Mais Ideias - Dezembro 2018

Page 1

DE Z EM B RO d e 2018

e d i ç ÃO #107

O GayLussac

é PEA Unesco há 20 anos

Na Vanguarda em questões cruciais para uma educação de pensadores críticos

E

m 2018 celebramos 20 anos integrando o Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco. Estamos na vanguarda. O programa foi criado em 1997 e o GayLussac ingressou no PEA em 1998 como a primeira escola afiliada de Niterói. Hoje são 583 escolas associadas em todo o Brasil com o compromisso de zelar pela construção de uma cultura da paz, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, formando gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.

Agenda 2030 A Agenda 2030 é um plano de ação global para um futuro mais sustentável. São 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável que vão desde a erradicação da pobreza até o cuidado com o consumo e produção responsáveis. Nesse sentido, uma das novidades para 2019 é a criação de uma disciplina nova: Democracia, Cidadania e Salvaguarda que será dirigida aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

I Seminário Regional Rio de Janeiro Para debater temas que servirão de base para 2019, Luiza Sassi, Diretora Geral, Renata Pestana, Vice-Diretora Pedagógica e Patrícia Caminha, Psicóloga, estiveram presente no I Seminário Regional do PEA/RJ. O objetivo era

Conheça alguns projetos escolares que partilha m dos ideais da Unesco n IVA Solidário – Voltado para o Ensino Médio, os alunos desenvolvem ações sociais em diversas instituições; n Arraiá D’Ajuda – Todo ano nossa festa é beneficente, estimulando o voluntariado e a solidariedade; n GayLussac In Concert – ver página 7; n Festa da Cultura da Unesco - do Fundamental 1 ao Ensino Médio, os alunos

promover debates, mobilizar e inspirar ações para o próximo ano letivo, reunindo representantes de diversas escolas. Lá, apresentamos alguns projetos do GayLussac que andam em sintonia com as propostas da Unesco (Veja BOX) e Renata Pestana recebeu o certificado do prêmio do nosso aluno Leonardo Saint’ Clair.

são envolvidos nas temáticas de meio ambiente e Direitos Humanos; n Implementação do trabalho ampliado de Salvaguarda e proteção à criança na escola.

E muito mais!

2º lugar em Concurso de Redação Leonardo Saint’ Clair, do 9º ano do Ensino Fundamental, conquistou o 2º lugar no concurso de redação e artes plásticas criado pela ONU-Unesco para celebrar os 70 anos da declaração dos Direitos Humanos. O aluno representou a escola com o texto “Filhos da Luta”. Parabéns ao Leonardo e à professora Karla Faria, que inscreveu o texto na disputa, pela conquista!


E di t o r ial

P á gi n a 0 2

Momento de

Além da análise do contexto da educação no mundo, a conferência é lugar de celebrar os

celebr ação e reflexão

talentos de cada escola. Trata-se do Prêmio

Conferência LatAM 2018 é espaço de troca de experiências, diálogo e celebração de talentos

suporte administrativo e pedagógico. Ana

de Excelência Cognita, que tem como objetivo destacar aqueles que demonstram estar no mais alto nível em matéria de ensino e Beatriz (Educação Infantil), Juliana Lisbôa (Fundamental 1), Priscila Aquino (Fundamental 2 e Médio), Jaqueline Eckstein (Salvaguarda), Jacqueline Decaux (Apoio Esco-

“U

lar) e Silvia Cristina (Trajetória Profissional)

de gás nazistas tinha doutorado. Se a edu-

Dentre eles, nossa professora e jornalis-

administrati-

cação não está a serviço de formar pessoas

ta, Priscila Aquino, foi premiada e estamos

va finalista em

mais humanas, ela é vazia”, a fala de aber-

muito orgulhosos dessa conquista! Nossa

2018 e a todos

tura de Victor Barahora, Gerente Geral da

Diretora também subiu ao palco para re-

que contribuem,

Cognita Chile na Conferência LatAm 2018,

ceber uma premiação exclusiva da escola,

dia a dia, para tornar o

em Santiago do Chile, versou sobre os 4CS

o O-Ward for Distinctive for Parents, que

GayLussac Muito + Escola.

– colaboração – criatividade – pensamento

indica a satisfação dos pais com o trabalho

crítico – comunicação –, as habilidades que

realizado na instituição.

ma boa instrução não significa uma boa formação. Metade dos médicos

e engenheiros que trabalharam nas câmaras

subiram ao palco, concorrendo com profissionais de toda América Latina.

os estudantes precisarão no futuro. A Conferência é um espaço que anualmente reúne os profissionais de excelência de cada escola para reflexões importantes sobre a educação. Nossa Diretora Luiza Sassi ficou responsável por desenvolver o tema sobre a importância do pensamento crítico na escola. Nossos alunos na contemporaneidade recebem uma avalanche de informações e precisam estar bem formados, com profundidade de repertório para que tenham capital cultu-

Parabéns a toda equipe pedagógica e

É um equívoco imaginar que quantidade de informação é conhecimento. Para ler o mundo é preciso ter acesso a conhecimento historicamente construído, dando possibilidade que os alunos possam entender as mensagens subliminares a que estão submetidos diariamente

ral suficiente para interpretar o mundo.

Luiza Sassi

SALVAGUARDA

Salvaguarda: o compromisso da proteção

Evento reúne escolas e órgãos públicos de proteção à criança para diálogo

O

1º Encontro de Boas Práticas em Proteção à Criança tornou o Teatro GayLussac palco de uma experiência de diálogo e parceria entre escolas e entidades públicas de proteção à criança. Compunham a mesa Ana Cristina Macedo, promotora da vara de infância e juventude do Ministério Público, Rita Macario, presidente do Conselho Tutelar; Mônica Alves, da Delegacia de Proteção à Criança, e Daniel Welbert, advogado especializado em direito educacional. O bate-papo foi mediado pela nossa psicóloga escolar Ana Lúcia Garcia de Freitas. Nosso Líder de Salvaguarda e Gerente Pedagógico, José Antonio Júnior, explica: “O objetivo é dividir a experiência de trabalho em relação às Políticas de Salvaguarda com outras escolas e instituições, para que, em rede, possamos proteger nossas crianças. Acreditamos que a legislação brasileira é muito reativa e a salvaguarda é uma proposta de ação, é preventiva também. Mas em ambas a criança aparece como sujeito de direito”.


i n o va ç ã o

P á gi n a 0 3

Mandarim:

um a porta par a o futuro GayLussac fecha parceria com universidades chinesas

E

ducar é levar seus alunos além, fazê-los sonhar alto. Por isso, em novembro, a Diretora Geral, Luiza Sassi, assinou um importante Memorando de Entendimento com três universidades chinesas: a Sichuan Agricultural University, a Southwest University of Science and Technology e a Sichuan University of Science and Engeneering. Essa oportunidade surgiu a partir da iniciativa de parceria com o Instituto Confúcio, em que o GayLussac se torna a primeira escola no Brasil a ter no currículo regular obrigatório, o ensino de Mandarim. A parceria tem como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as Instituições, em todos os campos de comum interesse. Por meio dela, teremos o incentivo à pesquisa em campos específicos e em conjunto;

Estamos aqui cumprindo nosso compromisso de abrir espaços no mundo para a comunidade GayLussac Luiza Sassi

promoção de intercâmbio entre estudantes e profissionais; mobilidade de estudantes, investigadores e docentes; execução e divulgação de estudos e projetos, pesquisa e outras atividades afins.

De volta aos bancos escolares... Premiação na Projeto Alumni promove reencontro de ex-alunos com os espaços da escola

Conferência Global de Líderes 2018

E

m outubro, nossa Diretora Geral, Luiza Sassi, esteve em Barcelona, na Global Education Leadership Conference 2018, que reuniu os líderes de todas as 70 escolas do Grupo Cognita para um troca de boas práticas. O tema da conferência foi “Preparando nossos estudantes para o futuro” e teve como foco a reflexão sobre bem-estar e a saúde mental. Já é o terceiro ano da conferência e todo ano o GayLussac é premiado. Em 2018 não seria diferente: conquistamos dois prêmios dentre as nove categorias.

N

o Teatro GayLussac, toda a decoração favorecia um resgate das memórias afetivas dos bancos escolares. O carrinho de pipocas dava o tom de uma noite de reencontro. Nas paredes e espalhadas pelas mesas, fotografias das turmas antigas, crianças e adolescentes que povoaram a escola em tempos de outrora. O 1º evento Alumni GayLussac começou com uma breve apresentação de um personagem que povoa o imaginário de quem passou pelo antigo “Mini-Gay”: o Alegretto.

Nossos ex-alunos ouviram a fala da Diretora Geral, Luiza Sassi, e se emocionaram com a presença do Antonio, figura marcante que cativa corações e mentes dos que passam pela escola. Nossos convidados de honra foram surpreendidos com um Alegrettinho, um presente para recordar desse momento. Para encerrar, “O melhor está por vir”, uma banda formada por ex-alunos e professores da escola e um delicioso coquetel.

O GayLussac conquistou premiação na categoria Most Supported by Parents, indicando a satisfação e parceria das nossas famílias com a escola. Já a categoria Living and Breathing the Cognita Way – uma conquista da Liderança Educacional da Cognita Brasil, cargo exercido por Luiza nas escolas da Cognita no Brasil. A premiação se refere ao quanto a área educacional vivencia o Cognita Way em todas os seus seis pontos: Liderança Energizante; Inovação; Crescimento Pessoal; Comunidade e Base Brilhante. Parabéns, Luiza Sassi, pela sua liderança inspiradora no GayLussac e na Cognita Brasil!


I NT E G R A ÇÃO E C U L T U R A

P á gi n a 0 4

Autores

De Margaret Mee ao segredo do tempero da avó, tudo tinha e tudo cabia. Divididos em grupos, os nossos exploradores da natureza apresentaram coreografias, poemas, canções e encenações, mostrando aos pais, a jornada percorrida pelo Clube

em Cena

Alunos apresentam culminância de Clubes de Pesquisa e lançam 1º livro

A

leiturização e o letramento são processos de importante significado na formação da criança. Eles possuem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Para celebrar esse momento, em novembro, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental convidam os pais para o evento “Autores em Cena”. Ali, a formalização da escrita se une à culminância do Clube de Pesquisa “Cheiros, Cores e Sabores...” e ao carinho e prestígio da família, realizando um grandioso espetáculo que revelou os frutos das vivências e aprendizados colhidos durante toda a Educação Infantil. Em cena, “Nós, os autores”. Após as apresentações, o lançamento: o 1º ano do Ensino Fundamental se torna autor de sua 1ª obra escrita, “Nós, os autores”. A professora Vanessa Trece explica: “A ampliação do vocabulário e a criação de frases, proporcionada pelas pesquisas do Clube estimulava-os a conhecerem mais assuntos para criarem as suas histórias” Além da temática central do Clube, os alunos apresentaram as causas e consequências da degradação e poluição ambiental. Cartazes e rimas marcaram os protestos que pediam maiores cuidados com o meio ambiente

Premiação na Academia Brasileira de Letras

Fiquei encantada. Sempre penso em como seria bom se todas as crianças do nosso país tivessem a oportunidade de ter um ensino de excelência, com pessoas tão capacitadas Vera, avó da aluna Isabela Furlei

Prêmio foi concedido das mãos de imortais das letras

F

oram 200 redações participantes do 8º Concurso de Crônicas Rachel de Queiroz - Fuzileiros Navais na Academia Brasileira de Letras (ABL), dirigido a alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Estado do Rio de Janeiro. Apenas 8 finalistas premiados. Dentre eles, 3 alunos do GayLussac! Estamos orgulhosos dos nossos alunos cronistas Victor Moares, que conquistou o 2º lugar, Mariah Viana (8º lugar) e Gabriel Menezes (5º lugar), todos do 9º ano. Em cerimônia solene na ABL, no dia 28 de novembro, Victor recebeu o certificado do imortal Evanildo Bechara, Gabriel recebeu do imortal Domício Proença

Filho. Já Mariah recebeu sua certificação do Alexandre de Mattos, Almirante do Corpo de Fuzileiros Navais. A escola foi representada pela nossa Diretora Geral, Luiza Sassi e pela professora de Produção Textual, Karla Faria. Parabéns aos nossos alunos! Parabéns à Karla Faria que desafiou os estudantes a escreverem!


I NT E G R A ÇÃO E C U L T U R A

P á gi n a 0 5

GayLussac

em palavr as... Alunos lançam livro trilíngue em Projeto Redação

H

á 16 anos o GayLussac promove o Projeto Redação, que incentiva o protagonismo da escrita dos alunos. Os melhores textos formulados ao longo do ano são selecionados e indicados para publicação no livro trilíngue “Em palavras, in words, en palabras”. Participam do projeto alunos do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A entrega do livro e a leitura pública da escrita para uma plateia repleta de familiares orgulhosos foi feita em novembro, no Teatro GayLussac.

A data também contou com a apresentação dos Clubes de Música e Literatura, que cantaram a “More Than Words” em três idiomas, e com a entrega dos certificados de participação e da obra impressa aos alunos.

O professor Tigran Magnelli, coordenador dos clubes, explica: “A culminância desse projeto mostra ao aluno que ele é capaz de produzir conhecimento... A apresentação e entrega do livro marcam o momento em que ele se percebe ativo no processo da literatura, como autor do imaginário social”. Neste ano a escola contou com o apoio e parceria do Senac-RJ e Scuola di Cultura.

E M P R E E N D E D OR I S M O

3ª Melhor

MINIEMPRESA DAS AMÉRICAS

Escreverde conquista pódio no Company of the Year

P

arabéns para a Escreverde.Sae, nossa Miniempresa de 2018! Nossos cinco miniempresários que voaram até Lima, no Peru, para participar do COY 2018, representando outros 35 alunos, conquistaram o prêmio Delta Social Impact Award e ficaram em 3º lugar na principal premiação, Company of the Year. O COY 2018 é um encontro que reúne as melhores Miniempresas de toda a América e foi a primeira vez que uma Miniempresa do GayLussac concorreu nessa acirrada disputa. Mais uma vez, a Escreverde.Sae faz história, já que eles haviam conquistado 9 entre 9 premiações na Formatura de Miniempresas.

Ver o trabalho de outras miniempresas de sucesso irá contribuir nas orientações dos próximos anos. Foi muito gratificante Tigran Magnelli

Nossa Diretora, Luiza Sassi, explica: “Ao longo desses 17 anos de parceria com a Junior Achievement, sempre recebemos prêmios nacionais. Agora, com a Escreverde, fomos reconhecidos como uma das melhores 3 empresas. Isso foi mérito desse grupo que se dedicou, foi persistente e criativo na criação do produto. Desejo que essa experiência sirva como inspiração para a vida escolar e universitária que irão trilhar. A miniempresa é uma vivência muito próxima do mundo empresarial”. Parabéns aos alunos! Parabéns ao professor orientador do projeto, Tigran Magnelli!


I N F OR M A ÇÃO E C ON H E C I M E NTO

P á gi n a 0 6

Um laboratório de experimentos Educação Infantil recebe as famílias para compartilhar o conhecimento dos Clubes de Pesquisa

O

compromisso de escutar as crianças e consultá-las é fundamental para pensar e praticar um currículo que atenda suas necessidades. Ela precisa estar no centro das decisões da sua aprendizagem e desenvolvimento. Escutá-las nos permite perceber sua incrível capacidade de pensar, aprender e construir significados juntos. O Clube de Pesquisa é um grande laboratório de experimentos, um exemplo vivo de escuta ativa que fertiliza narrativas infantis repletas de conhecimento. Para compartilhar com os pais todo esse aprendizado, a escola abriu as portas no dia 9 de novembro em um evento cheio de descobertas.

O Clube ‘Heróis ou Artistas’ foi espetacular. Os alunos se envolveram tanto que estão pedindo para ir para Itália ou Paris, para ver as obras renascentistas de perto. Incrível ver crianças dominando técnicas de escultura em gesso, que é o afresco da renascença Luciana Capatão, mãe de Letícia (J2T2) e Bruno (J2T1),

No Clube de Pesquisa, cada turma decide em conjunto o assunto que será estudado ao longo do ano a partir da curiosidade das crianças. É um projeto permanente da escola cujos frutos são claros no evento de culminância. Além disso, o evento ainda envolveu as famílias em uma arrecadação solidária de potes de sorvete que serão doados à Turma da Sopa.

Oralidade: quando a fala ensina Monografia do 9º ano e Projeto Biografia são exemplos de propostas de oralidade

A

Nós queremos que o aluno se desenvolva muito além da escrita Gustavo Abreu, professor

valorização da oralidade em sala de aula é imprescindível para a formação de um aluno que consiga se expressar publicamente e defender suas ideias de maneira clara. Por isso, a escola desenvolve vários projetos que incentivam o aluno a dominar esse tipo de registro. O Projeto Biografia, no 6º ano e a Monografia do 9º ano são bons exemplos. O ritual acadêmico tão familiar aos estudantes universitários, também faz parte da passagem do 9º ano do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Na monografia, os alunos são desafiados a escrever uma tese nas regras ABNT e defendê-la frente a uma banca avaliadora e plateia em uma aula pública, no Teatro GayLussac. Em grupos, os alunos foram orientados pelos professores e escolheram seus temas de pesquisa. Já o Projeto Biografia tem como objetivo levar aos pais e alunos “Histórias extraordinárias de pessoas que mudaram o mundo”,

apresentando valores e conquistas dos biografados. Assim, os alunos pesquisaram sobre Madre Tereza de Calcutá, Papa Francisco, Walt Disney, Pablo Picasso ou Stephen Hawking. A proposta dos professores Gustavo Abreu, de Produção Textual, e Gláucia Mourão, de Língua Portuguesa, trouxe, nesta edição, apresentações dos alunos em Inglês e Espanhol, em parceria com as professoras Danielle Cordeiro e Érica Bartholazzi. Pais e responsáveis puderam prestigiar, no Teatro GayLussac, as apresentações dos alunos e se surpreender com o desenvolvimento da oralidade em outros idiomas, com a produção textual e a habilidade de fazer apresentações em público.


sa ú de e esp o r t es

P á gi n a 0 7

Arte e corpo em movimento Encerramentos do CCE contam com clássicos no teatro, ballet, jazz e dança de rua

S

onho de uma noite de verão, O mágico de Oz e Contos de Fada. Os espetáculos de encerramento do Clube de Cultura e Esportes (CCE) abordaram o universo das obras clássicas da literatura infantil. Na modalidade teatro, a peça Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, e o musical O Mágico de Oz, de L. Frank Baum. No balé e jazz, as nossas dançarinas adentraram os Contos de Fada, para interpretar as suas princesas favoritas, reescrevendo suas histórias. No balé das princesas, o “Era uma vez” ganhou novas versões escritas e interpretadas pelas alunas. Chapeuzinho Vermelho enfrentou o lobo mal para salvar a vovó, Pocahontas escolheu o seu próprio povo, enquanto a Bela Adormecida pedia para dormir mais cinco minutinhos. A professora de Dança, Loise Damiani, explica: “Nós con-

cluímos que poderíamos escolher viajar na fantasia enquanto nos aproximávamos da realidade”. Já no teatro e musical, a revelação de novos talentos foi a marca da noite. O canto e a interpretação feita pelos alunos arrebatavam os pais e familiares na plateia. Os professores Bianca Buhring e Raphael Pompeu contam: “Na Inglaterra do século XVI, as mulheres não podiam ser atrizes e os homens que interpretavam esses papéis. As meninas se sentiram desafiadas, então, a representar também os papéis masculinos, o que mostra um amadurecimento em cena”.

r esp o n sa b ilidade s o cial

O Fantasma da Óper a Rock! E

screver, coreografar, testar a voz, unir ideias, adaptar e ensaiar muito! Esses foram os passos dados pelos alunos do Clube de Música e do Clube de Literatura ao enfrentarem o desafio de apresentar, em outubro, a releitura do musical O Fantasma da Ópera, no Teatro GayLussac. A apresentação faz parte do projeto GayLussac in Concert, um evento beneficente, artístico e musical, que reúne pais, professores e alunos em uma noite de muita música, talento, aprendizado e rock! O processo de preparação do show contou com o apoio dos professores Tigran Magnelli, de Produção Textual, e Victor Salzeda, de Música. Todos os anos, a venda dos ingressos das apresentações dos alunos é revertida em instrumentos musicais para um projeto social parceiro, a Orquestra de Cordas da Grota, que oferece a crianças e jovens da Grota do Surucucu uma oportunidade de desenvolvimento humano e social através de formação musical. Os nossos artistas deram um show de criatividade na apresentação do musical, que contou com interpretações inéditas das músicas, luta de capoeira e dança de sapateado, abrasileirando o espetáculo.

Por um

mundo melhor Humanização e solidariedade que chega às tartarugas

O

projeto Por um mundo melhor desde 2017 tem dado a oportunidade dos nossos alunos partilharem vivências humanizadas com instituições e lugares de nossa cidade. A turma se envolve na eleição e desenvolve uma ação, dependendo do local escolhido. Nesse sentido, a 5T1 pesquisou sobre a reciclagem, desenvolveu panfletos e distribuiu em nossa vizinhança; a 5T2 está arrecadando doações de Natal para a Pesta-

lozzi; a 3T4 fez um encontro com os alunos da APAE; a 4T4 convidou os alunos da APADA para assistir ao Alegretto... A cada turma, uma vivência humanizante e solidária diferente! O projeto envolve alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Assim, a turma 3T2 esteve empenhada na busca da consciência ambiental e da proteção aos animais. Em parceria com o projeto Aruanã: proteção às tartarugas, da UFF, a turma promoveu mutirões de limpeza na praia, arrecadou dinheiro para novas tendas de captura intencional e participou de palestras de conscientização. Como a união faz a força, a 3T2 se juntou ao Clube de Ciências que, através do Proje-

to Honestidade, realizou a venda de bolos de cenoura na escola – deixando os bolos com o preço junto a uma caixinha para recolher o dinheiro. O montante arrecadado superou o esperado, contribuindo ainda mais com o projeto.


inglês e espanhol

Página 08

Costume

Congratulations guys!

Party

Festa de Halloween invade o Projeto Bilíngue Projeto Bilíngue apresenta a peça Making the News em Graduation Ceremony

N

o palco, os alunos que encerravam o seu primeiro ciclo de aprendizado na língua inglesa. Nas cadeiras, pais emocionados com a desenvoltura dos filhos. Nos professores, a sensação de missão cumprida. Esse foi o espectro de emoções que circundaram a Graduation Ceremony do Projeto Bilíngue, em novembro. Nessa, os alunos apresentaram a peça Making the News, baseada na unidade de trabalho do International Primary Curriculum (IPC) de mesmo nome. A peça, cuja autoria é dos próprios alunos, teve como tema a evolução das notícias, dos sinais de fumaça ao celular. Nesta data, os alunos colocaram seus capelos, receberam seus certificados de conclusão e ouviram palavras de suas professoras que vão acompanhá -los por toda formação. A Gerente Pedagógica do Projeto Bilíngue, Graça Regent, observa: “Mas como aprender inglês se não sabem ainda nem falar o português? Essa dúvida hoje, pautada em pesquisas neurolinguísticas e estudos sobre o Bilinguismo, não procede. A criança é capaz de aprender quantos idiomas quiser e quando quiser. Seja ele o inglês, o espanhol e até o mandarim e todos ao mesmo tempo se tiverem interesse”. No final, alunos, professores e responsáveis foram convidados a uma confraternização no Mocelin.

E

m outubro, o Halloween, a festa mais tradicional da lín-

gua inglesa, foi celebrado em duas partes pelas tur-

mas do Projeto Bilíngue, na Costume Party 2018. Du-

rante a manhã, a diversão ficou por conta de quem ainda dava os primeiros passos no bilinguismo, a Educação Infantil e 1º ano. À noite, foi a vez do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental aproveitarem o momento. Fantasias, doces e travessuras fizeram parte dessa Costu-

me Party que também convidou colegas não participantes do Projeto Bilíngue, para experimentarem a vivência. A Costume Party faz parte do International Primary Curriculum (IPC), que propõe atividades de vivência e interação temáticas entre os alunos. Dentre elas,

Flashlight Dodgeball para aquecer, Dancing with the stars para mexerem o esqueleto e cantarem no ritmo, um

Fashion Show para apresentarem suas fantasias, Art Class: Arts and Crafts para expressar o talento, e Snacks

and Appetizers para reabastecerem as energias.

It was also a good oportunity to bring our friends ‘to Bilíngue”, so they can know it Works Sofia Elizabeth - Cambridge

F i q ue L igad o

Boas férias

Listas de Material

O Instituto GayLussac deseja aos alunos e suas

A lista de material para 2019 já está disponível no

famílias excelentes férias e boas festas! Divirtam-

site da escola. Acesse: http://www.gaylussac.com.

se e descansem para voltar com tudo em 2019! Não

br/vida-escolar/

esqueçam que as aulas começam no dia 4 de fevereiro, segunda-feira. Até lá!

Novidades no CCE Em 2019 teremos duas novas modalidade

Reunião de Pais

no CCE, dirigidas aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio: Ioga e Muay

Não deixe de conferir as datas e horários das primeiras

Thai. Faça seu cadastro de interesse

Reuniões de Pais do ano letivo de 2019. Para os pais do

no site da escola ou na

Jardim, confira também os horários de adaptação.

secretaria!

Rua Maria Caldas, 35, São Francisco, Niterói - RJ - 24.365-050 • Tel.: 2612-4000 • e-mail: listamaisideias@gaylussac.com.br • EDITOR: Priscila Aquino (MTB 28.761) • REDAÇÃO: Priscila Aquino e Bruna Rezende Leite (estagiária de jornalismo) • REVISÃO: Perla Faillace • FOTOS: Marco Antonio Almeida, Bruna Rezende Leite e Marianna Lopes • PROJETO GRÁFICO: Orkestra • DIAGRAMAÇÃO E FINALIZAÇÃO: Geraldo Machado • Publicação Dirigida


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.