
1 minute read
1. DEPTO DE FUTEBOL
Como atividade principal do clube, o Futebol do Grêmio precisa ser reorientado e reorganizado. Antes de qualquer outra ação, uma estruturação forte do departamento de futebol com profissionais que darão suporte técnico, tático, mental e de gestão ao treinador no dia a dia de trabalho, não tornando o Clube dependente de pessoas, mas sim presente com uma estrutura forte.
Procedimentos de avaliação para contratações e decisões diárias são fundamentais, análise de dados de campo e mercado, bem como uma maior aproximação entre base e profissional também se fazem necessários, em termos de melhor aproveitamento das futuras promessas do clube, mas também da formação de treinadores, auxiliares e preparadores no próprio Grêmio.
CARGOS TÉCNICOS:
• Executivo de Futebol • Gerente de Futebol • Coordenador técnico
CARGOS DE GESTÃO
• VP Futebol • Diretor de Futebol • CSO (“Chief Sport Officer), que será par (e não subordinado) do CEO, com o estabelecimento pela gestão de metas conjuntas entre os pares (orçamentárias e de desempenho, coordenadas) com claras responsabilidades e limites de cada um dos perfis estabelecidos para evitar o conflito de interesses entre as partes.. Este profissional também será o responsável por coordenar a reestruturação do departamento de futebol a partir das diretrizes deste plano e da gestão, criando as diversas políticas necessárias para a condução das ações de forma técnica dentro da exploração da atividade. Dentre as políticas e processos necessários, avaliamos que as de gestão de futebol, de contratações (e as respectivas alçadas decisórias), de avaliação, de seleção e recrutamento, de montagem de elenco, de prospecção, de planejamento de sucessão e de avaliação de desempenho físico e clínico são fundamentais para o progresso e fortalecimento da atividade fim do clube – o futebol.
1.2 COMISSÃO PERMANENTE DE FUTEBOL