

Rotary Clube São Mateus organizou palestra sobre Parques Naturais e Unidades de Conservação em São Mateus

ORotary Clube São Mateus realizou no dia 9 de setembro um encontro no restaurante Recordações Nordestinas, localizado no Jardim Rodolfo Pirani, com palestra ministrada por Rodrigo Martins dos Santos, diretor de Patrimônio Ambiental da SVMA-SP (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) da Prefeitura de São Paulo, que reuniu empreendedores e representantes de vários setores de
Prefeitura de SP assina novos contrato de construção para cinco Céus
Contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de cinco novos CEUs em áreas periféricas do município é assinado nesta terça-feira, 10

APrefeitura do Município de São Paulo assinou nesta terça-feira, 10, o contrato de Parceria Público-Privada voltada à construção, gestão e manutenção de cinco novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade.
A Sessão de Licitação, ocorrida no dia 28 de março de 2024, recebeu quatro propostas e o Consórcio Novos CEUs 2 foi declarado vencedor por apresentar a menor contraprestação máxima no valor de R$ 5.296.380,24 (cinco milhões, duzentos e noventa e seis mil, trezentos e oitenta reais e vinte e quatro centavos).

Eleitor paulistano fica refém da baixaria eleitoral

Ocenário
A importância da gestão de pessoas no varejo
Em tempos de mudanças e transformações no comportamento de consumo, o capital humano é, sem dúvida, o recurso mais importante para um varejista.
Os ipês embelezam em São Paulo

Palestrante convidado Rodrigo Martins dos Santos, diretor de Patrimônio Ambiental da SVMA
São Mateus.
da corrida para a prefeitura de São Paulo tem sido marcado em alguns momentos por uma lamentável falta de respeito com o eleitor.

Jornalista responsável pelo Jornal Gazeta São Mateus MTB 43029-SP
Ocenário da corrida para a prefeitura de São Paulo tem sido marcado em alguns momentos por uma lamentável falta
Eleitor paulistano
parece importar mais do que as soluções aos problemas da cidade. É preocupante ver que propostas de governo têm sido ofuscadas por esse clima de polarização exacerbada, em que a busca por likes e viralizações nas redes sociais tem superado o compromisso com o futuro dos paulistanos.
Falta qualidade –Dados recentes das pesquisas mostram uma polarização crescente, refletindo o desgaste da população com a qualidade dos debates. A falta de propostas claras e concretas tem levado
democracia e um desrespeito à população paulistana.
Diante desse quadro, é fundamental que o eleitor de São Paulo faça uma reflexão mais profunda sobre os candidatos. Pesquisar o histórico de quem se apresenta, avaliar o que já foi feito em gestões anteriores e, sobretudo, verificar a consistência das propostas é a única maneira de evitar que promessas vazias prevaleçam. Nossa cidade exige soluções robustas e líderes capazes de enfrentar desafios complexos, e não aventureiros em busca de fama.

de respeito com o eleitor. Candidatos que deveriam debater propostas relevantes para a maior e mais rica cidade do país têm transformado as arenas de debates, tanto na TV quanto em portais, em verdadeiros palcos de rixas, ofensas pessoais e lacração. Entre os principais postulantes ao cargo, nomes conhecidos se destacam não apenas pelo currículo, mas pelos constantes embates que pouco agregam à população.
Os debates, que deveriam ser o espaço para apresentação de ideias e soluções concretas, tornaram-se vitrines de discursos vazios, onde o espetáculo de agressões verbais e trocas de insinuações
muitos eleitores a indecisão, ou até mesmo ao desinteresse pelo pleito. Enquanto alguns candidatos se destacam por manter o foco em um debate programático, outros insistem na troca de acusações, o que gera um ambiente hostil e pouco produtivo. Esse cenário caótico levou, inclusive, à desistência de alguns candidatos de participarem dos debates, justamente por se recusarem a entrar no jogo da lacração e das ofensas. Com isso, quem perde é o eleitor, que fica sem acesso a informações que poderiam ser essenciais para uma decisão consciente. O desprezo pela qualidade do debate é um desserviço à


A importância da gestão de pessoas no varejo
Em tempos de mudanças e transformações no comportamento de consumo, o capital humano é, sem dúvida, o recurso mais importante para um varejista. É a equipe de colaboradores de uma empresa que desenvolve o “Capital Intelectual”.
Thomas Stewart, em seu livro, "Capital Intelectual – A nova riqueza das organizações", destaca que o "Capital Intelectual" é a capacidade mental coletiva, ou seja, a soma do conhecimento de todos em uma empresa, sendo esta a principal vantagem competitiva.
Em janeiro de 2024, participei do maior congresso de varejo do mundo: a National Retail Federation (NRF), realizada em Nova York (EUA).
Uma preocupação comum entre os participantes era justamente como criar programas de incentivos para estimular os jovens a construírem suas carreiras no segmento varejista.
Portanto, este é o momento de se distanciar das brigas e focar no que realmente importa: o futuro do município. A escolha certa será aquela que garantir um projeto sólido e coerente para São Paulo. O eleitor tem em mãos a responsabilidade de decidir quem está preparado para tal desafio.
Até o momento, a disputa vem contando com três líderes: Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB). Os demais concorrentes são José Luiz Datena (PSDB), Tabata Amaral (PSB), Marina Helena (Novo), Ricardo Neses (UP) e João Pimenta (PCO).
Possivelmente, você, que é empreendedor(a) e está lendo este artigo, deve enfrentar desafios na gestão de pessoas.
Seguem algumas dicas para serem aplicadas no seu negócio e, assim, ajudar a fortalecer o "Capital Intelectual" da sua empresa.
- É extremamente
importante definir um perfil de colaborador para cada função; isso vai ajudar muito no processo de recrutamento.
- Procure recrutar pessoas em lugares onde você possa encontrar candidatos com o perfil adequado para a vaga.
- Crie um processo seletivo, um roteiro de entrevista, com perguntas e testes que te façam identificar as habilidades do candidato.
- Estabeleça um ritual de acolhimento do novo colaborador no seu primeiro dia de trabalho; é importante contar a história da empresa, apresentar os colegas de trabalho e destacar todos os detalhes do serviço a ser executado.
- Desenvolva um processo de treinamento para o novo colaborador: treine, treine e treine. Depois coloque um colaborador mais experiente para ser seu “padrinho ou madrinha”.
- Evite (e não permita) trotes e brincadeiras com os iniciantes. Apesar de algumas pessoas acharem isso divertido, além de estar fora de moda, aumenta a possibilidade da empresa receber um processo trabalhista.
- Explique ao novo colaborador o plano de carreira da empresa e como ele pode prosperar e evoluir a partir do seu trabalho

Marcelo Dória –Empresário e Professor de pós garduação em varejo popular na FGV, atua a mais de 20 anos na Zona Leste da Cidade de São Paulo no segmento de moda intima – Criador da Rede de Lojas Depósito da Lingerie. Graduado em Direito, Pós Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, Mestre em Gestão para competitivdade pela FGV EAESP. Está na condição de Presidente da Camara dos Dirigentes Lojistas de São Mateus.
e com o crescimento da empresa.
- Implante campanhas de Endomarketing (Marketing Interno), sempre com base na meritocracia; isso motiva a equipe e fortalece a cultura organizacional.
- Procure liderar pelo exemplo; seja você o maior exemplo para a sua equipe.
- Evite reclamar e colocar a culpa dos acontecimentos em terceiros.
- Seja perseverante e acredite que a sua empresa nasceu para impactar positivamente a vida das pessoas.


Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61
Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370 Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658
E-mail: gazetamateus@terra.com.br EXPEDIENTE
Diretora: Lucy Mendonça
Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP
Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça Diagramação: Marcos Roberto Mendonça
(Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87
Proibida a reprodução total ou parcial dos textos Tiragem: 10 mil exemplares
Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA


Rotary Clube São Mateus organizou palestra sobre Parques Naturais e Unidades de Conservação em São Mateus
Palestrante convidado Rodrigo Martins dos Santos, diretor de Patrimônio Ambiental da SVMA

ORotary Clube São Mateus realizou no dia 9 de setembro um encontro no restaurante Recordações Nordestinas, localizado no Jardim Rodolfo Pirani, com palestra ministrada por Rodrigo Martins dos Santos, diretor de Patrimônio Ambiental da SVMA-SP (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) da Prefeitura de São Paulo, que reuniu empreendedores e representantes de vários setores de São Mateus.

Com o tema Parques Naturais e Unidades de Conservação de São Mateusexistentes e em planejamento-, o evento foi proposto pela professora de geografia Fátima Magalhães, defensora do Parque Morro do Cruzeiro – Pico do Votussununga. A educadora coordena a associação SOS Morro do Cruzeiro, que organiza caminhada com estudantes ao local e agendas com representantes políticos em defesa dessa área. Rodrigo é o coordenador técnico do Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços. O palestrante discorreu

pico, entre o Jardim Santo André (São Mateus) e Mauá (ABC), é o segundo maior de São Paulo, com 990 metros de altura em relação ao nível do mar.
sobre características dos parques naturais e de unidades de conservação. Além disso, falou a respeito da implantação do Parque Natural Cabeceira do Aricanduva, “com previsão de entrega até o final do ano”, segundo ele, e a proposta de um monumento natural para o Pico do Votussununga. O
“Em 2022, o pico recebeu 14 placas de interpretação dos atributos ambientais relevantes, e 24 de demarcação. A trilha já atende escolas em atividades de educação ambiental. O morro constitui um geosítio, com elementos geológicos como a rocha usada para isolante térmico de parede e purpurina. Outra proposta é que se consolide também como laboratório para a formação de futuros geólogos”, citou. Os moradores esperam há 13 anos pela implementação do parque enquanto lutam para reflorestar a parte que ainda não sofreu ocupação irregular. O Morro do Cruzeiro foi repassado pela Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo) à prefeitura para a criação do parque municipal. “Temos seis
parques em obras na cidade, desde 2021 entregamos três e pretendemos entregar mais três até o fim do ano, dentre eles um em São Mateus, o maior, que é o Cabeceiras do Aricanduva”, disse. Áreas verdes –A região já conta com o Parque Natural Municipal da Fazenda do Carmo e os parques da SVMA (Guabirobera, Sapopemba, Jardim da Conquista e Nebulosas). O futuro Parque Natural Cabeceiras do Aricanduva é resultado de uma das compensações do aterro São João (do Centro de Tratamento de Resíduos Leste) e entra na categoria de unidade de conservação (criado por um regime legal) no grupo de proteção integral protegido por lei federal. São Paulo soma 127 parques (entre municipais e estaduais), distribuídos em urbanos, lineares, unidades de conservação e parques-orla.
Biosampa –“Dados do índice Biosampa, publicação anual
da pasta que reúne dados de biodiversidade paulistana, mostram que o parque Cabeceiras do Aricanduva tem 319 espécies de plantas, 44 espécies de aves e um tipo de mamífero registrados. Destacam-se quatro aves endêmicas da Mata Atlântica, como o tucano-de-bico-verde, o periquito-rico, a choca-damata e o tiê-preto. Mas agora começamos a fazer um estudo mais detalhado”, aponta. Programa de Metas A implantação do PNM Cabeceiras do Aricanduva, está no Programa de Metas da Prefeitura (Meta 63), será a 11ª Unidade de Conservação (UC) Municipal, o 7º Parque Natural Municipal e o segundo desta categoria na zona leste. A área planejada para a unidade tem mais de 250 hectares (duas vezes o Parque Ibirapuera), abrangendo territórios nas Subprefeituras de Cidade Tiradentes e de São Mateus.
Santa Marcelina Saúde realiza a 15ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta
No dia 21/09 (sábado), o Serviço de Angiologia e o Ambulatório de Especialidades do Santa Marcelina Saúde realizam a 15ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta, que será aberta ao público, gratuita e voltada para homens e mulheres acima de 55 anos, com histórico de hipertensão. Os participantes poderão realizar consultas médicas, aferição da pressão arterial e exames de ultrassom (aorta e carótida) no dia do evento.
As doenças da aorta são consideradas a décima causa de morte entre homens acima dos 55 anos. Outra condição muito comum é a dissecção de aorta, caracterizada pela ruptura da parede interna, que resulta na divisão do vaso em duas partes, o que torna a distribuição de sangue
A ação será aberta ao público, gratuita e voltada para homens e mulheres acima de 55 anos e com histórico de hipertensão
desigual entre os órgãos e pode levar à isquemia e à morte. Por isso, a Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta é fundamental para orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, e para que os pacientes conheçam os fatores de risco da patologia. De acordo com o Dr. Marcelo Calil, cirurgião vascular e coordenador da residência de cirurgia vascular do Santa Marcelina Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade, tanto em nível global quanto no Brasil, e a população precisa ser bem orientada. “A aorta é a principal e maior artéria responsável por levar sangue e oxigênio a todo o corpo humano. Quando acometida por uma doença, ela pode comprometer o funcionamento
do organismo. Um exemplo são os aneurismas, que ocorrem quando a artéria se dilata e, em caso de rotura, podem se tornar fatais”, esclarece Dr. Calil.
“Devemos alertar a população que, apesar de muitas pessoas terem o aspecto hereditário como principal gênese da dissecção da aorta ou da formação do aneurisma, os agentes desencadeantes e agravantes devem ser sempre avaliados, controlados e tratados. O tabagismo, a hipertensão arterial e a dislipidemia são os principais fatores de risco. A cessação do tabagismo, controle da hipertensão e a diminuição do colesterol são primordiais. Quanto mais cedo forem realizados exames preventivos, os pacientes poderão procurar atendimento adequado e, consequentemente, ter uma
melhor qualidade de vida”, ressalta Dr. Calil.
Problemas que podem surgir na aorta: o aneurisma da aorta pode ocorrer na região abdominal ou torácica, e atinge com maior frequência pessoas acima dos 50 anos. As doenças associadas são: hipertensão arterial, diabetes mellitus e tabagismo. “Maus hábitos alimentares, defeitos estruturais na parede da aorta, traumas e estenose (diminuição da área de passagem do sangue pela artéria), são, também, considerados agravantes”, alerta Dr. Calil.
Sintomas: os aneurismas abdominais podem levar a uma dor ou aperto circular no abdômen (pacientes costumam referir-se a uma dor que “anda”).
Pode também não haver sintomas, sendo apenas
identificado durante uma avaliação médica de rotina pela apalpação do abdômen ou pela queixa do paciente de ter um “coração na barriga” no caso de aneurismas abdominais.
Diagnóstico: é realizado por um médico vascular a partir do relato do paciente, bem como pela apalpação dos pulsos das pernas. A localização da obstrução é determinada pelo ultrassom (doppler), tomografia computadorizada, cateterismo ou ressonância magnética.
Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta em números:
2020: foram realizadas 78 consultas em pacientes, 23 ultrassons (USG) e uma internação
2021: foram realizadas 125 consultas e 23 ultrassons
(USG)
2022: foram realizadas 151 consultas, 84 ultrassons (USG) e uma internação 2023: foram realizadas 220 consultas e 46 ultrassons (USG)
Anote na agenda: 15ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta
Data: 21/09/24 (sábado)
Horário: das 9h às 15h Local: Ambulatório de Especialidades do Santa Marcelina Saúde Serviços oferecidos: consultas médicas, aferição da pressão e exames de ultrassom (aorta e carótida)
Endereço: Rua Santa Marcelina, nº 400, Itaquera - São Paulo
Atendimento gratuito à população
Informações: (11) 20706291

Saúde
Presidente do Rotary Clube São Mateus Josemil Leão

Problemas ambientais que afetam o planeta

São vários os problemas ambientais existentes no nosso planeta, como poluição, efeito estufa e desmatamento. Em quase todos os casos, eles são de responsabilidade humana. A sociedade, por sua vez, vem observando as consequências de suas ações contra o meio ambiente. Veja algumas das adversidades mais frequentes:
Poluição do ar
A poluição do ar é causada pela emissão de gases poluentes, principalmente o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2).
Produzidos pelas indústrias e veículos automotores, todos esses gases são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Poluição das águas
A poluição das águas é causada, principalmente,
pela grande quantidade de lixo e esgoto jogada nos rios e mares. Além disso, o descarte incorreto de lixo e um inadequado tratamento de esgoto também colaboram com o problema.
Ilha de calor
A ilha de calor é o aumento da temperatura em determinados pontos de uma cidade. Esse problema
Mais de 200 cidades brasileiras registram umidade igual ou inferior à do Saara
Segundo alerta o Inmet, situação oferece riscos à saúde pública, podendo agravar problemas respiratórios como rinite e asma

OBrasil vive seca severa, agravada por uma onda de calor que tem elevado as temperaturas a níveis extremos. Na última terça-feira, 3, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos 244 cidades registraram umidade relativa do ar igual ou inferior à do deserto do Saara, onde os índices variam entre 14% e 20%.
Entre elas estão Barretos (SP), Uberlândia (MG), Goiânia (GO) e Cuiabá (MT). A previsão para esta quarta-feira, 4, é ainda mais preocupante, com a expectativa de umidade abaixo de 12% em várias regiões. Ficam em alerta máximo os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e o
Distrito Federal. Já o restante restante do País está sob alerta amarelo, com umidade atingindo até 30%.
Calor fica acima dos 40°C e umidade abaixo de 10% no Brasil; veja previsão
Enquanto o deserto do Saara é conhecido por sua aridez extrema, a realidade em diversas regiões brasileiras nesta semana se iguala, ou até supera, a desse famoso deserto. Além disso, comparado ao deserto do Atacama, o mais seco do mundo, onde a umidade pode chegar a 5%, dez cidades brasileiras se aproximaram desse índice, com 7%. Os dados foram coletados pelas estações de monitoramento do Inmet.
Cuidados com a saúde De acordo com a

Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%.
Quando os níveis caem abaixo de 30%, já há sinais de perigo para a saúde, principalmente para o sistema respiratório. O tempo seco pode agravar problemas como asma, rinite alérgica e bronquite crônica, além de causar sintomas como cansaço, dores de cabeça, e ressecamento das narinas e dos olhos.
Diante desse cenário, é essencial que a população tome medidas preventivas, como a hidratação constante e o uso de umidificadores, para amenizar os efeitos da seca e do calor extremo.
Por Redação Terra
é causado pela concentração de concreto (prédios, asfaltos e vidros).
Inversão térmica
A inversão térmica ocorre quando a poluição do ar impede a troca normal de temperatura do ar na superfície. O ar frio e pesado fica em baixo (com as partículas da poluição), e o ar quente e mais leve fica em cima.
Efeito estufa
O efeito estufa é o aumento da temperatura do planeta em virtude dos gases poluentes emitidos pelas cidades. É chamado estufa, pois o planeta mantém a temperatura aquecida.
Erosão
A erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo. Ele ocorre devido ao uso e à ocupação irregular de diferentes áreas, como encostas, margens de rios, bem como devido ao excesso de peso das edificações em cima do solo.
Chuva ácida
A chuva ácida nada
mais é que uma chuva com componentes ácidos, como óxidos de enxofre e nitrogênio. Ela ocorre quando esses gases poluentes reagem com a água da umidade do ar.
Enchentes
As enchentes ocorrem, simplesmente, quando a chuva não tem para onde escoar. Elas podem causar inundações, desmoronamentos e proliferação de doenças, como malária e leptospirose.
Desmatamento O desmatamento é caracterizado pela remoção da vegetação nativa de uma determinada área. Ele pode ocorrer por meio de queimadas ou corte direto de uma plantação. Poluição sonora A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição de um determinado espaço. Geralmente, esse problema se dá nos grandes centros urbanos, sendo consequência da concentração de indústrias, comércios e veículos.
Por: Redação EdiCase

Rede de cafeterias adota copos retornáveis feitos de casca
de café
A rede de cafés Think Coffee, situada em Nova York, permite que seus clientes levem os copos reutilizáveis e tragam-os de volta
Um executivo(a) corre nas ruas de Nova York com uma pasta na mão e o copo de café na outra. Apesar de clichê, a cena retrata uma hábito tanto comum como preocupante: estima-se que 600 bilhões de copos de café são descartados todos os anos no mundo. Amenizar tal problema é um desafio, mas algumas soluções têm surgido: a rede de cafés Think Coffee começou a distribuir copos reutilizáveis aos clientes e, com o sucesso, agora vai expandir o programa para suas 11 filiais de Nova York.
A cafeteria permite que os clientes levem os copos com café e tragam-os na próxima visita à loja. Nem precisa lavar, basta entregar o copo sujo que a loja se encarrega de servir o café em um copo limpinho e higienizado.
Para a iniciativa, a Think Coffee adotou um modelo de copo feito com 50% de plástico reciclado e 50% de casca de café, que são resíduos aproveitados do processo de produção de café. Com o mesmo material também são produzidas as tampas. Intitulado Huskee Cup Swap,
Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

o copo pode ser transformado novamente em novos copos ao final da vida útil. Tal compromisso a empresa tem assumido, nos últimos sete anos, com a compostagem de copos, tampas e outras embalagens usadas na rede de lojas.
Casca de café
“Nosso objetivo é facilitar ao máximo que os clientes consumam menos.
A chave foi encontrar um copo que todos desejariam usar regularmente. As Huskee Cup têm um ótimo design, fácil de limpar e de beber.
Além disso, são fabricadas com um subproduto orgânico do processo de moagem de café”, afirma Taylor Bloom, barista da Think Coffee em Manhattan.
Além de ser livre de Bisfenol A, o copo é produzido com materiais testados e com garantia de que são seguros para alimentos. “Trabalhamos

em estreita colaboração com nossos fornecedores de cascas para garantir que nenhum material ou produto químico perigoso fosse usado durante o processo para obter as cascas”, garante a companhia.
Na busca de soluções
Um lugar que tem se empenhado em estimular o uso de copos reutilizáveis é o Reino Unido: Aumento nas vendas de copos de café reutilizáveis já é realidade.
Outra solução que poderia ser mais simples e fácil de adotar individualmente é desacelerar. Ou seja, os amantes do bom cafezinho poderiam apreciar a bebida dentro dos estabelecimentos, sem precisar se preocupar com copos para viagem. Difícil é convencer toda uma sociedade a fazer isso. E pior: em tempos de aplicativos de entrega de comida, o problema ainda assim persistiria. Logo, pensar em embalagens retornáveis é essencial..
Por: Marcia Sousa

47ª Edição da Convenção das CDLs do Estado de São Paulo

A47ª Edição da Convenção das
CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) do Estado de São Paulo recebeu grandes nomes e foi, com certeza, mais um momento de muito aprendizado e networking. Entre as presenças, não podemos deixar de citar a Lucy Mendonça, diretora do Jornal Gazeta de São Mateus, que acompanhou a Delegação da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus, representando a mídia regional.
Durante 3 dias seguidos na cidade de Águas de Lindóia (29/30 de agosto, e 1º de setembro), a 47ª Edição da Convenção das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) do Estado de São Paulo reuniu integrantes de CDLs de todo o Estado. Entre os objetivos estava trocar experiências, entender o varejo atual, o processo
de transição digital que está ocorrendo, entre outros pontos relevantes.
Cada integrante expôs a realidade e os desafios enfrentados diariamente no varejo. Entretanto, o grande diferencial foi expor as soluções encontradas que,
outro. Ações como esta, da 47ª Edição da Convenção das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) do Estado de São Paulo, são de extrema importância. Temos um varejo cada vez mais digital, integrado e tecnológico. Não
Bom Dia, Dr. Daniel Martins, Marcelo Castro, Eduardo Lisboa e Elias Sfeir. Entre os temas apresentados, confesso que a abertura chamou muito a minha atenção, pelo fato de destacar a importância da saúde emocional dos empreendedores, dos colaboradores e dos clientes. Sim. Devemos ter este cuidado, pois a saúde emocional impacta nas empresas, nas pessoas e nos negócios neste novo momento. Representando o movimento lojista da Zona Leste, o presidente da CDL Itaquera, Roger Fildimaque,


posteriormente, podem servir de exemplo para muitos outros empreendedores. A dor de um pode, também, ser a dor do
dar importância a estes fatos pode ser uma das decisões mais prejudiciais para quem atua no varejo.
O momento de transformação que estamos vivendo exige eventos como o ocorrido
em Águas de Lindóia. A troca de experiência entre os participantes é fundamental dentro de uma cadeia evolutiva. Sendo assim, cada um consegue aprimorar o seu segmento de atividade e, consequentemente, fortalecendo o segmento do varejo no Estado de São Paulo. As palestras ministradas foram sensacionais. Compartilharam suas experiências: Ricardo Gandra, Marcio Negro, Beto
enalteceu quanto é importante o conhecimento não só para os empreendedores, mas para os líderes do movimento lojista como um todo, neste momento de transformação digital. Por fim, não posso deixar de mencionar a participação da CDL São Mateus, que se somou à delegação formada pelas CDLs da Zona Leste, totalizando 24 empresários. Todos aprenderam, trocaram ideias e aprimoraram seus conhecimentos.





www vivaz digital
Delegação da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus
CDL São Mateus
Marcelo Dória presidente da CDL São Mateu e seus convidados
Prefeitura de SP assina novos contrato de construção para cinco Céus
Contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de cinco novos CEUs em áreas periféricas do município é assinado nesta terça-feira, 10

APrefeitura do Município de São Paulo assinou nesta terça-feira, 10, o contrato de Parceria Público-Privada voltada à construção, gestão e manutenção de cinco novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade. A Sessão de Licitação, ocorrida no dia 28 de março de 2024, recebeu quatro propostas e o Consórcio Novos CEUs 2 foi declarado vencedor por apresentar a menor contraprestação máxima no valor de R$ 5.296.380,24 (cinco milhões, duzentos e noventa e seis mil, trezentos e oitenta reais e vinte e quatro centavos).
“Os trabalhos desenvolvidos pelos CEUs
são de extrema importância para a formação integral dos estudantes. Com esse novo lote, totalizaremos 10 novos Centros Educacionais Unificados para atendimento da população com oferecimento de esporte, cultura e lazer nas regiões em que faltam estes tipos de equipamentos”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação. A assinatura do contrato formaliza a parceria entre a Administração Pública e o setor privado, representando um marco importante para o Município no cumprimento das metas previstas no Programa Municipal de Metas (PdM). A partir desse momento, os prazos para a implantação das
unidades começam a vigorar, garantindo que a cidade tenha novos centros educacionais modernos e preparados para atender os estudantes e a comunidade.
SOBRE O PROJETO
Dando continuidade ao primeiro lote de CEUs, assinado em 2022 e atualmente sob gestão da Concessionária Integra, o segundo lote de CEUs compreende unidades localizadas nos distritos de Brasilândia, Grajaú, Campo Limpo, Vila Curuçá e Jardim Ângela.
As novas unidades serão construídas em terrenos selecionados com base em metodologia que considerou a ausência de equipamentos












e Ensino Integral, além de oportunidades para estudantes do Ensino Superior nas UniCEUs. Com investimento previsto de R$ 400,4 milhões, o contrato tem um prazo de 25 anos e as obras deverão ser entregues pela concessionária em até 18 meses, contados da conclusão do licenciamento das obras.
A partir da assinatura, a concessionária passa a ser responsável pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico e de engenharia, execução da construção e da mobiliação das unidades, manutenção,
DE OLHO NA NOVIDADE
O segundo lote de CEUs prioriza a preservação das áreas verdes ao redor das unidades, especialmente aquelas próximas a áreas de preservação ambiental. Um exemplo é a unidade CEU Jardim Campinas, no Grajaú, que contará com ambientes integrados à vegetação local, possibilitando ensino ecológico e sustentável por meio da instalação de uma “Sala Verde”, um espaço aberto à comunidade e destinado à educação ambiental.
CERIMÔNIA DE ASSINATURA

socioculturais e esportivos nas proximidades e o elevado índice de vulnerabilidade das regiões selecionadas.
O projeto deve impactar mais de 30 mil pessoas diariamente e oferecer 5,5 mil vagas de Ensino Fundamental
vigilância, limpeza, cuidados com áreas verdes, além da implementação de infraestrutura de Tecnologia da Informação. Os serviços de pedagogia e alimentação escolar continuarão sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação (SME).
A cerimônia de assinatura do contrato aconteceu no dia 10 de setembro de 2024, no CEU Cidade Líder, localizado no Jardim Santa Maria, na zona leste da cidade de São Paulo. A unidade faz parte do primeiro lote de CEUs e já está com mais de 60% das obras concluídas.






















































Os ipês embelezam em São Paulo

Falar da florada dos ipês é chover no molhado. Eles estão aí, espalhados pela cidade, não precisam de arautos, nem de trombetas.
Suas flores são suficientes para contar que eles chegaram e que estamos no auge da florada de 2020.
Os ipês rosas estão carregados, os rápidos e passageiros ipês brancos estão esplendorosamente carregados e os ipês amarelos, inclusive as árvores mais velhas, também estão florindo com vontade.
Quem ganha somos nós que vivemos em São Paulo e que nesta época do ano temos uma série de floradas consistentes, não só dos ipês, mas das azaleias e das patas de vaca, que também ocupam seus espaços, mesmo sabendo que chamam menos a atenção.
São Paulo é cinza, fria, suja, poluída. É verdade, é tudo isso e muito mais. É dura, é cruel na derrota, não perdoa
os erros, mas dá sempre outra chance para quem não entrega os pontos e, depois da queda, se levanta e toca em frente.
A cidade áspera se estende pelo planalto e, junto com ela, seguem as plantas de todos os tipos, que acabam virando mata fechada nos limites onde a serra se encontra com o homem e os grandes ipês ainda são realidade. Quem sabe quem plantou o primeiro ipê da cidade? Quem sabe qual o primeiro ipê da cidade? Com certeza não foi plantado. Estava lá e lá ficou porque o dono do pedaço tinha uma veia poética que se encantou com a beleza da árvore.
Os ipês brancos e os ipês rosas desafiam os ipês amarelos, que se enchem de empáfia e pintam o céu de ouro, relembrando o tempo em que as Bandeiras abriam os Eldorados e arrancavam os tesouros do sertão.
Os mais afoitos são os ipês brancos. Com poucos
dias de florada, suas flores caem. Mas, floridos, poucas árvores concorrem com eles.
A lenda do Ipê
A lenda do Ipê Naqueles tempos, o inverno estava nos seus últimos dias e todas as árvores da floresta estavam começando a florescer. Somente os Ipês continuavam sem flores. Os Ipês, cada vez mais se entristeciam com aquela situação, pois eram os únicos que não tinham nem flores nem frutos. Então, os amarelos canários-da-terra, percebendo a tristeza dos Ipês, resolveram fazer seus ninhos somente nos galhos de um dos Ipês. E ninhais também foram feitos pelas araras-vermelhas e azuis e os sanhaços em outro; as garças-brancas em outro, as siaciras em outro, e num outro Ipê menos imponente, foram os periquitos, jandaias, maritacas e papagaios. Os Ipês ficaram muito felizes e resolveram pedir aos deuses que lhes dessem flores, como forma de agradecimento aos canários-da-terra, e a todos os outros pássaros da floresta, pela alegria que tinham levado a eles. No dia seguinte, dizem, sob o mais belo céu azul que aqueles sertões já conheceram, os Ipês floresceram, em várias cores. E cada um dos Ipês se vestiu nas cores e matizes dos pássaros que os haviam adotado. Quando tudo aconteceu, era agosto. E assim, desde então, os Ipês têm florescido nos meses de agosto e setembro.
Por Antonio de Mendonça
Você sente que as suas habilidades de conquista não estão das melhores ultimamente? Isso é normal, e é comum ficar um tempo sem conseguir conquistar as pessoas que deseja ou mesmo sentir que a sua relação ficou um pouco parada às vezes. Mas, caso você queira melhorar essa situação, que tal apostar nas simpatias românticas com canela?
A canela é um ingrediente muito poderoso e capaz de criar atração entre as pessoas, por isso é perfeito para esses rituais. Usando um deles, você estará um passo mais próximo de conquistar quem ama.
Para encontrar o par ideal
Primeiramente, acenda dois incensos de canela e duas velas brancas em um pires, que deve ter um pouco de arroz cru, tomando cuidado para não se machucar. Em seguida, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, com bastante fé, e faça o seu pedido a Santo Antônio.
Para conquistar um amor verdadeiro
Corte um pedaço de tecido cor-de-rosa e coloque dentro dele um pedaço de canela em pau, uma miniatura de estrela e um papel com o Salmo 91 (copie da Bíblia com uma caneta vermelha). Costure o tecido com linha cor-de-rosa e pingue três gotas do seu

perfume preferido.
Acenda um incenso de rosa e passe o patuá na fumaça, com cuidado, enquanto reza um Pai-Nosso para o seu anjo da guarda. Quando o incenso acabar de queimar, sopre as cinzas ao vento. Este patuá deve ser feito numa noite de quinta-feira.
Para seduzir um alguém especialEscreva o nome do seu paquera em um papel branco e coloque dentro de um copo com água, três colheres (chá) de mel, três colheres (chá) de açúcar, três folhas de hortelã e uma pitada de canela em pó. Tampe o copo com um pires e deixe no sereno por uma noite.
Na manhã seguinte, jogue o líquido na pia e a hortelã e o papel no lixo. O copo e o pires podem ser utilizados como de costume, após serem devidamente lavados em água corrente. Você se sentirá mais confiante e conseguirá seduzir quem almeja.
Para atrair olhares em festas e baladas
Tome seu banho normalmente e, depois de se enxugar, salpique canela em pó (sempre bem pouquinho) nos seguintes pontos: entre as coxas, mais precisamente na virilha, entre os seios, atrás dos joelhos, na nuca e também nos pés. Só então passe um pouco do seu perfume preferido. Pense firmemente que está poderosamente atraente e que ninguém vai resistir aos seus encantos. Coloque suas roupas favorita e vá de encontro à felicidade.
Para ganhar o coração de quem gosta
Misture uma pitada de açúcar, uma pitada de canela em pó e uma pitada de pó de alecrim e reserve. Quando se encontrar com quem deseja, dê um jeito de jogar no rastro dele um pouco dessa poção. Por fim, repita a magia por mais 6 vezes. Com o tempo, você perceberá que quem almeja está te dando maior atenção e passará a ter maior interesse.
Por: Mayra Cardozo

Queimadas
Danos da deseducação ambienta
Neste ano, foram identificados 16.447 focos de incêndio, segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nos primeiros quatro dias deste mês, foram 1.212 focos de queimada

Entre as muitas carências do país, a falta de educação, em todos os níveis, a ganância e o negacionismo, em boa parte, explicam os incêndios criminosos que se alastram pelo Brasil. A preservação do meio ambiente é condição imprescindível à vida humana, mas o imediatismo por riqueza fala mais alto. Os efeitos da destruição do patrimônio natural não são restritos a uma parcela da população daqui ou de outra acolá. Toda a sociedade é afetada. No campo, a situação tem um agravante: a perda de produção de alimentos e de cultivos destinados à exportação, o que impacta diretamente o agronegócio.
Quando a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, levanta a suspeita de que os focos de incêndio são criminosos, não se trata de uma leviandade. O estado de São Paulo enfrenta queimadas sem precedentes. O governador Tarcísio de Freitas, semanas atrás, anunciou a prisão de alguns suspeitos, que iniciaram incêndios para ganhar R$ 300. A mesma situação ocorreu em Goiás — o provocador da queimada também foi renumerado para praticar o crime. No início da semana passada, a Flona do Distrito Federal ardeu em chamas e pelo menos três suspeitos foram detidos pela polícia.

Hoje, três biomas — Cerrado, Pantanal e Amazônia — estão sendo queimados em proporções sem precedentes.
A ministra Marina antevê que o Pantanal mato-grossense pode desaparecer caso persistam os ataques premeditados. Ela não fala de uma área qualquer. O Pantanal é a maior planície alagada do planeta, com área de 124.457 Km², estendendo-se pelos estados de Mato Grosso do Sul e do Norte, e em parte dos vizinhos Paraguai e Bolívia. Uma área
com fauna e flora, que abriga espécies singulares, muitas ainda não descritas pelos especialistas. Até o último dia 8, o bioma havia perdido 2,5 milhões de hectares.
A tragédia ocorre também no Cerrado, um bioma vítima da ganância e dos desprezo dos seus exploradores. No primeiro semestre deste ano, foram identificados cerca de 11 mil focos de queimadas — 31% a mais do que no mesmo período do ano passado. Mais da metades


desses incêndios ocorreu no Matopiba (acrônimo com a primeira sílaba dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), região onde avança a agropecuária, com destaque para a produção de soja, milho e algodão, responsável por 10% da produção nacional de grãos e fibras. Ao contrário da Amazônia, no Cerrado, os produtores rurais podem explorar 80% da propriedade e preservar 20% da cobertura vegetal.
A Amazônia tem sido o bioma mais ambicionado pelos predadores do patrimônio natural do país — a maior floresta tropical do planeta. Os ataques são promovidos por garimpeiros, sustentados pelo crime organizado do Sudeste, madeireiros, grileiros e invasores inimigos dos povos indígenas e dos territórios tradicionais dos quilombolas. Só neste ano, foram identificados 16.447 focos de incêndio, segundo
o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nos primeiros quatro dias deste mês, foram 1.212 focos de queimada, e, em agosto, 10.328 — 186% mais do que a média mensal de 3.606 focos registrados, acrescenta o Inpe. É este Brasil que, no ano que vem, sediará a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. A reunião será no Pará, um importante estado da Região Amazônica, cujo cenário é dramático. Entre as muitas motivações para a degradação da natureza, há a falha na educação ambiental, que deveria compor a grade de disciplinas em todas as escolas do país, a fim de que crianças, jovens e adultos aprendessem a ter uma relação respeitosa com o meio ambiente. Mas nem tudo é como deve ser. Vivemos no Brasil.
Por MICHAEL DANTAS / AFP)



