Jornal Gazeta São Mateus - Edição 554

Page 1

G S M azeta ão ateus 29 ANOS DE OLHO NOS FATOS 2ª Quinzena de Dezembro de 2022 Chico Mendes Pag. 5 E REGIÃO Transporte Pag. 3 Estações Boa Esperança e Jacu Pêssego Pag. 3 Feliz Ano Novo Governador do estado autoriza construção das estaçõesBoa Esperança e Jacu Pêssego e pátio Ragueb Chohfi Em dos seus últimos atos públicos no segmento de transporte, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) dará a autorização para o início das obras das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, além do pátio Ragueb Chohfi, da Linha 15-Prata. Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes atua há 23 anos em São Mateus para melhorar o meio ambiente e a inclusão social Criada em 1999 como uma alternativa ao desemprego em São Mateus, a Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes contribui há 23 na melhoria do meio ambiente e na geração de trabalho e renda de diversas famílias da região. Prefeitura de SP retoma gratuidade nos ônibus da capital para pessoas com mais de 60 anos Meio Ambiente Pag. 4 Brasileiros geram 81,8 milhões de toneladas de lixo em 2022

Santa Marcelina Saúde recebe a nomeação de Campeão Climático 2022

para ampliar o conhecimento sobre alternativas tecnológicas e inovações na redução de emissões e, por fim, pelo engajamento nas atividades desenvolvidas no âmbito da rede do Projeto Hospitais Saudáveis durante o ano de 2022.

Previsões para o Brasil em 2023

Trânsitos astrológicos indicam melhorias econômicas,

Aorganização

internacional Health Care Without Harm

anunciou, no dia 14 de dezembro, os Campeões Climáticos 2022. A premiação selecionou mais de 50 instituições de saúde no mundo, entre Hospitais ou Redes de Saúde públicas e privadas como o NHS inglês, as redes de Saúde das Províncias hispânicas, Hospitais Norte Americanos e outros, que implementaram iniciativas relacionadas ao enfrentamento contra as mudanças climáticas.

O Santa Marcelina Saúde foi classificado na categoria Climate Leadership – Gold (Liderança Climática –Ouro), destaque conferido aos Hospitais/Redes de Saúde que estão criando cuidados de saúde inteligentes, focados na redução dos impactos negativos às mudanças climáticas.

A premiação é fruto da participação da instituição no Desafio a Saúde pelo Clima desde 2016, pelo desenvolvimento de estudos e análises que contribuíram

Os prêmios reconhecem o trabalho das organizações nos três pilares do Health Care Climate Challenge: mitigação, resiliência e liderança. Desde a redução de sua pegada climática até o fornecimento de energia renovável para alimentar suas instalações e a colaboração com suas comunidades para se preparar para os impactos das mudanças climáticas, as instituições nomeadas estão usando sua inovação, engenhosidade e investimentos para proteger as pessoas e o planeta. O

Santa Marcelina Saúde foi uma das 14 instituições mundiais a conquistar a categoria Gold (Ouro) em Liderança Climática, uma das duas na América Latina e a única no Brasil.

A Global Green and Healthy Hospitals é uma rede internacional de hospitais, centros de saúde, sistemas de saúde e organizações de saúde dedicadas a reduzir sua pegada ambiental e promover a saúde ambiental.

Depois das graves consequências da pandemia e da guerra entre Rússia e Ucrânia, além de uma das eleições mais conturbadas da história do nosso país, será que 2023 vai ser melhor para os brasileiros? Você confere as previsões astrológicas para o Brasil a seguir.

A análise dos trânsitos astrológicos que ocorrerão no ano é uma interpretação para o coletivo, ou seja, indica tendências que todos nós poderemos sentir. Se você quiser ver as previsões para a sua vida, veja aqui o guia completo com a previsão para todos os signos.

2023 vai ser melhor?

De fora geral, 2023 vai ser melhor, pois será mais tranquilo, principalmente pelo fim da quadratura Saturno/ Urano, que marcou os anos de 2021 e 2022 com muita instabilidade.

Os grandes protagonistas do novo ano serão Júpiter em Touro, Plutão em Aquário e Saturno em Peixes. Entenda cada um desses trânsitos astrológicos aqui.

De início, saiba que o presidente eleito deve esperar um ano de muita oposição e cobrança. Isto se dá em razão da oposição de Saturno ao Sol do mapa da Independência, exata em 2024, mas já presente em 2023.

Previsões para o Brasil em 2023

Novo Governo

As Previsões para o Brasil em 2023 apontam que Plutão, o planeta que rege o poder e o poder, vai precisar ser mais aquariano. Aquário é um signo mais alicerçado no coletivo e em inclinações impessoais. Por isso, pode ser um período difícil para líderes carismáticos, porque tendem a enfrentar muita resistência, forte oposição e levantes populares.

Mudanças profundas no país

Importantes reformas administrativas também podem vir com Saturno em Peixes. É neste momento que Saturno passa na Casa 1 do

mapa da Independência do Brasil.

A última vez que vivemos esse trânsito foi entre 1994 e 1995, quando foi criado o Plano Real. Esta foi uma mudança sem precedentes para um país que estava afundado sob o peso de uma inflação surreal e galopante. O real colocou ordem no caos econômico do Brasil.

Dessa maneira, novos tipos de organização e ordem começam agora. Algumas mudanças podem nem sempre agradar de cara e podem envolver algum custo para serem realizadas. Saturno pede sobriedade e realismo.

Melhora na vida dos brasileiros

Peixes é o signo da empatia, com olhar mais atento aos excluídos. Por isso, as Previsões para o Brasil em 2023 indicam que é possível esperar melhoras na vida dessas pessoas. O público com algum tipo de deficiência também terá mais atenção e ações concretas.

Em meados de julho, teremos a oposição de Saturno com Marte, na qual Saturno estará retrógrado em Peixes e Marte estará em Virgem. Assim, teremos um ambiente de forte conflito, seja no Brasil ou em outros lugares do mundo.

Por outro lado, temos

Mercúrio retrógrado em quatro momentos no ano. No início de 2023, o planeta estará retrógrado até 18/01, junto com Marte retrógrado até 12/01. Isso pode apontar um movimento de refazer o que foi feito no passado.

Avanços na edução e economia

O ponto forte para o Brasil será a passagem de Júpiter pela Casa 3 do mapa da Independência. Isto poderá trazer melhoras para o ensino básico e professores.

Na economia, astrologicamente, temos possibilidade de melhoras, mas de forma lenta e gradual, com mais resultados visíveis de uma estabilização no ano seguinte.

As comunicações estarão em alta para o Brasil e os brasileiros, bem como o comércio. Pode haver melhoria em estradas e rodovias, assim como para caminhoneiros.

Atenção com a saúde Com a pandemia controlada, as previsões para 2023 mostram que as consequências na saúde mental da população ainda persistem. Questões como a depressão e sintomas de ansiedade continuam bastante presentes, além de uma tendência a fantasias e dispersão, de uma forma geral.

Diretora: Lucy Mendonça Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça Diagramação: Marcos Roberto Mendonça (Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87 Proibida a reprodução total ou parcial dos textos Tiragem: 10 mil exemplares Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61 Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370 Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658 E-mail: gazetamateus@terra.com.br EXPEDIENTE Saúde
O reconhecimento é fruto da participação da instituição no Desafio a Saúde pelo Clima desde 2016
2023
mas muitas tensões políticas no novo ano
Página 2 2ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus

Prefeitura de SP retoma gratuidade nos ônibus da capital para pessoas com mais de 60 anos

público municipal sem o pagamento da tarifa já a partir desta quinta. Os passageiros devem apresentar, para isso, documento que comprove a idade. "Será aceito nos ônibus enquanto os sistemas de bilhetagem eletrônica estão sendo preparados para atender a esses passageiros", afirmou a pasta.

Paralisação de motoristas e cobradores de ônibus no último dia 14 afetou centenas de linhas em São Paulo; terminal Grajaú, na zona sul, ficou lotado

De acordo com a Prefeitura, as concessionárias foram comunicadas por carta circular sobre a gratuidade para a nova faixa etária e as equipes de campo da SPTrans estão na rua reforçando a informação com os operadores. Já os passageiros estão sendo informados pelos canais oficiais da Prefeitura e da SPTrans.

Atualmente, apenas idosos com 65 anos ou mais têm direito à isenção. Antes, o benefício também valia para pessoas com 60 anos ou mais, mas foi revogado no início do ano passado.

O governo enviou à Assembleia em outubro projeto de lei que previa ampliar a gratuidade da tarifa do transporte público do sistema metropolitano para idosos de 60 a 64 anos na faixa de pobreza e extrema pobreza. Mas, ao contrário da proposta inicial, a medida valerá para todos os idosos.

APrefeitura de São Paulo retomou nesta quinta-feira, 15, a gratuidade em ônibus do transporte público municipal para pessoas entre 60 e 64 anos. A medida passa a valer imediatamente. Em paralelo, o governo do Estado anunciou

que irá adotar, a partir de 1º de janeiro, a mesma política para o transporte público do sistema metropolitano, o que inclui Metrô e CPTM.

A Prefeitura informou que pessoas com idade entre 60 e 64 anos poderão viajar nos ônibus do transporte

No Estado, está sendo adotada uma medida na mesma linha, com uma data diferente para implementação. "Nós vamos, a partir de 1º de janeiro, dar a gratuidade para pessoas de 60 a 64 anos no transporte coletivo do Estado", disse nesta quinta o governador Rodrigo Garcia (PSDB), em evento na zona leste de São Paulo. "É uma lei aprovada pela Assembleia (Legislativa do Estado) e que será sacionada por mim."

"A assembleia avançou em relação a voltar a gratuidade por idade, e não mais por faixa de renda, e é isso que deve valer a partir de 1º de janeiro, junto também com uma decisão que a Prefeitura de São Paulo está tomando a partir de hoje", afirmou o governador.

Tarifa zero

Questionado sobre a tarifa zero, Garcia disse que essa discussão ainda demanda mais estudos por parte da Prefeitura e do governo do Estado, o que trava uma decisão neste momento.

"Vai ficar para um decisão do novo governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o prefeito Ricardo Nunes (MDB)", afirmou.

• Por Ítalo Lo Re

Governador do estado autoriza construção das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego e pátio Ragueb Chohfi

Em dos seus últimos atos públicos no segmento de transporte, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) dará a autorização para o início das obras das estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, além do pátio Ragueb Chohfi, da Linha 15-Prata.

A cerimônia está marcada para esta quinta-feira, 15, às 10h30, na altura do número 4.398 da Avenida Ragueb Chohfi, na Zona Leste. É onde será construída a futura estação Jacu Pêssego, que fará o papel de terminal do ramal de monotrilho quando estiver pronta, a princípio em 2025.

A empresa responsável pelas obras é o Consórcio Expresso Boa Esperança

(Queiroz Galvão e MPO), que assinou contrato em fevereiro deste ano. Apesar disso, a primeira parte do escopo foi a preparação do projeto executivo das estações e pátio, restando ainda a ordem de serviço das obras civis, que é possivelmente o ato previsto para esta quinta-feira.

Com a inauguração prevista para daqui a pouco mais de dois anos, a Linha 15-Prata deve atingir uma extensão de 17,6 km e 13 estações. O Metrô de São Paulo, no entanto, está selecionando também o consórcio que levará o ramal até a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa e que deve ter o contrato assinado no primeiro semestre de 2023.

Transporte
Estações Boa Esperança e Jacu Pêssego Benefício começa nesta quinta-feira, 15; mesma política será adotada para Metrô e CPTM a partir de janeiro
Página 3 2ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus

Brasileiros geram 81,8 milhões de toneladas de lixo em 2022

no contexto do pós-pandemia.

Ainda segundo os dados divulgados pela Abrelpe, a coleta seletiva cresceu no país e agora 75,1% dos municípios contam com a prestação de serviços.

Outro dado positivo é o crescimento da destinação correta dos resíduos sólidos coletados, que saltou de 60,5% para 61%. Ambos os dados indicam uma bem-vinda tendência de alta.

Os pontos negativos são os índices de destinação correta do lixo reciclável nas regiões norte (36,6%), nordeste (37,2%) e centrooeste (43,5%). Bem diferentes das regiões sul (71,6%) e sudeste (74,3%).

Os números apontam que os aterros irregulares, popularmente conhecidos como lixões a céu aberto, continuam em plena atividade nas três regiões do país.

“Os gestores municipais tendem a acreditar que, como esses lixões são afastados dos olhos da população, não há

pressa em resolver o problema. Mas o que temos percebido é maior preocupação e pressão da sociedade com a preservação ambiental e com a própria saúde”, afirma Silva Filho, presidente da Abrelpe.

De acordo com Silva, além do impacto ambiental, esses espaços geram problemas sanitários que impactam diretamente as pessoas, principalmente os mais pobres.

“Setenta e oito milhões de brasileiros sofrem impactos negativos dos lixões a céu aberto, principalmente por doenças gastrointestinais, respiratórias e alergias.

O estudo é de 2016 mas é atualizado a cada ano”, informa Filho.

Importante lembrar que aqui na capital de São Paulo, todo lixo comum produzido em nossas residências vai para os Aterros Sanitários, grandes áreas preparadas tecnicamente para receber diariamente o material não reciclável.

Quatro itens plásticos são responsáveis por metade do lixo nos oceanos

Com toda a atenção da mídia voltada à pandemia e à emergência climática, uma terceira crise, a poluição por plástico, acabou desaparecendo nos últimos meses das páginas dos principais veículos do mundo. Mas a divulgação recente dos resultados de um estudo sobre a composição do lixo oceânico representa um novo alerta para essa crescente ameaça global.

Pesquisadores da Universidade de Cádiz, na Espanha, revelaram que 80% dos resíduos encontrados nos mares do planeta contém plástico, enquanto 75% do lixo oceânico é composto de apenas dez itens diferentes. O estudo também indica que apenas quatro itens representam 44% de todo o lixo encontrado nos oceanos.

Publicados na revista Nature Sustainability, os resultaram identificaram que, em média, em todos os ambientes marítimos, os quatro principais resíduos

coletados foram: sacolas plásticas (14%), garrafas pet (12%) e embalagens e talheres, com 9% cada um.

Os itens restantes encontrados, em ordem decrescente, foram: cordas sintéticas, artigos relacionados à pesca industrial, tampas de plástico, embalagens diversas, garrafas de vidro e latas de alumínio.

Pesquisadora do Laboratório de Lixo Marinho da Universidade de Cádiz, Carmen Morales explica que grande parte do entendimento sobre o lixo plástico que ia parar nos oceanos se baseava em suposições. Então, sua equipe se propôs a fornecer um novo e completo diagnóstico, de baixo para cima, para entender a origem dos resíduos.

“Já era esperado que o plástico fosse o material predominante do lixo marinho, mas foi chocante descobrir que sacos, garrafas, recipientes para alimentos, talheres e embalagens respondem por quase metade

dos objetos descartados. Além disso, o estudo nos ajudou a entender quais atividades humanas e industriais impactam mais o meio ambiente”, revelou Morales.

Estima-se que cerca de 8,8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam nos oceanos todos os anos. Além do desequilíbrio ecológico, os resíduos se decompõem em partículas minúsculas que entram na cadeia alimentar dos peixes e dos animais marinhos e podem chegar ao organismo dos seres humanos. Microplásticos já foram encontrados em quase todas as fontes de alimento oceânicas, como crustáceos e moluscos.

Um relatório do ano passado publicado pela revista Science Advances indicou que os países ricos são os responsáveis pela maior parte dos resíduos plásticos produzidos por pessoa no mundo, com os EUA e o Reino Unido no topo do ranking. Já a China e a Indonésia são os maiores poluidores dos

oceanos com lixo plástico.

VOCÊ PODE AJUDAR!

O seu papel é fundamental para a redução do uso do plástico ou para seu reaproveitamento. Uma primeira dica é verificar se a produção do que você anda usando em casa é feita com plástico reciclável.

Para isso, basta procurar o símbolo da reciclagem nas embalagens. São aquelas setinhas que apontam uma para outra em formato triangular. A segunda dica é separar o lixo em dois: comum e reciclável.

Assim, você garante que os resíduos plásticos sejam encaminhados para uma Central Mecanizada de Triagem ou para uma cooperativa de catadores de lixo reciclável.

CASO VOCÊ AINDA NÃO PRATIQUE A COLETA SELETIVA, AÍ ESTÃO ALGUMAS DICAS PARA COMEÇAR! FAÇA SUA PARTE!

Tenha duas lixeiras em casa para separar o lixo comum do reciclável, isso

Participe, discuta, reflita. Esta página é toda sua!

Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

facilita o processo. Higienize suas embalagens antes de descartá-las para a coleta, o importante é utilizar água de reuso ou guardanapos sujos no procedimento.

Fique atento aos dias e horários que o caminhão da coleta seletiva passa na sua residência, não misture os sacos do comum com os recicláveis. Coloque o lixo para coleta com poucas horas de antecedência, assim, ele não corre o risco de ser levado pela chuva, entupindo bueiros e causando enchentes.

Nós brasileiros geramos 81,8 milhões de toneladas de lixo em 2022, é o que indica a mais nova edição do Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, promovido anualmente pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). Esse número representa uma diminuição de cerca de 1% do volume gerado em 2021 e reflete, sobretudo, a volta ao trabalho presencial
Página 4 2ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus

Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes atua há 23 anos em São Mateus para melhorar o meio ambiente e a inclusão social

Criada em 1999 como uma alternativa ao desemprego em São Mateus, a Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes contribui há 23 na melhoria do meio ambiente e na geração de trabalho e renda de diversas famílias da região.

A cooperativa iniciou os trabalhos de forma voluntária durante a Campanha da Fraternidade “Sem trabalho, Por quê?” junto à comunidade católica local. Hoje soma 30 cooperados e parceiros cadastrados, entre empresas, comércios, escolas, creches, igrejas, instituições e residências que encaminham materiais para reciclagem.

Sob a coordenação de Dulce Alves de Andrade, uma das idealizadoras de um grupo inicial de dez voluntários, a Chico Mendes batalha

Saúde

arduamente para manter as atividades. A administração tem o suporte da filha Kamila e da Angélica, secretária eleita pelos associados.

“Dificuldades existem, mas não posso desistir, essas pessoas vivem desse trabalho de forma digna; se são mães, quando nasce o bebê e ficam em casa para cuidar do recémnascido, recebem do INSS. Todo final de ano tem um bônus. O cooperado paga o INSS, tem direito a se aposentar; se falece alguém da família do titular, a família recebe um seguro que cobre o gasto com a funerária”, cita Dulce.

Ela destaca que quando se fala de meio ambiente todos acham importante, mas na realidade o paulistano ainda está longe de conseguir realizar uma coleta seletiva que atenda

de fato ao município.

“Quando ainda era a AMLURB que respondia pela gestão do serviço de limpeza pública, já falávamos sobre a possibilidade da Prefeitura poder contratar cooperativas para fazer o serviço da coleta seletiva. Há uns seis anos, houve o projeto “porta a porta”, porém entrou outra administração e acabou”, recorda.

Para Dulce, “as pequenas cooperativas de São Paulo estão abandonadas e as empresas grandes engolem as pequenas. Eu gostaria que o prefeito Ricardo Nunes ficasse a par do descaso que acontece com as cooperativas, um trabalho tão importante de inclusão social, cuidado com o meio ambiente e de educação ambiental nas escolas”, cita.

Como ajudar

Ela chama atenção para a importância da coleta seletiva em uma cidade como São Paulo. “Se o cidadão fizer a separação dos resíduos de forma adequada, separando o material reciclável do orgânico, já irá ajudar bastante. Se a população continuar a enviar ao aterro sanitário o lixo reciclável junto com o orgânico, o aterro

vai ter muito menos tempo de vida útil, isso é grave e falta uma campanha de conscientização para esse problema”, enfatiza.

Para finalizar, Dulce deseja boas festas e agradece a todos os parceiros, cooperados e àqueles que forneceram cestas de alimentos aos coletores, bem como aos moradores que separam seu resíduo em casa já

pensando qual a finalidade do material que será destinado às cooperativas.

A Cooperativa de Reciclagem Chico Mendes está localizada na Rua Cinira Polonio, 369 – São Matheus.

Telefone: (11) 2752-9446

Materiais reciclados: papel, plásticos (todos), vidros, metais comuns e papelão.

Bancos de sangue de SP têm estoques baixos e precisam de doações

está em situação crítica para a maioria dos tipos sanguíneos: O negativo, O positivo, A negativo, B negativo e AB negativo. Estão em situação de alerta A positivo e B positivo.

Hemocentros registram queda de doadores no fim do ano

Oestoque de sangue está crítico em vários hemocentros da cidade de São Paulo. Uma situação preocupante já que a demanda aumenta nas emergências, principalmente, por conta de acidentes de trânsito ou nas estradas, que são mais frequentes quando o movimento de veículos aumenta.

A Fundação Pró-sangue, ligada à Secretaria Estadual da Saúde, está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina. Atende cerca

de 100 instituições públicas da rede estadual, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

O médico da Fundação Pró-Sangue, Carlos Roberto Jorge, disse que há procedimentos cirúrgicos que não começam se não tiver sangue estocado. “Esse estoque é fundamental para a gente poder continuar salvando vidas”, afirmou.

Na Fundação, o estoque

Na Fundação Pró-Sangue é preciso agendar o horário da doação de sangue neste link. Lá você encontra mais informações e tira todas as dúvidas sobre regras para doar.

Já no Banco de Sangue de São Paulo, que fica no bairro do Paraíso e atende a 40 hospitais entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e particulares, os estoques estão 66% abaixo do ideal.

A pior situação é para os tipos O positivo e O negativo. Com o estoque de hoje, o banco tem sangue suficiente para uma semana, quando o

ideal é ter uma margem de segurança para 18 dias.

E para quem tem dúvidas, o captador do banco de sangue de São Paulo, Ricardo Cortez Neto, esclareceu que “um dos principais pré-requisitos para fazer a doação é que estar em bom estado de saúde, comparecer com documento em mãos, e caso apresente sintomas de gripe ou Covid esperar 10 dias após o último sintoma”.

Para doar no Banco de Sangue de São Paulo não é obrigatório o agendamento de horário, e basta comparecer ao Banco de Sangue, localizado na Rua Tomás Carvalhal, 711 – Paraíso, que atende de segunda a sábado 07h às 18h (inclusive sábados, domingos

e feriados).

Há estacionamento gratuito no local e para dúvidas, os telefones para contato são (11) 3373-2050 e o (11) 97117-3886

Como doar?

• Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.

• Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Não é necessário estar em jejum. Apenas evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem

a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas).

• Mulheres grávidas/ lactantes não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).

• Por TV Globo e g1 SP

Chico Mendes
Na Fundação Pró-Sangue o estoque está em situação crítica para a maioria dos tipos sanguíneos. Médico diz que há procedimentos cirúrgicos que não começam se não tiver sangue estocado.
Página 5 2ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus
Página 6 2ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.