a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

IN F O R M A T IV O INTRODUTÓRIO

CONFECÇÃO DE UM DIÁRIO GRÁFICO

O Diário Gráfico é um pequeno caderno ou dossiê com folhas em branco onde se pode escrever ou fazer apontamentos, desenhos, pinturas, inserir figuras e recortes de jornal ou revista, ou até mesmo fotomontagens de elementos que chamem a atenção de seu dono. A turma do Módulo Introdutório do turno da tarde foi orientada para fazer a criação de textos diários em que registravam ideias pensamentos, impressões, opiniões, desenhos ou imagens referentes as suas experiências nas aulas. Vários aspectos puderam ser desenvolvidos com o exercício da construção do diário, como: memória, novas visões de mundo, maior atenção, estímulo da imaginação e do desenvolvimento de uma identidade pessoal, tornando mais rigoroso o olhar e fazendo com que seu dono busque perceber pormenores e, ao ver anotações antigas, a pessoa percebe seu próprio desempenho e evolução ao longo dos tempos. Cadernos deste tipo foram utilizados por vários escritores e artistas ao longo de vários anos, como Van Gogh, Pablo Picasso, Ernest Hemingway, dentre outros. Uns dos mais famosos são as anotações de Leonardo da Vinci, que criou milhares de páginas com escritos e desenhos sobre diversas áreas de interesse e conhecimento humano. Da Vinci estudou, além da pintura, anatomia (pouco estudada na época), engenharia, arquitetura, voo de pássaros e insetos, botânica, etc. Como era um artista que se interessava por diversas áreas, acabou não se dedicando a construir quase nenhum dos inventos descritos nos cadernos. Da mesma forma, algumas de suas pinturas que se perderam com o tempo são conhecidas pelos esboços de seus cadernos.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

LÍNGUA PORTUGUESA II

INTRODUTÓRIO

DICIONÁRIO DE CARTAS COMERCIAIS

JOGO DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO

Durante o Módulo Introdutório, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro de qualidade no atendimento, no qual os aprendizes, ao responderem corretamente as perguntas, avançavam uma casa, e ganharia a equipe que chegasse primeiro na última casa. Além do jogo, foi realizada uma visita ao Mercado Central, onde a turma desenvolveu uma pesquisa nas lojas do mercado, podendo assim avaliar a qualidade do atendimento recebido.

Na segunda semana de janeiro, foi realizada com os aprendizes a atividade chamada 'Dicionário de Cartas Comerciais'. Após a explicação dos tipos de cartas e a forma como elas devem ser escritas, os aprendizes criaram um dicionário. Cada grupo deveria criar uma capa criativa e incluir os exemplos de cada carta explicada anteriormente na aula. Eles ficaram livres para usarem a criatividade no conteúdo das cartas, mas deveriam manter o padrão pedido. Alguns aprendizes relataram que essa atividade fez com que eles compreendessem o motivo da padronização e a forma correta de se escrever esse tipo de documento.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

LÍNGUA PORTUGUESA II

REDAÇÃO DO ENEM Durante o mês de janeiro, foram reailzadas atividades voltadas para a escrita técnica de redação com um olhar específico para o ENEM. Hoje o número de aprendizes que estão no terceiro ano do ensino médio ou aprendizes que vão fazer a prova do ENEM é grande e estes ainda possuem muitas dúvidas acerca da redação, quais as técnicas, maneiras mais adequadas e o que é considerado erro ou inadequado para realizar na redação que possa fazer com que a nota seja muito baixa. Este momento foi muito importante para os aprendizes perceberem a importância da redação para o vestibular e outros processos seletivos.

A IMPORTÂNCIA DA RECLAMAÇÃO DO CLIENTE PARA AS ORGANIZAÇÕES

No Módulo Língua Portuguesa ll, foram desenvolvidas formas de escrita empresarial, uma delas foi o tipo de texto adequado para uma reclamação de produto ou serviço. Este tipo de atividade evidencia a importância de trabalhar um texto com discurso argumentativo, que tem a finalidade de persuasão e de demonstrar insatisfação, atribuições feitas à empresa e traços da personalidade do cliente. Para isso, os aprendizes utilizaram a plataforma digital de reclamações 'Reclame Aqui', um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. Sob o controle da holding Óbvio Brasil, o site oferece serviços gratuitos, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

LÍNGUA PORTUGUESA II

GÊNERO TEXTUAL: CARTA

CAFÉ LITERÁRIO

O gênero textual “carta” foi um dos gêneros estudados ao longo do mês de janeiro, no Módulo de Língua Portuguesa II. Para a fixação de conteúdo, cerca de 30 jovens realizaram a escrita de uma carta pessoal se apresentando (nome, idade, escolaridade, onde trabalha, qual área de aprendizagem, o que gosta de fazer, o que pretende fazer no futuro e algo a mais que gostariam de dizer). Esta carta foi entregue a colegas de outra turma, que deveriam responder fazendo o mesmo. Desta forma, os jovens puderam interagir com colegas da aprendizagem, além de praticar a escrita de cartas, relembrando sua estrutura e características.

Para finalizar o Módulo de Língua Portuguesa II, os jovens realizaram um café literário. Os jovens, individualmente ou em grupos, criaram e declamaram poesias, prosas e produções textuais desenvolvidas em sala inspirados nos temas trabalhados ao longo do mês. Em sua grande maioria, eram textos autorais, mas tiveram alguns que declamaram textos de autores já consagrados.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

LÍNGUA PORTUGUESA II

LÍNGUA PORTUGUESA E OS PROCESSOS EMPRESARIAIS No Módulo Língua Portuguesa II, cerca de 40 aprendizes aprenderam como elaborar uma ata de reunião. A ata de reunião é um importante documento que registra resumidamente as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias. Para elucidar o tema, foi apresentado o passo a passo de como produzir esse documento, como a importância do título da ata, local, dia e horário da reunião, pautas discutidas, participantes, decisões, prazos e assinaturas. Em seguida, foi realizada com a turma uma reunião simulada a partir de três assuntos definidos pela educadora. Logo após, cada aprendiz desenvolveu sua própria ata, sendo alguns escolhidos para ler para toda a turma. Esse Módulo capacitou os jovens para a elaboração de relevantes documentos utilizados no dia a dia das organizações.

A FORÇA DA LINGUAGEM NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS No mês de janeiro, aproximadamente 30 aprendizes assistiram aulas sobre as técnicas de escrever relatórios, atas, e-mails profissionais e comerciais, e também sobre a ética na forma de desenvolver esses documentos e se relacionar no ambiente de trabalho. Uma boa comunicação no ambiente de trabalho evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada. De maneira geral, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, etc, de maneira clara e objetiva. Para que os processos internos de uma organização sejam eficientes e o sucesso desejado seja alcançado, é fundamental que os colaboradores estejam bem informados e integrados. Independente do nível hierárquico ocupado na organização, todos os funcionários são comunicadores e, ao interagir dentro do processo, mesmo através da comunicação informal, facilitará a integração e a participação de todos os envolvidos na empresa.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

LÍNGUA PORTUGUESA II

VISITA À BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL Ao longo de todo o mês de janeiro, todas as turmas do Programa Educação e Trabalho (PET) irão participar de visitas guiadas na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Ao total, serão 1.200 aprendizes, que vão passar pelo Edifício Luiz de Bessa e pelo anexo Prof. Francisco Iglesias. Durante a visita, o guia explica a importância de uma biblioteca pública para a sociedade, uma vez que a biblioteca pública tem como funções promover o desenvolvimento intelectual e proporcionar a ampliação do conhecimento técnico, científico, cultural e literário, além de preservar a cultura local, sendo um espaço físico de fundamental importância para o desenvolvimento de uma cidade. O guia apresenta, ainda, toda a parte histórica do acervo, que contém alguns dos livros mais antigos do Brasil, e apresenta, também, a Seção Mineiriana, setor inteiramente dedicado a autores mineiros consagrados, como Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. Por fim, o guia fala sobre o Programa de Inclusão da Biblioteca, que possui um setor específico de braille, completamente dedicado aos deficientes visuais, e disponibiliza serviços voltados exclusivamente para esses usuários, como empréstimos de livros em braille, entre eles clássicos da literatura brasileira e estrangeira, além de audiolivros, periódicos, entre outros. Atualmente, a Biblioteca possui cerca de 500 usuários com deficiência visual cadastrados em seu sistema, que têm acesso a um acervo com aproximadamente 2.300 livros em braille, 1.400 audiolivros e 40 filmes com audiodescrição. Além disso, a Biblioteca promove eventos literários para esse público, nos quais voluntários leem livros para as pessoas com deficiência visual e os jovens aprendizes foram convidados a serem leitores voluntários nesses eventos. Durante a atividade, os aprendizes tiveram a oportunidade de conhecer toda a Biblioteca, que é um espaço muitas vezes nunca visitado antes pelos jovens, além de serem convidados a fazer seu cadastro na Biblioteca, por meio da apresentação do documento de identidade e do pagamento da pequena taxa de R$3,00.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

ECONOMIA FINANCEIRA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA No dia 21 de janeiro, os jovens aprendizes realizaram uma apresentação sobre educação financeira para os aprendizes que estão no Módulo Introdutório. A apresentação contou com exibição de slides, dinâmicas e compartilhamento de experiências. Ao longo da intervenção, diversos assuntos foram abordados, dentre eles, a educação financeira e sua importância, como poupar dinheiro ganhando pouco, tipos de investimentos melhores que a poupança e dicas de como consumir de forma consciente. O objetivo da proposta foi orientar e conscientizar os jovens que estão iniciando a vida profissional sobre a importância do planejamento financeiro pessoal para a conquista de seus objetivos e metas.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO No dia 17 de janeiro, cerca 30 aprendizes do cronograma de 6 horas, do Módulo Economia Financeira, realizaram em sala de aula uma planilha detalhada dos aspectos pessoal e familiar, dos meses de junho a agosto, com todos os rendimentos (entrada e saída de dinheiro) separados por categorias como: lazer, padaria, sacolão, supermercado, luz, água, telefone, transporte, entre outros. Após esta etapa, elaboraram um relatório para analisar os gastos apontando onde precisavam economizar mais e fizeram um gráfico para facilitar a visualização da planilha orçamentária. O objetivo do trabalho foi promover uma conscientização acerca da importância de um orçamento familiar e pessoal, além de orientar sobre as melhores formas de se organizarem, gastarem e economizarem.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

ECONOMIA FINANCEIRA

PALESTRA COM DAVID BRAGA: COMO SE POSICIONAR NO MERCADO DE TRABALHO No dia 31/01, os aprendizes do Programa Educação e Trabalho (PET) assistiram à palestra do David Braga, CEO, Board Advisor e Headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos de média e alta gestão (diretores e presidentes), que atua em todos os setores da economia na América Latina. Ao longo de sua carreira, ele já avaliou mais de 6 mil executivos de alta gestão. David tem formação de Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral (FDC), possui certificação de Executive Coach pela International Association of Coaching e é practitioner em Micro Expressões e Programação Neurolinguística. Na palestra, David propôs aos jovens a reflexão “qual é sua marca?”, refletindo sobre porque as pessoas compram uma bolsa da marca Gucci, por exemplo, pagando caro por um objeto cujo valor está, não no objeto em si, mas sim no status do que ele representa. David afirmou, ainda, que algum dia alguns dos jovens aprendizes vão ser diretores ou gestores de alguma empresa e, por isso, é importante desde cedo eles se preocuparem com a imagem que passam para os outros. David ressalta que a forma como as pessoas se vestem diz muito sobre elas, especialmente com relação à adequação ao ambiente (trabalho, festa, local despojado, etc.). Porém, ele destaca que não é uma questão de marca ou de preço, mas sim de bom senso. Por exemplo, uma calça jeans, uma blusa de malha preta e um blazer deixam qualquer pessoa bem vestida, ainda que essas peças não sejam caras. Dessa forma, ele pergunta aos jovens como eles têm se posicionado em sala de aula, nas empresas e nas redes sociais, pois é necessário lembrar que em todos os lugares os jovens são vistos e seus comportamentos e posicionamentos são julgados. David afirma que “não adianta ser somente, que tem que parecer também; as pessoas precisam se preocupar com aparência e com o conteúdo”. David questionou os jovens sobre o que eles andam lendo, pois ler é fundamental para ter conteúdo, desenvolver senso crítico e adquirir argumentos para sustentar uma conversa em qualquer grupo ou meio social. Informação ajuda a conectar as pessoas. David apresentou ainda aos jovens dados de pesquisas que revelam que as pessoas perdem muito tempo fazendo coisas que não são úteis, principalmente na internet, e perdem oportunidade de aproveitar o acesso facilitado para adquirir conhecimentos úteis, seja para a vida pessoal ou profissional. Além disso, ainda perdem a oportunidade de valorizar quem está perto, às vezes na frente da pessoa em um momento social, para ter um contato virtual com quem está longe. David mostrou, também, mais dados de pesquisa que apontam que o Brasil tem, hoje, cerca de 13 milhões de desempregados, e, por isso, as pessoas têm que buscar se diferenciar. Contudo, outras pesquisas revelam que existem muitas empresas com vagas abertas há meses, o que demonstra que falta algo nos profissionais que estão desempregados. Conforme David ressalta, “o mundo está em constante mudança e cada um é responsável pela sua formação e seu futuro.” Por exemplo, fazer cursos EAD, aulas de idiomas online, etc.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

MUNDO JOVEM III

DOAR É UM ATO DE AMOR Atualmente, no Brasil, apenas 1,6% da população é doadora de sangue, mas o recomendável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é que esse número seja entre 3 e 5% da população do país. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. Diante disso, a turma que está concluindo o programa de aprendizagem, no Módulo Mundo Jovem III, realizou, durante o mês de janeiro, uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Para isso, eles produziram cartazes informativos e corações para serem entregues junto ao panfleto informativo fornecido pelo Hemominas. A ação teve como objetivo demonstrar como esse ato voluntário pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Além disso, em apenas um dia, aproximadamente, o organismo já consegue repor toda a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

VOLUNTARIADO CERSAM – CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE MENTAL No dia 29 de janeiro, cerca de 20 jovens que estavam encerrando o contrato de aprendizagem participaram de uma ação voluntária no CERSAM Leste, localizado no bairro Santa Tereza, visando reforçar a campanha “Janeiro Branco” trabalhada em sala e o incentivo ao trabalho voluntário. A campanha “Janeiro Branco” é dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, colocar os temas da Saúde Mental em evidência no mundo, buscando a prevenção ao adoecimento emocional da humanidade e a reflexão da importância de políticas públicas para atender as demandas individuais e coletivas relacionadas a Saúde Mental. Na visita ao CERSAM Leste, os aprendizes puderam conhecer usuários do serviço e levar um pouco de alegria e distração com música, oficinas de desenho, pintura e beleza. No CERSAM, o tratamento busca a estabilização do quadro clínico, a reconstrução da vida pessoal, o suporte necessário aos familiares, o convívio e a reinserção social. Oferece os atendimentos próprios a cada caso, com a presença constante de equipe multiprofissional, oficinas e atividades de cultura e lazer.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

UNIDADE MURIAÉ/MG

CONSUMO CONSCIENTE

CONSUMO X CONSUMISMO

Durante o módulo “Eu, consumidor”, ao longo do mês de janeiro, os aprendizes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Código de Defesa do Consumidor, que é muito importante para reconhecerem seus direitos e deveres como consumidores na sociedade. Os jovens adquiriram conhecimentos também sobre consumismo em excesso e seus impasses, consumo alternativo e consumo consciente. Após as aulas expositivas, os aprendizes realizaram a confecção de porta-carregadores feito de caixas de leite, considerando que o aproveitamento estético e prático de objetos, que muitas vezes são descartados na natureza, pode diminuir o consumo em excesso, além de que o artesanato sustentável pode ser uma fonte de renda extra e realização pessoal.

Durante o módulo 'Eu, consumidor', os aprendizes desenvolveram atividades sobre os conceitos de consumo x consumismo. Após a exposição do conteúdo, a turma foi organizada em grupos e orientados a confeccionar cartazes contendo críticas ao consumo desenfreado e supérfluo. Em seguida, todos os grupos apresentaram suas ideias e geraram discussões saudáveis sobre um ato que é cotidiano: 'consumir'.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

PALESTRA COM O PRESIDENTE DA CDL JOVEM NACIONAL E VICE PRESIDENTE DE MICRO E PEQUENA EMPRESA DA CDL/BH, LUCAS PITTA

No dia 14 de janeiro, cerca de 36 aprendizes tiveram a oportunidade de participar da palestra ministrada pelo presidente da CDL Jovem Nacional e vice-presidente de Micro e Pequena Empresa da CDL/BH, Lucas Pitta. O palestrante falou sobre empreendedorismo e economia financeira. Durante a palestra, Lucas contou um pouco sobre sua trajetória profissional, explicou aos jovens o conceito de empreendedorismo, que é a capacidade de as pessoas mapearem oportunidades e aproveitá-las para desenvolver algo novo ou simplesmente uma solução para um problema. Além disso, ele falou sobre as principais características de um empreendedor, como, por exemplo: a constante busca de oportunidades, iniciativa, persistência, independência, autoconfiança, comprometimento, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, a habilidade de correr riscos calculados e de criar uma rede de contatos, entre outras. Lucas destacou, ainda, que ser um empreendedor não tem relação com algum traço genético, pois são pouquíssimas as pessoas que têm a sorte de nascer com ele. Porém, ele ressalta que o meio ambiente pode, sim, influenciar positivamente no desenvolvimento desse traço de empreendedorismo, pois, caso a pessoa já tenha empreendedores na família, é mais fácil de o jovem despertar para o empreendedorismo e conseguir desenvolver essa característica. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida e, sem dúvida, adquirir essa capacidade requer alguns sacrifícios, como a persistência em seguir em frente mesmo diante de obstáculos. Ele ressaltou, também, a importância de as pessoas sempre encontrarem sentido naquilo que realizam, tendo, dessa forma, um propósito para suas vidas, e, principalmente, de terem bem estabelecida e consolidada sua plataforma de valores pessoais, pois isso simplifica os momentos de tomada de decisão e, com esses valores claros, os jovens podem deixar de se vincular a pessoas que tenham valores muito divergentes dos deles. Por fim, ele falou também sobre economia financeira e as tendências do mercado, destacando a importância de organização financeira na vida das pessoas, pois equilíbrio das finanças é crucial para o futuro jovens.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

VISITA AO MEMORIAL MINAS VALE Nos dias 15 e 16 de janeiro, 264 aprendizes do Programa Educação e Trabalho (PET) participaram de visita guiada ao Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Praça da Liberdade. O museu apresenta grande potencial educativo, abordando diversos temas contemporâneos, populares e folclóricos de forma interativa, lúdica e dinâmica. Caracterizado como um museu de experiência, o Memorial, mostra, de forma interativa, a história e as tradições mineiras. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. A visita proporciona aos aprendizes a noção do que é patrimônio histórico e cultural, além de ampliar seus conhecimentos e horizontes sobre a história do estado em que vivem.

VISITA AO CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL (CCBB) Nos dias 15 e 16 de janeiro, cerca de 100 aprendizes realizaram atividade cultural no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), integrante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Durante a atividade, os jovens visitaram a exposição “Man Ray em Paris”, composta por 255 obras do artista, entre objetos, vídeos, fotografias e serigrafias de tamanhos variados. Um dos maiores artistas visuais do início do século XX e expoente do movimento surrealista, Man Ray era fotógrafo, pintor, escultor e cineasta. A mostra trata da fotografia como um instrumento de reprodução da realidade, focando-se em seus famosos retratos - seu ateliê era uma referência entre a vanguarda intelectual que circulava pela Paris da década de 1920 - nos ensaios para a grife de Paul Poiret e em fotos para reportagens.

VISITA AO MEMORIAL MINAS TÊNIS CLUBE No dia 16 de janeiro, cerca de 90 aprendizes visitaram o Centro da Memória Minas Tênis Clube. Na ocasião, os jovens puderam interagir com fotografias, objetos, vídeos e documentação arquivística que compõem o acervo. O Centro de Memória do Minas Tênis Clube é um importante espaço de preservação e difusão da história do Clube, bem como da história de Belo Horizonte. A exposição do Centro Memória gera um forte impacto nos visitantes, especialmente quando eles se deparam com grande coleção de troféus, e traz estímulo para que os jovens se aventurem no esporte, prática que traz formação pessoal e coletiva e ensina planejamento de metas de conquista.


. Janeiro | 2020 . Nº 31 .

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

ESPETÁCULO 'FILOMENA - 25 ANOS DE PELEJA' Por meio de parceria firmada com a empresa Rubim Produções, produtora cultural do projeto ''Teatro em Movimento'', a Fundação CDL PróCriança ganhou 60 cortesias para o espetáculo 'Filomena - 25 anos de Peleja', exibido nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, no Grande Teatro Sesc Palladium. As cortesias foram distribuídas para aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET), que puderam levar, cada um, um acompanhante. No espetáculo, a atriz Gorete Milagres sobe aos palcos com o quinto solo da personagem Filomena, mostrando as transformações que Filó passou nos últimos anos. Muitas histórias e 'causos' cheios de humor para celebrar os 25 anos de criação dessa personagem. Filomena é o retrato da população brasileira com suas lutas, conquistas, afetos, encontros, criatividade, amor, humor, amizade e solidariedade. E, com essa inspiração, a apresentação reúne os melhores causos e momentos vividos pela personagem nestas mais de duas décadas de história. Esperta como ela só, Filó saiu da roça rumo à cidade grande onde trabalhou como empregada doméstica, faxineira, governanta, até abrir a sua própria agência doméstica, a “FilóDaEmprego.com”, que depois virou um aplicativo de celular “Diaristas”. Atualmente, devido à crise enfrentada pelo país, Filó retorna à sua peleja como faxineira, diarista e vendedora. Como todos brasileiros, ela não perde a fé em um futuro melhor e vai à luta em busca de oportunidades.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança

@fcdlprocrianca

(31)

3249-1791

@FundacaoCDLBH

(31) 97362-1338

company/fundação-cdl-pró-criança

www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Informativo PET - Janeiro / 2020  

Informativo PET - Janeiro / 2020

Informativo PET - Janeiro / 2020  

Informativo PET - Janeiro / 2020

Advertisement