Gazeta são mateus edição 446

Page 1

DE OLHO NOS FATOS ANO XXIV -  Nº 446

Gazeta São Mateus DISTRIBUIÇÃO  GRATUITA

2ª Quinzena de Setembro de 2017

A fazenda que virou Cidade

21 de Setembro Aniversário de São Mateus 69 Anos de Lutas, Vitorias e Conquistas Pg. 3

Padaria Skina, Praça Felisberto Fernandes (Largo São Mateus)

A

história de São Mateus remonta ao século XIX. Mais precisamente ao ano de 1.842, época em que existia uma fazenda de propriedade de João Francisco Rocha, onde se criavam cavalos, carneiros e bois. Posteriormente, a fazenda foi adquirida por Antônio Cardoso de Siqueira, que optou por dividi-la em 5 (cinco) glebas. Já no século XX, na década de 40, tudo não passava de uma grande fazenda: a Fazenda Rio das Pedras. Em 1.946, uma gleba de 50 alqueires de terras foi vendida à Família Bei (Mateo e Salvador Bei), dando origem a fazenda São Mateus. Dois anos depois da aquisição das terras, em 1948, Mateo Bei, o patriarca da família, decide lotear a área e vende os primeiros lotes com total sucesso, surgindo dessa iniciativa o bairro de São Mateus. Para personalizar a importância dela, foi celebrada a primeira missa em ação de graças, no dia 8 de Dezembro do mesmo ano, pelo bispo Dom Antônio de Macedo. "Cidade São Mateus" foi o nome escolhido por Salvador Bei, em homenagem ao pai, Mateo Bei, que mais tarde teve seu nome dado, também, à primeira avenida do bairro (atualmente, o principal ponto de referência do bairro). O termo cidade foi empregado porque todos da Família Bei tinha convicção de que o bairro um dia se transformaria em uma grande cidade. Nildo Gregório da Silva, já falecido, foi quem iniciou o trabalho de abertura das ruas em 16 de Dezembro de 1946, às 7 horas da manhã. Foi puxando burros, que ele, então, dava à abertura da Avenida Mateo Bei, exatamente no marco "zero", na Avenida Caguaçu, mais tarde Avenida Rio das Pedras.

Baixo comparecimento do eleitor à Prefeitura revitaliza viveiro Arthur Justiça Eleitoral para fazer biometria Etzel, no Parque do Carmo Pg. 2

O

cadastramento biométrico na capital com o maior eleitorado do país está abaixo da capacidade diária de atendimento da Justiça Eleitoral paulista. Dos quase 9 milhões de eleitores, somente 34,3% (3.053.053) cadastraram as digitais desde que o projeto foi estendido para todos os cartórios da cidade em 2013. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor reserve um tempo em sua rotina para fazer a biometria com comodidade e tranquilidade, pois assim evita a formação de filas quando se tornar obrigatória.

A

Pg. 3

ção será realizada em parceria com a marca de sabonetes Francis A Prefeitura de São Paulo vai revitalizar os viveiros Arthur Etzel, no Parque do Carmo, na Zona Leste, e o Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera, Zona Sul, em parceria com a marca de sabonetes Francis. A empresa também cuidará da manutenção do viveiro Manequinho Lopes por três anos, sem custos para o município. O projeto SP Cidade das Flores, dentro do programa SP Cidade Linda, quer transformar esses espaços em novos pontos turísticos e de educação ambiental da cidade.

Balanço da Campanha de Vacinação Polícia Militar faz campanha para Animal 2017 doar sangue Pg. 4

Pg. 5


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.