a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

. Setembro | 2019 . Nº 28 .

IN F O R M A T IV O FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA É PREMIADA NO 5° FESTIVAL DE TALENTOS AMADORES PROMOVIDO PELO FECTIPA/MG

No dia 18 de setembro, a Fundação CDL Pró-Criança foi premiada com o 1° lugar na categoria Teatro e com o 2° lugar na categoria Música, no 5° Festival de Talentos Amadores promovido pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, o FECTIPA/MG, que tem caráter recreativo e formativo para promover o envolvimento de adolescentes no enfrentamento ao trabalho infantil. Os aprendizes do PET concorreram nas categorias de música, dança e teatro. No 1º lugar da categoria Teatro, a Fundação foi representada pelo aprendiz Iago Lohan Souza Silva. Ele recebeu uma bolsa de teatro na Escola Espaço Cênico Rick Alves. Já no recebimento da premiação do 2º lugar na música, a Fundação foi representada pelo aprendiz Kayke Guilherme Prata Costa. Ele recebeu uma bolsa da escola de música Instituto Cultural Guto Fernandes.


. Setembro | 2019 . Nº 28 .

MÓDULO INTRODUTÓRIO

SETEMBRO AMARELO POEMA - Aprendiz Jennifer Lacerda ? Aquele sentimento bateu lá dentro, Bem no coração Complicado foi explicar, tudo aquilo Que não tem explicação Noites em claro Choros sem fim, Frida Kahlo como você Me ajudou Ler suas falas me deram forças para seguir Controlar quase não consegui Até que ele veio até mim e um lindo Sorriso me fez abrir Amiga, avó, tia ou mãe Quem se importa? Foi ela quem me Deu a mão ?188, médicos, terapia, exercícios, remédios No dia 19 de setembro, os 60 aprendizes do Módulo Introdutório realizaram uma intervenção em prol da campanha Setembro Amarelo, cujo foco é a valorização da vida e prevenção ao suicídio. Antes da intervenção, os jovens tiveram uma preparação em sala de aula, com roda de conversa, vídeos e outros conteúdos. Em seguida, os jovens realizaram a intervenção, que contou com apresentação em slides, dinâmicas, música, dança, poesia, abraços e entrega de mensagens acolhedoras, acompanhadas de um fitilho amarelo. Essa atividade teve como objetivo proporcionar um espaço acolhedor, de muito diálogo, informação e troca de experiências, que são formas de prevenção e cuidado ao próximo. Ao final, os jovens se sentiram mais orientados e estimulados a ajudar ou a pedir auxílio.

Liberdade Similiberdade De caminhar e me sentir livre De viver De entender De converter outros a felicidade Vem quem quiser Meu peito se alegra e grita ao te ajudar É importante falar e nunca, jamais se esquecer Tudo isso vai passar! Nem sempre vão ter sinais, após aquela Festa os riscos ainda são reais Abrace, converse e oriente, esperar tudo Passar ao lado do seu amigo, pode ser muito eficaz.


. Setembro | 2019 . Nº 28 .

MÓDULO MATEMÁTICA

DESAFIOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO

No dia 27 de setembro, foram propostas, aos 39 aprendizes do Módulo de Matemática, atividades que consistiam em desafios de raciocínio lógico, cuja a finalidade foi melhorar a interpretação de texto e a capacidade de resolução de problemas. Durante as atividades, os jovens solucionaram várias questões de raciocínio e aprenderam a encontrar as informações implícitas nos exercícios. Além de ser uma atividade divertida e instigante, ela auxilia na execução de tarefas cotidianas tanto na vida profissional, quanto na vida acadêmica.

FRAÇÕES & EQUAÇÕES Durante o Módulo de Matemática, foram abordados tópicos como equações de 1º e 2º grau e frações, bem como sua aplicabilidade na rotina profissional dos jovens. As aulas tiveram um caráter interativo, sendo assim a participação dos aprendizes foi bastante efetiva. No dia 17 de setembro, foi realizada uma atividade envolvendo resolução de problemas matemáticos e desafios, a turma foi organizada em duplas que primeiro solucionaram as questões e posteriormente puderam explicar e corrigir os exercícios no quadro, demonstrando não apenas as habilidades matemáticas, mas também desenvoltura ao falar em público. O módulo possibilitou trabalhar diversos aspectos essenciais ao mercado de trabalho, como cooperação, trabalho em equipe, persistência e resolução de problemas complexos.


. Setembro | 2019 . Nº 28 .

MÓDULO MATEMÁTICA

CONSTRUÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS

Nos dias 17 e 18 de setembro, durante o módulo de Matemática, 70 aprendizes realizaram uma atividade de construção de jogos matemáticos. Os jogos foram construídos em sala de aula e, posteriormente, foram apresentados para os demais aprendizes. Ao final, todos puderam socializar e interagir com os jogos criados, por meio de desafios que impulsionaram a criatividade e o raciocínio lógico, evidenciando também aspectos como postura, liderança e fluência verbal, sendo estas, características importantes para o desenvolvimento profissional.

MOMENTO DE JOGOS No dia 17 de setembro, 30 aprendizes no Módulo de Matemática tiveram o "Momento de Jogos ", cujo objetivo foi de estimular a interação social, raciocínio lógico, agilidade, capacidade de observação entre outras habilidades. Hoje, os jogos são reconhecidos como uma importante ferramenta para potencializar o aprendizado e desenvolver competências para o universo profissional. Sendo assim, os aprendizes trouxeram diversos jogos de cartas, tabuleiro e dados, colocando em prática as regras e disciplinas que regulam cada jogo. Ao final, a turma levantou e comentou sobre as principais habilidades exploradas em cada jogo e sua relevância para ambiente de trabalho.


. Setembro | 2019 . Nº 28 .

MÓDULO MATEMÁTICA

DESAFIO DE RACIOCÍNIO LÓGICO

No Módulo de Matemática, além dos assuntos estudados e dos exercícios de fixação, os aprendizes participaram de um desafio de raciocínio lógico. Os grupos realizaram apresentações para demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do Módulo, como expressões contendo adição, subtração, multiplicação e divisão. O desafio foi composto por seis fases, as turmas foram subdividas em equipes, sendo que a equipe vencedora em cada sala foi a que finalizou as atividades em menor tempo e com o menor número de erros. O raciocínio lógico é utilizado sempre que é preciso resolver um problema de forma sequencial ou construir uma argumentação, por isso, é fundamental na rotina de uma empresa. Essa atividade evidenciou vários aspectos desejáveis no mercado de trabalho, como trabalho em equipe, aptidão para resolução de problemas sob pressão, competitividade e cooperação.

PREPARAÇÃO PARA O ENEM Neste mês de setembro, o Módulo de Matemática promoveu para os aprendizes a oportunidade de realizar uma atividade de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova é considerada de nível difícil, principalmente levando em conta a concorrência e a extensão, pois o Exame possui 180 questões e uma redação. Mas a avaliação pode se tornar algo mais natural e menos temida quando os jovens executam de maneira correta a etapa de preparação para a prova. Assim, a atividade teve como objetivo principal mostrar, na prática, a importância da devida preparação para uma prova de vestibular. Dessa forma, foram desenvolvidas habilidades como leitura, raciocínio lógico e organização de tempo para responder as questões. Além disso, a atividade proporcionou aos aprendizes a oportunidade de se familiarizarem com os métodos e critérios de correção, as formas e tempo de preenchimento do gabarito, além de testarem seus conhecimentos e o próprio controle emocional. O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de ser uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. Desde 2009, o Enem agregou outra função ao seu currículo: tornou-se também uma avaliação que seleciona estudantes de todo o país para instituições federais de ensino superior e para programas do Governo Federal, como o Sisu, Prouni e Fies. Estes programas facilitam o ingresso de quem deseja estudar em universidade pública ou precisa da ajuda do governo para pagar a mensalidade da universidade particular. Em 2019, o ENEM será realizado nos dias 3 e 10 de novembro.


. Setembro | 2019 . Nº 28 .

MÓDULO ESPECÍFICO III MÓDULO MATEMÁTICA

“MATEMÁTICA NÃO SERVE PARA NADA”

Frequentemente os jovens dizem a frase: “Matemática não serve para nada”, o que demonstra um preconceito criado contra a disciplina e demonstra que aluno não percebe como a matemática o rodeia em suas tarefas diárias. Atividades rotineiras, como ir ao mercado, leva as pessoas a realizarem comparações que vão desde a preferência por alguma marca até a análise dos preços. Ao comparar os produtos por preço, muitas vezes é necessário o uso da regra de três simples, uma vez que, na maioria dos casos, preço e peso se diferem, levando o consumidor a refletir sobre quais produtos oferecem melhor custo benefício. Pensando nisso, 135 aprendizes realizaram uma dinâmica que consistia em visitar um supermercado, fazer a análise de preço X peso e apresentar, em sala de aula, os exemplos encontrados. A proposta mostrou como a Matemática está presente em todos os seguimentos da vida, sendo fundamental não apenas para tarefas acadêmicas ou profissionais, mas também para o dia-a-dia.

MARKETING E SUAS MÚLTIPLAS PLATAFORMAS Dentro dos conteúdos estudados no Módulo Específico III, um dos temas trabalhados foi o Marketing e as múltiplas plataformas para se divulgar um produto, serviço ou assunto. Os aprendizes, através de temas direcionados como Bullying, Depressão, LGBTQI+, Abuso sexual e DST's, fizeram um estudo amplo sobre os assuntos e, no dia 24 de setembro, último dia de aula do módulo, realizaram a apresentação dos temas escolhidos, demonstrando um meio eficaz de divulgação das informações.


. Setembro | 2019 . Nº 28 .

MÓDULO ESPECÍFICO III

FEIRA DE SERVIÇOS DA ÁREA DA SAÚDE

No dia 27 de setembro, os aprendizes realizaram a apresentação da Feira de Serviços da Área da Saúde, a atividade se deu incialmente com uma pesquisa pública para levantamento de dados sobre o que a população pensa sobre os serviços da área da saúde. A turma se dividiu em quatro grupos e abordaram os seguintes temas: doação de órgãos, medula e sangue; procedimentos estéticos; riscos da automedicação; qualidade e oferta dos serviços públicos. A turma mostrou o quão importante é o conhecimento acerca da oferta dos serviços, enfatizando a importância do marketing para a promoção dos serviços e melhoria da divulgação das informações. Os aprendizes realizaram a mostra da feira para outras quatro turmas convidadas. É de grande importância quando os aprendizes conseguem se tornar protagonistas das suas atividades, pois trabalham a autoconfiança, a empatia e melhoram sua apresentação em público.

FEIRA DA CIDADANIA No dia 24 de setembro, 21 aprendizes organizaram a Feira da Cidadania, com o intuito de apresentar ideias inovadoras relacionadas às melhorias na cidade. A turma foi dividida em quatro grupos que trabalharam, durante todo o Módulo, com a elaboração dos projetos, sendo dois grupos trabalhando questões ligadas a preservação do meio ambiente, um grupo centrado em mobilidade urbana e um grupo propondo soluções voltadas a segurança. Dessa forma, foram criados protótipos, sites e cartazes para exposição dos projetos que foram apresentados aos jovens de outras turmas. Os trabalhos receberam feedback muito positivo, vários aprendizes relataram ter interesse em dar continuidade aos projetos elaborados.


. Setembro | 2019 . Nº 28 .

PROJETOS DOS APRENDIZES EM

CONCLUSÃO DE CONTRATO

MÓDULO MUNDO JOVEM III

ATIVIDADE VOLUNTÁRIA No mês de setembro, os aprendizes do módulo Mundo Jovem III (tarde) arrecadaram roupas para doação para a instituição Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa (ABET). A casa está passando por problemas financeiros e irá realizar um bazar para arrecadar fundos para contas básicas, o que tornou a ação muito significativa para instituição. A presidente da Instituição, Márcia Silva, agradeceu a dedicação, o emprenho e comprometimento dos aprendizes da Fundação CDL em estarem atentos as questões sociais. As ações voluntárias trazem benefícios para ambos os lados, sendo para os aprendizes um momento de exercício de empatia, solidariedade e cidadania.

Os aprendizes do módulo Mundo Jovem III (manhã), que concluíram a aprendizagem no mês de setembro desse ano, participaram de vários projetos. Por se tratar de uma turma que está finalizando o programa, foi realizado um “Aulão” de 6 horas de Excel no laboratório de informática. O software da Microsoft oferece uma infinidade de possibilidades de tarefas que facilitam a vida nas empresas, seja para utilização como ferramenta de gestão financeira, montagem de planilhas ou para diferentes cálculos de controle. Por isso, para quem deseja entrar no mercado de trabalho ou crescer profissionalmente dentro de uma corporação, o domínio do Excel é um grande diferencial. Outra proposta foi o “Café da Manhã Solidário”, no qual os jovens tiveram a oportunidade de pôr em prática uma ação social voluntária direcionada às pessoas em situação de rua. Foram distribuídos pelos aprendizes café e pães de queijo, proporcionando, para essas pessoas, além de uma refeição, um momento de atenção e acolhimento. Houve ainda a participação em um workshop de comportamento em entrevistas, a convite da empresa Accenture, que se estendeu a uma visita às unidades de negócios da empresa.


. Setembro | 2019 . Nº 28 .

ECONOMIA FINANCEIRA

UNIDADE MURIAÉ/MG

SETEMBRO AMARELO No mês de setembro, os aprendizes do módulo Mundo Jovem III, que estão concluindo o programa de aprendizagem, abordaram a temática referente a campanha “Setembro Amarelo”, cujo o foco é a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Os jovens criaram um vídeo levantando questões importantes sobre o tema, como: fatores que aumentam a propensão ao suicídio, maneiras de acolher e ajudar pessoas que estejam passando por quadros depressivos, entre outros. Vale ressaltar que todo o trabalho de criação, gravação e edição do vídeo foi realizado pelos aprendizes e o resultado foi surpreendente.

No mês de setembro, os aprendizes do Módulo de Economia Financeira, da Unidade Muriaé, desenvolveram uma atividade na qual o objetivo foi aprender a administrar despesas e receitas. Eles realizaram um planejamento financeiro pessoal, familiar e empresarial, tendo em vista que o planejamento é apontado por profissionais como a ferramenta de maior importância para alcançar seus objetivos. Os aprendizes fizeram o seu próprio planejamento pessoal, com sua receita e suas despesas, podendo avaliar gastos supérfluos que podem ser descartados. Foi realizado também um planejamento familiar tendo consciência dos gastos de uma residência, podendo contribuir até mesmo com a sustentabilidade e, por fim, o planejamento de uma empresa em que o capital era de 30 mil reais para iniciar um novo empreendimento. As atividades contribuíram para que os aprendizes entendessem melhor o contexto de economia financeira e colocá-la em prática em todas as áreas, fazendo com que se desenvolva a cultura da valorização da economia.

Confira o vídeo no Youtube: https://youtu.be/JAHuT1t7pMY (Título: “Setembro Amarelo – YRSOKKB”)


. Setembro | 2019 . Nº 28 .

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA REALIZA OFICINAS INTRODUTÓRIAS NA REGIÃO DO BARREIRO Durante o mês de setembro, a parceria entre a Fundação CDL Pró-Criança e a Comissão Fé e Esperança, na Vila Pinho (Barreiro), possibilitou a realização da Palestra Inicial ao Programa Educação & Trabalho (PET) e das Oficinas Introdutórias ao Mercado de Trabalho para cerca de 55 jovens da comunidade local. A Palestra Inicial, ministrada pela assistente social Janaína Silva, foi realizada no dia 2 de setembro e permitiu que os jovens presentes conhecessem o Programa Educação e Trabalho (PET), da Fundação CDL, e tomassem nota da documentação necessária para participarem do processo seletivo para as vagas de aprendizes. Já no período de 4 a 10 de setembro, foram promovidas as Oficinas Introdutórias, conduzidas pelo instrutor de treinamento Felipe Marques, nas quais foram desenvolvidas experiências com temáticas e dinâmicas voltadas para o mundo corporativo. Essa etapa do processo, que é tanto de formação quanto de avaliação, contribuiu para o desenvolvimento de competências profissionais dos jovens participantes e interessados nas referidas vagas. Por fim, no dia 16, foi realizada a cerimônia para a entrega dos certificados dos jovens capacitados, que contou com a presença dos representantes das instituições e do investidor social, Alexandre Dumont. Com o treinamento concluído, os jovens que obtiveram desempenho satisfatório durante essa capacitação/avaliação serão encaminhados para as entrevistas (socioeconômica e de perfil nas empresas parceiras), na tentativa de demonstrarem seus talentos e, quem sabe, serem escolhidos para as vagas divulgadas.

AJUDE A MELHORAR A VIDA DE MILHARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

APOIE OS PROJETOS SOCIAIS DA FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA! FAÇA SUA DOAÇÃO:

SEJA VOLUNTÁRIO:

Banco do Brasil

Caixa Econômica Federal

Agência 3494-0 | Conta 4639-6

Agência 0094 | Conta 501.875-4 | Operação 003

Envie um e-mail para marianne.policarpo@fundacaocdl-bh.org.br

Av. João Pinheiro, 495 / 7º andar - Funcionários F-Cdl Pró-Criança

@fcdlprocrianca

(31)

3249-1791

@FundacaoCDLBH

(31) 97362-1338

company/fundação-cdl-pró-criança

www.fundacaocdlbh.org.br Fundação CDL Pró-Criança

Profile for Fundação CDL Pró-Criança

Informativo PET - Setembro / 2019  

Informativo PET - Setembro / 2019

Informativo PET - Setembro / 2019  

Informativo PET - Setembro / 2019

Advertisement