Informativo PET - Maio / 2018

Page 1

. Maio | 2018 . Nº 13

IN F O R M A T IV O MÓDULO INTRODUTÓRIO

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

DINÂMICA DOS ANIMAIS Para ilustrar o Módulo de Desenvolvimento Pessoal, durante todo o mês de maio, os 50 jovens do Módulo Introdutório foram desafiados a ter um olhar analítico sobre os animais com os quais eles se identificam na natureza. A ideia central da atividade foi proporcionar aos jovens, por meio das características nos animais escolhidos, a observação de suas próprias potencialidades e das habilidades que são necessárias ao mercado de trabalho. Além disso, eles puderam desenvolver, também, um olhar crítico acerca das competências que ainda precisam desenvolver.

No dia 8 de maio, 17 aprendizes do contrato 6 horas/dia do Módulo Introdutório realizaram uma recepção para os alunos do contrato de 4 horas/dia com o intuito de demonstrar como é um atendimento de qualidade e os desafios envolvidos em um bom atendimento. A fim de ilustrar a temática, os jovens confeccionaram cartazes demonstrando os critérios para um bom atendimento, cartões de recepção com frases de incentivo profissional e desenvolveram uma dinâmica sobre os erros no atendimento. Ao final, os aprendizes construíram um cartaz com uma imagem de “Escada” apontando o caminho a ser trilhado para ofertar um atendimento de qualidade.

VISITA AO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS No dia 29 de maio, 35 jovens do Módulo Introdutório realizaram uma visita guiada ao Museu de Artes e Ofícios, ilustrando o tema “Mercado de Trabalho” que foi estudado durante o módulo. O objetivo da visita foi proporcionar aos aprendizes uma visão ampliada sobre o valor do trabalho, o histórico das profissões e a sua evolução com o passar do tempo.


. Maio | 2018 . Nº 13 .

MÓDULO ESPECÍFICO III

FUNDAMENTOS DE MARKETING

“Marketing” foi o tema central do Módulo Específico III, no qual os jovens tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto e também sobre gestão de projetos, simulação de empresas e workshops. Dentre os assuntos trabalhados, destaca-se o trabalho em equipe na construção de planos de marketing para produtos e serviços com o objetivo de aproximar a teoria da prática. As turmas desenvolveram também atividades com o CANVAS, que consiste em uma ferramenta para desenvolvimento de projetos para diversos tipos de empresas.

PALESTRA SOBRE LOGÍSTICA Os jovens da aprendizagem em Logística participaram, por meio da parceira com a Junior Achievement, de uma palestra interativa com Rafael Cunha Duarte, profissional com ampla experiência na área de Logística. Durante a palestra, foram abordados assuntos como experiência do jovem no mercado de trabalho, logística reversa, marketing, tecnologia da informação, segmentos relacionados, qualificação e formação do profissional da área, entre outros assuntos necessários para atuar na profissão.

Os jovens da aprendizagem em Comércio e Serviços criaram projetos de empresas fictícias por meio da ferramenta CANVAS. Na mesma atividade, foram construídos os planos de marketing para a divulgação das empresas criadas e para a venda de seus produtos. A atividade contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade, estratégia de vendas e poder de argumentação.

PUBLICIDADE EM OUTDOOR Durante o módulo, também foram abordas as temáticas “Publicidade e Propaganda”. Os aprendizes elaboraram um outdoor publicitário focando em um tipo de publicidade que pudesse ser aplicada às empresas simuladas que eles criaram. Após a criação, os jovens realizaram apresentação dos trabalhos desenvolvidos para a turma, as quais tiveram como destaque os seguintes assuntos: publicidade de produtos, serviços, varejo, comparativa, cooperativa, industrial e promoção.


. Maio | 2018 . Nº 13 .

ATIVIDADE CULTURAL MÓDULO ESPECÍFICO III

VISITA AO MUSEU DA MODA

GESTÃO DE TEMPO No encerramento do módulo, os jovens da aprendizagem em Auxiliar Administrativo elaboraram um planejamento do próprio tempo na empresa, pensando nos prazos que precisam ser definidos e cumpridos, o caminho a ser percorrido e os recursos que serão necessários em cada tarefa. Durante a atividade, eles perceberam como o planejamento é fundamental, tanto na vida profissional como na vida pessoal, pois contribui para que o caminho seja mais assertivo e o resultado mais eficaz. Para cumprir a carga horária obrigatória de atividades culturais, 32 aprendizes visitaram, no Museu da Moda, as exposições da 22ª edição do Minas Trend, cujo tema era “Nosso Lugar Somos Nós”, inspirada no sertão mineiro das regiões norte e nordeste do estado. A visita às exposições, além de valorizar e destacar o trabalho da região em questão, propiciou uma reflexão acerca da riqueza cultural existente no Brasil e, principalmente, no estado de Minas Gerais. Antes das exposições, os jovens participaram de uma palestra sobre a história do Museu da Moda e sobre a sua importância enquanto referência para os profissionais da área.

LUTA ANTIMANICOMIAL No dia 18 de maio, dia Nacional da Luta Antimanicomial, 83 aprendizes participaram do desfile da escola de samba “Liberdade ainda que Tam Tam”, celebrando a conquista da reforma psiquiátrica e do tratamento em liberdade. Os jovens entenderam a importância histórica e humana dessa conquista e perceberam como as pessoas em situação de sofrimento mental são estereotipadas, o que faz com que a inclusão social delas seja permeada por preconceitos e desafios, principalmente no mercado de trabalho.


. Maio | 2018 . Nº 13 .

MUNDO JOVEM III

VISITA AO SENAC No dia 3 de maio, 17 jovens que estão em processo de finalização de contrato no módulo Mundo Jovem III participaram de uma visita monitorada e de uma palestra sobre as profissões no SENAC. Durante a palestra, entre outros assuntos, foram evidenciadas as profissões que estão em ascensão e as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. Os aprendizes também puderam aprender um pouco mais de cada curso oferecido na unidade e refletir sobre as novas possibilidades para o futuro profissional.

VOLUNTARIADO Ainda no módulo Mundo Jovem III, os jovens realizaram uma ação voluntária em parceria com o setor social da Igreja São José, com as idosas do grupo de dança cigana “Energiart”. As idosas fizeram uma apresentação e relataram um pouco da cultura cigana e, em seguida, foi realizada uma rica roda de conversa, na qual puderam trocar experiências e vivencias. Esse momento de partilha foi encerrado com muita dança e com um lanche que foi cuidadosamente providenciado pelas idosas e pelos jovens que participaram da atividade. Outra atividade realizada pelos jovens do Módulo Mundo Jovem foi a visita ao Albergue Municipal de Belo Horizonte. Durante a visita, os jovens puderam conhecer a rotina e os desafios da população em situação de rua e como os albergues são importantes, necessários e fazem muita diferença na vida dessas pessoas. Os aprendizes doaram roupas, produtos de higiene pessoal e cobertores, itens que foram arrecadados entre todos os aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET).


. Maio | 2018 . Nº 13 .

MÓDULO “ACESSIBILIDADE E SAÚDE OCUPACIONAL”

GINÁSTICA LABORAL Ao longo do mês de maio, 71 aprendizes participaram de uma aula prática de ginástica laboral, um dos assuntos abordados no módulo Saúde Ocupacional / Acessibilidade. Durante a aula, os jovens puderam perceber a importância e os benefícios deste momento para os trabalhadores na prevenção de doenças laborais, propiciando o equilíbrio entre saúde, qualidade de vida e produtividade. A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.

ATIVIDADE SOBRE LIBRAS Ainda no módulo de Saúde Ocupacional/Acessibilidade, foram abordadas questões sobre o preconceito vivenciado pelas pessoas com deficiência e sobre a necessidade de a sociedade estar preparada para atendê-las de uma forma eficiente, íntegra e respeitosa. A Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) foi trabalhada de uma forma dinâmica, por meio de atividades práticas, como a interpretação e dança de músicas escolhida pelos próprios aprendizes. Os jovens tiveram a oportunidade de ampliar a própria percepção sobre o assunto e rever tabus e preconceitos existentes.

ATIVIDADE CULTURAL NA UNIDADE MURIAÉ: PALESTRA SOBRE LIBRAS No dia 9 de maio, a unidade do Programa Educação & Trabalho em Muriaé/MG realizou a sua primeira atividade cultural, na qual os 32 jovens assistiram à palestra de Luiza Lopes Silva, que abordou o tema: "LIBRAS: vamos pensar um pouco sobre acessibilidade?". Na ocasião, ela explicou sobre o histórico da língua e a importância da empatia no processo de inclusão de surdos na sociedade.


. Maio | 2018 . Nº 13 .

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

APRENDIZES DO PET ELABORAM PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS No dia 23 de maio, 35 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET) participaram da Conferência Livre sobre Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, promovida pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA/MG), no Centro de Referência da Juventude - CRJ. O evento foi realizado com o objetivo de reunir os jovens para discutirem e elaborarem propostas de políticas públicas direcionadas para a juventude, especificamente aquelas que poderiam ser desenvolvidas para combater o trabalho infantil e proteger o jovem trabalhador. Após os debates, as propostas serão encaminhadas para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), para que elas possam efetivamente ser transformadas em políticas públicas do Município. FECTIPA/MG - O FECTIPA pauta suas ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes no que tange sua proteção ao trabalho e o afastamento das atividades que prejudicam a sua saúde. Para tanto, são realizadas reuniões mensais e itinerantes, audiências públicas, seminários, fiscalizações e mobilizações em datas especiais. O FECTIPA/MG também contribui com alguns avanços na Lei da Aprendizagem, favorecendo um percurso educativo e acompanhamento no trabalho mais adequado ao público atendido. Destaca-se ainda a criação do Juventude FECTIPA – Voz e Ação – pela importância do exercício do protagonismo juvenil que se dá através dos jovens aprendizes que muito nos tem surpreendido com sua responsável participação em todos os espaços como conferência municipal, estadual e nacional pelos direitos das crianças e adolescentes.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança

@fcdlprocrianca

(31)

3249-1791

@FundacaoCDLBH

(31) 97362-1338

company/fundação-cdl-pró-criança

www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.