Exposição "Lembrar" |Ilda Cardoso por António Carneiro

Page 1


Retrato de Ilda Pereira de Almeida Cardoso (irmã de D. Alice), 1921 António Carneiro (1872-1930) Sanguínea s/ papel 549x490 N. Inv. 0050

ILDA CARDOSO Ilda Pereira de Almeida Cardoso, irmã de Alice Cardoso Pinheiro, que faleceu em 1920, vítima da epidemia “pneumónica” que assolou a Europa na altura. Namorava um dos filhos de António Carneiro e este executou o seu retrato a sanguínea que ofereceu a Alice e Dionísio dias antes do casamento destes, em Abril de 1921. ANTÓNIO CARNEIRO António Teixeira Carneiro Júnior nasceu em Amarante, 1872, morreu no Porto, 1930. Foi Pintor, Ilustrador, Poeta e Professor de Português. Foi o único pintor e poeta do simbolismo português explorando a espiritualidade e captando sentimentos, granjeando o título: “Retratista das Almas”. Aos 28 anos foi premiado na Exposição Universal de Paris, com a obra “A Vida” e a partir daí foi um suceder de prémios, tanto na Europa como nos Estados Unidos da América.



Para visitar a exposição online clique no quadrado ou “leia” o Código QR com o seu telemóvel:

Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro Praça Dr. António Breda, 4 3750– 106 Águeda

Tel. +351 234 105 190 Email: conservador.museu@ fundacaodionisiopinheiro.pt www.fundacaodionisiopinheiro.pt


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.