a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

. Agosto | 2019 . Nº 27 .

IN F O R M A T IV O ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES

EX-APRENDIZ ESTEFÂNIA DE OLIVEIRA MINISTRA PALESTRA “SUCESSO É UMA DECISÃO!”

DIRETOR INSTITUCIONAL DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA MINISTRA PALESTRA MOTIVACIONAL No dia 21 de agosto, o diretor institucional da Fundação CDL Pró-Criança, Adriano Boscatte, ministrou a palestra motivacional “O que aprendi com o varejo” para 70 aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET). Adriano conta aos jovens sua história de vida, abordando pontos de sucesso e pontos de dificuldade durante sua trajetória.

No dia 22 de agosto, a ex-aprendiz Estefânia Bárbara de Oliveira ministrou a palestra “Sucesso é uma decisão!” para 45 aprendizes da turma Mundo Jovem III, do Programa Educação & Trabalho (PET). Estefânia foi aprendiz do PET no período de outubro de 2012 a setembro de 2013. Atualmente, ela é estudante de Engenharia de Produção Civil no CEFET/MG e foi uma das selecionadas para representar o Brasil na 23ª Assembleia da Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU), evento realizado em fevereiro de 2019, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Durante a palestra, ela contou aos jovens como o PET promoveu, em sua vida, a transformação de vulnerabilidade em protagonismo e a ajudou a chegar aonde chegou: a Nova Iorque. Além disso, ela relatou ainda como foi a experiência de participar de um evento da ONU, oportunidade essa que somente conseguiu vivenciar porque a Fundação CDL Pró-Criança arcou com os custos de sua viagem a Nova Iorque.

A palestra é dividida em oito tópicos que são: a busca de um sonho; a realização; a experiência; a queda; a decepção; o destino; o presente e o futuro. Adriano fala sobre sua formação profissional e sobre a conquista de um cargo público como funcionário do Banco do Brasil. Porém, ele relata que não era isso que o satisfazia, que ele desejava ter uma loja e que, em certo momento da vida, surgiu a oportunidade de comprá-la e abrir uma papelaria. Inicialmente, ele não tinha dinheiro para montar o estoque da loja, então ele colocava caixas vazias nas estantes, para simular como se fosse um estoque cheio. Com o tempo e com muito trabalho, Adriano conquistou o tão almejado sucesso, se tornando sócio de uma rede de papelarias com várias lojas e mais 250 funcionários. Atualmente, ele é dono de uma empresa, no formato holding, que atua em diversos segmentos de negócios.


. Agosto | 2019 . Nº 27 .

MÓDULO INTRODUTÓRIO

CIRCUITO DO CONHECIMENTO

No dia 27 de agosto, a Fundação CDL Pró-Criança promoveu o “Circuito do Conhecimento”, com 30 aprendizes do Módulo Introdutório (manhã). Durante o evento, foram abordados temas como: autoestima, marketing pessoal, tipos de profissões e suas importâncias, qualidade no atendimento e questões relacionadas a sexualidade e preconceitos. O objetivo da atividade foi contextualizar e fixar os conteúdos abordados durante os dias de curso e conscientizar os jovens aprendizes, por meio de dinâmicas, apresentações de conceitos e fatos dos temas.

MARKETING PESSOAL No dia 7 de agosto, 45 aprendizes do Módulo Introdutório (tarde) realizaram uma atividade sobre Marketing Pessoal, que teve como objetivo estimular nos jovens aspectos importantes para o seu sucesso profissional. A atividade foi realizada em grupo e consistia em vender “o colega” para o mercado de trabalho. Dessa forma, os grupos tiveram que apresentar o máximo de habilidades, competências e comportamentos que consideravam relevantes para realizar marketing profissional daquele colega. Por último, foi realizada uma votação do melhor candidato e exibido um vídeo sobre marketing pessoal. Ao final, os jovens mostraram-se mais conscientes e preocupados com a própria imagem profissional, compreendendo também a importância de um bom marketing pessoal para passar mais confiança e credibilidade nas empresas que irão iniciar a prática.


. Agosto | 2019 . Nº 27 .

MÓDULO SAÚDE OCUPACIONAL

PALESTRA DA PSICÓLOGA, PERSONAL TRAINER E LUTADORA DE MMA BRUNA MANSOLDO No dia 16 de agosto, dentro do Módulo Saúde Ocupacional, cerca de 60 aprendizes assistiram à palestra da psicóloga, personal trainner e lutadora de MMA, Bruna Mansoldo, que contou um pouco da sua trajetória profissional e falou sobre a importância da saúde física e mental dentro do ambiente profissional. Para finalizar, os jovens participaram de uma ginástica laboral com exercícios que os aprendizes poderão realizar sozinhos no dia a dia.

DINÂMICA DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI'S)

Durante o módulo de Saúde Ocupacional, cerca de 200 aprendizes realizaram, além das aulas expositivas e estudos de textos, uma dinâmica para reforçar a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os EPIs são equipamentos destinados a proteger individualmente cada usuário, a fim de combater algum risco à saúde ou à integridade física do trabalhador. A norma regulamentadora de número 6, responsável por estabelecer as medidas para segurança e saúde no trabalho, define que EPI é “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho.” Dessa forma, o EPI é responsável pela proteção individual do trabalhador e é obrigatório. O empregador tem o dever de fornecer o EPI correto para o empregado. Porém, é importante fornecer o EPI adequado ao risco para proteger o usuário com eficiência. Todo empregado tem a obrigação de utilizar os equipamentos de proteção fornecidos, conservar e comunicar ao empregador, caso haja qualquer dano ao produto que o torne impróprio para uso. Além é claro, de cumprir todas as orientações e determinações apresentadas no treinamento para o uso adequado dos EPIs. Dessa forma, durante o Módulo, os jovens aprenderam qual EPI deve ser utilizado para cada parte do corpo que será protegida e também fizeram o levantamento dos EPI's que devem ser utilizado em profissões variadas.


. Agosto | 2019 . Nº 27 .

MÓDULO SAÚDE OCUPACIONAL

PALESTRA DO BOMBEIRO CIVIL E APRENDIZ DA FUNDAÇÃO CDL/BH GLEISSON FELIPE Durante o mês de agosto, cerca de 200 aprendizes participaram de uma aula prática sobre primeiros socorros, com o bombeiro civil e aprendiz da Fundação CDL Pró-Criança, Gleisson Felipe de Oliveira Rufino. O Módulo de Saúde Ocupacional propõe uma discussão acerca das possibilidades de melhorar a saúde laboral e desenvolver a capacidade de perceber prováveis acidentes no ambiente de trabalho. A aula prática teve como objetivo apresentar aos aprendizes a importância de aprender e prestar o primeiro atendimento com qualidade. Os aprendizes se mostraram atentos e muito participativos durante o momento prático para que conseguissem sanar suas dúvidas e realizar os procedimentos de forma assertiva, além de despertar a empatia e confiança que são características fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Para Gleisson, foi uma honra ministrar a palestra para os aprendizes. “Fiquei realmente honrado de estar na Fundação CDL Pró-Criança, a convite dos educadores, onde tive o prazer de compartilhar com os demais aprendizes um pouco dos meus conhecimentos em "Primeiros Socorros e Segurança do Trabalho". Também pude falar da importância de conhecer as NR's (Normas Regulamentadoras) e o SBV (Suporte Básico de Vida). Foi possível esclarecer as dúvidas de muitos aprendizes sobre como prestar socorro em situações de convulsão, Ovace, RCP e fratura. Não posso deixar de agradecer a todos da Fundação CDL, incluindo os educadores e aprendizes, que me receberam de braços abertos. Muito obrigado, foi um prazer poder compartilhar esse conhecimento com todos vocês. Deixo os meus parabéns aos educadores pelo trabalho incrível que fazem” , destaca.

A IMPORTÂNCIA DO MAPA DE RISCO

Durante as aulas do Módulo de Saúde Ocupacional, foi trabalhada com os aprendizes a importância das sinalizações de riscos no local de trabalho. Os jovens participaram de aulas expositivas com o intuito de aprenderem a utilizar extintores, saídas de emergência e como se portar em um local em situação de perigo, além de aprenderem a desenvolver o mapa de riscos. O Mapa de Riscos é uma representação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. É representado graficamente através de cores e círculos em tamanhos diferentes de acordo com a planta do ambiente analisado. Este local pode ser completo ou setorial. O Mapa de Riscos é uma excelente ferramenta para prevenir Acidentes de Trabalho, pois ilustra com clareza todos os riscos presentes em um ambiente. Dessa forma, em pequenos grupos, os aprendizes criaram mapas de riscos de lugares diversos e representaram qual deveria ser a melhor sinalização para o local. A partir dessa atividade, eles passaram a observar esses quadros em seus locais de trabalho. Muitos relataram também passar a observar as placas e saídas de emergência dos locais que frequentam. A partir dos conteúdos e atividades propostas neste módulo, foi possível contribuir para a formação de profissionais mais cuidadosos em seus locais de trabalho e cidadãos conscientes.


. Agosto | 2019 . Nº 27 .

NORMAS REGULAMENTADORAS E MAPAS DE RISCOS No dia 20 de agosto, aproximadamente 33 aprendizes apresentaram trabalhos em grupo, para contextualizar os conteúdos abordados no módulo, tais como: normas regulamentadoras, introdução a ginástica laboral, tipos de riscos e como identificá-los. Cada grupo elaborou o mapa de risco de uma empresa específica, elencando as cores e os tamanhos adequados conforme riscos de cada local. Dessa forma, eles conseguiram relacionar as normas técnicas aos locais estudados e descreveram a importância da atuação das equipes de segurança do trabalho nestes locais. Além disso, durante o Módulo, eles tiveram ainda a oportunidade de participar de uma palestra sobre primeiros socorros, que os despertou para a importância de saberem agir de forma adequada e rápida nas mais diversas situações.

MÓDULO SAÚDE OCUPACIONAL

GINÁSTICA LABORAL

No mês de agosto, cerca de 150 jovens das turmas do Módulo Saúde Ocupacional realizaram uma vivência de ginástica laboral em sala, com o objetivo de mostrar ações realizadas pelas empresas voltadas para a saúde do colaborador. A ginástica laboral nas empresas é uma série de exercícios físicos realizados no próprio ambiente de trabalho, durante o expediente. Ela tem como objetivo melhorar a saúde dos funcionários e evitar possíveis lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais. O momento contou com a interação e a participação dos aprendizes da própria turma e oportunizou o desenvolvimento de competências como: integração, flexibilidade, trabalho em equipe e criatividade.


. Agosto | 2019 . Nº 27 .

MÓDULO SAÚDE OCUPACIONAL

ATUALIZAÇÃO DAS NORMAS REGULAMENTADORAS (NR'S)

Aproveitando a disciplina de Saúde Ocupacional e tendo em vista a importância da atualização frequente das disciplinas que envolvem o programa de aprendizagem, com intuito de manter a sua relevância frente ao mercado, foi feito um trabalho de atualização das Normas Regulamentadoras (NRs), com cerca de 70 aprendizes, em forma de uma apresentação das normas atuais das tabelas de mudanças já ocorridas e do cronograma das próximas alterações. Também com a finalidade de promover uma prática atualizada e mapeamento de risco, foi realizada uma roda de discussão sobre esses temas, analisando de maneira crítica as consequências das mudanças nos mais diversos setores.

MELHORAR A POSTURA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA A ginástica laboral é um conceito que surgiu, no Brasil, por volta de 1930, mas somente a partir dos anos 90 a prática passou a ser introduzida nas rotinas organizacionais. A Ginástica Laboral é a prática de atividades físicas leves no local de trabalho, com o objetivo de prevenir e aliviar dores e incômodos que ocorrem devido às atividades profissionais diárias. De modo geral, a atividade é elaborada por um fisioterapeuta ou professor de educação física, que vai até as organizações e aplicam exercícios, como alongamentos, relaxamento muscular, entre outros. Desta forma, a equipe passa por um momento de descontração e interação, surtindo efeitos físicos e psicológicos positivos. Esta prática, que dura entre 5 e 10 minutos, é considerada um investimento na qualidade de vida dos funcionários, diminuindo a incidência de dores e aumentando a motivação e entrosamento da equipe. São inúmeros os benefícios trazidos pela Ginástica Laboral, entre os quais se destacam: redução do estresse laboral; promoção de integração dos colaboradores; estímulo ao alongamento e relaxamento dos músculos; evita o sedentarismo; redução de tensões musculares; aumento da produtividade; promoção do bem-estar; prevenção de lesões; etc. Assim, para elucidar a importância de praticar ginástica laboral, durante o módulo Saúde Ocupacional, cerca de 70 aprendizes foram incentivados a fazerem atividades laborais diárias antes do começo das aulas para melhorar a postura e a autoestima.


. Agosto | 2019 . Nº 27 .

FILME "FOME DE PODER"

MÓDULO ESPECÍFICO I E II

PLANO DE NEGÓCIOS

Durante o módulo Específico I e II, cerca de 25 aprendizes ampliaram seus conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas por profissionais das áreas administrativas, de logística e de comércio e serviços. Neste módulo, foram abordados tópicos como a constituição de uma empresa e suas principais responsabilidades fiscais. Todas as aulas favoreceram a interação e a participação dos aprendizes. Durante as atividades práticas, eles fizeram controle de estoque, fluxo de caixa, preenchimento de notas fiscais, política de compras, entendimento e preenchimento de notas fiscais, além da elaboração do contrato social e suas cláusulas. Para corroborar com o aprendizado dos jovens, eles assistiram ao filme "Fome de Poder", que revela detalhes verdadeiros sobre tudo que aconteceu para que o McDonald's se tornasse a primeira grande cadeia de fast food em escala mundial. O filme mostra a concepção do primeiro restaurante pelos irmãos McDonald e como tudo mudou quando eles conheceram um vendedor de máquinas para fazer milkshake, Ray Kroc. O filme demostra de forma objetiva como um contrato claro e bem elaborado é fundamental para garantir a transparência do negócio.

Visando uma formação não apenas técnica, mas também estratégica dos aprendizes, aproximadamente 60 aprendizes das turmas do Módulo Específico I e II tiveram como desafio a criação de um plano de negócios, utilizando os conhecimentos adquiridos na disciplina e por fim apresentando os resultados obtidos. O plano de negócios é um documento produzido pelo empreendedor com objetivo de orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa. Dessa forma, a atividade proporcionou a ampliação do entendimento por parte dos aprendizes do quanto é importante, antes de abrir uma empresa, pensar em todos os aspectos legais e financeiros que são necessários para tirar uma ideia do papel.


. Agosto | 2019 . Nº 27 .

ATIVIDADE CULTURAL MUNDO JOVEM III

RODA DE CONVERSA COM O GRUPO DE IDOSAS “REVIVER”

No dia 28 de agosto, os jovens do módulo “Mundo Jovem III” realizaram uma roda de conversa com o grupo de idosas “Reviver”. O grupo tem como foco a interação e convivência dessas idosas com outros grupos e para discussão de diversos assuntos que possam atravessar o cotidiano das mesmas. Os jovens realizam dinâmicas de memorização, roda de conversa sobre diversos tipos de preconceitos contra os idosos e para finalizar foi compartilhado um café. A atividade teve como objetivo engajar os jovens ao exercício do trabalho voluntário e ações de cidadania, aspectos muito valorizados no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

TARDE DA JUVENTUDE No dia 16 de agosto, os aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET), da unidade de Muriaé/MG, participaram do evento “A Tarde da Juventude”, um momento cultural promovido pela Prefeitura da cidade e pela Escola de Arte Fundarte. Em parceria com o CRAS, CREAS e escolas públicas, a tarde contou com apresentações de dança, ensaiadas e apresentadas por participantes e usuários dos serviços públicos oferecidos em bairros da cidade. Além disso, o momento cultural contou também com a presença da Academia Êxtase, uma escola de Jazz, Ballet e "Passinho de Viçosa". O evento foi realizado na praça João Pinheiro e teve como objetivo divulgar como a cultura influencia no desenvolvimento dos jovens da comunidade.


. Agosto | 2019 . Nº 27 .

TANGRAM

UNIDADE MURIAÉ/MG

MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS NO DIA A DIA DAS EMPRESAS Durante o mês de agosto, os aprendizes do Módulo de “Matemática” desenvolveram uma pesquisa a respeito da importância desse conteúdo e suas tecnologias no dia a dia das empresas. O assunto, que por muitas vezes é temido pelos jovens, se sobressaiu de forma tranquila e significativa. O principal desafio dessa atividade era romper com a resistência e com o medo que muitos possuem por essa matéria. Através das pesquisas, os aprendizes puderam perceber que a matemática está presente no nosso dia a dia muito mais do que imaginam, o seu uso é essencial no ambiente profissional, pois ajuda a desenvolver desde trabalhos simples até trabalhos os mais complexos.

Durante o mês de agosto, aprendizes da unidade Muriaé relembraram conteúdos de Matemática e aprenderam a aplicá-los no dia a dia corporativo, pois a maioria dos assuntos tratados, especialmente a Lógica, são de grande importância na realização de cálculos e planejamentos estratégicos empresariais. Em sala, os jovens foram desafiados a colocar a lógica em prática participando de um jogo, em duplas, utilizando o Tangram. No desafio, um dos participantes faria a descrição de um objeto e o outro teria 5 minutos para fazer a montagem do mesmo, utilizando as 7 peças do quebra-cabeça. Além de ser uma atividade divertida, ela contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de visualização dos jovens, bem como percepção espacial, de análise e criatividade.


. Agosto | 2019 . Nº 27 .

LANÇAMENTO DO PROGRAMA ‘DESCUBRA’ No dia 23 de agosto, a Fundação CDL Pró-Criança participou do lançamento do ‘PROGRAMA DESCUBRA’, um Programa de Incentivo à Aprendizagem Profissional de Minas Gerais. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Descubra! Descubra uma futura profissão, um talento, uma competência. Descubra o outro, descubra você mesmo”. Segundo os idealizadores do Programa, esse é o fruto maior que o Programa pretende colher em Minas Gerais. O objetivo do ‘Descubra’ é promover o acesso de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social, especialmente egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil, a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. ? Resultado de uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de onze órgãos públicos municipais, estaduais e federais, o Programa é uma iniciativa da Tribunal Superior do Trabalho (TST), realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MG); Ministério Público do Trabalho (MPT/MG) e Ministério do Trabalho e Emprego - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (MTE-SRTE/MG), com apoio do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente – FECTIPA/MG. ? Representando a Fundação CDL Pró-Criança, estavam presentes: o diretor institucional, Adriano Boscatte; o superintendente, Rodrigo Martins; a supervisora do Núcleo de Acompanhamento, Aline Maia; a supervisora de Recursos Humanos, Isabela Medeiros; e a coordenadora do Núcleo Pedagógico, Janaina Sousa.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança

@fcdlprocrianca

(31)

3249-1791

@FundacaoCDLBH

(31) 97362-1338

company/fundação-cdl-pró-criança

www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Informativo PET - Agosto / 2019  

Informativo PET - Agosto / 2019

Informativo PET - Agosto / 2019  

Informativo PET - Agosto / 2019

Advertisement