Jornal Gazeta São Mateus - Edição 551

Page 1

O Estado Democrático de Direito é aquele em que o poder do Estado é limitado pelos direitos dos cidadãos, sendo a principal função deste regime coibir os abusos do aparato estatal contra os indivíduos.

Programa Sampa+Rural e apresenta o Plano Rural para fortalecer e expandir a agricultura

Com foco no desenvolvimento da agricultura na Capital, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, lançou nesta terçafeira, 9 de novembro, o programa Sampa+Rural com um pacote de ações para fortalecer e expandir a agricultura do município. Também foi apresentado o Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, que agrega ações de todas as áreas da prefeitura no setor.

Santa Marcelina Saúde Cidade Tiradentes recebe prêmio de melhor hospital público do Brasil

Com o intuito de reconhecer os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibroos), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde e Organização Nacional de Acreditação (ONA), premiou 40 organizações de saúde consideradas mais eficientes e bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e segurança proporcionada aos pacientes.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA G S ANO XXIX - Nº 551 M azeta ão ateus 29 ANOS DE OLHO NOS FATOS 1ª Quinzena de Novembro de 2022 E REGIÃO Pag. 3 Plano Rural Pag. 5 Cardápio Escolar Pag. 2 CDL São Mateus Saúde Pag. 5 CDL São Mateus promoveu o 3º Final de Semana Empreendedor
De 4 a 6 de novembro foi realizado o terceiro Final de Semana Empreendedor promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) São Mateus. O encontro teve como palco o Hotel Majestic, localizado na cidade de Águas de Lindóia, capital termal do circuito das águas no interior do estado. Na terceira edição, o evento já ganhou espaço na agenda dos comerciantes de São Mateus e reuniu empresários e familiares num final de semana repleto de aprendizado e diversão.
“Um país não existe como nação se não for pela democracia” - Betinho
rtigo A
Viva o Estado Democrático de Direito!
contou com
O
encontro
palestras, dinâmicas e entrega de certificados de participação, tudo num clima de muita alegria e aprendizado
de São Paulo recebe prêmio na C40 por fornecer “cardápio escolar sustentável"
Cidade de São Paulo foi premiada pelo projeto “Cardápio Escolar Sustentável”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que visa fornecer alimentos vegetarianos de alto valor nutricional a mais de 1 milhão de alunos da rede escolar municipal, a fim de reduzir 22,3% das emissões de gases poluentes nos próximos 10 anos. A premiação ocorreu durante o C40 World Mayors Summit, conferência trienal de ação climática que aconteceu nesta semana em Buenos Aires, na Argentina.
Cidade
A

Marcelo Dória, Empresário, Mestre em Gestão para Competitividade FGV-SP, Professor de Varejo nos cursos de MBA e Pósgraduação na FGV-EAESP, esta como Presidente da CDL São Mateus.

“Um país não existe como nação se não for pela democracia” - Betinho

O Estado Democrático de Direito é aquele em que o poder do Estado é limitado pelos direitos dos cidadãos, sendo a principal função deste regime coibir os abusos do aparato estatal contra os indivíduos.

Depois da definição das eleições presidenciais que ocorreram em outubro, o

Viva o Estado Democrático de Direito!

Brasil se dividiu e passou a enfrentar a maior crise institucional de sua história!

Dezenas de milhares de pessoas estão indo às ruas para demonstrarem não apenas a sua insatisfação com o resultado das urnas, mas também revelarem a sua indignação com o processo da disputa eleitoral. Vale dizer que o direito de manifestação é previsto na Constituição Federal e os possíveis excessos devem ser punidos pela Lei.

Mas fica o alerta para a forma como os protestos estão sendo realizados e a intervenção excessiva do Poder Judiciário na regulação de órgãos de imprensa. Caso da Jovem Pan e da suspensão e cancelamento de contas nas mídias sociais de pessoas que venham questionar o processo eleitoral brasileiro. Isso é incabível e inaceitável!

Fato é que os brasileiros estão mais atuantes e politizados. Porém, a maioria não entendeu que o

Edital de convocação

Assembléia geral extraordinária

fortalecimento da democracia depende da participação ativa de todos! Seja na supervisão dos trabalhos dos deputados estaduais, dos deputados federais ou através da participação ativa em entidades que compõem a sociedade civil.

O caminho não está em implementar uma ditadura, enfraquecer as instituições, disseminar notícias falsas ou simplesmente criticar. Deve-se compreender que uma democracia não será aprimorada com a transmissão de mensagens de aplicativos feitas do sofá de casa! Mas sim, com a participação efetiva em associações de bairro, Consegs, entidades empresariais e de classe.

A responsabilidade de se construir um Brasil melhor é de todos nós. E lembre-se: independente do “lado” que você esteja, o ônus ou o bônus será de todos nós e das futuras gerações.

Flávio Teixeira dos Santos, Presidente da COOPERATIVA HABITACIONAL JARDIM CASTELO - COOPERCASTELO, no uso das atribuições que confere o artigo 19 do Estatuto Social convoca os senhores associados para comparecerem à ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que será realizada no dia 27/11/2022 em sua sede social localizada na Av. Ragueb Chohfi, nº 4571, sala 2, Jd. Três Marias, cidade de São Paulo, em primeira convocação às 14:00 horas, com 2/3 (dois terços) dos seus associados; em segunda convocação às 15:00 horas, com metade mais um dos seus associados, ou em terceira convocação às 16:00 horas com o mínimo de 10 associados, para tratar da seguinte ordem do dia:

a) Reformulação do Estatuto Social;

b) Alteração de endereço da sede social da Cooperativa; c) Eleição dos membros do Conselho Administrativo; d) Eleição dos membros do Conselho Fiscal; e) Assuntos Administrativos – Retomada das atividades da Cooperativa que se encontra Inativa até a presente data, apresentação de documentos e declarações de regularização da Cooperativa perante os órgãos federais e que comprovam a inatividade, esclarecimentos gerais; f) Outros assuntos de interesse social.

São Paulo, 15 de novembro de 2022.

Flávio Teixeira dos Santos Presidente

EXPEDIENTE

Diretora: Lucy Mendonça

Diretora Comercial: Cristina Mendonça da Silva Jornalista Responsável: Lucy Mendonça – Mtb 43029-SP Representante Comercial: Marcos Roberto Mendonça Diagramação: Marcos Roberto Mendonça (Obs: Matérias assinadas não representam, necessariamente, a opinião do jornal) Fotolito e Impressão: Gráfica Pana - Fone: 3208-2487 CNPJ - 02.740.573/0001-87

Cidade de São Paulo recebe prêmio na C40 por fornecer “cardápio escolar sustentável"

ACidade de São Paulo foi premiada pelo projeto “Cardápio Escolar Sustentável”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), que visa fornecer alimentos vegetarianos de alto valor nutricional a mais de 1 milhão de alunos da rede escolar municipal, a fim de reduzir 22,3% das emissões de gases poluentes nos próximos 10 anos. A premiação ocorreu durante o C40 World Mayors Summit, conferência trienal de ação climática que aconteceu nesta semana em Buenos Aires, na Argentina.

O evento reuniu prefeitos, líderes empresariais, influenciadores globais, filantropos, ativistas, cientistas e residentes em um momento importante antes da COP27, para demonstrar o que uma forte coalizão global unida em ação climática radical pode alcançar.

Durante a cúpula, os prefeitos mostraram o progresso que as cidades globais fizeram no enfrentamento da crise climática durante a pandemia do Covid-19, destacando como estão acelerando o cumprimento de seus compromissos climáticos e ajudando a criar um mundo mais sustentável e equitativo, onde todos, em todos os lugares, possam florescer.

Cerca de 100 cidades foram representadas no C40, o maior encontro mundial de prefeitos dedicados a enfrentar as emergências climáticas. A cidade de São Paulo é membro fundador da rede, participando de suas atividades desde 2005, juntamente com outros governos locais e nacionais, o setor privado, influenciadores, ativistas e cientistas. Estavam presentes na oitava edição da cúpula, o Prefeito Ricardo Nunes e a Secretária Municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.

"A cobertura vegetal da cidade atinge 48% de sua área total. Temos um dos maiores programas do mundo para enfrentar a crise climática e um Plano Municipal que abrange o recebimento de migrantes em caráter permanente, o que nos qualifica para participar ativamente da Força-Tarefa sobre Migração Climática junto com as Redes C40MMC", afirma o prefeito de São Paulo.

"Para o próximo ano, nossa expectativa é que o governo brasileiro, de acordo com as diretrizes da COP-27 sobre Justiça Climática, aja com ênfase na luta contra a pobreza. Para isso, na arena internacional, entendemos que o debate sobre cooperação e financiamento para os países em desenvolvimento é fundamental. A mudança

climática é um fenômeno global que só será parado pela união de todos os países e, neste desafio, o Brasil pode ser um protagonista", comenta a secretária municipal de Relações Internacionais.

A edição de 2022 teve como principal objetivo a recuperação inclusiva, sustentável e criadora de empregos perdidos na pandemia de Covid-19, fortalecendo as vozes dos prefeitos, também como líderes climáticos, que acontece duas semanas antes da COP27 no Egito.

O evento reúne prefeitos, líderes empresariais, influenciadores globais, filantropos, ativistas, cientistas e residentes em um momento importante antes da COP27, para demonstrar o que uma forte coalizão global unida em ação climática radical pode alcançar.

Durante a cúpula, os prefeitos mostram o progresso que as cidades globais fizeram no enfrentamento da crise climática durante a pandemia do Covid-19, destacando como estão acelerando o cumprimento de seus compromissos climáticos e ajudando a criar um mundo mais sustentável e equitativo, onde todos, em todos os lugares, possam florescer.

Gazeta de São Mateus LTDA-ME CNPJ: 19.851.162/0001-61 Administração, Publicidade e Redação: Rua Libra, 85 - Jd. Santa Bárbara - São Mateus São Paulo - Cep: 08330-370 Fone: 2962-3172 / Cel: 994317658 E-mail: gazetamateus@terra.com.br
Proibida a reprodução total ou parcial dos textos Tiragem: 10 mil exemplares Circulação: São Mateus, Iguatemi, Parque São Rafael DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Cardápio Escolar rtigo A
A Prefeitura fornece alimentos vegetarianos de alto valor nutricional a mais de 1 milhão de alunos da rede escolar municipal
Página 2 1ª Quinzena de Novembro de 2022 Gazeta São Mateus

De 4 a 6 de novembro

foi realizado o terceiro Final de Semana Empreendedor promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) São Mateus. O encontro teve como palco o Hotel Majestic, localizado na cidade de Águas de Lindóia, capital termal do circuito das águas no interior do estado. Na terceira edição, o evento já ganhou espaço na agenda dos comerciantes de São Mateus e reuniu empresários e familiares num final de semana repleto de

CDL São Mateus promoveu o 3º Final de Semana Empreendedor

dos organizadores, enfatizou a importância de mais um encontro. “Fizemos esse evento para que possamos fazer uma pausa na correria

algumas barreiras para que o empreendedor conheça mais as pessoas, agregue na vida de cada um, saiba o que cada um necessita, em que pode servir,

ressalta que é preciso que o empreendedor reflita de que forma pode melhorar a sua vida, bem como a das pessoas que atuam em seu negócio e a gestão da sua empresa.

“Temos de nos perguntar de que maneira melhorar o atendimento ao cliente, a gestão, ser mais eficiente. Todos andam distraídos. Existem tantas informações e incertezas que as pessoas não estão se concentrando naquilo que podem controlar. A gestão de qualidade da sua empresa está na sua mão. Temos de nos preocupar com o todo, com o macro também, mas de que forma? Atuando, participando das entidades fazendo eventos assim”, cita.

aprender, crescer”, aponta.

Para Marcelo Doria, presidente da CDL e dono da rede Depósito da Lingerie, o propósito é gerar comunhão entre pessoas de bem. “Nós vivemos uma sociedade onde a confiança está cada vez menor. A gente tem que entender que a confiança é a base de qualquer relacionamento. Para estar aqui não é apenas querer estar. Primeiro tem que merecer estar”, comenta.

Relacionamento como desafio

O

O empreendedor, que também é palestrante e professor de pós-graduação de gestão e varejo na Fundação Getúlio Vargas (FGV),

Valquíria Doria, mãe de Marcelo, destacou o relacionamento como o maior desafio. “Eu sempre disse: filho, seja educado, seja amável. A sociedade está perdendo isso. Precisamos buscar aquilo que nos faz bem, feliz. Tenho 67 anos e quero envelhecer bem, aprendendo com as pessoas. Precisamos em primeiro lugar de Deus e de fé, fazer as coisas com comprometimento, honestidade e justiça. Tudo começa e termina numa palavra – relacionamento -, precisamos investir nisso. As pessoas têm de aprender a viver e a envelhecer

com alegria. Ganhar dinheiro é importante, sim, mas existem outros valores, a família, a comunhão com a sociedade”, ilustra.

“Neste final de semana ouvimos histórias de guerreiras e guerreiros que com certeza alimentaram

o nosso espírito para que possamos ressignificar alguma situação da vida a fim de interpretar melhor os acontecimentos seja conosco ou de forma coletiva. O mais importante é entender que não somos uma ilha”, finaliza Marcelo.

CDL São Mateus
O encontro contou com palestras, dinâmicas e entrega de certificados de participação, tudo num clima de muita alegria e aprendizado aprendizado e diversão. empresário e membro da CDL Sandro Dias , um do dia a dia, raciocinar, tirar um tempo de qualidade. A principal proposta é quebrar
Página 3 1ª Quinzena de Novembro de 2022 Gazeta São Mateus

Dicas para obras mais sustentáveis

Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), viabilizando uma construção civil mais verde - é forte tendência atual. “A Engenharia anda de ‘mãos dadas’ com a sustentabilidade e a contratação de um profissional registrado implica na garantia de uma obra eficiente, executada dentro das normas legais e que assegure o bem-estar de todos.Tendo isso em vista, o Crea-SP elencou dicas de sustentabilidade que podem fazer a diferença na reforma de casa, apartamentos ou de estabelecimentos comerciais. As sugestões constam em caderno técnico desenvolvido pela Associação dos Engenheiros.

betoneiras que realizam a decantação e filtração para reuso da água.

Criação de microclima

Os vidros com redução da propagação de ondas de calor nas fachadas e os telhados verdes contribuem para um microclima local. Além disso, a criação de mecanismos de compensação ambiental e reflorestamento também pode ser adotada, com plantio de novas árvores que permitem a captura e o armazenamento de dióxido de carbono, o que ajuda no combate às emergências climáticas ao evitar que o gás de efeito estufa permaneça na atmosfera.

Incentive os pequenos produtores

Separar os resíduos para coleta seletiva e a destinação correta de óleo, pilhas e baterias é uma forma de reaproveitar os materiais. Para isso, é preciso que haja a implementação de políticas de estímulo ao consumo consciente nos processos produtivos, como gestão de resíduos, logística reversa, controle de emissões em equipamentos e máquinas, e economia solidária.

Com a Copa do Mundo 2022 se aproximando é comum que os brasileiros façam pequenas reformas e reparos em casa ou em seus negócios para que possam acompanhar os

jogos do torneio, em especial os da seleção verde-amarela, com total conforto junto aos amigos, familiares e colegas de trabalho. A dica para quem planeja preparar tudo em tempo e de forma

consciente é aliar engenharia à sustentabilidade para obras seguras e com menos impacto ao meio ambiente.

A adoção de práticas mais sustentáveis leva em consideração os Objetivos de

Reaproveitamento de água

A implantação de sistemas de calhas pode impedir o desperdício durantes as etapas de execução do projeto. Para obras maiores, também existe a opção de caminhões

Priorizar a compra de fornecedores locais é uma forma de promover um gasto menor de combustível e, consequentemente, uma menor emissão de gases de efeito estufa.

Reaproveitamento de materiais

Eficiência energética A escolha por alternativas verdes para iluminação, como lâmpadas LED, sensores de presença e sistemas de microgeração de energia solar, por exemplo, impacta diretamente na redução do consumo de matrizes tradicionais. A utilização de telhas translúcidas nos canteiros de obra para iluminação natural é uma boa alternativa para diminuir o consumo de energia elétrica durante o dia.

Por (Crea-SP), Eng. Vinicius Marchese.

Hábitos sustentáveis que ajudam o planeta e o meio ambiente

Aseguir, vamos ensinar como economizar dinheiro com atitudes simples, mas que trazem um impacto positivo para o nosso planeta. Confira as sugestões e descubra que uma economia sustentável é uma possibilidade real!

Separe o lixo Uma das principais medidas para reduzir a degradação ambiental é reciclar o lixo que geramos diariamente. Por isso, os resíduos devem ser encaminhados ao destino correto.

O material orgânico (restos de comida) pode ser aproveitado no processo de compostagem. Assim, vira adubo para novas plantações.

Já o material seco (plástico, metais, vidro e papel) deve ser descartado. Em muitas cidades brasileiras, existem cooperativas que recolhem esse lixo e ganham dinheiro vendendo-o para usinas de reciclagem.

Preste atenção a itens como baterias, lâmpadas, equipamentos eletrônicos, cosméticos, medicamentos e óleo de cozinha. Eles são altamente poluentes! A melhor alternativa é levá-los a ecopontos específicos – como supermercados, farmácias ou

unidades especializadas.

Economize água em casa Você sabia que um banho de 15 minutos pode gastar de 45 a 135 litros de água? A informação consta no site da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A solução para economizar é simples: diminua o tempo embaixo do chuveiro. Cinco minutos costumam ser suficientes para realizar a higiene pessoal.

Também vale fechar o registro sempre que possível. Na hora de se ensaboar, por exemplo, não precisa deixar a água correndo, né?

Faça o mesmo ao escovar os dentes ou lavar a louça. A torneira só deve permanecer aberta na hora de enxaguar. Desse modo, você colabora na preservação dos recursos naturais e ainda poupa uma boa grana ao fim do mês!

Aproveite todas as partes dos alimentos

Quem vive do campo sabe bem: todas as partes de uma planta podem ser aproveitadas. Na natureza, tudo se transforma e dá continuidade ao ciclo da vida.

É uma pena que esse conhecimento tenha se perdido um pouco nas cozinhas do

país. A gente usa a polpa da fruta para fazer suco, as folhas da alface para a salada… E o resto? Joga fora?

Não! Talos, cascas e até sementes podem render pratos supernutritivos. E o melhor de tudo é que eles são saborosíssimos. Dá para fazer bolinho, pão, compotas, risotos e o que mais o paladar mandar.

Promova a economia local

Falando em compras, é importante pensar no impacto da cadeia produtiva para a sustentabilidade. Já imaginou quantos quilômetros um produto rodou para chegar até a prateleira do supermercado? Quanto combustível será que os caminhões queimaram para ir da Zona Franca de Manaus até o interior do Rio Grande do Sul?

Por isso que dar preferência à produção local é um dos hábitos sustentáveis que se deve adotar. Menos distância entre o produtor e o consumidor significa menos poluentes liberados na atmosfera. Os gastos com transporte e armazenamento diminuem e, com isso, o preço final fica mais convidativo. Sem contar que você contribui para o fortalecimento da

indústria e do comércio na sua região.

Deixe o carro na garagem Economia sustentável também tem a ver com saúde. Prova disso está na nossa próxima dica: trocar o automóvel pela bicicleta.

Às vezes, por comodidade, usamos o carro para percorrer pequenas distâncias dentro do município. Esse trajeto poderia ser feito em cima da magrela.

Repare nas vantagens. Você: poupa combustível, o que é bom para o bolso e para o meio ambiente;

• mantém o ar da cidade mais puro;

• não perde tempo em engarrafamentos;

• não gasta com estacionamento;

• pratica atividade física, conquistando mais força e disposição no dia a dia.

Com tantos pontos a favor da bike, fica difícil arranjar uma desculpa para ir de carro até a esquina, hein?

Economize energia elétrica

Quando o assunto é a conta de luz, qualquer detalhe pode trazer resultados imediatos. Primeiro, tire da tomada todos os eletrodomésticos que não

Participe, discuta, reflita. Esta página é toda sua!

Quinzenalmente, o Jornal Gazeta São Mateus trará neste espaço debates e informações sobre preservação e consciência ambiental em meio urbano, com especial ênfase à questão da destinação final de resíduos. Esta página conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da EcoUrbis Ambiental S/A, concessionária pública responsável pela coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares e de saúde na Área Sudeste da capital paulista, que abrange 19 das 32 prefeituras regionais, e o objetivo é contribuir para ampliar cada vez mais a conscientização e educação ambiental da população. Envie suas sugestões de pauda para gazetamateus@terra.com.br

Depois, priorize a manutenção dos equipamentos. Verifique se a borracha da geladeira está vedando bem ou se a limpeza do ar-condicionado está em dia. Em ambos os casos, o mau funcionamento do aparelho demanda esforço extra do motor, o que eleva os custos de energia elétrica.

Por fim, opte por soluções mais econômicas. Lâmpadas de LED, embora custem mais caro, duram bastante e gastam menos luz. Ou seja: são ótimas para economizar dinheiro no longo prazo.

Crea-SP disponibiliza conteúdo para construção civil com foco na Agenda 2030 estiverem em uso. Até mesmo a luzinha vermelha de standby consome eletricidade.
Página 4 1ª Quinzena de Novembro de 2022 Gazeta São Mateus

Programa Sampa+Rural e apresenta o Plano Rural para fortalecer e expandir a agricultura

pública. O documento indica ações de inclusão econômica e incentivo para o crescimento de atividades agroecológicas no município, viabilizando melhores condições de trabalho de agricultores familiares urbanos e rurais da cidade.

Por meio de 16 eixos temáticos, o documento apresenta estratégias e metas a serem cumpridas, sendo algumas consideradas urgentes e outras mais ambiciosas, que devem ser instituídas nos próximos oito anos.

paulistanos

Com foco no desenvolvimento da agricultura na Capital, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, lançou nesta terça-feira, 9 de novembro, o programa Sampa+Rural com um pacote de ações para fortalecer e expandir a agricultura do município. Também foi apresentado o Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, que agrega ações de todas as áreas da prefeitura no setor.

O evento contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, além de autoridades e representantes do setor, como entidades, agricultores, produtores rurais, engenheiros agrônomos e mídia especializada. Na ocasião, o prefeito foi presenteado com uma cesta de produtos orgânicos produzida pelo coletivo Mulheres do GAU,

simbolizando a agricultura agroecológica do município.

“A cidade de São Paulo possui milhares de agricultores, além de mais de 1.000 locais de agricultura cadastrados na plataforma Sampa+Rural. Por isso, é importante e necessária a criação dessas ações que tem a missão de fortalecer este setor, como o Plano de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, que descreve metas e ações a serem feitas nos próximos anos visando o desenvolvimento sustentável e solidário da agricultura paulistana”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

“O programa Sampa+Rural está sendo implementado por técnicos engajados no setor de agricultura, que estão em campo ouvindo, dialogando e prestando assessoria no dia a dia para quem é agricultor ou quem quer fomentar áreas de plantio”, finaliza.

As ações têm como objetivo expandir e fortalecer a agricultura da cidade, na

zona urbana e na zona rural, que ocupa 28% do território da cidade, reconhecendo o papel multifuncional da atividade, na produção de alimentos, segurança alimentar, geração de emprego e renda, sustentabilidade ambiental e mitigação de mudanças climáticas.

Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

Construído em conjunto com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável (CMDRSS), composto por 11 representantes do Poder Público e 11 membros da sociedade civil, o Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável teve início em 2018, por meio de uma série de oficinas temáticas com agricultores e movimentos sociais que atuam no setor rural, com objetivo de nortear debates com as equipes técnicas envolvidas. Posteriormente, o Plano foi submetido a uma consulta

"O programa Sampa+Rural e o Plano são um marco, um novo momento para as políticas públicas de agricultura na cidade de São Paulo, são ações muito esperadas pela Prefeitura e pela sociedade civil. Reconhece o papel multidimensional da agricultura agroecológica, traça caminhos e viabiliza a implantação desse fortalecimento por toda a cidade. É gratificante ver e participar da construção de um movimento tão importante para a população paulistana", declara a coordenadora de Agricultura da SMDET, Lia Palm.

Programa Sampa+Rural

A Prefeitura de São Paulo lançou o Programa Sampa+Rural, que passa a ser a marca da gestão na área rural com ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho na área da Agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital e de cinco estufas escola.

Ampliação dos serviços e atendimento a agricultores

Atualmente, a Coordenadoria de Agricultura conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas sul, leste e norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região centro, oeste e sul em sua porção urbana. A equipe, que contava com apenas 4 técnicos, foi ampliada para 10 engenheiros agrônomos, e ainda será expandida para 16 profissionais até o final de 2022, aumentando exponencialmente o atendimento a agricultores urbanos e periurbanos da cidade.

As ações fazem parte da estratégia da Secretaria para estruturar 400 locais de agricultura até 2024, compromisso assumido na meta 61 do Programa de Metas. Para isso, entre outras ações, foi aberto um chamamento público para entidades interessadas em atuar no incentivo do uso de tecnologias agroecológicas adaptadas à agricultura familiar. Mais informações sobre o edital estão disponíveis em www.bit.ly/ chamadaatersp.

POT Agricultura - No mês de novembro também foi aberto um edital para a criação do POT - Programa Operação Trabalho: Agricultura, que iniciará com 200 pessoas beneficiárias que atuarão em locais de agricultura da cidade e nas CAEs. A iniciativa também promoverá capacitação para os bolsistas. Mais informações: www.bit. ly/agromentoriasp

Escolas Estufa - Com previsão de reativação em 2023, o projeto Escola Estufa será uma importante

ferramenta de capacitação e desenvolvimento de mudas em todas as regiões da cidade. A iniciativa terá a missão de engajar a comunidade do entorno e fomentar a capacitação e produção de mudas para a agricultura local. São previstas cinco novas estufas para o próximo ano, uma em cada região da cidade.

Desenvolvimento de espaços de produção agrícola - A Ade Sampa, agência vinculada à SMDET, fará um investimento de R$ 600 mil para assessorar e acelerar 20 espaços de produção agrícola com impacto socioeconômico positivo na Capital. Os locais selecionados receberão mentorias e assessoria especializada na gestão e acesso ao mercado. As inscrições estarão abertas entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

Plataforma Sampa+Rural - Com o objetivo de mapear, conectar e reunir iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável em um só lugar, a plataforma Sampa+Rural já conta com mais de 2,4 mil locais mapeados e disponibilizados para consulta. Os locais mapeados podem receber um selo que indicam que o local é um produtor de orgânicos ou que fomenta de alguma forma o movimento rural da Capital.

A iniciativa é construída colaborativamente e pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado com a internet, divulgando e conectando agricultores locais, estabelecimentos parceiros de produtores, roteiros turísticos e muito mais. Acesse e conheça sampamaisrural.prefeitura. sp.gov.br.

Santa Marcelina Saúde Cidade Tiradentes recebe prêmio de melhor hospital público do Brasil

Com o intuito de reconhecer os hospitais públicos que possuem atendimento 100% financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibroos), em parceria com a Organização PanAmericana da Saúde (OPAS/ OMS), o Instituto Ética Saúde e Organização Nacional de Acreditação (ONA), premiou 40 organizações de saúde consideradas mais eficientes e bem avaliadas pelos usuários e que se destacam pela qualidade e segurança proporcionada aos pacientes.

Ocupando a 20° posição no ranking, o Santa Marcelina Saúde

Cidade Tiradentes, inaugurado em 1° de julho de 2017, que possui 245 leitos e realiza cerca de 17 mil atendimentos mensais no Pronto-Socorro, recebeu o prêmio de melhor hospital público do Brasil.

Durante a solenidade, que ocorreu na sede da OPAS, em Brasília, e contou com as presenças da DiretoraPresidente do Santa Marcelina Saúde, Ir. Rosane Ghedin, e da Administradora Hospitalar, Renata Souza Lopes, o presidente da Ibross, Flávio Deulefeu, destacou que a intenção com esse reconhecimento inédito é estimular ainda mais que os hospitais públicos brasileiros busquem aperfeiçoar seus

serviços e mecanismos de gestão.

Ao receber o prêmio, Ir. Rosane agradeceu a oportunidade de participar do prêmio, que é o resultado da eficiência que as organizações podem oferecer à população. ‘’Agradeço ao nosso time que, incansavelmente, trabalha para que possamos oferecer qualidade nos atendimentos e ao Ibross pela iniciativa de reconhecer a saúde pública no país’’.

Para estabelecer a pontuação foram utilizados critérios como as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de

eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Participaram da seleção os hospitais com Acreditação de nível 3 (excelência) emitido pela ONA ou com certificação de

(Ibross, OPAS/OMS, IES e ONA) e pela professora e pesquisadora Mariana Carreira, da FGVSaúde.

Plano Rural
A iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a OPAS, o Instituto Ética Saúde e a ONA, tem o objetivo de reconhecer as instituições do SUS consideradas mais eficientes, bem avaliadas pelos usuários
Página 5 1ª Quinzena de Novembro de 2022 Gazeta São Mateus
qualidade plena internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio
Página 6 1ª Quinzena de Novembro de 2022 Gazeta São Mateus
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.