o setor privado enxerga a favela com misericórdia e o poder público como gasto. Desta vez, a Frente Parlamentar quer que a favela seja percebida como potência, inovação, possibilidade e investimento.
Outra discussão importante que estará presente nos encontros será sobre segurança. Trata-se de um dos maiores desa os, pelas constantes violações de direitos humanos. Sendo assim, é preciso trocar ideias e experiências.Empreendedores estão cada vez mais preparados para surpreender o mercado de oportunidades.
POR FABRÍCIO POSOCCO
Usuários do Pix sofrem tentativas de golpes praticamente todos os dias. Essa realidade foi detectada por uma empresa de cibersegurança, que somou uma média de 424 mil ocorrências este ano. Nem toda a tentativa é convertida, mas já é perceptível a procura crescente do Poder Judiciário para recuperar dinheiro perdido em fraudes.
A boa notícia é que o próprio sistema de pagamento eletrônico instantâneo possui mecanismos para bloquear transferências e fazer a devolução do valor transacionado.
De acordo com o Banco Central, o bloqueio cautelar analisa o perfil do recebedor. Sempre que a instituição financeira identifica uma transação fora do habitual das movimentações feitas pelo correntista, o dinheiro fica bloqueado por 72 horas para checagem e verificação de fraude. Se constatar o golpe, o próprio banco faz a devolução para quem pagou e o estelionatário não recebe nada.
Se a pessoa perceber que foi vítima de fraude antes do banco do estelionatário descobrir o crime, ela deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia física ou virtual. Em seguida, deve avisar ao banco onde tem conta, utilizando canais oficiais como SAC e ouvidoria. Desta forma, o seu banco entrará em contato com a instituição financeira do criminoso para bloquear o dinheiro e analisar a reclamação. Essa averiguação pode durar até sete dias. Quando a fraude
é confirmada, o dinheiro é devolvido integralmente para o pagador. Reforço que, mesmo com essas ferramentas adotadas pelo Pix, para monitorar operações suspeitas, o consumidor ainda precisa ficar muito atento. Além de sequestro-relâmpago e roubo de celular, tenha cuidado com a compra em site falso, o desconto que torna a aquisição ainda mais atrativa e o QR Code enganoso. Mantenha-se alerta para o perfil de rede social clonado, a central de atendimento bancário fictícia e a promessa de depositar uma quantia para receber mais dinheiro. Seja cauteloso com os donativos para histórias tristes e comoventes que chegam por SMS, WhatsApp e Facebook. Lembre-se, os golpistas usam diversas táticas para enganar as pessoas. Até mesmo as ligações avisando sobre parentes sequestrados ou informando que o familiar está com o carro quebrado em um local distante e não tem dinheiro para gasolina ou mecânico, mas precisa do valor urgente. Na maioria das vezes, com medo de que o “parente” sofra, a vítima faz a transferência. E, quanto mais rápido a vítima fizer o boletim de ocorrência e o contato com o seu banco, mais chance tem de receber de volta o valor. Caso o problema não seja resolvido pela instituição financeira, é possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou ao Poder Judiciário para reparação do dano. O principal é denunciar para que outras pessoas não sejam prejudicadas pelos mesmos estelionatários.
POR STELLA AZULAY
OBrasil é o segundo país do mundo com o maior tempo diário de uso de smartphone, atrás apenas da Indonésia (5,2 horas/dia).
Desde que o celular virou o mais novo "membro" do corpo humano, podemos facilmente passar horas grudados aos nossos aparelhos sem perceber que no modo off-line nosso tempo vai passando. É cada vez mais normal olhar o celular para mandar uma mensagem, depois mandar um e-mail, depois voltar para responder outra mensagem e quando vemos já estamos perdidos nos stories, vídeos e posts. Um processo quase hipnótico.
A tecnologia pode facilmente dominar nossas vidas se não tomarmos as rédeas.
Além do que já conhecemos, teremos vestuário, assistentes pessoais, inteligência artificial pelas paredes de nossa casa e sabe-se lá o que mais. Como essa maré não volta atrás, o melhor é aprender a surfar, mantendo nossa atenção e presença física. Se fizermos uma pausa para avaliar nosso relacionamento com a tecnologia, poderemos conscientemente controlar e diminuir maus hábitos.
Quando perceber que foi sugado pelo feed do Instagram ou por um vídeo qualquer, tente quebrar o encanto. Ao menor sinal de que sua atenção foi prejudicada pelo celular, comece a mandar ao cérebro comandos que ajudem a te desligar do virtual. Pratique este exercício cada vez que perceber que seu foco está todo no aparelho. Lembre-se: o cérebro é uma máquina. Para determinadas atitudes, o controle está com você. Quando conseguir manipular
certos mecanismos, seu cérebro irá te redirecionar rapidamente ao mundo real, sem que você nem perceba, já que o hábito se tornará automático. Mas, por que você deveria se importar com isso? Existe uma frase famosa do escritor e palestrante americano, Tony Robbins, que diz: "para onde seu foco vai, sua energia se dirige". Consequentemente, no que você colocar energia é o que vai florescer na sua vida. Gaste tempo dando atenção aos looks de blogueiras famosas, e isso se torna parte de sua vida. Concentre-se no desenvolvimento saudável de sua espiritualidade, e isso se torna parte de sua vida. As escolhas que você faz sobre como e onde concentra sua atenção te levarão a diferentes caminhos. Construir o hábito de perceber, questionar e mudar seu foco fortalece os músculos que tomam decisões. Gradualmente, você começará a ver o quanto de sua atenção está desperdiçando e passará a trabalhar recursos para sair da alienação do mundo on-line. Caso contrário, continuará sendo um joguete para os algoritmos. Eles podem controlar totalmente a sua vida. Desde a hora que acorda, até a hora que decide ir dormir. Sendo assim, comece a prestar atenção nas pessoas que estão à sua volta, olhando nos olhos delas para descobrir se elas precisam de algo. A vida em sociedade só existe por causa dos relacionamentos interpessoais e não por conta de máquinas ou aparelhos, seja lá quais forem eles.
Stella Azulay é educadora parental pela Positive Discipline Association e especialista em Neurociência Comportamental
A cidade de São Paulo amanheceu na última sexta-feira, dia 22, com os termômetros registrando uma queda na temperatura, com a máxima em 23ºC e a mínima, 19ºC. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa frente fria vinda do Sul propiciou acumulados pluviométricos altos, além do declínio das temperaturas que seguem até hoje, domingo, dia 24.
O“Custo Brasil” é uma consagrada concepção para significar os custos da burocracia, do desperdício, dos gastos sem sentido, enfim, da cultura arcaica, cujas raízes estão profundamente fincadas na história. A pergunta é: a reeleição, tema recorrente na paisagem política, integra o acervo do “Custo Brasil”? O assunto volta a se fazer presente na agenda do Congresso Nacional, merecendo uma reflexão sobre seus benefícios e malefícios. Coloquemos as principais teses que cercam o debate. Pontos positivos: a reeleição permite ao governante eleito, que vê seu mandato prorrogado por mais quatro anos, concluir o seu programa de governo ou, ao menos, deixar um apreciável conjunto de obras e ações no mapa do desenvolvimento. Evita a interrupção, para uns, abrupta, da administração, e as consequentes mudanças na biruta dos rumos, face à conhecida tradição dos governantes de apagar os feitos dos antecessores. Além disso, aprimora o processo decisório, ao convocar o eleitorado a escolher, de quatro em quatro anos, os seus mandatários, contribuindo para sua maior inserção na política, chancelando o trabalho dos aprovados e dando o passaporte de volta ao lar aos desaprovados. Pontos negativos: propicia o uso/abuso da máquina pública em benefício de candidatos, e consequente apropriação da res publica para engorda de interesses privados. Transforma o país em um território envolto em negociações e trocas, na medida em que o governante eleito para
um ciclo de quatro anos, no dia seguinte ao pleito, já começa a fincar estacas com vistas às eleições seguintes. A política tem como foco a reeleição. Que pode abrir a janela para o continuísmo danoso ao tecido institucional, eis que o grupo governante (partidos e núcleos) trabalha sempre para se perpetuar no poder. O argumento de que quatro anos são insuficientes para o governante realizar as promessas feitas para as comunidades tem sido o escudo para defender a proposta. É pertinente observar que a eliminação da reeleição contribuirá para oxigenar a administração pública, arejando a cena com rotatividade maior no poder e obrigando partidos e candidatos a retornarem com vigor à arena da disputa. Também é pertinente constatar que os candidatos nos cargos contam com handicap formidável: máquina administrativa, visibilidade, recursos e apoios múltiplos, domínio de estruturas partidárias e controle das redes sociais.
A solução: que se aprove um mandato de cinco ou seis anos, sem reeleição sucessiva, permitindo ao governante aplicar seu programa em período dilatado, com a adaptação ao tempo de mandato. O país deixaria de ter eleição de dois em dois anos, cortando-se um bom pedaço do “Custo Brasil”. Assim, a preocupação maior seria em administrar e não em saber se a continuidade no governo está em risco. Os projetos poderiam ser iniciados e concluídos, da melhor maneira.
Gaudêncio Torquato é escritor, jornalista, professor titular da USP e consultor político
gazeta há 20 anos O QUE ERA NOTÍCIA EM 28 de março de 2004
EDIÇÃONº 892
Um comunicado da Subprefeitura Penha, entregue aos feirantes da Rua José Mascarenhas, gerou revolta entre os permissionários. O texto trazia a seguinte informação: em decorrência de inúmeras reclamações de moradores e, após várias reuniões com diferentes segmentos da população envolvida com a questão, a Subprefeitura informa que está prevista a mudança da feira para a Praça Dom Duarte Leopoldo, no próximo dia 17 de abril. Outro fator de indignação, de acordo com os feirantes, foi a maneira como foram tratados pelo subprefeito Luiz Barbosa Araújo. "Ele marcou uma reunião conosco, na última segunda-feira, dia 22, às 16h30, chegou às 18 horas e nos tratou com total desprezo", revelou Severino Ferreira da Silva, bananeiro no local há 22 anos. Segundo Liliana Jatiskoski, também vendedora de bananas, o encontro na Sociedade Amigos de Vila Matilde só valeu pela assessoria de gabinete. "O Luizinho passou por nós, avisou que estava tudo resolvido e detalhes nós podiamos pegar com a funcionária mesmo", informou. Severina Alexandre de Lima, no mesmo local há cerca de 25 anos, a feira existe há 48, afirmou
AMAS ABERTAS
A Prefeitura ampliou em três horas o horário nas 80 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) como mais um reforço contra a dengue. Agora, as unidades funcionam até as 22 horas. Os endereços das unidades podem ser encontrados pelo link: https://encurtador.com.br/ vMPY0. Além disso, segundo a Secretaria da Saúde, houve a contratação de 500 médicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde e mais 30 caminhonetes para nebulização, totalizando agora 96 veículos equipados. O número de agentes nas ruas também foi ampliado, de 2 mil para 12 mil, além do uso de drones que mapeiam e outros que lançam larvicidas em áreas de difícil acesso. Neste ano, mais de 3 milhões de ações já foram realizadas no município de São Paulo. Em 2023, foram 5 milhões durante o ano.
que o subprefeito queria lhes colocar em uma ladeira. "Ele só pode estar querendo acabar com o nosso ganha-pão. Nossas clientes são senhoras idosas consumidoras dos produtos há vários anos. Como iríamos trabalhar em uma rua ingreme e de paralelepipedos?", perguntou Severina. Como não houve acordo, Liliana explicou: "Agora ele quer nos colocar numa praça a um quilômetro longe de onde a feira está atualmente, e ainda junto a duas igrejas. Provavelmente, nos dias de eventos juninos ou casamentos, teríamos de terminar mais cedo ou nem colocar as barracas." Segundo eles, uma comissão de feirantes propôs descer as barracas um quarteirão para livrar a entrada de algumas casas, O mesmo grupo ainda teria sugerido transferirem-se para ruas transversais. A questão, salientou Severino, é que o subprefeito está irredutível. "Não é lógica a intenção da Subprefeitura. O lugar para onde quer nos mandar tem um espaço equivalente à metade do local atual", explicou o feirante. Parte dos 105 cadastrados também acharam estranho o distanciamento no problema tomado pela Secretaria Municipal de Abastecimento (Semab), responsável por feiras. Para Severino, Severina e Liliana, como o órgão não se posicionou, Luiz Barbosa Araújo assumiu o encargo de definir a situação sem buscar acordos.
CRIANÇAS
Na hora de fazer a declaração do imposto de renda, cujo prazo de entrega vai até 31 de maio, é possível destinar parte do valor devido para projetos sociais, como o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad). Na modalidade de doação, a pessoa física poderá deduzir até 3% pela doação diretamente em sua Declaração de Ajuste Anual. Para quem tiver imposto a ser restituído, o valor da doação será acrescido na restituição, corrigido pela taxa Selic, e volta para o contribuinte. Também é possível doar com incentivo de dedução do imposto de renda durante todo o ano. As pessoas físicas (cidadãos) podem destinar até 6% do imposto de renda devido e as pessoas jurídicas (empresas) até 1%. As doações podem ser feitas por transferência eletrônica, depósito, boleto ou pix.
ORÇAMENTO
A Secretaria Municipal da Fazenda definiu o calendário das audiências públicas regionalizadas do Orçamento Cidadão, que serão realizadas de forma presencial. Entre 1º e 25 de abril as 32 subprefeituras promoverão os encontros em que os paulistanos poderão apresentar propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA 2025). As reuniões ocorrerão de segunda-feira a sábado, exceto feriados, em diferentes regiões. Todos os eventos serão gravados e disponibilizados na página da Fazenda no Youtube. Quem quiser pode acessar pelo link: https://encurtador.com.br/efrsY. A participação da população em geral nas audiências públicas do Orçamento Cidadão seguirá o processo estabelecido no Decreto 59.574/2020, com divisão dos participantes em grupos temáticos.
A oferta é válida em todas as unidades do restaurante, exclusivamente para consumo no salão, não sendo aplicável nas modalidades de entrega ou retirada culinária italiana Abbraccio apresenta menu especial a partir de R$49,90
São três opções de clássicos no almoço por R$ 49,90 e menu para duas pessoas com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 129,90 no jantar
Orestaurante Abbraccio traz uma oferta pra lá de especial para os amantes da culinária italiana. Até o dia 14 de abril, os clientes poderão desfrutar de condições especiais tanto no almoço quanto no jantar. De segunda a sexta-feira, serão oferecidas três opções de pratos por R$49,90 no período do almoço. Já no jantar, também durante a semana e no almoço e jantar aos finais de semana, os consumidores poderão optar pelo menu para dois de clássicos por apenas R$129,90.
As opções disponíveis que podem ser encontradas por R$ 49,90 são os pratos principais Carbonara Di Roma, servido com um delicioso molho de parmesão, pancetta e gema de ovo; a Lasagna Bolognese preparada com carne bovina e suína, mix de queijos ricotta, mozzarella e parmesão e molho pomodoro e Pollo Brianni, composto por um suculento peito de frango grelhado e coberto com um delicioso queijo de cabra, tomates secos e manjericão fresco ao molho Burro al Limone.
Já o menu para dois contempla uma entrada, dois pratos principais e uma sobremesa. As opções de entrada são Bruschetta Caprese, acompanhadas de queijo mozzarella fresca, tomates frescos em cubos e molho pesto caseiro, seguidas por dois pratos de Carbonara di Roma, Spaghetti Mignon ou Pollo com Crosta, ficando a escolha do cliente, e Quadrato Di Cioccolato: uma fatia de bolo de chocolate, recheado com ganache de chocolate meio amargo, coberto por calda de chocolate e finalizada com mousse de chocolate cremoso como sobremesa.
“Todos os pratos disponíveis para essa ação foram cuidadosamente selecionados para proporcionar aos nossos clientes não somente a experimentação do nosso sabor excepcional, como também proporcionar uma experiência com ótimo custo-benefício e acolhedora a todos os entusiastas da boa gastronomia”, comenta Paula Zequetti, Gerente de Marketing do Abbraccio.
A oferta é válida em todas as unidades do restaurante, exclusivamente para consumo no salão, não sendo aplicável nas modalidades de entrega ou retirada. Na Zona Leste, o restaurante Abbraccio possui uma unidade no Piso Lírio do Shopping Anália Franco. Reservas e mais informações (11) 2672-5032.
É fundamental que os pais ou responsáveis encaminhem a caderneta de vacinação DA REDAÇÃO
ASecretaria de Estado da Saúde (SES) promove a Campanha de Multivacinação contra doenças preveníveis nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio.
Essa estratégia de vacinação, que vai até o dia 19 de abril, busca ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e com os municípios que serão os executores da ação.
Com foco nas crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinadas ou com esquemas incompletos de acordo com o calendário vacinal, as equipes de vacinação irão até as escolas para ampliar o acesso e incentivar a cultura da imunização, além de disseminar ações educativas de saúde entre os alunos.
“Nosso foco é elevar as cober-
turas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças eliminadas ou controladas”, ressalta Ligia Nerger, diretora de Imunização da SES. A ação de vacinação oferece vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, ressaltou a importância da vacinação. “Essa estratégia é muito importante, porque além de fortalecer os vínculos entre educação e saúde para o desenvolvimento das ações relacionadas à vacinação, tem como objetivo reduzir o risco de adoecimento da população por doenças imunopreveníveis por meio da verificação da situação vacinal”, ressaltou. A campanha espera atingir crianças e adolescentes menores
de 15 anos matriculados em escolas de ensino infantil, fundamental e médio. Segundo o censo do IBGE 2022, o Estado de São Paulo possui cerca de 7,9 milhões de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos, entretanto, serão vacinados aqueles que possuírem doses pendentes ou em atraso. As doenças consideradas imunopreveníveis são aquelas que podem ser prevenidas por meio de vacina, como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, febre amarela, hepatite B, tétano, entre outras.
Para garantir a prevenção contra estas doenças é fundamental que os pais ou responsáveis pela criança encaminhem à instituição escolar a caderneta de vacinação, permitindo a avaliação da situação vacinal, além da assinatura do “Termo de Assentimento para Vacinação” para qualquer atualização necessária. Divulgação
Tutor deve apresentar documentos como: RGA, CPF e comprovante de endereço
As unidades oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação
DA REDAÇÃO
A cidade conta com quatro hospitais veterinários públicos localizados nas zonas Leste, Norte, Sul e Oeste para prestar atendimento clínico e cirúrgico aos animais de estimação. O serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, visa atender a população de baixa renda, e é exclusivo aos munícipes residentes na cidade. Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de urgência e emergência, que seguem critérios médicos. Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. No total são sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Muitas pessoas têm dúvidas de
como são avaliados os casos de urgência e emergência veterinária. O atendimento de urgência é aquele que não possui um risco de morte iminente, mas se não for tratado pode evoluir para um quadro mais grave. Exemplos: tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital no caso de fêmeas. Já o atendimento de emergência é tudo que implica risco iminente de morte, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação. Exemplos: atropelamentos, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e obstrução uretral. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS
Para ser atendido, o tutor deve apresentar os documentos obrigatórios: Registro Geral do Animal (RGA), documento do tutor constando foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de comprovan-
te de endereço e comprovante de cadastro em programa social, se houver. É feita triagem social na recepção. O atendimento para casos não emergenciais funciona mediante agendamento presencial, para atendimento na semana seguinte, conforme disponibilidade de vaga. Quando houver feriado, o agendamento acontece no primeiro dia útil subsequente; uma vez agendado, basta o tutor retornar ao hospital com o animal no dia e horário definidos. A medida não afeta os casos de urgência e emergência, que continuarão sendo atendidos em qualquer horário do funcionamento da unidade. A unidade Leste fica na Avenida Salim Farah Maluf, esquina com a Rua Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé. Triagem social obrigatória na recepção. Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as terças-feiras, das 14 às 16 horas.
Moradores querem a qualificação de calçadas, áreas verdes e equipamentos sociais DA REDAÇÃO
ASecretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), convida a população a sugerir melhorias para o distrito de Sapopemba. Com apoio da Rede C40, o município vai desenvolver uma proposta-piloto para tornar a região que abriga o Terminal Sapopemba mais agradável aos pedestres e integrada, melhorando a qualidade de vida de quem mora e circula pelo local. O acesso à consulta pública pode ser feito pelo link: https://encurtador. com.br/grEUX.
As contribuições deverão ser feitas on-line, por meio da plataforma Participe+, até o dia 12 de abril. No site está disponível um questionário, cujas respostas ajudarão o município a identificar os principais trajetos feitos pela população de bairros vizinhos ao Terminal Sapopemba e entender como os espaços públicos são
utilizados na região para lazer e atividades físicas. Para subsidiar a participação, poderá ser consultado o “Diagnóstico Urbanístico-Ambiental Preliminar” sobre o local.
Nesta etapa do processo participativo, o município também deve realizar uma atividade presencial no território para ouvir a população.
Todas as contribuições serão sistematizadas e ajudarão a Prefeitura a priorizar espaços públicos para receberem melhorias. Após a primeira etapa de contribuições e oficinas presenciais, a população será convocada a opinar, desta vez, sobre a escolha dos locais e as ações de qualificação propostas. Na etapa final do processo, o município apresentará, de forma devolutiva, objetivos e diretrizes para os espaços públicos definidos junto à sociedade. Concluído o processo participativo, a admi-
nistração iniciará a elaboração dos projetos.
O objetivo será qualificar as condições de segurança viária e conforto ambiental nos percursos cotidianos de moradores da região. Ampliação e qualificação de calçadas, travessias e conexões entre os espaços livres públicos, áreas verdes e equipamentos sociais (como hospitais, escolas, centros esportivos) são exemplos de possíveis intervenções. Para o desenvolvimento desse projeto, a premissa de “Cidades de 15 Minutos” será aplicada à realidade de Sapopemba. Esse conceito busca o fortalecimento e conexão de bairros para que se tornem mais completos, oferecendo a seus habitantes oferta de serviços essenciais, parques, praças públicas e comércios, de modo que, os deslocamentos para necessidades básicas estejam em um raio de até 15 minutos de caminhada.
Divulgação
Todas as contribuições serão sistematizadas e ajudarão a Prefeitura a priorizar espaços públicos a receberem melhorias
Para participar, basta ter conhecimentos básicos de computador e de acesso à internet
DA REDAÇÃO
Quatro professores da USP, especialistas em inteligência artificial, vão oferecer um curso introdutório gratuito para qualquer pessoa que deseje explorar conceitos básicos desse campo do conhecimento. Além da introdução à área de inteligência artificial, os participantes poderão compreender como funciona o processamento de linguagem natural, a visão computacional, o aprendizado de máquina e conhecer as perspectivas futuras desse campo, que está no centro das discussões em todo o mundo.
A iniciativa faz parte das comemorações dos 90 anos da universidade e será realizada de forma híbrida: há 600 vagas para quem desejar acompanhar o curso presencialmente e mais 50 mil para aqueles que optarem por assistir
via YouTube. Com seis horas de duração, o curso ocorrerá no dia 5 de abril, sexta-feira, em dois períodos: das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas até amanhã, dia 25 ou enquanto houver vagas pelo link https://bit.ly/3TIyitD.
Para participar do curso à distância, basta ter conhecimentos básicos que permitam utilizar um computador e acessar a internet para assistir às aulas e realizar a atividade final de avaliação. No momento de preencher um dos formulários de inscrição, é preciso inserir todas as informações corretamente, em especial o nome e o endereço de e-mail. Todos os inscritos e aprovados receberão certificados após o encerramento do curso.
Promovido por pesquisadores do projeto Synestech.AI e do
Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI), o curso faz parte do programa do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), ambas da USP. A iniciativa será ministrada pelo professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e pelos professores Roberto Marcondes Cesar Junior, Roberto Hirata Junior e Nina Hirata, do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Além das aulas do dia 5 de abril, na semana seguinte, de 8 a 12 de abril, serão promovidos bate-papos virtuais sobre inteligência artificial, diariamente, das 14 às 15 horas, via Google Meet.