Lembrar | António Victorino

Page 1


António Victorino nasceu nas Caldas da Rainha, onde frequentou a Escola de Desenho Rainha D. Leonor. Dedicou-se à cerâmica, tendo tido como mestres Rafael Bordalo Pinheiro e Costa Mota. Foi também um aguarelista atento aos pormenores pitorescos após ter estudado esta técnica com António de Souza. Destacou-se em Coimbra como um artista muito activo sobretudo ao nível da docência na Escola Industrial Avelar Brotero. Foi galardoado várias vezes como aguarelista pela Sociedade Nacional de Belas Artes. António Victorino interpreta, com realismo incontornável, o Interior da Igreja da Nossa Senhora do Pópulo (antiga Igreja Matriz), Caldas da Rainha, nesta aguarela de 1944, onde observamos um altar lateral no transepto de uma igreja, sobressaindo os revestimentos das paredes em azulejos e da mesa do altar onde está a imagem de Nossa Senhora de Fátima e de Santo António; no pequeno nicho a imagem de Santo Izidoro; a encimar o arco, o canto do tríptico da Paixão, sendo possível observar a deposição de Cristo com Nicodemos e de José de Arimateia; espectaculares são os feixes de luz que entram pela janela superior.

Interior da Igreja de Nª Srª do Pópulo, Caldas da Rainha, 1944 António Victorino (1891-1973) Aguarela s/ papel 381x535 N. Inv. 0048



Para visitar a exposição online clique no quadrado ou “leia” o Código QR com o seu telemóvel:

Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro Praça Dr. António Breda, 4 3750– 106 Águeda

Tel. +351 234 105 190 Email: conservador.museu@ fundacaodionisiopinheiro.pt www.fundacaodionisiopinheiro.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.