. Outubro | 2019 . Nº 29 .
IN F O R M A T IV O OUTUBRO ROSA
MÓDULO INTRODUTÓRIO
GIRO DE PROFISSÕES No dia 28 de outubro cerca de 35 aprendizes do Modulo Introdutório realizaram uma oficina para finalizar e contextualizar o conteúdo abordado. Foram apresentadas algumas profissões específicas, quais as formações necessárias, vestimentas adequadas, entre outros. A oficina teve o intuito de abordar vários aspectos, sendo eles: ações para ser um profissional de sucesso, o cenário atual das empresas, ética, postura no ambiente de trabalho, a importância de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, trabalho em equipe e direitos trabalhistas. Os trabalhos apresentados agregaram valor e conhecimento não apenas a quem apresentou, mas também a quem assistiu e participou, contribuindo para o crescimento profissional e pessoal dos jovens, proporcionando-os mais eficácia nos processos cotidianos organizacionais.
No mês de outubro, a turma do Módulo Introdutório (manhã) realizou uma campanha de conscientização para o “Outubro Rosa”. A ação aconteceu na Praça da Liberdade e contou com cartazes, entrega de mensagens, chaveiros e flores cor-de-rosa confeccionadas manualmente por eles. A campanha ‘Outubro Rosa’ tem como propósito conscientizar e alertar as mulheres, e a sociedade de modo geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.
. Outubro | 2019 . Nº 29 .
MÓDULO ECONOMIA FINANCEIRA
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
PAPEL MOEDA No Módulo de Economia Financeira, além dos temas estudados e exercícios para fixação do conteúdo, os aprendizes desenvolveram, entre os dias 1º e 8 de outubro, um trabalho denominado 'Papel Moeda'. Eles estudaram a evolução da moeda desde o escambo até os dias de hoje. Atualmente, as cédulas retratam a cultura do país emissor e, nelas, podem-se observar motivos característicos de cada local, como paisagens, tipos humanos, fauna e flora, monumentos de arquitetura antiga e contemporânea, líderes políticos, cenas históricas, entre outros. Pensando nisso, a turma foi dividida em grupos que criaram e apresentaram modelos de moeda, como funcionariam e quais seriam os esquemas de trocas.
No dia 3 de outubro, durante o Módulo de Economia Financeira, foi aplicado um questionário sobre planejamento financeiro, cujo objetivo principal foi apresentar aos aprendizes a importância de realizar a organização de todos os ganhos e gastos do mês, pois essa organização representa parte determinante para que se consiga controlar as finanças pessoais. Dessa forma, os aprendizes estabeleceram prioridades para que possam cumprir seus objetivos pessoais de curto e longo prazo, utilizando, em ambos, a distinção entre os critérios do que possa ser categorizado como necessidade X desejo. É de suma importância que os jovens consigam entender, na prática, a importância de se ter uma vida organizada em todos os aspectos, principalmente o financeiro, já que isso poderá ter grande impacto na vida de cada um deles no futuro.
. Outubro | 2019 . Nº 29 .
MÓDULO ECONOMIA FINANCEIRA
PLANEJAMENTO FINANCEIRO FAMILIAR
DICIONÁRIO DE TERMOS FINANCEIROS No dia 22 de outubro, aproximadamente 35 aprendizes desenvolveram um dicionário de termos financeiros. Posteriormente, foram organizados em grupos para uma apresentação e debate sobre o tema, ressaltando a importância de conhecer os termos, onde geralmente são usados e o principal conceito de cada um. A atividade possibilitou também uma discussão mais aprofundada sobre planejamento, investimento, como cuidar do próprio dinheiro e, principalmente, a ética no mundo financeiro. O principal objetivo foi de melhorar a compreensão das falas usuais e cotidianas que envolvem o vasto mundo financeiro, contribuindo para o âmbito profissional e também pessoal.
No Módulo de Economia Financeira, foi realizado um estudo de caso com base no planejamento financeiro de uma família fictícia, com dados referentes a dois anos. Um bom planejamento financeiro familar, além de garantir o bem-estar da família, permite que as dívidas sejam pagas, além de possibilitar a construção de um patrimônio a longo prazo - que é importantíssimo para o futuro. Dessa forma, o objetivo da atividade foi ensinar os jovens a realizarem o controle de contas a pagar e a receber aplicado ao cotidiano. Os dados foram distribuídos em planilhas que, posteriormente, foram utilizadas para que os aprendizes inserissem seus próprios gastos, realizando um planejamento financeiro pessoal.
. Outubro | 2019 . Nº 29 .
ECONOMIA CRIATIVA
MÓDULO ECONOMIA FINANCEIRA
FEIRA DE EMPREENDEDORISMO
Muito já se ouviu falar sobre a expressão “economia criativa”, mas, na prática, poucas pessoas sabem o que é e qual a sua importância no atual cenário econômico. O conceito designa um conjunto de atividades que dão início ao processo criativo gerando produtos ou serviços. Nela, a criatividade e o intelecto são a matériaprima, podendo gerar negócios rentáveis, o que é uma ótima oportunidade para driblar a crise econômica atual. Um exemplo de economia criativa é o projeto “Vote na Web”, é um site desenvolvido pela Webcitizen para dar mais visibilidade aos projetos de lei e possibilitar a discussão das propostas de lei em tramitação de forma simplificada e mais acessível à população. Na ferramenta, o cidadão pode conhecer os projetos através de um breve resumo e votar, simbolicamente, se concorda ou não com as proposições dos parlamentares. Ou seja, a ferramenta “traduz” as proposições e faz uma “ponte” entre a população e os parlamentares, permitindo que os usuários opinem sobre os textos legislativos e também que os parlamentares alterem ou, até mesmo, desistam de suas propostas conforme a opinião popular obtida através da ferramenta. Dessa forma, em um cenário de pouco interesse da população brasileira em relação à política, essa plataforma se destaca ao facilitar o acesso ao que está em debate, possibilitando uma aproximação da esfera política à realidade dos cidadãos. Assim, tendo como base essas questões, os aprendizes tiveram como atividade acessar o site da Assembleia Legislativa de Minas e opinar sobre projetos em fase de tramitação. A atividade proporcionou para os jovens a oportunidade de realização de uma análise crítica e o desenvolvimento de uma consciência relacionada à cidadania, que desenvolve no aprendiz tudo que já foi estudado.
No dia 23 de outubro , cerca de 46 aprendizes desenvolveram a Feira de Empreendedorismo. A feira surgiu como trabalho de conclusão do Módulo de Economia Financeira, durante o qual os jovens puderam colocar em prática todo o conteúdo trabalhado ao longo do mês. A atividade teve como principal objetivo desenvolver a capacidade de empreender, habilidade essencial nas esferas profissionais e pessoais. Nesse módulo, eles também tiveram a oportunidade de conhecer melhor os tipos de investimentos e aplicações financeiras, ampliando seus conhecimentos sobre o tema.
. Outubro | 2019 . Nº 29 .
MÓDULO INFORMÁTICA BÁSICA E CORPORATIVA MÓDULO ECONOMIA FINANCEIRA
POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO
USO CONSCIENTE DO DINHEIRO
Durante o mês de outubro, no Módulo de Economia Financeira, os aprendizes realizaram várias atividades com foco em planejamento financeiro. Após abordar diversas situações, principalmente sobre o uso consciente do dinheiro, foram elaboradas planilhas de planejamento financeiro e estudos sobre algumas modalidades de investimentos existentes. Além do planejamento pessoal, os jovens puderam compreender como as empresas utilizam seus recursos, a importância de uma boa gestão e do controle financeiro para que se possa investir em outros aspectos organizacionais.
DO ENEM NO POWERPOINT No dia 15 de outubro, os aprendizes do Módulo de Informática realizaram a elaboração, organização e apresentação de PowerPoint, atividade prevista no módulo de Informática básica e corporativa. Os aprendizes utilizaram temas prováveis para a redação do ENEM 2019 como tema para a criação do material, a atividade foi elaborada em duplas onde realizaram pesquisa sobre o tema e criaram uma apresentação para a turma. A realização desta atividade mostra aos aprendizes quais os recursos do programa, de que forma podem ser utilizados e como eles devem portarse diante de uma apresentação utilizando o recurso do PowerPoint. É fundamental que os aprendizes desenvolvam habilidades relacionadas ao Pacote Office, pois são ferramentas primordiais para a vida profissional na atualidade.
. Outubro | 2019 . Nº 29 .
MÓDULO INFORMÁTICA BÁSICA E CORPORATIVA
ECONOMIA COLABORATIVA
Durante o mês de outubro, os aprendizes do Módulo de Informática foram incentivados a trabalhar com a temática da 'economia colaborativa', conceito cujo principal objetivo facilitar a troca de produtos e serviços, sem focar no lucro. Trata-se de uma tendência econômica mundial cada vez mais utilizada por ser um braço do “capitalismo consciente”. Ela é lucrativa e responsável, tanto social como ambientalmente, uma vez que aproveita recursos naturais sem desperdício e usa do compartilhamento como base para seu funcionamento. Dessa forma, para estudar a temática proposta, foi escolhido o site Wikipédia como fonte de estudos, já que esse é um dos maiores exemplos de economia colaborativa da atualidade. Do mesmo modo como as outras “wiki” desenvolvidas ao longo dos anos, a Wikipédia é feita com o conhecimento geral de milhares de colaboradores. A comunidade que produz e edita o conteúdo do site é tão extensa que se tornou uma referência óbvia (ainda que controversa) de pesquisa. Assim, para o desenvolvimento da atividade proposta, os aprendizes escreveram textos sobre a aprendizagem, a legislação pertinente, suas experiências e sobre a Fundação CDL Pró-Criança e criaram uma página na internet feita a partir da colaboração de 41 aprendizes, que foi divulgada nas redes sociais dos próprios jovens para que outros possam acessar e contribuir com relatos sobre a aprendizagem no Brasil.
POWERPOINT No decorrer do Módulo Informática Básica e Corporativa, foram apresentadas aos aprendizes diversas ferramentas do Pacote Office, por meio das aulas de caráter prático realizadas no Laboratório de Informática. Como proposta de conclusão, os jovens elaboraram uma apresentação no PowerPoint, em duplas, com temas livres que foram escolhidos de acordo com a afinidade de cada grupo, sendo que, para o preparo da atividade foi necessário realizar pesquisas em fontes confiáveis, busca por imagens que valorizassem a apresentação e trabalhar a oralidade para expor o conteúdo para a turma. Além de trabalharem o uso correto do software, a atividade propiciou o desenvolvimento de outros aspectos como, criatividade, cooperação e apresentação oral.
. Outubro | 2019 . Nº 29 .
MÓDULO MUNDO JOVEM III
VISITA AO LAR DE IDOSOS CANTO DA SAUDADE
CAFÉ DA MANHÃ PARA PESSOAS
EM SITUAÇÃO DE RUA No dia 28 de setembro, os aprendizes do Módulo Mundo Jovem III realizaram uma atividade voluntária que consistiu na produção de um café da manhã para as pessoas em situação de rua. Foram doados mais de 150 pães, bolos, garrafas de café, leites, sucos e refrigerantes. A distribuição foi realizada no Viaduto Santa Tereza e na praça Rio Branco (Praça da Rodoviária) lugares que abrigam pessoas em situação de alto índice de vulnerabilidade social. O momento da entrega do café da manhã foi marcado por emoção e agradecimento de cada pessoa que recebia. A atividade teve como objetivo despertar a capacidade de sentir empatia pelo próximo em qualquer situação ou ambiente, o que contribui para a formação pessoal e profissional dos jovens.
No dia 31 de outubro, os aprendizes do Módulo Mundo Jovem III visitaram o Lar de Idosos Canto da Saudade. Na ocasião, além de conhecerem as dependências do lar, os aprendizes realizaram algumas atividades de entretenimento para os idosos presentes. Durante todo o mês, os jovens arrecadaram produtos de limpeza e roupas para doarem para a instituição. No dia da visita, eles tocaram algumas canções no teclado e vários idosos se levantaram para dançar, e, após esse momento, houve uma socialização na qual os aprendizes puderam conversar e trocar experiências com vários idosos e, para finalizar, realizaram um jogo de bingo muito animado. O encontro entre gerações proporcionou muito aprendizado, troca de experiências e afeto, todos sentiram-se muito realizados com o trabalho desenvolvido.
. Outubro | 2019 . Nº 29 .
UNIDADE MURIAÉ/MG MÓDULO MUNDO JOVEM III
RODA DE CONVERSA SOBRE ANSIEDADE No dia 23 de outubro, os aprendizes do Módulo Mundo Jovem III, que estão finalizando o contrato de aprendizagem, participaram de uma roda de conversa sobre ansiedade e como enfrentá-la, desenvolvida pelas psicólogas Anne Caroline e Gabriela Ribeiro.
“A conversa que tivemos com as psicólogas foi um tanto reveladora, pelo fato de muitas situações que nós vivenciamos no dia a dia terem um significado por trás e um grande impacto nas nossas decisões e atitudes. Por meio dela, pude perceber que as vezes, o que alguns de nós possuem, sendo depressão, crises de ansiedade, entre outros, não são "frescura" como muitos pensam, e devem ser avaliadas por um profissional e não levada como uma fraqueza, podendo gerar um problema muito maior no futuro.” (Aprendiz Matheus Franca Pacheco)
JORNAL DO PET No dia 28 de outubro, a turma do Módulo Introdutório realizou a apresentação do Jornal do PET, trabalho que é confeccionado semanalmente com os conteúdos abordados nos submódulos durante o mês. Os temas foram: Desenvolvimento Pessoal, Mundo Jovem, Qualidade no Atendimento e Mercado de Trabalho, temas estes que possuem grande importância na formação inicial de um profissional. O trabalho tem como objetivo a fixação dos assuntos trabalhados durante o Módulo Introdutório, elaborando a montagem de informações no jornal e posteriormente apresentando para a turma.
. Outubro | 2019 . Nº 29 .
UNIDADE MURIAÉ/MG
USO CORRETO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
PARÓDIA COM FIGURAS DE LINGUAGEM Durante o mês de outubro, os aprendizes puderam aprimorar seus conhecimentos a respeito da Língua Portuguesa, uma vez que, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é de grande importância saber como construir frases, entender contextos e classes gramaticais. Para isso, uma das ferramentas utilizadas foi a música e, depois de ouvir algumas canções e destacar nelas figuras de linguagem estudadas, os aprendizes tiveram o desafio de criar uma música/paródia com pelo menos 5 figuras de linguagem. A atividade foi realizada de forma lúdica, porém muito criativa, evidenciando o uso correto da língua portuguesa e destacando a sua importância no âmbito profissional.
Em outubro, durante o Módulo Língua Portuguesa I, os aprendizes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância do uso correto da linguagem oral e escrita no cotidiano e no ambiente profissional. Os jovens realizaram uma atividade na qual deveriam apresentar informações sobre a língua portuguesa desde sua origem até os dias atuais, tendo como fator principal o seu uso adequado no ambiente profissional. Foi confeccionado um cartaz com o nome 'Jornal do Português', com diversos conteúdos explicativos sobre os temas abordados. A atividade contribuiu para melhor compreensão do módulo e também evidenciou a importância de se utilizar de forma correta a comunicação oral e escrita no mercado de trabalho.
. Outubro | 2019 . Nº 29 .
TREINAMENTO INTRODUTÓRIO
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
PALESTRA: “O QUE APRENDI COM O VAREJO” No dia 31 de outubro, o diretor institucional da Fundação CDL Pró-Criança, Adriano Boscatte, ministrou a palestra motivacional “O que aprendi com o varejo” para os aprendizes do Programa Educação & Trabalho (PET). Na ocasião, Adriano falou sobre os diferentes conceitos de "sucesso", sobre as vivências e conflitos causados pelas redes sociais hoje em dia, especialmente pela realização de postagens que demonstram uma vida que, muitas vezes, não é compatível com a realidade e, por fim, Adriano contou aos jovens sua história como empresário, os desafios que enfrentou e os obstáculos que superou para atingir o tão almejado sucesso.
No dia 22 de outubro, o monitor de acompanhamento da Fundação CDL Pró-Criança, Douglas Gomes, ministrou a palestra 'Treinamento Introdutório' para cerca de 45 aprendizes do Módulo Introdutório do Programa Educação & Trabalho (PET). Esse treinamento é promovido mensalmente pela equipe do Núcleo de Acompanhamento com o objetivo de informar aos jovens como será feito o acompanhamento e a avaliação durante a aprendizagem prática na empresa. Durante a palestra, os aprendizes recebem informações sobre as avaliações de desempenho a que serão submetidos durante o contrato e os 10 fatores comportamentais que serão avaliados: apresentação pessoal, qualidade do trabalho, iniciativa, cooperação, comprometimento, relacionamento interpessoal, organização, pontualidade / assiduidade, comunicação / linguagem e capacidade de receber críticas. Esse procedimento tem como objetivo contribuir com a formação pessoal e profissional do jovem, dando a ele oportunidade de identificar e trabalhar aspectos que precisem ser melhorados durante a aprendizagem.
. Outubro | 2019 . Nº 29 .
OFICINAS INTRODUTÓRIAS AO MERCADO DE TRABALHO NO COLETIVO JOVEM COCA-COLA (BETIM/MG) De 7 a 11 de outubro, a Fundação CDL PróCriança promoveu a capacitação de 30 jovens da cidade de Betim/MG, por meio da realização das Oficinas Introdutórias ao Mercado de Trabalho, em parceria com o Coletivo Jovem Coca-Cola. A ação, além de compor uma etapa do processo seletivo para as vagas de jovens aprendizes para o Programa Educação e Trabalho (PET), possibilita um treinamento com conteúdos relevantes para o desenvolvimento profissional. Durante toda essa semana de capacitação, foram desenvolvidos quatro projetos empresariais, idealizados e apresentados pelos jovens. Dois dos projetos fizeram alusão ao Calendário Colorido da Saúde, destacando a prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo) e o papel social que as empresas podem assumir; e os outros dois aproveitaram a temática Halloween para conquistarem clientes e divulgarem produtos/serviços. Após as avaliações dos desempenhos dos candidatos, todos os aprovados darão continuidade ao processo e terão a oportunidade de demonstrar um pouco do aprendizado construído, quando forem encaminhados às empresas parceiras. Todo o trabalho foi articulado pela supervisora de RH, Isabela Medeiros, pela assistente social, Janaina Silva, pelo instrutor de treinamento, Felipe Marques, e pela educadora do Coletivo, Cláudia Giani.
AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:
SEJA VOLUNTÁRIO:
Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal
Agência 3494-0 | Conta 4639-6
Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003
Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br
Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança
@fcdlprocrianca
(31)
3249-1791
@FundacaoCDLBH
(31) 97362-1338
company/fundação-cdl-pró-criança
www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança