GAZETA RIO - Edição de Quarta-feira 03 de Maio de 2023

Page 5

'LEI DEVE PREVALECER SOBRE O FAROESTE DIGITAL', DIZ DINO

www.gazetario.com GAZETA RIO Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 03 de maio de 2023. Ano XXVI Nº 1123 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes SEM ACORDO, VOTAÇÃO DO PL DAS FAKE NEWS NÃO ACONTECEU MUNDO: Líder de seita acusado da morte de 110 pessoas é preso no Quênia Funai 2023 é oficialmente autorizado com 502 vagas Atriz Aline Peres Fala como é viver com depressão e ansiedade A comemoração do 1⁰ de maio na Baixada foi sucesso total!! “Acorda, Amor!” Adaptação de “A Bela Adormecida” para o público adulto PÁGINA 04 PÁGINA 09 PÁGINA 03 Estado facilita a abertura de novos negócios no Rio de janeiro Paes participa da abertura do maior evento tecno do mundo PÁGINA 03 PÁGINA 07 PÁGINA 05 PÁGINA 04 PÁGINA 05 PÁGINA 09 Fábio, do Fluminense, caminha para se tornar o brasileiro com mais jogos da Libertadores PÁGINA 10
- Essa é mais uma
e atrair
todo
É
manter
investimentos,
– declarou
Cláudio Castro. Um aulão de ginástica abriu o evento, seguida de uma linda apresentação de capoeira comandada por Mestre Keto, do Centro Cultural Iguaçu Arte Capoeira.
medida para desburocratizar o Estado
novas empresas, garantindo mais emprego e renda em
o Rio de Janeiro.
nosso compromisso
um ambiente de negócios atraente, que incentive
para fomentar ainda mais a economia
o governador
Paes destacou a importância do Web Summit Rio acontecer na capital carioca. Para ele, assim como o carnaval e o futebol, a conferência de
tecnologia
deve fazer parte da Cidade Maravilhosa.

GAZETA RIO

Fundado em 1997

Diretor Presidente

Riotur amplia disputa

para

escolha do Rei e Rainha

A disputa para a escolha da Corte Real do próximo Carnaval não será mais a mesma. A Riotur, organizadora da disputa que elege os representantes da folia momesca, ampliou o número de candidatos e pretende iniciar as etapas classificatórias já no mês de agosto. Com a ampliação do concurso, mais pessoas poderão ser atingidas,

além de envolver todas as escolas de forma homogênea. Uma pessoa de cada agremiação, envolvendo o Grupo Especial, Série Ouro, Superliga, Livres e Federação dos Blocos, terá que ser obrigatoriamente indicada. A proposta é que a escolha chegue mais perto do povo, principalmente, das alas de passistas.

Brasil exigirá contrapartidas dos EUA para realizar exercícios na Amazônia

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que manteve uma “boa conversa" com o presidente da Câmara, Arthur LIra (PP-AL), ontem (2), mas que compete à Casa decidir o momento de votar o Projeto de Lei das Fake News (2630/2020).

“Eu procuro não me meter

muito na questão da Câmara porque conversar com um já é difícil, imagina conversar com 513, estou deixando a Câmara decidir a decidir a hora que vai votar [o PL das Fake News]”, disse Lula após a reunião realizada no Palácio da Alvorada, segundo o UOL. De acordo com interlocutores, a conversa teria versado sobre o projeto que trata da regulação das plataformas e redes sociais,

mas Lira teria sinalizado que o governo não possui votos suficientes para que a proposta, prevista para ser levada ao plenário, seja aprovada. O requerimento de urgência do projeto foi votado na semana passada, Na ocasião, era necessária apenas a maioria simples (maioria dos deputados mais um), sendo que agora são necessários 257 votos para que o PL seja aprovado.

Onovo chefe do Comando Militar do Norte (CMN) anunciou exercícios militares com os EUA na Amazônia. Para o analista militar e oficial da reserva da Marinha do Brasil, comandante Robinson Farinazzo, as relações militares com os EUA não favorecem o Brasil, que deveria exigir contrapartidas de seu vizinho do norte.

O novo comandante do Exército para a região norte do Brasil quer priorizar a realização de exercícios militares com os EUA na região da Amazônia, gerando polêmica entre especialistas do setor de defesa.

Durante seu discurso de posse, no 2º Batalhão de Infantaria da Selva (2º BIS), na cidade de Belém, o general Luciano Guilherme Cabral Pinheiro d estacou que um dos principais projetos da nova gestão será a Operação CORE 23, realizada com o Exército dos Estados Unidos, reportou o portal Toca News.

"Essa operação é uma das que vão ocorrer. Será o coroamento do nosso ano de instrução. É a primeira vez que será realizado na região amazônica", declarou o general Cabral Pinheiro.

Ao assumir o Comando Militar do Norte (CMN), Cabral Pinheiro comandará as tropas do Exército nos estados do Amapá, Maranhão, Pará e parte do Tocantins, em área correspondente a 20% do território brasileiro.

De acordo com o especialista militar e oficial da reserva da Marinha do Brasil, comandante Robinson Farinazzo, o Brasil deveria exigir contrapartidas dos EUA por garantir o treinamento de militares americanos em ambiente de selva.

“O Brasil deve exigir contrapartidas porque os EUA têm poucas oportunidades para se adestrar em ambiente de selva como o nosso”, disse Farinazzo à Sputnik Brasil. “As relações bilaterais militares precisam ter o mínimo de reciprocidade.”

Segundo ele, "as autoridades brasileiras deveriam explicar por que o país permite que os EUA realizem exercícios no nosso território sem pedir nada em troca."

"Tivemos recentemente voos de espionagem realizados pelos EUA com aeronaves Boeing WC135R [...] sobrevoando o nosso litoral por duas vezes. Que aliado militar é esse que nos espiona?", questionou Farinazzo.

Este tipo de atitude pode ser classificado como hostil, o que deveria exigir "no mínimo uma

nota de protesto por parte do Itamaraty", considerou o comandante.

Além disso, o senador norte-americano Ted Cruz, potencial candidato à presidência da República pelo Partido Republicano dos EUA, ameaçou a imposição de sanções econômicas contra o Brasil, em retaliação à autorização dada a um navio iraniano para atracar no Rio de Janeiro.

"Precisamos também ficar atentos ao artigo publicado pelo ex-comandante militar da OTAN, almirante James Stavridis, que descreveu o Brasil como uma ameaça à segurança climática dos EUA", alertou Farinazzo.

O comandante questionou a inação do Itamaraty perante este tipo de declarações, que "relativizam a soberania nacional".

"Não temos um relacionamento de igualdade [com os EUA]. Temos ameaças chegando de lá", declarou Farinazzo. "Vamos fazer exercícios militares com um país que tem atitudes hostis como essa contra nós?"

Segundo ele, as relações militares entre Brasil e EUA poderiam ser equilibradas, caso o Brasil solicitasse contrapartidas materiais de seu vizinho do norte.

"Os EUA não compram equipamentos militares brasileiros, como os aviões Super Tucano da Embraer", notou Farinazzo. "Poderíamos também solicitar a transferência de tecnologias militares, como a transferência de tecnologia do submarino nuclear à Austrália"

Outra contrapartida de interesse do Brasil seria a compra de sistemas de foguetes Astros, produzidos pela empresa brasileira do setor de defesa Avibrás, cujos funcionários não recebem salário há seis meses, sugeriu o comandante.

"Precisamos abandonar a política do espelhinho. Temos que pedir contrapartidas, como diversos países fazem. Isso faz parte das relações entre os países e o Brasil precisa de muitas coisas na área militar", concluiu Farinazzo.

No dia 24 de abril, o general

Luciano Guilherme Cabral Pinheiro tomou posse do Comando Militar do Norte (CMN) do Exército Brasileiro, em cerimônia realizada na cidade de Belém. Durante seu discurso de posse, o general revelou a iminente realização de exercícios militares conjuntos com os EUA em território amazônico.

Sputnik
"Deixa a Câmara decidir a hora que vai votar", diz Lula, sobre a PL 2630
247
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
do Rio de Janeiro, 03 de maio de 2023 - Ano XXVI - nº 1123
Estado

Sem acordo, votação do PL das fake news não aconteceu

As divergências em torno do chamado “PL das Fake News” fizeram com que a votação da proposta permanecesse em dúvida após a reunião de líderes ocorrida na tarde de ontem (2), em Brasília (DF).

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), havia convocado o encontro para contabilizar os votos favoráveis ao texto e avaliar a colocação do projeto em votação ainda nesta data, conforme estava previsto. As bancadas, no entanto, não conseguiram fechar acordo pela votação da medida, que ainda enfrenta críticas de diferentes lados.

Com isso, Lira empurrou para as últimas horas de terça-feira para a decisão sobre eventual análise do texto pelo plenário. A sessão ficou agendada para 18h, e teve a PL como último item da pauta, o que indica uma possível votação à noite ou adiamento da análise.

A tendência é que, para tomar uma decisão, os parlamentares utilizem como termômetro a votação do chamado “kit obstrução”, que tradicionalmente acontece antes da apreciação do texto principal de propostas polêmicas.

O kit é um conjunto de ferramentas previstas no

regimento que podem ser adotadas por deputados divergentes para tentar adiar a análise de um PL por parte do plenário.

A proposta em questão tramita como Projeto de Lei (PL) PL 2630/2020 e cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, estipulando regras para as plataformas digitais em relação ao combate a conteúdos falsos.

O texto já foi aprovado pelo Senado em 2020, ocasião em que recebeu sinal verde em meio a um placar dividido: foram 44 votos a favor do texto e 32 contrários. De lá para cá, as dissidências em torno da medida deram o tom da

disputa legislativa em torno do Projeto de Lei. Na atual fase de discussão na Câmara, a medida enfrenta resistência da bancada evangélica, de parlamentares bolsonaristas e também entre membros de alguns outros grupos. A federação que reúne as siglas PSDB e Cidadania, por exemplo, fechou questão nesta terça contra o PL. Os dois partidos somam 18 parlamentares. O Republicanos, legenda que tem vínculo político com a Igreja Universal, também está entre os dissidentes e já havia anunciado no final de semana que votará contra o texto.

A bancada evangélica, por exemplo, fez mobilizações

ontem terça-feira (2), na Casa para protestar contra a proposta. O grupo tem feito uma espécie de mutirão para tentar virar votos dos parlamentares. O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), 2º presidente da Câmara, disse que 95% da bancada seriam contrários ao texto por considerar que ele significa uma espécie de “censura”. Segundo o parlamentar, 45% dos membros do grupo estão no primeiro mandato e não participaram dos debates nos anos anteriores sobre o PL, por isso seriam contrários à votação.

Campo progressista A bancada evangélica tem, em sua maioria, parlamen-

tares alinhados ou próximos à extrema direita bolsonarista. "A extrema direita está jogando pesado contra a votação do PL porque se habituou a fazer dos conteúdos falsos o seu expediente de trabalho", criticou nesta terça o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

O psolista foi um dos que participaram de um ato promovido nesta mesma data pela Coalizão Direitos da Rede em parceria com a Sala de Articulação contra a Desinformação, iniciativas civis que defendem a urgência do PL.

Em geral, o texto tem o apoio da base do governo e de setores do campo progressista, embora ainda

enfrente algumas críticas também nesse segmento. Há divergências pontuais sobre o projeto.

“Há uma necessidade inegável de regulamentação do que fazem hoje as plataformas, e é claro que alterações podem ocorrer no plenário em pontos que precisam ser aperfeiçoados, mas hoje os principais veículos, organizações e movimentos sociais que defendem a democratização na comunicação estão a favor, não porque esse PL encarne uma perfeição, mas porque ele encarna um avanço no que diz respeito à regulamentação-limite e responsabilidades que as plataformas têm que ter e que hoje simplesmente não assumem”, opina Braga.

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), também saiu em defesa da votação. “Não vamos mais tolerar vandalismo e discurso de ódio disfarçados de liberdade de expressão”, disse o petista em sua conta no Twitter. Guimarães esteve com artistas do coletivo 342 Artes, que foram ao Congresso semana passada e retornaram nesta terça para fortalecer a defesa do texto.

Em tempo: como esperado, a votação acabou não acontecendo, sendo pleiteada para a próxima seção.

Ogovernador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prometeu prisão para quem invadir propriedades rurais no estado. A declaração foi feita durante participação na Agrishow 2023, 28ª Feira Internacional de Tecnologia

Agrícola em Ação, que ocorre em Ribeirão Preto, no interior paulista.

“Vamos proteger no estado de São Paulo a propriedade privada. Não vamos tolerar invasão de terra aqui no nosso estado. E aqueles que invadirem terra no estado de São Paulo terão um destino só: a cadeia. Segurança jurídica, direito de propriedade são fundamentais”, discursou na abertura da feira, em 1º de maio.

O advogado do MST, Ney Strozake, disse à TV Brasil que as ameaças de prisão

sempre estiveram no cotidiano da luta pela terra, e quem decreta prisão é a Justiça, não os governadores.

A declaração do governador ocorre em meio à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (27) para investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No texto, o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) argumenta que há um “crescimento desordenado” de “invasões” a propriedades rurais produtivas no país.

Ceres Hadich, que faz parte da direção nacional do MST, disse, em entrevista à Agência Brasil na semana passada, que a CPI “tem um caráter extremamente político”.

“A gente está indo para a

quinta CPI ao longo dessa caminhada do MST. Todas elas tiveram esse mesmo caráter, instrumento para tentar nos colocar em uma posição de encantonamento e evidenciar as posições políticas da extrema direita, dos ruralistas em relação a nós”, afirmou.

Financiamento

Na ocasião, Tarcísio anunciou novas linhas de financiamento para o agronegócio, a ser lançada pela Desenvolve SP, agência estadual de fomento. Serão R$ 200 milhões em créditos. A medida prevê que o tomador de crédito pague apenas juros que envolvem a incidência anual da Taxa Básica de Juros, a Selic. Segundo o governo, a condição de pagamento é de uma carência de 12 meses e prazo de 5 anos (60 meses) para quitação.

Oministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que 'a lei deve prevalecer sobre o faroeste digital'. A declaração foi dada pelas redes sociais, ao comentar o fato de o buscador Google ter retirado de sua página inicial um link para um conteúdo contrário ao PL das Fake News.

"Google removeu a publicidade cifrada e ilegal contida na sua página inicial. Esperamos que as plata-

formas desativem mecanismos de censura ou de violação à liberdade de expressão com isonomia. E seguimos abertos ao diálogo. A lei deve prevalecer sobre o faroeste digital", afirmou Flávio Dino.

O projeto está no centro de uma discussão entre grandes plataformas estrangeiras e grupos de direita, que são contrários ao texto, e governo, o comando da Câmara, setores do Judiciário, ativistas de direitos digitais e entidades que defendem o jorna-

lismo, que são favoráveis à proposta.

O texto, que cria obrigações para as plataformas no combate às notícias falsas e ao cometimento de crimes pela internet, já é discutido no Parlamento há três anos. O PL já foi aprovado pelo Senado em 2020 e teve o regime de urgência avalizado na Câmara na semana passada, por 238 votos a 192. A realização da votação ainda nesta terça será discutida em reunião de líderes marcada para o início da tarde.'

MST questiona governador de São Paulo sobre prisão para quem ocupar terras
'Lei deve prevalecer sobre o faroeste digital'
Cristiane Sampaio
GAZETA RIO 3 Estado do Rio de Janeiro, 03 de maio de 2023 NACIONAL
Agência Brasil

Líder de seita acusado da morte de 110 pessoas é preso no Quênia

Olíder de uma seita, suspeito de causar a morte de pelo menos 110 pessoas no Quênia, foi novamente detido ontem (2) pelas autoridades e acusado de terrorismo, imediatamente depois de um tribunal ter encerrado o primeiro processo contra ele.

Paul McKenzie, líder da Igreja Internacional da Boa Nova, que estava preso desde 14 de abril, compareceu a um tribunal queniano no início do dia para ouvir a acusação e pedir que o processo contra ele fosse encerrado. O tribunal aceitou a petição e determinou a libertação, embora tenha sido imediatamente detido, juntamente com mais seis suspeitos, com vista ao novo julgamento. A decisão foi comemorada pelas famílias das vítimas e pelas organizações da sociedade civil, segundo o jornal queniano The Standard.

No primeiro dia, os médicos examinaram nove corpos de crianças, com idade entre 1 e 10 anos, e o de uma mulher, informou Oduor.

"A maior parte deles tinha características de fome.

Vimos sinais de pessoas que não comiam, não havia comida no estômago, a camada de gordura era muito fina", afirmou.

Após a audiência de hoje, Paul Mackenzie foi transferido para Mombaça, a segunda maior cidade do país, onde existe "um tribunal com poderes para tratar de casos de prevenção do terrorismo", disse a procuradora Vivian Kambaga.

O tribunal deverá deferir o pedido do Ministério Público para manter o líder da seita em prisão preventiva durante 30 dias, enquanto são feitas investigações sobre seu possível envolvimento.

O crime ficou conhecido como o "massacre da floresta de Shakahola".

O caso de Mackenzie

A comemoração do 1⁰ de maio na Baixada foi sucesso total!!

As primeiras autópsias dos corpos encontrados em valas comuns num terreno utilizado pela seita em área arborizada de Shakahola, no condado de Kilifi, sul do Quênia, confirmaram que as vítimas morreram de fome, embora algumas estivessem asfixiadas.

A descoberta dos primeiros corpos resultou de escavações feitas pelas autoridades, em 21 de abril, no terreno utilizado pela seita.

Até o momento, as autoridades quenianas recuperaram do local os corpos de 110 pessoas, embora os trabalhos continuem e a expectativa é de que esse número aumente.

Os principais líderes da seita conclamaram seus seguidores a jejuar até a morte, com a promessa de que se encontrariam com Jesus Cristo numa nova vida.

O presidente do Quênia, William Ruto, classificou McKenzie como "terrível criminoso", e a Cruz Vermelha do país começou a trabalhar para localizar cerca de 210 pessoas - incluindo 110 crianças desaparecidas e que tinham ligação com as atividades da seita.

As primeiras autópsias realizadas nessa segunda-feira, em 10 das 110 vítimas encontradas na floresta, revelaram mortes causadas pela fome mas também por asfixia, anunciou o chefe das operações forenses, Johansen Oduor.

ocorreu no momento que outra situação de extremismo religioso chegou àss páginas dos jornais quenianos - o referente ao líder religioso do país, Ezekiel Odero, que admitiu no sábado que 15 pessoas morreram durante suas "intervenções espirituais" no centro religioso de Malindi. Ele admitiu a morte de seguidores do Centro de Oração e da Igreja para uma Nova Vida. Seus advogados alegam que as pessoas que morreram já estavam "em estado crítico" quando chegaram ao centro. "Quando as pessoas morrem, a polícia é informada; não houve nenhum caso de morte em que as forças de segurança não tenham sido informadas", disseram os advogados, em declarações ao jornal The Nation, citadas pela agência Efe.

A polícia, no entanto, não parece convencida com esses argumentos e liga diretamente Odero e Mackenzie por seus vínculos empresariais, incluindo a participação no capital social de uma cadeia de televisão que ambos usavam para transmitir "mensagens radicais aos seus seguidores".

A investigação sobre Odero deverá incluir acusações de homicídio, sequestro, radicalização, genocídio, crimes contra a humanidade, crueldade infantil, fraude e lavagem de dinheiro.

Trabalhadores e Trabalhadoras foram a grande estrela da celebração do 1⁰ de Maio na Baixada. Promovida e organizada pelo Comitê de Lutas Sindical e Popular da Baixada Fluminense, a Festa do Trabalhador e da Trabalhadora com Família lotou a Praça Santos Dumont em Nova Iguaçu e reuniu dezenas de famílias. Foi uma manhã de muito atendimento social, música, arte, esporte, cultura, diversão para a criançada e toda família. Houve também ótimas falas sobre a importância deste momento de reconstrução do Brasil junto com o governo do presidente Lula. A festa contou com o apoio de muitos voluntários. Nas atividades esportivas, muitos jogos e brincadeiras, sob a coordenação de Adriano Santos. Um aulão de ginástica abriu o evento, seguida de uma linda apresentação de capoeira comandada por Mestre Keto, do Centro Cultural Iguaçu Arte Capoeira. Teve tam-

bém performances de artes marciais de Karatê e Taekwondo. As famílias aproveitaram também os serviços sociais do CRAS, da Cruz Vermelha, da Unidade Odontológica e do ônibus Brasil Sem Alergia. A Barraca do Trabalhador, com informações e incentivo à filiação sindical, foi outro ponto alto da festa. O Bingo do Trabalhador foi bonito e empolgante. Teve premiação e sorteios para o público geral e também para os trabalhadores sindicalizados.

Outro ponto alto foi o momento das saudações de representantes sindicais, do movimento social, autoridades e partidos políticos. Representando os religiosos, Dom Luciano Bergamin, Bispo Emérito de Nova Iguaçu, enalteceu o 1⁰ de Maio e abençoou a vida das famílias e rezou pelos desempregados. Falando em nome dos movimentos sociais, Ferreirinha fez uma resenha das propostas apresentadas pelo Comitê em recente ida de uma comitiva à Brasília, onde reivindicaram a volta das

obras do PAC, construção de creches e do Projeto Iguaçu de Combate e Contenção de Enchentes, bem como a construção do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência. Letícia Florêncio, da Casa da Cultura, falou da importância das mulheres trabalhadoras na política. Os sincalistas Telmo Oliveira e Elisa de Campos (Comerciários), Cláudio Monteiro (Rodoviário), Sérgio Bruno (Vigilantes), Claudêmis Cunha e Amaury Oliveira (Sindierj), Tiago Cunha (Construção Civil) e Sandoval Marques (SindQuimica), exaltaram do 1⁰ Maio e a importância de realizar uma festa onde os atores principais são os trabalhadores e trabalhadoras com suas famílias, pois são eles que produzem e constroem a riqueza do Brasil. Finalizaram pedindo o fim das reformas trabalhista e previdenciária que prejudicaram a classe trabalhadora. A professora Marli falou em nome do PT e dos demais partidos presentes. Os secretários Fernando Cid (Meio

Ambiente e Agricultura), Mário Lopes (Trabalho e Emprego) e Douglas Mucciolo (Serviços Públicos) da Prefeitura de Nova Iguaçu, também prestigiaram o evento. O cantor Daniel Guerra e a Banda Pimenta do Reino fizeram o show de encerramento do evento.

O Comitê de Lutas Sindical e Popular da Baixada Fluminense é integrado por vários sindicatos e movimentos sociais que têm sede ou atuam na região. O próximo compromisso do Comitê já tem data marcada. Será no dia 03 de junho, na culminância do programa Baixada em Movimento, um grande seminário no auditório da Universidade Federal Rural em Nova Iguaçu, com a presença do ex-ministro Gilberto Carvalho.

O Comitê manifesta gratidão a todas as pessoas, empresas e instituições que apoiaram o evento com serviços, brindes e solidariedade, fundamental para o sucesso da marcante festa que há muito tempo não era comemorado na Baixada.

Agência Brasil VOLTA AO MUNDO
RTP GAZETA RIO 4 Estado do Rio de Janeiro, 03 de maio de 2023 ECONOMIA

Programa Vistoria

Itinerante chega a 26 municípios em maio

Detran.RJ vai oferecer, neste mês de maio, o serviço de vistoria itinerante em 26 municípios do interior do estado. Nesta ação, o departamento leva o atendimento móvel de veículos para cidades que não possuem posto de vistoria, oferecendo mais comodidade aos moradores da região. Para realizar o serviço, basta agendar por meio do site do departamento (www.detran.rj.gov.br)

ou pelo teleatendimento,

camento e troca de placa para Mercosul, entre outros.

Confira abaixo o calendário de maio:

3/5 – Arraial do Cabo e Barra Mansa

4/5 – Tanguá

5/5 – Rio Bonito

8/5 – Engenheiro Paulo de Frontin

9/5 – Pinheiral

10/5 – Rio das Ostras

11/5 – Guapimirim

12/5 – Saquarema

15/5 – Maricá

18/5 – Santa Maria Ma-

Estado facilita a abertura de novos negócios no Rio

nos números (21) 34604040, (21) 3460-4041 e (21) 3460-4042.

Serão disponibilizados os serviços de transferência de propriedade, transferência de jurisdição, transferência de município, alteração de características, inclusão de GNV, licenciamento anual, baixa/inclusão de alienação, mudança de cor, mudança de endereço, retificação de dados, primeira licença, empla-

dalena

19/5 – Conceição de Macabu

22/5 – São José do Vale do Rio Preto e Japeri

23/5 – Natividade

24/5 – Laje do Muriaé

25/5 – Porciúncula e Sumidouro

26/5 – Quatis e Itatiaia

29/5 – Itaguaí e Porto

Real

30/5 – São Fidélis e Cambuci

31/5 – São Francisco do Itabapoana e Italva

José Bonifácio, prefeito de Cabo Frio, sofre acidente

Prefeito de Cabo

Frio, José Bonifácio (PDT), sofre queda no Aeroporto de Fortaleza (CE) ao retornar ao Rio de Janeiro neste domingo (30). Segundo o próprio prefeito, após bater a cabeça, foi necessário levar cinco pontos.

Ao chegar em Cabo Frio, ele realizou uma tomografia que não apontou danos resultantes da queda, garantindo seu bem-estar. Na semana passada, José Bonifácio esteve no Ceará para participar de um seminário sobre moedas sociais.

Reforçando o compromisso com a desburocratização, simplificação e agilidade de processos, o Governo do Estado tirou do papel uma iniciativa para atrair novos negócios para o Rio de Janeiro. Trata-se da Resolução Cogire 07, da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), publicada ontem (2/5) no Diário Oficial. Na prática, a medida garante mais celeridade na concessão de alvarás, facilitando a abertura de empresas em todo território fluminense.

- Essa é mais uma medida para desburocratizar o Estado e atrair novas empresas, garantindo mais emprego e renda em todo o Rio de Janeiro. É nosso compromisso manter um ambiente de negócios

atraente, que incentive investimentos, para fomentar ainda mais a economia – declarou o governador Cláudio Castro.

O texto dá nova redação à Resolução Cogire 05, de 27 de outubro de 2020, e reclassifica 67 CNAEs (códigos que definem as atividades exercidas por uma empresa) para Risco 1, o mais baixo na classificação de riscos. Ou seja, torna mais fácil a abertura de novas empresas, cujas atividades estão incluídas nesta relação, já que esse tipo de empresa tem acesso ao alvará de funcionamento de forma automatizada. O número representa um aumento de 19% em relação à primeira listagem das atividades de Risco 1, publicada na Resolução Cogire 05.

Exemplo para outros estados

A resolução foi aprovada em reunião mensal do Cogire (Comitê Gestor de Integração do Registro Empresarial), órgão presidido pela Jucerja e que reúne representantes de 14 entidades ligadas ao registro de empresas. Prefeituras e outros órgãos também são convidados a participar das reuniões. O Rio de Janeiro é o primeiro estado a contar com um comitê com esta função e está servindo de exemplo para outros estados do país. - Com a aprovação da Resolução Cogire 07, firmamos o nosso compromisso com a melhoria do ambiente de negócios no estado. A reclassificação de risco aparece como mais uma facilidade para o empresário fluminense. Novas empre -

sas significam mais oportunidades de empregos e renda e, consequentemente, o crescimento do desenvolvimento econômico no Rio de Janeiro – afirma o presidente da Jucerja e do Cogire, Sérgio Romay. Participam do Cogire a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Secretaria de Fazenda, Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro, Sebrae, Fecomércio, Firjan, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Conselho Regional de Contabilidade, Sescon-RJ, Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade/ Instituto Estadual do Ambiente, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros do Estado e Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Paes participa da abertura do maior evento tecno do mundo

OWeb Summit Rio começou oficialmente com a abertura do evento na segunda-feira (01). Durante o primeiro dia de programação, participaram da conferência personalidades como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e famosos como Luciano Huck e Maju Coutinho.

Durante quatro dias, o Rio de Janeiro sediará o Web Summit Rio. Essa é a primeira vez que uma cidade fora da Europa é escolhida para receber o evento, que já aconteceu em Lisboa, em Portugal, e em Dublin, na Irlanda. No total, mais de 20 mil pessoas são esperadas no evento de tecnologia, considerado o maior do mundo. Além de especialistas, investidores, entusiastas e empresas, como a Transfero, participarão do Web Summit Rio.

Eduardo Paes no Web Summit

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi um dos convidados especiais para o primeiro dia de evento. Paes destacou a importância do Web Summit Rio aconte-

cer na capital carioca. Para ele, assim como o carnaval e o futebol, a conferência de tecnologia deve fazer parte da Cidade Maravilhosa. Ele também disse que o Web Summit Rio é diferente dos demais eventos que acontecem na cidade. Para Paes, o Rio de Janeiro deve se transformar na capital da inovação na América Latina. “Todas as cidades querem acolher um evento do tamanho do Web Summit. É a história da cidade e de um acontecimento que nasceram um para o outro.”

Eduardo Paes falou também sobre uma projeção de crescimento no Rio de Janeiro, que deve ser desencadeada pela primeira edição do Web Summit Rio. Ele comparou a capital carioca com Portugal, que experimentou mais oportunidades na área de tecnologia depois que o evento aconteceu no país. A conferência também recebeu Ayo Tometi, cofundadora do movimento Black Lives Matter.

Impacto na economia

carioca

O prefeito do Rio de Janeiro destacou o impacto na economia carioca promovido pelo Web Summit Rio. A Cidade Maravilhosa deve receber seis edições do evento, entre os anos 2023 e 2028. De acordo com projeção da prefeitura do Rio de Janeiro, o evento pode atrair até 800 mil pessoas nos próximos anos. Somente em 2023, uma projeção da prefeitura aponta que quinze mil pessoas participação do evento diariamente.

GAZETA RIO 5 Estado do Rio de Janeiro, 03 de maio de 2023
CIDADES DO RIO
Informe Publicitario GAZETA RIO 6 Estado do Rio de Janeiro, 03 de maio de 2023 GERAL

O QUE FAZER ANTES DE ESTUDAR PARA SUA SESSÃO DE ESTUDO RENDER MAIS?

Estudar não é apenas "sentar e estudar", é preciso se certificar de estar em condições aceitáveis para o estudo. Alguns pequenos ajustes potencializam sua performance, mas os resultados só serão observados no longo prazo. Atente-se a esses cuidados antes de estudar para aumentar o rendimento das suas sessões de estudo:

1) SEU CORPO, ESSAS REGRAS!

Sabe aquela vez em que você estava com boa vontade para estudar; começou bem, mas perdeu o "gás" e o estudo não rendeu!?

Talvez tenha sido uma resposta natural do seu organismo ao cansaço ou a falta de nutrientes. Portanto, antes de começar uma sessão de estudo, mantenha-se hidratado e bem alimentado. As refeições feitas durante o dia fornecem energia para o seu cérebro, ajudando a manter o foco e a concentração. Mas evite alimentos pesados ou que possam causar sono. Antes e durante suas sessões de estudo, beba água! Além disso, procure ter uma boa noite de sono.

Pois a boa higiene de sono é a maior responsável pelo seu rendimento ao longo prazo; influenciando diretamente na sedimentação do conteúdo estudado em sua memória. Seu corpo, essas regras! Beba água!

2) A ORGANIZAÇÃO É O

Funai 2023 é oficialmente autorizado com 502 vagas

PRINCÍPIO DO SUCESSO

Não é a falta de tempo que nos persegue, é a falta de organização. Então, antes de começar a estudar, organize todo o material que você precisa. Deixe seu ambiente de estudo arrumado e organizado. Livre-se de todo excesso, tudo aquilo que polui seu ambiente de estudo com informação desnecessária, pois o seu cérebro capta essas informações, mesmo que você não perceba conscientemente, e aos poucos isso prejudica seu foco e concentração. Além disso, seu ambiente de estudo deve ser silencioso e livre de qualquer fonte de distração. Portanto, coloque seu celular no modo silencioso e evite as notificações. Após isso, saiba o que você irá estudar durante aquela sessão. Estabeleça metas claras antes de começar a estudar, e observe o início e fim de cada conteúdo previamente para que não fique perdido durante o estudo. Tenha também uma estimativa de tempo! Distribua o tempo entre momento de estudo do conteúdo e momento de resolução de exercícios. Fazendo assim sua sessão ficará mais produtiva.

Seguir algumas orientações é importante para desenvolver um alto desempenho! Coloque em prática essas instruções, se organize e estude com vontade!

Estudar até passar!

TODAS AS QUARTAS-FEIRAS

Está oficialmente autorizado o concurso Funai 2023. A portaria autorizativa foi publicada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público no Diário Oficial da União desta terça-feira, 2.

Folha Dirigida

A Fundação Nacional dos Povos indígenas (Funai) preencherá 502 vagas em várias carreiras dos níveis médio e superior.

As vagas autorizadas são em carreiras dos níveis médio e superior.

Nível médio:

Agente em Indigenismo: 152 vagas; Remuneração: R$5.349,07

Nível superior:

Administrador: 26 vagas; Antropólogo: 19 vagas; Arquiteto: 1 vaga; Arquivista: 1 vaga; Assistente Social: 21 vagas; Bibliotecário: 6 vagas; Contador: 12 vagas; Economista: 24 vagas; Engenheiro: 20 vagas; Engenheiro Agrônomo: 31 vagas; Engenheiro

Florestal: 2 vagas; Estatístico: 1 vaga; Geógrafo: 4 vagas; Indigenista Especializado: 152 vagas; Psicólogo: 6 vagas; Sociólogo: 12 vagas.

Técnico em Assuntos

Educacionais: 2 vagas; Técnico em Comunicação Social: 10 vagas; Remuneração: R$6.420,87

Total: 502 vagas. O edital do concurso Funai, conforme a portaria de autorização, será publicado em até seis meses, ou seja, até 2 de novembro. As provas serão aplicadas dois meses após a publicação do edital, ou seja, acontecerão até janeiro de 2024. Próximos passos para o

concurso Funai 2023 Após a publicação da autorização oficial para a realização do concurso Funai 2023, o próximo passo deverá ser os trâmites para definir a banca organizadora da seleção. Uma comissão deverá ser formada para tocar os preparativos iniciais como, por exemplo, a elaboração do termo de referência, também conhecido como projeto básico, que funciona como um espelho para o edital. Esse documento é utilizado para que as bancas analisem as principais características da seleção e apresentam propostas para organizarem a seleção. Conforme consta na portaria autorizativa, o edital deverá ser publicado em até seis meses, ou seja, até 2 de novembro de 2023. Presidente da Funai quer mais um edital em 2024 A presidenta da Funai, Joênia Wapichana, já disse publicamente que, além do novo concurso, há a necessidade de mais

um edital em 2024, sendo este para cargos específicos e regionalizados.

"Para o ano que vem, estamos requerendo concursos mais específicos, regionalizados, com outros cargos, porque esses aí são de cargos vagos (...) concursos mesmo para possibilitar uma melhor estrutura da Funai, vamos precisar no ano que vem também", disse a presidente à Radioagência Nacional.

Atualmente, a Funai conta com cerca de 2.500 funcionários, mas somente 1.400 são efetivos. Há ainda mais de 2 mil cargos vagos na fundação.

"A recomposição da força de trabalho da fundação, por meio de concurso público, é fundamental para o cumprimento da missão do Governo Federal de proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil", afirmou Guajajara.

Veja como foi o último concurso Funai

O último concurso Funai foi realizado em 2016. Na época, a oferta inicial foi de 220 vagas, mas segundo informações do órgão, foram convocados todos os aprovados e mais 50% dos classificados excedentes. As oportunidades foram todas para o nível superior, nos cargos de contador, engenheiro agrônomo, engenheiro (agrimensor e civil) e indigenista especializado. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. As disciplinas cobradas abrangiam Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

A parte específica variava de acordo com a vaga concorrida. Já os Conhecimentos Gerais englobavam: Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico e Quantitativo; Direito Constitucional e Administrativo; Legislação Indigenista; Informática Básica; e Administração Pública.

Maricá disponibiliza 100 vagas do preparatório na carreira militar

APrefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, está com 100 vagas abertas para o Pré-militar Apolônio de Carvalho 2023, preparatório gratuito oferecido pela Prefeitura para quem deseja ingressar na carreira militar. As inscrições online podem ser feitas até o dia 09/05 no link: https://forms.gle/1xVDWEoGMA3ZRDPs5. O curso com turmas para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Escola de Sargentos das Armas (ESA) está previsto para começar no dia 10/05, com aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h. Após acessar o link, o interessado deve seguir as instruções que contêm no formulário e informar o nome completo, número do Whatsapp com

DDD, CPF, o gênero que se identifica, se possui alguma deficiência, se é morador de Maricá ou de outro município, se é do Estado do Rio de Janeiro, se já participou de algum dos cursos preparatórios gratuitos, entre outros questionamentos.

O curso será ministrado pela equipe do Pré-Enem

Popular Iara Iavelberg, com aulas 100% online e ao vivo pelo aplicativo Gotomeeting, que ficam gravadas no YouTube no link youtube.com/@pre-militarapoloniodecarva5354. Os interessados também podem seguir a equipe no Instagram: @premilitar_ apoloniodecarvalho.

Lançado em 2022 pela Se -

cretaria de Educação de Maricá, o curso Pré-militar Apolônio de Carvalho foi contemplado com o Prêmio Paulo Freire, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na categoria Projeto Político Pedagógico.

Matheus Guimaraes guimaraesmatheus.andrade@gmail.com
Estudar até passar!
GAZETA RIO 7 Estado do Rio de Janeiro, 03 de maio de 2023 GERAL

CLASSIFICADOS

2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1

OPORTUNIDADES

Sebrae do Rio abre 120 vagas para Agentes de Inovação e Orientadores

OSebrae Rio, em parceria com a Fapetec, abriu um processo de seleção de bolsistas em quatro modalidades para atuação em todo o Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, serão preenchidas 120 vagas, sendo 14 de início imediato e 106 para o banco de reserva. Os bolsistas selecionados receberão ajuda de custo entre R$ 5 mil e R$ 6,5 mil, a depender do nível de escolaridade do candidato e/ou experiência comprovada de atuação nas áreas pretendidas.

Para se candidatar, é necessário ter graduação completa, em qualquer curso superior e experiência profissional comprovada de, no mínimo, seis meses na profissão,

sem contar estágios. É importante que o candidato more ou queira morar na região do programa. As inscrições devem ser feitas on-line e serão encerradas na próxima sexta-feira, 5.

As bolsas de extensão têm duração de até 24 meses para atuação presencial em campo, on-line ou híbrida, de acordo com as especificidades de cada modalidade. O candidato somente poderá se inscrever para uma única vaga.

Também há oportunidades para estudantes universitários com o valor da bolsa de R$ 1,5 mil "Ser um agente local de inovação é uma oportunidade única, por permitir ao profissional conhecer novas empresas, adquirir expe -

riência diferenciadas e ter contato com diversos setores. Além da bolsa, os agentes receberão capacitação específica, de acordo com modalidade de atuação", explica o coordenador de Inovação e Consultoria do Sebrae Rio, Marcelo Aguiar. As seleções serão realizadas em três etapas, que incluem análise de documentos, provas de conhecimentos e entrevista individual ou avaliação de habilidades e perfil, a depender das especificidades de cada modalidade. Os selecionados no edital irão atuar em áreas como Transformação Digital, Educação Empreendedora, Produtividade, Ecossistemas, Indicação Geográfica e Inovação Rural.

Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda

Caderno G

Estado do Rio de Janeiro, 03 de maio de 2023

NOS BASTIDORES

*Neno Ferreira

FHERNANDA FERNANDES

“FESTEJANDO A VIDA”

Comemorando mais um aniversário, a cantora e compositora Fhernanda Fernandes se apresentará no palco do Teatro Brigitte Blair, em Copacabana, no show “Festejando a Vida”, no dia 03 de maio, às 19:30h.

Na estrada há mais de 40 anos, com 6 discos gravados e canções de sua autoria ouvidas nas vozes de grandes nomes da MPB, como Emílio Santiago, Rosa Marya Colin e Nelson Gonçalves, dentre outros, Fhernanda brinda seu público com este novo show, onde cantará músicas de seus álbuns e canções de aclamados compositores como Sueli Costa, Chico Buarque e Gilberto Gil, que tanto a emocionam e tocam seu coração. Fhernanda surgiu para o grande público em 1980, no Festival M PB 80 da Rede Globo e, 42 anos depois, fez sucesso ao voltar à emissora, através de suas apresentações no programa “The Voice +”, emocionando a todos. Depois de viajar pelo mundo por muitos anos com seu

violão e sua voz grave, encantando plateias na Europa e Estados Unidos, Fhernanda volta ao começo de tudo, ao coração de Copacabana, bairro onde passou a maior parte da sua infância e onde começou sua carreira na noite carioca no final da década de 70. Para esse show, Fhernanda contará com companhia de um trio de músicos, César Machado, bateria, Fernando Costa, piano, César Dias, baixo, e, ainda, ganhou de presente as participações especiais das cantoras e amigas, Leila Maria, Jane Duboc, Tereza Areal e do filho, José Luiz Cardoso, que farão parte dessa grande festa em homenagem à vida. Ter&at ilde;o direito à meia-entrada todos os que levarem 1kg de alimento não perecível.

Serviço: Teatro Brigitte

Blair Data: 03/05/2023

Horário: 20:00 Endere -

ço: Rua Miguel Lemos, 51-h - Copacabana Ingressos: R$ 80 (Inteira)/ R$ 40 (meia) Vendas na bilheteria do Teatro ou pelo Sympla.

“Acorda, Amor!”

Adaptação de “A Bela Adormecida” para o público adulto

Acorda, Amor! é um solo teatral estrelado pela atriz Florencia Santángelo e dirigido por Marcos Camelo, que será apresentado em diversos espaços culturais do estado do Rio de Janeiro neste mês de maio. A turnê começará no Complexo da Maré (04/05) e passará pelo Centro da capital (05/05), Maricá (06/05), São João de Meriti (07/05), Petrópolis (19/05) e Nova Iguaçu (20/05). A peça é uma versão para adultos do clássico conto infantil "A Bela Adormecida", imortalizado pelos irmãos Grimm. A encenação se constrói à margem da criação original, com o objetivo de contar uma história que todos conhecem de uma forma que ninguém imagina. Florencia Santángelo é uma atriz versátil, com experiência em palhaçaria e teatro físico, que se apoia na linguagem do griot para se conectar com o público. Como

uma verdadeira contadora de histórias, ela mescla as habilidades de ator, cantor e narrador para conduzir o olhar do espectador e manter o jogo cênico sempre ativo. Sua performance é repleta de risco e de interação com a plateia, criando uma experiência teatral envolvente e única.

“A personagem é alguém que se destaca da massa e do anonimato em função do todo, para revelar seu olhar particular - e ao mesmo tempo universal - sobre aquilo que é humano: seus medos, fragilidades e convicções. Descobrir em si a potência de entrar em contato com o outro para que juntos, generosamente, pratiquem a reflexão que acontece na experiência artística”, afirma Florência Sendo assim, a atriz se utiliza da sua performance física, dos efeitos minimalistas e da iluminação para criar imagens encantadoras e singelas que preenchem a caixa preta supostamente va-

zia. Essas imagens estabelecem um clima e uma ambientação que podem ser comparados à maneira como cada indivíduo preenche sua própria "caixa preta" na vida. “Acorda, Amor!” conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através do Edital Retomada Cultural RJ2.

Sinopse

Acorda, Amor! é uma versão para o público adulto do conto clássico “A Bela Adormecida”. A encenação se constrói à margem da história original e traz o encantamento de um grande amor, a dor de uma despedida, a euforia de uma comemoração e uma saudade que dura para sempre.

Serviço

Acorda, Amor!

Temporada de circulação: Quando: de 04 de maio a 20 de maio de 2023

Entrada: gratuita

Duração: 50 minutos

Classificação: 12 anos

Programação: Museu da Maré - 04/05 (quinta-feira) às 19h

Av. Guilherme Maxwell, 26 - Complexo da MaréRJ

Espaço das Artes Os Ciclomáticos - 05/05 (sexta-feira) às 19h30

Rua Santana, 119, Lojas A, B, C e D - Centro, Rio de Janeiro

Centro de Artes e Esportes Unificados – 06/05 (sábado) às 19h

Rodovia Amaral Peixoto

Km 27,5 - Mumbuca - Maricá - RJ Centro Cultural AMAR –07/05 (domingo) às 16h

Rua Antônio Muniz Machado, 324 - Centro, São

João de Meriti - RJ Centro de Cultura Raul

Leoni - 19/05 (sexta-feira) às 19h

Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro, PetrópolisRJ Sala de Espetáculos Amir Haddad - 20/05 (sábado) às 20h Av. Getúlio de Moura, 1302 - Centro, Nova Iguaçu - RJ

Atriz Aline Peres Fala como é viver com depressão e ansiedade

Aatriz brasileira Aline Peres abriu o coração e falou sobre sua batalha contra a depressão e a ansiedade. Em uma entrevista emocionante, Aline compartilhou como essas condições afetaram sua vida pessoal e profissional.

Aline explicou que vive com esses transtornos desde a adolescência, mas que só recentemente decidiu falar abertamente sobre eles. "Eu não queria ser rotulada ou tratada de forma diferente", disse Aline. "Mas eu percebi que isso é uma parte importante da minha história e que eu poderia ajudar outras pessoas ao compartilhar minha experiência".

A atriz também falou sobre os desafios de lidar com a depressão e a ansiedade en-

quanto trabalha na indústria do entretenimento. "Há muita pressão para ser sempre

feliz e bem-sucedido, mas a realidade é que nem todo dia é bom", disse Aline. "Eu tive

que aprender a reconhecer meus limites e pedir ajuda quando precisava".

Aline também compartilhou algumas das estratégias que a ajudam a lidar com a depressão e a ansiedade, incluindo meditação, terapia e exercícios físicos regulares. Ela encorajou outras pessoas que estão lutando contra esses transtornos a procurar ajuda profissional e a não ter medo de falar sobre o que estão passando. "Não há nada de errado em ter depressão ou ansiedade", disse Aline. "Isso não define quem você é como pessoa. É uma condição médica que pode ser tratada e gerenciada, e eu estou aqui para dizer que é possível viver uma vida feliz e plena, mesmo com esses desafios".

RIO 9
2023
GAZETA
Estado do Rio de Janeiro, 03 de maio de
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão

Barbieri não vê 'jogo ruim' do Vasco e já mira clássico contra o Fluminense: 'Duelo complicado'

Fábio, do Fluminense, caminha para se tornar o brasileiro com mais jogos da Libertadores

Fábio aguarda apenas o apito inicial da partida contra o River Plate, nesta terça-feira, no Maracanã, para atingir mais uma marca histórica em sua carreira. Ao entrar em campo, o goleiro irá igualar Rogério Ceni e se tornar o brasileiro com mais jogos disputados na história da Libertadores.

Aos 42 anos, o atleta chegará a 90 partidas em campo pelo torneio e dividirá o topo com o ídolo são-paulino. Ao todo, Fábio entrou em campo 81 vezes pelo Cruzeiro, duas pelo Vasco e — até o momento — seis pelo Fluminense. Ele precisa de mais uma titularidade nos quatro jogos que o tricolor ainda fará nesta fase de grupos para chegar

ao topo. No ranking geral da Libertadores, Fábio subiu para a oitava colocação. Além de Rogério Ceni, também empatará com o volante argentino Enzo Pérez, que pode chegar aos 90 jogos se também entrar em campo no Maracanã, nesta terça-feira. O líder é Éver Almeida, com 113.

Vantagens que só o aluno GHF tem

Mais jogos

Rio - A derrota para o Bahia por 1 a 0, em São Januário, foi a primeira do Vasco no Brasileiro. Após o fim do jogo, o treinador Mauricio Barbieri lamentou o resultado negativo, porém, afirmou que a equipe carioca não teve uma exibição ruim no confronto da última segunda. "A eficiência sempre tem um peso determinante no resultado. Criamos um bom número de boas oportunidades no primeiro tempo e não fomos eficientes. Eles tiveram uma bola no começo do jogo. No segundo tempo eles vieram com uma postura de esperar mais e fizeram um bloco mais baixo. Tentamos encontrar soluções. Até por ser uma situação nova no campeonato, o fato de estarmos atrás no resultado, ficamos ansiosos, erramos muitos passes, não tomamos boas decisões. Faltou o úl-

timo passe. Conseguimos chegar ao fundo com Puma e colocar a bola na área, mas faltou concluir melhor. ão foi um jogo ruim em relação ao volume do que que criamos, jogadores imprimiram uma intensidade altíssima. Mas foi sem dúvida um resultado ruim", afirmou. O treinador também projetou já o próximo desafio que será contra o Fluminense, no próximo sábado. Barbieri exaltou o trabalho de Fernando Diniz e falou sobre as dificuldades de encarar o rival. "Esperamos um grande jogo. O Fluminense vem de uma derrota para o Fortaleza, mas até esse último jogo talvez fosse a melhor equipe em atividade no Brasil. Jogo muito complicado, difícil, eles têm uma maneira muito singular e particular de jogar. Mas a ideia e estuda-los e neutralizá-los para fazermos um grande jogo", disse.

Ética do COB

De acordo com a nova decisão do CECOB, tomada neste feriado de 1º de maio, Wallace agora fica suspenso das quadras por cinco anos e está proibido de defender a seleção brasileira por igual período. Além disso, a CBV foi suspensa do movimento olímpico. Na prática, isso quer dizer que a entidade fica proibida de receber verbas federais, através da Lei Agnelo Piva. A informação foi publicada primeiro pelo colunista Lauro Jardim. Com medo de punição, CBV adia Cruzeiro x São José pela Superliga, após impasse no caso Wallace O CECOB enviou ofício ao Banco do Brasil, patrocinadora da CBV, informando da decisão e recomendando que a parceria seja suspensa pelo período da punição. ALém disso, também foram enviados comunicados ao Ministério do Esporte, da Justiça e ao Tribunal de Contas da União. Wallace foi relacionado para o jogo nos últimos minutos. Apesar de ter atuado pouco na partida de domingo passado contra o Minas, foi dele o ponto decisivo — único marcado por ele — que garantiu o título da Superliga ao Sada/Cruzeiro.

Entenda o caso Wallace foi suspenso pelo

CECOB, em fevereiro, após publicar uma enquete em suas redes sociais, sugerindo tiros no presidente Lula.

A decisão foi monocrática proferida pelo relator do caso, Ney Bello. Em seguida, o atleta foi julgado pelo pleno — apenas a presidente Joanna Maranhã não participou por ter emitido opinião pública sobre o caso — e ele foi punido com 90 dias de suspensão (a contar da pena anterior) e a impossibilidade de defender a seleção brasileira por um ano.

A defesa do jogador recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei (STJDV), sob a alegação de que a punição só deveria vigorar para partidas organizadas pelo COB ou instituições as quais ela é filiada e não na Superliga — organizada pela CBV —, onde o time de Wallace o Sada/ Cruzeiro estava classificado

para a semifinal. O tribunal deu ao jogador uma liminar que o permitia jogar.

O CEBOB proferiu outra decisão onde informou que considerava a determinação do STJDV sem validade.

E alertou a CBV de que ela poderia sofrer sanções caso permitisse que Wallace jogasse.

Entretanto, a CBV afirmou estar diante de duas decisões conflitantes. Ela adiou a primeira partida da semifinal e acionou o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) para decidir qual direcionamento seguir. O árbitro do CBMA não julgou qual decisão tinha validade, mas permitiu que o jogador atuasse até que a questão fosse decidida por uma corte arbitral. O CECOB, por sua vez, afirmou que não reconhece o CBMA como a corte adequada para arbitragens.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 03 de maio Ano XXVI - nº 1123
96 — Vladimir Soria 95 — D'Alessandro 95 — Lucas Pratto 94 — Anthony Ávila 92 — Willian Ortiz 90 — Rogério Ceni 89 — Fábio 89 — Enzo Pérez 89 — Pedro Rocha
em Libertadores: 113 — Éver Almeida 106 — Sergio Aquino
Conselho de
aumenta punição de Wallace e suspende a CBV por 5 anos
Nossos
(21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Cursos
Téc

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.