GAZETA RIO - Edição de Quarta-feira 15 de Março de 2023

Page 2

TERROR NO NORDESTE

FACÇÃO CRIMINOSA IMPÕE MEDO NO RIO GRANDE DO NORTE, FLÁVIO DINO ENVIA FORÇA NACIONAL PARA AJUDAR POPULAÇÃO

Governadora Fátima

Governador Cláudio Castro participa da inauguração de hospital em Saquarema

Entre a madrugada e a manhã de ontem, 11 pessoas foram presas. Nas ações, também foram apreendidas armas, drogas, dinheiro, motocicletas e artefatos explosivos. Na Zona Oeste de Natal, um homem foi ferido em um confronto entre policiais e criminosos, e não resistiu.

Cenas dos ataques em cidades do Rio Grande do Norte na madrugada foram divulgadas nas redes sociais, com vídeos mostrando carros em chamas. Prédios públicos, veículos e estabelecimentos comerciais de pelo menos 19 cidades sofreram ataques a tiros e incêndios.

7 PÁGINA

produtores fluminenses

PÁGINA 9

Presidente Lula quer banco público emprestando para obras em municípios

PÁGINA 3

Novo Mundial de Clubes da Fifa será em 2025

- Descentralizar o atendimento em saúde da capital, para que os cidadãos, sobretudo da Região Metropolitana e do interior, não precisem mais sair de suas cidades em busca de socorro médico é uma prioridade. Estamos aqui diante de um hospital de primeiro mundo. Com nossa parceria, colocando pacientes na Central de Regulação, não só Saquarema será beneficiada, mas toda a região. O Estado tem ajudado a custear essa parceria. Assim vamos construindo um setor de saúde mais digno para os cidadãos fluminenses - afirmou Cláudio Castro. Reforma

PÁGINA 4

www.gazetario.com
Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 15 de março de 2023. Ano XXVI Nº 1091 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
GAZETA RIO
tributária elevará arrecadação de municípios
diz
reação
contra mulheres
'Cine+ de Curtas' vai selecionar obras de
Nikolas
que
a ironia
trans é 'histeria coletiva' Mostra
Bezerra (PT) pede
urgente
Governo
auxílio
ao
Federal
PÁGINA 2
10
PÁGINAS 5
PÁGINA
Os critérios de indicação dos outros dois representantes sul-americanos ainda não estão definidas.

GAZETA RIO

Fundado em 1997

Estado do Rio de Janeiro, 15 de março de 2023 - Ano XXVI - nº 1091

Bicho-preguiça levado do

Parque Lage é devolvido

O bicho-preguiça levado do Parque Lage no início do mês foi devolvido à natureza nesta semana. Glória, como a fêmea foi batizada, passou por uma reabilitação de dez dias e foi solta no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. Nesse tempo, o bicho-preguiça fêmea com cerca de oito meses passou por radiografia, fluidoterapia para se hidratar

Nikolas diz que reação a ironia contra mulheres trans é 'histeria coletiva'

Odeputado federal por Minas Gerais Nikolas Ferreira (PL) afirmou que a reação à ironia feita por ele contra mulheres trans na última quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, é “uma histeria coletiva”. A declaração ocorreu no programa “CNN Dois Lados”, da emissora de mesmo nome, na tarde de ontem (14). Ele negou que tenha cometido quebra de decoro parlamentar, ou quaisquer crimes.

“Histeria coletiva. Queremos um banheiro neutro, não um banheiro trans. Queremos uma área de competições neutras no esporte. Vamos ver se funciona”, ironizou. Ele ressaltou a imunidade parlamentar e o direito à liberdade de expressão para justificar a ação. No programa, o mineiro debatia com a deputada federal pelo Rio Grande do Sul Fernanda Melchionna (PSOL).

“Socialmente, [o conservadorismo de Nikolas] vai ser o lixo da história. Lembramos de Rosa Parks, de Martin Luther King Jr., não dos racistas. A ação só fortalece o ódio misógino contra as

mulheres. Mandato não é prerrogativa para cometer crimes inafiançáveis”, rebateu. Um abaixo-assinado online, promovido pela deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), uma mulher trans, pede a cassação do mandato de Nikolas Ferreira (PL-MG), também parlamentar da Câmara dos Deputados. O político mineiro é acusado de transfobia por causa de um discurso na tribuna da Casa nessa quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Às 22h desta quinta-feira (9), o site informava que o abaixo-assinado estava com 78.060 assinaturas. "A transfobia é crime equiparado ao crime de racismo, e o Congresso Nacional é um espaço para vocalizar a defesa dos nossos direitos, não ataques preconceituosos às mulheres brasileiras", diz trecho da descrição da petição.

A deputada também apresentou uma notícia-crime contra Nikolas no Supremo Tribunal Federal (STF). Recentemente, a Corte entendeu que a Lei do Racismo se aplica a casos de homofobia e transfobia. "Ago -

ra estamos juntos com diversos partidos e lideranças políticas para denunciá-lo no Conselho de Ética da Câmara", informou a parlamentar.

Relembre

Ao discursar na Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher, Nikolas Ferreira usou uma peruca e disse se chamar 'deputada Nicole' para debochar de mulheres trans. O parlamentar afirmou, ironicamente, que se sentia também uma mulher e que, por isso, tinha lugar de fala. "Hoje o Dia Internacional das Mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, pois eu não estava no meu local de fala. Então eu solucionei esse problema aqui. Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nicole. E eu tenho algo aqui muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres", afirmou Nikolas.

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira, Nikolas reafirmou que seu discurso defendeu as mulheres. "Elas estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres", alegou.

e se alimentou. O animal foi roubado por três criminosos que foram presos em flagrante. Em imagens filmadas pelo celular, eles aparecem andando na mata, quando encontram o bichopreguiça em cima dos galhos. Os criminosos usam um pedaço de madeira para tentar derrubar o animal.

Os presos por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro sofrem com comida estragada, falta de água e de produtos de higiene. De acordo com um relatório produzido pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos, os custodiados jogam maior parte da comida fora — por estar estragada e azeda — e reclamam de problemas de saúde devido à falta de água potável.

O documento foi entregue à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), presidida pelo deputado Fábio Felix (PSol). O relatório foi feito com base em visitas realizadas ao Complexo da Papuda e à Colmeia, onde os detentos pelos atos de 8 de janeiro estão encarcerados.

A primeira visita do órgão ocorreu na Papuda. Segundo o relatório, a alimentação ofertada aos custodiados é “inadequada e insuficiente”. As reclamações vão desde o gosto da comida até a qualidade do alimento.

“[…] relataram que a carne de soja tem um gosto horrível e que é servida pelo menos quatro vezes na semana. Segundo relatos, a maioria da refeição servida no almoço da unidade é descartada pelos custodiados, de tão intragável. A refeição tem um aspecto asqueroso e um cheiro bastante desagradável. Além disso, foi denunciado de maneira unânime que é comum chegar azeda e estragada. A unidade não fornece nenhum tipo de talher para alimentação, restando aos internos improvisarem uma colher ou comer com as mãos. Muitos relataram se sentir humilhados por tal fato”, diz o documento. Em relação à higiene, os apenados relataram ao órgão que não têm acesso a água potável e muitos apontam problemas de pele, alergias e diarreias por causa do consumo da água da pia. As pessoas que estavam há meses na unidade também se encontravam sem colchão, toalha e ou cobertas. As poucas que tinham esses artigos, alguns estavam em péssimas condições de conservação e inadequados para uso, especialmente os colchões.

Vistoria na Colmeia

Ao visitar a penitenciária feminina, onde estão as mulheres bolsonaristas presas pelo 8 de janeiro, o órgão constatou que há uma superlotação nas celas, onde havia 12 pessoas, sendo que quatro dormiam no chão. Além disso, há único banheiro para atender cerca de 80 mulhe-

res. Sobre alimentação, as detentas sustentaram ficar cerca de 19h sem comer pois a unidade não fornece café da manhã.

Os dados da vistoria foram apresentados à CLDF em audiência pública. Familiares presentes na audiência também denunciaram violência policial contra os detentos, além do fornecimento de comida estragada e da negligência no atendimento à saúde dos presos.

Outras informações

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também tinha representantes na audiência e trouxe informações que reforçam a denúncia das famílias. Segundo o órgão, violações graves foram denunciadas no tocante à alimentação nos presídios do DF: presença de ratos, larvas e moscas; refeições frias, com pouca proteína e carne crua; refeições com aparência de estragada e com mau odor, carne bovina de baixa qualidade e preço inferior ao previsto em contrato; frutas apodrecidas, entre outros problemas.

O secretário de Administração

Penitenciária, Wenderson Souza, afirmou que, em relação à alimentação, o governo está fazendo estudos para um novo contrato de fornecimento de comida. “Estamos ouvindo o Ministério Público, a Defensoria e a Vigilância Sanitária para melhorar a qualidade da alimentação fornecida nos presídios”. Sobre a falta de colchões, o secretário disse que foram adquiridos 5 mil novos itens e que a entrega deve ser feita “nos próximos dias”.

Fábio Felix pediu ao secretário Wenderson para ter acesso aos contratos em andamento para a instauração de câmeras nas unidades, construção de banheiro para visitantes, ampliação da Cobal (itens que familiares podem entregar aos presos), entre outras medidas.

Participaram da audiência pública Wenderson Souza, secretário de Administração Penitenciária do DF; Idamar Borges, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF; Adrielle Macedo, presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB; Felipe Zucchini, defensor Público do DF; Vanessa Farias, promotora do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional; Carolina Barreto, coordenadora do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura; Fernanda Vieira, coordenadora-Geral de Combate à Tortura e Graves Violacões de Direitos Humanos; Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) e deputado Distrital Max Maciel (PSOL-DF).

Foto: Reprodução
Presos por atos antidemocráticos sofrem com comida estragada
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

Presidente Lula quer banco público emprestando para obras em municípios

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (14), no encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília, que os bancos públicos federais devem emprestar recursos para financiar obras em estados e municípios. A FNP é a entidade que reúne gestores de todas as capitais e municípios com mais de 80 mil habitantes.

"Vou trabalhar para que os bancos públicos tratem de emprestar recursos para cidades com capacidade de endividamento e de financiamento. Não tem sentido banco não querer emprestar dinheiro para que um estado ou um prefeito faça uma obra. Se o estado e a cidade tiverem condições, o dinheiro não vai ficar no cofre dos bancos para render de juros. Vai render com obra para melhorar a qualidade de vida das pessoas", disse o presidente. Na chegada ao evento da 84ª Reunião Geral da FNP, em um hotel da capital federal, Lula participou da inauguração da Sala das

OBrasil foi denunciado ontem (14/3) no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo esvaziamento de medidas de combate à tortura. O pedido de ações, encabeçado pela ONG Conectas e outras cinco entidades brasileiras, cita políticas adotadas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), bem como a manutenção do orçamento abaixo do necessário pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que permaneceu desta forma devido à lei orçamentária assinada em 2022.

Segundo a denúncia, apresentada na 52ª sessão do conselho, o termo “terrorismo” voltou ao debate no país “em razão dos atos antidemocráticos ocorridos em janeiro na capital do país, motivados pela não aceitação do resultado das últimas eleições”.

“É imperiosa a apuração

Cidades, da Caixa Econômica Federal. O departamento do banco estatal vai priorizar a relação direta com gestores municipais para a concessão de financiamentos.

Moradias

Ao falar sobre a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, o presidente Lula pediu apoio

aos prefeitos na concessão de terrenos públicos para a construção de moradias populares. "Se o prefeito puder fazer a concessão dos terrenos, a gente pode fazer a casa muito mais barata para o povo mais pobre desse país", defendeu. Segundo o presidente, há cerca de 186 mil casas com obras paralisadas de governos

anteriores, além da meta de milhões de imóveis nos próximos anos. Ainda de acordo com Lula, o governo federal também vai levantar o patrimônio da União que poderá ser destinado à moradia popular. "Eu determinei à nossa ministra do Planejamento que fizesse um levantamento de todas as terras públicas que têm no go -

verno federal e que fizesse o levantamento de todo o patrimônio, nas capitais, prédios, casas, lojas, tudo o que estiver abandonado, pra gente tentar transformar em moradia decente para as pessoas mais humildes desse país. É a forma da gente acabar com o déficit habitacional, que é uma coisa crônica", disse.

Relação federativa Reeleito para mais um mandato de 2 anos à frente da FNP, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou a presença de Lula no encontro e disse que a entidade não era recebida pelo governo anterior. "Nós nunca fomos recebidos pelo presidente da República de então [Jair Bolsonaro]. E, este ano, já fomos recebidos por vossa excelência duas vezes", afirmou. Nogueira reforçou a proposta de criar um Conselho da Federação, para reunir, de forma paritária, representantes do governo federal, governos estaduais e prefeituras municipais. Já o presidente reforçou não ser possível governar o país sem levar em conta as demandas de prefeitos e governadores, e se comprometeu a manter uma relação republicana com todos os gestores municipais do país. "Eu não quero saber de que partido vocês são, que time vocês torcem, não quero saber a religião de vocês. A única coisa que quero saber é que vocês foram eleitos pelo voto democrático do povo da cidade que vocês moram", disse o presidente.

de responsabilidades de executores, mandantes e financiadores desses atos, além de medidas de reparação e de não repetição. Reafirmamos a importância de defesa da democracia, nos mantendo mobilizados para garantir o aprimoramento de mecanismos de defesa do Estado de Direito”, disse a Conectas durante a sessão. Foram destacados os projetos de lei 1595/2019, apresentado pelo então deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO), e os projetos 732/2022 e 733/2022, apresentados pelo Executivo durante o governo Bolsonaro. Todos estão em tramitação na Câmara dos Deputados. A razão por trás dos destaques, na concepção das entidades, está centrada na definição de “terrorismo”, pois nos três PLs há a proposta de incluir “motivação político ideológica” como elemento caracterizante de ação terrorista, o que poderia ser usado para restringir liberdades

fundamentais, como a de expressão, associação e reunião, essenciais para a democracia.

“A ausência da previsão de ‘motivação política e ideológica’ do texto da Lei Antiterrorismo vigente, aprovada em 2016, é considerada uma conquista pela sociedade civil, devendo ser evitado qualquer retrocesso”, apontou a Conectas.

Bolsonaro exonerou 11 integrantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), que atua na inspeção de unidades de privação de liberdade, como estabelecimentos penais, hospitais psiquiátricos, casas de custódia, instituições socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei e centros de detenção disciplinar militar. Além das exonerações, o ex-presidente decidiu que a participação no Mecanismo fosse considerada “prestação de serviço público relevante, não remunerada”.

Lula resgata Mais Médicos e dá recado a ministros: programas são de governo

Oministro da Casa Civil, Rui Costa, disse, ontem (14/3), que o governo federal vai anunciar um novo programa para atuação de médicos em regiões remotas do país. Segundo ele, essa ação foi uma das apresentadas em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros da área social, ocorrida nesta manhã, no Palácio do Planalto. A reunião foi marcada também por uma bronca de Lula nos titulares de pastas devido a anúncios feitos sem aval da Casa

Civil. Para ele, todas as políticas públicas devem passar, necessariamente, por análise prévia do ministro Rui Costa. O chefe da Casa Civil sorriu quando perguntado para quem era a bronca. “Fica a critério da criatividade de vocês. Lula não citou casos”, disse. Mas deixou claro que o assunto é sério: “O presidente reforçou, e tem reforçado com todos os ministros, e por isso essa fala, a necessidade de os anúncios de programas serem anúncios de governo, e não anúncios de ministérios. E quando é anúncio de governo, muitas vezes, envolve mais de um ministério.

Por mais que a ideia seja boa, é preciso pactuar com outros ministérios, para ver o alcance de eventuais impactos em outras áreas. Portanto, o presidente quer que as boas ideias sejam apresentadas, mas que elas sejam divulgadas na medida em que haja uma validação do governo”. Sobre o programa da Saúde, Costa não indicou se será nos mesmos moldes do extinto Mais Médicos, que contava com contratação de médicos estrangeiros. De acordo com ele, haverá ato de lançamento em parceria com o Ministério da Saúde, provavelmente na próxima semana.

Flávia Said
Foto: Reprodução
Bolsonaro é denunciado por não combater à tortura na ONU
Estado do Rio de Janeiro, 15 de março de 2023 GAZETA RIO 3 POLÍTICA

VOLTA AO MUNDO

Governo italiano pede a Milão que pare de registrar filhos de casais do mesmo sexo

Reforma tributária elevará arrecadação de municípios

Ogoverno da Itália disse para a Câmara Municipal de Milão para não mais registrar filhos de pais do mesmo sexo, reacendendo um debate em torno da agenda conservadora da primeira-ministra, Giorgia Meloni. A Itália legalizou as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo em 2016, derrubando a oposição de grupos católicos e conservadores, mas não conseguiu dar a eles direitos de adoção, temendo que isso encorajasse a gravidez de aluguel, que continua ilegal. Na ausência de uma legislação clara sobre o assunto, alguns tribunais decidiram a favor de permitir que casais do mesmo sexo adotem os filhos uns dos outros, e prefeitos de algumas cidades, incluindo Milão, registraram barrigas de aluguel para casais

do mesmo sexo. O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, disse na segunda-feira que recebeu uma carta do Ministério do Interior dizendo-lhe para parar de registrar os filhos de casais do mesmo sexo. Citando uma decisão do mais alto tribunal da Itália, a prefeitura de Milão – um braço local do Ministério do Interior –argumentou que os pais poderiam obter reconhecimento legal apenas com a aprovação explícita de um tribunal para a adoção. Sala disse em um podcast nesta terça-feira que respeitará a ordem, mas continuará lutando politicamente para garantir que os direitos dos pais homossexuais e de seus filhos sejam reconhecidos. Meloni chegou ao poder como defensora dos valores cristãos tradicionais e denunciando o que ela chama de “ideologia de gênero” e “lobby LGBT”.

Ovice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que os municípios não serão prejudicados com a reforma tributária que o governo tentará aprovar no Congresso Nacional. Segundo ele, a medida vai simplificar, reduzir custos e aumentar a eficiência, o que deve gerar aumento na arrecadação das cidades.

"A reforma [tributária] não é para tirar dinheiro

de ninguém, mas é para buscar simplificação, redução de custos e eficiência econômica. Pode ter certeza que a arrecadação vai crescer para os municípios", afirmou Alckmin. A reforma tributária vai ser discutida a partir de um grupo de trabalho criado no Congresso Nacional com base em duas propostas que já tramitam na Câmara dos Deputados (PEC 45/19) e no Senado Federal (PEC 110/19). O relator é o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O governo não vai encaminhar proposta própria, mas aproveitar o teor desses projetos em andamento e intensificar

a articulação parlamentar para aprová-los.

A declaração de Alckmin foi dada na noite de segunda-feira (13), durante participação do vice-presidente na 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília. A entidade reúne gestores de todas as capitais e municípios com mais de 80 mil habitantes. "O governo local é o governo que enxerga os problemas da população", destacou o vice-presidente, em discurso aos gestores municipais.

Investimentos

Alckmin lembrou os investimentos previstos

para esse ano, ampliados com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Transição, no fim de 2022, que autorizou investimentos públicos além da regra do teto de gastos, que limita o crescimento à inflação do ano anterior.

"O maior extra-teto, a maior suplementação foi para a saúde, [com] R$ 22 bilhões a mais para aqueles que fazem o SUS (Sistema Único de Saúde) realidade, que são os estados e municípios".

Alckmin também citou o programa Minha Casa, Minha Vida, que tem recursos previstos de R$ 10,4 bilhões em 2023.

Brasil e Alemanha reiteram parceria visando a transição energética

Dois tremores secundários de magnitude 4,6 voltaram a atingir a região já devastada da Turquia ontem (14), de acordo com dados do US Geological Survey (USGS).

Ambos aconteceram em cidades da província de Kahramanmaras, onde há pouco mais de um mês um terremoto de magnitude 7,8 – e diversos tremores secundários – deixou mais de 54 mil mortos na Turquia e na Síria. O primeiro tremor ocor -

reu 19 quilômetros ao norte da cidade de Afşin e o segundo 11 quilômetros à nordeste da cidade de Çağlayancerit. Mesmo cerca de um mês depois, os terremotos registrados nesta terça ainda são considerados tremores secundários decorrentes do terremoto de 7,8. O país ainda está no processo de reconstruir as casas e edifícios destruídos pelo desastre natural. Mais de 160 mil edifícios contendo 520 mil apartamentos desabaram ou foram severamente danificados no começo de fevereiro.

OBrasil e a Alemanha firmaram um documento que reafirma parcerias estratégicas entre os dois países. Os ministros de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, e da Economia e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck, destacaram que a iniciativa fortalecerá a transição energética, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Silveira sugeriu ao colega alemão a contratação de hidrogênio de baixo carbono produzido no Brasil, de forma a colaborar para a instalação de plantas industriais no país, o que ajudaria no fortalecimento do Programa Nacional do Hidrogênio que, segundo ele, é uma prioridade do governo brasileiro.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia informa que a ideia “é fazer um leilão no Brasil, com garantia de contratação pelo governo alemão, para o desen-

volvimento do programa de hidrogênio de baixo carbono tanto para o governo brasileiro, quanto para o alemão”.

Silveira explica que a parceria “vai ajudar a avançar a ainda mais a matriz energética limpa do Brasil”, e que o desafio da pasta será o de “conciliar esta política de governo com o desenvolvimento econômico para geração de oportunidades para o povo brasileiro de forma a combater as desigualda-

des, ainda muito latentes na nossa sociedade”.

O ministro brasileiro acrescentou que o país tem “potencial para ser protagonista nessa pauta”, uma vez que tem escala de mercado, recursos energéticos diversificados e abundantes, “além de um setor energético com elevada matriz de fontes renováveis”.

“Nossas energias limpas - solar, eólica e hidráulica – vêm se desenvolvendo de forma exponencial.

Há uma tendência de termos um grande superavit de energia no Brasil, que pode ser conciliado com os interesses da Alemanha em relação ao hidrogênio verde”, disse Silveira, na nota. O ministro da Alemanha elogiou o potencial brasileiro para a produção de energias renováveis e disse que já há, em seu país, “setores interessados em investir na produção de hidrogênio de baixo carbono”.

Federico Maccioni, CNN Foto: Reprodução Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália Vista aérea da devastação causada pelo terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a província de Kahramanmaras, na Turquia.
Dois tremores de magnitude 4,6 atingem a região já devastada da Turquia, ontem
Pedro Rafael Vilela - Agência Brasil Pedro Peduzzi -Agência Brasil
Estado do Rio de Janeiro, 15 de março de 2023 GAZETA RIO 4 GERAL
Federico Maccioni, CNN

Limpeza e dragagem do Rio

Botas para prevenir enchentes em Nova Iguaçu

Alimpeza e dragagem do Rio Botas, em Nova Iguaçu, foi iniciada ontem (14/03), pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com a Prefeitura Municipal. O serviço atende a uma solicitação do deputado Carlinhos BNH (PP), que acompanhou os trabalhos junto com o vice-governador e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha (União), e o prefeito Rogério Lisboa (PP).

“Sabemos que a prevenção e manutenção precisam ser periódicas. Vamos continuar cobrando pelas intervenções, para que a população possa ter mais tranquilidade nos dias de chuva forte.

Agradeço ao governador, por ser tão amigo de Nova Iguaçu, ao secretário do Ambiente, ao Inea

e demais autoridades. Juntos e sem vaidades, conseguimos melhorias para a nossa cidade”, afirmou o deputado estadual Carlinhos BNH, que formalizou o pedido de limpeza ao governo através de Indicação Legislativa.

As intervenções realizadas pelo poder público na Baixada Fluminense, além de beneficiarem moradores, ajudam a minimizar os estragos causados por enchentes decorrentes do transbordamento dos rios.

De acordo com o deputado, as ações de prevenção geraram resultados melhores nas últimas fortes chuvas. “Seguiremos avançando e trabalhando na Alerj em busca de melhorias para nosso povo iguaçuano”, concluiu Carlinhos BNH.

Governador Cláudio Castro participa da inauguração de hospital em Saquarema

Ogovernador Cláudio Castro participou na segunda -feira (13/3) da inauguração do novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, no complexo conhecido como Cidade da Saúde, no bairro Verde Vale, em Saquarema, na Região dos Lagos. A unidade, que foi erguida em uma área de 40 mil metros quadrados, tem 86 leitos e 717 funcionários, sendo 72 deles médicos. Convidado para a cerimônia, Castro falou da importância do fortalecimento da saúde fora da capital fluminense. O secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, também prestigiou a solenidade.

- Descentralizar o atendimento em saúde da capital, para que os cidadãos, sobretudo da Região Metropolitana e do interior, não precisem mais sair de suas cidades em busca de socorro médico é uma prioridade. Estamos aqui diante de um hospital de primeiro mundo. Com nossa parceria, colocando pacientes na Central de Regulação, não só Saquarema será beneficiada, mas toda a região. O Estado tem ajudado a custear essa parceria. Assim va-

mos construindo um setor de saúde mais digno para os cidadãos fluminensesafirmou Cláudio Castro. No ano passado, o Governo do Estado do Rio repassou mais de R$ 268 milhões para o município. Os repasses de custeio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que envolvem cofinanciamento para o segmentos de Atenção Primária, Programa Equidade, assistência farmacêutica, linhas de cuidado e tuberculose, somam R$ 8,2 milhões. De 1° de janeiro a 3 de março deste ano, já foram repassados R$ 55,4 milhões. Os repasses correspondem à distribuição de parte da arrecadação de royalties do petróleo e de tributos estaduais e federais aos quais as prefeituras têm direito. De acordo com o coordenador de Atendimentos do hospital, Cesar Alencar da Silva Ramos Júnior, 155 cirurgias, de 11 especialidades, principalmente ortopédicas, serão realizadas por mês na unidade. As seis primeiras operações estão marcadas para hoje (15/3). Os leitos do novo hospital foram distribuídos da seguinte forma: 40 de Enfermaria Adulto; dois de Isolamento Adulto; 12 de Enfermaria Pediátrica (seis clínicos e seis cirúrgi-

cos); um de Isolamento Pediátrico; 10 de UTI Adulto e outros 10 de UTI Pediátrica; três de urgência e emergência e oito de unidades intermediárias.

Já o Centro Cirúrgico possui quatro salas e três leitos de recuperação anestésica e está estruturado para realizar diversos tipos de procedimentos nas especialidades de Traumato-Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Ginecológica, Quimioterapia, Clínica Médica, Pediatria Clínica, além de Atendimento Odontológico Cirúrgico, inclusive para pacientes com necessidades especiais (PNE).

No primeiro momento, o hospital funcionará com regime de porta fechada, recebendo os pacientes de forma referenciada pelas outras unidades de emergência e urgência do município e para as cirurgias eletivas referenciadas pela Central de Regulação.

Além das cirurgias oncológicas, outro serviço bastante esperado pela população é o tratamento oncológico. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde montou no novo hospital uma sala coletiva de Administração de Quimioterápicos, equipada com um leito e oito poltronas de medicação.

Convênio universitário O hospital será administrado por meio de convênio firmado com a Universidade de Vassouras. A unidade funcionará como um hospital universitário e de pesquisa, oferecendo procedimentos de baixa, média e alta complexidades, onde professores, doutores e médicos residentes prestarão todos os atendimentos.

Para a prefeita Manoela Peres, o novo hospital representa um grande passo no processo de revolução da saúde pública saquaremense. A Cidade da Saúde é um complexo que abrigará também as clínicas da Mulher, da Criança, do Idoso e Cardiovascular, os centros de Imagem, Reabilitação, Odontológico, Oncológico e de Hemodiálise, além de uma nova creche. O Hospital Porphírio Nunes de Azeredo, por sua vez, continua atendendo, regularmente, na Rua Adolfo Bravo, 197, em Bacaxá. Dr. Luizinho sinalizou a intenção de a SES investir também no novo hospital. - Esse já é um dos melhores hospitais do Rio de Janeiro. Talvez a melhor planta funcional. O estado poderá cofinanciar o serviço, possibilitando a ampliação do atendimento - destacou Dr. Luizinho.

Rio e Universidade de Columbia lançam centro de pesquisas sobre mudanças climáticas

APrefeitura do Rio

lançou ontem

(14), em parceria com a Universidade de Columbia, o Climate Hub Rio, um centro de pesquisas e conexões sobre mudanças climáticas. O lançamento aconteceu no Museu do Amanhã, no Centro da cidade.

O Climate Hub foi patrocinado pela prefeitura e possibilitará colaboração e divulgação mais efetivas entre líderes locais, no Brasil, e a comunidade científica global. No início do evento, aberto ao público, os 5 anos da morte de Marielle Franco

e Anderson Gomes foram lembrados com palmas e gritos de "Marielle presente!!" na plateia. Autoridades como a secretária municipal de Meio Ambiente, Tainá de Paula, e o embaixador Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, participam do evento.

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, que tinha sido convidada para o evento, não pôde vir ao Rio porque está sob cuidados médicos, com sintomas de gripe.

Ana Toni, secretária Nacional de Mudanças do Clima, é a convidada de honra e participa de forma on-line.

Estado do Rio de Janeiro, 15 de março de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES
Eliane Maria, g1 Rio

O QUE TODO INICIANTE

Professor

Matheus Guimaraes

Em cada história de aprovação, cada concurseiro conta acontecimentos ímpares da sua jornada. Cada história tem detalhes únicos, mas existem desafios comuns a todos os que se propõem a conquistar uma vaga em um concurso público. Saber como lidar, por exemplo, com imprevistos, estresse emocional e cansaço físico será fundamental na sua história de aprovação.

Técnicas de estudo são importantes para se obter um alto desempenho, mas ter um “psicológico forte” é o que te mantém constante durante a sua preparação.

A maneira como você lida com as dificuldades será o maior responsável pelos seus resultados. Qualquer fator que dificulte seus estudos precisa ser superado.

Esses fatores não podem ter a mesma importância que os seus estudos, uma vez que você quer ser aprovado.

É importante dizer que não se deve ignorar os problemas. Na verdade, é preciso identificar o porque eles

surgem, para poder minimizá-los. O que não pode acontecer é deixar que as dificuldades te faça duvidar da aprovação. Com uma mentalidade errada até em situações favoráveis o concurseiro não evolui. A sua forma de pensar dita o seu ritmo nos estudos. Logo, pense da forma correta.

O histórico escolar ruim, a falta de dinheiro para estudar em cursinhos e a falta de apoio da família não podem mais te abalar. Dias de baixa produtividade, não compreender imediatamente os assuntos estudados e falta de confiança na capacidade do seu cérebro são desafios comuns a todos que se propõem a conquistar uma vaga em um concurso público. Se isso ocorre com você, não se abale! É normal!

Seus pensamentos geram sentimentos. Seus sentimentos geram atitudes. Suas atitudes geram hábitos. Seus hábitos geram resultados.

Estudar até passar!

TODAS AS QUARTAS-FEIRAS

Concurso Saquarema RJ tem 40 vagas previstas para guarda-vidas

Previsto para este ano, o concurso Saquarema RJ, com as 218 oportunidades restantes, ainda segue confirmado pela prefeitura. Entre os cargos esperados está o de guarda-vidas, com 40 oportunidades.

A carreira se destaca, já que costuma ser muito procurada pelos candidatos. A oferta de vagas fica atrás apenas dos cargos de guarda municipal (50) e agente comunitário de saúde (43).

Mas o que será preciso para participar do con-

curso de guarda-vidas de Saquarema RJ? Quais as atribuições do cargo? Os salários e benefícios oferecidos? Essas e outras perguntas Folha Dirigida responde abaixo. Confira!

Saiba tudo sobre o guarda-vidas de Saquarema RJ Conforme o projeto básico do concurso de Saquarema RJ, para ingressar como guarda-vidas no município, os candidatos precisam ter o nível médio completo, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Já para ser habilitado no

concurso, será preciso conquistar a aprovação na prova objetiva, no Teste de Aptidão Física (TAF) e na prova prática. As disciplinas que serão cobradas, na objetiva, não foram reveladas. Os aprovados no concurso terão ganhos iniciais de R$1.212, para uma jornada de 40 horas. Os contratados serão responsáveis por prevenir situações de risco e executar salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo pessoas e patrimônio de incêndios, explosões, vazamentos, afogamentos ou qualquer

outra situação de emergência.

Conforme a prefeitura e seu projeto básico utilizado para a contratação da banca organizadora, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), ainda restam ser oferecidos os seguintes cargos e vagas:

Nível médio Agente comunitário de saúde (43 vagas); Agente de combate às endemias (30); Agente de trânsito (50); Guarda ambiental (cinco); Guarda municipal (50); e Guarda-vidas (40).

Prefeitura de Araruama abre mais de

As inscrições ficarão abertas até quinta-feira, 16 de março, pelos seguintes links:

- Agente Comunitário de Saúde ;

- Agente de Combate às Endemias . É necessário preencher o formulário com todos os dados solicitados. Não é cobrada taxa para concluir o procedimento.

200 vagas para agentes

Seleção para Araruama RJ terá provas em maio

A seleção para Araruama RJ terá provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. A aplicação será no dia 21 de maio, com duração de três horas. Os candidatos deverão responder a 20 questões de múltipla escolha sobre Co-

nhecimentos Específicos de cada cargo. Será considerado aprovado quem obtiver o mínimo de 50% do total de pontos previstos. Haverá ainda a etapa de comprovação documental e o curso de formação inicial. Serão chamados para o curso:

126 candidatos a agente comunitário de saúde e 200 candidatos a agente

de combate às endemias.

O participante deverá ter aproveitamento mínimo de 50% da avaliação, ao final do curso, bem como frequência mínima de 75% durante as aulas.

O processo seletivo terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação uma vez, por igual período.

Estudar até passar!
PRECISA SABER
Matheus Guimaraes guimaraesmatheus.andrade@gmail.com
Estado do Rio de Janeiro, 15 de março de 2023 GAZETA RIO 6 EDUCAÇÃO

Governo do Rio Grande do Norte pede apoio da Força Nacional para combate a ataques criminosos

Ogoverno do Rio Grande do Norte pediu apoio à Força Nacional para enfrentar os ataques criminosos no estado ontem (14) e reforçar o efetivo das forças de segurança. A governadora Fátima Bezerra (PT) pediu, em reunião virtual realizada que o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), atue junto às forças estaduais de segurança pública.

Em publicação nas redes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que vai atender ao pedido e autorizou o envio de homens da Força Nacional para o estado. Segundo o ministro, outras ações estão sendo planejadas e serão anunciadas.

Entre a madrugada e a manhã de ontem, 11 pessoas foram presas. Nas ações, também foram apreendidas armas, drogas, dinheiro, motocicletas e artefatos explosivos. Na Zona Oeste de Natal, um homem foi ferido em um confronto entre policiais e criminosos, e não resistiu.

Cenas dos ataques em cidades do Rio Grande do Norte na madrugada

foram divulgadas nas redes sociais, com vídeos mostrando carros em chamas. Prédios públicos, veículos e estabelecimentos comerciais de pelo menos 19 cidades sofreram ataques a tiros e incêndios, segundo o g1.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e da

Defesa Social (Sesed) decidiu que as forças de segurança do estado não vão atualizar os locais, quantidades e tipos de ocorrências criminosas, para preservar o trabalho de inteligência e investigação realizado pelo governo.

Secretário de Segurança Pública do estado, o coronel Francisco Canindé de

Araújo Silva, conhecido como Coronel Araújo, afirmou que as estratégias de segurança foram intensificadas em todo o território. — Não haverá recuo por parte do governo — afirmou o secretário.

Um fórum de Justiça, duas bases da Polícia Militar, uma prefeitura e um banco estão entre os diversos

prédios atacados. Segundo a Sesed, os ataques foram organizados por um grupo criminoso, e já havia alerta da possibilidade de ocorrências desde a segunda-feira. O governo do estado afirma ainda, que evitou mais ataques com a prisão de suspeitos na noite anterior. “Prendemos pessoas sus-

peitas, identificamos locais onde estavam recipientes com gasolina. Em outros locais (os ataques) aconteceram porque é impossível estarmos em todos os lugares, mas chegamos quase no momento dos acontecimentos. Estamos garantindo ao cidadão a segurança. Qualquer situação de anormalidade, pedimos que a população acione o 190. Não vamos admitir que alguma organização criminosa venha colocar medo na sociedade”, disse o comandante-geral da PM, coronel Alarico Azevedo, ao g1.

Na tarde de ontem, todas as forças de segurança do estado foram convocadas pela Sesed para debater as ações de combate aos ataques criminosos. Reuniram-se a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal.

Ficou definido, segundo a secretaria, que haverá reforço nas investigações, e ampliação das ações ostensivas em pontos estratégicos do estado. Além disso, providências judiciárias também foram solicitadas pelas forças de segurança.

Reajuste de valores da alimentação escolar ajuda mas não é suficiente

Ogoverno federal reajustou os valores da alimentação escolar no per capita do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) entre 28% e 39%.

Para o professor de Economia do Ibmec em Brasília, William Baghdassarian, embora a medida seja positiva, os valores ainda não são os necessários para manter uma alimentação escolar adequada.

O PNAE é administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Baghdassarian reconhece que o reajuste beneficiará cerca de 40 milhões de estudantes das redes públicas de ensino de todo o país.

O professor do Ibmec também destaca que, além de o programa cumprir a função social junto aos estudantes, também colabora de modo geral com o aquecimento da economia, na medida em que incentiva o consumo de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

“É uma medida que atende exatamente quem pre -

cisava ser atendido, que são as crianças, e também aquece a economia do país, porque os brasileiros que trabalham no setor da agricultura familiar, terão sua renda melhorada”, reconheceu.

“No entanto, embora seja uma medida positiva, é ainda insuficiente, na minha opinião, porque os valores não são os valores necessários para manter uma alimentação escolar adequada”, afirmou.

Assimetria

Segundo o professor do Ib -

mec, “o fato de os valores destinados à merenda escolar não serem suficientes faz com que a gente tenha uma assimetria entre os municípios”. Conforme o especialista, “da forma como são distribuídos, os valores criam uma disparidade entre municípios ricos e pobres”.

“Municípios mais ricos alimentam melhor, enquanto municípios mais pobres, que dependem mais desses recursos, alimentam pior - e isso tem o efeito de propagar a desigualdade”, apontou

William Baghdassarian.

Desmaios

A professora Evany Silva Santos, que dá aula de Alfabetização na Escola Municipal Valparaíso, em Valparaíso de Goiás, sabe muito bem a importância de se servir uma alimentação saudável aos estudantes. Ela explica que há casos de alunos que têm, na merenda escolar, a única refeição do dia.

“É muito importante que o governantes se preocupem, tanto com a quantidade quanto com

a qualidade”, defende a professora.

"Muitos estudantes vão para a escola praticamente sem o café da manhã”, esclarece Evany, informando que já houve casos até de desmaio, em plena sala de aula: “Tem aluno desmaiando, quando o lanche atrasa e é servido depois de 9h30 - porque não são bem alimentados em casa", relata a pedagoga.

Distribuição dos recursos

Para os ensinos médio e fundamental, que representam mais de 70% dos alunos atendidos pelo Programa, o reajuste será de 39%. Para os estudantes da pré-escola e escolas indígenas e quilombolas, o aumento alcança o patamar de 35%.

Para as demais etapas e modalidades, a correção será de 28%. De acordo com o Ministério da Educação, serão investidos neste ano cerca de R$ 5,5 bilhões na melhoria da qualidade dos alimentos nas escolas.

O que é o PNAE O Programa Nacional de Alimentação Escolar

(PNAE) tem o objetivo de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis, através do oferecimento de alimentação nas escolas e de ações de educação alimentar e nutricional.

O PNAE é a mais antiga política pública de segurança alimentar e nutricional do país: foi criado em 1955, originalmente com o nome “Campanha de Merenda Escolar”. Atualmente, destina recursos suplementares para apoiar o atendimento diário de cerca de 40 milhões de estudantes, em aproximadamente 150 mil escolas.

A transferência financeira é dividida em até dez parcelas, de fevereiro a novembro de cada ano, e corresponde a 20 dias letivos por mês. O cálculo sobre os recursos a serem repassados leva em consideração o número de dias de atendimento e o número de alunos matriculados em cada rede ou unidade de ensino.

Estado do Rio de Janeiro, 15 de março de 2023 GAZETA RIO 7 NACIONAL

CLASSIFICADOS

Secretaria de Trabalho e Renda divulga para esta semana mais de 3,2 mil vagas em várias regiões

ASecretaria de Estado de Trabalho e Renda iniciou esta semana com a oferta de 3.248 vagas de emprego para a população fluminense. As oportunidades foram captadas em todo o Estado do Rio pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) e pelo aplicativo Mais Trabalho RJ, e grande parte está concentrada nos setores de serviços e hotelaria. Os salários podem chegar a R$ 5 mil.

O Mais Trabalho RJ está oferecendo 2.457 vagas em diferentes municípios do Rio de Janeiro: somente na capital são

1.373 oportunidades; em Volta Redonda, 255; Bar-

ra Mansa, 58, e Niterói, 48. Dentre essas vagas, existem 321 com trabalho itinerante e 182 em home office. Quase 70% das vagas captadas pelo Mais Trabalho RJ não exigem experiência. Os salários anunciados na plataforma se iniciam em R$ 1 mil para a vaga de consultor de vendas de seguros e podem chegar a R$ 5 mil para consultor comercial. A bolsa estágio para auxiliar administrativo oferece remuneração de R$ 550, e o estágio para engenheiro civil, até R$ 1.070. A ferramenta digital disponibiliza também aos fluminenses 33 cursos gratuitos de capacitação, de fácil acesso e com diferentes cargas horárias,

para aqueles que desejem melhorar seu currículo e as chances de conseguir o emprego. Esses cursos já somam 4.297 inscritos até agora. Já pelo Sine, são 791 oportunidades para as regiões Metropolitana, Médio Paraíba e Serrana do Estado do Rio. Na capital e Região Metropolitana, há 600 chances, entre as quais 177 são destinadas, exclusivamente, a pessoas com deficiência (PcD). Para esse público, destacam-se 20 posições para auxiliar de limpeza, no bairro de Madureira, Zona Norte do Rio, com exigência de Ensino Fundamental completo. Também há 40 vagas para empacotador, na Barra da Tijuca, Zona Oeste,

sendo necessário ter Ensino Médio completo. Na Região Metropolitana, existem boas opções para ampla concorrência, tais como uma para assistente social em Queimados, com salários de até R$ 3.900. Existem também 30 vagas para motorista carreteiro em Campo Grande, na capital. No Médio Paraíba, são disponibilizadas 69 vagas para diferentes funções, incluindo quatro para motorista carreteiro para Itatiaia, e quatro para operador de empilhadeira em Valença, com salários de até R$ 2.600. As 122 oportunidades na Região Serrana são todas para Teresópolis, entre as quais 10 para motorista de ônibus ur-

bano e 10 para serralheiro de metal, para o bairro de Várzea. De acordo com o Observatório do Trabalho da Secretaria de Trabalho e Renda, o setor de Serviços é responsável por 97,6% das 791 oportunidades oferecidas pelo Sine, seguido pela hotelaria, com 1,4%. Quanto à escolaridade, mais de 60% das oportunidades exigem Ensino Médio completo. Em relação aos salários oferecidos, 43,1% das vagas oferecem um salário mínimo (R$ 1.302) e 41,2%, até dois salários. A Secretaria de Trabalho e Renda lembra que a compatibilização da vaga com os candidatos é feita por meio dos respectivos sistemas (Sine e aplicati-

vo Mais Trabalho RJ), que realizam uma análise entre o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Por isso, é importante manter cadastro e currículos atualizados. Para se inscrever ou atualizar o cadastro, no caso do Sine, é necessário ir a uma unidade do Sistema Nacional de Emprego levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/Pasep/NIT/NIS e CPF. Para consultar o endereço das unidades Sine e os detalhes de todas as vagas oferecidas, basta acessar o Painel Interativo de Vagas da Setrab, disponível no site http:// www.trabalho.rj.gov.br/ .

OPORTUNIDADES
Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1
2 3 4 5 6

Caderno G

Estado do Rio de Janeiro, 15 de março de 2023

PAULO SILVA

E O OSCAR VAI PARA... - PARTE II

Econtinuamos com nossa serie desta semana sobre os resultados do Oscar 2023.

Na verdade o grande ganhador do prêmio este ano foi a Netflix, o filme produzido pela empresa de VoD ou Streaming tanto faz, levou o filme "Nada de Novo no Front" a quatro estatuetas, duas de grande relevância, Melhor Filme de Língua não inglesa, ou Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Direção de Fotografia, ainda ganhou dois prêmios secundários importantes, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. O que isso realmente representa ? Segundo a

publicos ainda não são totalmente doutrinados embora boa parte dele ainda se deixa levar pelo marketing dos filmes de grandes distribuidoras. A adaptação cinematográfica dirigida por Edward Berger e estrelada por atores de língua alemã bem conhecidos, como Daniel Brühl e Felix Kammerer, é a primeira versão em alemão da obra literária, a língua na qual Remarque escreveu este clássico da literatura mundial. Ficou provado, com o prêmio, que aqueles que até agora afirmavam que um filme em língua alemã teria dificuldade

Mostra 'Cine+ de Curtas' vai selecionar obras de produtores fluminenses

Oprojeto Cine+ está democratizando a sétima arte no interior fluminense por meio da construção de novas salas de exibição em cinco municípios do Rio de Janeiro. E, para inaugurar os espaços em grande estilo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) abre, nesta terça-feira (14/3), a chamada pública "Mostra Cine+ de Curtas".

A convocatória é voltada para produtores de obras audiovisuais contempladas nos editais da Sececrj e vai selecionar 50 filmes a serem exibidos nos novos complexos.

tária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

As inscrições ficam abertas até o dia 24/3 e devem ser feitas por meio de formulário on-line disponibilizado pela Superintendência de Audiovisual.

Os selecionados vão ter o seu filme exibido em duas sessões de cada cinema da rede, entre os dias 11 de abril e 17 de maio, nas cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty.

zado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR (com patrocínio da Enel Distribuição Rio e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura) e tem a consultoria executiva da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos Produções e apoio institucional das respectivas prefeituras onde serão feitas as ações.

Serviço:

comunidade em ações formativas e apresentações culturais das mais diversas linguagens artísticas.

critica especializada, o filme estreou no Festival Internacional de Toronto, em setembro do ano passado. Desde então, começou a receber elogios da crítica e o apoio considerável de marketing da Netflix, o que também tem inegável peso no resultado deste domingo. O consenso de críticos afirma que é uma obra "oportuna e atemporal, que conserva o poder da clássica fonte, focando na futilidade da guerra". Isso pode explicar muita coisa alem de ser um indicativo sobre como a empresa vai atuar no tocante aos Festivais internacionais e aos prêmios em festivais pelo mundo. Isso mostra que o cinema como conhecemos com seus três setores prioritários que são, O cinema de Arte, O cinema Comercial, leia-se Blockbuster, e o O cinema Independente com sua imaginação e criatividade, continuam a valer até em momentos de globalização. Os

em alcançar fama mundial estavam errados. Com nove indicações ao Oscar, a produção recebeu quatro estatuetas e já havia conquistado sete prêmios no festival de cinema britânico Bafta, quebrando um recorde. O longa foi pioneiro: um filme alemão nunca havia sido nomeado para nove categorias do Oscar e, além disso, na principal delas, a de melhor filme. Por isso, a comunidade de artistas alemães estava animada em um evento para festejá-lo na véspera da premiação, na manhã de sábado, na Villa Aurora, nas colinas próximas de Los Angeles. Do ponto de vista do simbolismo, é difícil imaginar um lugar melhor para celebrar o filme. Ou como disse Claudia Roth, ministra da Cultura responsável pelo fomento ao cinema alemão: "É um círculo que se fecha". Para Netflix parece ser um novo projeto para popularizar a empresa e conseguir mais assinaturas.

- O Cine+ reflete o propósito de ampliar o acesso à cultura que buscamos promover nos últimos anos. E a convocatória, ligando os produtores culturais contemplados em nossos editais ao projeto, reforça ainda mais a vocação da gestão em democratizar todo o processo e estreitar a relação entre a arte e a população fluminense - ressaltou a secre-

- Desde 2021, quando a Lei Aldir Blanc foi executada, tivemos um volume expressivo de obras audiovisuais produzidas por todo o estado. Viabilizar a exibição dessas mais de mil obras, pelo interior do estado, é um ato de democratização do acesso à cultura, que pode inclusive ser considerada uma forma de prestação de contas à sociedade sobre o investimento na cultura criativa do nosso estadoexplica o superintendente de Audiovisual, Raphael Moreira.

O projeto Cine+ é reali-

Link para inscrição: https://docs.google.com/ forms/d/e/1FAIpQLSdyMntYG cj0eiJcG3cvfTQL3RY5bTOEjMJ7QrufZRiRPZS2Q/viewform

E-mail para dúvidas: sup.audiovisual@cultura. rj.gov.br

Sobre o Cine+

O programa consiste em democratizar a arte a partir da implantação de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. Além da exibição de filmes, funcionarão como espaços multiusos, atendendo a

Todas as salas do projeto promoverão pelo menos 1.500 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 100 jovens, com lotação máxima de 20 alunos por cidade. Após o ciclo formativo, vai ser selecionada, nessas turmas, parte da equipe que vai atuar nos novos cinemas, em regime de Jovem Aprendiz. Quem tiver interesse em participar do curso pode se inscrever entre os dias 10 e 31 de março, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/ xJBxcGCRkeUdWNoU8. Para participar da seleção é necessário ter de 14 a 18 anos e estar regularmente matriculado em uma unidade da rede pública de ensino do respectivo município ou do estado. Mais informações no perfil do projeto no instagram: @redecinemais.

Foto: Reprodução
março
2023 GAZETA RIO 9
Estado do Rio de Janeiro, 15 de
de
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão

As conquistas recentes de Palmeiras e Flamengo na Copa Libertadores geraram novos frutos. As duas equipes brasileiras foram confirmadas pela Fifa como participantes da primeira edição do novo Mundial de Clubes, que será disputado a partir de 2025, reunindo 32 times a cada quatro anos. Entre eles estarão os campeões continentais de 2021 a 2024, que terão vaga garantida na competição. As novidades foram anunciadas ontem (14), pelo Conselho da Fifa - instância mais alta da entidade máxima do futebol - que

se reuniu pela manhã em Kigali, capital da Ruanda. Além do Verdão, campeão da Libertadores em 2021, e do Rubro-Negro carioca, que levou o título no ano passado, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) terá direito a outras quatro vagas. Duas delas estão reservadas aos dois próximos campeões da Libertadores. Os critérios de indicação dos outros dois representantes sul-americanos ainda não estão definidas. O mais provável é que seja utilizado o ranking de clubes, levando em consideração o período de 2021 a 2024. No entanto, pelo ranking, nenhum outro time brasileiro terá direito a disputar o Mundial. O regulamento do Mundial não

autoriza a participação de dois times do mesmo país, a não ser que sejam os campeões.

Já a União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) preencherá quatro vagas com os vencedores da Liga dos Campeões - duas delas estão com Chelsea (2021) e Real Madrid (2022) - e outras oito equipes entrarão pelo ranking continental.

Edição deste ano será última com 7 times O Mundial de Clubes de 2023, programado para ocorrer de 12 a 22 de dezembro na Arábia Saudita, será o último com sete equipes participantes, com os vencedores da Liga dos Campeões (Uefa) e da Libertadores (Conmebol) entrando di-

reto na semifinal da competição.

A edição de 2024 do Mundial já será em outro formato. A Fifa planeja manter o torneio anualmente, mas apenas com os campeões continentais, sem incluir equipe representante do país-sede. De acordo com a entidade, o Mundial anual estimularia a competitividade entre as confederações. Detalhes sobre cronograma e formato serão divulgados posteriormente pela Fifa.

Amanhã (16), também em Kigali, capital de Ruanda, terá início o Congresso da Fifa. A expectativa é que o atual presidente da entidade, Gianni Infantino, seja reeleito para seu terceiro mandato.

Aprefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse, ontem (14), que é impensável que atletas da Rússia e de Belarus possam participar das Olimpíadas de 2024 na capital francesa, acrescentando que fará tudo o que puder para evitar a participação de ambos os países.

A Ucrânia tem liderado um apelo para banir atletas russos e bielorrussos dos Jogos Olímpicos de Paris depois que o Comitê Olímpico Internacional (COI) disse em janeiro que está aberto a incluí-los como neutros.

“Não consigo imaginar que eles (COI) tomem essa decisão”, disse a prefeita ao jornal esportivo francês L’Equipe nesta terça-feira, 500 dias antes do início dos Jogos.

“Não consigo imaginar por um segundo que o COI queira deixar tal legado. Então, farei tudo o que puder para garantir

que isso não aconteça.” Atletas da Rússia e de Belarus foram banidos de muitas competições internacionais desde a invasão russa à Ucrânia. No mês passado, Hidalgo sugeriu que os atletas russos poderiam participar dos Jogos como parte de uma equipe de refugiados estabelecida pelo COI, opondo-se à participação de atletas russos como neutros.

“Devemos agir agora.

O fato de o COI ter escolhido Paris para a celebração destas Olimpíadas é um sinal muito forte porque é a capital dos direitos humanos”, acrescentou ela, sem mencionar a ideia da equipe de refugiados.

Os organizadores das Olimpíadas, que ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto do ano que vem, disseram repetidamente que acatarão qualquer decisão do COI sobre a participação de atletas russos e bielorrussos.

Novo Mundial de Clubes da Fifa será em 2025 São Gonçalo seleciona atletas para projeto de handebol

Conquiste sua vaga no

Nossos Cursos

Téc Enfermagem

de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais

do Trabalho Formação de Professores Cuidador

ASecretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo segue com o processo seletivo para o projeto Superação no Handebol, cujo objetivo é formar um time que será base para competições de alto rendimento da modalidade.

"Nesta segunda semana de 'peneira' já tivemos alguns cortes e seguimos em busca dos atletas para os times feminino e masculino. No momento, estamos com mais meninos inscritos e por isso ainda estamos aceitando inscrições de meninas. O projeto é uma grande oportunidade para os jovens que têm ambição no esporte. Os técnicos estão desenvolvendo um trabalho de iniciação técnica e acredito que, ao longo dos treinos, já serão feitos trabalhos de alto rendimento com os participantes”, disse a multicampeã Zezé Sales, coordenadora do 'Superação no Handebol'. Mais de 70 jovens foram inscritos no projeto, que tem a ideia de selecionar 20 meninas e 20 meninos de até 16 anos que irão participar das principais competições de handebol do Estado e do País.

A tricampeã dos Jogos Pan-Americanos e treinadora da equipe feminina, Daly, analisou a primeira semana de treino com as meninas. “Estamos fazendo um trabalho de inserção ao esporte com os principais fundamentos técnicos do handebol, como passe, recepção e drible. Estamos aprimorando o trabalho que muitas já desenvolvem nas escolas e já conseguimos notar uma evolução ao longo dos treinos”, afirmou a treinadora.

O auxiliar técnico do time masculino, Anderson Armond, declarou que já consegue identificar alguns destaques no grupo.

"Muitos dos meninos inscritos já têm uma grande noção dos princípios bá-

sicos da modalidade e já mostram uma boa evolução desde os primeiros dias de exercício. Percebemos que muitos que estão na faixa etária dos 14 anos têm um bom desenvolvimento técnico”, constatou Anderson.

O período da "peneira", que seria de duas semanas, foi prorrogado para o fim do mês de março. O processo seletivo é realizado às segundas, quartas e sextas, a partir das 13h30, no Clube Esportivo Mauá.

O Superação no Handebol é uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer de São Gonçalo com o Ministério do Esporte, através da Secretaria de Esporte de Alto Rendimento.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 15 de março de 2023 Ano XXVI - nº 1091 Foto: Divulgação
Prefeita de Paris promete manter atletas de Rússia e Belarus fora das Olimpíadas
(21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita)
Vantagens que só o aluno GHF tem mercado de trabalho
MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
Secretaria Escolar Segurança
Da Reuters
Sergio du Bocage - TV Brasil

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.