3 minute read

Mostra 'Cine+ de Curtas' vai selecionar obras de produtores fluminenses

Next Article
Caderno G

Caderno G

Oprojeto Cine+ está democratizando a sétima arte no interior fluminense por meio da construção de novas salas de exibição em cinco municípios do Rio de Janeiro. E, para inaugurar os espaços em grande estilo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) abre, nesta terça-feira (14/3), a chamada pública "Mostra Cine+ de Curtas".

A convocatória é voltada para produtores de obras audiovisuais contempladas nos editais da Sececrj e vai selecionar 50 filmes a serem exibidos nos novos complexos.

Advertisement

tária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

As inscrições ficam abertas até o dia 24/3 e devem ser feitas por meio de formulário on-line disponibilizado pela Superintendência de Audiovisual.

Os selecionados vão ter o seu filme exibido em duas sessões de cada cinema da rede, entre os dias 11 de abril e 17 de maio, nas cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty.

zado pela Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR (com patrocínio da Enel Distribuição Rio e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura) e tem a consultoria executiva da Marco Zero, produção executiva da Cinco Elementos Produções e apoio institucional das respectivas prefeituras onde serão feitas as ações.

Serviço: comunidade em ações formativas e apresentações culturais das mais diversas linguagens artísticas. critica especializada, o filme estreou no Festival Internacional de Toronto, em setembro do ano passado. Desde então, começou a receber elogios da crítica e o apoio considerável de marketing da Netflix, o que também tem inegável peso no resultado deste domingo. O consenso de críticos afirma que é uma obra "oportuna e atemporal, que conserva o poder da clássica fonte, focando na futilidade da guerra". Isso pode explicar muita coisa alem de ser um indicativo sobre como a empresa vai atuar no tocante aos Festivais internacionais e aos prêmios em festivais pelo mundo. Isso mostra que o cinema como conhecemos com seus três setores prioritários que são, O cinema de Arte, O cinema Comercial, leia-se Blockbuster, e o O cinema Independente com sua imaginação e criatividade, continuam a valer até em momentos de globalização. Os em alcançar fama mundial estavam errados. Com nove indicações ao Oscar, a produção recebeu quatro estatuetas e já havia conquistado sete prêmios no festival de cinema britânico Bafta, quebrando um recorde. O longa foi pioneiro: um filme alemão nunca havia sido nomeado para nove categorias do Oscar e, além disso, na principal delas, a de melhor filme. Por isso, a comunidade de artistas alemães estava animada em um evento para festejá-lo na véspera da premiação, na manhã de sábado, na Villa Aurora, nas colinas próximas de Los Angeles. Do ponto de vista do simbolismo, é difícil imaginar um lugar melhor para celebrar o filme. Ou como disse Claudia Roth, ministra da Cultura responsável pelo fomento ao cinema alemão: "É um círculo que se fecha". Para Netflix parece ser um novo projeto para popularizar a empresa e conseguir mais assinaturas.

- O Cine+ reflete o propósito de ampliar o acesso à cultura que buscamos promover nos últimos anos. E a convocatória, ligando os produtores culturais contemplados em nossos editais ao projeto, reforça ainda mais a vocação da gestão em democratizar todo o processo e estreitar a relação entre a arte e a população fluminense - ressaltou a secre-

- Desde 2021, quando a Lei Aldir Blanc foi executada, tivemos um volume expressivo de obras audiovisuais produzidas por todo o estado. Viabilizar a exibição dessas mais de mil obras, pelo interior do estado, é um ato de democratização do acesso à cultura, que pode inclusive ser considerada uma forma de prestação de contas à sociedade sobre o investimento na cultura criativa do nosso estadoexplica o superintendente de Audiovisual, Raphael Moreira.

O projeto Cine+ é reali-

Link para inscrição: https://docs.google.com/ forms/d/e/1FAIpQLSdyMntYG cj0eiJcG3cvfTQL3RY5bTOEjMJ7QrufZRiRPZS2Q/viewform

E-mail para dúvidas: sup.audiovisual@cultura. rj.gov.br

Sobre o Cine+

O programa consiste em democratizar a arte a partir da implantação de salas cinematográficas em municípios de até 250 mil habitantes. Além da exibição de filmes, funcionarão como espaços multiusos, atendendo a

Todas as salas do projeto promoverão pelo menos 1.500 sessões de cinema por ano e, para além das exibições, o programa promoverá uma capacitação técnica e artística para 100 jovens, com lotação máxima de 20 alunos por cidade. Após o ciclo formativo, vai ser selecionada, nessas turmas, parte da equipe que vai atuar nos novos cinemas, em regime de Jovem Aprendiz. Quem tiver interesse em participar do curso pode se inscrever entre os dias 10 e 31 de março, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/ xJBxcGCRkeUdWNoU8. Para participar da seleção é necessário ter de 14 a 18 anos e estar regularmente matriculado em uma unidade da rede pública de ensino do respectivo município ou do estado. Mais informações no perfil do projeto no instagram: @redecinemais.

This article is from: