Gazeta São M ateus
25 ANOS DE OLHO NOS FATOS ANO XXV - Nº 462
A
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
2ª Quinzena de Julho de 2018
Pinga Fogo com o vereador Gilson Barreto
ssim que a diretora do jornal Lucy Mendonça deu início ao encontro, o vereador Gilson Barreto observou que quando se vai avaliar o comportamento do político é preciso ter claro que, salvo em outros regimes e em outros períodos da história nacional, o parlamentar só existe porque receberam os votos dos eleitores. Ou seja, que _o que é e o que pode se transformar o eleito_ é responsabilidade também dos eleitores, segmentos de interesses ou comunidades que os elegeram. “Estamos passando por muitas transformações na sociedade atual e não cabem mais candidatos que não se ajustam aos novos tempos. Ou se ajustam ou serão superados”, disse. Respaldado pela anfitriã e outros lembrou que é um erro pensar que participar da política é apenas comparecer em dias de eleição. A política decide os assuntos coletivos e é atividade para o tempo todo, resumamos.
Seis meses para passar com médicos especialistas no SUS
Prefeitura ainda publica protocolo que limita pedidos de exames pelos médicos da rede prazo de consultas aumenta .5
P
Pg
Emissão de Cartões de Estacionamento para Idoso Pg. 6
acientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da região de São Mateus levam 171 dias, ou quase seis meses, para conseguir agendar uma consulta com médicos especialistas na rede municipal. Esse é o tempo médio de espera registrado no Boletim CEinfo, divulgado em junho pela Secretaria Municipal de Saúde. Os dados são relativos aos atendimentos prestados durante o ano passado. A Zona Leste registra os piores indicadores. No Itaim Paulista, em 2017 o paciente esperou em média 193 dias para conseguir passar por especialista, enquanto em Guaianases foram 146 dias. O prazo padrão na cidade foi de 110 dias. Como se não bastasse esse sofrimento com a longa espera, uma medida administrativa adotada recentemente pela Prefeitura tornou o acesso aos médicos especialistas e aos procedimentos ainda mais difícil, um autêntico calvário. A gestão do prefeito Bruno Covas publicou em maio um novo protocolo, restringindo aos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) as solicitações de diversos exames.
Pombos urbanos se tornam ameaça Pg. 7 para população
C
onhecido como “rato de asas” para a população, os pombos urbanos se tornaram uma ameaça por serem transmissores de doenças graves. Assim, sua presença se tornou visível nas cidades, mais do que outros animais. Além do mais, eles alçam voos, na maioria em bandos, causando certo sentimento de desconforto e impotência nas pessoas diante da ameaça de cunho epidemiológico. É comum encontrar uma grande quantidade de pombos em locais de carregamento e descarregamento de grãos
Dicas práticas de como Em Guaianases 615 toneladas melhorar o meio ambiente são recolhidas nas Operações Pg.4
O
ser humano passou milhares de anos explorando os recursos naturais gerados pelo meio ambiente de forma desregrada, sem se preocupar com as causas que esse uso inadequado estavam gerando ao planeta. Contudo, nos últimos 50 (cinquenta) anos, o conceito de preservação do meio ambiente e sustentabilidade passou a crescer em todo o planeta, pois através de inúmeros estudos, o ser humano descobriu que os recursos naturais são esgotáveis e nos passos em que estamos caminhando, o mundo poderia entrar em um colapso devido ao esgotamento de recursos naturais considerados vitais para a nossa sobrevivência.
N
Cata-bagulho
o 1º semestre de 2018 foram recolhidos pela equipe de limpeza pública da Prefeitura Regional de Guaianases aproximadamente 615 toneladas de objetos inservíveis, em 24 ações realizadas pela Operação Cata-bagulho pelo bairro, nos distritos Lajeado e Guaianases. A próxima operação acontecerá neste sábado (28/07), no Jardim São João e Vila Princesa Isabel.
Pg. 6
A
procura pelo documento teve aumento após o início da fiscalização de vagas especiais em estabelecimentos privados em 2017 O Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) emitiu, entre janeiro e 15 de junho de 2018, 62.527 Cartões de Estacionamento para Idoso na cidade de São Paulo. Esse número excede em 34.751 a quantidade de autorizações especiais do gênero emitidas no mesmo período de 2017, quando 27.776 cartões foram confeccionados. Um aumento de 125%.
Cerveja emagrece e previne Alzheimer e gripe! Pg. 2
S
egundo vários estudos feitos por profissionais de saúde e investigadores de diversas partes do mundo, a cerveja emagrece! Para além de emagrecer, a cerveja pode reduzir os níveis de colesterol, prevenir o Alzheimer e combater a gripe. Embora sempre tenhamos ouvido falar na “barriga de cerveja”, um estudo da Universidade de Barcelona defende que beber cerveja diariamente evita o ganho de peso, previne a diabetes, a hipertensão arterial e problemas cardíacos. Contudo, os investigadores espanhóis afirmam que estes benefícios são obtidos com apenas uma caneca por dia.