GAZETA DA ZONA LESTE
ZONA LESTE

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
PROBLEMAS COM AR-CONDICIONADO?
Entenda as causas e como corrigi-las
Os problemas com ar-condicionado acontecem, principalmente, nos aparelhos mais antigos, e um dos mais frequentes é o gotejamento de água. Pensando nisso, pegamos algumas dicas com Romenig Bastos de Magalhães, especialista em Engenharia Elétrica, para entender as causas dessa falha e como corrigir o problema > VEJA + PÁGINA 3
Pedágio eletrônico reduzirá tarifas nas rodovias em SP
O prefeito Ricardo Nunes inaugurou na última quinta-feira, dia 10, o CEU Rei Pelé e a EMEF Ruth de Souza, na região de Itaquera. O equipamento tem estrutura sustentável que vai evitar enchentes e reutilizar água da chuva. > VEJA + PÁGINA 5
fique ainda + conectado com a região:
A implantação do sistema de pedágio eletrônico Free Flow está modernizando a mobilidade nas estradas paulistas. A nova tecnologia dispensa as praças de pedágio com cancelas, por meio de pórticos instalados ao longo das rodovias. Com isso, os veículos passam livremente, sem precisar parar. O resultado é imediato: mais segurança, menos congestionamentos, fim das filas e melhoria na fluidez do tráfego > VEJA + PÁGINA 3
LAGO WOLFGANG SEE NOS ALPES; CRUZEIRO NOTURNO NAVEGANDO PELO RIO DANÚBIO COM JANTAR HÚNGARO INCLUÍDO E VISITAS GUIADAS EM TODAS AS CIDADES. Suíça Áustria Budapeste
INCLUSO NO PACOTE: SERVIÇO DE BORDO COM LANCHE, SUCO E FRUTA E BINGO NA IDA E VOLTA; 3 NOITES/4 DIAS NO MIRA SERRA PARQUE HOTEL, COM PENSÃO COMPLETA (EXCETO BEBIDAS); EXCELENTE BALNEÁRIO COM PISCINAS AQUECIDAS COBERTAS E AO LIVRE, SALA DE JOGOS, EQUIPE DE RECREAÇÃO E FESTA JUNINA COM QUADRILHA, FOGUEIRA E COMIDAS TÍPICAS PROGRAMAÇÃO DE ANIMAÇÃO TODAS AS NOITES;
NPOR ANDRÉ NAVES
o mundo da literatura tem uma lenda tão asquerosa que me arrepia sempre que penso nela. Camões sofreu um naufrágio (na verdade, ele tripulava um barco que foi devorado pelo mar)... Naquele clima de barata-voa, no corre-corre do "deus nos acuda", ele correu para salvar "Os Lusíadas", e deixou sua "amada" Dinamene, uma Alfonsina ancestral, ter como tumba a pacífica imensidão azul...
Eu, tão ufanista como qualquer Policarpo, sempre admiro as vantagens brasileiras, desde suas raízes também lusitanas. Admirar Camões já é pedir demais!
Sabe, não me importa que o cidadão escreva os maiores tesouros da última flor... Ele é um lixo de ser humano! Pelo menos ele perdeu um olho na confusão... Camões, o caolho d'Os Lusíadas, que deixou a covardia vencer e perdeu o mais valioso tesouro...
Mas a gente nunca pode desistir de buscar o entendimento... Lixo também aduba!
Ao que parece, ele se arrependeu. A partir daquilo, sua pena começou a homenagear o Amor. Igual um lobo, uivando para a Lua, ele parece, nos versos dos sonetos, procurar o olhar de sua Dinamene... Olhar submerso, salgado... Lágrimas e mar... Quanto do sal que tempera o mar são lágrimas portuguesas?
Se pelo menos o tempo voltasse... Mas ele é implacável! Tão grande Amor para tão curta vida! Séculos depois, um outro poeta português, esse sim, enorme em honra e sensibilidade, parecia dialogar com Camões, perguntando: "Valeu a pena?"... Soneto 29 de Camões. De verdade! Nunca li nada tão lindo! O tema é conhecido... Jacó trabalhava para Labão. Amava Raquel. Depois de sete anos, Labão o fez casar com Lia... Camões, o caolho arrependido! Daria tudo para voltar no dia fatal. Lá seria perdido o maior poema épico ocidental desde a Antiguidade! Os argonautas se perderiam nas brumas do olvido... O velho do Restelo se calaria... O gigante Adamastor ruiria... Nesse dia, Dinamene, como uma Raquel, como uma matriarca amorosa e bela, perdoaria... O perdão de quem enxerga. No fim, ela teria essa beleza da mulher... Perseverança e perdão!
André Naves é defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos e Sociais, Inclusão Social e mestre em Economia Política
POR MANUELA PATTA MORIMATSU E NICOLE GON C. DOMINGUES*
Ofilme “Capitão América: Admirável Mundo Novo” traz, para seus espectadores, o novo protagonista, Sam Wilson, que voltou aos telões com grandes objetivos e disputas a enfrentar. Com a nova presidência de Thaddeus Ross, novas missões tinham de ser realizadas a favor do governo relacionadas ao Adamantium.
Julius Onah é o diretor do filme, com oito indicações e três vitórias, como, por exemplo, melhor diretor pelo filme: “Luce”. Mestre pela escola de artes da NYU, Tisch School, Malcolm Spellman é um dos roteiristas do filme e também da série que antecede a história do novo Capitão América. Já teve quatro indicações, sendo uma delas como melhor roteirista em série dramática, em “Falcão e o Soldado Invernal”.
Assistir ao filme vale a pena para quem já vem acompanhando o Universo Marvel há muito tempo, ou para quem assiste e aprecia os filmes desde a era de “Vingadores: Ultimato”. A película pode atrair, também, amantes de ação e política, mesmo os que não gostam de filmes de super-heróis.
De acordo com Pedro Henrique Ribeiro, repórter e jornalista formado na FIAM-FAAM e, atualmente, repórter de entretenimento do site Omelete. “[...] O novo Capitão América entrega excelentes cenas de luta. Sem magia ou festival de luzes, os combates ficam na coreografia e entregam o que a Marvel sabe fazer de melhor: ação. [...]”.
Para aqueles que acham que Sam Wilson não se adequa ao protagonismo, vale lembrar que, desde o início de “Falcão e o Soldado Invernal”, Sam se mostrou muito competente para proteger a nação americana, substituindo Steve e que, mesmo sem poderes, ele deu conta de todas as missões propostas.
O filme pode ser uma boa opção para aqueles que não apreciam muito os efeitos mágicos e surreais, mas que gostam de ver filmes super-heróis envolvidos com política e ação.
CAPITÃO América. Direção: Julius Onah. Produção: Marvel Studios. Local: Estados Unidos: Walt Disney Studios Motion Pictures, 2025.
*As autoras são moradoras do Tatuapé e alunas do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Espírito Santo. O texto faz parte de um trabalho de Língua Portuguesa.
Osíndico é figura essencial para o funcionamento do condomínio, e a partir do momento da sua eleição, assume responsabilidades legais pela gestão do empreendimento. Responsabilidades estas que implicam também no cuidado e na manutenção das piscinas e áreas periféricas. Esses locais precisam ser observados com muito cuidado.
Infelizmente a taxa de morte por afogamento no Brasil está entre as maiores do mundo e o condomínio faz parte dessa triste estatística. Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), essa é a segunda causa de morte externa em crianças de 1 a 4 anos. Além disso, é a terceira causa de morte na faixa de 5 a 14 anos e a quarta entre 15 e 19 anos.
Para o advogado Rodrigo Karpat, especialista em direito imobiliário, o índice de mortalidade em piscinas é muito grande e pode ser minimizado com medidas previstas na ABNT 10.339, dentre outras medidas simples, como por exemplo, o isolamento da área da piscina com gradil ou cerca. E ainda, em condomínios-clube, em horários de pico ou férias, a contratação de salva-vidas.
Nesse sentido, o advogado Alfredo Pasanisi, especialista em questões condominiais, afirmou ser importante o síndico ficar de olho no Projeto de Lei federal nº 1.162/07. Conforme o documento, entre as principais normas estão o uso de tampas que evitam o aprisionamento dos usuários (pelos pés e braços), assim como a utilização de
algum equipamento ou acessório nos ralos. Além disso, o poder de sucção das bombas é outro grande fator de acidentes em piscinas.
O sistema de sucção deve ser montado com, no mínimo, dois drenos de fundo equipados com grelha antiaprisionamento, interligados entre si, distantes no mínimo de 1,5 m de centro a centro, equilibrados hidraulicamente.
Deve-se dimensionar a capacitação de água pela superfície por meio de coadeira (skimmer) ou canaletas, com vazão adequada para a sucção da bomba instalada. Em tanque onde a sucção for feita somente pela coadeira, dimensionar, no mínimo, duas coadeiras para que não ocorra risco de aprisionamento nele.
A advogada Célia Dourado, da Karpat Advogados, relatou que a norma ainda traz obrigatoriedades quanto ao piso antiderrapante, escada com corrimão e equipamentos de segurança que devem ficar disponíveis no local, tais como: caixa de primeiros socorros, boia e prancha de salvamento, entre outros. Os condomínios, inadvertidamente, têm negligenciado as piscinas por desconhecimento ou falta de orientação neste sentido.
O síndico precisa se adequar à norma da ABNT, bem como isolar a área da piscina, colocar piso antiescorregamento, manter equipamento de salvamento, criar normas no regimento interno a fim de impedir o consumo de bebida alcoólica no local, bem como menores desacompanhados, entre outras soluções que devem levar em conta as características de cada local.
MPOR MARIANA ROMANO R. CHAVES
uitos já ouviram falar, mas pouco sabem sobre seus direitos acerca do que se denomina “Bem de Família”, nem como constituir parte do patrimônio a este título. Primeiramente, importa dizer que a finalidade do “Bem de Família” é a proteção da habitação do núcleo familiar, qualquer que seja sua constituição e configuração; ou seja, uma parcela do patrimônio do núcleo familiar estará completamente blindado e protegido das eventuais dívidas contraídas pela unidade familiar. Esta proteção contra penhora ou alienação recai sobre o bem imóvel utilizado pela família como residência e, também, sobre valores mobiliários destinados à manutenção deste imóvel; para tanto, é necessário que a convenção da unidade familiar sobre o patrimônio gravado como “Bem de Família” observe o limite legal de um terço do patrimônio líquido total e, no caso dos valores mobiliários, que não excedam o valor do imóvel gravado como “Bem de Família”. Esta proteção convencional (ou seja, estabelecida por declaração de vontade dos cônjuges), só terá validade após ser registrada junto ao Cartório de Registro de Imóveis, conforme previsto nos artigos 1.711 e seguintes do Código Civil.
E mais: a proteção legal do “Bem de Família” instituído por convenção só é eficaz em relação às dívidas posteriores a sua instituição junto ao Registro de Imóveis. De outro lado, tem-se a constituição mais comum de “Bem de Família” que é aquela prevista na Lei 8.009/90, segundo a qual “o imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorá-
vel e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei”. Portanto, mesmo que o imóvel em que estabelecida a residência da unidade familiar não esteja gravado como “Bem de Família” junto ao Registro de Imóveis, este será impenhorável em razão da disposição legal, qualquer que seja a natureza ou data em que a dívida tenha sido contraída pelos proprietários; no entanto, há algumas exceções:
A proteção do “Bem de Família” contra penhora não se aplica a alguns credores específicos, quais sejam: ao titular do crédito decorrente do financiamento destinado à construção ou à aquisição do imóvel gravado como “Bem de Família”, ao credor de pensão alimentícia, ao credor de tributos relacionados ao próprio imóvel (sejam anteriores ou posteriores à gravação do mesmo como “Bem de Família”), à execução de hipoteca sobre o imóvel gravado como “Bem de Família” e, também, se o imóvel for produto de crime ou para garantir execução penal.
Por fim – e mais importante – a proteção legal do imóvel residencial da unidade familiar não é impenhorável para o caso de execução de obrigações decorrentes de fiança locatícia.
Romano Rangel Chaves - OAB 336333 é advogada, especialista em contencioso cível e consumidor e sócia do escritório “Souza Queiroz Ferraz & Romano Advogados”. Contato através do telefone: 982198822 e no e-mail: mchaves@sqf.adv.br
DA REDAÇÃO
Apesar da Subprefeitura Aricanduva/ Formosa/Carrão ter retirado o barraco instalado por um carroceiro ao lado do Viaduto Aricanduva, os moradores próximos andam descontentes com o tratamento dispensado ao bairro. O playground implantado próximo à Rua Benedito Jacob está abandonado há cerca de um ano e a deterioração é visível. Escorregadores e túneis feitos de cimento viraram dormitório para cães e moradores de rua. As cores que chamavam a atenção das crianças não existem e as traves de delimitação do campo de futebol também foram arrancadas. Por se tratar de uma área divisória entre as Sub-prefeituras Aricanduva e Penha, condôminos de edificios e moradores vizinhos acreditam na possibilidade de acordo das duas administrações para revitalizar todo o entorno.
ABAIXO-ASSINADO O morador, arquiteto e síndico do Resi-
dencial Vila Califórnia, localizado na Rua Diamante Preto, 1.187, Glauco Delogu Benavente, pretende apresentar, dentro de dez a 15 dias, seu projeto de um parque que abrangerá os terrenos dos dois lados do rio. Segundo ele, para que a região seja beneficiada, basta a participação da Prefeitura junto com a iniciativa privada. Benavente revelou que, ao obter o aval da Subprefeitura em seu projeto, ele pode iniciar contatos com empresas e todos os moradores de condomínios da região. "Não só eu, como todos aqui, querem melhorar a região. Não agüentamos mais os assaltos, despejo de entulho e lixo em um espaço tão bom", explicou o arquiteto. A idéia de Benavente é criar pistas de skate, quadra poliesportiva, oficinas para idosos, entre outros equipamentos. Esta semana o arquiteto inicia um movimento para buscar a remodelação e valorização do Aricanduva com um abaixo-assinado com aproximadamente 2 mil assinaturas.
Divulgação
APrefeitura de São Paulo promoverá uma série de audiências públicas nos meses de abril e maio para debater os instrumentos de planejamento municipal. Os encontros abordarão o Orçamento Cidadão do exercício de 2026, o Programa de Metas 20252028, o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e o Plano de Ação das subprefeituras 2026-2029. As reuniões ocorrerão de segunda a sábado, exceto feriados, em diferentes regiões da cidade. Esses encontros têm como objetivo garantir a participação da população na definição das prioridades de investimentos, garantindo transparência e alinhamento com as demandas locais. A iniciativa atende
às normas da Lei Orgânica do Município de São Paulo e a Lei de Responsabilidade Fiscal. As audiências, no formato híbrido, serão realizadas nas 32 subprefeituras, presencialmente e por meio da plataforma Microsoft Teams, permitindo que cidadãos, representantes de conselhos municipais e entidades da sociedade civil apresentem suas demandas e sugestões. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a transparência e a gestão democrática dos recursos públicos. Durante os encontros, técnicos da Secretaria Municipal da Fazenda explicarão o planejamento orçamentário, esclarecerão dúvidas e receberão contribuições da população.
DE INFORMAÇÕES Para a construção do Orçamento Cidadão 2026, o processo seguirá as diretrizes do Decreto 59.574/2020, garantindo espaço para que a população contribua com propostas e sugestões para a alocação dos recursos municipais. As audiências públicas serão realizadas com a divisão dos participantes em grupos temáticos, permitindo a formulação e seleção de propostas de maneira organizada e democrática. Durante cada audiência, os interessados terão até três minutos para apresentar suas sugestões.
Especialista explica que, com algumas dicas simples, é possível resolver a questão por conta própria, sem demandar um técnico
A manutenção regular dos filtros de ar é essencial
ODA REDAÇÃO a limpeza regular dos filtros, de preferência a cada 15 ou 30 dias, dependendo do uso do aparelho. TUBO DE DRENAGEM OBSTRUÍDO OU MAL POSICIONADO
s problemas com ar-condicionado acontecem, principalmente, nos aparelhos mais antigos, e um dos mais frequentes é o gotejamento
água dentro do aparelho", explica o especialista. Esse problema, geralmente, está relacionado a falhas no controle de temperatura ou baixa vazão de ar devido a filtros ou ventiladores sujos.
os filtros limpos impede a obstrução do fluxo de ar e ajuda o sistema de drenagem a funcionar corretamente", explica.
VERIFICAÇÃO DA DRENAGEM
"Verifique periodicamente otubo de drenagem para garantir que não haja bloqueios. Caso você perceba que o fluxo de água não está adequado, é recomendável a intervenção de um técnico para fazer a limpeza ou reposicionar o tubo", orienta Magalhães.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
O engenheiro recomenda a realização de manutenções preventivas a cada seis meses, para garantir que o aparelho esteja funcionando com eficiência e sem falhas. "A manutenção preventiva evita que pequenos problemas se tornem grandes danos no futuro", afirma o especialista.
DA REDAÇÃO
Aimplantação do sistema de pedágio eletrônico Free Flow está modernizando a mobilidade nas estradas paulistas. A nova tecnologia dispensa as praças de pedágio com cancelas, por meio de pórticos instalados ao longo das rodovias. Com isso, os veículos passam livremente, sem precisar parar. O resultado é imediato: mais segurança, menos congestionamentos, fim das filas e melhoria na fluidez do tráfego.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, “além de agilizar os deslocamentos, o Free Flow nas novas concessões garante justiça tarifária, permitindo
Investimentos (SPI), como a Nova Raposo, Rota Sorocabana, Litoral Paulista, Circuito das Águas, Rota Mogiana e Lote Paranapanema. As tarifas mais justas já são uma realidade. Um exemplo: a tarifa no trecho entre Sorocaba e Alumínio caiu mais de 20% e, com o Free Flow em operação, o valor pode cair ainda mais. Além disso, os novos contratos garantem isenção total de tarifa para motociclistas e criam vias marginais contínuas e gratuitas, oferecendo mobilidade urbana sem cobrança para os motoristas locais neste ano um avanço importante em termos de inclusão e justiça social.
A MAIOR DISTRIBUIDORA DE ILUMINAÇÃO DO BRASIL REABRE NESTA SEGUNDA DAS 10H ÀS 16H.
Diversas receitas preparadas com peixes de água doce e salgada também fazem parte dessa jornada gastronômica
São mais de 50 opções e pratos à base de peixes e frutos do mar
Ocardápio do Festival do Pescado e Frutos do Mar Ceagesp – tem duas grandes novidades. Quem for ao evento às quintas e sábados vai poder saborear Ostras na Brasa ao Molho Mignonette com Pancetta. Às sextas-feiras, os frequentadores também têm à disposição outra novidade no menu: Lagostim com Fettuccini ao Molho de Camarões. Esses pratos especiais se juntam às mais de 50 opções oferecidas no evento onde as pessoas podem comer o quanto quiser. Caranguejada, Pirão, Arroz e Caldinho de Caranguejo continuam como pratos especiais às quartas-feiras. Aos domingos, o tradicional Macarrão com Camarão no Parmesão Grana Padano permanece como prato especial do dia.
DESTAQUES DO FESTIVAL
Quem frequenta o Festival do Pescado e Frutos do Mar Ceagesp – Edição de Verão tem sempre muita opção para saborear à vontade. O cardápio varia a cada semana, mas as grandes atrações do evento estão sempre à disposição. Por isso, não podem faltar, diariamente no menu, os camarões assados no espeto, servidos à vontade nas mesas, e a paella à marinera, gigante, repleta de camarões e outros frutos do mar. Assim como casquinha de siri, caldinho de sururu e acarajé feito na hora, servidos como pratos de entrada. Diversas receitas preparadas com peixes de água doce e salgada também fazem parte dessa jornada gastronômica, assim como os muitos pratos de complemento e saladas variadas.
DESCONTO ÀS QUARTAS-FEIRAS
Outra novidade do Festival do Pescado e Frutos do Mar Ceagesp – Edição de Verão é a promoção de preço mais baixo às quartas-feiras. Nesse dia, o valor cai para apenas R$ 99,90 por pessoa (exceto bebidas e sobremesas).
SERVIÇO
Quarta a sexta, das 18h às 23h30 (jantar). Aos sábados, das 12h às 23h30 (almoço e jantar). Aos domingos, das 12h às 17h (somente almoço). Preço: R$ 129,90 por pessoa (exceto às quartas). Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 10, pagam um terço do valor do Festival (R$ 43,30).
Onde: Espaço Gastronômico Ceagesp - Portão 4 da Ceagesp (altura do nº 1.946 da av. Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina). Mais informações e reservas: Acesse www. festivaisceagesp.com.br
reuso e captação de água pluvial, além do sistema de reutilização de águas residuais de pias, chuveiros e lavatórios. A água da chuva será utilizada para irrigação dos jardins e limpeza, por meio de um reservatório de 60 m³, que auxilia na redução de enchentes na região e no uso sustentável da água.
O equipamento também conta com dois links internet com velocidade de até 1GB que garantem a alta capacidade de navegação, além de 37 antenas de transmissão distribuídas em todo o prédio. Também utilizará fontes renováveis de energia, como células fotovoltaicas, que evitam a emissão de 1,7 toneladas de CO2 somente pelo sistema de aquecimento da piscina.
Oprefeito Ricardo Nunes inaugurou na última quinta-feira, dia 10, na região de Itaquera, o CEU Rei Pelé, o primeiro Centro Educacional Unificado (CEU) sustentável, com conectividade de alta qualidade e segurança, e o 59º da cidade. O CEU agrega um complexo educacional também entregue neste dia, com
a EMEF Ruth de Souza, Uniceu/ Polo de Formação, Cieja, salas de multiuso, laboratórios de educação digital (LED), e uma sala de coworking. "Mais do que essa construção grande, bonita, com piscinas, salas climatizadas, auditório, pistas de skate, um ambiente que será sagrado, pois não há nada melhor que dar oportunidade para que cada criança possa ter um bom
futuro. Estamos nos esforçando muito para que as pessoas tenham oportunidade. As crianças sairão daqui com um currículo enorme e maravilhoso", destacou o prefeito Ricardo Nunes.
O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, ressaltou que esse é o primeiro CEU que tem uma EMEF em tempo integral e o 1º equipamento entregue do lote 1 da PPP dos CEUs com a Concessionária Integra. O contrato tem duração de 25 anos, com responsabilidade pela construção, manutenção e conservação dos cinco CEUs, que serão entregues totalmente mobiliados e equipados.
DIFERENCIAIS SUSTENTÁVEIS
O CEU Rei Pelé conta com diferenciais sustentáveis que reduzem o desperdício e aliviam a pressão sobre os sistemas de abastecimento de água potável, com sistema de utilização de água de
O CEU Rei Pelé, que está localizado na Rua Oanani, 420, no Jardim Santa Maria, tem um bloco esportivo, com quadras cobertas e descobertas, piscina semiolímpica, de lazer e pista de skate; além de equipamentos com infraestrutura para prática de esportes e cultura.
BLOCO EDUCACIONAL
A Secretaria Municipal de Educação também irá entregar o bloco educacional que está localizado dentro do CEU Rei Pelé. São 49 salas educacionais, sendo: 27 na EMEF Ruth de Souza, quatro na UNICEU/Polo de Formação, quatro CIEJA, 11 Salas de Multiuso, dois Laboratórios de Educação Digital (LED), e uma Sala de Coworking.
MONITORAMENTO
O sistema de segurança do CEU Rei Pelé é composto por 199 câmeras de alta resolução durante 24 horas/dia, sendo 17 delas instaladas no perímetro e integradas ao sistema Smart Sampa. Dentre os modelos utilizados, destacam-se as câmeras VIP1220, VIP1230 e VIP3240, que oferecem excelente clareza de imagem, recursos de
compressão e detecção de movimento, além de visão noturna aprimorada, garantindo monitoramento constante e segurança para todos. O armazenamento das imagens é feito
em equipamentos próprios da unidade, com monitoramento externo por uma empresa especializada, que garante agilidade na identificação e no acionamento de eventos.