Jornal Gazeta São Mateus - Edição 561

Page 1

Comunidade escolar se alia a polícia para conter onda de violência e medo de ataques em escolas de São Mateus

Pais, alunos e profissionais da educação dos distritos de Iguatemi, Parque São Rafael e São Mateus estão apavorados com a onda de ameaças em redes sociais sobre possíveis atentados em escolas

Desde o dia 27 de março, quando um aluno de 13 anos matou a facadas uma professora de 71 anos e feriu quatro estudantes em uma escola estadual da zona oeste da cidade, se instaurou um clima de medo e insegurança em unidades de ensino de todo o país.

Na região de São Mateus, e seus distritos a PM sobe o comando do 38º BPM/M , a 2ª CIA e outras da região estão atendendo os chamados na medida do possível. Alguns diretores acionaram a PM pedindo apoio porque crianças estariam levando facas à escola alegando medo de novos ataques.

Vídeos circulam em redes como o Tik Tok e fake news alardeando sobre uma espécie de “desafio” por alguns grupos que estariam organizando ataques em escolas como uma espécie de competição doentia.

rtigo A

Novos formatos de gestão na advocacia

Assim como todas as profissões, a advocacia vem passando por um constante crescimento. A maioria das atividades profissionais possui um ponto crítico de subsistência, tendo a transformação tecnológica como a decisão principal a ser tomada.

Trauma nas escolas

Os últimos acontecimentos dos ataques nas escolas são extremamente preocupantes levando em conta a perda de vidas, as lesões físicas e as sequelas traumatizantes deixadas. Refletindo sobre os episódios, os ataques não sucederam por acaso; são fatores multifacetas que certamente ocasionaram dessas situações dolorosas de mortes nas escolas.

no Estado

Ogovernador Tarcísio de Freitas, juntamente com o seu secretariado, apresenta nesta segunda-feira (10) os resultados dos 100 primeiros dias de gestão. Além de fazer o balanço, cujo destaques foram as obras de infraestrutura e a oferta de serviços à população, ele autoriza a Secretaria de Parcerias em Investimentos a contratar os estudos de viabilidade para a desestatização da Sabesp e para a concessão à iniciativa privada do conjunto das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além da futura linha 14-Ônix. Na ocasião, assina também a abertura de editais para a contratação de 5,6 mil novos policiais militares do Estado, sendo 5.400 vagas para o cargo de Soldado PM 2ª Classe e 200 para alunos oficiais.

Canalização do córrego da Av. Forte do Leme vai conter erosão

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção de novos edifícios, segundo o Pnuma. Por outro lado, optar por produtos ecológicos, reciclagem de materiais ou simplesmente fazer uso de menos materiais são algumas estratégias já aplicadas para amenizar o impacto do setor da construção civil e, consequentemente, ajudar a combater o aquecimento global.

Foi um verão mais chuvoso e com alguns estragos na região de São Mateus, que precisam ser corrigidos. Um deles, nas margens do Córrego Venda Velha, que passa no meio das duas faixas de tráfego da Avenida Forte do Leme, no Parque São Lourenço. Houve desbarrancamento e queda de parte do asfalto, em pelo menos três trechos, causados pelo grande volume de água que escorreu das partes altas e a que desceu pelo leito do córrego. Nos últimos anos aumentou a impermeabilização do solo nessa região.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
ANO XXX - Nº 561 M azeta
ateus 30 ANOS DE OLHO NOS FATOS
G S
ão
1ª Quinzena de Abril de 2023 E REGIÃO Saúde e Educação Meio Ambiente Pag. 4 Policia Militar nas escolas Pag. 3 Pag. 3 Canalização Pag. 5
Em 100 dias, Governo de SP recupera mais de 400 quilômetrosde estradas e rodovias, destrava obras paralisadas há anos eimpulsiona investimentos

rtigo A

especialista em Direito Empresarial e do Consumidor, sócio-presidente da Massicano Advogados e presidente da OAB Subseção Tatuapé. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial e do Consumidor no site www. massicano.adv.br, que é atualizado semanalmente.

Assim como todas as profissões, a advocacia vem passando por um constante crescimento. A maioria das atividades profissionais possui um ponto crítico de subsistência, tendo a transformação tecnológica como a decisão principal a ser tomada.

O primeiro avanço a ser destacado para a manutenção de grande parte dos ofícios é a tecnologia e na advocacia isso não é diferente. Os advogados

Comércio

Novos formatos de gestão na advocacia

estão utilizando cada vez mais ferramentas digitais para facilitar o seu trabalho, tais como programas de gestão de processos, assinaturas eletrônicas e plataformas on-line para a realização de audiências. Essas tecnologias ajudam a reduzir a burocracia e aprimorar a comunicação entre profissionais e clientes.

A advocacia também teve um importante avanço na área da inteligência artificial. Através de sistemas avançados de machine learning e big data, os advogados têm acesso a informações mais precisas e seguras, o que facilita o trabalho de pesquisa e a elaboração de pareceres e teses jurídicas. Isso tudo atrelado à dinâmica das redes sociais e do perfil da advocacia conciliadora, em que o papel do advogado deixa de ser litigioso e passa a ter um tom mais amistoso.

Na gestão dos escritórios, o papel do advogado tornase um melhor gestor, mais dinâmico, mais gestor de pessoas, mais empresário. Hoje em dia, não somente a questão técnica ou acadêmica é levada na balança de um

Trauma nas escolas

advogado competente, mas também a busca por soluções em situações adversas internamente em seu escritório e externamente perante a autoridade competente.

Além disso, a área da advocacia teve uma grande evolução no que diz respeito à representatividade da mulher. Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de mulheres atuando na advocacia, o que contribui para uma maior diversidade na profissão e uma representação mais igualitária.

Outra evolução importante na advocacia nos últimos anos foi o fortalecimento da ética profissional. Com a maior conscientização por parte da sociedade sobre a importância do papel do advogado na defesa dos direitos fundamentais, houve uma maior rigidez quanto aos aspectos éticos da profissão.

Portanto, podemos constatar que, nos últimos dois anos, a advocacia passou por diversas transformações e evoluções significativas, acompanhando a dinâmica do mundo globalizado e tecnológico em que vivemos.

O que arruína um restaurante?

Os últimos acontecimentos dos ataques nas escolas são extremamente preocupantes levando em conta a perda de vidas, as lesões físicas e as sequelas traumatizantes deixadas. Refletindo sobre os episódios, os ataques não sucederam por acaso; são fatores multifacetas que certamente ocasionaram dessas situações dolorosas de mortes nas escolas.

Em primeiro lugar, vivemos numa época em que os assassinos são aplaudidos (idolatrados) pelas mídias sociais por certos perfis de pessoas, especialmente alguns jovens e adolescentes que se inspiram nesses atos violentos; infelizmente, as imagens desses são postadas nas redes sociais e as pessoas com tais tendencias logo se inspiram com tais imagens divulgadas nas redes sociais.

Além disso, há uma disseminação de ideologias tóxicas propagadas na internet e a maioria dos adolescentes e jovens não tem a maturidade para discernir para poder saber as motivações por traz tais tendencias extremistas. É facilmente, achar grupos e comunidades nas redes sociais que têm inclinação ao neonazismo e ao neo-fascismo. As ideologias partidárias políticas não são isentas e de toda a problemática vivenciada nos últimos anos no brasil e pelo mundo inteiro. No entanto, podemos inferir que as escolas não estão preparadas para lidar adequadamente esses cenários de violência. A sociedade líquida segundo Zygmunt Bauman onde as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos é uma sociedade doente e cheio

de neuróticos que precisam ser cuidados e tratados. O espaço escolar não está preparado para tais mudanças na sociedade começando com as famílias. A equipe dos docentes não tem nenhuma ferramenta para lidar com situações de transtornos dos alunos os quais provêm de alguns espaços escolares e familiares como agressões e bullying.

Podemos postular que as autoridades públicas diante desse fenômeno pudesse tomar certas medidas de curto, médio e longo prazo para intervir a situação que cada vez mais assusta a população. As medidas

1. Proibir a publicação das imagens dos atores dos ataques se não serão proclamados heróis por alguns desses adolescentes com perfis

não devem ser paliativas senão preventivas; não podemos agir como fôssemos bombeiros só para apagar os incêndios.

O fácil acesso às armas é uma das grandes preocupações da nossa sociedade. Todos os ataques desde 2022 a 2023 armas de fogo foram utilizadas. Diante de toda a problemática atual, será que a nossa sociedade brasileira está preparada para lidar com a política de porte de armas que foi um dos pontos nos debates presidenciais nas últimas duas eleições? Umas recomendações:

de tais inclinações.

2. Se necessita profissionais preparados como psicólogos nas escolares para orientar as famílias em como lidar com alguns comportamentos dos seus filhos e ao mesmo tempo como monitorar esses adolescentes no uso da internet onde tem acesso aos conteúdos indevidos.

3. O reforço de segurança no ambiente escolar é essencial como uma resposta rápida diante dos ataques esporádicos.

• Quando a música de fundo é muito alta; Quando a música de fundo é muito alegre e pouco calma;

• Quando a luz é branca e não amarela; Quando garçons estão correndo pra lá e pra cá sem ter como atender todos;

• Quando tem páginas e páginas de comida pra escolher;

• Irritabilidade. Preços ridiculamente altos. Porções quase inexistentes. Atenção insuficiente ou excessiva por parte do pessoal. Sujeira. Má situação no estacionamento. Assentos muito próximos uns dos outros;

• Quando eles não colocam o preço no menu. Não acho que o restaurante seja caro o suficiente, na maioria das vezes, pra essa prática ser comum;

• Crianças pequenas que não sabem se comportar e ficam gritando;

• Serviço lento acoplado à comida não servida suficientemente quente porque está parada na cozinha há tempo esperando para ser entregue;

• E o principal, comida ruim.

EXPEDIENTE

Gazeta de São Mateus LTDA-ME

CNPJ: 19.851.162/0001-61

Administração, Publicidade e Redação:

Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370

Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658

E-mail: gazetamateus@terra.com.br

Diretora: Lucy Mendonça

Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva

Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP

Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça

Diagramação: Marcos Roberto Mendonça

(Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal)

Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487

CNPJ - 02.740.573/0001-87

Proibida a reprodução total ou parcial dos textos

Tiragem: 10 mil exemplares

Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Missionário do Verbo Divino
Página 2 1ª Quinzena de Abril de 2023 Gazeta São Mateus

Comunidade escolar se alia a polícia para conter onda de violência e medo de ataques em escolas de São Mateus

Pais, alunos e profissionais da educação dos distritos de Iguatemi, Parque São Rafael e São Mateus estão apavorados com a onda de ameaças em redes sociais sobre possíveis atentados em escolas

investigação.

Já em outra unidade, uma criança de apenas 11 anos que portava um objeto cortante na mochila declarou a policiais que estava com muito medo e queria se proteger após ver vídeos no Tik Tok sobre possíveis atentados.

Desde o dia 27 de março, quando um aluno de 13 anos matou a facadas uma professora de 71 anos e feriu quatro estudantes em uma escola estadual da zona oeste da cidade, se instaurou um clima de medo e insegurança em unidades de ensino de todo o país.

Na região de São Mateus, e seus distritos a PM sobe o comando do 38º BPM/M , a 2ª CIA e outras da região estão atendendo os chamados na medida do possível. Alguns diretores

acionaram a PM pedindo apoio porque crianças estariam levando facas à escola alegando medo de novos ataques. Vídeos circulam em redes como o Tik Tok e fake news alardeando sobre uma espécie de “desafio” por alguns grupos que estariam organizando ataques em escolas como uma espécie de competição doentia.

Aliados pela paz - Para ajudar a conter a violência em meio à onda de medo e insegurança, na região a polícia militar e a segunda companhia, comando policial regional, têm atuado em conjunto com o grupo Vizinhança Solidária e a Ronda Escolar. Felizmente, nenhuma situação mais grave foi registrada até o momento e a polícia agiu rápido em duas situações distintas que evitaram maiores problemas. Felizmente.

Em uma escola do bairro, denúncias levaram a um ex-aluno, menor de idade, portando duas facas. Ele

Escola Segura - O governo estadual anunciou um pacote de medidas para evitar novos atentados às escolas públicas paulistas que prevê investimentos de R$ 240 milhões. Está prevista a contratação de 550 psicólogos que devem circular em um esquema de “rodízio” pelas 5 mil escolas estaduais, e mil seguranças privados, para atuar em escolas de bairros mais violentos.

emergência.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, disse também que o número de PMs que reforçam a segurança escolar em dias de folga irá de 200 para 800 agentes.

teria sido encaminhado ao 49º DP juntamente com os seus pais para declarações e

Além disso, o governo incluiu uma funcionalidade no aplicativo 190, da

Polícia Militar, batizada de “escola segura”, a fim de acionar socorro em caso de

Já o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes anunciou medidas como ronda reforçada, implantação de botão de alerta e capacitação de professores e funcionários da rede municipal por meio de aulas à distância. A proposta é contribuir na identificação de traços de comportamento entre alunos que possam resultar em atos violentos e encaminhar os estudantes para atendimento psicológico especializado.

Vanêssa Oliveira

Policia Militar nas escolas Escola José Maria Whitaker tendo policiamento preventivo da 2º CIA Missão e visão, proteger as pessoas e fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública Policiamento preventivo da 2ª CIA no Colégio ProSaber Bio
Página 3 1ª Quinzena de Abril de 2023 Gazeta São Mateus
Policiamento preventivo da 2ª CIA no Colégio Caritas Rocan atento aos movimentos nas escolas

Material pode revolucionar a construção civil e o meio ambiente

Na Suécia, uma empresa desenvolveu um isolante de cânhamo “carbono positivo”: material captura mais gases de efeito estufa do que libera na atmosfera

garante a livre circulação de ar e evita a umidade.

Carbono positivo

Uma grande vantagem da fibra de cânhamo está em seu potencial de reter carbono. A Ekolution obteve recentemente a certificação EPD (do inglês, Environmental Product Declarations), que confirma que seu produto não só é neutro em carbono como é até positivo, uma vez que é capaz de captar mais gases com efeito de estufa do que emiti-los na atmosfera.

atingir este feito. De acordo com o site Hemp Today, Steve Allin, diretor da International Hemp Building Association (IHBA), confirmou que o projeto é o maior edifício do mundo usando isolamento de cânhamo. “É um exemplo do potencial para os produtores de cânhamo industrial fornecerem materiais de cânhamo exclusivamente para o setor de construção”, afirmou Allin.

sementes, pode ser utilizado na culinária, e pode também ser utilizado para a produção de cosméticos, por exemplo, loções para o corpo, cremes, sabonetes e xampus.

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção de novos edifícios, segundo o Pnuma. Por outro lado, optar por produtos ecológicos, reciclagem de materiais ou simplesmente fazer uso de menos materiais são algumas estratégias já aplicadas para amenizar o impacto do setor da construção civil e, consequentemente, ajudar a combater o aquecimento global. É neste contexto

que surge a Ekolution, uma empresa sueca que fabrica painéis de isolamento usando fibra de cânhamo. O cânhamo é um cultivar da espécie Cannabis sativa, uma planta cultivada há séculos da qual são extraídas diversas matérias-primas. Como material construtivo, as fibras do cânhamo podem ser usadas, por exemplo, para a fabricação de tijolos e como isolamento, uma vez que são à prova de fogo. É sobretudo nesta segunda opção que a Ekolution

concentra sua aposta.

Segundo a empresa, a fibra de cânhamo garante isolamento térmico e capacidade de reter o calor, o que resulta em menor consumo energético. O material também é resistente a mofo e pragas. Há ainda o aspecto saudável do uso do material que, ainda segundo a companhia, não irrita a pele nem as vias respiratórias – podendo ser usado tranquilamente em ambientes domésticos. O material é respirável, o que

O feito positivo é alcançado ao longo de um ciclo de 150 dias, desde a semeadura da planta até a instalação do material acabado. Isso inclui desde a redução das emissões dos gases, como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, até a compensação das emissões remanescentes com atividades que os absorvem, como reflorestamento, captura e armazenamento de carbono ou uso de energia renovável.

Aplicação

A Ekolution vai fornecer seus painéis isolantes de cânhamo para um centro logístico de alta tecnologia que está sendo construído em Estocolmo, capital da Suécia. O isolamento será combinado com a instalação de painéis solares bifaciais e garantirá ao edifício 100% de neutralidade de CO2, sendo, até onde se sabe, o primeiro edifício logístico do mundo a

De fato, segundo o World Green Building Council, os edifícios verdes representarão uma oportunidade de investimento de US$ 24,7 trilhões até 2030, mas este está longe de ser o único mercado potencial para o cânhamo. A farmacêutica brasileira Remederi aponta os vários setores que podem aproveitar o valor industrial desta planta que não necessita de pesticidas para se desenvolver. Confira 5 utilidades do cânhamo industrial, listados pela companhia:

1. Semente de cânhamo: possui alto valor nutricional e fornece uma grande quantidade de proteína, tendo todos os 20 aminoácidos, ácidos graxos saudáveis, incluindo ômega-3 e ômega-6. Além disso, é rica em fibras, ferro, fósforo, potássio, cálcio, zinco, magnésio e vitamina E.

2. Óleo de cânhamo: obtido da prensa a frio das

3. Tecido de cânhamo: a fibra do cânhamo pode ser usada de todas as formas pela indústria têxtil, isto é, na produção de roupas, cordas e tapetes. Podendo, também, ser utilizada juntamente com algodão, seda e outras fibras, o que a torna versátil e reciclável. Além disso, o cânhamo necessita de um terço da água que o plantio de algodão.

4. Papel de fibra de cânhamo: a fibra de cânhamo produz um papel mais resistente do que a maioria que encontramos hoje. Por não necessitar de uso intensivo de produtos químicos, utiliza um método ecologicamente mais correto, pode ser colhido 10 vezes mais rápido do que o eucalipto e consome menos água. Além disso, também preserva as outras espécies de vegetais cuja madeira é transformada em celulose.

5. Descontaminação do solo: já existem comprovações de que o cânhamo absorve radiação e metais pesados do solo, incluindo chumbo, arsênio, zinco e cádmio. Já utilizado em Chernobyl para descontaminação nuclear.

Por: Marcia Sousa

Potes de sorvete viram paredes de biblioteca comunitária

Os potes que armazenam sorvete são geralmente fabricados com PEAD (polietileno de alta densidade), um tipo de plástico bastante rígido, leve e resistente. Normalmente, após o consumo da sobremesa, o produto é reutilizado como recipiente para armazenar alimentos, porém um escritório de arquitetura Shau, da Indonésia, enxergou neste material um potencial inusitado: o uso de potes de sorvete para a construção de paredes.

As paredes foram edificadas para uma pequena biblioteca comunitária em Bandung, uma cidade da ilha de Java, na Indonésia. A ideia dos potes surgiu em consequência

da vontade de encontrar um material acessível e disponível localmente que fornecesse sombra e permitisse que o ar e a luz natural chegassem ao interior. Cogitou-se a possibilidade de aplicar galões de plástico branco e translúcido, porém os mesmos não estavam disponíveis em quantidade suficiente no momento da construção.

Além da iluminação natural, alguns potes tiveram seus fundos retirados para garantir também a entrada de ventilação natural. As unidades foram fixadas em estruturas verticais de aço e portas deslizantes translúcidas foram montadas atrás da fachada, estas últimas tornam a fachada

completamente impermeável durante tempestades tropicais.

Espaço para todos

A disposição dos potes, com elementos ora fechados ora vazados, cria a mensagem “buku adalah jendela dunia”, que significa “livros são as janelas para o mundo”. Intitulada Microlibrary -Taman Bima, a biblioteca foi construída em uma praça pública no bairro de Taman Bima e visa ser um espaço para ensino entre outras atividades voltadas para o combate ao alto índice de analfabetismo e evasão escolar no país.A construção é elevada e acessada por escadas, de forma que a área abaixo

é liberada para múltiplas funções. Esse conceito levou em consideração que a biblioteca está posicionada acima de um antigo palco usado pela comunidade local para eventos e como ponto de encontro.

“Nossa intenção era adicionar ao invés de tirar, então decidimos melhorar o palco aberto sombreando-o, protegendo-o da chuva e cobrindo-o na forma de uma caixa de biblioteca flutuante”, afirmou o escritório Shau. Este projeto, aliás, foi o primeiro protótipo de uma série de pequenas bibliotecas planejadas pela mesma empresa de arquitetura.

Por: Marcia Sousa

Participe, discuta, reflita. Esta página é toda sua!

Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

Página 4 1ª Quinzena de Abril de 2023 Gazeta São Mateus

Em 100 dias, Governo de SP recupera mais de 400 quilômetros de estradas e rodovias, destrava obras paralisadas há anos e impulsiona investimentos no Estado

em situação de vulnerabilidade beneficiados por programas de transferência de renda.

Ogovernador

Tarcísio de Freitas, juntamente com o seu secretariado, apresenta nesta segunda-feira (10) os resultados dos 100 primeiros dias de gestão. Além de fazer o balanço, cujo destaques foram as obras de infraestrutura e a oferta de serviços à população, ele autoriza a Secretaria de Parcerias em Investimentos a contratar os estudos de viabilidade para a desestatização da Sabesp e para a concessão à iniciativa privada do conjunto das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além da futura linha 14-Ônix. Na ocasião, assina também a abertura de editais para a contratação de 5,6 mil novos policiais militares do

Canalização

Estado, sendo 5.400 vagas para o cargo de Soldado PM 2ª Classe e 200 para alunos oficiais. Em 100 dias, a gestão registrou inegáveis avanços para alavancar o desenvolvimento do Estado. O Governo de São Paulo destravou obras paradas, lançou novos programas e ampliou os já existentes, entregou obras de infraestrutura em diversas regiões e intensificou as iniciativas para atrair investidores para o portfólio de projetos de mais de R$ 180 bilhões. No período, foram mais de 3 mil moradias concluídas, 407,5 quilômetros de rodovias e estradas vicinais recuperados, 9,3 milhões de refeições servidas nos restaurantes Bom Prato e mais de 236 mil famílias e jovens

Nesse período, o Governo de São Paulo também implantou 17 novas unidades do Poupatempo, solucionou a questão das filas de oncologia no Estado, e atendeu 1.536 pacientes que aguardavam por procedimentos do tipo por até oito meses em todas as regiões do Estado; promoveu a instalação de 64 unidades do programa “CozinhAlimento”, voltado a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar; avançou nos trabalhos de desassoreamento e manutenção de mananciais, com a remoção de mais de 140 mil m³ de sedimentos; reforçou a segurança com a nomeação de 878 novos policiais militares e a entrega 5.000 novas pistolas semiautomáticas para a Polícia Civil; criou condições fiscais para promover novos investimentos e gerar uma ampla oferta de empregos e ampliou a oferta de serviços à população.

Um fator de destaque é o foco no que a gestão tem dado para o diálogo com todas as esferas de poder e sociedade civil, alinhada com a premissa de que São Paulo são todos. O Governo de São Paulo tem como prioridade as diretrizes dos eixos da dignidade, do desenvolvimento e do diálogo, chamado governo 3D.

“Assumimos o governo com o compromisso de melhorar a vida de todos os paulistas. Nossa gestão

está focada em reafirmar o protagonismo de São Paulo trabalhando para proporcionar um sólido programa de desenvolvimento, defendendo mais dignidade para as pessoas e priorizando amplo diálogo entre todas as esferas para atrair e impulsionar novos investimentos”, disse o governador Tarcísio de Freitas.

O início da gestão foi marcado pela reorganização administrativa, pela revisão de políticas tributárias, a concessão de isenções de impostos a diferentes setores produtivos, a devolução de cerca de R$ 400 milhões em créditos de ICMS e pela qualificação dos projetos que integram o PPI (Programa de Parceria de Investimentos).

A viabilidade das concessões e PPPs estão em estudos. Na lista constam empreendimentos de educação, cultura, desenvolvimento urbano e habitação, loterias, transporte rodoviário intermunicipal e aquaviário, rodovias, recursos hídricos e infraestrutura rodoviária. A publicação do edital do TIC (Transporte Intercidades) entre São Paulo e Campinas é o primeiro passo para a execução desse projeto.

A atual gestão procurou também destravar obras paradas. A mais conhecida delas é a do trecho norte do Rodoanel, com mais de 10 anos de espera. O leilão para a concessão dos serviços foi realizado em março, na B3. O último trecho do Rodoanel foi concedido para os próximos 31 anos com deságio de 100%.

O Estado concluiu ainda a recuperação de mais de 400 quilômetros de estradas vicinais e rodovias estaduais, incluindo a liberação em 15 dias da Rodovia Mogi Bertioga, após as fortes chuvas que castigaram o litoral norte durante o carnaval. Por meio do Detran.SP, investiu R$ 112,1 milhões no Programa Respeito à Vida, realizando intervenções de segurança viária em 162 municípios paulistas. Ainda transferiu mais de R$ 30 milhões para municípios para obras estruturais e antienchentes.

No setor hidroviário de cargas, retomou as obras do canal de Nova Avanhandava, no trecho da Hidrovia TietêParaná. Para as obras de aprofundamento do canal em 3,5 metros ao longo de 16 km de extensão, serão investidos cerca de R$ 300 milhões. Além de melhorar a navegabilidade e propiciar a geração de 1,4 mil empregos diretos e indiretos, a obra também permitirá maior flexibilidade na operação das Usinas Hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira, eliminando eventuais conflitos entre navegação e geração de energia.

Outro relevante projeto de infraestrutura concluído ao longo desses 100 primeiros dias de gestão foi a recuperação ponte sobe o rio Paranapanema, na divisa entre os estados de São Paulo e do Paraná. O tráfego de veículos estava interditado há meses no local, prejudicando o escoamento da produção agrícola da região.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) investiu R$ 3,7 milhões nas obras que envolveu a recomposição asfáltica de todos os 630 metros de extensão da estrutura, a reconstrução dos passeios usados pelos pedestres e a proteção dos taludes.

O Governo avançou também no projeto de implantação do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista, com a recuperação da Ponte A Tribuna, antiga Ponte dos Barreiros, um investimento de R$ 471 milhões. A obra representa o início da fase 3 do VLT da Baixada Santista, conectando o Terminal Barreiros à Samaritá, beneficiando cerca de 150 mil pessoas que dependem do transporte público para se deslocar até Santos, onde se concentram as principais atividades econômicas da região. Nestes 100 dias, foram concluídas também mais de 3 mil moradias, regularizadas outras 48,4 mil habitações em 169 municípios e concedidos crédito para mais de 11 mil famílias comprarem ou construírem a casa própria. Foi lançado ainda o projeto IntegraTietê, voltado à recuperação do Rio Tietê. Nos próximos quatro anos, serão investidos R$ 5,6 bilhões para melhorar a gestão do rio, incluindo a ampliação da rede de saneamento básico, o desassorea… No estado existe um grupo, pedi para que formem um mais "regional"..

Canalização do córrego da Av. Forte do Leme vai conter erosão

e queda de parte do asfalto, em pelo menos três trechos, causados pelo grande volume de água que escorreu das partes altas e a que desceu pelo leito do córrego. Nos últimos anos aumentou a impermeabilização do solo nessa região.

No dia 05 de dezembro do ano passado, a Secretaria de Infraestrutura Urbana –a Siurb – deu início à canalização do córrego, com paredes e piso de concreto, por onde a água passará, sem afetar a via. Concluída a proteção, o asfalto será recomposto na parte danificada e a pista desinterditada, nos trechos de bloqueio.

O subprefeito de São Mateus, Roberto Bernal, acompanha os passos dessa obra, realizada pela empresa contratada. “A Forte do Leme é uma importante avenida de ligação entre a Aricanduva, a Ragueb e a Satélite. É uma opção para quem quer fugir do trânsito intenso do Largo de São Mateus e atingir a Av. Sapopemba, em direção aos diversos bairros do lado leste”, afirma.

Bernal acrescenta que com a instalação dos edifícios da Cohab, no Parque São Lourenço, aumentou também o número de veículos que utilizam a Forte do Leme. O subprefeito informa que alguns munícipes procuraram o vereador do bairro, Gilson Barreto, para que os ajudassem a conseguir a liberação rápida dessa obra, junto ao prefeito Ricardo Nunes, o que foi feito. “Desde que a obra começou, o vereador já esteve verificando os trabalhos algumas vezes”, conclui o subprefeito.

Governo de SP
deles, nas margens
Foi um verão mais chuvoso e com alguns estragos na região de São Mateus, que precisam ser corrigidos. Um
do Córrego Venda Velha, que passa no meio das duas faixas de tráfego da Avenida Forte do Leme, no Parque São Lourenço. Houve desbarrancamento
Página 5 1ª Quinzena de Abril de 2023 Gazeta São Mateus
SubPrefeito Roberto Bernal, acompanha passo a passo e fiscaliza a obra

Secretaria do Verde reabilita e devolve à natureza oito araras vítimas de tráfico

Aves tiveram de aprender a se alimentar e a voar no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres e agora serão soltas no Pantanal

profiláticos, banho de sol e realização de exames. Há dois anos, as araras foram instaladas no recinto de reabilitação e treino de voo, onde foram estimuladas a treinar voos longos, a encontrar alimentos sozinhas e restabelecer o empenamento completo para soltura.

O transporte das ararascanindé foi realizado gratuitamente pela LATAM, pelo programa Avião Solidário. A chegada a Campo Grande foi às 18h30 desta terça e nesta quarta (12), as araras estavam sendo levadas para o Pantanal, destino escolhido por apresentar uma área verde extensa, quesito de grande importância para a espécie, que se desloca bastante.

As equipes da Prefeitura de São

Paulo reabilitaram e devolveram à natureza oito araras-canindé silvestres. Vítimas do tráfico de animais e reabilitadas nos últimos anos no CeMaCAS (Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres), da

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, elas foram levadas a Campo Grande, nesta terçafeira (11), para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), onde serão encaminhadas para a soltura no Pantanal.

Elas chegaram entre 2019 e 2021 por apreensões de tráfico silvestre. Nos oito primeiros meses, os filhotes recebiam a refeição acompanhada ou eram alimentados no bico, ou seja, precisavam de uma ajuda para comer. Além disso, necessitavam de medicamentos antiparasitários

“Nosso sentimento é de realização. A repatriação das aves é uma forma de mitigar um problema da sociedade que é o tráfico de animais. Saber que as araras estão bem e podem voltar ao seu habitat em condições plenas é gratificante e primordial para garantir a conservação da fauna silvestre e do meio ambiente”, afirma Alice de Oliveira, veterinária

do CeMaCAS. Conheça as araras-canindé As araras-canindé pertencem a um grupo de aves chamado Psittacidae, extremamente popular por sua natureza sociável, notável inteligência, grande capacidade de imitação de sons e palavras, com penas coloridas e exuberantes, vivem na copa de florestas, várzea com palmeiras (buritizais, babaçuais), interior e bordas de florestas altas (cerca de 500 m de altitude), medem cerca de 80 centímetros de comprimento,

possuindo uma grande e longa cauda e apresentando uma vistosa coloração azul no dorso, e amarelo-dourado na parte ventral (da face até a inserção da cauda).

Em algumas regiões a presença da arara-canindé se tornou incomum e suas populações estão diminuindo, sendo algumas já extintas. No Estado de São Paulo, essa espécie é considerada vulnerável na classificação de animais ameaçados de extinção e uma das maiores vítimas deste tipo de tráfico.

Vítimas de tráfico
Página 6 1ª Quinzena de Abril de 2023 Gazeta São Mateus
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.