
4 minute read
Contratações ainda sem prazos
from Edição 1075
Desde o ano passado, a implantação do novo profi ssional tem causado polêmica entre os professores da rede municipal em Tubarão, que pedem no MP a suspensão do cargo. Prefeitura corre para fazer a seleção e contratação. pg 3
Jaguaruna
Advertisement
Polêmica no aeroporto
Governo e membros da gestão passada divergem sobre a concessão do terminal pg 4
Pedras Grandes
Câmara com sede própria
Novo presidente apresenta suas propostas e demandas à frente do Legislativo local. pg 5
Capivari De Baixo
“Sem permissão para errar”
Prefeita interina participa de sessão na Câmara e comenta sobre afastamento de dr. Vicente pg 9
Maur Cio Dobiez
Contas em dia
Quais são os principais pilares para uma boa organização financeira das empresas?
Colunista ensina o que fazer para não cair na falta de gestão dos controles financeiros. pg 5
A força do agro
Colheita do arroz inicia nesta quinta

Evento oficial de abertura será em Tubarão e deve reunir de produtores ao governador do Estado. pg 6


Samuel Woyciekowski
Jornalista
(48) 99900-8188
Vandalismo
Foi destaque nesta última semana o vandalismo ocorrido com bens públicos em Jaguaruna. Depredaram um ônibus adquirido recentemente pela administração municipal, além de furtarem as gramas sintéticas que foram colocadas em um campo de futebol para uso público. Para quem não sabe, esse tipo de ação é crime, além de trazer prejuízos para toda a sociedade. Espero que os policiais identifiquem logo quem são os criminosos, para que paguem pelos danos causados.
Aeroporto
O Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, entrou na pauta do governo estadual. Desta vez, o assunto foi intermediado pelo secretário da Casa Civil, Estêner Soratto Júnior, em uma reunião com empresários e prefeitos na Associação Empresarial de Tu- barão. Em resumo, é que o governo estadual pretende privatizar o aeroporto, porém, as empresas não se interessam pela concessão, pois o aeroporto não conta com uma estrutura mínima para atrair a atenção de investidores para administrarem o aeroporto através de concessão. Tanto Soratto quanto o governador Jorginho Mello já sinalizaram as necessidades de melhorias para o aeroporto. Acredito que o local é estratégico e irá ganhar a devida atenção neste novo governo.
Cassação
Em São Miguel do Oeste, a vereadora Maria Tereza Capra (PT) teve seu mandato cassado pelos colegas por acusar um grupo de manifestantes de estarem fazendo saudação nazista. Veja bem, a vereadora publicou, compartilhou e acusou os manifestantes de estarem fazendo uma saudação nazista. O que claramente não era verdade. Ela sabia que não era verdade. Publicou e instigou o ódio por puro sadismo, com o único objetivo de criar polêmica através de uma notícia falsa. Eu sempre falei que as pessoas precisam começar a ser responsabilizadas por aquilo que dizem na internet ou em qualquer outro lugar. Uma fake new, além de causar desinformação, pode custar a vida de alguém. Que outros políticos também sejam responsabilizados pela publicação de notícias falsas, e que isso sirva de exemplo de que Santa Catarina não é terra sem lei.
Afogamentos
Assustador o número de afogamentos registrados neste ano em nossa região. O último foi registrado no Balneário Torneiro, no fim de semana passado. O alerta é sempre válido, para lembrar que com o mar não se brinca. Quando se trata de lagoas, rios e lugares com água doce, pior ainda. Em uma situação de emergência na água do mar, por conter sal, é mais fácil boiar. Como a densidade da água é maior, o importante é não se desesperar e tentar boiar. Infelizmente, algumas pessoas não estão acostumadas e mesmo assim se arriscam.
Kazak’iu
Aos moradores de Tubarão, vou dar o recado aqui, a pedido do Nilson, do Bar e Lanchonete KAZAK’IU, próximo à UNISUL. Agora, aos sábados e domingos acontecem as vendas de galinhas assadas. Está dado o recado!
A charge do Guedes A ordem é revisar

Willian Reis
Editor da Folha Regional
(48) 99142-6807

Não sei o leitor, mas às vezes a gente fica com a impressão de que a eleição ainda não acabou. Na verdade, nunca acaba – e olhe que não estou falando da política nacional. Mas falo das questões estaduais. Cumprindo sua promessa, desde que assumiu o governo Jorginho Mello vem colocando em suspeição a maioria dos atos de seu antecessor. São contratos, licitações, projetos que estão sendo revistos pelo novo ocupante da Casa d’Agronômica. O que é normal até certo ponto, afinal todo mandatário de plantão quer deixar sua digital na história. O próprio Moisés também fez isso.Mas agora entre os dois parece haver algo mais.
Revanche?
Ramiro Zinder, homem forte das concessões no governo Moisés, falou em possível revanchismo, quando perguntado sobre a revisão que Jorginho quer fazer no projeto para conceder à iniciativa privada o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna. Outra obra em compasso de espera é a Ponte do Pontal, em Laguna. Ambas as iniciativas estavam bem encaminhadas no governo anterior, praticamente prontas para a licitação. Mas agora com a mudança de chefia no Executivo, apontam-se falhas e mais falhas. Será que todos esses estudos técnicos, feitos por especialistas, estão mesmo errados, com problemas? Ou é só implicância mesmo?


Na gaveta
No caso do aeroporto, além de todos os trâmites, o edital já havia sido aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado e só aguardava aval do governo federal. Sem falar da ponte em Laguna, em que só o projeto gira em torno de R$ 2,8 milhões. Fica-se com a sensação de que Jorginho não quer dar créditos ao rival e vai criar empecilhos, só levando a cabo o que sair de sua cachola.
Contradição liberal
Este embate cria uma situação curiosa: dois governos paridos pelo bolsonarismo discutindo a viabilidade ou não de uma privatização. Se o sucessor de Moisés tivesse sido Décio Lima, por exemplo, até dá para entender. À esquerda, o PT não é muito dado a privatizações. Mas não é o que se espera de Jorginho, devoto de Bolsonaro e seu liberalismo a Paulo Guedes, moldado no Estado mínimo da Escola de Chicago. É, no mínimo, contraditório.
PSDB
Foi por pouco. O PSDB de Tubarão foi sondado pelo prefeito de Capivari de Baixo, dr. Vicente, hoje detido pela Operação Mensageiro, para assumir a Fazenda no lugar de Glauco Gazola Zanella, afastado da pasta pelos mesmos motivos que dr. Vicente. A questão foi debatida internamente, e a maioria venceu. Os tucanos preferiram não se envolver.
Expediente
Direção
Willian Reis
Edição
Lysiê Santos
Criação e diagramação Madre Santa Multiagência