Jornal Gazeta São Mateus - Edição 728

Page 1

Professor de educação física leva aulão ao Parque Nebulosas para alunos de 30 a 80 anos

Os alunos do C.D.C Santa Bárbara em São Mateus tiveram uma aula para lá de diferenciada no dia 17 de agosto no Parque Nebulosas , com o professor de educação física Paulo Roberto Santos Figueiredo, profissional contratado pelo CDC .Cerca de 100 pessoas, entre 30 e 84 anos, a maior parte do sexo feminino, participaram de caminhada e exercícios físicos ao ar livre, com direito a camiseta estilizada, forró e muita animação.

Antes da atividade, o grupo participou de um café da manhã. O aulão faz parte das ações gratuitas de sociabilização promovidas pelo C.D.C Santa Bárbara.

Ikeda é o novo comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar de São Mateus

Luiz Enrique de Sousa Ikeda é o novo tenente coronel no comando do 38º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M) de São Mateus no posto há dois meses. Natural de Limeira, ele passou a maior parte da vida militar na região de Piracicaba, interior do estado, mas tem atuado na região da zona leste há três anos, tendo trabalhado nos distritos de Sapopemba, Itaquera e São Miguel Paulista.

Pag. 5

Cãorrida recebe pets e milhares de pessoas na Zona Leste

Autor de lei que protege os animais, vereador Gilson Barreto apoiou o evento

Foi realizada em 27 de agosto a 9ª Cãorrida do Shopping Aricanduva. Milhares de pessoas, entre inscritos e familiares, participaram do evento com seus pets na Zona Leste da capital.

Cães e proprietários correram juntos em um percurso especial de 1,5 km montado no estacionamento do shopping. Com início às 7h e encerramento ao meio-dia, a Cãorrida distribuiu brindes e prêmios aos participantes.

Saúde e bem-estar "É uma ocasião única para promover a saúde dos nossos bichinhos", afirmou o vereador Gilson Barreto.

Boca no Trombone Pag. 3

Conseg São Mateus

Nova

a frente do Parque Nebulosas localizado na Rua Libras, s/n, na Cidade Satélite Santa Bárbara, existe uma área que tem servido de acúmulo de lixo e espaço para usuários de drogas.

Os moradores reclamam que o local atualmente estaria sem serventia alguma e vem sendo usado por vândalos e pessoas malintencionadas como ponto de descarte e acúmulo de dejetos.

A Secretaria Municipal do Verde poderia criar um estacionamento, já que aos domingos essa rua fica lotada e dificulta a entrada e a saída de veículos dos moradores.

diretoria do Conseg São Mateus toma posse para a gestão 2023-2025

Anova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de São Mateus (CONSEG) tomou posse no último dia 17 em evento emocionante promovido na sede da Subprefeitura de São Mateus. O presidente Fábio Celestino e o vice Marcos Paulo foram reconduzidos ao posto para o biênio 2023/2025. A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes da segurança pública (militar e civil) e munícipes.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA G
ANO XXX - Nº 728 M azeta ão ateus 30 ANOS DE OLHO NOS FATOS 2ª Quinzena de Agosto de 2023 E REGIÃO Pag. 5 38º BPM/M Saúde Pag. 3 Pets Pag. 2
S
Cerca de 100 pessoas participaram da super aula do professor Paulo Roberto do C.D.C Santa Bárbara Coronel Ikeda comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M)
N
Coronel Ikeda comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M) e Presidente empossado Fábio Celestino

Pets Jovem Pan

Cãorrida recebe pets e milhares de pessoas na Zona Leste

Autor de lei que protege os animais, vereador Gilson Barreto apoiou o evento

Foi realizada em 27 de agosto a 9ª Cãorrida do Shopping Aricanduva. Milhares de pessoas, entre inscritos e familiares, participaram do evento com seus pets na Zona Leste da capital.

Cães e proprietários correram juntos em um percurso especial de 1,5 km montado no estacionamento do shopping. Com início às 7h e encerramento ao meiodia, a Cãorrida distribuiu

Pavinatto deixa Jovem Pan após polêmica com desembargador

Apresentador se recusou pedir desculpas após ofender Airton Vieira

brindes e prêmios aos participantes. Saúde e bem-estar "É uma ocasião única para promover a saúde dos nossos bichinhos", afirmou o vereador Gilson Barreto.

O parlamentar paulistano é autor da Lei 15.904/13, que instituiu outro evento, a Cãominhada, no Calendário Oficial do Município. Ela é realizada na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Animal (4 de outubro).

Além de estimular a prática de atividade física e integrar o munícipe com o seu animal de estimação, a Cãominhada sensibiliza a população para o abandono de animais domésticos e chama a atenção para a posse responsável.

"Os animaizinhos precisam de amor e cuidado", diz o vereador Barreto. "O bem-estar animal é uma das prioridades do nosso mandato".

Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes

CNPJ: 05.946.265/0001-09

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

VENHO ATRAVES DESSA DESTA COMUNICAR AOS INTEGRANTES E INTERESSADOS DA COOPERATIVA DE RECICLAGEM CHICO MENDES, PARA COMPARECEREM A ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E ESPECIAL, QUE SERA

REALIZADA NA SEDE DA COOPERATIVA SITO A RUA

CINIRA POLONIO, ANTIGA 369, ATUAL 371 CEP 08395320

BAIRRO PRO MORAR RIO CLARO, SÃO MATEUS, SÃO PAULO, QUE NO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2023 AS 9H00 DO DIA, CORRENTE EM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO AS 9:30

HORAS COM METADE MAIS UM DOS ASSOCIADOS, PARA TRATAR DA SEGUINTE, ORDEM DO DIA:

1 RELATORIO DE PRESTÇÃO DE CONTAS DO ANO DE 2022

2 ELEIÇÃO DA DIRETORIA, PRESIDENTE, SECRETARIO E TESOSOUREIRO.

3 ELEIÇÃO DO CONSELHO FISCAL

4 ELEIÇÃO DO CONSELHO DE ETICA E DISPLINA

DULCE ALVES DE ANDRADE PRESIDENTE

EXPEDIENTE

Gazeta de São Mateus LTDA-ME

CNPJ: 19.851.162/0001-61

Administração, Publicidade e Redação:

Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370

Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658

E-mail: gazetamateus@terra.com.br

Diretora: Lucy Mendonça

Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva

Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP

Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça

Diagramação: Marcos Roberto Mendonça

(Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal)

Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487

CNPJ - 02.740.573/0001-87

Proibida a reprodução total ou parcial dos textos

Tiragem: 10 mil exemplares

Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Tiago Pavinatto confirmou a saída da Jovem Pan nesta terçafeira (22), em uma publicação nas redes sociais. Segundo o apresentador, a emissora não o demitiu, mas ele decidiu deixar a empresa após a polêmica com o desembargador Airton Vieira, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Pavinatto ofendeu o desembargador anteriormente, o chamando de "vagabundo e tarado", por conta de uma decisão que inocentou um acusado de estuprar uma menina de 13 anos. O apresentador do "Linha de Frente" e comentarista de "Os Pingos nos Is" se recusou

Educação

a pedir desculpas pela declaração e deixou a Jovem Pan após a decisão.

"Eu jamais, jamais, pediria desculpas por me revoltar contra um desembargador que inocentou um pedófilo septuagenário argumentando que a criança estuprada era prostituta e drogada. Não fui demitido: disse, com paz de espírito, que preferia perder o contrato a perder a decência. Essa é a versão oficial da minha saída da Jovem Pan", afirmou no Twitter.

Durante a última apresentação do "Linha de Frente", Tiago afirmou que a emissora o cobrou "insistentemente" por uma

Tiago Pavinatto deixou a Jovem Pan retratação ao desembargador. "Não vou fazer uma retratação a uma pessoa que ganha dinheiro público, livra um pedófilo e ainda chama a vítima, de 13 anos,

de vagabunda. Eu me nego a fazer", disse ao vivo, ressaltando que esperava voltar ao comando do programa no próximo dia. Por Isabela Frasinelli

MP investiga Secretaria da Educação de SP por resolução que permite cancelar matrícula de aluno com mais de 15 faltas

Em nota, a Seduc confirmou que o aluno terá a matrícula cancelada "a partir de 15 dias letivos consecutivos, e depois de esgotados todos os procedimentos de busca ativa (contato telefônico, presencial, carta e e-mail)".

escolar.

A resolução determinada pelo secretário Renato Feder, foi publicada no dia 5 de julho e estabelece "critérios e procedimentos para o lançamento de registro de Não Comparecimento – NCOM".

Segundo o documento:

OMinistério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil na sexta-feira (25) para apurar uma nova resolução da Secretaria de Educação do estado (Seduc) que permite o cancelamento da matrícula de alunos com mais de 15 faltas consecutivas.

Segundo o MP, a medida caracteriza uma "possível violação ao Direito Constitucional de Permanência Escolar". Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo, mas a quantidade de faltas não pode impactar sobre o direito à permanência

Em nota, a Seduc confirmou que o aluno terá a matrícula cancelada "a partir de 15 dias letivos consecutivos, e depois de esgotados todos os procedimentos de busca ativa (contato telefônico, presencial, carta e e-mail)". Disse também que a norma é uma iniciativa que complementa uma série de ações da pasta "para que o aluno ausente volte para a sala de aula" e garantiu que "a qualquer momento, todo aluno pode ingressar ou voltar à rede de ensino estadual".

Após ter a matrícula cancelada, segundo a Seduc, se o aluno quiser voltar para a sala de aula é verificado se possuí vaga na escola em que ele estava matriculado, caso não tenha vaga, a Seduc direciona o aluno para a escola mais próxima do seu endereço que tenha vaga disponível.

Na hipótese de haver aluno que não tenha comparecido às aulas no período de 15 dias letivos, contados a partir do primeiro dia subsequente de registro de sua matrícula, sem apresentar justificativa para as ausências, a escola deverá efetuar o lançamento de “NãoComparecimento” – NCOM na plataforma SED. Durante todo o ano letivo poderá ser realizado o lançamento do registro de “Não Comparecimento” –NCOM, aos estudantes que não obtiveram registro de frequência nos últimos 15 dias letivos consecutivos, sem

justificativas, esgotados os procedimentos de busca ativa. No ato do lançamento deverão ser informados pela unidade escolar quais procedimentos de Busca Ativa foram realizados.

O aluno com matrícula ativa, que possuir inscrição por Transferência ou Intenção de Transferência, e receber “Não Comparecimento” – NCOM, terá sua inscrição cancelada automaticamente, devendo, caso demonstre interesse em retornar à rede pública de ensino, efetuar nova inscrição em qualquer unidade escolar da rede pública, nos postos do Poupatempo ou pela plataforma SED;

2
Página
2ª Quinzena de Agosto de 2023 Gazeta São
Mateus

Professor de educação física leva aulão ao

Parque Nebulosas para alunos de 30 a 80 anos

Cerca de 100 pessoas participaram da super aula do professor Paulo Roberto do C.D.C Santa

velhos”, explicou Paulo. Segundo ele, tem aluno que participa de suas aulas há 20 anos. “A mais jovem tem 30 anos e a mais velha 84 anos. Para os idosos, a gente faz uma ginástica adaptada. Tenho aluno com problema de coluna que não pode fazer o exercício, outros com problema no joelho, a gente adapta e inclui todos. Tenho grupo que só caminham, mas alguns correm, cada um no seu ritmo”, comentou. Paulo Roberto atua como professor de educação física desde 2001 na região

de São Mateus, tendo passado pelo Colégio Santa Bárbara, onde dava aulas de capoeira; também já ensinou ginástica, alongamento e hidroginástica. Além do C.D.C Santa Bárbara, trabalha na Academia Meta Saúde e na Creche de Idosos de São Mateus, parceria entre a prefeitura e a Associação Padre Moreira.

“A maioria é cadeirante e tem alguma patologia, fazem as aulas sentados, a proposta é ajudar a praticar algum movimento físico, melhorar a coordenação”, citou.

Os alunos do C.D.C Santa Bárbara em São Mateus tiveram uma aula para lá de diferenciada no dia 17 de agosto no Parque Nebulosas , com o professor de educação física Paulo Roberto Santos Figueiredo, profissional contratado pelo CDC .Cerca de 100 pessoas, entre 30 e 84 anos, a maior parte do sexo feminino, participaram de caminhada

e exercícios físicos ao ar livre, com direito a camiseta estilizada, forró e muita animação. Antes da atividade, o grupo participou de um café da manhã. O aulão faz parte das ações gratuitas de sociabilização promovidas pelo C.D.C Santa Bárbara localizado na Cidade Satélite Santa Bárbara, onde ele dá aulas de educação física às terças e quintas-

feiras. “Há alguns dias organizamos uma corrida de um quilômetro. Já fizemos esse evento no novo escadão da Satelite e em breve iremos repetir na pista do Aricanduva. O objetivo é promover a integração e agregar mais pessoas para praticar atividade física e ter mais saúde e bem-estar. Eu atendo cerca de 90 pessoas por aula, todos os exercícios são adaptados para os mais

Na frente do Parque Nebulosas localizado na Rua Libras, s/n, na Cidade Satélite Santa Bárbara, existe uma área que tem servido de acúmulo de lixo e espaço para usuários de drogas. Os moradores reclamam que o local atualmente estaria sem serventia alguma e vem sendo usado por vândalos e pessoas mal-intencionadas como ponto de descarte e acúmulo de dejetos. A Secretaria Municipal do Verde poderia criar um estacionamento, já que aos domingos essa rua fica lotada e dificulta a entrada e a saída de veículos dos moradores. Que tal organizar uma ação comunitária para revitalizar esse espaço?

BOCA
TROMBONE Saúde
NO
Neste espaço inútil em frente ao Parque Nebulosas, que não tem serventia para nada, os moradores pedem para o Poder Público transformar em estacionamento
Página 3 2ª Quinzena de Agosto de 2023 Gazeta São Mateus
Muito lixo e água parada, neste local nem as crianças brincam

Transforme o lixo em tesouros criativos com Caixas de Leite

e, em seguida, divida-a em compartimentos, fazendo cortes verticais. Cubra a caixa com papel colorido ou tecido adesivo para deixá-la mais atraente. Esses organizadores são perfeitos para organizar material de escritório, material escolar, bijuterias e outros itens que costumam se perder facilmente.

Carteiras e Porta-moedas

Vasos de Plantas

Ecológicos

As caixas de leite são perfeitas para serem transformadas em vasos de plantas ecológicos. Primeiramente, corte a parte superior da caixa e lave-a cuidadosamente. Em seguida,

faça pequenos furos no fundo para garantir a drenagem adequada da água. Pinte a caixa com tintas não tóxicas e decore-a a seu gosto. Por fim, encha-a com terra e plante suas flores ou ervas favoritas. Esses vasos de plantas sustentáveis são uma ótima opção para dar

vida ao seu jardim ou criar um cantinho verde em sua casa.

Organizadores Práticos

Outra maneira inteligente de reutilizar caixas de leite é transformá-las em organizadores práticos para guardar pequenos objetos. Corte a caixa na altura desejada

Você sabia que é possível fazer carteiras e porta-moedas criativos a partir de caixas de leite? Comece limpando e secando a caixa por completo. Em seguida, corte-a em uma forma retangular que seja adequada ao tamanho desejado para sua carteira. Dobre a peça cortada ao meio e cole as bordas. Você pode decorar sua carteira com tecidos, adesivos ou até mesmo pinturas. Para o porta-moedas, basta cortar uma pequena porção da caixa, dobrar e colar as laterais. Essas opções são ideais para quem busca uma alternativa sustentável e única para acessórios do dia a dia.

Brinquedos Divertidos

As caixas de leite também podem se transformar em brinquedos divertidos para as crianças. Com a ajuda de tesoura e cola, você pode criar casinhas de bonecas, carros, castelos ou qualquer outra estrutura que estimule a imaginação infantil. Decore os brinquedos com tintas atóxicas, retalhos de tecido ou papel colorido. Além de proporcionar momentos de diversão, você estará ensinando a importância da sustentabilidade desde cedo.

Reaproveitar caixas de leite é uma excelente forma

de reduzir o desperdício e estimular a criatividade. Neste artigo, apresentamos algumas ideias criativas e sustentáveis para dar um novo propósito a essas embalagens. Vasos de plantas, organizadores, carteiras e brinquedos são apenas algumas das muitas possibilidades que você pode explorar. Pratique o reaproveitamento, crie objetos úteis e decore sua casa de forma original, contribuindo para um mundo mais sustentável e consciente. Por Receitinhas da Vovó

Transformar Sacolas Plásticas em tesouros sustentáveis

As sacolas plásticas são amplamente utilizadas no nosso cotidiano para carregar compras e outros itens. No entanto, o seu uso excessivo tem causado impactos negativos ao meio ambiente.

Felizmente, há maneiras criativas de reaproveitar essas sacolas e contribuir para uma atitude mais sustentável.

Neste artigo, vamos explorar diferentes formas de reutilizar, evitando o descarte inadequado e promovendo a conservação ambiental.

Sacolas Plásticas como Bolsas Duráveis Uma maneira prática de reutilizar sacolas plásticas é transformá-las em bolsas duráveis e versáteis. Com algumas técnicas simples de costura, é possível criar bolsas de diferentes tamanhos, ideais para carregar livros, roupas, mantimentos e muito mais.

Ao reaproveitar dessa forma, você evita a compra de bolsas de tecido sintético ou couro, contribuindo para a redução do consumo de recursos naturais.

Tapetes e Esteiras

Outra forma interessante de reaproveitar sacolas plásticas é transformá-las em tapetes ou esteiras. Esses itens podem ser utilizados em diversas

áreas da casa, como entrada, cozinha e banheiro. Para isso, basta cortar as sacolas em tiras e tecê-las ou crochêlas, criando um acessório resistente e lavável. Além de reduzir o descarte, essa prática ainda evita o consumo de tapetes convencionais, que muitas vezes são feitos de materiais não biodegradáveis.

Embalagens

Reutilizáveis

As sacolas plásticas também podem ser

diversos. Em seguida, basta cortar as sacolas em tamanhos adequados e selar as extremidades com ferro de passar roupas, formando uma espécie de envelope. Assim sendo, essas embalagens podem ser utilizadas para congelar alimentos, organizar objetos em gavetas, proteger roupas ao viajar e muito mais. Ao optar por embalagens reutilizáveis, você evita o uso excessivo de plástico filme e papel alumínio, contribuindo

transformadas em embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos, roupas ou objetos

para a redução de resíduos. Arte e Decoração Que tal transformar

sacolas plásticas em objetos de arte e decoração? Com um pouco de criatividade,

é possível criar esculturas, luminárias, cortinas e até mesmo quadros utilizando sacolas plásticas. Desse modo, basta cortá-las em tiras ou pedaços e combiná-las com outros materiais, como arame, papelão ou tecido. Essa prática não apenas reduz o descarte, mas também adiciona um toque de originalidade e sustentabilidade à decoração da sua casa.

Reaproveitar sacolas plásticas é uma forma inteligente de contribuir para a preservação

Participe, discuta, reflita. Esta página é toda sua!

Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

do meio ambiente. As ideias apresentadas neste artigo são apenas algumas das muitas possibilidades de reutilização dessas sacolas. Ao adotar essas práticas, você reduz o consumo de recursos naturais, evita o descarte inadequado e promove uma atitude mais sustentável. Então, aproveite as dicas e inspire-se para encontrar novas formas criativas de reaproveitar as sacolas plásticas em sua vida cotidiana. Faça a sua parte para um futuro mais sustentável! Por Receitinhas da Vovo

Página 4 2ª Quinzena de Agosto de 2023 Gazeta São Mateus

Ikeda é o novo comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar de São Mateus

Luiz Enrique de Sousa Ikeda é o novo tenente coronel no comando do

38º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M) de São Mateus no posto há dois meses. Natural de Limeira, ele passou a maior parte da vida militar na região de Piracicaba, interior do estado, mas tem atuado na região da zona leste há três anos, tendo trabalhado nos distritos de Sapopemba, Itaquera e São Miguel Paulista. Antes de assumir o cargo

no 38º batalhão, serviu no 39º BPM em Itaquera, onde esteve empenhado na missão de ajudar a reorganizar a unidade, tanto no aspecto operacional quanto no administrativo, o mesmo papel que vem replicando no 38º BPM/M. “Tenho atuado no sentido de organizar a casa, tendo em vista que o Batalhão ficou por um bom tempo sob um comando interino e

precisava passar por alguns ajustes necessários. Estou passando um pouco de knowhow no sentido de entender os sistemas inteligentes que são utilizados para melhor aplicar esse conhecimento no momento de planejar as nossas ações ponto a ponto conforme acontecem”, explicou.

Sobre os principais desafios em relação ao comando na região, Luiz Enrique de Sousa Ikeda comentou que pretende investir principalmente em treinamento e engajamento dos policiais e no fortalecimento do relacionamento com a comunidade escolar.

“É na porta da escola que o traficante vai para capitanear

jovens para a criminalidade.

Ele vai não pela venda da droga, mas sim porque é ali que vai tentar fazer a cabeça da juventude. Portanto, quanto mais próximo a polícia estiver da escola, menos acesso o bandido ou traficante tem àqueles alunos. Ele é obrigado a se afastar. Isso é um serviço de trabalho de médio a longo prazo. Se tiro a fonte principal de pessoas que vão abastecer o crime, seja com dinheiro, seja com o trabalho do indivíduo, terá menos bandidos em tese. Porém para esses sistemas funcionarem é necessário que não só a Polícia Militar esteja trabalhando próximo das escolas, mas as escolas

queiram que o policial trabalhe de fato junto da instituição”, citou. Para finalizar, o comandante deixou uma mensagem aos moradores de São Mateus. “Desde a minha juventude sempre falei em todos os lugares pelos quais eu passei e trabalhei. Quisera que as pessoas que trabalham onde eu moro trabalhassem do jeito como eu trabalho onde eu estou. Se eu deixar de trabalhar ou deixar de fazer a minha função, quem sofre é a comunidade local, as famílias. A minha ótica de serviço sempre foi a seguinte: façamos o que for necessário onde quer que estejamos”, reforçou Ikeda.

Nova diretoria do Conseg São Mateus toma posse para a gestão 2023-2025

Guaianases e Parque São Rafael, OAB Itaquera, o comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar, Luiz Enrique de Souza Ikeda, o capitão da Polícia Militar do estado de São Paulo, Paulo Freitas, o delegado titular do 49º DP, Evandro Lemos e o inspetor Frassão, comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Mateus,

Tráfego (CET), empresários, a imprensa regional, como o jornal Gazeta São Mateus, na pessoa da diretora Lucy Mendonça, e alunos do curso do serviço jurídico da ETEC Sapopemba.

“Parabenizo os novos comandantes da nossa área, sejam bem-vindos, tenente coronel Ikeda e delegado Evandro, agradeço em nome

Anova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de São Mateus (CONSEG) tomou posse no último dia 17 em evento emocionante promovido na sede da Subprefeitura de São Mateus. O presidente Fábio Celestino e o vice Marcos Paulo foram reconduzidos ao posto para o biênio 2023/2025. A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes da segurança

pública (militar e civil) e munícipes. Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem por bons serviços prestados aos patrulheiros do Programa Vizinhança Solidária, o cabo Roberto e a soldado Miriã Farias da 2ª Companhia (38º BPM/M).

Marcaram presença o subprefeito Roberto Bernal, representante do Conseg Santo André Leste Tonynho, que conduziu a cerimônia, conselhos de Itaquera,

além de representante da Companhia de Engenharia de

do capitão Paulo Freitas, sempre presente também junto com o programa Vizinhança Solidária. Parabéns aos

patrulheiros Miriã e Roberto, estou no grupo da vizinhança solidária e sei que o trabalho deles tem sido muito duro, ostensivo, um trabalho que a gente tem que prestigiar pois São Mateus é uma região muito difícil”, comentou Bernal.

Parcerias - “Agradeço a todos, especialmente aos nossos dois patrulheiros homenageados e aos empresários parceiros que ajudam o Conseg São Mateus com tanta dedicação. É gratificante quando eu

olho para vocês e vejo os seus olhos (patrulheiros) brilhando, porque não é fácil trabalhar em prol da sociedade sem dinheiro, sem verba, onde você precisa do apoio de toda a diretoria. São eles, nossos diretores, que saem com a canequinha batendo palma nos comércios pedindo doação. O Conselho é o elo entre sociedade, alunos e forças de segurança, temos compromisso com a verdade e a seriedade”, destacou Celestino.

Mateus 38º BPM/M
Conseg São
Coronel Ikeda comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M) Coronel Ikeda comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M) e Presidente empossado Fábio Celestino SD PM Miriã Faria e CB PM Roberto homenageados por bons serviços prestados Delegado Titular da 49º DP Evandro Lemos e o Vice Presidente do Conseg Marcos Paulo Mesa composta por autoridades
Página 5 2ª
de Agosto de 2023 Gazeta São Mateus
Capitão Paulo Freitas comandante da 2ª CIA do 38º BPM/M e Coronel Ikeda comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (BPM/M)
Quinzena

ODia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal, a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi

Árvores do Brasil Ipê-Amarelo

seria impossível, selecionei algumas espécies que encantam a todos. Assim, para iniciar a nossa série de artigos sobre as árvores do Brasil, vamos falar sobre o ipê-amarelo.

O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, como a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.

um belíssimo efeito tanto na copa da árvore como no chão das ruas, formando um tapete de flores contrastantes com o cinza das cidades.

Conhecidos pela sua resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII, que, se não fosse pelos ipês, muitas dessas construções teriam se perdido com o tempo.

escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério sul.

Na última sextafeira, fiquei refletindo sobre quantos artigos eu escrevi sobre Inventário e Engenharia Florestal,

e sobre o fato de que em nenhum desses textos eu falei especificamente sobre as árvores, que querendo ou não, são a razão do nosso trabalho. Assim, resolvi propor algo diferente, e, por isso, cada dia desta semana, eu falarei de uma espécie arbórea diferente.

Cada árvore é única na sua textura, cor, cheiro, folhas, flores e frutos. Ela nos fornece alimento, ar, sombra e muitos materiais, com os quais podemos desenvolver incontáveis produtos. Acompanham nossas histórias, geração após geração, nunca se fazendo indiferente à presença do ser humano, ao contrário, sempre nos dando muito do que necessitamos.

Todas elas desempenham papel importante no ambiente e, queria eu, poder falar de todas elas. Como isso

O ipê é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. As árvores denominadas ipê, são na verdade, várias espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas denominado ipê-branco e o de flores roxas, ipê-roxo. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele.

Essas árvores, proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Existe uma crença popular de que quando o ipê-amarelo floresce não vão ocorrer mais geadas.

As variedades de pequeno e médio porte são ideais para o paisagismo e a arborização urbana. A coloração das flores produz

Sendo uma espécie caducifólia, o período da queda das folhas coincide com a floração que se inicia no final do inverno. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê-amarelo. As flores

desta espécie atraem abelhas e pássaros, principalmente beijaflores que são importantes agentes polinizadores. Os ipês também são usados para fins medicinais, embora sem comprovação científica. A Tabeubuia aurea, uma espécie de ipêamarelo nativa dos cerrados, da caatinga e do Pantanal Mato-Grossense, é muito usada na medicina caseira em algumas regiões do país, principalmente no Nordeste. A entrecasca do caule é empregada no tratamento de gripes e resfriados e a casca, no tratamento de inflamações em geral.

Natureza
Página 6 2ª
2023 G
São M
Quinzena de Agosto de
azeta
ateus

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.