Gazeta do Tatuapé - 2577

Page 1


‘Eu Amo Tatuapé’ Vereador Ricardo Teixeira recebe movimento

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira, recebeu na última quintafeira, dia 2, um grupo de representantes do Movimento “Eu Amo Tatuapé”. O encontro aconteceu no gabinete da presidência do Palácio Anchieta. > VEJA + Página 4

Eventos e festividades marcam o encerramento

Após um mês de eventos e festividades, o 357º aniversário do Tatuapé teve seu encerramento de forma grandiosa. O bairro teve muita coisa para comemorar e ao longo do mês de setembro contou com homenagens, sessão solene na Câmara Municipal, Missa de Ação de Graça, exposição de fotos antigas etc., e encerrou com o pré-lançamento do e-book “Eu Amo Tatuapé”, que vai mapear patrimônios do bairro (foto) > VEJA + Página 3

O Smart Sampa, ferramenta inovadora usada na segurança urbana pela Prefeitura de São Paulo, foi reconhecido na última segundafeira, dia 29, como uma das cinco iniciativas vencedoras do Prêmio UCCI 2025 de Inovação Ibero-americana. > VEJA + Página 4

2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~

Uma nova geração de leitores

POR BIANCA JUNG

Um livro de fantasia mudou a minha vida aos 12 anos. Talvez essa afirmação possa parecer um tanto exagerada, mas, deixe-me explicar. Imagine a seguinte situação: uma professora cria um projeto para apresentar aos seus alunos, todos no início da adolescência, envolvendo uma série de livros que fariam parte da biblioteca particular da escola.

Dentre eles, havia a história de uma garota que se apaixonou por um vampiro. Não sou formada em medicina ou pouco posso falar sobre como funciona o cérebro, mas afirmo que naquele instante algo faiscou nos meus neurônios.

Eu queria mergulhar naquele enredo. Não somente naquele, mas em todos os outros que encontrei pelo caminho. Devorei palavra após palavra sobre reinos imaginários, poderes mágicos e seres místicos.

Foi por conta deste primeiro livro de fantasia que, hoje, aos 29, tornei-me uma autora publicada tradicionalmente, a mais vendida da editora e rodeada de milhares de leitores que desejam saber mais sobre esse universo.

Desde o início da pandemia, a fantasia jovem é um dos gêneros literários que mais cresce no mercado nacional. Segundo dados do instituto de pesquisas Nielsen, a fantasia young adult — lida por jovens entre 16 e 24 anos — registrou em 2020 um crescimento de 61% no Brasil, com mais de 1,5 milhão de títulos vendidos. Não apenas autores norte-americanos são os escolhidos pelo público leitor, mas escritores brasileiros do gênero conquistaram o coração dos jovens.

Para mim, a magia da fantasia jovem é trabalhar com questões cotidianas em que muitos leitores poderão se ver representados, assim como expandir debates importantes da sociedade. E, ainda, utilizar elementos fantásticos para transportá-los a realidades que os inspirem e os façam ter interesse em continuar no mundo da literatura.

A adolescência, de fato, é uma época complicada, mas com a ajuda das páginas de um livro, fica mais fácil enfrentar os medos que um coração jovem pode sentir. Reconhecendo a importância que as minhas palavras e personagens têm sobre esses corações, continuarei escrevendo para eles, assim como um dia outra autora escreveu para mim.

Bianca Jung é escritora e autora da trilogia “O Veneno na Montanha”

Será que, desta vez, vai? Reforma administrativa

Já se falou tanto e nada aconteceu, mas, como nunca na história deste País – como mais uma bandeira eleitoreira de Lula –, quem sabe, desta vez, a coisa ande. O difícil é saber se nossos ilustres governantes se dignarão, por exemplo, a submeter-se a provas para testar a capacidade de ocupar novos cargos ou a vincular suas remunerações à meritocracia: se merecer, ganha; se não merecer, não ganha. Olha, espero estar vivo para ver. A reforma administrativa é um dos temas mais debatidos no cenário político brasileiro ao longo de todos os tempos, principalmente diante da necessidade de modernizar e tornar mais eficiente o setor público. O objetivo principal desse processo é aprimorar a estrutura, os processos e a gestão dos órgãos governamentais, buscando maior eficiência, transparência e responsabilidade na administração pública.

A proposta administrativa que começará a tramitar na Câmara – imaginem – é um sonho: propõe uma tabela única de remuneração para todo o serviço público brasileiro. Estabelece uma medida de avaliação de desempenho dos servidores e restringe o pagamento dos supersalários. Os primeiros a pular fora do barco serão, sem dúvida, nossos juízes, desembargadores e outros do Poder Judiciário, especialmente os mal-acostumados com salários superiores a centenas de reais. Afinal, ao longo de todo esse tempo, só acrescentaram benesses e vantagens; como renunciar a isso agora?

Além disso, serem submetidos a avaliações de desempenho — funcionário público avaliando funcionário público; quem teria competência? — faz com que tudo isso não passe de um sonho em uma noite de verão que se aproxima. O que podemos chamar de uma reforma administrativa decente, honesta e para valer é a reestruturação de todos os setores públicos — federais, estaduais e municipais — no sentido de uniformizar o tratamento em todas as esferas. A reforma administrativa consiste em uma série de mudanças estruturais nas regras, práticas e processos que regem o funcionamento da administração pública. Essas mudanças podem envolver desde a revisão de cargos e salários de servidores públicos até a modernização dos sistemas de gestão, passando pela simplificação de procedimentos burocráticos e pelo incentivo à digitalização dos serviços. Não estamos em Alice no País das Maravilhas: abram os olhos, acordem! Estamos no Brasil, o mais desordenado do mundo, onde todo mundo manda e ninguém tem razão; no país do PT, que é o que menos segue as regras. Mas, se implantada essa reforma, vejam que maravilha:

• Traria eficiência na gestão pública: otimizaria recursos, reduziria desperdícios e melhoraria a entrega de serviços à população. Quanta economia isso não geraria! Longe da corrupção — por isso dizemos que não estamos na Suíça.

• Implantaria a transparência: facilitaria o acesso às informações e aumentaria o controle social sobre as de-

cisões governamentais; tudo que Lula e sua turma não desejam nem de longe. Quanto mais obscuro e taciturno, melhor — o negócio é esconder tudo, especialmente até as eleições de 2026.

• Com tudo isso, o servidor seria muito mais valorizado; estimularia o reconhecimento por mérito e a capacitação contínua dos funcionários públicos.

• Sem sombra de dúvidas: reduzir custos e diminuir gastos desnecessários, tornando o Estado mais sustentável financeiramente; além da modernização, com a incorporação de tecnologias e métodos inovadores para simplificar processos e aumentar a produtividade.

Nessa proposta do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), entre elas discutidas para a reforma administrativa no Brasil, destacam-se:

• Revisão de carreiras e salários; estímulo à avaliação de desempenho; flexibilização das regras de contratação e demissão, com critérios mais claros para ingresso e desligamento de servidores, baseados no desempenho e na necessidade do serviço público.

• Digitalização dos serviços: investimento em tecnologia para oferecer serviços públicos de forma mais ágil e acessível.

• Desburocratização: simplificação dos processos internos e redução do excesso de regulamentações que dificultam a tomada de decisão.

Todavia, como se sabe, esbarraremos na resistência de setores do funcionalismo público, no impacto sobre direitos adquiridos dos servidores, na necessidade de consenso político e na complexidade de mudar regras que regem milhares de cargos. A reforma administrativa é fundamental para o desenvolvimento do Brasil, pois fortalece a gestão pública e contribui para o crescimento econômico e social do País. Mas, neste momento, quem está se importando com isso?

Só se fala em reeleição; ninguém mais tem outro assunto além de reeleger-se a qualquer custo. O governo vem como um rolo compressor sobre o povo, destruindo todos os seus adversários: é toda a máquina trabalhando nisso. E não é de hoje; já vem desde o dia em que Lula foi eleito. Ele ainda não saiu do palanque. Agora conseguiu uma vitória estrondosa com a aprovação, por unanimidade, da lei de isenção do Imposto de Renda para ganhos inferiores a R$ 5.000,00. Ele disse que ganhou, mas, na verdade, não leva em consideração que nossos ilustres, covardes e interesseiros deputados tiveram medo de votar contra, pois seriam marcados pelo povo em sua reeleição no próximo ano. Mas a vitória ficou com Lula. Por essas e por outras é que dizemos que reforma administrativa é um sonho inatingível e inimaginável para o Brasil de hoje. Pode ser, talvez, daqui a 50 anos, quando toda essa corja que aí está tiver desaparecido, inclusive seus descendentes, e houver nascido uma casta nova de brasileiros realmente interessados no progresso e na dignidade do país.

Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

Nova ferramenta judicial de busca de bens e investigação patrimonial

POR THIAGO MASSICANO

OConselho Nacional de Justiça lançou uma nova versão do Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper), ampliando seu alcance e reforçando o compromisso da Justiça com a chamada agenda da Justiça 4.0. A ferramenta tem como objetivo agilizar e dar mais efetividade às execuções judiciais, permitindo o cruzamento de dados de diversas bases públicas e privadas para localizar bens e patrimônios ocultos de devedores. Com a integração de registros cartoriais, sistemas de veículos, imóveis, instituições financeiras e outros cadastros, o Sniper busca oferecer precisão e rapidez na identificação de vínculos patrimoniais, aumentando a eficiência na recuperação de créditos.

Apesar do avanço tecnológico e do simbolismo de demonstrar que o Judiciário está modernizando suas práticas, a inovação não está isenta de riscos. A qualidade das informações coletadas e a atualização das bases de dados são pontos críticos, pois erros cadastrais ou homônimos podem gerar constrições indevidas.

Há ainda o desafio de equilibrar a eficácia da investigação patrimonial com as garantias processuais constitucionais, como o contraditório e a ampla defesa, além da necessidade de salvaguardas robustas para proteger dados sensíveis e

evitar usos indevidos da ferramenta.

Outro aspecto relevante é que a tecnologia deve ser vista como apoio, e não substituição, da atuação criteriosa de juízes e advogados. Na prática, a expectativa é que credores e o próprio Estado tenham maiores chances de satisfação de créditos, enquanto devedores encontrarão menos espaço para ocultar bens.

Para a sociedade, a percepção tende a ser positiva, já que aumenta a credibilidade do sistema judicial como instrumento de cumprimento das decisões. Contudo, o sucesso do Sniper dependerá da governança institucional, da transparência no uso, da segurança das informações e da capacitação dos operadores do Direito.

Assim, embora represente um passo importante na modernização da Justiça, o Sniper só cumprirá sua promessa se for acompanhado de cautela, responsabilidade e respeito aos direitos fundamentais.

Thiago Massicano é especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente reeleito da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www. massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

Tatuapé está comemorando os seus 317 anos

esde o dia 28 de setembro, sábado, e durante todo este mês de outubro o bairro do Tatuapé está em festa, comemorando o seu aniversário. Estes festejos foram abertos na manhã daquele dia 28, com desfile e outras evoluções da Escola Estadual Prof. João Dias de Silveira, na Praça Silvio Romero, com a presença de grande público, autoridades, personalidades de destaque e entidades diversas, notadamente, educacionais como a 7ª Delegacia de Ensino da qual é titular o prof. Paulo Rolim Rosa, que é o presidente de honra da comissão destes festejos. O hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, pelo deputado Evandro Mesquita e vereadores Dalmo Pessoa e Altino Lima, marcou a abertura dos festejos anunciada pelo presidente executivo da mesma comissão, Cleber Onias Guimarães. Entre outras entidades e personalidades, registraram presença a 101ª Subsecção da Ordem dos Advogados, pelo seu presidente, Dalton Pastore e outros diretores. A Associação dos Cirurgiões Dentistas, pelo seu presidente dr. Guaracy Negrão, o Clube de Lojistas do Tatu-

APrefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizará no dia 06 de outubro mais uma edição do Mutirão de Serviços do Mãos e Mentes Paulistanas.

A ação tem como objetivo receber empreendedores manuais que tenham interesse em participar do Mãos e Mentes para credenciá-los de forma presencial, além de receber os profissionais já credenciados que queiram atualizar seus dados, como mudanças de telefones, endereço ou adição de novas técnicas ao seu rol de conhecimentos. Os artesãos e manualistas já cre-

apé, pelo seu presidente Adriano Gerônimo, e outros diretores; o deputado Benedito Ribeiro; o secretário municipal de Esportes Andrade Figueira, representando o prefeito Mário Covas; o suplente de deputado estadual Antônio Sampaio Teixeira; o diretor do Centro Educacional e Esportivo do Tatuapé, dr. Antônio Carlos de Assis; além de supervisores de Ensino, diretores e professores de várias escolas do bairro, representações de sociedades de bairros, agremiações esportivas e outras. A comemoração foi aberta pelo presidente da comissão, Cleber Onias Guimarães e encerrada pelo seu presidente de honra, professor Paulo Rolim Rosa. PROJETO CULTURA NOS MUROS DA CIDADE Os muros do metrô Tatuapé receberão um presente no dia 12 de outubro, que estudantes de lº e 2º grau de escolas municipais estaduais estarão pintando sete por 14. Essa atividade faz parte do Projeto Cultura nos muros da cidade, e conta com o apoio das 17 regionais que convidaram essas crianças, a Cia Metropolitana de São Paulo, Projeto Cultura na Cidade da Secretaria Municipal de Cultura e algumas empresas que forneceria os materiais necessários. O evento terá inicio às 12 horas e o muro do metrô Tatuapé fica na Rua Alcântara Machado, Radial Leste.

denciados também poderão participar do evento para retirar a carteira de identificação do programa. PORTAL DO CATE Um dos pilares do programa municipal, a qualificação empreendedora também está presente no mutirão com a apresentação de três módulos do curso disponível no Portal do Cate de forma presencial. Os presentes no evento poderão fazer os cursos de "Administração Financeira: Maximizando Lucros e Valorizando Pessoas", "Modelagem de Negócio" e "Coleção Organizada: Do Planejamento à Produção" e tirar dúvidas sobre o conteúdo com o nosso time pedagógico.

Interessados em se credenciar e participar das ações do programa podem se inscrever pelo site da Prefeitura SERVIÇO

Inscrições até 6 de outubro pelo site. Data: 6 de outubro. Horário: das 10 às 17 horas. PROGRAMAÇÃO:

• Administração Financeira10h30 às 12 horas; • Modelagem de Negócio13h30 às 15 horas;

• Coleção Organizada - 15h30 às 17 horas. Local: Auditório SMDET Endereço: Rua Líbero Badaró, 425, 8º andar - Centro

Divulgação

COTIDIANOFATOS

TATUAPÉ 357 ANOS

Feira da Saúde, plantio de árvores e lançamento do e-book ‘Eu Amo Tatuapé’ marcam encerramento dos festejos

Últimos eventos fecharam, com chave de ouro, as festividades de aniversário do bairro

Após um mês de eventos e festividades, o 357º aniversário do Tatuapé teve seu encerramento de forma grandiosa. O bairro teve muita coisa para comemorar e ao longo do mês de setembro contou com shows, homenagens, palestras, sessão solene na Câmara Municipal, eventos esportivos, Missa de Ação de Graça, exposição de fotos antigas, plantio de árvores, casamento comunitário, entre outros. Um dos eventos mais concorridos foi a sessão solene realizada, no dia 9 de setembro, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, proposta pelo vereador Major Palumbo, contou com várias homenagens a autoridades, empresários e comerciantes do Tatuapé. Na sexta-feira, dia 5, data oficial do aniversário do bairro, o “Parabéns a Você” foi cantado no Quintal do Espeto, com homenagem a personalidades, show de música e apresentação do Coral Vozes do Tatuapé.

PRAÇA SÍLVIO ROMERO

A Praça Sílvio Romero também ganhou destaque nas festividades. O plantio de três mil mudas de plantas ornamentais e de árvores, fez com que o local ganhasse um colorido diferente. Na Igreja Nossa Senhora da Conceição, conduzidos pelo padre José Mário, houve Missa de Ação de Graça e casamento comunitário.

Na Radial Leste, na alça de acesso da Avenida Salim Farah Maluf, junto ao totem “Eu Amo Tatuapé”, também houve o plantio de árvores. A ação realizada no sábado, dia 20, arborizou o local com 60 mudas de manacás e quaresmeiras.

VILA LUÍSA

Seguindo os eventos em comemoração dos 357 anos do Tatuapé, no sábado, dia 27, a Subprefeitura Mooca, a Associação de Moradores da Vila Luísa, o Movimento “Eu Amo Tatuapé” e a Unicid realizaram na Praça Juan Carlo Guardiola, na Vila Luísa, uma Feira de Saúde e Cidadania que obteve excelente aceitação dos moradores da região. Alunos da área de Saúde realizaram aferição de pressão sanguínea, testes de glicemia e hepatite,

orientação de saúde bucal, além triagens fonoaudiológicas para audição, disfagia e alterações de linguagem. Os alunos do curso de Direito ofereceram orientação jurídica e os de Educação Física realizaram atividades.

O evento, que também contou com o plantio de mudas de árvores e homenagens aos moradores mais antigos, teve a presença do subprefeito da Mooca, coronel Marcus Vinícius Valério, que destacou a participação da população e a iniciativa das lideranças locais

LANÇAMENTO

DO E-BOOK

Na última segunda-feira, dia 29, houve a apresentação do projeto do e-book “Eu Amo Tatuapé”, na Unicid. O trabalho colaborativo, realizado em uma parceria estratégica com o Grupo

A Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência - SAEA, está promovendo mais uma ação solidária em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Garanta já o seu voucher, aproveite um delicioso kit italiano preparado pelo La Pergoletta e ainda concorra a um final de semana inesquecível no Hotel Villa Santo Agostinho, em Bragança Paulista. Todo o valor arrecadado será destinado às obras sociais da Comunidade Confiança.

de Líderes do Tatuapé, pretende preservar a história e a cultura do bairro e está sendo desenvolvido pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Medicina Veterinária e Propaganda e Marketing, em suas atividades de Itinerários Extensionistas. Além dos alunos, o evento contou com a presença de Lucas Sanchez, representando a Subprefeitura Mooca, e de lideranças do Movimento “Eu Amo Tatuapé”, que foram recepcionados pela reitora da universidade, profa. ma. Andreia Maura Frei de Lira e pela diretora de Relações Institucionais, profa. dra. Maria Elisabete Saldanha.

IDENTIDADE DO TATUAPÉ

O projeto, que está sendo orientado pela profa. ma. Ana Cristina

Gentile Ferreira e pelo prof. dr. Thiago Azzi Collet, vai mapear patrimônios materiais e imateriais que definem a identidade do Tatuapé, analisar o impacto histórico, cultural arquitetônico e social no desenvolvimento do bairro e garantir a preservação das memórias coletivas para futuras gerações. Durante as entrevistas qualitativas o grupo já conseguiu elencar os cinco pontos considerados mais marcantes pela população na região, que são, pela ordem: Praça Sílvio Romero, Shopping Anália Franco, Ceret, Parque do Piqueri e Igreja N. Sra. da Conceição. O trabalho deverá ser concluído até o fim do semestre.

Apresentação do projeto do e-book “Eu Amo Tatuapé”, na Unicid, realizado em uma parceria estratégica com o Grupo de Líderes do Tatuapé
Na Vila Luísa aconteceu o plantio de mudas de árvores e homenagens aos moradores mais antigos

COTIDIANOFATOS 4

a captura de mais de dois mil foragidos da Justiça

SMART SAMPA

SP

está entre as cinco

iniciativas mais inovadoras em premiação internacional

Programa foi apresentado em fórum realizado pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) em Madri, na Espanha

OSmart Sampa, sistema inovador de segurança urbana da Prefeitura de São Paulo, foi reconhecido na última segunda-feira, dia 29, como uma das cinco iniciativas vencedoras do Prêmio UCCI 2025 de Inovação Ibero-americana.

Com 40 mil câmeras de videomonitoramento integradas em todas as regiões da capital, o programa reúne inteligência artificial, sensores urbanos, geolocalização e monitoramento em tempo real, sendo o único a se destacar na área de segurança pública.

Desde a implementação da tecnologia de reconhecimento facial, em novembro de 2024, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) efetuou a captura de mais de dois mil foragidos da Justiça. Além disso, possibilitou mais de 3,2 mil pri-

sões em flagrante, com destaque para casos de furto, roubo, tráfico de drogas, vandalismo e invasão de equipamentos públicos. A plataforma também já permitiu a localização de 90 pessoas desaparecidas. FOCO DAS ATENÇÕES

O Smart Sampa foi foco das atenções no Fórum Ibero-americano de Inovação Pública Local, em Madri, na Espanha, onde a ferramenta se consolidou na América Latina por sua abordagem transversal, permitindo a gestão inteligente de espaços públicos e a rápida tomada de decisões pelas equipes de segurança urbana. Com média de detecção e resposta inferior a 10 minutos, as câmeras de videomonitoramento do sistema estão estrategicamente posicionadas em toda a cidade.

SUBPREFEITURA DO TATUAPÉ

Movimento “Eu Amo Tatuapé” é recebido pelo vereador Ricardo Teixeira

Presidente da Câmara Municipal recebeu representantes do movimento

ODo total do número de equipamentos, 20 mil são próprios da plataforma e 20 mil são integrados do setor privado. São 9 mil aparelhos conectados na região central, outros 11 mil na Zona Oeste, 8,5 mil na Zona Leste, 8,5 mil na Zona Sul e 3 mil na Zona Norte.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, representou o prefeito Ricardo Nunes no evento, e recebeu a premiação do prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, copresidente da UCCI. “O Smart Sampa é resultado da coragem do prefeito Ricardo Nunes e comprova que São Paulo está na vanguarda da inovação pública, utilizando tecnologia de ponta para transformar a segurança urbana e melhorar a vida das pessoas”, afirmou o secretário.

presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira, recebeu na última quinta-feira, dia 2, um grupo de representantes do Movimento “Eu Amo Tatuapé”. O encontro aconteceu no gabinete da presidência do Palácio Anchieta. Entre representantes do movimento, estiveram presentes o coordenador do grupo, Jair Morandi; Guilherme Gonzalez (Conseg Tatuapé), Sibele Abdalla (Paróquia N. Sra. da Conceição) e Leandro Castro (Casa do Universitário), além dos assessores do vereador Conceição Concheta e Marcelo Lopes. ANIVERSÁRIO DO TATUAPÉ

O coordenador do movimento, Jair Morandi, agradeceu o apoio e fez um resumo de todas as atividades realizadas durante o mês de setembro em comemoração ao aniversário de 357 anos do bairro do Tatuapé.

Morandi também explanou sobre o grupo de líderes do Tatuapé e sobre o movimento “Eu Amo Tatuapé”, criado em 2024 com o objetivo de construir um bairro acolhedor e mais humano, que valorize a dignidade das pessoas, moradores e trabalhadores que fazem parte de sua história. Teixeira enalteceu a iniciativa da criação do grupo e falou da importância da criação de movimentos como esse para valorizar o lugar onde moramos. SUBPREFEITURA DO TATUAPÉ

Jair Morandi também conversou com o vereador sobre um antigo anseio dos moradores do bairro: a criação de uma subprefeitura no bairro do Tatuapé. Desde o ano de 2004 o tema vem sendo discutido. À época, o falecido vereador Toninho Paiva apresentou o primeiro projeto de lei para a criação. Em agosto do ano passado, o assunto voltou a ser discutido na

por meio

um

Entre outras coisas, Morandi destacou que o Tatuapé é o único bairro que tem duas estações do Metrô, por onde circulam diariamente mais de 230 mil pessoas. Segundo ele, as universidades da região somam mais de 120 mil alunos. Dessa forma, o coordenador defende que “um dos objetivos do grupo de líderes é transformar o Tatuapé em um bairro modelo para atender bem não só a sua população, mas também aquelas pessoas que aqui frenquentam”. Apesar de achar que a dificuldade da criação é grande já que uma 33ª subprefeitura na cidade dispenderia de muito mais investimentos o que aumentaria em muito a máquina pública, Teixeira prometeu verificar a possibilidade da entrada de um novo projeto de lei.

Desde a implementação da tecnologia de reconhecimento facial, em novembro de 2024, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) efetuou
Câmara
de
projeto de lei apresentado pelo ex-vereador Gilson Barreto.
Teixeira falou da importância da criação de movimentos como esse para valorizar o lugar onde moramos

CULTURAARTES

Mais humor

A nova temporada de “Dra. Darci” chega ao Multishow no próximo dia 7 de outubro. A produção de humor é estrelada por Tom Cavalcante.

Novo dia

A nova temporada de “Aberto ao Público” irá ao ar em novo dia na Globo. Originalmente exibida aos domingos, a produção de humor irá ao ar nas noites de terça. O programa estreia no próximo dia 7 de outubro.

Pelo País

A próxima edição do “Big Brother Brasil” contará cinco casas de vidro simultâneas, uma em cada região do Brasil, de onde os fãs escolherão quem entra na casa do “BBB 26”. Além disso, pela primeira vez na história do reality o público terá a oportunidade de substituir qualquer jogador da casa. Essa substituição virá de um espaço extra desafiador, um laboratório onde um grupo de pessoas confinadas precisará conquistar o público e provar que sabe jogar e que merece uma das vagas na casa do “BBB”.

Velhos conhecidos

Ainda sobre a próxima edição do “BBB”, além de pipocas e camarotes, em 2026 o reality ganha um terceiro grupo: o dos veteranos, composto por ex-BBBs, com pipocas e camarotes que marcaram as últimas edições do programa.

Reforço de peso

O “Melhor da Tarde” reforçará o time de apresentadores. Ainda em outubro, Chris Flores passa a comandar o vespertino ao lado de Leo Dias e JP Vergueiro.

Fim dos trabalhos

O Globoplay encerrou as gravações da série “Emergência 53”, que ainda não tem data para ir ao ar. A trama acompanha a linha de frente do atendimento de urgência móvel, incluindo médicos, enfermeiros e motoristas de ambulância. O elenco conta com Emílio Dantas, Heloísa Jorge e Jaffar Bambirra.

Histórias de saguão

Atualmente no ar com “Admiráveis Conselheiras”, Astrid Fontenelle grava uma nova temporada do “Chegadas e Partidas”. A produção do GNT ainda não tem data de estreia definida.

Canal Zap

Horário nobre

Juliana Alves voltará ao ar em “Três Graças”, próxima novela das nove, que estreia dia 20 de outubro. Na história, ela viverá Alaíde, que será casada com Rivaldo, papel de Augusto Madeira, e mãe de Cristiano, papel de Davi Luis Flores, um garoto que não sai do celular e está sempre filmando o que acontece na rua. “A Alaíde é uma folgada, uma mulher que sabe que é muito bonita. Ela tem consciência do que faz, porque existe quem faça por ela. Por

Sertanejo

na tevê aberta

A terceira temporada de “Rensga Hits” chega à Globo em outubro. A produção é estrelada por Alice Wegmann e Lorena Comparato.

Data de estreia

Com Taís Araújo no elenco, a série “Reencarne” estreia no dia 23 de outubro, no Globoplay. A trama mistura terror, suspense e drama existencial em um cenário pouco explorado pelo gênero: o cerrado brasileiro.

Histórias curtas

A Globo investirá em microdramas, formatos curtos e verticais voltados para o consumo em dispositivos móveis. O primeiro projeto será “Tudo Por uma Segunda Chance”, produzido pelos Estúdios Globo, escrito por Rodrigo Lassance e dirigido por Adriano Melo. A produção terá 50 episódios de dois a três minutos. A obra será ativada e terá uma lógica de publicação nas redes sociais integrada à novela das sete, “Dona de Mim”, na qual personagens acompanharão os episódios do

´

enquanto, a ambição da Alaíde é não precisar fazer as tarefas de casa, usufruir dos ganhos do marido e ter uma vida confortável. Mas, por outro lado, não é tão dona assim da situação, uma vez que os pais passam a morar na casa dela e já estão de olho nesse conforto. A mãe, de certa forma, a controla muito. Ela é a grande cabeça da ‘gangue de exploração’ do Rivaldo. Mas ele tem um certo contentamento, porque está sempre sendo agradado e manipulado pela Alaíde para manter essa relação do jeito que está”, explica.

microdrama, enquanto o público poderá assisti-los nas redes sociais.

Mais histórias

Ainda sobre os microdramas, a Globoplay lançará a trama “Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário”, produzida pela Formata. Protagonizado pelo cantor sertanejo Gustavo Mioto, o projeto terá episódios disponibilizados no Globoplay e no YouTube. De volta

Com a saída de Otaviano Costa, Pâmela Lucciola retornará ao “Melhor da Noite”. Com isso, a apresentadora deixa o elenco do “Melhor da Tarde”.

Nova temporada

O “Que História é Essa, Porchat?” voltará à tevê aberta. Ainda em outubro, o programa estreia uma nova temporada a partir do dia 15, na Globo.

Horário nobre

Paulo Cesar grande retornará às novelas. O ator fará uma participação nos primeiros capítulos de “Três Graças”, nova trama das nove, que estreia dia 20 de outubro.

VITRINENEGOCIOS

SÉRIES / filmes

Contra todos

(Prime) Já disponível no Prime, "Jogo Sujo" acompanha a missão mais perigosa da carreira de Parker (Mark Wahlberg), um engenhoso ladrão profissional. Na trama, Parker é contratado para fazer o que faz de melhor, orquestrar um assalto de proporções

e

(Apple TV+) Em "O Ônibus Perdido", um motorista de ônibus escolar arrisca sua vida para salvar uma professora e seus alunos de um incêndio mortal. Numa jornada contra o tempo, Kevin McKay é um pai dedicado e um motorista que, diante de um dos incêndios mais fatais da história americana, recebe um chamado para resgatar um

AULAS PARTICULARES DE MATEMÁTICA

REFORÇO ESCOLAR REFORÇO ESCOLAR

Método personalizado para destravar de vez

@professorasandrafornias RUA SANTA CATARINA, 403 - TATUAPÉ AGENDE UMA AULA: (11) 98226-5297

gigantescas
com estratégias refinadas. Ao lado de Grofield (LaKeith Stanfield), Zen (Rosa Salazar) e uma equipe habilidosa, Parker confronta a máfia de Nova Iorque e se depara com um golpe e uma ameaça inesperada que coloca o plano e sua vida em risco.
Juliana Alves
Equipe
grupo de estudantes e uma professora chamada Mary Ludwig. Enquanto a paisagem da cidade de Paradise é destruída pelo fogo descontrolado, Kevin e Mary entram numa batalha para salvar 22 crianças de um terrível e assustador inferno. Dirigido por Paul Greengrass, o longa é estrelado por Matthew McConaughey e America Ferrera.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Gazeta do Tatuapé - 2577 by gazetavirtual - Issuu