RELATÓRIO DE ATIVIDADES FZ-INCOR
04. Apresentação
11. Agradecimentos
12. Visão Estratégica FZ e InCor
20. Reconhecimento
26. Principais Destaques
28. Assistência
38. Ensino
42. Pesquisa
45. Inovação
48. Gestão e Desenvolvimento Institucional
48. ESG
62. A FZ FAZ
80. Perspectivas 2025
82. Expediente
FZ E INCOR: LADO A LADO PELA SAÚDE E PELO FUTURO
Inaugurado em 1977, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) é um hospital público universitário de alta complexidade, com especialização nas áreas de Cardiologia, Pneumologia e Cirurgias Cardíaca e Torácica. Sua reputação em Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação é consolidada tanto no cenário nacional quanto internacional.
A FZ | Fundação Zerbini, fundada em 1978, desempenha papel fundamental no apoio ao InCor, assegurando que pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS tenham um atendimento humanizado e acesso à tecnologias de ponta, posicionando a Instituição como líder em tratamentos especializados e inovadores.

RELACIONAMENTO FZ, INCOR E HCFMUSP
O InCor é um dos nove Institutos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP.
O HCFMUSP está intimamente ligado à Faculdade de Medicina, principal centro de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde da Universidade de São Paulo (USP).
A FZ ...
Promove ao InCor suporte
Técnico
Administrativo
Operacional
Financeiro
Capta, Gerencia e Investe
na estrutura do InCor
dos aproximadamente 4.000 colaboradores 75% e também emprega
LADO A LADO COM O INCOR, A FZ ATUA NAS INICIATIVAS DE:
ASSISTÊNCIA | ENSINO | PESQUISA | INOVAÇÃO
NOSSA TRAJETÓRIA
19 63
É criado o InCor, inicialmente denominado como Instituto de Doenças Cardiopulmonares (IDC).
19 69
O governo do Estado libera os primeiros recursos para a construção do então IDC.
19 77
Inauguração oficial do Instituto do Coração (InCor HC-FMUSP).
19 78
Prof. Dr. Zerbini e colaboradores criam a Fundação para o Desenvolvimento da Bioengenharia, renomeada posteriormente como Fundação Zerbini (FZ).
19 88
Início das obras do Bloco II do InCor.
19 95 a 20 00
Início da operação da 1ª fase do Bloco II do InCor; 2000: inauguração da 2ª fase do Bloco II.
20 14
Reestruturação organizacional e revisão do Modelo de Gestão FZ.
20 15
Início das atividades do InovaInCor.
20 18
Inauguração do Bloco III do InCor.
20 20
Ano de desafios e superações: percalços causados pela Covid-19. Período de inovação e adaptação às diferentes demandas.
20 22
40 anos da UTI Respiratória; InCor alcança a marca dos 500 transplantes de pulmão e é reconhecido como melhor hospital especializado em cardiologia da América Latina, pela revista Newsweek, posição que permanece vigente.
20 24
50 anos da Equipe de Enfermagem; 10 anos do Programa de Residência Multiprofissional em Prevenção e Terapêutica Cardiovascular.


Acesse o QR Code para ler o livro em homenagem ao centenário do Prof.
C entro de E nsino, S imulação e I novação
CESIN

UM PRESENTE PARA A CIDADE E PARA OS BRASILEIROS!
Uma nova era de Educação e Inovação está chegando ao InCor
Ensino Simulação Inovação

Profissionais
HCFMUSP e Institutos
FFM
Colaboradores
Conselhos
Sociedade
Parlamentares
Governo
AGRADECIMENTOS
O InCor e a FZ reconhecem e valorizam cada colaborador que faz parte da nossa equipe, assim como aqueles que já contribuíram com dedicação e empenho, deixando um legado que nos inspira a seguir evoluindo. Cada um dos nossos profissionais desempenha um papel fundamental na construção da nossa história e no fortalecimento da nossa Instituição.
Agradecemos, também, a atuação comprometida do Conselho Diretor, Conselho Consultivo, Conselho Curador, Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva do InCor. Sua orientação e apoio têm sido essenciais para a condução estratégica da FZ, impulsionando sua contribuição ao InCor em suas atividades de assistência, ensino, pesquisa e inovação.
Nosso respeito e gratidão a todos.
O MUNDO, O BRASIL, A FZ E O INCOR EM 2024
Cenário Global
O tema do Dia Mundial da Saúde foi “Minha Saúde, meu direito”, destacando os riscos crescentes ao direito à saúde no mundo. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, doenças, desastres e conflitos continuam sendo as maiores causas de morte, sofrimento e invalidez.
A OMS registrou mais de 1,2 mil ataques a serviços de saúde em países em conflito em 2024, dificultando o atendimento a populações vulneráveis. O diretor-geral da OMS ressaltou que a paz é fundamental para proteger hospitais e pacientes.
No Brasil, a saúde pública enfrentou grandes desafios, como a pior epidemia de dengue da história, com mais de 6,6 milhões de casos e 5.922 mortes, além das enchentes no Rio Grande do Sul, que afetaram 95% dos municípios, deixando mais de 600 mil pessoas desabrigadas.
A oferta limitada de vacinas não conteve a dengue, mas a vacinação infantil avançou de 83,67% para 92,25%, retirando o Brasil da lista dos 20 países com menor cobertura vacinal.
A Inteligência Artificial (IA) se destacou no setor de saúde, impulsionando avanços em diagnósticos e tratamentos inovadores.
Prof. Dr. Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva Diretor-Presidente FZ

FZ e InCor
Em 2024, Fundação Zerbini e InCor fortaleceram sua parceria estratégica, guiando suas ações por um compromisso claro com a sociedade, a inovação e a sustentabilidade. A base mais importante da nossa Instituição são as pessoas que nela atuam: com aproximadamente 4.000 colaboradores, investimos continuamente em capacitação e desenvolvimento, promovendo um ambiente inclusivo, acolhedor e motivador. Essa dedicação se reflete na assistência de excelência prestada, majoritariamente aos pacientes do SUS, e no constante avanço tecnológico, impulsionado pelo uso crescente da inteligência artificial em diagnósticos e tratamentos.

Nossa atuação está alicerçada nos pilares ambiental, social e de governança, buscando eficiência, transparência e impacto positivo no desenvolvimento da saúde pública. Juntos, FZ e InCor seguem firmes em sua missão de inovar e gerar valor para a sociedade, com responsabilidade e visão de futuro.
Convidamos você a ler este relatório e conhecer, com mais detalhes, o compromisso, os avanços e os resultados alcançados por nossa Instituição. Inspire-se com as conquistas e os desafios que nos impulsionam a construir um futuro cada vez melhor para a saúde!
Dr. Fábio Nakandakare Kawamura Diretor Executivo InCor
FZ | Fundação Zerbini
Há mais de 45 anos trabalhamos por um propósito maior
Impulsionar as realizações e a evolução constante do InCor, levando excelência em cuidados a toda a sociedade.
Missão
Criar e promover condições para o fortalecimento da Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação do InCor, valorizando a preservação da vida.
Visão
Ser reconhecida como Instituição sólida e inovadora em gestão na área da saúde e Inovação do InCor.
Valores
• Excelência nos serviços;
• Transparência e agilidade;
• Ética;
• Respeito;
• Comprometimento;
• Sustentabilidade e diversidade.
Nossa Estrutura
O nosso modelo de governança tem como foco a transparência, adoção de boas práticas e valorização do capital humano.
A FZ conta com o apoio decisivo do Conselho Diretor, Conselho Consultivo, Conselho Curador, Conselho Fiscal, Diretoria, Superintendências e Gerências, instâncias estratégicas em nossa Organização.
Conselho Diretor
Conselho Consultivo
Conselho Curador Conselho Fiscal
Prof. Dr. Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva DIRETOR-PRESIDENTE
Prof. Dr. Carlos Alberto Pastore DIRETOR-VICE-PRESIDENTE
Dr. Arcênio Rodrigues da Silva SUPERINTENDÊNCIA JURÍDICA
Dra. Ana Camila Lima dos Anjos GERÊNCIA JURÍDICA Wagner Santana ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
Eng. André Giordano Neto SUPERINTENDÊNCIA CORPORATIVA
Eng. Otávio A. M. Nese, PMP, PMO – CP SUPERINTENDÊNCIA DE PROJETOS
Andrea Bizutti GERÊNCIA DE PROJETOS
Fernando B. do Nascimento GERÊNCIA ADMINISTRATIVA
Fabiola Tagliatti GERÊNCIA FINANCEIRA
InCor (Instituto do Coração)
O que queremos ser
Ser um referencial de excelência cardiopulmonar, reconhecido nacional e internacionalmente na Assistência, no Ensino, na Pesquisa e na Inovação, agregando, dessa forma, valor ao cenário mundial dessas especialidades, por meio do conhecimento gerado em suas pesquisas.
Nossa razão de ser
• Prestar assistência hospitalar humanizada a pacientes portadores de doenças cardiopulmonares de alta complexidade;
• Incorporar e desenvolver novas tecnologias em saúde;
• Disseminar o conhecimento científico;
• Desenvolver pesquisas que proporcionem avanços na prevenção, no diagnóstico e na cura das doenças cardiopulmonares, garantindo a sustentabilidade e o uso racional dos recursos.
Nossa Estrutura
A Alta Direção do InCor é representada pelo
Conselho Diretor, responsável por estabelecer as diretrizes estratégicas da Instituição, e pela
Diretoria Executiva, que planeja, executa e acompanha a relação das diretrizes, além das estratégias táticas e operacionais.
As decisões técnicas do Conselho Diretor são amparadas por órgãos colegiados permanentes (comissões) e transitórios (grupos de trabalho ou de estudo).
INCOR (INSTITUTO DO CORAÇÃO)
A Divisão de Cardiologia Clínica do InCor, reconhecida internacionalmente, é dedicada à assistência cardiológica, ensino, pesquisa e inovação. Com unidades especializadas, destaca-se pelo atendimento humanizado e pelo tratamento de cardiopatias complexas, utilizando técnicas diagnósticas e terapêuticas avançadas e profissionais altamente capacitados.
A Divisão de Pneumologia atua em assistência, ensino, pesquisa e inovação, atendendo pacientes em laboratórios, ambulatórios, unidades de internação, UTI respiratória e emergência referenciada.
A Divisão foi pioneira no pós-pandemia da Covid-19 ao desenvolver a telessaúde, promovendo teleconsultas para pacientes, teleconsultorias para profissionais e teleinterconsultas em UTIs, além de programas de capacitação em hospitais parceiros.
A Divisão de Cirurgia Cardiovascular atua em assistência, ensino, pesquisa e inovação. No atendimento, realiza procedimentos complexos em doenças cardíacas. No ensino, forma profissionais através de programas de residência, estágios e pós-graduação.
Na pesquisa, foca no aprimoramento de técnicas e novas terapias.
A Divisão de Cirurgia Torácica é especializada no tratamento de doenças torácicas e respiratórias, busca aprimorar o atendimento por meio de pesquisas científicas e métodos inovadores.
A Divisão de Anestesiologia e Terapia Intensiva Cirúrgica atua em consultas pré-anestésicas, anestesia para cirurgia cardiovascular, torácica, implantes de marca-passo e procedimentos cirúrgicos em geral, exames diagnósticos e teleconsulta pré-anestésica. Também presta cuidados intensivos no pós-operatório e no tratamento e controle da dor aguda em pacientes internados.


InCor, o melhor hospital especializado em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular da América Latina
World's Best Hospitals Newsweek RECONHECIMENTO
O ranking "World’s Best Specialized Hospitals 2025", elaborado pela revista americana Newsweek, em parceria com a consultoria Statista, reconhece, mais uma vez, o InCor como um dos melhores centros de saúde do mundo.
Melhor hospital da América
Latina nas categorias:
• Cardiologia, pelo 5º ano consecutivo;
• Cirurgia Cardiovascular, pelo 4º ano consecutivo.
No ranking mundial, o InCor destaca-se em 18º lugar em Cardiologia, e 37º em
Cirurgia Cardiovascular



Certificado NPS 90
O Net Promoter Score (NPS) é um dos principais indicadores de satisfação e lealdade dos clientes.
O InCor, por meio de sua abordagem inovadora e foco na qualidade do atendimento, conseguiu atingir um NPS de 90 pontos, o que o posiciona na "Zona de Excelência", evidenciando a alta satisfação e recomendação dos pacientes.
A pesquisa é baseada em apenas uma pergunta definitiva feita ao consumidor:
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa Instituição para um amigo ou familiar?”
ISO 9001:2015
A Certificação ISO (International Organization for Standardization) busca normatizar e padronizar os diferentes processos em uma Instituição ou em uma determinada área pré-definida (área de atuação/processos). No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Comprometidos com essa necessidade de apoio à pesquisa e de manutenção da garantia da qualidade, o Laboratório de Análises Clinicas (LAC) e Serviço de Informática (SInfo) foram submetidos à rigorosa avaliação em 2024, obtendo a recertificação da garantia da qualidade dos seus processos na metodologia da ISO 9001:2015.

Acreditado com Excelência ONA
O InCor foi avaliado, em outubro de 2024, pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Gestão (IBES), uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A metodologia ONA busca avaliar os padrões de processos e segurança para os pacientes, baseados em requisitos previamente definidos que possam assegurar a busca efetiva pelas melhores práticas de gestão e segurança aos pacientes.

O InCor demonstrou sua evolução nos temas avaliados, destacando o avanço entre os ciclos e o envolvimento de todos os seus colaboradores na melhoria contínua das práticas assistenciais e de gestão.

Com isso, a Instituição foi reconhecida pela IAC e conquistou a progressão do nível II (Acreditado Pleno) para o nível III (Acreditado com Excelência).
Selo de Excelência em Custos Planisa


O InCor recebeu o Selo de Excelência em Custos Planisa em agosto de 2024. Essa certificação faz parte de um projeto desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em parceria com a Planisa, que tem o objetivo de qualificar os indicadores de custos e receitas em Instituições de Saúde, gerar níveis saudáveis de performance entre as unidades participantes e incentivar o uso da informação para tomada de decisão.
Selo Amigo do Idoso
A certificação Instituição Amiga do Idoso é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que tem como objetivo incentivar e apoiar a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais como referência assistencial que inclui, valoriza e preserva a autonomia e independência dos idosos
O Selo Instituição Amiga do Idoso é uma das ações do pilar saúde que, ao lado da educação continuada, participação social e segurança, compõem o Envelhecimento Ativo.

Reconhecimento Internacional 1º Lugar no PhysioNet Challenge 2024
O InCor alcançou um marco inédito para o país ao conquistar o 1º lugar no George B. Moody PhysioNet Challenge 2024, uma competição global patrocinada pelo National Institutes of Health (NIH) e pelo National Institute of Biomedical Imaging and Bioengineering (NIBIB) dos Estados Unidos.
O modelo de IA concebido e desenvolvido no InCor demonstrou superioridade na classificação automática de eletrocardiogramas (ECGs), sendo capaz de identificar múltiplas arritmias, inclusive a partir de imagens capturadas por câmeras de celulares – mesmo em condições adversas de iluminação e distorções ópticas.
Este reconhecimento consolida o InCor como um centro de excelência na aplicação da IA à cardiologia, reforçando sua competitividade global no desenvolvimento de tecnologias de ponta.

Diversidade e Inclusão
PROGRAMA SÃO PAULO SÃO LIBRAS
O InCor firmou um convênio com a Secretaria da Pessoa com Deficiência, por meio do Programa São Paulo São Libras, com o objetivo de garantir um atendimento 100% acessível em Libras, seja ele com intérpretes presenciais ou por meio da plataforma ICOM, que oferece atendimento remoto por intérpretes de Libras.
Essa parceria assegura acessibilidade contínua para pacientes e acompanhantes surdos, garantindo um atendimento mais humanizado e eficaz.
PRÊMIO JUSTIÇA
E SAÚDE
O InCor recebeu uma menção honrosa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ficando em 3º lugar na categoria Setor Público. Esse reconhecimento foi concedido pelo trabalho desenvolvido para promover a inclusão e acessibilidade, destacando iniciativas como: a jornada acessível para pacientes e colaboradores com deficiência, o atendimento respeitoso a pessoas trans e de outros gêneros, e a redução da necessidade de judicialização para garantir direitos já assegurados.

Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica
Projeto desenvolvido pelo InCor foi um dos grandes destaques do Prêmio Veja Saúde & Oncoclínicas de Inovação Médica, na categoria Prevenção e Promoção à Saúde.
A equipe liderada pelo Prof. Dr. Carlos Carvalho, diretor da Divisão de Pneumologia, desenvolveu um modelo preditivo para dizer quais pacientes internados por Covid-19 estariam mais vulneráveis a sequelas pulmonares, sendo assim priorizados para exames de tomografia.


PRINCIPAIS DESTAQUES
ASSISTÊNCIA ENSINO PESQUISA INOVAÇÃO
ASSISTÊNCIA
Novas tecnologias na proteção pulmonar em ventilação
mecânica
O InCor é o primeiro hospital do Brasil a fazer remoção de dióxido de carbono (CO2) em pacientes sob ventilação mecânica como estratégia de proteção pulmonar, indicada para casos de hipercapnia (aumento de gás carbônico na corrente sanguínea).
Também é o primeiro hospital das Américas a realizar a terapia de remoção de CO2 (ECCO2R) com uso do dispositivo Prismalung+, combinada com a terapia de substituição renal contínua (CRRT, do inglês ‘Continuous Renal Replacement Therapy’).
O trabalho, que envolve profissionais da Divisão de Pneumologia e da área de Nefrologia do Instituto, formada por médicos e enfermeiros especializados, promove mais segurança para os nossos pacientes graves.
Enfermagem no InCor: meio século de excelência no cuidado
Em 1974 o InCor testemunhou um marco fundamental: a primeira reunião da equipe de Enfermagem. Desde então, esses profissionais têm sido um elo essencial na Instituição. Moldando a sua filosofia, definindo métodos de trabalho e participando ativamente da equipe multiprofissional que elaborou o planejamento operacional do hospital.
Desde a implantação do processo de Enfermagem em todas as suas etapas até a adoção de novas tecnologias e práticas de gestão, sempre prioriza a prevenção e segurança do paciente.
A equipe desempenha um papel vital no Núcleo de Transplantes, garantindo cuidados e apoio contínuo aos pacientes e suas famílias.



10 anos do Programa de Residência Multiprofissional em Prevenção Terapêutica e Cardiovascular
Ao longo de uma década, passaram pelo Programa cerca de 73 residentes de seis diferentes áreas da saúde que tiveram a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos com os profissionais de um dos melhores centros de Cardiologia e Pneumologia do mundo.
A importância do Programa para a formação de profissionais qualificados é confirmada pelos números: contabilizam-se 90 apresentações em congressos de grande relevância, nacional e internacional, nas áreas multiprofissionais, 5 prêmios concedidos em congressos da SOCESP - Sociedade de Cardiologia e 14 publicações de trabalhos de conclusão de residência em revistas científicas.

Monja Coen conduz palestra sobre equilíbrio e bem-estar para os colaboradores
Em evento promovido pelo InCor, a Monja Coen, fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, ministrou a palestra "Mindfulness – Atenção Plena", destacando a importância do acolhimento de pacientes e colaboradores, das técnicas de meditação e do equilíbrio emocional para a redução da ansiedade e do estresse.
Voltado ao aperfeiçoamento contínuo dos profissionais do Instituto e de todo o Complexo HC, o encontro reforçou a relevância do bem-estar no ambiente de trabalho.
Eventos e ações comemorativas importantes em 2024
Dia Mundial da Segurança do Paciente
No dia 17 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Para reforçar esse compromisso na Instituição, foram promovidas ações com o tema "Faça certo, Torne Seguro", incluindo um talk show mediado pela apresentadora Adriana Galisteu, que reuniu especialistas da área para debater essa importante temática.

1ª Competição de RCP

Em outubro, o InCor realizou a 1ª Competição de RCP, iniciativa do Centro de Parada Cardíaca e Ciência da Ressuscitação, em alusão ao mês de conscientização sobre a Ressuscitação Cardiopulmonar.
O evento, voltado aos colaboradores, proporcionou treinamento prático da manobra que pode salvar vidas em casos de parada cardiorrespiratória súbita.
ASSISTÊNCIA
Saúde Digital | HCFMUSP e InCor
O HCFMUSP é referência em Saúde Digital e, desde 2020, atua na transformação digital dos cuidados à saúde através do Núcleo de Saúde Digital, em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). O objetivo é desenvolver soluções inovadoras para aprimorar o atendimento e expandir o acesso a serviços de qualidade em todos os níveis - primário, secundário e terciário. Com foco na oferta de teleatendimentos e no monitoramento de indicadores, o Núcleo de Saúde Digital do HCFMUSP garante uma experiência de saúde mais eficiente e acessível.

2021 a 2024
Compromisso com a inovação, a pesquisa e a excelência no atendimento digital 660.000 +1.500
teleconsultas institucionais
+312.000
pessoas beneficiadas por meio de projetos, com uma taxa de resolução de cerca de 90%, na Atenção Primária à Saúde (APS)
pacientes monitorados com condições como hipertensão arterial, hipoxemia Pós-Covid-19, quimioterapia
31.000
teleinterconsultas para discussão de casos críticos em UTI
Teleconsultas no InCor
Em 2024, o InCor fortaleceu sua atuação em saúde digital, ampliando o acesso à saúde de qualidade para pacientes de várias localidades. 5.510
Teleconsultas

Serviços oferecidos, entre outros: Teletriagens para transplante pulmonar, pacientes traqueostomizados e pacientes odontológicos
Serviço viabiliza a avaliação inicial a distância, permitindo um encaminhamento ágil e preciso para o atendimento especializado, sem a necessidade de deslocamento.
Programas de teleconsulta para cessação do tabagismo, acompanhamento de pacientes em uso de anticoagulantes e de pacientes na fila de cirurgia de válvula cardíaca
Serviço assegura um cuidado contínuo, personalizado e alinhado às necessidades de cada paciente.
Projeto TeleUTI Conectada
O projeto TeleUTI Conectada, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, oferece suporte às equipes assistenciais de UTIs em oito estados no atendimento a pacientes críticos. Seu grande diferencial é a integração de equipamentos de beira leito, permitindo a visualização em tempo real de monitores multiparamétricos, ventiladores mecânicos e bombas de infusão por meio de um dashboard online.
O monitoramento remoto em tempo real potencializou as teleinterconsultas diárias entre as equipes das UTIs participantes e os intensivistas do InCor, promovendo um atendimento mais qualificado.

+1.400 Teleinterconsultas +740 profissionais capacitados
20% na redução de mortalidade*
* Durante a internação em UTI e na diminuição ajustada pela probabilidade de óbito, mensurada pela Taxa de Mortalidade Padronizada — Standardized Mortality Ratio (SMR)

Projeto Temático Pós-Covid-19
O projeto Pós-Covid-19 acompanha pacientes que foram internados por Covid-19 no HCFMUSP entre março e agosto de 2020, investigando sequelas físicas, psicológicas e cognitivas em diferentes períodos pós-alta (6-11, 18-24, 36 e 48 meses). Trata-se de uma das maiores coortes do mundo sobre o tema.
749 pacientes acompanhados 800 avaliações 120 devolutivas médicas via teleconsultas +40 publicações em revistas científicas nacionais e internacionais geradas pelo estudo 17 especialidades envolvidas +7.500 exames realizados
DIGITAL
Projeto TeleUTI Obstétrica
O projeto TeleUTI Obstétrica, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, foi pioneiro na assistência remota às UTIs de diversos hospitais pelo Brasil.
O programa realizou teleinterconsultas para discussão de casos clínicos das UTIs, utilizando a tecnologia Iconf, desenvolvida pelo InCor.
Com encerramento em maio de 2024, o projeto obteve grande êxito, reduzindo as taxas de mortalidade materna em 39%, um índice significativamente superior à redução nacional no mesmo período, que foi de 5%. Os casos discutidos pelo programa apresentaram taxas de óbito consideravelmente menores do que as observadas em UTIs públicas do país. SAÚDE
A TeleUTI Obstétrica evidenciou o impacto positivo de iniciativas inovadoras de Saúde Digital na qualificação do atendimento e na melhoria dos indicadores de saúde em UTIs obstétricas no Brasil.
casos clínicos discutidos 28 hospitais participantes
FZ e InCor em Números
Operadoras de Planos de Saúde
14.662.636 Atendimentos Multiprofissionais
13.983 Estudos Hemodinâmicos
de Ocupação
12.468 Internações 84 Transplantes 248.182 Consultas
Sistema Único de Saúde (SUS)
22.644 Atendimentos de Emergência
5.731 Cirurgias
459 Leitos Instalados / em Operação
ENSINO
Comissão de Ensino
A Comissão de Ensino do InCor tem por objetivo dar apoio aos programas de ensino de longa duração que estão inseridos na rotina hospitalar, assim como desenvolver atividades de diversas modalidades com o objetivo de propagar conhecimento de qualidade para a sociedade e captar recursos financeiros que possam ser investidos na própria Instituição.
Nos últimos 5 anos, teve sua atuação totalmente reformulada, visando não apenas o desenvolvimento das atividades acadêmicas de longa duração, como os programas de Residência Médica e Multiprofissional e Complementação Especializada, mas também a incorporação de novas modalidades de atividades educacionais com o potencial de geração de recursos.
80 atividades de ensino no Portfólio +70 mil pessoas alcançadas
ATENDIMENTO A:
• Estudantes;
• Profissionais das mais diversas áreas de saúde, incluindo as especialidades pertinentes ao InCor e áreas multiprofissionais;
• Indústrias farmacêuticas;
• Indústrias de equipamentos e materiais médicos.
Atividades de Longa Duração
204
Residentes médicos
171
Fellows em Programas de complementação especializada
41
Médicos estrangeiros em residência base ou ano adicional
148 em formação nos programas de residência ou especialização multiprofissional
20
médicos em curso de especialização lato-sensu
Modalidades de atualização
5.038
participantes em cursos 100% à distância (EAD)
503
participantes em cursos hands-on (práticos)
1.250 participantes em eventos
1.172
participantes em atividades realizadas com as indústrias da saúde
Recebemos ainda
461
médicos residentes de outros programas externos ao InCor
Nossos conteúdos
100 graduandos de medicina no Programa Experiência HCFMUSP
• Disponibilizados por meio de cursos
• Projetos patrocinados por empresas interessadas e disponibilizados gratuitamente aos participantes
+63mil
pessoas alcançadas
88
profissionais em Mentorias, Vivências ou Imersões (programas intensivos de aprendizagem prática)
453
no Pensando HP: Projeto que promove discussões mensais de segunda opinião, para ajudar pneumologistas de todo o Brasil com o diagnóstico e tratamento de pacientes com Hipertensão Pulmonar
606 no InCor Talks: Projeto de podcasts do InCor lançado em novembro de 2024
62.000
acompanhando o Triple I – InCor Innovation in Intervention: Portal de conteúdo com podcasts, artigos e miniaulas em Cardiologia Intervencionista Estrutural e Coronária
Capacitação
com foco na Saúde Digital
Temos investido na formação de profissionais preparados para os desafios da transformação digital na saúde. Através de programas estruturados pelo Núcleo de Saúde Digital, em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), são promovidas capacitações que integram tecnologia, ciência de dados e práticas assistenciais. As iniciativas visam desenvolver competências em telessaúde, inteligência artificial e uso de dados clínicos, contribuindo para uma atuação mais eficiente, segura e conectada aos avanços do setor.
Projeto TeleUTI Conectada
Capacitação por meio de aulas gravadas, encontros síncronos semanais para discussão de casos com especialistas do InCor e oficinas in loco de simulação de casos.
Projeto TeleUTI Obstétrica
O programa capacitou, de forma assíncrona e síncrona, profissionais dos serviços de saúde selecionados no manejo de gestantes e puérperas de alto risco, além de patologias obstétricas associadas à mortalidade materna.
+6.400 profissionais capacitados remotamente
Projeto AgSUS
O projeto de estruturação do Núcleo de Saúde Digital para a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) impulsionou a modernização da gestão do SUS. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a implementação de soluções digitais e melhorar a eficiência dos serviços de saúde pública.
Principais Ações
• Workshop presencial de gerenciamento de projetos, realizado em Brasília (DF);
• Workshop síncrono focado no projeto UBS + Digital, voltado para o apoio à adoção de novas tecnologias nas unidades de saúde;
• Criação de guias práticos, tais como o "Guia de Teleconsultas para Profissionais da APS" e o "Guia de Tutoria Remota“;
• Capacitação assíncrona, possibilitando que os profissionais da AgSUS, do programa Médicos pelo Brasil (PMpB), do Programa Mais Médicos (PMM) e das UBSs expandissem seus conhecimentos em saúde digital de forma flexível e adaptada à sua rotina.
Projeto SMS/SP
A Saúde Digital, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, desenvolveu uma capacitação autoinstrucional em teleassistência para os profissionais da rede municipal, visando garantir a efetividade e segurança no teleatendimento e aprimorar o cuidado aos usuários do sistema de saúde.
2021 a 2024
Capacitação Profissional E mais
Capacitação para uma saúde digital mais conectada, segura e inovadora 31.000 profissionais de UTI e APS
artigos científicos produzidos +2.500
médicos no curso assíncrono de Saúde Digital
participações da Saúde Digital HCFMUSP em eventos
Biblioteca
Produção Científica InCor–HCFMUSP 2024
FONTE: Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Material Didático “Prof. Dr. Luiz Venere Décourt” — InCor
PESQUISA
Centro de Pesquisa Fulvio Pileggi
O Centro de Pesquisa Fulvio Pileggi, referência em suporte às atividades de pesquisa científica e clínica do InCor, finalizou o exercício de 2024 com importantes avanços institucionais, operacionais e estratégicos. Com um corpo técnico e administrativo composto por aproximadamente 70 colaboradores, o Centro consolidou-se como estrutura essencial no apoio regulatório, logístico, farmacêutico e de suporte ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, promovendo também a formação contínua de lideranças e equipes.
Principais Entregáveis do Ano
Gestão de Projetos
• 48 novos projetos de pesquisa iniciados, abrangendo áreas como cardiologia, pneumologia, terapia intensiva, biotecnologia, inteligência artificial aplicada à saúde, entre outras;
• Apoio integral na tramitação regulatória e documental junto aos comitês institucionais e agências externas;
• Estreitamento da comunicação com investigadores e patrocinadores, promovendo maior fluidez no ciclo de vida dos estudos.
Apoio Regulatório
• Revisão de processos internos de submissão e tramitação ética e regulatória;
• Implementação de melhorias nos fluxos operacionais com o CEP-InCor e CONEP.
Logística de Pesquisa
• Otimização de processos logísticos para ensaios clínicos, com foco em rastreabilidade e armazenamento de materiais;
• Implementação de inventário eletrônico para controle de insumos de pesquisa;
• Apoio contínuo na gestão de equipamentos e insumos dos projetos em andamento.
Farmácia de Pesquisa
• Manutenção da excelência nos processos de dispensação e controle de medicamentos experimentais;
• Apoio técnico e documental em auditorias regulatórias e visitas de monitoria;
• Atualização de procedimentos operacionais padrão (POPs) em conformidade com Boas Práticas Clínicas (GCP).
Desenvolvimento de Pessoas e Liderança
• Realização de ações de capacitação internas, voltadas à qualificação técnica, regulatória e de gestão;
• Fortalecimento de lideranças intermediárias por meio de mentorias e acompanhamento próximo;
• Mapeamento de competências e início de um plano de desenvolvimento individual (PDI) para cargos-chave.
Governança e Reestruturação Científica
Em 2024, foi realizada uma transição na Comissão Científica, marcada pela mudan-
ça na gestão e pelo início de um processo estruturado de revisão de rota institucional.
Entre as ações realizadas:
• Diagnóstico institucional com levantamento de desafios e oportunidades;
• Redefinição de metas estratégicas para 2025-2027;
• Construção participativa de um novo plano diretor de pesquisa, com foco em inovação, qualidade e impacto.
O ano de 2024 foi marcado por crescimento quantitativo e qualitativo do portfólio de projetos e por importantes movimentos estratégicos voltados à sustentabilidade do Centro de Pesquisa Fulvio Pileggi. A mudança na Comissão Científica e o início do processo de reestruturação sinalizam um novo ciclo de desenvolvimento, mais alinhado com os desafios contemporâneos da ciência translacional e da pesquisa clínica integrada.
ARO-InCOr
Em 2024, a ARO-InCor consolidou sua atuação como referência em pesquisa clínica no cenário nacional e internacional. Foram coordenados 21 estudos, sendo 5 ainda em fase de análise de viabilidade. Entre os destaques, estão o estudo SPICE-IV, conduzido em parceria com a Monash University (Austrália), e o RADICAL-PC, realizado em colaboração com a McMaster University (Canadá). A maioria dos projetos desenvolvidos foi de caráter
internacional e multicêntrico, evidenciando o papel estratégico do InCor como centro coordenador de estudos globais no Brasil.
O ano também foi marcado por avanços significativos no campo das publicações científicas. O segundo artigo do estudo RADICAL-PC foi publicado na prestigiada revista Journal of the American College of Cardiology (JACC), abordando a relação entre adiposidade, força muscular e desfechos cardiovasculares em homens com câncer de próstata.
Além disso, o artigo principal do estudo REACT foi publicado na Orphanet Journal of Rare Diseases, destacando os perfis clínicos e genéticos de pacientes com amiloidose por transtirretina hereditária e selvagem. Esse trabalho obteve ampla visibilidade em importantes congressos científicos, como o da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), em Londres, e o da SOCESP, em São Paulo.
Outro marco importante foi a publicação do protocolo do estudo LASOS-Peds, que prevê o recrutamento de mais de 8.000 crianças em mais de 150 instituições em toda a América Latina.
Por fim, a ARO-InCor teve o orgulho de anunciar a aceitação do estudo LASOS na renomada revista The Lancet, marcando o primeiro grande estudo multicêntrico coordenado integralmente por sua equipe.
PESQUISA
Pesquisa do InCor comprova que medicamento reduz o colesterol alto em crianças
Estudo conduzido pelo InCor e liderado pelo Dr. Raul Santos testou o alirocumabe, anticorpo monoclonal já aprovado internacionalmente, em 153 jovens com Hipercolesterolemia Familiar. Em 24 semanas, houve redução de até 43% no LDL e cerca de 20% na lipoproteína(a), ambos associados ao risco cardiovascular na vida adulta.
InCor divulga pesquisa inédita sobre cigarros eletrônicos
Estudo do InCor, em parceria com a Vigilância Sanitária-SP e FMUSP, analisou mais de 400 usuários de cigarros eletrônicos. Liderado pela Dra. Jaqueline Scholz, o levantamento mostrou que os níveis de nicotina podem ser até seis vezes superiores aos dos fumantes de cigarros convencionais.
InCor desenvolve solução nacional para tratamento seguro e minimamente invasivo do pectus excavatum
O InCor conduziu um estudo e com apoio da Fapesp e parceria da indústria nacional, desenvolveu um novo conjunto de dispositivos para reparo minimamente invasivo do pectus excavatum, uma deformidade torácica que afeta 1,2% da população. Testado em 50 cirurgias, o material nacional se mostrou mais estável e econômico, substituindo os importados. A solução possibilita correção menos invasiva, com recuperação mais rápida e menor internação.
Alimentação baseada em vegetais pode reduzir risco de infecção por Covid-19, aponta estudo do InCor
Estudo do InCor, publicado na BMJ Nutrition e liderado pelo Dr. Júlio César Acosta-Navarro, analisou dados de 702 voluntários e indicou que dietas baseadas em vegetais reduzem em 39% o risco de infecção por Covid-19 frente a dietas onívoras. A pesquisa, de caráter observacional, destacou a influência dos hábitos alimentares na saúde imunológica.
INOVAÇÃO
IA na Saúde
Protagonismo nacional em Inovação
O InCor destacou-se como referência nacional no uso de Inteligência Artificial na saúde em 2024, promovendo maior precisão diagnóstica e suporte clínico, além de fortalecer sua liderança em pesquisa e inovação.
Acordo Internacional para Computação Neuromórfica
O InCor firmou parceria com a Dynex Quantum Computing para explorar computação neuromórfica, alternativa às GPUs tradicionais de IA que consomem muita energia. A tecnologia da Dynex, baseada em memristores, oferece rápida adaptação e otimização dos cálculos de IA, trazendo maior eficiência energética e avanços alinhados aos princípios ESG e à melhoria de modelos de IA na saúde.
Infraestrutura Avançada para Pesquisa em IA
O InCor modernizou seu Data Center, fortalecendo sua posição em pesquisas de IA e inovação em saúde, com potencial para elevar a qualidade e a segurança no atendimento ao paciente. Os destaques incluem:
• 36 GPUs de última geração para processamento avançado de IA;
• Armazenamento ampliado para mais de 10 petabytes, facilitando o gerenciamento de grandes volumes de dados médicos;
• Maior escalabilidade para projetos de IA, utilizando dados anonimizados de prontuários acumulados em mais de 25 anos.

Lançamento oficial da plataforma TRAdA
(Telemonitoramento
Remoto Assistido de Arritmia)
O InCor, por meio do InovaIncor e TI, em parceria com a Lenovo, lançou a plataforma TRAdA, que usa IA e wearables para monitoramento cardíaco em tempo real e identificação precisa de arritmias. O projeto ganhou destaque em eventos da Lenovo nos EUA e Brasil, ampla divulgação na mídia especializada e foi apresentado no Globo Repórter.




Obtenção de patente para Andador Integrado
O InovaIncor registrou a patente de um andador inovador, equipado para monitorar sinais vitais e oferecer assistência clínica. O projeto, iniciado em sessão de Design Thinking com a Fisioterapia, foi totalmente desenvolvido, prototipado e validado clinicamente no InCor.
Encontro InCor de Liderança do PBM Brasil
Realizado em 26 de setembro, reuniu lideranças e profissionais de saúde para discutir Patient Blood Management (PBM), prioridade global da OMS. O InCor destaca-se como referência em projetos inovadores que aprimoram a qualidade e segurança no atendimento cirúrgico, tendo o PBM como exemplo.

Projeto de rastreamento de cadeiras de rodas com tecnologia RFID
O InovaIncor, em parceria com a Zebra Technologies, criou um projeto inédito de rastreamento de cadeiras de rodas por meio de radiofrequência (RFID). Com apoio de Enfermagem, Infraestrutura e Diretoria, leitores e antenas monitoram em tempo real a localização das cadeiras, otimizando o controle de ativos, reduzindo perdas e beneficiando pacientes com mobilidade reduzida.
Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
ESG
O conceito de ESG ( Environmental, Social and Governance ) enfatiza a importância de considerar não apenas o desempenho financeiro de uma Instituição, mas também seu impacto e comportamento em relação às questões ambientais, sociais e de governança. Nesta sessão do relatório apresentamos as iniciativas da FZ e do InCor na contribuição de uma Instituição mais sustentável.
1. Environmental (Ambiental): Impacto da empresa no meio ambiente e esforços para mitigá-lo.
2. Social (Social):): Relacionamento da empresa com colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade.
3. Governance (Governança): Práticas de gestão, liderança, transparência e responsabilidade na tomada de decisões.
ESG
Desenvolvimento Sustentável
O InCor reforça seu compromisso ambiental por meio do Comitê de Sustentabilidade Ambiental, atuando em Água, Energia, Resíduos e Educação. Após benchmarking em instituições de referência*, aprimorou práticas internas como gestão de resíduos e monitoramento remoto de facilities.
Externamente, conheceu soluções sustentáveis em hospitais e empresas, ampliando inovação e eficiência na gestão de recursos.


Eixo Energia
Substituição de Lâmpadas
O InCor trocou 11.305 lâmpadas de mercúrio por LED, economizando 752.830 KWh/ano e reduzindo R$ 284.000 em custos, reforçando eficiência e responsabilidade ambiental.
Projeto de Eficiência Energética
Premiado no Programa de Eficiência Energética (PEE), prevê substituir 2 chillers e 6 bombas, reduzindo 2.452 MWh e 1.226 toneladas de CO₂ por ano, mitigando mudanças climáticas e custos operacionais.

Eixo Água
Dia Mundial da Água
Ações de conscientização, live e painel educativo destacaram iniciativas do InCor para redução do consumo hídrico.
Nova Rede de Hidrante
Projeto em contratação que vai modernizar a estrutura e otimizar o uso sustentável da água, reforçando a preservação ambiental.
Eixo Resíduos
Projeto Ecoponto
Instalação de 27 ecopontos em 2024, viabilizada por emenda parlamentar, para destinação adequada de resíduos e infraestrutura sustentável. Meta: ampliar reciclagem de 5% para 13% (200 toneladas/mês).
Coleta de Bituca
Parceria com a Poiato Recicla instalou 8 coletores de bituca de cigarro em 2024, reduzindo poluição e descarte inadequado desse resíduo.
Eixo Educação
Engajamento em Sustentabilidade
Quiz Sustentável registrou 276 participações.
Semana do Meio Ambiente
Incluiu abertura com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, talkshow sobre clima e saúde, apresentação da Banda InCordes, gincana (157 colaboradores), “Cine Sustentável” com o filme Blue Brave World e reflexões sobre uso da água.
Outras ações
Teatro Vovó Terra reuniu 162 colaboradores e e-mails internos compartilharam receitas para aproveitamento integral dos alimentos e promoção de hábitos sustentáveis.




Diversidade e Inclusão
Promover diversidade e inclusão depende do compromisso individual para criar um ambiente saudável, seguro e acolhedor, onde todos se sintam pertencentes, valorizados e respeitados.
A área de Diversidade e Inclusão do InCor atua para tornar o ambiente mais equitativo e acessível a pacientes, colaboradores e visitantes, com foco especial em 2024 em iniciativas para pessoas com deficiência.
Acessibilidade e Capacitação
• Libras para pacientes e colaboradores surdos (parceria ICOM);
• Curso de Libras (120h) e sinalário em saúde;
• Treinamentos, rodas de conversa e lives acessíveis;
• Acompanhamento de surdos e cegos;
• Sala sensorial prevista para 2025.
Programa Jovem Aprendiz
45 jovens em parceria com o CIEE, promovendo desenvolvimento profissional e socioemocional.
A inclusão de pessoas com deficiência também faz parte da nossa missão
Apoiamos 142 colaboradores com deficiência, realizamos treinamentos para 211 terceiros, 326 participaram de palestras, 117 em cursos de Libras e 961 no treinamento “Inclua-se para incluir”.
Atendimentos a pacientes com deficiência
Os atendimentos especializados são fundamentais para garantir acessibilidade e qualidade no cuidado oferecido.
Atendimento Pessoa com Deficiência
(por tipo de deficiência)
Educação e Humanização

Valorizamos o direito à aprendizagem e ao brincar no ambiente hospitalar, essenciais para a inclusão, o bem-estar e a humanização do cuidado.
Classe Hospitalar InCor: garantia do direito fundamental à educação
A Classe Hospitalar do InCor, em parceria com a E.E. Profª Marina Cerqueira César e Psicologia, garante educação a crianças e adolescentes hospitalizados conforme legislação. Em 2024, atendeu 56 estudantes com 800 aulas individuais e coletivas, abrangendo várias disciplinas.
Brinquedoteca Hospitalar: humanização e impacto social
A Brinquedoteca do InCor, fruto da colaboração com a sociedade civil, oferece acolhimento a pacientes de todas as idades, com atividades sensoriais, jogos e conversas, tanto na brinquedoteca quanto nos leitos. Voluntários e estudantes de psicologia participam, promovendo humanização e práticas alinhadas ao ESG. Em 2024, foram realizados 3.081 atendimentos com 32 voluntários mobilizados.
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL | S
Humanização
Nos comprometemos a tratar cada pessoa com dignidade, respeito e empatia, criando um ambiente acolhedor, onde o cuidado vai além da técnica, priorizando o bem-estar e a experiência.
O Centro de Humanização promove ações de bem-estar e acolhimento, oferecendo atividades lúdicas, artísticas e culturais aos pacientes e acompanhantes, além de estendê-las aos colaboradores.
Banda InCordes - Amor e Música
A banda formada por profissionais da saúde é um projeto idealizado pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.

Semana do Envelhecimento
Ativo "Palestra e oficina"
Envelhecer com saúde, conhecimento e bem-estar.

Arraial do InCor “Comitiva Junina“ Um convite para celebrar a vida, fortalecer os laços e conectar corações e áreas.

Cisne Negro Cia de Dança “Balé Quebra Nozes”
A dança cura, inspira e traz alegria a todos os corações.

ImageMagica “Humanizar”
Cada foto, através do olhar do colaborador, ressignifica o trabalho do dia a dia.




Voluntários “Palhaços”
A arte da alegria que contagia corredores e leitos.
Ações de impacto na sociedade
Acreditamos que o conhecimento é agente de transformação. Por meio de ações de conscientização, promovemos o acesso à informação e incentivamos práticas que geram impacto positivo na qualidade de vida das pessoas, fortalecendo o nosso compromisso com a saúde e a com a sociedade.

9ª Caminhada “Doando Vida”
Conscientização da doação de órgãos e tecidos, em parceria com a ABTO - Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.


Setembro Vermelho
Conscientização e promoção da saúde cardiovascular ao público do Shopping Center 3 e ao torcedores do Allianz Parque, em parceria com o Palmeiras.

Luta contra o tabaco e o vape
Iluminação da FIESP reforçou a luta contra o tabaco e o vape.
Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação
Prêmio InCor de Jornalismo
Lançado em 2024, o Prêmio InCor de Jornalismo em Saúde reconhece as melhores reportagens veiculadas na imprensa e em plataformas online do estado de São Paulo.
Em sua 1ª edição, com o tema "Tecnologia na Área da Saúde – Avanços e Desafios", destacou conteúdos sobre inteligência artificial, telemedicina, dispositivos médicos conectados e análise de big data aplicados à saúde.

Valorização às Pessoas
Nosso compromisso com as pessoas, que é a base mais importante da nossa Instituição, se reflete em iniciativas que promovem o desenvolvimento, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.
Grupo de Pessoas FZ
Em agosto de 2024, foi constituído na FZ o Grupo de Pessoas, reunindo profissionais de diversas áreas com o propósito de contribuir com o Eixo Pessoas - “Atrair, reter e desenvolver talentos”, do Planejamento Estratégico 2024-2028 FZ.
Essa iniciativa visa fortalecer o clima organizacional e promover um ambiente de trabalho mais engajador e colaborativo.
Por meio de reuniões periódicas, implementação de iniciativas estratégicas e apoio contínuo das gerências e da diretoria, o grupo atua na organização, priorização e execução de ações voltadas ao desenvolvimento dos colaboradores.
A base mais importante da nossa Instituição são as PESSOAS que nela atuam.
Nosso agradecimento aos aproximadamente 4.000 profissionais que integram as atividades técnicas e administrativas da FZ e do InCor.





Nosso Café com Você: edição especial promovida pelo Grupo de Pessoas reforçou a Missão, Visão, Valores e Propósito da FZ.
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL | S
Bem-estar dos colaboradores
No mês de setembro, a FZ celebrou o seu 46º aniversário com uma série de eventos dedicados ao bem-estar físico, emocional e mental, marcando o terceiro ano do Programa de Qualidade de Vida.

Caminhada “Doando Vida” reuniu colaboradores da FZ em conscientização da doação de órgãos e tecidos.

“Espaço Zen FZ” ofereceu uma pausa para relaxamento e meditação.

“Nosso café com você”, edição especial promoveu momentos de integração e reflexão.

“Ikigai”, palestra com Dr. Haino Burmester incentivou a busca pelo propósito de vida.

“Café Sensorial”, com Valéria Torres (Diversidade e Inclusão - InCor) e a nutricionista Flávia Giordano (HCXFMUSP), proporcionou uma experiência sensorial única.
FZ 46 ANOS


Em outubro de 2024, foi implantado novo boletim de comunicação, o “Aconteceu na FZ”.
O objetivo é compartilhar destaques entre as equipes, fortalecer o engajamento e garantir uma comunicação transparente com os colaboradores FZ.
ESG
Pontos relevantes de ações na área de Governança
O InCor e a FZ têm como premissa fundamental para suas atividades a atenção às boas práticas de Compliance. Ambas as Instituições estão comprometidas em cumprir, obedecer e adotar práticas contínuas para garantir a conformidade com regras, normas, leis, políticas e padrões estabelecidos, tanto internamente quanto por órgãos governamentais externos.
Alguns exemplos de boas práticas institucionais:
• Prestação de Contas: No âmbito de nossas atividades, o InCor e a FZ estão comprometidos com a transparência e a responsabilidade na gestão de recursos. Como parte desse compromisso, realizamos regularmente a prestação de contas para diferentes instituições governamentais como, por exemplo: Secretaria da Fazenda e Planejamento, Ministério Público e Prefeitura de São Paulo. Além disso, mantemos todos os títulos de Utilidade Pública Estadual e Municipal em conformidade.
• Portal da Transparência: Disponibilização de informa ções relevantes para a socieda de: www.fz.org.br/portal-datransparencia
• Auditorias: Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado e Auditoria Externa (responsável por auditar as Demonstrações Financeiras).
• Atuação do Conselho Diretor, Consultivo, Curador e Fiscal: Orientação, apoio e avaliação das atividades e gestão da Instituição.

ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO?
DOE SEUS CRÉDITOS DA NOTA
FISCAL PAULISTA PARA O INCOR
Sem custo para você, com impacto para milhares de corações .

Aponte a câmera para o QR Code abaixo e veja o passo a passo de como se cadastrar.
A FZ FAZ
Superintendência Jurídica e
de Compliance
A área desempenha papel de assessoramento jurídico, governança e compliance, visando a conformidade de suas operações quanto ao cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis.
Contencioso Estratégico e Gestão Judicial
• CEBAS: Aprovação do processo de supervisão (2015 a 2018), assegurando a imunidade tributária que gerou uma economia anual de R$ 73,8 milhões, direcionados integralmente ao InCor. O processo para a renovação do Cebas (2025 a 2027) já está em andamento, com expectativa de conclusão em 2025.
• CARF: Resultado positivo em recurso voluntário perante o CARF, envolvendo contribuições sociais previdenciárias. Essa vitória não apenas protege o patrimônio da FZ, mas também melhora sua posição fiscal de forma significativa.
• Gestão de Escritórios Terceirizados: A implementação de uma gestão estratégica das demandas resultou em economia financeira, controle mais eficiente e maior agilidade na defesa dos interesses da FZ, sem custos adicionais.
• Recuperação Financeira: Realizado projeto de recuperação de depósitos judi -
ciais, resultando na recuperação de R$ 145 mil, beneficiando a saúde financeira da Instituição.
• Aprovação de Contas no TCE-SP: As contas do Convênio 0803/20163, do período de 2017 a 2020, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, evitando penalidades e fortalecendo a reputação institucional.
Consultivo, Contratual e Institucional
• Reestruturação de Processos Jurídicos: Implementada reestruturação que incluiu indicadores de desempenho e padrões para minutas contratuais e pareceres. Essa ação resultou em um aumento de 15% nas demandas atendidas, com o tempo médio de execução reduzido para 4 dias, proporcionando uma resposta rápida e eficiente às necessidades da Instituição.
Regulatório e Conformidade Institucional
• Lei das Fundações de Saúde: Atuação ativa na construção da Lei n.º 17.893/2024, que estabelece marco regulatório fundamental para as fundações de saúde, aumentando a segurança jurídica e melhorando os convênios e parcerias institucionais.
• Convênios de Saúde: Formalizado convênio de assistência integral à saúde com o Governo do Estado e o HCFMUSP, assegurando a continuidade e segurança jurídica no atendimento do SUS.
Compliance, Governança e Segurança da Informação
• Reformulação de Regulamentos: Adequação dos regulamentos de compras e contratações conforme a nova legislação de licitações, minimizando riscos legais e assegurando conformidade.
• E-Social Trabalhista: Realização de ajustes nos processos de cumprimento das obrigações referentes ao E-Social Trabalhista, alinhando-os às exigências do E-Social, garantindo conformidade fiscal e trabalhista.
• Monitoramento de Indicadores de Gestão: Acompanhamento de indicadores trimestrais, promovendo uma gestão eficaz e otimizando recursos para apoiar decisões estratégicas.
• Política de Privacidade (LGPD): Avanço substancial na implementação da LGPD, incluindo a nomeação de um DPO e a criação de um Comitê de Dados Pessoais, fortalecendo a confiança dos parceiros e garantindo conformidade legal.
Dr. Arcênio Rodrigues da Silva Superintendente Jurídico

Superintendência de Projetos
Em 2024, a Fundação segue aprimorando a governança dos projetos, reforçando a transparência e a precisão das informações por meio de um processo contínuo de mapeamento e documentação.
O foco permanece em uma gestão integrada, eficiente e orientada para geração de valor, alinhada às melhores práticas de governança e gestão de projetos.
Nesse contexto, foram intensificados os investimentos em capacitação e renovação das equipes, a adoção de metodologias adaptáveis por meio do framework FLEKS e tecnologias avançadas para análise de dados e automação de processos. Esse esforço contínuo, financiado pelos valores gerados pelos próprios projetos, é essencial para a sustentabilidade da Fundação. O objetivo é consolidar um Ciclo de Integração de Valor, impulsionando inovação e a busca por resultados cada vez mais efetivos.
Eng. Otávio A. M. Nese Superintendente de Projetos

Principais marcos em 2024
Ao longo de 2024, avançamos na gestão de dados e resultados dos projetos ao trabalhar lado a lado com os stakeholders do InCor no desenvolvimento de dashboards para aperfeiçoar o acompanhamento técnico financeiro dos projetos das diversas áreas de atuação.
O destaque ficou para o Demonstrativo
Financeiro criado em conjunto com a Comissão de Ensino, que detalhou as fontes de receita e despesa por área de negócio. Tal entrega melhorou a acuracidade da tomada de decisão interna no tocante ao planejamento dos projetos e na responsividade aos patrocinadores e órgãos públicos.
Nos projetos que tangem à área governamental, colaboramos com a melhora no desempenho de UTIs espalhadas pelas capitais brasileiras ao permitir a troca de experiência e dados por meio da conectividade para análises de casos críticos. Além disso, renovamos projetos com o Ministério da Saúde através da Agência Brasileira de Apoio a Gestão do SUS - AgSUS - para aperfeiçoar o conhecimento técnico de profissionais da área e reafirmamos nosso compromisso com a excelência ao prestar contas de mais de 7 projetos.
No tocante à área de inovação, colaboramos na renovação de parcerias com os principais patrocinadores para dar continuidade ao desenvolvimento de inovações nas áreas de
inteligência artificial integrada à saúde e suportar o avanço tecnológico da saúde. O Centro de Pesquisa Fúlvio Pileggi, integrado à Comissão Científica do InCor, requer específicos níveis de governança, com requisitos e controles diferenciados. Neste sentido, para suportarmos de forma adequada as tomadas de decisão e direcionamento do Centro de Pesquisa, investimos na ferramenta Planview, migrando da versão Enterprise One para a solução Adaptive Work (AW).
Esta mudança ocorreu tanto por questões técnicas, migrando para a Nuvem, quanto pela necessidade de aprofundarmos novas camadas de dados e visibilidade dos projetos.
Além disto, disponibilizamos um painel com dados financeiros para todos os pesquisadores que possuem projetos contratados com a Fundação Zerbini, que divulga em tempo real a movimentação completa de receitas e despesas dos projetos, possibilitando o controle sintético e analítico de cada projeto.
Efetuamos um grande avanço neste sentido e, com certeza, no decorrer do próximo ano evoluiremos de forma exponencial quanto à disponibilidade e transparência dos dados de implantação, execução, monitoramento e encerramento dos projetos que compõem este importante portfólio desta Superintendência.
Projetos submetidos por ano
Em relação à movimentação do portfólio ao longo de 2024, tivemos um incremento de 111% de novos projetos versus ano passado, corroborando a evolução da estrutura de captação e gestão de projetos que a Fundação Zerbini vem aprimorando. A captação via MAC SUS e o foco estratégico em captações via Comissão de Ensino são os principais responsáveis pelo expressivo aumento do número de projetos.
FONTE: Superintendência de Projetos — FZ
Cenário Econômico-Financeiro
Em 2024, o PIB brasileiro cresceu 3%, totalizando R$ 11,7 trilhões, com PIB per capita de R$ 55.247,45. A taxa de investimento atingiu 17% do PIB, e a poupança, 14,5%. A inflação fechou em 4,83%, acima da meta, puxada por alimentos e bebidas. O consumo das famílias aumentou 4,8%, impulsionado por emprego, crédito e programas sociais.
O cenário econômico-financeiro na saúde manteve desafios e oportunidades, com movimentações como aquisições e fusões. O investimento em tecnologia e inovação, especialmente em telemedicina e soluções digitais, foi decisivo para eficiência e qualidade dos serviços. A integração setorial e a busca por inovação garantiram a continuidade dos atendimentos.
A Tabela SUS Paulista, vigente desde 2024, aprimorou o financiamento de 354 hospitais paulistas, fortalecendo acesso, sustentabilidade e atendimento humanizado. O modelo inovador de remuneração proporcionou parceria Estado-hospitais baseada em produtividade, eficiência e gestão compartilhada de recursos. O suporte financeiro estadual tem corrigido defasagens históricas e garantido maior justiça na remuneração dos serviços.
Especificamente para a FZ e InCor, as Emendas Parlamentares, somando R$ 21,8 milhões, viabilizaram a aquisição de insumos e equipamentos fundamentais para diagnóstico, tratamento e pesquisa, elevando a qualidade assistencial. Apesar de restrições e instabilidades, a FZ priorizou a proteção do caixa, novas parcerias e aprimoramento da governança, garantindo a solidez e sustentabilidade financeira da Instituição.
Eng. André Giordano Neto Superintendente Corporativo

Emendas Parlamentares
Recebidas: Agradecimento
Recebemos indicação de Emendas Parlamentares no ano de 2024, totalizando o valor de R$ 21.759.269,00. Com estes recurso, adquirimos materiais especiais (não cobertos pelos SUS) e insumos. Além disso, foi possível investir na aquisição de equipamentos que contribuem diretamente para a qualidade do diagnóstico, tratamento e pesquisa, tais como ecocardiograma portátil, espirômetro, sistema de Holter e monitor multiparamétrico para ressonância magnética.
INVESTIMENTO (Material Permanente / Equipamentos)
CUSTEIO (Insumos / Materiais convecionais e especiais)
(em milhares de Reais em 31 de dezembro de 2024 e 2023)
As informações completas, incluindo as notas explicativas, estão disponíveis em: fz.org.br/portal-da-transparencia
Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)
(em milhares de Reais em 31 dezembro de 2024 e 2023)
As informações completas, incluindo as notas explicativas, estão disponíveis em: fz.org.br/portal-da-transparencia
Índices de Liquidez
Indicadores de Solvência
*Por meio da análise conjunta, podemos:
Capital Circulante Líquido
Superávit Financeiro Patrimônio Social
Recebimentos (em milhares de Reais)
Embora 2024 tenha sido um ano desafiador para a saúde suplementar, devido às questões econômicas, aumento no custo dos insumos, elevação da inadimplência e das glosas praticadas pelas operadoras, conseguimos superar essas dificuldades e registrar um aumento de 8% no volume de recebimentos em relação a 2023.
Total Recebimentos Saúde Suplementar
O destaque de 2024 foi a Tabela SUS Paulista, que passou a complementar os repasses às unidades filantrópicas que prestam serviços pelo SUS, para corrigir a defasagem histórica gerada pela falta de atualizações dos valores da tabela nacional do SUS.
Total Recebimentos SUS (MAC e FAEC)
Nota: Serviços médicos prestados - Regime Financeiro | Caixa.
Saúde Suplementar
O ano de 2024 marca a consolidação de um trabalho importante iniciado no segundo semestre de 2023: a criação da Área Ciclo de Receitas. Estruturada para integrar e otimizar o ciclo da conta e o faturamento hospitalar, a área abrange Faturamento, Central de Autorizações (Pré e Pós), Auditoria, Recurso de Glosas e Orçamentos Particulares. Sua implementação visa maior eficiência e sustentabilidade financeira, buscando fortalecer a gestão de receitas, aprimorar a conformidade e transparência nos processos e, principalmente, contribuir para uma melhor experiência de nossos pacientes e profissionais.

Projeto de Reestruturação:
Área Ciclo de Receitas (Modelo InCor)
• Reestruturação das áreas e redesenho de fluxos de processos;
• Requalificação do quadro de colaboradores, treinamentos e aprimoramento dos postos de trabalho;
• Redistribuição das carteiras de operadoras e acompanhamento semanal do status das carteiras;
• Implantação de controle de pacientes internados;
• Checklist para conferências de contas e autorizações;
• Revisão do cronograma de auditoria externa de prorrogação;
• Revisão de autorizações com base nos contratos e prontuários dos pacientes;
• Redução do prazo de liberação de autorizações e atuação junto às operadoras para autorizações fora do prazo;
• Reuniões com operadoras de saúde, responsáveis pelas carteiras e diversas áreas da Instituição;
• Comunicação e correções em tempo real;
• Foco na satisfação do cliente.
Maximizando os esforços e fortalecendo a relação entre as áreas, além de seguir rigorosamente todas as etapas dos processos, conseguimos um aumento de 6,1% no faturamento, em comparação com 2023.
Controladoria
Faturamento
Glosas
Média Mensal Faturamento
FONTE: Unidade Ciclo de Receita - InCor
Média Paciente/Dia
Perspectivas 2025
Inovação e Sustentabilidade:
O Futuro do InCor e da FZ
À medida que avançamos para 2025, estamos entrando em uma nova era de Educação e Inovação com o CESIN – Centro de Educação, Simulação e Inovação. Este centro será um pilar fundamental no nossa estratégia, posicionando-nos à frente na formação e aperfeiçoamento de profissionais da saúde, utilizando tecnologias de ponta para simulação e aprendizado.
O compromisso em ampliar o uso de Inteligência Artificial (IA) na saúde, aprimorando diagnósticos e tratamentos é foco para 2025, onde esperamos que a IA continue a gerar impactos significativos, promovendo eficiência e personalização no atendimento ao paciente.
Além disso, reforçaremos nossa atenção na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com uma abordagem importante de compliance e segurança jurídica. A integridade e proteção das informações serão prioridade, garantindo confiança nos nossos processos.
No contexto do mercado de saúde, projetamos uma aproximação ainda mais produtiva com operadoras
e seguradoras de saúde. Desenvolveremos novos produtos e linhas específicas de cuidados, visando atender as necessidades crescentes e diversificadas dos nossos parceiros. Também exploraremos novos projetos com órgãos públicos e agências de fomento, fortalecendo alianças estratégicas e ampliando nosso impacto.
Destacamos ainda a importância de valorizar nossas pessoas, reconhecendo que o capital humano é a base mais importante da nossa Instituição. Em 2025, daremos atenção especial às ações que promovem a qualidade de vida dos nossos colaboradores, assegurando um ambiente de trabalho saudável e colaborativo.
Com esses avanços, esperamos consolidar ainda mais a posição do InCor e da FZ como uma Instituição de vanguarda em práticas administrativas, assistenciais, de ensino, pesquisa e inovação para a saúde, contribuindo decisivamente para a vida de milhares de pacientes.
Dr. Fábio Kawamura
Diretor Executivo – InCor
Prof. Dr. Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva Diretor-Presidente – FZ

Expediente
CONSELHO DIRETOR
Presidente
Prof. Dr. Roberto Kalil Filho
Vice-Presidente
Prof. Dr. Fabio Biscegli Jatene
Membros Titulares
Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho
Prof. Dr. José Eduardo Krieger
Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes
Membros Suplentes
Profa. Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar
Prof. Dr. Rogério de Souza
Prof. Dr. Wilson Jacob Filho
CONSELHO CONSULTIVO
Presidente
Prof. Dr. José Eduardo Krieger
Membros
Prof. Dr. Andrea Sandro Calabi
Prof. Dr. Carlos Alberto Vogt
Prof. Dr. Carlos Antonio Luque
Prof. Dr. Fernando de Souza Meirelles
Prof. Dr. Flavio Fava Moraes
Prof. Dr. Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto
Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz
Sr. Heráclito de Sousa Fortes
Dr. José Antonio de Lima
Prof. Dr. José Osmar Medina de Abreu Pestana
Arq. Julio Neves
Prof. Dr. Luiz Antonio Machado César
Prof. Dr. Marcelo Biscegli Jatene
Dr. Marcos Fumio Koyama
Dra. Marisa Riscalla Madi
Sr. Paulo Henrique Fraccaro
Prof. Dr. Protásio Lemos da Luz
Prof. Dr. Ricardo Mingarini Terra
Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho
CONSELHO CURADOR DA FZ | FUNDAÇÃO ZERBINI
Presidente
Prof. Dr. José Eduardo Krieger
Vice Presidente
Prof. Dr. Rogério de Souza
Membros Titulares
Prof. Dr. Alfredo José Mansur
Prof. Dr. Carlos Alberto Vogt
Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho
Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá
Prof. Dr. Fabio Biscegli Jatene
Prof. Dr. Helio Nogueira da Cruz
Sr. Heráclito de Sousa Fortes
Dr. José Antonio de Lima
Prof. Dr. Raul Dias dos Santos Filho
Membros Suplentes
Prof. Dr. Jorge Elias Kalil Filho
Prof. Dr. Múcio Tavares de Oliveira Júnior
Prof. Dr. Paulo Manuel Pêgo Fernandes
CONSELHO FISCAL
Sr. Alex Ribeiro Telo
Sr. Derneval Gondim Freire
Sr. José Aparecido Maion
DIRETORIA E SUPERINTENDÊNCIAS
Diretor-Presidente
Prof. Dr. Paulo Eduardo M.
Rodrigues da Silva
Diretor-Vice-Presidente
Prof. Dr. Carlos Alberto Pastore
Superintendente Corporativo
Eng. André Giordano Neto
Superintendente Jurídico
Dr. Arcênio Rodrigues da Silva
Superintendente de Projetos
Eng. Otávio A. M. Nese
REDAÇÃO
Equipes
FZ | Fundação Zerbini
InCor (Instituto do Coração)
REVISÃO
Alessandra Cristina Correa
Analista de Comunicação e Marketing
Fernando B. do Nascimento
Gerente Administrativo
Wagner Santana Assessor de Desenvolvimento Institucional
COORDENAÇÃO EDITORIAL
Wagner Santana Assessor de Desenvolvimento Institucional
PROJETO GRÁFICO
Felippe Piccolo (fpiccolo.com)
Direção de Arte
NOSSO CUIDADO PARA CUIDAR DE VOCÊ
InCor
Telefone Central: +55 11 2661-5000
Call Center: +55 11 3067-0400
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 São Paulo/SP - CEP: 05403-000
www.incor.usp.br
FZ E INCOR: LADO A LADO PELA SAÚDE E PELO FUTURO FZ | Fundação Zerbini
Telefone Central: +55 11 2186-5600
R. Haddock Lobo, 347 | 4º e 9º andares São Paulo/SP | CEP: 01414-001
www.fz.org.br
fz_fundacao fzfundacao incorhcfmusp