A104ª Subseção Itaquera da OAB (Ordem dos Advogados de São Paulo) completou 40 anos e comemorou com um Baile de Máscaras no dia 3 de dezembro. Cerca de 220 convidados marcaram presença no requintado baile no estilo veneziano, com direito a cenário e decoração típicos, além de jantar de gala, DJ e atrações musicais.
O advogado e presidente da OAB Itaquera Rodrigo Cressoni explica que a organização foi da Comissão de Cultura e Eventos em parceria com alunos do curso técnico de eventos do SENAC que fizeram um estágio com eles. “Este ano foi muito especial para a advocacia e resolvemos homenagear os fundadores da OAB Itaquera.
Tarcísio anuncia nova cúpula das polícias em SP
x-assessor especial do Ministério da Economia, Samuel Kinoshita foi nomeado pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta terça-feira, 13, como futuro secretário da Fazenda de São Paulo. O atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, também vai deixar o cargo no governo federal para assumir o órgão análogo no Estado. O futuro chefe do Executivo paulista anunciou ainda a nova cúpula das polícias do Estado, que passará por mudanças estruturais.
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA G S ANO XXIX - Nº 553 M azeta ão ateus 29 ANOS DE OLHO NOS FATOS 1ª Quinzena de Dezembro de 2022 Pg. 2 E REGIÃO Pag. 3 Política Pag. 6 pinião O OAB ITAQUERA OAB Itaquera comemora 40 anos com baile de máscara
Subseção Itaquera
Nunes e MDB negociam tarifa zero em SP com equipe de transição do PT Prefeito de SP abre canal de diálogo com equipe de transição de Lula para implementar "tarifa zero" no transporte com ajuda de Jilmar Tatto Oprefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), negocia apoio de integrantes do gabinete de transição do presidente eleito Luiz
conseguir
permitir levar à diante a proposta em estudos na cidade de oferecer “tarifa zero” no transporte público da população.
Inácio Lula da Silva (PT) para
aprovar no Congresso em 2023 alterações legais que possam
Economista Samuel Kinoshita assume a pasta após recusa do ministro; atual titular da CGU, Wagner Rosário assumirá órgão análogo em SP Política Pag. 5
Missão cumprida Que Venha 2023!
E
Chegamos ao término de mais um ano. E que ano, amigos leitores. Diante de tantos obstáculos, desafios e conquistas, podemos afirmar enfim: ufa, missão cumprida!
Sabemos que não foi um ano fácil para ninguém. Para nós empreendedores de pequeno e médio porte e comerciantes de bairro, a fase de retomada do crescimento pós-pandemia ainda segue em curso.
O Jornal Gazeta São Mateus, assim como os nossos valorosos amigos empresários locais, também passou pelas turbulências desse período, mas resistimos
Sorte
e persistimos.
Mesmo diante das dificuldades que a economia regional de São Mateus passou, temos a convicção de que o jornal se manteve firme, como interlocutor e facilitador para que comunidade e comércio local tivessem maior representatividade.
É inegável a importância do jornal de bairro para maior visibilidade do empreendedor, entidade e sociedade civil.
Ficamos o ano inteiro trabalhando com todas as dificuldades, mas
atendendo a população além das linhas impressas, pois nem tudo se restringe às páginas do jornal.
Nossa equipe trabalha muito por debaixo dos panos ajudando a comunidade, seja do buraco da rua e a reclamação da saúde à árvore que está caindo, enfim, esse é o papel do jornal.
Em mais um ano na ativa, nós do Gazeta São Mateus reafirmamos o nosso compromisso com você e desejamos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos os nossos amigos leitores.
Pedra da Lua o cristal do ano de 2023
Ocristal de 2023 é a
Pedra da Lua que recebe esse nome justamente por ser branca, translúcida e com um lindo brilho interno azulado ou furta-cor, dando ao cristal a aparência de uma lua em noite clara. Além disso, essa pedra também se assemelha à lua por carregar as vibrações femininas, assim como nosso satélite natural, podendo ainda atuar no corpo e no ambiente.
Ela é responsável por trazer equilíbrio mental e emocional, já que possui forte ligação com o lado feminino. A Pedra da Lua trabalha na forma como nos relacionamos com as descobertas e como nos alimentamos. Sua luz é capaz de clarear nossa mente mostrando quais oportunidades devem ser celebradas. Além de ajudar com as decisões do futuro, a Pedra da Lua eleva a intuição, trazendo soluções para problemas antigos.
A Pedra e as Fases da Lua
Lua Crescente: a Pedra da Lua cria um ambiente de transformações e
aprimoramentos.
Lua Nova: durante esse período, suas energias emanam coragem e força.
Lua Cheia: a vibração da Pedra da Lua renova as energias de quem a usa, celebrando as conquistas anteriores.
Lua Minguante: essa fase favorece a meditação e a revisão de atitudes.
Limpeza e energia
A Pedra da Lua é muito sensível às vibrações. Assim, os cuidados com esse cristal devem ser feitos toda semana.
Para limpar basta lavar a pedra com água corrente ou colocá-la dentro de um pote com água e sal grosso por
cerca de uma hora.
Após o ritual de limpeza, é necessário energizá-la. Isso é simples, coloque a Pedra da Lua sobre alguns grãos de arroz durante alguns minutos. Outra opção é deixá-la sob os raios lunares por três horas.
Redação João Bidu
História do Natal
ONatal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
O Natal é um feriado religioso em muitos locais do mundo. O chamado ciclo do Natal é celebrado durante
Em quase todos os
havia presenciado na floresta. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.
Papai Noel
12 dias, que compreendem o dia 25 de dezembro até o dia 6 de janeiro.
Esse período está relacionado com o tempo que os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchior, levaram para chegar à Belém, cidade onde nasceu Jesus.
Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Significado da palavra Natal
O termo Natal tem origem na palavra do latim “natalis” que, por sua vez, é derivada do verbo nascer (nāscor).
Árvore de Natal e o
montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que
Se a árvore é o símbolo mais emblemático, o Papai Noel é o personagem mais importante da festa.
A figura do Papai Noel é inspirada em um bispo turco chamado São Nicolau. Ele costumava deixar moedas próximas às chaminés das pessoas mais necessitadas. É por isso que ele representa a generosidade que acaba invadindo os corações na época natalina.
Com o tempo, e através de campanhas publicitárias, São Nicolau se tornou popular e deu lugar ao personagem que conhecemos hoje por Papai Noel, que no lugar de moedas, deixa presentes às crianças que se comportam bem ao longo do ano.
Diretora: Lucy Mendonça Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça Diagramação: Marcos Roberto Mendonça (Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87 Proibida a reprodução total ou parcial dos textos Tiragem: 10 mil exemplares Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA pinião O Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61 Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370 Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658 E-mail: gazetamateus@terra.com.br EXPEDIENTE Natal
Lucy Mendonça Jornalista responsável pelo Jornal Gazeta São Mateus MTB 43029-SP
2023!
Missão cumprida Que Venha
Presépio
países do mundo, as pessoas
Página 2 1ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus
OAB Itaquera comemora 40 anos com baile de máscara
“o médico da família”, alguém da sua confiança.
A OAB SP - Fundada em 22 de janeiro de 1932, a OAB SP é a maior Secional do Brasil, com mais de 450 mil profissionais inscritos. São 915 postos de atendimento espalhados no Estado, incluindo a Secional, as 251 Subseções, e 2 41 pontos de Certificação Digital.
A 104ª Subseção da OAB foi fundada em 28 de julho de 1982
A104ª Subseção Itaquera da OAB (Ordem dos Advogados de São Paulo) completou 40 anos e comemorou com um Baile de Máscaras no dia 3 de dezembro. Cerca de 220 convidados marcaram presença no requintado baile no estilo veneziano, com direito a cenário e decoração típicos, além de jantar de gala, DJ e atrações musicais.
O advogado e presidente da OAB Itaquera Rodrigo Cressoni explica que a organização foi da Comissão de Cultura e Eventos em parceria com alunos do curso técnico de eventos do SENAC que fizeram um estágio com eles. “Este ano foi muito especial para a advocacia e resolvemos homenagear os
fundadores da OAB Itaquera. Os estudantes sugeriam um Baile de Máscaras, achamos fantástico. Eles trabalharam como membros convidados da Comissão de Cultura e Eventos e receberam certificados que utilizaram nas horas de estágio”, cita.
NOVIDADE –
“Hoje temos 52% de advogados mulheres contra 48% de advogados homens nos quadros inscritos da Ordem. A OAB Itaquera iniciou com uma diretoria de quatro diretores, sendo três homens. Tivemos uma substituição e pela primeira vez na história temos mais diretores mulheres do que diretores homens (três mulheres e dois homens). Isso reflete a mudança de cenário da Ordem ao longo dos anos e isso é muito bom”, diz Cressoni.
A OAB é a maior entidade de classe do país. Cada estado tem a sua seccional, sendo São
Paulo a maior do país com 251 subseções. A OAB Itaquera é a de número 104 e atende as regiões de São Mateus, Cidade Tiradentes, Guaianases e Itaquera.
Como entidade de classe não pode direcionar advogado para a sociedade. “Porém a OAB Itaquera tem uma divisão de comissões - a comissão de ação social é uma delas. Por
intermédio dela fazemos ações de orientação. Podemos nos vincular a algum parceiro como a subprefeitura regional de São Mateus, quando participamos das atividades do dia do aniversário do bairro para esclarecermos dúvidas jurídicas da população”, cita.
FINAL DE ANO –
Como mensagem para o final de ano, Rodrigo Cressoni
sugere que a população fuja do “mensageiro do apocalipse”, em alusão a pessoas que gostam de contar mensagens ruins. “Já escutei falar que a advocacia não é unida, mas o advogado é o conhecedor do direito. Muitos vão procurar orientação jurídica na internet e são levados a ter prejuízo. Busquem a advocacia, olhem para os advogados da mesma forma que olham para
A OAB Itaquera está sediada na Rua Mirinzal, 10, próximo ao Fórum Regional de Itaquera - travessa da Avenida Pires do Rio.
OAB ITAQUERA
Diretoria Presidente Rodrigo Jose Cressoni Vice Presidente Eunice Mendonça da
Silva Secretario Geral Adriano Alves da Mota Secretaria Adjunto Veronica da Silva Alves Tesoureiro Eliandro Luiz de França
Página 3 1ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus
Por que o bambu é considerado a matéria-prima do futuro
uma taxa de crescimento tão rápida.
4. Desperdício mínimo
Após a colheita, praticamente todas as partes da planta são usadas para fazer uma ampla variedade de produtos.
5. Versatilidade
O bambu pode substituir o uso de madeira para quase todas as aplicações. Papel, piso, móveis, carvão, materiais de construção e muito mais. Além disso, as fibras de bambu são mais fortes do que outras fibras.
6. Não precisa de fertilizantes, pesticidas ou herbicidas
Tempos modernos pedem uma casa sustentável
Em tempos de menos consumo, reciclagem de lixo e outras atitudes ecológicas, nada melhor do que pensar em ter uma casa sustentável. Profissionais como engenheiros e arquitetos podem te ajudar nessa tarefa, mas também podemos dar uma forcinha com algumas dicas básicas. Anotem aí.
Para começar, é sempre bom ter na área externa da casa uma composteira, que transforma resíduos orgânicos em húmus. Por lixo orgânico, leia-se cascas de frutas, verduras e rejeitos alimentares, que, se misturados com o lixo comum, podem gerar gases super tóxicos para a atmosfera.
que o concreto, mas em termos de desempenho térmico, o concreto ganha. O importante para escolher o material é entender a compatibilidade e vida útil de cada material de acordo com o uso e necessidade de cada construção.
Outro passo para uma casa mais sustentável, é a redução do uso de energia. E as formas mais sustentáveis de se obter energia são através de painéis termo-solares e de sistemas fotovoltaicos, que captam a energia diretamente vinda do sol.
Obambu está se tornando cada vez mais um material acessível e altamente disponível dentro do mercado brasileiro.
A construção civil é considerada uma das principais causadoras de impacto ambiental no mundo. Um jeito de mitigar isso, por comprovação científica e eficiência energética, é a escolha dos materiais.
O bambu é o maior exemplo disso pois apresenta um excelente custo-benefício. Apesar de ser uma gramínea, ele é a melhor alternativa sustentável à madeira. Ele cresce rápido nos mais diversos climas e solos, capta
uma grande quantidade de CO2 do ar, tem uma enorme resistência e flexibilidade, além de ter um transporte fácil por ser leve e compacto.
O bambu está se tornando cada vez mais um material acessível e altamente disponível dentro do mercado brasileiro graças ao crescimento de fornecedores, arquitetos, designers e mão de obra especializada.
Muitas vezes nos perguntam: “Por que construir com bambu?”
Gostaríamos de compartilhar com vocês os 8 principais argumentos que utilizamos para defender o uso dessa planta incrível no projeto
e na obra!
1. Um recurso renovável Pode servir como substituto das madeiras de lei, oferece uma chance de reduzir drasticamente o desmatamento das florestas nativas e proteger as madeiras nobres em extinção.
2. Absorve gases do efeito estufa
O bambu absorve dióxido de carbono (CO2) e libera 35% de oxigênio a mais do que outras árvores na atmosfera.
3. Tem uma alta taxa de crescimento
Algumas espécies de bambu crescem mais de um metro por dia! Nenhuma planta no planeta apresenta
Ao contrário da maioria das plantas cultivadas para comercialização, o bambu não requer produtos químicos agrícolas. O cultivo de bambu não adiciona substâncias químicas ao meio ambiente.
7. Proteção do solo
O sistema de rizomas do bambu permanece intacto após a colheita e impede a erosão do solo ajudando a reter nutrientes para a próxima colheita.
8. Cresce em diversos lugares
De terras baixas à altitudes mais elevadas, o bambu prospera em uma ampla gama de climas, pode até crescer em regiões áridas e ajuda a preservar a umidade vital do solo.
Por:
Não existe uma receita pronta para materiais corretos para uma casa sustentável. Mas a madeira certificada pode ser usada com maior incidência na construção civil – só é preciso ter cuidado para não aplicá-la em locais de alta manutenção, como decks molhados. O aço acaba sendo uma opção viável por ser mais fácil de reciclar do
Reduzir a demanda de água com bons hábitos e dispositivos economizadores é uma quase obrigação hoje em dia. Em casas e condomínios, a prática mais comum é o sistema de aproveitamento de água da chuva. Dependendo dos índices pluviométricos e necessidade de água não potável da residência, essa ‘reciclagem’ de água pode dar retorno em menos de um ano.
Redação CicloVivo
Passageiros podem descartar lixo eletrônico em rodoviárias de SP
diminuição das emissões de CO2.
Olixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo de material cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos destes equipamentos são prejudiciais ao meio ambiente e á saúde, caso sejam descartados e manuseados
de forma incorreta, podendo contaminar o solo e cursos d’água.
O descarte incorreto destes produtos é também um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a
Para ajudar a solucionar este quadro, a Green Eletron, gestora de logística reversa desses produtos, e a Socicam, empresa de infraestrutura de mobilidade, firmaram uma parceria para que os cerca de 160 mil passageiros que passam diariamente pelas principais rodoviárias do Estado de São Paulo possam descartar seus resíduos eletrônicos de forma correta.
Com coletores espalhados pelos terminais rodoviários de São Paulo, o projeto amplia a reciclagem desses materiais, reduz o impacto ambiental e ainda gera emprego e renda
Já na primeira etapa da parceria, iniciada neste mês, quatro terminais rodoviários
foram contemplados. Entre eles está o Terminal Tietê, em São Paulo, maior da América Latina e um dos maiores do mundo, por onde passam 80 mil pessoas diariamente. Também na capital paulista, os terminais Barra Funda e Jabaquara contam com Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de pilhas, baterias e eletroeletrônicos. Em cada um passam 30 e 20 mil passageiros por dia, respectivamente. O interior também está contemplado e o terminal de Campinas recebeu o coletor que atenderá os 30 mil clientes diários.
Os coletores nas rodoviárias podem receber pilhas e aparelhos elétricos ou eletrônicos de uso doméstico de pequeno a médio porte. É o caso de celulares, laptops,
furadeiras, liquidificadores, impressoras, entre outros.
“Essa é uma parceria muito importante para nós porque amplia nossa presença em mais locais com grande fluxo de pessoas e com a educação ambiental assertiva, pode influenciar os frequentadores a levarem em sua mochila ou bagagem algum produto eletrônico em desuso ou pilhas para descartar corretamente no Ponto de Entrega Voluntária ali instalado. Por ser inédita, ainda não temos dados da média de descarte mensal, mas estimamos que cinco por cento das pessoas que passam pelos terminais utilizarão os coletores”, avalia Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
A Green Eletron é
Participe, discuta, reflita. Esta página é toda sua!
Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br
responsável pela logística reversa desses produtos e possui em sua rede de parceiros operadores locais, transportadoras e recicladoras em todo o país. Esse ecossistema integrado executa o processo de reciclagem com separação correta dos componentes dos produtos, como plástico, vidro e metais nobres. Depois, são encaminhados para as empresas que os reutilizam para a produção de novos produtos, reduzindo o impacto ambiental do descarte incorreto e também da necessidade de extração de matéria-prima virgem para a produção industrial.
Por: Redação CicloVivo
Texto por Vanessa Kopersz
para engajar 160 mil pessoas que passam pelas rodoviárias do estado
Ação tem potencial
Página 4 1ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus
Tarcísio anuncia nova cúpula das polícias em SP
Ex-assessor especial do Ministério da Economia, Samuel Kinoshita foi nomeado pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta terça-feira, 13, como futuro secretário da Fazenda de São Paulo. O atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, também vai deixar o cargo no governo federal para assumir o órgão análogo no Estado. O futuro chefe do Executivo paulista anunciou ainda a nova cúpula das polícias do Estado, que passará por mudanças estruturais.
Em coletiva de imprensa, Tarcísio elogiou a atuação
de Rosário na CGU, onde chegou como funcionário de carreira. "É uma pessoa que conhece muito do tema e vai ter a missão de estruturar a Controladoria-Geral do Estado, que vai reproduzir a CGU, com uma área dedicada ao controle interno, uma a informações estratégicas e uma ouvidoria", disse.
Após negar ser 'bolsonarista raiz', Tarcísio declara eterna gratidão ao presidente
• Diplomação dos governadores ocorrerá em datas distintas da de Lula; confira as dos maiores Estados Futuro secretário de Tarcísio, presidente da
Inspiração
Petrobras tem Paulo Guedes como padrinho
• Quem são os secretários de Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo
O atual diretor do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), Artur José Dian, vai ocupar o atual cargo de Nico, de delegado-geral da Polícia Civil. Já o coronel Cássio Araújo de Freitas será o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo.
Tarcísio anunciou ainda a recondução ao cargo do atual secretário-chefe da Casa Militar e coordenador
Japão é um exemplo a ser seguido no acolhimento à população idosa
de que a família necessita ou o próprio idoso vai escolher o que ele quer", conta a professora de gerontologia da USP (Universidade de São Paulo) Rosa Chubaci, que tem um convênio com o país.
Os bairros são adaptados para que seja criada uma rede de apoio ao idoso, visto que a média de filhos na região é baixa, de 1,3 por mulher, e exige um planejamento assertivo de assistência.
O governo age em colaboração com as comunidades, que contam com uma estrutura de voluntários aposentados para dar respaldo aos idosos do entorno.
pessoas com deficiência com algum grau de dependência de cuidados.
da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Pereira. Como adiantou o Estadão, Nico e Dian foram indicações pessoais de Derrite. Nico foi responsável pelo Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e assumiu o cargo de delegado-geral a convite do governador Rodrigo Garcia (PSDB). A promoção de Nico é considerada uma forma de contornar resistências, já que a vinculação de Derrite à Polícia Militar poderia gerar atritos com policiais civis.
• Por Gustavo Queiroz e Sofia Aguiar
Diante do aumento do número de idosos em todo o mundo, previsto pela ONU (Organização das Nações Unidas) no levantamento World Population Prospects 2022, o Brasil deve desde já se preparar corretamente para essa realidade. Um bom exemplo a ser seguido e que pode servir de inspiração é o Japão.
O país asiático conta com 44,4 milhões (35,3%) de pessoas idosas, de acordo
Aniversário
Principal avenida do país, que conta com 2,8 km de extensão, foi planejada para ser ampla e arborizada
A Avenida Paulista, considerada a principal do Brasil, completa 131 de inaguração hoje, 8 de dezembro. A avenida abrange as zonas CentroSul, Central e Oeste da capital Sâo Paulo.
Uma das curiosidades sobre a Avenida Paulista é que ela foi totalmente planejada para ser arborizada e larga. Com 2,8 km de extensão, a avenida mais famosa do Brasil também é um dos principais centros econômicos do país e abriga várias empresas de renome.
A Avenida paulista foi inaugurada no ano de 1891.
com estimativas da ONU, e consegue dar o respaldo necessário a essa parcela da população que já tem 60 anos ou mais.
"É incrível os serviços que eles têm; por exemplo, a prefeitura tem um galpão enorme com tudo de que a família pode precisar para cuidar do idoso, tem casas adaptadas. Coisas que você vai comprar — cadeira de rodas, andador, roupas adaptadas, sapatos —, está tudo em exposição para ver
"Uma política pública que eles desenvolveram em todo o Japão é que cada bairro tem uma central, com uma equipe multiprofissional. Eles têm mapeado no bairro quantos idosos existem, onde eles moram, quais as condições de saúde, quais as condições sociais e econômicas, e essa central meio que se responsabiliza por aquele idoso", relata Rosa.
Isso significa que, em caso de intercorrências, como um mal-estar, a pessoa idosa liga para a central e recebe atendimento residencial imediato. As helpers, como são chamados os acompanhantes de idosos, também existem em grande número no país.
"Os aposentados que são ativos apadrinham [os idosos]. Por exemplo, minha tia, [que mora] no Japão, apadrinha 50 idosos do bairro dela; então, na semana, ela sabe direitinho qual idoso que está com alguma dor de garganta [por exemplo], porque a pessoa liga para ela e diz ‘ai, eu tô com dor de garganta. Você pode me acompanhar ao médico?’", descreve a professora.
Após a ligação, o voluntário faz a mediação do atendimento com o query manager, termo usado para definir o gestor de cuidado, função exercida pelo gerontólogo no Brasil, e leva aquele idoso até o atendimento.
Um projeto que o Brasil tem em comum com o país é o investimento em CDIs (Centros Dia Para Idosos), uma instituição que atende, de forma especializada, idosos e
Esses centros estão previstos na legislação nacional, mais precisamente na Lei n° 10.741, de 1º de outubro de 2002, conhecida como Política Nacional do Idoso. O Estatuto do Idoso também prevê na Lei nº 10.741 a criação de CDIs.
O Japão, que conta com população de 125,7 milhões, segundo estimativa recente do Banco Mundial, tem esses centros espalhados em todo o país.
"No Japão existem 40 mil Centros Dia, porque é uma maneira de manter aquele idoso na sua casa e cuidálo durante o dia, e também retardar a ida dessa pessoa para uma instituição de longa permanência", informa Rosa.
Aqui no Brasil, o estado de São Paulo, que tem 46,6 milhões de residentes, dispõe de 25 Centros Dia.
Conforme ressalta Rosa, apenas "em São Paulo precisaria haver uns 5.000 para poder atender a toda a população. Existem vários particulares, mas não são
Avenida Paulista completou 131 anos
Conforme o livro Cidade de São Paulo: Estudos de Geografia Urbana (1958), em um primeiro momento ela se chamaria Avenida das Acácias, ou Prado de São Paulo. Mas, o engenheiro que a construiu, Joaquim Eugênio de Lima, optou por chamá-la Avenida Paulista em homenagem aos paulistas.
Veja abaixo momentos nos quais a Avenida Paulista foi palco de acontecimentos importantes da História do Brasil: Caras-pintadas no Governo Collor Durante o Governo Collor, o segundo semestre de 1992 ficou marcado pelas manifestações dos caras-pintadas, que também ocorreram na Avenida Paulista. No Congresso, o
impeachment de Fernando Collor de Melo foi aprovado por 441 a 38 votos e, no Senado, por 76 a 3. Collor tentou se preservar renunciando, mas não deu certo. Seu impeachment foi consolidado, ele perdeu o cargo de presidente do Brasil e também seus direitos políticos por oito anos.
Impeachment de Dilma Rouseff
As manifestações contra o governo de Dilma Rousseff tiveram início em 2013 em vários locais do país, entre os quais a Avenida Paulista.
Dilma foi derrubada por um processo de impeachment sob a acusação de realizar crime de responsabilidade fiscal. Em 31 de agosto de 2016, o processo de impeachment de Dilma Rouseff foi confirmado.
Avenida Paulista,
corredor cultural
Museu de Arte de São Paulo (MASP) localiza-se na Avenida Paulista
A Avenida Paulista também é palco de diversas atividades culturais. Aos domingos, a avenida é fechada e os paulistas podem passear e apreciar shows, peças de teatro, artesanatos, etc.
Um dos principais museus do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), também se
localiza na Avenida Paulista. O espaço costuma ser ponto de encontro de manifestantes.
É também na maior avenida do país onde ocorre uma das maiores festas de ano novo. O Governo do São Paulo anunciou na última terça-feira (6) que, depois de dois anos de cancelamento da festa em razão da pandemia do coronavírus, a Avenida Paulista voltará a ter o Réveillon.
todos os que conseguem pagar".
A tecnologia também faz parte das estratégias. A cidade japonesa de Ina, localizada na província de Nagano, por exemplo, digitalizou o processo de atendimento da população idosa. A região faz uso de drones para efetuar entregas a essas pessoas e disponibiliza cuidados médicos a distância para aqueles que vivem em zonas isoladas.
Nos chamados Alpes Japoneses, região afetada por invernos rigorosos, uma clínica móvel faz o atendimento domiciliar de idosos.
Algumas cidades, como Minamisoma, também contam com centros de testes para robôs especializados em fornecer tarefas essenciais nas mais variadas condições — no ar, debaixo d’água e no solo, por exemplo.
Para Rosa, o país tem uma mentalidade que deve se tornar realidade no Brasil: "Não adianta só acrescentar os anos à vida, mas sim vida aos anos. Nós precisamos viver bem, envelhecer bem".
• Saúde | Yasmim Santos*, do R7
Avenida Paulista no Esporte
Corrida São Silvestre na Avenida Paulista
Durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, milhares de pessoas se reúnem na Avenida Paulista para torcer juntos para a Seleção Brasileira. O próximo jogo do Brasil na Copa do Catar será amanhã (9), às 12h.
Outro importante acontecimento do esporte no Brasil, a Corrida Internacional de São Silvestre, também ocorre na Avenida Paulista. A competição tem largada no período da manhã, na Avenida Paulista com a Rua Augusta, e chegada na mesma Avenida Paulista, em frente ao Edifício Cásper Líbero.
Por Silvia Tancredi Jornalista
Política
Gerontóloga conta como país asiático pode ser inspiração para serviços de assistência aos mais velhos aqui no Brasil Pessoas idosas no Japão têm assistência governamental e das comunidades
Economista Samuel Kinoshita assume a pasta após recusa do ministro; atual titular da CGU, Wagner Rosário assumirá órgão análogo em SP
Página 5 1ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus
Leandro de Itaquera faz bonito e encanta no lançamento do CD da Liga-SP
Prefeitura de SP disponibiliza créditos para compra de materiais e uniformes para o ano letivo de 2023
Aquisições podem ser feitas em mais de 300 lojas credenciadas da capital; o valor para uniforme é de R$ 573,53; já os créditos para o material podem chegar a R$ 201,28
Aquisições podem ser feitas em mais de 300 lojas credenciadas da capital; o valor para uniforme é de R$ 573,53; já os créditos para o material podem chegar a R$ 201,28
A Prefeitura de SP vai disponibilizar a partir desta segunda-feira (12) os créditos para que os responsáveis pelos estudantes matriculados na Rede Municipal já façam suas compras de material e uniforme escolar, nas lojas credenciadas, para o ano letivo de 2023. É a primeira vez que esses valores são liberados dois meses antes do início das aulas, que ocorre em fevereiro de 2023.
No sábado dia 3 último a Fábrica do Samba apresentou um ‘pequeno aperitivo’ do que o paulistano pode esperar para o carnaval 2023. Todas as escolas afiliadas a Liga SP (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo) apresentaram cada qual ‘minidesfiles’ com duração de 15 minutos para as agremiações do Acesso 2, 20 minutos para o Acesso 1 e 25 minutos para as escolas do Grupo Especial.
O evento marcou o lançamento do CD Liga-SP
Política
Carnaval 2023 e cada desfile seguiu os parâmetros de um desfile normal com comissão de frente, ala das baianas, bateria, velha guarda e demais alas, não contando somente com carros alegóricos.
A Leandro de Itaquera desfilou com 200 componentes e fez bonito.
Os intérpretes Rodrigo Jacoppetti e Tays Calhado levantaram o público presente com o refrão ‘sou Leandro, sou feliz, sou batuque, sou a força da raiz’ acompanhados pela afinadíssima e entrosada Bateria do Mestre Pelé. A
vermelho e branco itaquerense aposta para o próximo carnaval na reedição do enredo de 1992, “Batuque, a Força de uma Raça’.
Segundo a vicepresidente, a bacharel em Direito, Karin Darling o evento serviu para mostrar o comprometimento dos componentes da agremiação. ‘Toda esta energia que cada componente está transmitindo hoje é a mesma energia dos ensaios. Tenho muito orgulho da nossa comunidade”, comentou.
Por Luiz Mario
Nunes e MDB negociam tarifa zero em SP com equipe de transição do PT
Prefeito de SP abre canal de diálogo com equipe de transição de Lula para implementar "tarifa zero" no transporte com ajuda de Jilmar
Mais de um milhão de estudantes serão atendidos com os auxílios que foram reajustados neste ano. As compras devem ser feitas nas lojas credenciadas da capital. Há mais de 280 pontos físicos em todas as regiões da cidade para a aquisição do uniforme, e mais de 300 endereços para a compra do material escolar. A maioria dos fornecedores são pequenos comerciantes e empreendedores.
Os responsáveis pela compra têm autonomia para escolher os itens necessários dentro dos kits e dos valores disponibilizados pela Prefeitura. Embora os auxílios já tenham sido liberados, eles podem ser usados até o mês de outubro de 2023.
Para a compra do uniforme, o valor do benefício é de R$ R$ 573,53. Já para o material escolar, os créditos para os kits variam de R$ 41,26 (para as crianças do berçário) até R$ R$ 201,28 (alunos do ensino fundamental).
Assim como no ano passado, o acesso para liberação de ambos os auxílios será feito por meio do aplicativo Kit Escolar DUEPAY, cujo download
poderá ser feito em qualquer smartphone. O responsável legal pela criança matriculada na rede, só precisa ter o CPF cadastrado no sistema da escola, que por sua vez, está na base de dados da Secretaria Municipal de Educação.
Quem já utilizou o aplicativo no ano passado, mas não lembra qual senha foi usada, deve recuperála por meio desse passo a passo (https://bit.ly/ esquecisenhaapp).
O secretário de Educação, Fernando Padula, reforçou que a equipe da SME trabalhou durante todo o ano para garantir que as famílias possam fazer suas compras de forma antecipada e mais tranquila. “Queremos garantir que no ano que vem, os estudantes possam voltar para a escola uniformizados e com os novos materiais adquiridos ainda neste ano, de maneira ágil e sem burocracia.”
Quem recebe o auxílio material
O auxílio para o material escolar será disponibilizado para todos os estudantes, desde a educação infantil até o ensino médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos e os alunos que fazem os cursos de idiomas dos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos (CELPs). Cada kit contém os itens necessários para serem utilizados durante todo o ano letivo. Entretanto,
os valores mudam, de acordo com o ciclo de ensino (confira abaixo).
Educação Infantil –Berçário I e II: R$ 41,26
Educação Infantil – MiniGrupo I e II: R$ 95,53
Educação Infantil –Infantil I e II: R$ 143,94
Ensino Fundamental –Ciclo de Alfabetização: R$ 166,67
Ensino Fundamental –Ciclo Interdisciplinar: R$ 201,28
Ensino Fundamental –Ciclo Autoral: R$ 160,63
Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos: R$ 142,70
Centros de Estudos de Línguas Paulistanos (CELPs): R$ 114,34
Quem recebe o auxílio uniforme
Já para o uniforme, serão contemplados somente os alunos da educação infantil, a partir dos 4 anos, até o ensino fundamental 2. Cada estudante terá direito ao auxílio no valor de R$ 573,53, sendo R$ 481,59 para as roupas e R$ R$ 91,94 para o calçado.
Os kits são compostos por 5 camisetas; 1 bermuda; 1 conjunto de jaqueta e calça; 1 blusão de moletom; 5 pares de meias; 1 tênis. As roupas possuem, obrigatoriamente, o brasão da Prefeitura de São Paulo.
Por Secretaria Municipal de Educação
Oprefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), negocia apoio de integrantes do gabinete de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para conseguir aprovar no Congresso em 2023 alterações legais que
possam
Nunes foi procurado primeiro na semana passada pelo ex-secretário municipal de Transportes
Tatto
Escola de Samba
Educação
permitir levar à diante a proposta em estudos na cidade de oferecer “tarifa zero” no transporte público da população.
e deputado federal eleito Jilmar Tatto (PT), para falar sobre a proposta. O petista integra um dos grupos de trabalho da equipe de transição de Lula, em Brasília e apresentou ao prefeito um plano que já possuía sobre a tarifa zero.
Página 6 1ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus
Por Bruno Ribeiro
Confraternização da CDL São Mateus
representa os comerciantes do bairro junto ao Poder Público e perante outras entidades. Além disso, organiza os empresários, fomenta o comércio local e contribui na retenção de investimentos feitos no bairro.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas estimula a relação entre o empresariado, criando um ambiente de troca de informações e de networking.
Boas Festas são os votos da CDL São Mateus.
ACâmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade representativa da classe dos comerciantes da região, promoveu no último dia 12 de dezembro uma festa de confraternização que reuniu comerciantes, colaboradores e familiares.
O evento foi aconteceu na escola de futebol Atlético Paranaense no Jd Vera Cruz . Marcelo Dória, presidente da CDL, reuniu o grupo com a finalidade de proporcionar um momento de integração, descontração e união entre os associados e familiares da CDL.
Esse ano foi de inúmeros desafios e os comerciantes da região de São Mateus, assim como os empreendedores da zona leste em geral, ainda tentam se recuperar das turbulências da pandemia e
da crise econômica.
Por isso mesmo, o presidente da CDL, Marcelo Dória, explica que a festividade foi para que os associados pudessem ter um momento de reflexão, de pausa, sobretudo para recarregar as baterias para novos desafios em 2023.
e tapa buraco urgente
Recapeamento
Nos moradores pedimos providencias urgente com um buraco que já virou uma vala, colocando vidas em risco – Av. Ministro José Américo de Almeida altura do 468 Jd Tiete, vários pedidos e protocolos já foram feitos na subprefeitura de São Mateus Protocolos 2932153129321421 - 2931148 e até o momento nada foram feito. Fizeram algum tempo atrás um recapeamento mal feito, na primeira chuva o buraco apareceu de volta conforme mostra as fotos, antes que aconteça algum acidente com alguém pedimos ação da Sub o mais rápido possível·. Buracos
CDL São Mateus
A CDL São Mateus
Página 7 1ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus
Então é Natal! Saiba como cada signo se comporta
Natal de cada signo
Cada pessoa lida de um jeito com as situações da vida, e com as datas comemorativas não é diferente. O Natal, por exemplo, é uma época em que as famílias se reúnem para trocar presentes, brincar de amigo-secreto e degustar deliciosas comidas natalinas, e é nesse momento que cada signo se expressam como realmente são. Confira como age cada signo no Natal:
Áries
O ariano vai querer fazer algo diferente e totalmente fora da rotina nessa época do ano. O Natal é muito importante para quem é de Áries, já que ele pode estar ao lado das pessoas que realmente ama. Na hora de comprar presentes, o ariano é bastante prático, e se encontrar algo legal e na promoção, vai comprar com antecedência.
Touro
O taurino acha o Natal a melhor época do ano, principalmente por cauda das comidas natalinas. Além disso, o fato de estar reunido com os familiares e amigos deixa o seu coração aquecido.
Gêmeos
Quem é do signo de Gêmeos costuma deixar para comprar os presentes na última hora, isso se ele não esquecer. O geminiano prefere comemorar a data na
casa de algum familiar, já que sempre fica em dúvida com a decoração natalina. Além disso, gosta de reunir com a família para ficar por dentro das fofocas.
Câncer
A decoração de Natal feita pela pessoa do signo de Câncer é muito criativa. Pode até ser básica, mas cada elemento precisa ter um significado especial. O canceriano ama receber atenção dos familiares, principalmente nessa época do ano, por isso, consegue reunir todas as pessoas que ele ama.
Leão
O leonino ama preparar surpresas, por isso, nunca conta para ninguém como será a decoração de natal ou as comidas que irá preparar para a ceia. A pessoa do signo de Leão fica muito animado com o Natal, e essa época é uma oportunidade perfeita para ele mostrar para a família o quanto ele está bem na vida. Além disso, é um ótimo anfitrião, já que gosta de agradar a todos.
Virgem
Como gosta de fazer as coisas do seu jeito, o virginiano acaba pegando muitas tarefas no Natal, podendo ficar sobrecarregado com tantas responsabilidades. Mas, quando é elogiado pelo excelente trabalho que fez com a decoração e com a ceia, a pessoa de Virgem fica
extremamente feliz e cheio de energia.
Libra
O libriano faz um Natal cheio de beleza e magia, já que vai planejar decorar a casa de um jeito que fique totalmente incrível. A pessoa do signo de Libra não poupa esforços para receber a família sempre com muito amor e animação.
Escorpião
Quem é do signo de Escorpião prefere um Natal mais intimista. A sua comemoração tem poucas pessoas, escolhidas a dedo, mas se torna um evento memorável. O escorpiano também gosta de decoração mais intimista, com luzes amarelas e velas, além disso, são presentes são sempre muito bem planejados.
Sagitário
O Natal do sagitariano é bastante animado. Ele odeia passar a data sozinho ou com poucas pessoas, por isso, o ambiente precisa estar muito divertido. Também não pode faltar comidas deliciosas e várias brincadeiras.
Capricórnio
O capricorniano ama agradar às pessoas que ama, por isso, pode gastar bastante na hora de comprar presentes. Ele também ama se presentear com tudo que tem de direito. A pessoa de Capricórnio não faz muita questão de passar o
natal na casa de alguém.
Aquário
O signo de aquário gosta de fazer boa ação no Natal e ajudar as pessoas que mais estão necessitadas. Ele acredita que essa data comemorativa muda as pessoas, então, aproveita para transmitir a caridade. O aquariano prefere confraternizar com os amigos próximos e pessoas de confiança.
Peixes
O pisciano ama o Natal e mergulha de cabeça na data. Ele confraterniza de uma forma muito particular, e sempre procura espalhar amor, caridade, bondade e felicidade para outras pessoas. Além disso, ele costuma ficar bastante emotivo nessa época do ano.
“Maria Bonita no Natal".
Você tem uma bolsa usada que não quer mais? Sim?
Então coloque dentro dela:
Sabonete, creme dental, absorvente, escova de dente, batom, perfume, pente, etc... O que você puder doar. E quando vc encontrar uma mulher carente na rua, dê pra ela de presente.
Esta é a Campanha “Maria Bonita no Natal". Passe essa mensagem para chegar a muitas mulheres. Elas vão amar. Para as amigas, primas, colegas de trabalho.
Tenho certeza que será muito legal! Um ótima ação social
Natal
Será que seu signo é mesmo fã da data? Confira agora com o que você mais fica empolgado na celebração de acordo com a Astrologia
Página 8 1ª Quinzena de Dezembro de 2022 Gazeta São Mateus