3 minute read

TEMOS PROPOSTAS

Não desconhecemos os movimentos que têm sido feitos nessa direção por inúmeras gestões, e exatamente por sabermos que esse tipo de transformação não se faz por decreto ou passe de mágica, queremos apresentar aqui a nossa RESUMIDA proposta de modelo de gestão para a transição do modelo atual para uma gestão totalmente profissionalizada.

Numa linguagem simplificada e direta: em nosso modelo propomos a transferência dos processos decisórios e de execução aos técnicos/executivos contratados para cada área. Estes deverão apresentar os projetos, indicadores de avaliação, modelos transparentes e acessíveis, baseados em metodologia validada e serão os responsáveis diretos pelo andamento dos departamentos. A estrutura executiva tenderá à horizontalização, seguindo as tendências administrativas atuais.

Cada área (dentro das suas possibilidades e particularidades) terá um coordenador geral e subdivisões técnicas compostas por PROFISSIONAIS capacitados e de formação adequada.

Formaremos assim, o braço EXECUTIVO da gestão.

Temos absoluta convicção de que não se pode simplesmente implementar essa metodologia sem levar em conta a necessidade de mecanismos de controle. Afinal, trata-se de um clube associativo, com personalidade própria e uma relação com seu cliente (o torcedor) absolutamente singular.

O estudo da estrutura do Grêmio e seu aperfeiçoamento é parte fundamental deste plano. Com a criação de uma nova governança, pretendemos capacitar o Grêmio a enfrentar o mercado concorrencial a que estará submetido – com níveis crescentes de profissionalismo e melhoria de gestão proporcionados pelo advento da legislação sobre Sociedades Anônimas do Futebol. O clube precisa estar preparado, otimizando, profissionalizando e tornando eficazes seus processos para ao mesmo tempo obter os melhores resultados esportivos e a melhor utilização de seus recursos humanos e financeiros, sem perder suas características fundamentais de clube associativo.

Para tal fim regulador e de comunicação entre a estrutura executiva e a estrutura diretiva do Grêmio, propomos a criação de comissões consultivas. Essas deverão ser formadas por técnicos/profissionais não remunerados, sem função executiva, mas que farão a ligação do

CA com cada setor afim. Caberá também a essas comissões, o papel de facilitação da relação e fluxo de informações entre o braço executivo e o corpo diretivo.

A estrutura do clube teria o formato de um polvo, sendo a cabeça formada pelo Presidente, seu Conselho de Administração e CEO, e tendo em cada braço uma comissão consultiva e um corpo executivo.

Com a criação de processos, indicadores, metodologia científica, métodos de regulação e governança dentro do modelo que propomos poderemos chegar à profissionalização total, diminuindo o impacto das trocas de comando e mudanças políticas do Grêmio.

As auditorias internas e externas, as padronizações de processos, a implementação de norteadores estratégicos com metas, objetivos e acompanhamentos bem definidos, o desenvolvimento de pessoas, entre outras ferramentas são os primeiros passos que o clube deve avançar e, até mesmo, buscar ser referência no futebol brasileiro.

A criação de um comitê estratégico, ligado diretamente à Presidência e CEO, com intuito de transitar de forma ágil e eficaz entre todos os setores do Clube, possibilitando a correção de rumos e alinhamentos verticais e horizontais entre os times (grupos de trabalho) e setores facilitará no alcance dos resultados que desejamos para o Grêmio.

I.PROPOSTAS DE MUDANÇA: dentro das propostas concretas de mudança, os principais focos identificados pela Chapa são a criação e implementação de cargos e funções baseados em modelos de gestão ágeis, associados a processos com cientificidade metodológica, replicáveis em todos os setores do GFBPA.

A produção, coleta e análise de dados de todos os setores deve ser uma premissa constante para o aperfeiçoamento das atividades.

Os setores que inicialmente serão abordados dentro da metodologia e valores em que acreditamos.

O torcedor como propósito do clube existir, o futebol como atividade principal e mais importante.

This article is from: