22
DE OLHO NOS FATOS
ANO XXII - Nº 405
Gazeta São Mateus
Parque São Rafael
1ª Quinzena de Novenbro de 2015
Iguatemi
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Monotrilho em debate
Qual o futuro disso ? Ainda interessa ? O G I T R A
Página 3
As consequências da falta de Diálogo com o Prefeito
F
oram várias as tentativas de diálogo por parte da CDL-São Mateus no sentido de buscar soluções para a situação. O Subprefeito de São Mateus Sr. Fabio Santos recebeu inúmeras vezes os comerciantes de São Mateus e sempre foi muito solicito e aberto em buscar uma solução, entretanto a intransigência de algumas pessoas da secretaria de transportes da cidade de São Paulo barravam todas as possibilidades de diálogo com o Prefeito Fernando Haddad.
J
á não era sem tempo que as comunidades, dos distritos Iguatemi e São Mateus, e as situadas na Cidade Tiradentes deveriam cobrar do governo estadual uma série de explicações sobre um monumento incompleto que vem se transformando em novela infindável chamada monotrilho. Desde sua proposição inicial, muitos anos atrás, lideranças questionavam os porquês da opção por esse veículo leve e possivelmente mais ágil ao invés do modal metrô tradicional.
L A I R O T EDI Micro reflexão sobre a crise econômica
O
Brasil passa por uma crise, não a primeira, nem a única, nem a última e qualquer um de nós, adultos, temos uma lembrança, aqui e ali, de crises que vieram e crises que foram embora com a vida continuando.
Canalização do córrego ;
Prefeitura quer fazer, mas TCU cria dificuldades Página 5
O planeta é responsabilidade Página 4 de todos nós
10 dicas de como economizar energia e diminuir o valor da conta de luz
O
que era para se realizar como boa notícia conforme abordamos na primeira quinzena de outubro de 2013, quando, então, se apresentava promissora a promessa de conclusão das obras de canalização de um trecho importante do Córrego dos Germanos que iria das imediações da Rua André de Almeida até a Rua Baltazar dos Reis não se confirmou e hoje está em compasso de espera, parada, no Tribunal de Contas por conta de uma série de questionamentos quanto ao projeto encaminhado pela prefeitura para realização da licitação. Pior, o questionamento, ao invés de serem feitos pelo TCU de uma só vez, tem sido feitos separados tornando a tarefa da prefeitura licitar uma espécie de via sacra. Com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) o prazo está quase se encerrando, visto que a licitação tem que ser feita esse ano para que os recursos reservados para as obras não tenham que ser recolocados no orçamento geral da prefeitura como manda a regra. Ou a licitação é feita neste ano e as obras iniciam ou a boa notícia mencionada corre o risco de deixar de sê-la.
Página 4
Audiência pública sobre o Monotrilho
A Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal aprovou, dia 11 de novembro, a realização de audiência pública para tratar do atraso nas obras do monotrilho Linha 15 Prata para o Sapopemba e São Mateus. A audiência atende pedido da vereadora Juliana Cardoso (PT) e será realizada no dia 26 de novembro às 19h, no CEU Sapopemba.