ASSISTÊNCIA, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO


![]()


Inaugurado em 1977, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é um hospital público universitário de alta complexidade, com especialização nas áreas de Cardiologia, Pneumologia e Cirurgias Cardíaca e Torácica.
Sua reputação é consolidada tanto no cenário nacional quanto internacional.
A FZ | Fundação Zerbini foi criada há 47 anos para fomentar, captar e gerir recursos destinados ao InCor – HCFMUSP, com quem atua de forma integrada. Administra verbas provenientes de repasses federais e estaduais, emendas parlamentares, saúde suplementar, atividades de ensino, pesquisas contratadas e outras fontes. Também conduz a gestão de cerca de 3.800 colaboradores, promovendo eficiência operacional e um ambiente de trabalho baseado em ética, diversidade e responsabilidade social.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é o maior complexo hospitalar da América Latina e está ligado à Faculdade de Medicina, principal centro de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde da Universidade de São Paulo (USP).
Acreditamos que para cuidar da saúde de milhares de pacientes todos os dias e liderar ações de inovação, ensino e pesquisa, é essencial contar com os melhores profissionais em cada uma de nossas atividades.
Valorizamos as pessoas que trabalham conosco, porque são elas que tornam possível o compromisso com a qualidade, a segurança e a excelência no cuidado aos nossos pacientes. Nosso reconhecimento nacional e internacional só é possível graças à dedicação e à competência de quem está ao nosso lado.
Por isso, cuidar de quem cuida é uma prioridade para nós. Afinal, cuidar é o nosso maior propósito.



A FZ provê infraestrutura física, materiais, insumos e recursos humanos para impulsionar ações médico-hospitalares do InCor com excelência.
EM QUASE 50 ANOS...
+1.7mil
Transplantes de coração e pulmão
06milhões de consultas médicas
05milhões
Diagnóstico por imagem
1.1milhão
Casos de emergência
+140mil
Cirurgias
60milhões
exames laboratoriais
75mil m² de área construída
535
14
salas de cirurgia (1 sala híbrida)
07 salas de hemodinâmica
12
salas para diagnósticos de alta complexidade
21 laboratórios de pesquisa leitos (157 leitos de UTI)
Com quase 90% dos atendimentos realizados por meio do SUS, os números refletem o impacto direto da Fundação Zerbini na ampliação do acesso à saúde pública de qualidade no Brasil.

Operadoras de Planos de Saúde Público atendido 12%
Atendimentos Multiprofissionais
14.662.636
13.983 Estudos Hemodinâmicos
Taxa de Ocupação
85,3%
Sistema Único de Saúde (SUS) 86.7%
Particulares 1,3%
248.182 Consultas
Atendimentos de Emergência
22.644
12.468
Internações 84
5.731
Transplantes
Cirurgias 459
Leitos Instalados / em Operação

Faixa etária
52% são idosos (60+) Mulheres

13.983 procedimentos (hemodinâmica e cardiologia intervencionista e eletrofisiologia)

Referência no atendimento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com tempo porta-balão de 63,4 minutos em 2024.
Em 2024 foram atendidos 296 pacientes com IAM.
6,9 mil cateterismos
2,3 mil angioplastias





Atendimento a:
• Profissionais das mais diversas áreas de saúde, incluindo as especialidades pertinentes ao InCor e áreas multiprofissionais;
• Estudantes;
• Indústrias farmacêuticas;
• Indústrias de equipamentos e materiais médicos.
A FZ apoia o InCor no aprimoramento da infraestrutura de laboratórios, pesquisas clínicas e atividades acadêmico-científicas, além de desenvolver medicamentos e tratamentos inovadores para doenças cardiovasculares e pulmonares.
80 atividades de ensino no Portfólio +70mil pessoas alcançadas
Atividades de Longa Duração

20
médicos em curso de especialização lato-sensu
171 Fellows em Programas de complementação especializada
41
Médicos estrangeiros em residência base ou ano adicional
148 em formação nos programas de residência ou especialização multiprofissional
204
Residentes médicos
Recebemos ainda
461
médicos residentes de outros programas externos ao InCor
100 graduandos de medicina no Programa Experiência HCFMUSP
88 profissionais em Mentorias, Vivências ou Imersões (programas intensivos de aprendizagem prática)
5.038
participantes em cursos 100% à distância (EAD)
503 participantes em cursos hands-on (práticos)
1.172
participantes em atividades realizadas com as indústrias da saúde
1.250 participantes em eventos
O InCor conta com dois centros de pesquisa: Centro de Pesquisa Translacional e Centro de Pesquisa Clínica. São quatro unidades de trabalho, 915 projetos em andamento e 232 em processo de submissão.
da Comissão Científica
Fonte: Banco de dados Comissão Científica 2025
Resultados Institucionais e Operacionais
• Avanços institucionais, operacionais e estratégicos no exercício de 2024.
• Estrutura essencial no apoio regulatório, logístico e farmacêutico, atuando diretamente no suporte ao desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Equipe e Capacitação
Destaque para a promoção contínua da formação de lideranças e equipes, fortalecendo competências internas e o desenvolvimento organizacional.

A FZ impulsiona a criação de tecnologias que contribuem para o aprimoramento de diagnósticos, tratamentos e gestão de dados clínicos.
São iniciativas que colocam a FZ e o InCor na vanguarda da tecnologia em saúde no Brasil, promovendo avanços na precisão do atendimento médico.
Referência em atendimento de complexidade respiratória
Projeto TeleUTI Conectada
O projeto TeleUTI Conectada, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, oferece suporte às equipes assistenciais de UTIs em oito estados no atendimento a pacientes críticos. Seu grande diferencial é a integração de equipamentos de beira leito, permitindo a visualização em tempo real de monitores multiparamétricos, ventiladores mecânicos e bombas de infusão por meio de um dashboard online.
O monitoramento remoto em tempo real potencializou as teleinterconsultas diárias entre as equipes das UTIs participantes e os intensivistas do InCor, promovendo um atendimento mais qualificado.

+1.400 Teleinterconsultas
+740 profissionais capacitados
20% na redução de mortalidade*
* Durante a internação em UTI e na diminuição ajustada pela probabilidade de óbito, mensurada pela Taxa de Mortalidade Padronizada — Standardized Mortality Ratio (SMR).
Em cirurgias e implantes cardíacos complexos, a tecnologia atua como aliada, permitindo que procedimentos sejam planejados e testados em modelos 3D antes da intervenção, garantindo maior precisão e segurança ao paciente.

Impressão 3D
IA NA SAÚDE: coração monitorado com dispositivos inteligentes

Seleção de planos para visualização de estruturas de interesse

Simulação de implante de “coração artificial”(DAV)
Utilizado em pacientes no pós-operatório cardíaco, o dispositivo emprega inteligência artificial para monitorar em tempo real os sinais vitais por meio de um relógio conectado. Alterações são detectadas automaticamente, gerando alertas imediatos à equipe médica.
Desenvolvido pelo Núcleo de Inovação do InCor (InovaInCor), o TAC utiliza tecnologias de colaboração interativa, videoconferência, óculos inteligentes e Internet das Coisas (IoT) para conectar equipes cirúrgicas a distância, permitindo a troca de informações e orientações em casos complexos.
Em 2025, mais de cinquenta procedimentos cirúrgicos de alta complexidade foram realizadas em crianças portadoras de cardiopatia congênita por meio da plataforma.

O Brasil registra 29 mil nascimentos com cardiopatias congênitas por ano.

TRAdA | Mini-holter por até 30 dias, detecta arritmias em tempo real

PBM | Gerenciamento do Sangue do Paciente

Andador Integrado, equipado para monitorar sinais vitais e oferecer assistência clínica
Iniciativas que promovem uma gestão mais sustentável, humana e transparente
Por meio do Comitê de Sustentabilidade
Ambiental, desenvolvemos projetos nos Eixos Água, Energia, Resíduos e Educação. Entre as ações, destacam-se a substituição de mais de 11 mil lâmpadas de mercúrio por LED, projetos de eficiência energética que reduzem emissões de CO₂, instalação de ecopontos, coletores de bituca e programas de educação ambiental.
Nossa área de Diversidade e Inclusão atua para tornar o ambiente mais equitativo e acessível a pacientes, colaboradores e visitantes.
• Atendimento em Libras, com intérpretes presenciais ou por meio do ICOM (atendimento remoto);

Espaço imaginário Marisa Monte: Ambiente lúdico, que integra arte e cultura.
• Capacitação, como cursos de Libras e treinamentos;
• Apoio a colaboradores com deficiência;
• Programa Jovem Aprendiz, com 45 participantes.

Banda InCordes | Amor e Música: Formada por profissionais da saúde, projeto idealizado pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.
Temos como premissa fundamental para nossas atividades a atenção às boas práticas de Compliance. Nosso compromisso é garantir a conformidade com regras, normas, leis, políticas e padrões estabelecidos, tanto internamente quanto por órgãos governamentais externos.

Humanização: Ações de bemestar e acolhimento.
Prestação de Contas para diferentes instituições governamentais e disponibilização de informações relevantes para a sociedade no Portal da Transparência (no site da FZ) são alguns dos exemplos de nossa responsabilidade com uma governança sustentável.
Os resultados alcançados nas frentes de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação são reconhecidos por certificações que validam nossos padrões de excelência

Em 2025, o InCor foi eleito pela revista Newsweek, pelo 6º ano consecutivo, como o melhor hospital de Cardiologia e, pelo 5º ano consecutivo, o melhor da América Latina em Cirurgia Cardiovascular. No ranking mundial, o InCor destaca-se em 12º lugar em Cardiologia e 28º em Cirurgia Cardiovascular.Realizado pela revista americana Newsweek, em parceria com a Statista, o ranking reconhece os melhores hospitais do mundo com base em avanços médicos, científicos e qualidade do cuidado aos pacientes.


O InCor é reconhecido com o Nível III — Acreditado com Excelência pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Gestão (IBES), acreditador credenciado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação reforça seu compromisso com qualidade, segurança do paciente e melhores práticas assistenciais.
Criado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o selo Instituição Amiga do Idoso reconhece o InCor por seu atendimento que valoriza a autonomia, segurança e conforto dos pacientes idosos.


ISO 9001:2015
O InCor possui certificação ISO 9001:2015, concedida pela ABS Quality Evaluations, que atesta a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade nas unidades de Tecnologia da Informação (UTInfo) e de Laboratóriode Análises Clínicas, reforçando o compromisso com processos padronizados, excelência e melhoria contínua.
A certificação conquistada pela Unidade de Controladoria, Finançase Orçamento faz parte de um projeto desenvolvido pelo HCFMUSP em parceria com a Planisa, voltado à qualificação de indicadores de custos e receitas, à promoção de performance e ao incentivo do uso de informações para tomada de decisão.
NPS 90
NPS90
O InCor alcançou NPS 90, indicador de satisfação e lealdade dos pacientes, posicionando-se na “Zona de Excelência”. A pesquisa evidencia a alta recomendação e qualidade do atendimento.
O CESIN – Centro de Educação, Simulação e Inovação. Este será um eixo central para formação e capacitação de profissionais da saúde, utilizando tecnologias de simulação de ponta para aprendizado avançado.
Um dos principais objetivos será a ampliação do uso da IA, visando diagnósticos mais precisos, tratamentos eficazes e maior eficiência no atendimento personalizado. A tecnologia continuará a gerar impactos transformadores na saúde.
A LGPD estará entre as prioridades, assegurando compliance e segurança jurídica. A proteção das informações será essencial para garantir a confiança em nossos processos e fortalecer a integridade institucional.
Público e Privado
Fortaleceremos parcerias com operadoras e seguradoras, criando novos produtos e linhas de cuidado que atendam às demandas do mercado. Projetos com órgãos públicos e agências de fomento também serão ampliados, reforçando nossa atuação estratégica e impacto assistencial.

O capital humano seguirá como base da nossa Instituição. Prioridade: qualidade de vida e colaboração no ambiente de trabalho, com foco no engajamento e no bem-estar dos colaboradores.
Com estas iniciativas, o InCor e a FZ fortalecem sua posição como líderes em gestão, ensino, pesquisa e inovação na saúde. Nosso impacto continuará beneficiando milhares de pacientes, fortalecendo nossa missão de excelência assistencial.
Telefone Central: +55 11 2661-5000 Call Center: +55 11 3067-0400 Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 São Paulo/SP - CEP: 05403-000 www.incor.usp.br
| Fundação Zerbini Telefone Central: +55 11 2186-5600
Haddock Lobo, 347 | 4º e 9º andares São Paulo/SP | CEP: 01414-001