
E REGIÃO
E REGIÃO
Eleições 2024: conheça as atribuições do vereador de seu município
Em outubro deste ano, mais de 152 milhões de brasileiras e de brasileiros voltarão às urnas, desta vez para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, viceprefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. Mas você sabe quais são as atribuições de uma vereadora ou de um vereador?
O vereador faz parte do Poder Legislativo da cidade e, assim como o prefeito, é um representante da sociedade. Por isso, assim como quem ocupa a chefia da Prefeitura, quem exerce o cargo de vereador deve ter o mandato e os projetos acompanhados pela população do município para uma avaliação.
Ojornal Gazeta São Mateus recebeu Vanderlaine Rego Norberto de Sousa, chamada carinhosamente por todos de Val, moradora da Vila Bela, no distrito de São Mateus. Ela veio falar sobre os próximos passos do processo de regularização fundiária da área, após a assinatura por parte do prefeito Ricardo Nunes do decreto de desapropriação de interesse social, que concedeu a posse dos terrenos às 60 mil famílias que há 30 anos esperavam por isso.
Ela integra a comissão de representantes dos moradores da Vila Bela, formada por 12 lideranças que representam as associações de moradores. Fazem parte do grupo atualmente as seguintes lideranças: Junior, Val, Mari, Francisca, Thaise Pacheco, Carmela, Valter, Fábia, Idalina, Robert, Iraci,Douglas e Hamilton.
Café entre amigos reúne empresários de São Mateus com o vereador Rinaldi
Meio ambiente 3 razões para trocar potes de plástico por vidro para alimentos
Apoluição plástica é uma ameaça ao planeta e à nossa saúde. O plástico está por todos os lados, em tamanhos visíveis espalhados por terra e água e em minúsculas partículas de microplástico que invadiram até o nosso corpo. Apesar de ser muito importante em alguns casos, o material é produzido e usado de forma muitas vezes irresponsável.
Tempo seco e pouca
chuva. O aumento de focos de incêndio em SP e no país, nesta época do ano, não é exatamente uma novidade. Bitucas de cigarro acesas descartadas a esmo, limpeza de áreas utilizando o fogo, queima de lixo e queima para expansão de áreas rurais são exemplos de situações que podem causar grandes estragos. A situação no interior de São Paulo, entretanto, parece atípica. O estado registrou 2.191 focos de calor em 48 horas, que correspondem a cerca de 42% dos focos no estado em 2024.
“Em São Paulo não é
Reflexão
Um Rei, muito sábio, ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar, em uma pintura, a Paz Profunda. Muitos artistas começaram a pintar suas telas. Procuravam as cores mais tranquilas, as pinceladas mais suaves, os motivos mais calmantes. Um deles quis pintar o silêncio, mas não conseguiu. Outro quis pintar a brisa suave, mas só conseguiu fazer um furacão. Muitos tentaram retratar a paz das formas mais variadas.
No dia marcado, várias telas foram apresentadas ao Rei. O Monarca olhou atentamente cada uma das obras. Eram realmente belíssimas. Mas ele queria encontrar aquela que representaria a paz. Finalmente, ficou com duas pinturas que mais gostou e tinha que escolher entre elas.
A primeira representava um lago muito tranquilo. Este lago era um espelho magnífico onde se refletiam uma paisagem maravilhosa com árvores, montanhas e as nuvens do céu. Tudo suave, delicado e plácido. Era a visão do paraíso mais perfeito. Todos que olharam para essa pintura, acharam que ela representava perfeitamente a
natural em hipótese alguma que em poucos dias tenha tantas frentes de incêndio envolvendo simultaneamente vários municípios”, declarou a ministra de Meio Ambiente Marina Silva em entrevista coletiva.
Foco de incêndio próximo a rodovia presidente Castelo Branco em 24 de agosto de 2024. A Polícia Federal abriu 31 inquéritos para investigar as origens do fogo, incluindo dois no estado de São Paulo, que concentrou mais de 30% dos focos de calor registrados em território nacional na sexta (23/8) e no sábado (24/8),
segundo dados do Inpe. Uma das especulações é de que a ação criminosa seja coordenada, como o “dia do fogo” – ocorrido em 10 de agosto de 2019, quando foi ateado fogo em mais de 470 propriedades rurais. Aliás, o Greenpeace Brasil revisitou as propriedades onde foram identificados focos de fogo durante os dias 10 e 11 de agosto e, em um documento recém publicado, constatou que, passado cinco anos, tais fazendas não só seguem com altos índices de desmatamento e queimadas recorrentes como algumas delas obtiveram financiamento por meio de recursos do crédito rural. “É injusto que proprietários que desmataram e queimaram enormes áreas, inclusive florestas públicas, tenham acessado recursos do crédito rural, que conta com o nosso dinheiro, enquanto, em alguns casos, devem grandes montantes em multas ambientais. É necessário que os bancos neguem crédito para o agronegócio que fez uso do fogo de maneira criminosa, como o visto do Dia do Fogo”, comenta Thais Bannwart, porta-voz de Florestas do Greenpeace Brasil.
Paz Profunda. A segunda pintura também tinha montanhas. Mas estas eram cheias de escarpas e sem nenhuma vegetação. Sobre elas, havia um céu onde se armava uma tempestade com uma chuva forte, raios e trovões. Descia pela montanha uma cachoeira agitada com a água batendo em rochas e formando espumas. As pinceladas eram vigorosas e fortes. As cores vibrantes. Nada naquele quadro parecia ter paz. Quando todos já olhavam com estranheza para aquela obra, o Rei reparou um pequeno detalhe: atrás da cachoeira tinha um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. Neste arbusto, um delicado ninho de passarinho. No meio da turbulência da água, o pássaro estava calmamente sentado observando a natureza. Na mais profunda Paz! O Rei escolheu a segunda tela. Todos ficaram espantados
Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61
Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370 Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658
E-mail: gazetamateus@terra.com.br
Diretora: Lucy Mendonça
Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP
Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça Diagramação: Marcos Roberto Mendonça
(Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87
Proibida a reprodução total ou parcial dos textos Tiragem: 10 mil exemplares
Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Em outubro deste ano, mais de 152 milhões de brasileiras e de brasileiros voltarão às urnas, desta vez para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, viceprefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. Mas você sabe quais são as atribuições de uma vereadora ou de um vereador?
O vereador faz parte do Poder Legislativo da cidade e, assim como o prefeito, é um representante da sociedade. Por isso, assim como quem ocupa a chefia da Prefeitura, quem exerce o cargo de vereador deve ter o mandato e os projetos acompanhados pela população do município para uma avaliação.
Confira, abaixo, quais são as funções das vereadoras e dos vereadores, reunidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para auxiliar cidadãs e cidadãos a fazerem uma escolha consciente no momento do voto.
• Quais são as atribuições do vereador?
Os vereadores têm quatro atribuições principais: legislativa, fiscalizadora, de assessoramento ao Executivo e julgadora.
Conheça essas funções em maiores detalhes:
e o sábio monarca explicou:
Moral da historia
- A Paz profunda não é estar em um lugar calmo, sem ruídos, sem problemas, livre de dores e de tentações. A Paz profunda é estar calmo e confiante independente do meio que nos cerca.
– Função legislativa: Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo local. Cabe ao ocupante do cargo propor, analisar, discutir e votar leis municipais relacionadas a temas como transporte público, educação municipal, serviços de atenção básica à saúde, saneamento e determinados impostos, entre outras questões importantes para a localidade.
Na Câmara Municipal (também chamada de Câmara de Vereadores), os projetos, emendas e resoluções têm de passar por comissões, para serem votados no plenário. Mesmo depois de aprovados, projetos e emendas precisam ser submetidos à apreciação do prefeito, que pode vetálos total ou parcialmente ou aprová-los.
– Função fiscalizadora: O vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração municipal. Cabe ao vereador acompanhar o Poder Executivo local, principalmente na fiscalização de projetos, programas e ações da Prefeitura, no que diz respeito ao cumprimento da lei, observando o orçamento e a boa gestão e aplicação dos recursos públicos.
– De assessoramento ao Executivo: Essa função
é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas no município por programas governamentais, via plano plurianual, Lei Orçamentária Anual (LOA) e lei de diretrizes orçamentárias. Proposta pelo prefeito, a LOA pode ser modificada pelos vereadores e define como os recursos financeiros serão aplicados pela Prefeitura no exercício financeiro do ano seguinte. – Função julgadora: Os vereadores também têm a atribuição de apreciação das contas públicas dos administradores e de apuração de infrações políticoadministrativas por parte do prefeito e dos próprios vereadores.
• O mandato de vereador é de quantos anos? Vereadoras e vereadores, assim como prefeitas e prefeitos, têm mandatos de quatro anos. No entanto, não há limite para a reeleição de vereador como existe no caso de prefeito, que só pode cumprir dois mandatos consecutivos no cargo.
A eleição para vereador é proporcional, o que significa que nem sempre os mais votados conseguem um cargo na Câmara Municipal. Isso porque o Código Eleitoral prevê a aplicação dos quocientes eleitoral e partidário para esse tipo de votação. O total de vagas para a Câmara de Vereadores depende do tamanho da população de cada cidade, conforme definido pelo inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal
Com cerca de 15 mil moradias irregulares, 60 mil habitantes e 92 ruas, a Vila Bela protagoniza a maior iniciativa de regularização fundiária do país
Ojornal Gazeta São Mateus recebeu Vanderlaine Rego Norberto de Sousa, chamada carinhosamente por todos de Val, moradora da Vila Bela, no distrito de São Mateus. Ela veio falar sobre os próximos passos do processo de regularização fundiária da área, após a assinatura por parte do prefeito Ricardo Nunes do decreto de desapropriação de interesse social, que concedeu a posse dos terrenos às 60 mil famílias que há 30 anos esperavam por isso.
Ela integra a comissão de representantes dos moradores da Vila Bela, formada por 12
lideranças que representam as associações de moradores. Fazem parte do grupo atualmente as seguintes lideranças: Junior, Val, Mari, Francisca, Thaise Pacheco, Carmela, Valter, Fábia, Idalina, Robert, Iraci,Douglas e Hamilton.
Atualmente, o processo segue em tramitação na Companhia Metropolitana de Habitação (COHABSP). Com cerca de 15 mil moradias irregulares, 92 ruas e 60 mil habitantes, a Vila Bela protagoniza a maior iniciativa de regularização fundiária do país. O processo inclui melhorias em infraestrutura e envolve diversos agentes,
como Prefeitura, Cohab, Sabesp e Ministério Público, bem como a ação judicial entre moradores, através das associações, o proprietário da terra e o judiciário.
“O poder público já depositou o valor na conta bancária criada para esse fim e houve as perícias - da Cohab, João Cury presidente da Cohab visitou o bairro por duas vezes e viu que a situação era insustentável e apressou o processo junto ao proprietários e a judicial. Agora, está na eminência de finalizar o processo, ou seja, já está concluso e tem todos os pareceres, só precisa ter o despacho da juíza”, explica Val.
inauguração de uma creche com a presença do prefeito Ricardo Nunes com a frase: Vila Bela Pede Socorro. “Na ocasião, o gestor atendeu a nossa comissão que pedia um diálogo. Ele nos disse que se estivesse
Segundo ela, a Cohab vai iniciar os trabalhos por quadras, trabalhando a pavimentação e depois a regularização por trechos. “O nosso movimento pediu que primeiro ficasse tudo acertado com o proprietário, depois que se começasse a executar o que precisava em cada rua, para depois a municipalidade fazer a negociação com cada uma das famílias”, citou.
O início
Vila Bela é uma área particular ocupada em 1995. Desde então, todas intervenções do poder público se deram através do Ministério Público, como ligação de água e de luz e uma rede de transporte. Por tratar-se de uma área particular invadida, nada se podia fazer ali. Nisso, se passaram 30 anos. Há cinco anos, Val foi morar na comunidade e entrou no grupo que organizou o movimento “Vila Bela Pede Socorro”. Eles lançaram um abaixo-assinado por melhorias no bairro que resultou em quase quatro mil assinaturas. O documento foi protocolado na Sehab (Secretaria Municipal de Habitação). Em 2023, os moradores espalharam faixas próximo ao evento de
dentro do seu alcance iria ajudar. Até aquele momento, ele não sabia da realidade da Vila Bela, que tinha 92 ruas sem pavimentação, aí chamou uma reunião com o secretário de habitação. A partir disso foi tudo muito rápido, e o que não acontecia em 30 anos, ocorreu em apenas um”, aponta.
Desapropriação e decreto Nunes esteve no bairro e anunciou a desapropriação em 29 de outubro de 2023 e em 31 de maio saiu o decreto de interesse social da área. Com isso, o loteamento se tornou uma área pública. No momento, acontecem obras na rua Pedro de Menezes, a segunda principal via. São intervenções de drenagem, pavimentação, guias e sarjetas.
“O maior conflito social foi resolvido. O movimento Vila Bela Pede Socorro é uma coisa diferente, que não tem religião, dono, é uma comissão, um diálogo transparente. Os moradores conseguiram se organizar através de um grupo no WhatsApp com cerca de 300 pessoas. Toda notícia sobre o processo é repassada neste grupo. Além disso, temos uma linha direta com o prefeito pelo seu número pessoal de WhatsApp”, explica Val.
Em uma sociedade em que muitos vivem em situação de insegurança alimentar, é fundamental otimizar a forma como nos relacionamos com os alimentos.
O primeiro passo para isso é conhecer as causas para o desperdício e quais os efeitos que geram no planeta. Após isso, é importante saber maneiras para reduzir a perda de alimentos e ter acesso a soluções que ajudem nesse processo.
É sobre esse assunto que vamos tratar no artigo de hoje. Acompanhe até o final e entenda como contribuir para a redução do desperdício de alimentos.
Quais são as maiores causas de desperdícios de alimento?
O desperdício de alimentos é um problema social, mas diversos fatores podem influenciar para que isso ocorra. Cada local possui situações diferentes que impactam nesse processo, a depender se é uma região de produção dos alimentos ou apenas para seu consumo. Entender as causas desse desperdício ajudará os governos, empresas e a população a tomar medidas para reduzir essa porcentagem, que chega a números altíssimos, em certas etapas da cadeia produtiva. Alguns pontos são comuns em vários locais, como:
• ineficiência no transporte dos alimentos
• embalagens
Ainapropriadas para a comida
• descarte incorreto de certos alimentos
• burocracia em centros de armazenamento
• falta de informação sobre o condicionamento de alimentos
Agora, vamos entender com mais detalhes, as causas mais comuns no Brasil e no mundo, que contribuem para a perda de alimentos.
No Brasil
Por ser um país com cultura agropecuária, o Brasil enfrenta o problema do desperdício de comida, mas também acontece muita perda dos alimentos já no início da cadeia de produção.
Na colheita, cerca de 10% dos alimentos já não são aproveitados. Na etapa seguinte, de transporte e armazenamento, a taxa sobe para 30%. Nos comércios (mercados, açougues, frutarias, armazéns etc) esse número atinge 50%.
Inclusive, o preço dos produtos já é calculado considerando que o desperdício de alimento vai acontecer, aumentando o valor de venda destes produtos para o consumidor final.
Os 10% restantes são desperdiçados pela população nas casas e restaurantes, após a compra dos alimentos.
No Mundo
Quando falamos em um panorama geral, os números podem variar, mas ainda é alto o índice de desperdício de alimentos. Em países mais desenvolvidos, muitas vezes
há pouca atividade agrícola, então a questão de perda nas primeiras etapas é menor.
Porém, os consumidores destes locais são mais exigentes, então a aparência dos alimentos é muito considerada. Assim, produtos feridos podem ser descartados por não atender ao padrão esperado. Muitas vezes, até os estabelecimentos não compram os itens por causa disso.
Já o desperdício na casa da população é muito maior do que no Brasil. Em certos países, esse número pode representar 74kg de comida no ano. Além disso, muitos alimentos são destinados para produção de energia ou ração, reduzindo o acesso à comida pelas pessoas.
Por que o desperdício de alimentos é um problema para o mundo?
O problema do desperdício de alimentos é reconhecido pela população, que, muitas vezes, se preocupa com a questão. Mas, infelizmente, nem sempre existem ações para evitar que a comida seja jogada fora.
O maior problema desse desperdício é que muita comida produzida não chega a quem precisa. O planeta produz alimentos em quantidade adequada para atender à população, mas em 2019, 690 milhões de pessoas estavam subnutridas.
Esse dado, anterior à pandemia, já é preocupante. Com a crise sanitária que o mundo enfrentou nos últimos
anos, esse número aumentou e o desperdício não diminuiu. Existem estudos que apontam que a quantidade de alimentos desperdiçada poderia nutrir 2 bilhões de pessoas, tirando grande parte da população que vive a insegurança alimentar dessa situação.
Outra questão que o desperdício de alimentos envolve é a ambiental, porque vários locais são desmatados para a produção de comida, afetando todo o ecossistema global. Além disso, são utilizados fertilizantes, água e demais produtos para o plantio, que também impactam a natureza.
Depois da colheita, os alimentos são transportados, demandando embalagens para seu acondicionamento, petróleo e combustíveis para o deslocamento e energia para completar todo o processo.
Quanto mais alimentos são jogados fora, maior será a intenção de produzi-los, impactando ainda mais o meio ambiente. Ao reduzir o desperdício, a pressão sobre a agricultura será menor também. Os resíduos também impactam a natureza, gerando lixo, que pode demorar para ser absorvido. A produção dos alimentos gera gases do efeito estufa, então se esses não são consumidos, poluem o ar sem necessidade.
Por fim, a criação de animais exige ainda mais recursos do que a agricultura, tornando seu desperdício ainda
mais caro e desgastante. Podemos citar ainda a parte econômica, pois o que é produzido, mas não é consumido, é dinheiro jogado fora. Para os consumidores, é parte dos seus recursos financeiros que são mal empregados e impactam no orçamento mensal. No mundo, os alimentos jogados fora custam 750 bilhões de dólares. Quanto maior o desperdício, maior será o custo para sua produção –e, consequentemente, mais caro ficará para todos. Como reduzir o desperdício de alimentos?
Agora que já vimos os problemas gerados pelo desperdício de alimentos, vamos pensar nas soluções para minimizar essa questão. É claro que os pontos que vamos tratar aqui não resolverão a situação mundial, mas já podem fazer a diferença em nosso círculo social e ajudar outras pessoas.
Pensando na população geral, uma dica é procurar por produtores de alimentos locais, pois os recursos empregados no transporte serão menores, com menos impacto ambiental, como poluição.
Pensar no cardápio a ser consumido é outro ponto a ser observado. Assim, vale a pena comprar apenas o que será feito em casa em poucos dias. É interessante ter uma breve programação para cozinhar e, com essa lista, ir ao mercado, buscando os alimentos necessários.
poluição plástica é uma ameaça ao planeta e à nossa saúde. O plástico está por todos os lados, em tamanhos visíveis espalhados por terra e água e em minúsculas partículas de microplástico que invadiram até o nosso corpo. Apesar de ser muito importante em alguns casos, o material é produzido e usado de forma muitas vezes irresponsável. O plástico de uso único, por exemplo, é usado por alguns minutos (ou até segundos) e permanece no planeta por séculos.
Muitas vezes, as embalagens ou potes de plástico não são a melhor
opção. Um exemplo são os potes para guardar alimentos. As versões de vidro oferecem inúmeras vantagens e deveriam ser a primeira opção para nossa comida. Essa mudança é simples e, além de reduzir o consumo de plástico, traz benefícios para a nossa saúde e conserva melhor a qualidade dos alimentos.
1. Resiliência térmica Em termos de temperatura, os recipientes de vidro são extremamente adaptáveis. “Ao contrário do plástico, o vidro pode ficar quente ou frio, mantendo a sua forma e evitando que produtos químicos sejam liberados na comida”,
2. Mais higiene
Recipientes de vidro são significativamente mais fáceis de limpar do que os de plástico e se tornam mais higiênicos. “O vidro não é poroso, então é mais fácil de limpar. Isso significa que há menos manchas e menos lugares para alimentos e bactérias entrarem”.O plástico, como um material poroso, pode abrigar bactérias e reter odores, tornando-o menos higiênico com o tempo, produzindo um ambiente de reprodução para bactérias.
3. Durabilidade e sustentabilidade
Os recipientes de vidro podem ser mais caros
inicialmente, mas eles têm um preço que vale a pena a longo prazo. “O vidro dura mais e pode ser reutilizado e reciclado.Outra vantagem é que os potes de vidros são mais bonitos e podem inclusive serem usados para servir as refeições na mesa, mesmo em ocasiões especiais.
Se você estiver pronto para fazer a transição para o vidro, comece substituindo gradualmente seus antigos recipientes de plástico por vidro. Procure conjuntos que sejam duradouros e adaptáveis a uma variedade de temperaturas. Se tiver cuidado na hora de mexer e guardar, vai vai ter potes ótimos por muito
Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o
(muito!) tempo. Mudar para recipientes de vidro para armazenamento de alimentos é um pequeno, mas significativo passo que você pode dar para reduzir o consumo de plástico e melhorar sua saúde geral.
O vidro tem vantagens como resistência à temperatura, mais higiene
e durabilidade. Quando o plástico for necessário, use as variedades mais seguras e siga os procedimentos recomendados para reduzir problemas de saúde. Tomar decisões conscientes traz benefícios para - a sua saúde e para o planeta em que vivemos. Por: Natasha Olsen
Orestaurante Sushi
São Mateus foi palco no dia 23/8 de um encontro promovido pela Cressoni Advogados Associados, comandada pelos sócios Rodrigo José Cressoni, presidente da OAB Itaquera e morador de São Mateus, e Marcelo Dória, que também é proprietário da rede varejista Depósito da Lingerie na região. O evento "Café Entre Amigos" reuniu empreendedores do distrito e o vereador Rinaldi Digilio (União Brasil), que é do bairro e busca a reeleição para o terceiro mandato. O encontro foi uma oportunidade para fortalecer laços, trocar experiências e discutir as necessidades da região.
Dr. Marcelo Dória Destacou “a importância de criar espaços para que pessoas possam se conectar e colaborar. “Meus agradecimentos ao Júnior e a Camila, pela hospitalidade, bem como à minha querida esposa Sandra, pela paciência e apoio de sempre, minha irmã Renata, que preparou esses bolos deliciosos, e à nossa jovem colaboradora Isabela, que juntas cuidaram da organização”, disse. O empresário enfatizou que
beneficiam os autistas e a opção por atuar em prol de causas que considera nobres, como o trabalho que realiza para ajudar pessoas com problemas como esquizofrenia, autismo e doenças complexas. “Também ensino as igrejas a lidar com a condição de uma criança atípica. Na igreja onde sou pastor, venho lutando essa batalha, mas também temos outras leis aprovadas. De 410 projetos, 145 são leis aprovadas em
o objetivo do encontro foi promover conexões valiosas entre pessoas que compartilham o desejo de ver São Mateus prosperar cada dia mais.
Dr. Rodrigo Cressoni Ressaltou os desafios que ainda precisam ser superados. “É preciso termos um cuidado contínuo com a nossa região e a necessidade de uma presença mais ativa do poder público. Cumprimento o Rinaldi Digílio como parlamentar e sua dedicação em ouvir e atender as demandas locais. São Mateus
Abandono de emprego
Sr. EDUARDO FRANCISCO BORGES - CTPS 00092424série 00339- SP
Esgotados nossos recursos de localização e tendo em vista encontrar-se em local não sabido, convidamos o Sr. XXXXX, portador da CTPS XXX- série XXX-SP, a comparecer em nosso escritório, a fim de retornar ao emprego ou justificar as faltas desde 25/06/2024, dentro do prazo de 24 hs a partir desta publicação, sob pena de ficar rescindido, automaticamente, o contrato de trabalho, nos termos do art. 482 da CLT.
São Paulo,30 agosto 2024
Global Air Cargo Ltda.
Avenida Forte do Leme, 873 - PARQUE SAO LOURENCO
São Paulo - SP.
cresceu muito, mas ainda precisa melhorar bastante. Às vezes, o simples cuidado do poder público transforma a vida de uma pessoa dentro de uma comunidade, e é através da vereança que a gente vê essa transformação acontecer”.
Vereador
Rinaldi, conhecido como "o vereador dos autistas" por sua atuação em favor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), compartilhou um pouco da trajetória. Ele mencionou suas 13 leis aprovadas que
Temporada de calor
São Paulo. Sendo da região, venho pedir apoio para continuar esse trabalho no legislativo”, citou.
Empreendedorismo –“Eu reconheço o trabalho de empreendedorismo porque acredito no poder de se empreender na transformação social. Minha atuação inclui ainda esporte, revitalização de espaços; o gramado sintético do CDC São Mateus é conquista minha, fiz lá no ProMorar Sapopemba; tenho oito quadras cobertas na cidade e apoio projetos de escolinhas de futebol, karatê, entre outros”. Durante o café entre amigos, se enfatizou a necessidade de manter um diálogo aberto entre os representantes públicos e a comunidade. Rinaldi reforçou o compromisso em ser acessível e incentivar a participação ativa para identificar e resolver questões locais. Ele destacou a importância de parcerias entre poder público (prefeitura, câmara e sociedade) para promover avanços no bairro, como por exemplo melhorar a mobilidade. Marcelo, em seu discurso final, reforçou a importância do apoio mútuo para alcançar os objetivos de moradores e empresariado. Ele elogiou a atuação de Rinaldi e expressou confiança de que, com o apoio local, o parlamentar continuará a trabalhar em prol de São Mateus e da Zona Leste. A atividade foi encerrada com o compromisso de continuidade das ações em prol da região e do fortalecimento das relações entre os participantes.
Cores inspiradas na natureza e detalhes rústicos são as grandes apostas para os looks das próximas estações
Com a chegada da temporada de calor, surgem novas tendências para explorar. Samanta Giampá, Gerente de Estilo da Caedu, uma referência nacional em moda acessível, explana suas apostas favoritas: jeans, alfaiataria e elementos naturais.
Descubra as principais tendências para renovar o guarda-roupa e arrasar nos dias mais quentes
"As estações mais quentes do ano se aproximam e trazem muitas novidades para o mundo da moda; e o mais legal é que, junto delas, vêm tecidos e modelagens clássicas que sempre se renovam. Uma das apostas para essa temporada, por exemplo, são os looks jeans da cabeça aos pés. Algo superatemporal, mas que, para a temporada, vem em opções de vestidos curtos e longos e nas queridinhas calças mais amplas", comenta. Verde e tons neutros Aproveitando a própria temática da estação, uma das apostas para a primavera são os tons de verde, mesclados com cores derivadas do branco e do bege, como o areia e o kaki. "Não existe uma cor específica nomeada como destaque para essa temporada como tivemos no inverno, com o vermelho cherry. Mas a tendência será usar e abusar dos verdes em suas mais diversas variações. O grande diferencial é que essa aposta vem acompanhada de completos neutros, que trazem ao look um resultado elegante", comenta a Gerente
de Estilo. Detalhes rústicos A moda rústica nunca perde o charme. "De cintos e bolsas até detalhes na própria peça, itens que remetem a uma estética mais rústica, usando palha e até cordões artesanais, ganham destaque para a estação. Quando mesclados com peças mais amplas e neutras e calçados mais delicados, esses acessórios trazem à combinação uma proposta mais despojada, mas sem perder a elegância", compartilha Samanta Giampá. Tudo em jeans Passa ano, entra ano, e o jeans segue sempre marcando presença durante as apostas para a temporada de calor. "Versátil, este ano o jeans se destaca pela sua diversidade de tonalidades. Dos mais
claros aos mais escuros, a aposta da vez é mesclar as diferentes lavagens em um único look", diz. Alfaiataria no verão Calças e coletes de alfaiataria são apostas para a primaveraverão. Elementos clássicos do inverno, essas modelagens ditas como "mais sociais" vêm com propostas mais urbanas. "Podendo ser usados em conjunto ou separados, a dica é mesclá-los com peças e acessórios mais despojados. Por exemplo, o colete funciona superbem com saias jeans, acompanhada de um tênis de sola reta. Já as calças podem ser a base de um look de festa, basta usá-la em combinação com um cropped, acessórios mais delicados e, nos pés, um bom salto alto", reforça. Por Carolina Miranda
Gerenciadora abriu licitação também para supervisão das atividades destinadas à implantação do equipamento de transporte público
ASão Paulo Transporte
S/A – SPTrans, gerenciadora do transporte coletivo da capital paulista, vai contratar serviços especializados de demolição de áreas desapropriadas para implantação do Novo Terminal São Mateus.
A empresa pública decidiu contratar também serviços técnicos especializados de apoio à supervisão da atividade.
Os avisos das duas licitações foram publicados nesta sexta-feira, 23 de agosto de 2024.
O terminal será construído entre a Avenida Sapopemba (a oeste da Praça Felisberto Fernandes da Silva) e a Rua Ministro Luís Sparano, numa área de 27.394,20 m², constituído de forma a integrar-se com o Terminal São Mateus existente da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo e a com a futura Estação São Mateus do monotrilho da Linha 15 – Prata do Metrô, e articular-se aos Corredores BRT Aricanduva e Perimetral
Itaim Paulista / São Mateus.
Para os serviços especializados de demolição a SPTrans lançou licitação na forma eletrônica, que será realizada pelo modo de disputa fechado, do tipo menor preço. A data limite para recebimento das propostas está marcada para 16 de setembro de 2024 às 10h, por meio da página eletrônica http://www.licitacoes-e.com. br. Neste mesmo dia, às 10h, será realizada a abertura das propostas.
Já a licitação para a
contratação de serviços técnicos especializados de apoio à supervisão, de responsabilidade da SPTrans, relativos à execução da demolição das áreas desapropriadas para implantação do novo terminal, será do tipo técnica e preço, na forma presencial, pelo modo de disputa fechado. A entrega dos envelopes com Proposta Técnica (nº 1), Proposta Comercial (nº 2), e Documentos de Habilitação (nº 3) está marcada para 29 de outubro de 2024 às 9h. Nesse dia, serão abertos os envelopes com as propostas técnicas.
br e http://www.sptrans.com.br dentro do “link” LICITACÕES. TERMINAL Como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, iniciou em 20 de outubro de 2022, o processo para construção do novo terminal de ônibus em São Mateus. Em decreto publicado no Diário Oficial do Município
Nunes declarou de utilidade pública áreas que somam 25 mil metros quadrados. Este foi o primeiro passo para a desapropriação e futura instalação do equipamento. Relembre: Prefeito Ricardo Nunes inicia desapropriações para instalação de novo terminal de ônibus em São Mateus O terminal em São Mateus
está previsto no Plano de Metas da prefeitura para o período 2021-2024, Meta 45 – SP Ágil. O objetivo estratégico é “garantir o acesso ao Sistema Municipal de Transportes, de forma segura, acessível e sustentável”.
De acordo com o Termo de Referência, o futuro Terminal São Mateus agrega a função de estruturar a integração das linhas que atendem aos distritos de São Mateus, São Rafael e Sapopemba com as operações dos demais corredores de ônibus e a conexão com o Metrô (linha 15 Prata – Monotrilho).
Desta forma, o novo terminal de ônibus São Mateus, segundo ainda o Termo de Referência, tem como objetivo melhorar as condições de mobilidade da população, com utilização mais intensa da tecnologia em diversas especialidades, oferecendo conexão com os outros modos de transporte, traduzindo-se num benefício social de grande relevância.
Por Alexandre Pelegi
Os interessados nas duas licitações poderão obter gratuitamente os arquivos eletrônicos com a íntegra do edital e seus anexos, nos sites http://www.licitacoes-e.com.