Nº 94 Outubro 2015
Resultado histórico
3ª série de 2014 obtém melhor desempenho de todos os tempos! Mais uma vez os nossos alunos nos encheram de orgulho! A leitura atenta dos dados divulgados pelo INEP revela um resultado sem precedentes na história da escola. Fomos 1º lugar em Niterói, 3º lugar no Estado do Rio de Janeiro e 28º no Brasil, segundo resultado
divulgado pelo UOL Educação, de 05/08/15. O desempenho dos alunos foi memorável. Essa trajetória é fruto de uma sólida aliança entre o alto nível acadêmico e o cultivo de valores basilares como solidariedade, ética e responsabilidade.
Baixos índices de
Alto Índice de
reprovação
Permanência A marca atingida pela escola não utiliza o ranking oficial do ENEM e sim as colocações divulgadas pelo UOL Educação. A publicação organizou a listagem do ENEM enfatizando um dado crucial exposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP): o “alto” ou “muito alto” índice de permanência dos alunos na instituição. Ali, foram listadas escolas com índice de permanência de seus alunos no Ensino Médio acima de 60%. Esse indicador é vital para entender a qualidade educacional e o poder de formação de uma escola. Como já denunciava reportagem da Folha de São Paulo (05/08/15), na listagem oficial, 15% das instituições que se encontram no topo importam seus discentes nos últimos anos, ou mesmo na 3ª série do Ensino Médio. Essa escola não formou. Retirou um aluno já formado por outra instituição, geralmente seduzindo-o com bolsa de estudo que ele não precisa – já que possui condições financeiras –, e usa o seu resultado como se fosse um reflexo de excelência e qualidade de ensino.
Escolas Virtuais: Resultados nada reais Essa prática, aliada à criação de “escolas virtuais”, ou seja, a seleção de um grupo de melhores alunos de uma rede, criando um CNPJ à parte, mas com o mesmo nome, possibilitou que a mesma instituição ocupasse o 1º e o 569º lugar no ranking em 2014, conforme reportagem do Estadão (26/12/14). Sem regulação, esse método continuou a ser
Outro indicador divulgado pelo INEP e pouco explorado pela grande mídia foi o índice de reprovação. Sabe-se que é prática, até entre as escolas tradicionais que estão há anos no topo do ENEM, “descartar” os alunos reprovados. Muitos são impedidos de permanecer no colégio e convidados a se retirar. Isso livra a instituição de lidar com as dificuldades cognitivas de um estudante. E seleciona apenas os melhores. Um bom resultado da 3ª série pode ser obtido graças a altas taxas de reprovação ao longo dos anos anteriores, como bem sinalizou Antônio Gois, de O Globo (10/08/15).
Não é. É apenas uma maquiagem para atrair pais desinformados. Entendemos que se trata de uma prática antiética que revela valores mercadológicos distorcidos e que não pensa no principal: a formação cidadã de seus alunos. Enquanto isso, o GayLussac figura como uma escola com índice de permanência dos alunos do Ensino Médio acima de 80%, considerado “muito alto” pelo INEP.
aplicado em 2015, colocando no topo do ENEM instituições que utilizam artimanhas jurídicas e não a qualidade de seu ensino para conquistar uma boa colocação. Que valores uma escola com essa atitude ensina aos seus alunos? Que o esforço, a dedicação e o trabalho duro podem ser suplantados por um “jeitinho”. Enquanto isso, no GayLussac, temos a tradição da participação massiva de 100% dos nossos alunos da 3ª série do Ensino Médio. E é assim que conquistamos índices de excelência no ENEM ao longo dos anos.
Esse artifício demonstra pouco compromisso com uma educação inclusiva, que acolhe os diferentes estágios de aprendizado. O GayLussac possui a baixíssima taxa de reprovação de 3,1%. Ainda assim, o aluno formado pela escola termina a 3ª série do Ensino Médio com condições de escolher a faculdade que irá cursar. Nossos professores e equipe pedagógica não desistem de seus estudantes com dificuldades. Ele é acolhido pela escola e incentivado a superar o desafio do aprendizado.
O caminho da ética Diz a sabedoria popular que “se a caminhada está difícil é porque se está no caminho certo”. O GayLussac sabe que ao recusar as práticas da reprovação seletiva, da criação de turmas com CNPJs diferentes e da sedução de alunos de outras instituições na 3ª série do Ensino Médio, está optando pelo caminho mais árduo, trabalhoso e penoso para permanecer no topo do ENEM. Mas também sabemos que é o único caminho possível para uma escola que guia sua trajetória pelo compromisso com a ética e a formação de valores cidadãos. Sabemos que esse é o caminho certo. Porque uma educação sem valores, não tem valor.
Ser VANGUARDA Platão, na Antiguidade Clássica, criticava a arte como cópia do real e acreditava que os artistas eram desnecessários e inúteis para o bem comum nas cidades gregas. O ideal platônico de arte acabou por influenciar a forma de se educar na sociedade ocidental e é possível percebê-lo na preocupação excessiva com um currículo que valoriza o aprendizado da leitura e da Matemática, relegando a segundo plano disciplinas como Educação Física, Artes ou Música. Assim, valorizam-se áreas do conhecimento em detrimento de outras. De fato, acreditamos que uma boa educação precisa encontrar um equilíbrio, percebendo a importância da ciência e da arte. Como aponta Antônio Gois, em artigo de 03/08/2015, as escolas brasileiras de alto rendimento ainda adotam um padrão de ensino que sobrecarrega o estudante com muitas horas de ensino com ênfase em apenas uma área do conhecimento, dando destaque excessivo ao desempenho acadêmico. Essa prática é reflexo de uma mentalidade utilitarista, característica da sociedade
Currículo completo é diferencial em escolas internacionais contemporânea. O utilitarismo minou a educação no Brasil com a percepção de que aprendizados artísticos e culturais seriam saberes menores – ideia, que além de ultrapassada, está errada. Ao observarmos e visitarmos escolas internacionais fica patente a valorização artística e musical que perpassa todo o projeto pedagógico dessas instituições de ponta. Ao contemplarem um currículo completo, com todas as áreas do conhecimento – Ciências, Linguagens, Educação Artística e Física –, além de produzir uma formação mais consistente, essas escolas permitem o desenvolvimento de um aluno com maior capacidade, porque as relações sinápticas e de aprendizagens se multiplicam.
Responsabilidade Social
IVA Solidário Responsabilidade Social em foco no Ensino Médio
Em um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, o tempo livre vai diminuindo e os dias parecem ter cada vez menos horas. Entretanto, há quatro anos o GayLussac promove o IVA Solidário, um exercício para que os alunos possam ajudar pessoas carentes com um bem precioso: o tempo. O projeto é voltado para as turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e visa formar cidadãos mais conscientes e solidários, adultos que saibam a importância de ajudar o próximo. As alunas Ana Clara Mendes, Beatriz Torres e Maria Eduarda Guedes, da turma 1M2, visitaram o Lar Batista e passaram uma tarde com os idosos. “Nós levamos doações e desenvolvemos atividades que eles gostam de fazer, como o desenho, a pintura e o canto, também conversamos com eles e aprendemos muitas coisas. Foi uma experiência diferente e tocante, porque eles são pessoas que realmente precisam de cui2
dado e carinho”, comentam. E sugerem: “Seria legal se pudéssemos desenvolver um projeto com uma determinada instituição ao longo de todo o ano, assim, daríamos mais atenção e prolongaríamos o contato com as pessoas mais carentes de afeto”. “Esse projeto foi um sucesso desde o início, logo nas primeiras vezes que aplicamos, tivemos uma adesão de praticamente 100% dos alunos, isso mostra a importância da ação solidária. A ideia do IVA Solidário é conhecer outras realidades sociais que ultrapassam os muros da escola”. E acrescenta: “Os trabalhos solidários são muito criativos pois os grupos de fato imergem na atividade e saem extremamente gratificados”, explica a psicóloga Jaqueline Eckstein.
Essas escolas, que estão na vanguarda da educação no mundo, colocam em evidência a importância de atribuir o mesmo valor a diferentes áreas do conhecimento humano. Trata-se de uma formação integral, com amplo capital cultural, que promove a apropriação de conhecimentos pelo aluno. Nelas, é possível perceber outra forma de aprendizagem, que se pauta no ensino colaborativo, incentivando a cooperação em detrimento do individualismo, o engajamento comum e o trabalho em equipe. O trabalho é de todos e a responsabilidade também. Parceria é a palavra de ordem entre alunos e professores. Estar na vanguarda da educação no Brasil é perceber que fórmulas pedagógicas antigas já não atendem mais à realidade de formação. Para isso, é preciso abraçar a arte, a cultura, a música e o esporte como saberes que ampliam horizontes, ditam identidades, ajudam na memória e na concentração. Não são saberes secundários. Ao contrário, são primordiais para uma educação de excelência.
Momento
Unesco
Eventos beneficentes marcam tradição solidária na escola
Parabéns aos pais, alunos, professores e funcionários! Graças ao empenho de todos, pudemos prestigiar no dia 23 de setembro, durante o Momento Unesco do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio, duas instituições com doações solidárias. O evento é uma iniciativa mensal das Escolas Associadas da Unesco (PEA/Unesco) que envolve o trabalho de valores como cidadania, solidariedade, responsabilidade e ética. O destaque do dia foi a entrega da arrecadação do Arraiá D’Ajuda, no valor de R$ 30.402,65, para Ricardo Calçado, representante da ONG Onda Solidária. O valor foi angariado com o envolvimento de todos, seja com doações, seja com o trabalho voluntário no evento.
A arrecadação de R$ 1.926,38 do GayLussac In Concert, no início do ano, foi destinada a comprar 10 flautas Yamaha, 10 estantes de partitura, 5 encordoamentos de viola e 5 de violino, para a Orquestra de Cordas da Grota. A orquestra visa levar educação musical a crianças carentes da comunidade da Grota Funda. O músico Márcio Selles trouxe seus alunos, que retribuíram a doação com uma bela apresentação musical.
Informação e Conhecimento
A luz do Conhecimento O saber é o farol que alumia caminhos e dá norte na estrada do aprendizado. Por isso, a Mostra do Conhecimento teve como inspiração o Ano Internacional da Luz, iniciativa da Unesco, para o ano de 2015. Assim, no dia 12 de setembro, o GayLussac abriu as portas para receber pais e responsáveis nessa festa do conhecimento
que é um convite à percepção dos processos de ensino e aprendizado da escola. Na recepção, um holograma dava boas-vindas aos convidados. Como uma fotografia, a Mostra revela os trabalhos cotidianos dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio em várias disciplinas.
Mostra do Conhecimento que reúne saberes alunos iluminaram os em 2015 “Todo ano eu venho à feira e acho incrível o modo como os alunos se empenham em pesquisar e explicar suas descobertas. Sempre visito tudo porque os trabalhos são todos muito bons, sem sombra de dúvidas é uma excelente iniciativa da escola”, comenta Betina Boechat, mãe de Bernardo Boechat do 7º ano
A professora de Artes, Ana Rubens, desenvolveu uma oficina de criação de obras de Mondrian e Kandinsky com formas geométricas. As alunas do 5º ano, Louise Couri, Flávia Fassheber e Clara Pache, afirmam: “Achamos a atividade interessante, pois foi diferente de tudo que já tínhamos estudado, pudemos aprender mais sobre artes e sobre artistas famosos enquanto nos divertíamos”
O Clube de Ciências surpreendeu capturando com câmeras, a arte feita com a luz. A inspiração veio de Pablo Picasso: “Light Painting significa pintar com luz e é uma técnica conhecida desde Picasso. Desenhamos com uma lanterna ou laser e registramos esse desenho. Precisamos ficar no escuro e com roupas escuras para funcionar”, contam Isabella Fernandez e Júlia Vagner
“Essa foi a primeira vez que o projeto ficou com a equipe de Física e, com isso, pude explicar aos alunos conceitos sobre construções de projetos para as pontes. Porém, o mais importante fator acerca desse trabalho é a vivência de uma pesquisa feita em equipe, a compreensão e o diálogo que os integrantes devem ter para que o resultado final seja um sucesso”, avalia Raphael Carvalho, professor de Física.
O 7º ano mostrou conhecimentos de Geometria na exposição colorida de pinturas da rosácea de Notre-Dame e belas almofadas, trabalhando a simetria: “O objetivo era fixar a matéria de construção de formas geométricas. Nas almofadas, nós desenhamos moldes e pegamos tecidos antigos, cortamos e costuramos sozinhos. A ideia é doar as almofadas a uma instituição carente”, contam Juliana Piovesan e Juliana Magella
Os Miseráveis, de Victor Hugo, ganhou uma releitura atual pelos alunos e pais do 8º ano. O professor de História, Rafael Silva, fez a mediação: “A ideia era fazer uma reprodução dos Estados Gerais da França, estabelecendo pontes com temas atuais no Brasil contemporâneo e no mundo. Os franceses também viviam uma realidade de desigualdade social e pobreza, com grande incidência de impostos sobre os trabalhadores e aumento da arrecadação estatal”
Competição de aviões A 2ª série do Ensino Médio inovou ao apresentar uma competição de aviões, feitos por eles, que envolvia saberes de aerodinâmica, misturando conteúdos de Matemática e Física. O objetivo da competição era fazer aviões não controlados voarem por mais tempo em um local delimitado, eles deveriam ser construídos com um material leve e de baixo custo. Além disso, as equipes deveriam apresentar um relatório com os métodos utilizados na construção e desenvolvimento da aeronave e um vídeo com os testes de voo. Érica Antunes, da 2M1, integrante do grupo cujo avião planou por mais tempo, explica: “Nós tínhamos que construir um avião que ficasse mais tempo em voo, para isso fizemos vários modelos
diferentes, certamente achar o peso ideal foi nossa maior dificuldade. Eu achei muito interessante a competição por termos aliado os conceitos básicos de aviação com conteúdos que aprendemos em sala de aula”. O professor de Matemática responsável pela iniciativa, Ricardo Viz, avalia: “Para a competição de aviões, nós fizemos um projeto piloto e trabalhamos com técnicas, recursos e conceitos, assim os alunos tiveram o embasamento necessário para pesquisar e construir os modelos”. E completa: “Foi um projeto muito interessante que atendeu as nossas expectativas, além disso, os alunos gostaram muito e esperamos manter para que os grupos façam trabalhos cada vez melhores”. 3
Integração & Cultura
Brasil redescoberto Literatura e História em projeto do 4º ano A literatura pode servir como ferramenta de estudo e ensino dos mais diversos conteúdos. Essa foi a ideia das professoras do 4º ano do Ensino Fundamental, que aliaram a história de um livro ao passado do nosso país, com a adoção de “Nuno Descobre o Brasil” para o Projeto Literário da 2ª etapa. Dentro dessa proposta transdisciplinar, a docente Andreia Ferreira optou por envolver os seus alunos da 4T3 em um encerramento lúdico: junto à leitura do livro, os pequenos se deliciaram com um lanche literário repleto de petiscos portugueses e uma brincadeira com os personagens da história. A obra apresenta um novo olhar sobre o “descobrimento” do Brasil, a seleção de crianças para se tornar grumetes de uma expedição naval e o dia a dia em uma caravela. Toda a história foi narrada segundo a visão sensível de uma criança – fato que encantou ainda mais os alunos. Na aula de História, o 4º ano está estudando o Descobrimento do Brasil e, assim, puderam aliar o conhecimento da matéria com a narrativa de Nuno. Andreia
explica:
“Os
alunos
ficaram
contagiados e ansiosos com a história e começaram a associar o livro com história do Brasil”. E completa: “Fechamos o projeto de forma lúdica, fizemos um lanche, um batepapo, eles trouxeram objetos portugueses e encenamos alguns capítulos de improviso”. O alunos Reinaldo Pinto, Clara Buarque e Eduardo Mieli, comentam: “Depois de duas páginas do livro todos já tinham gostado e agora que terminamos queremos reler, pois foi um jeito de aprender com diversão”. E acrescentam: “Pintamos bandanas como as que o Nuno usa na história e fizemos um lanche e um teatro sobre a história”.
8º Concurso de Crônicas Evento prestigia retratos do cotidiano feitos por alunos “Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não.” Foi com essa frase de José Saramago que a professora Karla Faria anunciou os vencedores do 8º Concurso de Crônicas. No dia em que a escola comemorou seus 61 anos, os alunos do 9º ano celebraram a escrita em forma de crônica, uma representação do cotidiano que muitas vezes fica esquecida em meio a correria do dia a dia. A professora de Produção Textual do 9º ano, Karla Faria, apresentou os possíveis temas para as crônicas: “A música que embala nosso cotidiano”; “Os invisíveis sociais”; “Intolerância intolerável” e “Ler o mundo”. Depois disso, os alunos tiveram uma aula para a realização de suas produções, que foram avaliadas por professores do Ensino Médio. A premiação ocorreu no teatro e contou inclusive com a participação dos pais dos alunos vencedores. “O projeto é importante justamente por se tratar de crônica, do viés da expressividade e vale treinar o olhar para paisagens cotidianas que a gente por vezes finge que não vê”, explica Karla Faria. Já Luciana Dias e Antônio Brito, pais do aluno Lucas Brito – 2º colocado no concurso – avaliam: “É uma iniciativa fantástica da escola porque os alunos vão descobrindo as formas e a capacidade de escrita que muitas vezes
A vencedora do concurso, Catarina Anselmo, ressalta: “Eu sempre gostei de ler e escrever, mas não esperava ganhar o concurso, foi uma surpresa para mim”. E acrescenta: “Poder mostrar para as pessoas o que você gosta de fazer quando está sozinho e ser reconhecido por isso é muito bom”. Confira abaixo a listagem dos vencedores do Concurso de Crônicas de 2015: Logo vencedora: Ana Luiza de Araujo Cerqueira (9M1) 1º lugar: Catarina Anselmo (9M3) 2º lugar: Lucas Brito (9M2) 3º lugar: Elisa Antunes Lemos (9M1) 4º lugar: João Pedro Machado (9M1) 5º lugar: Paula Troise (9M3) 6º lugar: Julia França (9M2)
Inspiração de volta às aulas a escola australiana, nos chamou muita atenção pela Na semana de volta às aulas, em agosto, o GayLussac ênfase na produção cultural e artística dos recebeu estudantes, professores e alunos. A ideia foi transpor para a nossa funcionários com uma ampla C a m pa n h a escola a vivência que vimos lá. Achei campanha, que abrange diversas t e m a campanha impactante e tivemos questões humanitárias, como o alunos com o um retorno positivo das famílias”. meio ambiente, o preconceito produtores e a intolerância. Os murais da e O GayLussac Jardim também se escola foram preparados pelo protagonis t a s envolveu na proposta. Os pequenos setor de Divulgação com diversas mostraram sua preocupação com o frases inspiradoras produzidas mundo em que vivem através de belas pelos alunos. Em cada mural, além da frases sobre meio ambiente que também frase, uma foto do aluno que a escreveu. foram expostas nos murais. A campanha foi produzida nas aulas de Produção Textual e Português pelos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A Diretora Pedagógica Luiza Sassi explica de onde veio a inspiração, sem precedentes na escola: “Em maio, quando fomos para a premiação Cognita, em Singapura, visitamos algumas escolas internacionais. Uma delas,
4
não sabem que existem”. E completam: “Para o Lucas foi um incentivo, porque ele sempre gostou de ler e a escrita está se aflorando cada vez mais”.
Integração & Cultura
Parabéns, GayLussac! 61 anos de educação comemorados com a magia do circo Atenção, respeitável público! O espetáculo vai começar! Além do tradicional bolo, o GayLussac comemorou seus 61 anos de existência, em agosto, com a escola toda decorada com as cores vibrantes do circo, contagiando os alunos com esse ambiente lúdico e repleto de magia! A quadra transformou-se em um grande picadeiro, que foi palco da exibição de um palhaço em suas longas pernas de pau. Depois da surpresa, o “parabéns pra você” ecoou entre os alunos do Fundamental e Médio, que se deliciaram com picolés.
“A ideia do circo remete a um coletivo de artistas de diferentes especialidades. Assim é a escola, um espaço coletivo que reúne pessoas com múltiplas inteligências, habilidades e culturas. Essas diferenças enriquecem, ampliam e contribuem para o crescimento de todos nós “, explica Renata Pestana, Coordenadora do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental
Mas o aniversário da escola contou com diversas atividades comemorativas: a Mostra do Conhecimento (veja na página 3); o GayLussac Debate, que discutiu o tema do ‘preconceito’, além da Mostra de Talentos.
Elvis não morreu Rei do Rock inspira Mostra de Talentos 2015 Dono de uma das vozes mais marcantes de todos os tempos, Elvis Presley embalou as apresentações da 13ª edição da Mostra de Talentos. O evento fez parte da comemoração de 61 anos da escola e reuniu alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental em torno da temática “Elvis Não Morreu”, cantando e dançando as músicas do “Rei do Rock”, diante de plateia composta por colegas e professores no Teatro GayLussac.
GayLussac Debate Preconceito e discriminação em foco O conhecimento é uma das ferramentas mais transformadoras da sociedade. Pensando nisso, o GayLussac promoveu mais uma rodada do GayLussac Debate, evento que discute assuntos polêmicos e atuais, visando a formação de alunos e adultos mais conscientes. Dessa vez, o tema abordado foi discriminação social e a banca composta pelo aluno da 3ª série do Ensino Médio, Pedro Sodré, o professor de Sociologia, Bruno Campos e Ricardo Calçado, responsável pela ONG Onda Solidária – beneficiada pelo Arraiá D’Ajuda promovido em julho pela escola.
“O machismo, a homofobia e o racismo são estruturas sociais opressoras que o homem usa para legitimar seu poder e subjugar a minoria, garantindo a manutenção de seus privilégios”, conta Pedro Sodré, negro e militante do movimento estudantil
Lá o vem o palhaço! O circo do palhaço Carequinha anima o Jardim “Quando eu subi no palco estava muito nervosa, mas me preparei e ensaiei bastante para me apresentar, então foi muito bom poder participar e mostrar um pouco do meu amor pela música”, conta Lara Duncan, da turma 3T3
Os pequenos do Jardim também comemoraram o aniversário da escola num ambiente todo decorado para a temática do Circo, com o rufar dos tambores, uma apresentação com professoras equilibristas e malabaristas, além de palhaços na perna de pau. Ao final, todos cantaram parabéns e saborearam um delicioso lanche. Para dar contexto à temática do circo, todos os alunos voltaram às aulas, em agosto, conhecendo um pouco mais da história fascinante do palhaço Carequinha, ouvindo suas músicas e descobrindo todos os profissionais que trabalham no circo – do mágico ao trapezista, da bailarina ao contorcionista.
“Acabamos conhecendo um cantor que talvez não ouvíssemos normalmente porque todo ano a Mostra de Talentos tem um tema; a gente acaba aprendendo”, diz Arthur Faria, da turma 5T1
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental foram ao Teatro Municipal visitar a exposição que comemora o centenário do lendário palhaço Carequinha. 5
Parabéns, universitários! Ensino Médio garante vagas nas melhores universidades públicas e privadas do Estado e faz história com resultado no ENEM Os alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2014 estão de parabéns! Eles são responsáveis pelo melhor desempenho de todos os tempos do GayLussac no ENEM. Mais uma vez fomos o 1º lugar de Niterói, conquistamos o 3º lugar do Estado do Rio de Janeiro e ficamos entre as 30 melhores do Brasil – segundo listagem do UOL Educação em 05/08/15, que levou em consideração somente as escolas com índice de permanência de seus alunos no Ensino Médio acima de 60%.
A grande maioria dos nossos alunos conquistou vagas nas carreiras desejadas, com pontos para escolher qualquer curso, inclusive os mais concorridos como Medicina. Este ano, eles escolheram carreiras como Engenharia, Direito, Economia ou Desenho Industrial e vão para universidades de excelência como a USP, UFF, UERJ, UFRJ, UNIFEI, PUC e FGV. Vários passaram em mais de um curso e podem desfrutar de um doce problema: escolher entre as universidades.
Base forte, formação sólida Nosso aluno passa por uma série de avaliações internas e externas ao longo de sua vida acadêmica. Provas, pesquisas, apresentações orais, trabalhos e simulados fazem parte da rotina escolar. Além disso, olimpíadas, competições e avaliações externas são desafios travados pelo aluno para colocar seu saber a prova. Essa formação sólida está aliada a um compromisso com a ética, a solidariedade e a responsabilidade ambiental. Porque o GayLussac entende que uma educação sem valores, não tem valor. A conquista é fruto da participação de 100% dos nossos alunos!
A força do nosso Ensino Médio
Com alto índice de permanência no Ensino Médio, nossos alunos se destacam no ENEM
Confira abaixo as vagas garantidas nas universidades, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio
3ªsérie Beatriz Kropf de Camargo e Silva Direito - IBMEC - VIA ENEM
Caio Della Libera Desenho Industrial - UFF - VIA ENEM
Carolina Boechat Alt Araujo Cirino Desenho Industrial - UFF - VIA ENEM Ciências Contábeis - UFF - VIA ENEM
Christian Laier Klug Engenharia de Telecomunicações - UFF - VIA ENEM
Daniel Kale Pimentel de Queiroz Economia - UFF - VIA ENEM Administração - UFF - VIA ENEM
Daniel Touchon Leite de Carvalho Ciências da Computação - UFF - VIA ENEM
Eduardo Martins de Oliveira Penteado Engenharia Civil - UFRJ - VIA ENEM Engenharia - PUC
Felipe Dias Massa
Engenharia Mecânica - UFRJ - VIA ENEM - 1º LUGAR Engenharia Mecânica - USP Engenharia - PUC - 1º LUGAR
Fernanda Quintanilha Bezerra
João Batista Fernandes Junior
Desenho Industrial - UFF - VIA ENEM Design - PUC
Frederico Cardoso de Menezes Laubenbacher Sampaio
Engenharia de Produção - UFF - VIA ENEM Economia - FGV
Gabriel Silva Lopes
Engenharia Mecânica - UERJ Engenharia Eletrônica - UFRJ - VIA ENEM
Gustavo Campos de França Geologia - UFRJ - VIA ENEM / USP
Hugo Melo Nunes
Administração - UFF - VIA ENEM Economia - FGV
Ido Luiz de Azevedo Feiten
Pedagogia - UFF - VIA ENEM Psicologia - UFF - VIA ENEM
Catherine Barbosa Martins Ciências Sociais - UFRJ
Administração - IBMEC
Daniel Ferreira Gayer
Administração - IBMEC
José Ferreira Diniz Neto Economia - FGV
José Israel Figueiredo
Economics - Texas Tech University (EUA)
Juliana Lopes Azeredo
Economia - IBMEC - VIA ENEM
Juliana Peixoto Siqueira Melo
Comunicação (Publicidade e Propaganda) - ESPM
Juliana Soares Carrano
Nutrição - UFF - VIA ENEM Farmácia - UFF - VIA ENEM
Luísa Vergette Correia Lahmeyer Duval
Arquitetura - UFRJ - VIA ENEM Arquitetura - UFF - VIA ENEM Arquitetura - UFRRJ - VIA ENEM Administração - FGV
Maria Luiza Teixeira Caldas Engenharia Mecânica - PUC Engenharia de Produção - IBMEC
Mariana Costa Vilas Bôas
Engenharia Agrícola e Ambiental - UFF - VIA ENEM Engenharia - PUC Engenharia Civil - IBMEC - VIA ENEM
Matheus Barbosa Franco
Gabriela Araújo Porto
Julia Felix Viana Pereira
Comunicação (Publicidade e Propaganda) - UFF via ENEM
Gustavo de Rezende Volpi Direito - UFF - VIA ENEM
Hugo Gabriel da Rocha Gonçalves Engenharia de Pesca - UFAM
Iago Aziz de Souza Alves Filosofia - UFF - VIA ENEM
Jan-Peter Correia Sousa Périssé
Fernanda Mastrangelo Speich
Economia - UFF - VIA ENEM Direito - UFF - VIA ENEM / FGV - VIA ENEM / IBMEC
Estatística - UFF - VIA ENEM Economia - IBMEC - VIA ENEM
Elton Monteiro de Barros Titonelli
Ciências Econômicas - UERJ
Luciano Morandi Batalha
Engenharia Naval - UFRJ - VIA ENEM Engenharia Mecânica - UFRJ - VIA ENEM Engenharia Civil - UFRJ - VIA ENEM Engenharia - PUC
Isadora Fonseca Moreira da Silva
Fabio Lemos Garcia
Paulo Vitor Lemos Ramalho
Engenharia de Produção - UFRJ - VIA ENEM Engenharia Mecânica - UFF - VIA ENEM Engenharia de Produção - UFF - VIA ENEM / UERJ
Luiza Waldmann Brasil Matias
Farmácia - UFF - VIA ENEM Ciências Econômicas - UFF - VIA ENEM
Engenharia de Transportes - UFMT - VIA ENEM
Lucas Borges Gomes
José Enio Manhães Neto
Karolina Decnop Soares
Aprovações ao Longo do Ensino Médio
Nelson Kyoshi Kossuga
Direito - IBMEC - VIA ENEM Economia - IBMEC - VIA ENEM
Direito - UFF - VIA ENEM / PUC
Isabella Aparício de Pinho
História - UFF - VIA ENEM Economia - UFF - VIA ENEM / PUC / FGV / IBMEC
Letícia Ferraz de Vasconcellos
Direito - PUC Bachelor of Arts - Texas Tech University Via SAT
João Henrique Côrtes Felgueiras
Odontologia - UFF - VIA ENEM
Eduardo Waldmann Brasil Matias
Carolina Mulet Reitor
Física - UFF - VIA ENEM Engenharia Civil - UERJ Efomm - EFOMM
Comunicação Social (Jornalismo) - UFF - VIA ENEM Artes Cênicas - CAL
André Monteiro de Barros Titonelli
Biomedicina - UFF - VIA ENEM
Direito - UFF - VIA ENEM Relações Internacionais - PUC
Florença Relvas Ugalde
Engenharia Civil - UERJ
Beatriz Calsolari Ranha
Isabella Figueiredo Vieira
Isadora de Moraes Porto
História - UFF - VIA ENEM Engenharia de Agronegócios - UFF - VIA ENEM
Direito - PUC / IBMEC
Engenharia Civil - UFF - VIA ENEM Desenho Industrial - UFF - VIA ENEM Arquitetura - UFF - VIA ENEM / UFRJ - VIA ENEM / UERJ / PUC Economia - UERJ
2ªsérie 1ªsérie Ana Luíza Gonçalves Dazzi
Isabella de Souza Barros da Costa
Letras - UFRJ - VIA ENEM
Engenharia Química - UFF - VIA ENEM Engenharia Química - UFRRJ - VIA ENEM
Juliana Goulart Volp
Engenharia de Produção - PUC
Pedro Pereira Guerra Franco Direito - UFF - VIA ENEM
Rebeca Ventura Neves
Engenharia Química - UFF - VIA ENEM Química Industrial - UFF - VIA ENEM Engenharia Química - UFRJ - VIA ENEM / UERJ Engenharia - PUC
Stephanie Fernandes Pamplona Economia - PUC / IBMEC
Tainah Costa Rodrigues
Engenharia - PUC Engenharia de Produção - IBMEC - VIA ENEM
Thaís Pimentel D’amato Porto Medicina - Estácio
Vitor Brandão Boechat
Engenharia Química - UFRJ - VIA ENEM Engenharia Química - UFF - VIA ENEM
Wendel Augusto Cherchiglia
Engenharia da Computação - UNIFEI - VIA ENEM Engenharia - PUC
Nicole de Castro Pereira Soares Serviço Social - UFF - VIA ENEM
Paula Sant’Ana Strogoff
Luana Pessanha de Mattos
Pedro Paulo Ferreira
Psicologia - UFF - VIA ENEM Administração - UFF - VIA ENEM
Luiza Dantas Benttenmuller Amorin Ciências Biológicas - UFF - VIA ENEM
Luiza Garcia Vidal
João André Joia Bezerra Pestre
Hermínia Lima França
Letras - UERJ / UFF - VIA ENEM
Pedro dos Santos Cruz
Turismo - UFF - VIA ENEM Ciências Econômicas - UFF - VIA ENEM
Ciências do Mar - UNESP Estudos de Mídia - UFF - VIA ENEM
João Vitor Alvares Rocha
Engenharia Química - UFF - VIA ENEM Engenharia Mecânica - UFF - VIA ENEM / UFRJ - VIA ENEM / UERJ Engenharia - PUC Economia - FGV
Arquitetura - UFF - VIA ENEM
Engenharia de Produção - UERJ
Ciências da Computação - UFF - VIA ENEM Engenharia da Computação - UEMG - VIA ENEM
Engenharia Civil - UFF - VIA ENEM Engenharia - PUC
Fisioterapia - UFRJ - VIA ENEM
Marina Saffran Evangelista
Engenharia Ambiental - UFRGS - VIA ENEM Engenharia Civil - UFF - VIA ENEM
Ciências Atuarias - UFF - VIA ENEM Ciências Econômicas - UFF - VIA ENEM
Pedro Ribeiro Mendonça
Ciências Contábeis - UFF - VIA ENEM
Sofia Latgé Tovar Costa
Biotecnologia - UFRJ - VIA ENEM Biomedicina - UFF - VIA ENEM
Victor Antônio Watanabe da Rocha Matemática - UNI RIO - VIA ENEM
Victória Mendlowicz
Química - UFF - VIA ENEM
Saúde & Esporte
Alimentação Saudável Projeto investe na criação de hábitos saudáveis desde a infância A máxima “você é o que você come” nunca esteve tão atual. Reflexo disso são os números da obesidade, principalmente a infantil, que não param de crescer. Uma alimentação saudável, uma dieta balanceada e um prato colorido serão sempre a melhor opção. Ensinar as crianças desde cedo a fazerem boas escolhas com um trabalho de Educação Alimentar sempre foi um objetivo do GayLussac. Assim, a escola oferece uma série de projetos que visam ensinar os alunos da Educação Infantil que comida saudável também pode ser gostosa e divertida. O projeto de Alimentação Saudável existe desde 2000 e, a cada ano, vão surgindo atividades instrutivas que conquistam os pequenos por aliar diversão e informação. As 5as Frutas continuam a todo vapor e todo mês, os alunos aprendem receitas deliciosas com verduras, frutas e legumes e levam esse conhecimento para casa, dividindo com os pais a importância de se alimentar bem. As plantações feitas pelas crianças na Horta colaboram significativamente com esse projeto alimentar ao propor que elas plantem, acompanhem o
crescimento e, por fim, comam os alimentos naturais, sem agrotóxicos Recentemente, foi lançado no Jardim, o Programa de Lanche Saudável em uma parceria com a cantina Al Mare, e já conta com a adesão de muitos alunos. Nessa iniciativa, as crianças podem desfrutar de um cardápio variado para o lanche, totalmente balanceado e nutritivo . Todos os alimentos servidos nesse lanche,
estão de acordo com a lei 4508 e com a orientação feita pelo do Conselho de Nutrição, que estabelece para cada 100 kcal do alimento , no máximo 3 gramas de gordura e 160 mg de sódio para crianças dessa faixa etária. No último encontro realizado em agosto com a nutricionista Luciana Sad , que conversou com os pais da Educação Infantil sobre a importância de uma boa alimentação, ficou confirmado que o equilíbrio é fundamental: “A alimentação saudável tem que ser variada, porque
Mini Pan Em julho, todo o continente americano torceu e vibrou com o Pan-americano de Toronto. Inspirado nesse grande evento esportivo, o GayLussac Jardim promoveu o Mini Pan. No sábado, dia 26 de setembro, a Equipe de Educação Física organizou jogos em formato de brincadeiras que estimulavam a criatividade e o trabalho em equipe. O Maternal e o Jardim 1 fizeram arremesso ao cesto e caça-bolinhas, o Jardim 2 brincou de derrubar pinos, já o Jardim 3 jogou gol a gol e o 1º ano disputou uma partida de queimado. Os alunos entraram em quadra com suas turmas, identificadas com as cores do Brasil – verde, amarela, azul e branco – e fizeram um desfile, antes de cantar o Hino. Todo o evento foi 6
uma comida tem mais vitamina, outra tem mais minerais e com isso a criança vai comendo alimentos diversos e necessários ao bom desenvolvimento”. Ela completa, mostrando a importância de beber água ao longo do dia: “Contribui para o bom funcionamento dos órgãos do nosso organismo. Suco em excesso deve ser evitado. É preferível ingerir a fruta picadinha, por exemplo, ‘‘in natura’’. É muito mais nutritivo”. Paula Veloso de Carvalho, mãe do Lucas da turma J3T4, esteve presente na palestra e conta: “Acredito muito no que a nutricionista disse: a boa alimentação começa em casa. Não adianta uma campanha por alimentos saudáveis na escola e a família não estar afinada com esse discurso. Ainda não entramos no programa, pois o Lucas já leva de casa um lanchinho saudável. Mas estamos pensando em aderir em um futuro breve”.
Evento reúne pais e alunos em torno do esporte e da alimentação saudável
acompanhado pelos pais, que assistiam orgulhosos. Além de se divertirem com as atividades, os alunos também puderam aproveitar um Food Truck Saudável, mais uma iniciativa do projeto de Alimentação Saudável da escola. Os lanches deliciosos e nutritivos complementavam a ideia do projeto, afinal, nossos miniatletas precisavam se alimentar bem para obterem um bom rendimento nas atividades. Milho cozido, bolo integral de banana e água de coco foram apenas alguns dos itens que integravam o menu.
O professor de Educação Física, Márcio Nielsen, avalia o projeto: “Os alunos puderam vivenciar experiências que ensinam a importância do trabalho em equipe, do saber ganhar e perder, do respeito e das regras dos jogos”. E completa: “O evento ficou ainda mais legal com a participação dos pais, que vieram vestidos com a mesma cor de seus filhos, trouxeram bandeiras e organizaram torcidas para motivar nossos pequenos atletas”.
Inglês & Espanhol
Mi Buenos Aires Querido Projeto do 6º ano apresenta cultura argentina Descobrir novos lugares e diferentes culturas aguça o interesse para o aprendizado formal de línguas. Por isso, o 6º ano do Ensino Fundamental estava imerso no Projeto Literário “Mi Buenos Aires Querido”, que conta a história de um rapaz brasileiro que vai para Buenos Aires em um programa de intercâmbio. Lá ele conhece novas pessoas, aprende algumas particularidades da Língua Espanhola e visita muitos lugares turísticos. Ao final da leitura, cada aluno ficou responsável por pesquisar um lugar citado no livro e apresentar para a turma. Além disso, cada um recebeu uma capital hispânica e fez uma pesquisa sobre os atrativos dessa cidade. A professora Erica Bartholazzi explica: “Existem mais de 20 países hispânicos no mundo e a pesquisa sobre o turismo e as informações do país serviu para ampliarmos os horizontes e o conhecimento cultural
Clássicos do cinema embalam apresentações do Bilíngue
do país”. E conclui: “O trabalho busca associar a língua espanhola com a cultura do país, afinal uma enriquece e complementa a outra”. A aluna Isabela Mahmoud, da 6M2, estudou em Bogotá, capital da Colômbia, e afirma: “Pesquisei sobre a Shakira, os pontos turísticos da cidade, e o que mais gostei foram as danças, as saias cheias de babados e as praias, que são maravilhosas”. Já Camila Prado, da turma 6M1, completa: “O trabalho foi interessante para descobrirmos que o mundo não é todo igual, não fala a mesma língua e que cada país tem seus costumes; precisamos nos expandir”.
Summer Camp Alunos da High School frequentam curso de férias na Texas Tech O recesso de julho, normalmente dedicado apenas ao descanso, traz muitas outras possibilidades para os alunos do High School que querem ter uma vivência acadêmica fora do país. Eles aproveitaram as duas semanas de folga para participar do Summer Camp, na Texas Tech University (TTU). A viagem permite aos participantes ampliar seu capital cultural através de diversas atividades, além de conhecer e usufruir da estrutura da maior instituição de ensino superior do Estado do Texas. Além da vivência da universidade, os alunos também puderam experimentar vários cursos diferentes. Veja as boas impressões dos nossos estudantes. Mais Ideias – Quais os cursos escolhidos por vocês? Giovanna Sassi – Eu fiz arquitetura e robótica. Carolaine Rosa – Escolhi anatomia e química forense. Hugo Gonçalves – Eu cursei química forense e robótica. Mais Ideias – Quais atividades vocês acharam mais interessantes? Giovanna Sassi – Na aula de robótica desenvolvemos um protótipo de robô que ajuda cidades quando ocorrem desastres naturais. Ele é programado para levar até determinado lugar o que for mais necessário e urgente naquele momento. Carolaine Rosa – Anatomia foi muito interessante, pois pudemos ter contato com órgãos humanos de verdade, estudar as diferenças entre um doente e outro sadio. Química forense também foi ótima pela análise e pelo estudo psicológico de sociopatas e psicopatas.
Spring Presentation
Mais Ideias – O que vocês acharam da experiência? Giovanna Sassi – Foi muito legal porque você começa a ter uma ideia de como são as aulas em uma faculdade de fora do país. Hugo Gonçalves– As aulas foram muito diferentes do que vivemos na escola, lá pudemos ter uma visão prática e um enfoque maior nos assuntos que mais gostamos. Tivemos uma vivência de como serão as aulas na faculdade.
A estação mais florida do ano chegou trazendo muita beleza e alegria ao Projeto Bilíngue Forever. A Spring Presentation, com o tema “On the Film Set”, fez todos os alunos dançarem, cantarem e apresentarem pequenas cenas sobre a imersão nos filmes e personagens que gostam. E tudo em inglês. Na plateia do Teatro GayLussac, os pais puderam assistir a evolução dos filhos na língua e um pouco do que eles aprenderam nas aulas. “Eu achei a apresentação o máximo! Foi um desfecho lindo de um trabalho que nós vamos acompanhando desde o início do ano, assim, vemos como eles vão crescendo e se aprimorando no estudo e uso da língua inglesa”, afirma Silvia Teixeira, mãe do aluno Bernardo Teixeira, da turma New York. Ricardo Cortes, pai do aluno Victor Cortes, da turma Aukland, conta: “O tema foi muito legal, e achei a apresentação dinâmica e divertida. Meu filho já estuda há anos no Bilíngue e é um projeto maravilhoso! Todos os envolvidos estão de parabéns!”. A turma Dublin apresentou clássicos do cinema como Grease, Harry Potter e Star Wars e comenta: “We saw the films and had a lot to arrange for the presentation. We chose the movies, the characters, prepared the script and the choreography. After that, we rehearsed a lot so nothing would go wrong during the presentation”. Os alunos afirmam que a parte que mais gostaram foi a gravação do trailer e completam: “It was very funny and all the parents liked very much our performance”.
7
Inglês & Espanhol
News Novidades em Língua Estrangeira A cada ano que passa, o GayLussac aprimora o ensino de línguas estrangeiras no currículo, possibilitando uma formação consistente e que garante um nível excelente de proficiência aos nossos alunos. Em 2014 nos tornamos um Centro Aplicador do DELE (Diplomas de Español como Lengua Extranjera) aos alunos do Ensino Médio. Esse ano, temos mais duas novidades, o SAT Club e a implantação dos exames de Cambridge.
SLOW Parenting Temas & Diálogos
“Slow Parenting” é um conceito muito comum nos Estados Unidos e na Europa, que pode ser traduzido como “pais sem pressa”. O movimento “slow” promove a desaceleração da rotina e a valorização dos pequenos momentos de resgate da infância, com atividades lúdicas que, muitas vezes, ficam esquecidas em meio à correria cotidiana. Com base nos ideais desse movimento, o GayLussac Jardim organizou o Slow Parenting, Mummy, em maio, e o Slow Parenting, Dad, em agosto.
O SAT Club terá como objetivo ajudar e preparar os alunos para o SAT (Scholastic Assessment Test), uma avaliação que funciona como credencial para a admissão em universidades internacionais, sendo uma excelente opção para aqueles que almejam estudar no exterior. O projeto visa preparar o aluno para a prova, além de auxiliá-lo na escolha da melhor instituição e na busca por bolsas de estudo.
A proposta foi elogiada: “A atividade foi diferente daquelas padronizadas e permitiu uma doce interação entre mães e filhos. Além disso, foi muito bem organizada e todos os professores pareciam felizes! Foi uma manhã muito agradável. Parabéns a todos os envolvidos!”, disse Alessandra Pinto, mãe da aluna Nathalia Pinto, da J3T3
Clube de Pesquisa Atenção, papais e mamães da Educação Infantil! Sábado, dia 7 de novembro, os alunos apresentarão
O pai da aluna Mariah, do Jardim 2, Hugo Wermelinger, relatou: “Minha maior alegria, foi ouvir da minha filha que amou brincar comigo no colégio, querendo que todos os dias ’do pai’ fossem assim”
Fotografia com arte Rua Maria Caldas, 24 – São Francisco. Tel.: (21) 26200067/ 997322413 - 20% de desconto em qualquer trabalho contratado, exceto o álbum fotográfico.
Renovação de Matrícula 2016 Atenção, responsáveis! A renovação expressa de matrícula para o ano letivo de 2016 começou no dia 28 de outubro e vai até o dia 6 de novembro. Fiquem atentos!
A coordenadora do Jardim 3 ao 2º ano do Ensino Fundamental, Fernanda Benevento, explica: “A ideia era proporcionar atividades para serem curtidas entre o aluno e seu pai/sua mãe com tranquilidade e, assim, resgatar a calma nessa relação”
As mães e pais dos alunos do Maternal ao 1º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de se “desconectar” do mundo virtual e resgatar de maneira simples e tranquila os momentos de maior convivência com os filhos. Unir imaginação e criação, em um mundo onde quase tudo já vem pronto para ser consumido, é muito importante no amadurecimento da criança.
Já os exames de Cambridge serão implantados para alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Os exames internacionais de Cambridge servem para atestar a proficiência e domínio da língua inglesa, pois avaliam, além da escrita, a conversação, a audição, a leitura e a aplicação prática. O estudo de Línguas é um diferencial para o mercado de trabalho, e acima de tudo, uma ampliação de perspectivas culturais e acadêmicas. Projetos como esses ampliam o horizonte dos nossos alunos, possibilitando que eles possam escolher o caminho que irão traçar – do Brasil para o mundo – sem barreiras linguísticas.
Desaceleração da rotina infantil em dia de integra ção entre pais e fi lhos
a culminância do Clube de Pesquisa, projeto que desenvolveram desde o início do ano. Como cultura e pesquisa sempre caminham juntas, no mesmo dia, pais e alunos poderão desfrutar da Feira do Livro. Não percam!
Não deixe de acessar no site (www.gaylussac.com.br) o link Parceiros do GayLussac para conferir a listagem dos Parceiros da Escola e as vantagens oferecidas. Basta apresentar a carteira funcional, carteira de estudante ou boleto bancário.
Miss Nail Av. Rui Barbosa, 153, loja 113 – São Francisco. Tel.: 36294994. - 10% de desconto nos serviços de manicures, depiladoras e cabeleireiro. Ararate Hotel e Residência Rua João Lopes Esteves (antiga Rua 20), número 55 – Camboinhas. Tel.: 26194113/986914113 - 10% de desconto na mensalidade/hospedagem para idosos.
Rua Maria Caldas, 35, São Francisco, Niterói - RJ - 24.365-050 - Tel. 2612-4000 • e-mail: listamaisideias@ gaylussac.com.br • EDITOR: Priscila Aquino (MTB 28.761) • REDAÇÃO: Priscila Aquino e Juliana Carrano (estagiária de jornalismo) • REVISÃO: Perla Faillace • FOTOS: Marco Antonio Almeida, Lucas Gabriel • PROJETO GRÁFICO: SGP Comunicação • DIAGRAMAÇÃO E FINALIZAÇÃO: Geraldo Machado • Publicação Dirigida