Mais Ideias - Outubro 2017

Page 1

Nº 102 Outubro/ Novembro 2017

Conferência Cognita LATAM Em outubro, o GayLussac foi palco de um evento cujo objetivo é travar um diálogo entre profissionais da rede Cognita, celebrando nossos talentos e identificando prioridades para o futuro. Da abertura à premiação, da palestra principal com Deanna Margini, pedagoga das escolas de Reggio Emilia, aos 16 Workshops que estabeleceram trocas de boas práticas entre professores do Chile, São Paulo e Rio de Janeiro, a Conferência Cognita LATAM 2017 deixa uma certeza: a de que juntos somos únicos.

Os profissionais das escolas-irmãs no Chile e São Paulo foram recebidos no Teatro GayLussac por um coro de flautas dos nossos alunos com direito a All my love, do Led Zepplin

O desafio da educação “Cognita é sinônimo de Excelência Educacional. Acredito que se existe uma oportunidade de melhorar o que já fazemos, temos que agarrá-la e fazer acontecer agora. Nossos alunos só terão essa oportunidade”, Chris Jansen

A importância da escuta Na palestra principal, a Educação Infantil foi o foco central com a aguardada pedagoga Deanna Magini. A abordagem reggiana é inspiração para educadores do mundo todo, estimulando a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico. Deanna apresentou a criança como ser competente desde o seu nascimento.

A abertura contou com as falas do Presidente Cognita group, Ralph Kugler, do CEO global, Chris Jansen, do Diretor Educacional Cognita Chile, Marcos Barros, Josep Caubet, CEO (LATAM) e de Luiza Sassi, nossa Diretora Pedagógica.

“A escuta é vida, benevolência, reconhecimento, diálogo e interpretação. Cada ser humano pede para existir para o outro através dela: é uma qualidade da mente e da inteligência”, Deanna Margini.

Talentos premiados

Nossas indicadas ao prêmio, além das vencedoras, reunidas durante a cerimônia: Ana Cristina Dias (Educação Infantil), Mônica Castro (Fundamental 1) e Ana Lúcia Cardoso (Salvaguarda)

Troca de boas práticas: Workshops de professores O segundo dia de Conferência contou com o intercâmbio de ideias presentes em 16 Workshops ministrados por professores selecionados de cada escola. Projetos Literários, Semana da Matemática, Robótica, IPC, Sistema de Multiavaliação, “Pesquisação” e o projeto “Por um mundo melhor” foram algumas das vivências de sucesso apresentadas pelos nossos professores. “Estou muito feliz e emocionada, sem palavras mesmo. Esse prêmio é de todo o grupo administrativo, porque ninguém trabalha sozinho. O sentimento é de gratidão. E o prêmio é nosso, galera!”, Angelina

Angelina garante prêmio em Apoio Escolar e Lana em Trajetória Profissional O reconhecimento pelo ótimo trabalho feito e a dedicação a uma instituição é um motor que motiva a ir além. Por isso, todo ano, a Cognita reúne seus maiores talentos de cada escola e premia a excelência e o comprometimento. É o Prêmio de Excelência Cognita. Temos muito orgulho das nossas duas vencedoras: Eliana Salgado e Maria Angelina Teixeira!

“Faço parte da família GayLussac. Eu amo o que eu faço, adoro meu Clube e meus alunos”, Lana


Novo Ensino Médio Perspectivas, mudanças e continuidades

As notícias que estão sendo veiculadas sobre o Novo Ensino Médio têm gerado ansiedade entre pais e alunos da escola sobre os rumos da educação em um futuro próximo. Nessa proposta que está por vir, o Ensino Médio será feito através de itinerários formativos que trilham cinco caminhos pedagógicos em distintas áreas do conhecimento: linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional. O conceito dessa escola propõe uma educação integral, com carga horária de sete horas por dia, o que será uma grande mudança em muitas instituições no Brasil. Aqui, no GayLussac, esta carga horária já existe, o que nos deixa confortáveis para afirmar que o impacto dessa medida na escola não será grande. Nossa carga horária permite construir todos os itinerários

formativos que estão em pauta de forma que o nosso aluno percorra esse caminho pedagógico com tranquilidade para refletir sobre suas escolhas. Além disso, as propagandas governamentais têm dado a falsa impressão de que o Novo Ensino Médio já está aprovado. Contudo, ele apenas será implementado após a apreciação e a aprovação da Base Comum Curricular Nacional, que ainda está em tramitação. O Ensino Médio é um lugar de grandes mudanças e acreditamos que o aluno precisa de calma e boa orientação para encontrar seu caminho de formação acadêmica. Com nossa carga horária, o aluno tem tempo para amadurecer suas opções profissionais.

Escola de professores Formação continuada para ultrapassar fronteiras Com o objetivo de continuar o compromisso com uma educação que ultrapasse cada vez mais fronteiras, nossos professores e funcionários são estimulados a participar de palestras, cursos, workshops e de intercâmbio internacional. A formação continuada tem como princípio o aprendizado dos professores e o aprimoramento dos métodos pedagógicos. A Coordenadora Mary Nazarene explica: “Para os educadores é importante ouvir a vivência e as histórias das pessoas, porque isso reflete no nosso pensamento e na nossa prática. É importante trazer novas vivências e a troca sempre agrega algo de positivo”.

Acompanhem algumas formações desse ano, dirigidas para docentes de diversas áreas:  Encontro Internacional da Red Pikler, em São Paulo;  Ateliê de Fotografia para Documen­tação Pedagógica, com o professor de Pedagogia e Jornalismo André Carrieri;  Oficina de Contação de Histórias, realizada com Carlos Augusto Nazareth;  Palestra do psicanalista Cesár Ibrahim e do filósofo Charles Feitosa;  Palestra com a Pedagoga de Reggio Emilia, Deanna Margini;  Curso livre de filosofia com Silvério Ortiz. Além disso, professores e funcionários foram selecionados pelo Programa Aprendizagem Sem Fronteiras para participar do cotidiano escolar de uma instituição Cognita no exterior. Todas essas iniciativas incentivam o crescimento pessoal e profissional, contribuindo para que, cada dia mais, o GayLussac possa oferecer uma educação de excelência!

Coral dos Pais

entendermos nosso papel social como cidadãos A integração entre escola e família é muito e o nosso pertencimento ao todo”. importante para garantir uma educação de excelência. Este ano, o GayLussac resolveu inovar, Miriam Abreu, mãe dos alunos Vinícius e aproximando os pais do ambiente escolar, Responsáveis são convidados a cantar Marina, relata: “A criação do coral foi uma grata em uma atividade lúdica: o canto. As aulas surpresa. É ótimo perceber o acolhimento da de Coral, com o professor Victor Salzeda, têm Victor Salzeda explica: “A ideia de cantar em conjunto escola com os responsáveis, para podermos estabelecer fortalecido vínculos e, segundo os participantes, servido pressupõe que você não é apenas um indivíduo, mas que essa parceria na educação. Além disso, é um crescimento como um momento de descontração durante a semana. contribui para um coletivo. Isso é muito importante para pessoal de socialização e um momento de relaxamento”.

2


Informação e Conhecimento

10º Concurso de Crônicas 9º ano retrata o cotidiano através de palavras A crônica é um gênero que procura tratar de temas do cotidiano com um olhar subjetivo. Para captar a essência dos detalhes e da simplicidade do dia a dia, os alunos do 9º ano iniciaram a escrita de crônicas e, após produzirem textos, fizeram um Concurso de Crônicas com a professora de Produção Textual, Karla Faria. Em sua décima edição, o Concurso de Crônicas contou com quatro temas centrais, que inspiraram os alunos: “Bullying”; “Os livros e o futuro”; “A música que embala meu cotidiano” e “Eu e meu quarto, meu quarto e eu”. As seis melhores crônicas foram premiadas e apresentadas. A aluna Juliana Zolotar fez a logo arte do evento, que retrata os óculos do cronista como “janelas para o mundo”, e conta: “Gostei muito de ter participado fazendo a arte. Acho que o mais legal é podermos exercitar nossa criatividade como quisermos”. Os alunos Gabriel Gava e Sophia Potz ainda se apresentaram tocando e cantando duas músicas: Black Bird e Seven Nation Army. A aluna Flávia Brady ficou em primeiro lugar com a sua crônica “Pronomes singulares”.

“Eu sempre gostei muito de escrever porque é uma forma de colocar nossos sentimentos em palavras e a crônica é exatamente isso, ela retrata o que você vive, no seu cotidiano”, Flávia, vencedora do Concurso

Projeto Miniempresa ChavECO S.A./E. participa de competições e tem bons resultados

O Projeto Miniempresa é desenvolvido na 2ª série do Ensino Médio em parceria com a Junior Achievement do Rio de Janeiro. O objetivo é oferecer uma educação prática em Economia e Negócios, a partir do método de aprender fazendo. Trata-se de uma experiência prática de negócios e da operação de uma empresa. Este ano, a nossa miniempresa se chamou ChavECO S.A./E. e obteve ótimos resultados nas competições em que participou, além do crescimento pessoal dos alunos participantes. Em julho, conquistamos o pódio no Programa MESE, uma simulação do mundo empresarial, competindo com outras escolas. Em setembro, participamos do Desafio NEXA, uma série de

dinâmicas de relacionamento interpessoal, conseguindo o primeiro lugar, com 200% de lucro. Além disso, nossos alunos conquistaram um Certificado de Ética, atestando a existência de importantes valores na empresa.

Projeto Biografia Steve Jobs, Mahatma Gandhi, Van Gogh, Papa Francisco, Pedro Bandeira, Zilda Arns, Mandela... determinadas pessoas através de suas ações, força, criatividade, vontade, transformaram o mundo em um lugar melhor. São indivíduos que inspiram e por isso mergulhar em sua história é instigante e provocativo. O Projeto Biografias é responsável por envolver os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma pesquisa aprofundada sobre pessoas que são consideradas exemplos para as atuais e futuras gerações. O objetivo é ir na contramão do culto à celebridade, entendendo que a construção de cidadãos críticos e criativos é um ponto central da educação. A partir de muita pesquisa e envolvimento, os alunos apresentam seus biografados no Teatro GayLussac, para uma plateia de pais e responsáveis. O projeto foi desenvolvido a partir de sugestões dos alunos, com a orientação dos professores Gustavo Abreu, de Produção Textual, e Gláucia Mourão, de Português.

Em setembro, os alunos se formaram junto com outras Miniempresas em uma noite de premiações e palestras com empresários bem-sucedidos na Cidade das Artes, na Barra. “Desenvolveu em todos nós um espírito empreendedor e mais responsável. No RH, por estar lidando com os problemas de todos, aprendi a ser mais empático e levei isso para a vida. O principal é criar um ambiente agradável e manter todos unidos, para uma boa produção”, conta Tomás Medina, sobre sua experiência como Diretor de RH

“Fiquei encantada com o projeto, a articulação feita com os livros de literatura, a condução realizada pelos professores, o trabalho de pesquisa realizado e finalizando com a apresentação oral! Quanto conhecimento envolvido! Parabéns aos alunos, professores e ao GayLussac!”, mãe do aluno João Pedro, Renata Botelho

3


Integração & Cultura

Aniversário no

Jardim 63 anos de histórias, contos e narrativas Como parte da programação de comemoração, a Educação Infantil se viu envolvida em atividades que buscaram resgatar a importância da contação de histórias. A partir do projeto “Quem Conta Um Conto”, no Jardim, e do projeto “The Stories People Tell”, no Bilíngue, os pequenos foram incentivados a ouvir contos e narrativas, instigando sua imaginação e criatividade. A contação de histórias foi aproveitada de maneiras diferentes. Com a presença de responsáveis na escola, a proposta “Pais Narram” foi um momento de integração entre as crianças, professores e pais, que foram convidados a trazer histórias para as crianças. Indo além, a escola ainda propôs que fizessem em suas casas a “Noite dos Contos”, o que os uniu mais uma vez para compartilhar narrativas.

“Ler para crianças é muito bacana! Tomás não se aguentava de tanta alegria e orgulho da mamãe estar lá... E as crianças, como são adoráveis! Vieram todas me receber na porta, com muito carinho. A energia boa de estar ali compartilhando aquele momento com o meu filho e com elas era tão grande, que acho que iluminaria a cidade inteira...”, mãe do Tomás, Alice Galvão

No Bilíngue, os professores fizeram uma dinâmica em que trocaram de salas para contar histórias para turmas diferentes. A experiência teve tanto professores do 2º ano contando para o Jardim 3, quanto professores do Jardim 2 contando para alunos do 4º ano. Além disso, os professores Lorhan, Cristina, Flávia e France contaram histórias em inglês para os alunos do Jardim na parte da tarde, uma experiência rica para crianças que não vivenciam o Bilíngue diariamente. No dia 31, em momento de comemoração, as crianças ainda cantaram o tradicional ‘‘Parabéns’’ juntos, fizeram lanche coletivo e comeram bolinhos!

Famíli Evento familiar integra toda a Educação Infantil No sábado, dia 19 de agosto, a Praia de São Francisco se transformou em um lugar de integração e muita brincadeira entre pais e filhos. O evento “Família na Praia”, voltado para a Educação Infantil, buscava valorizar a infância através do lúdico, do contato íntimo com a natureza e da criatividade. As brincadeiras, que envolveram crianças e adultos, foram muitas, como pênalti tonto, bandeirinha, queimado, cabo de guerra, capoeira, caça ao tesouro, corrida do bombeiro e vários jogos coletivos. As dinâmicas não pararam por 4


Integração & Cultura

63 anos de GayLussac Atividades embalam a escola em ritmo de comemoração Uma educação global precisa unir mente e corpo, arte e esporte, cultura e movimento. Por isso, a comemoração dos 63 anos da escola contou com uma novidade: uma Programação Cultural com diversas Cias. de Teatro, que apresentaram peças de acordo com a faixa etária. Além disso, o tradicional “parabéns” cantado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e a Mostra de Talentos. A Diretora Pedagógica Luiza Sassi afirma: “O contato com o mundo das artes é importante e devemos trazer não só as artes plásticas, como consta no currículo, mas também a dramaturgia e a música. No aniversário da escola, demos mais passos para isso, aprendendo sempre como a arte humaniza e o quão essencial é o contato com ela para conhecermos a alma humana profundamente. Isso também deve estar no currículo”

A Mostra de Talentos, que tem apresentações dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, foi repleta de sucessos e novidades. O tema deste ano foi “Chico, Caetano e Gil”, o que proporcionou um repertório muito rico de coreografias, canto a apresentações com instrumentos musicais. O enriquecimento cultural que provém da pesquisa e a sensibilização dos alunos para esses cânones do cancioneiro nacional são ganhos educacionais evidentes do projeto.

As alunas da 4T1, Alice Assis, Camila Magalhães, Sofia Aquino, Sofia Vieira, Lívia Nery e Stella Magnelli, contam: “Foi tão divertido! No início estávamos nervosas, mas as pessoas cantaram e dançaram, a gente gostou muito. Estamos amando as apresentações dos outros também!”

ia na Praia aí! Ainda houve confecção de pipas, castelinho de areia, sombra de música, slackline, pé de livro – um cantinho de leitura – e land art, uma técnica artística que propõe intervenções na natureza utilizando os próprios recursos que ela oferece como galhos, pedras, folhas. E juntos, todos ainda participaram de um piquenique na areia. Os pais interessados em matricular seus filhos no GayLussac também foram convidados para participar do evento. Bianca Sant Anna, mãe do Matheus, foi conhecer o projeto e conta: “Eu achei o evento muito bom para as crianças, é agregador porque integra a família no processo da educação. Me senti acolhida pela equipe e gostei das propostas de brincadeiras que, além de lúdicas, desenvolvem a coordenação e a motricidade fina das crianças”. 5


Ciência e Tecnologia

Semana de

Matemática

Evento reúne mostra de aprendizados matemáticos A ilusão de ótica, o mistério do conhecimento matemático de Stoneheng, a criação de uma Sarnbox – experiência de realidade aumentada que simula relevo em uma caixa de areia –, desafios lógicos, arte com ondas de pêndulos, kirigami, calculadora de Minecraft, geometria das pipas, as famosas pontes de macarrão e muitos outros trabalhos que tinham um objetivo comum: proporcionar um mergulho na matemática que cerca nosso cotidiano. Sábado, dia 16 de setembro, a escola foi palco da Mostra da Semana de Matemática, que reuniu 116 trabalhos nos quais os nossos alunos revelaram um profundo conhecimento do campo prático da Matemática Aplicada. A Mostra marcou o auge de uma semana em que a escola esteve imersa no universo de Pitágoras. No dia 13 o Teatro GayLussac foi lugar de celebração dos nossos talentos! Os alunos e familiares foram convidados para prestigiar e participar da Solenidade de entrega de medalhas do Canguru Matemático, da premiação da Olimpíada de Matemática do Portal Educacional, além da homenagem aos finalistas da Olimpíada Brasileira de Matemática – 2017. Contamos ainda com a presença de Marcelo Viana, diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que entregou as medalhas. No sábado, a escola abriu as portas e recebeu pais e responsáveis para apresentar um saber calcado na vivência, revelando que as grandezas dos números, a lógica, os ângulos e todos os conceitos abstratos teorizados e aprendidos em sala de aula têm o poder de sair do papel e se transformar em Arte, História, Ciências ou Geografia. Afinal, a Matemática está em tudo, nas pequenas e grandes coisas e vivências. Verônica Oliveira, mãe de Davi, do 6º ano, conta: “Acho muito importante a integração dos pais com a escola e acredito no ensino e na cultura da escola. A matemática é essencial na vida do ser humano e acho que a área tecnológica é a área do futuro. Os trabalhos extracurriculares são importantes para mostrar a importância da pesquisa”.

6

Parabéns aos alunos pelos brilhantes trabalhos e aos professores que inspiraram seus pupilos a ir além.


Saúde & Esporte

Jogos da Primavera Jogos em ritmo de comemoração no Fundamental O esporte é necessário para a formação cidadã e criação de valores. Na mesma semana em que o GayLussac completou 63 anos, os alunos do Ensino Fundamental 1 se envolveram em diversas atividades de integração. Os Jogos da Primavera/2017 contaram com esportes que embalaram os alunos em um clima de muita amizade e comemoração. Como sempre, esteve presente o espírito esportivo, que leva em conta a participação, a superação, o trabalho em equipe e o respeito. A Abertura dos Jogos da Primavera foi um momento de celebração da tradição que vem desde a Grécia Antiga, com a caminhada da tocha – carregada por alunos –, o juramento de atletas, o hasteamento da bandeira e o Hino. A professora de Educação Física, Íris Canelas, conta: “É um momento bonito de integração da escola inteira e há muita amizade e respeito na competição”. Os times amarelo, azul, verde e branco puderam participar de atividades programadas de acordo com o ano escolar de cada um. Os jogos foram muitos, desde os mais famosos como futsal, handebol, salto em altura, arremesso de peso, corrida de revezamento, até outros menos usuais como queimado, queimado maluquinho, derrubada de pinos e dodgebol. O aluno da 5T1, Matheus Monerado, conta: “É muito legal as pessoas poderem competir com a turma. Gosto muito dos Jogos porque incentiva a gente a participar de jogos um pouco diferentes do que estamos acostumados. Torcer pelo nosso time também é muito divertido”.

Responsabilidade Social

Ópera Rock nos tempos do rádio Espetáculo beneficente toma o palco do Teatro GayLussac Na última semana de setembro, os atores e músicos do Clube de Música e Clube Literário, ansiosos para se apresentar, subiram ao palco e se depararam com um público que veio prestigiar um espetáculo incrível. O GayLussac In Concert é um evento beneficente que estimula o lado artístico e musical dos alunos, além de arrecadar fundos para a Orquestra de Cordas da Grota. Este ano, o espetáculo vestiu a roupagem de um programa de rádio e animou os ouvintes com músicas, programa de calouros, uma radionovela e propagandas antigas. As músicas apresentadas eram atuais, mas o espetáculo teve narração típica de programas antigos e propagandas nos intervalos comerciais que retomaram tempos

célebres desse meio de comunicação. O “Nos Tempos do Rádio” foi feito a partir de uma parceria muito bemsucedida entre os Clubes Literário e de Música, além de alunos interessados nessa arte.

Luciana Boquimpani, mãe do Rodrigo Boquimpani, comenta: “Eu acho essa iniciativa muito importante para os alunos, porque se expor ao palco e desenvolver a habilidade artística é uma vivência muito boa para o aprendizado. Essa culminância dos Clubes é perfeita porque enriqueceu o espetáculo e podemos ver a parceria e o orgulho entre alunos e professores. O clima do evento foi de total harmonia e satisfação pelo resultado”. Parabéns a todos os envolvidos nesse espetáculo repleto de arte e responsabilidade social! 7


Inglês & Espanhol

Spring Presentation Apresentações celebram contos, mitos e lendas Um dos ganhos do Projeto Bilíngue é a imersão cotidiana em inglês, mergulhando profundamente em assuntos escolhidos. Este ano, as turmas do Bilíngue se envolveram em atividades sobre o tema “The stories people tell”, que inclui contos, histórias, mitos e lendas, dos clássicos até os contos de fadas. A Spring Presentation, no Teatro GayLussac, celebrou essas histórias e recebeu os pais para uma apresentação em Inglês.

As portas da

linguagem

Cada turma escolheu um tema de sua preferência e fez sua apresentação. The Lion King, The Emperor’s New Clothes, Bug’s Life, Hansel and Gretel, Jack and the beanstalk, Goldilocks and the Three Bears e até Greek Mythology, marcaram presença.

“A Spring Presentation permitiu um contato próximo com os clássicos da literatura e com músicas de artistas como Beatles ou Elvis Presley, um ganho cultural enorme. A oportunidade de praticar a fala, o desprendimento e a desinibição ao se apresentar são importantes na prática de língua estrangeira”, Valéria Barros, Coordenadora do Bilíngue

Literatura que abre portas para o aprendizado de línguas O estudo da literatura de língua espanhola é muito importante para consolidar o aprendizado do idioma. No 6º ano do Ensino Fundamental, os alunos leram em sala o primeiro livro em espanhol: “Mi Buenos Aires Querido”, discutindo diferenças culturais e turismo. Já no 7º ano do Ensino Fundamental, os alunos entraram em contato com contos do volume “Un barco cargado de cuentos”. A partir da leitura, os alunos aprendem sobre o gênero, praticam a oralidade, o vocabulário e os tempos verbais. No 6º ano, não faltou pesquisa sobre pontos turísticos, cada um escolheu uma capital hispânica para se aprofundar! O 7º ano, por sua vez, produziu desenhos em que encenavam partes da história.

“É o primeiro ano do meu filho no Bilíngue e me encantei com essa apresentação. Achei muito linda a desenvoltura que eles demonstram e a dicção do idioma”, Tatiana Cardoso, mãe do aluno Arthur Cardoso

Clube de Pesquisa

Caminhos de Trabalho

Atenção, papais e mamães da Educação Infantil! Dia 25 de novembro, é dia de celebrar a literatura e a pesquisa em um só evento. Será a Culminância do Clube de Pesquisa e a Feira do Livro. Anote na agenda e não falte!

O saber deixa rastros, pegadas, impressões. Para apresentar as veredas que trilharam ao longo do ano letivo, os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental convidam seus pais e responsáveis para o Caminho de Trabalhos, entre os dias 27 e 30 de novembro. Não perca essa oportunidade!

Não deixe de acessar no site (www.gaylussac.com.br) o link Parceiros do GayLussac para conferir a listagem dos Parceiros da Escola e as vantagens oferecidas. Basta apresentar a carteira funcional, carteira de estudante ou boleto bancário.

“Acho que o melhor desse trabalho é que podemos aprender espanhol, com a leitura e com a fala, além de ser algo divertido. Tem uma troca muito grande entre os alunos e a gente pratica de forma leve”, Maria Antônia Atarian, da 7M3

Rua Maria Caldas, 35, São Francisco, Niterói - RJ - 24.365-050 - Tel. 2612-4000 • e-mail: listamaisideias@ gaylussac.com.br • Editor: Priscila Aquino (MTB 28.761) • REDAÇÃO: Priscila Aquino e Ana Luisa Ávila (estagiária de jornalismo) • REVISÃO: Perla Faillace • FOTOS: Marco Antonio Almeida, Lucas Gabriel • PROJETO GRÁFICO: SGP Comunicação • Diagramação e Finalização: Geraldo Machado • Publicação Dirigida


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.