14
A Banqueta
sucesso Cliques de Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 13 a 19 de julho de 2018
Reconhecimento
A preparação de um casamento envolve muito mais do que um vestido e uma festa. Tudo o que compõe a cerimônia é pensado com carinho e atenção para representar o amor entre os noivos. E capturar esses momentos é a especialidade dos fotógrafos nova-limenses Júlio de Freitas e Maraíse Silva, casados há quatro anos. A parceria na vida rendeu bons frutos também no trabalho. No mês de junho, eles foram premiados em primeiro e segundo lugar de um concurso internacional de fotografias com imagens de alianças capturadas durante casamentos registrados por eles.
O concurso
O casal tem o costume de acompanhar vários blogs especializados em fotografia e, em maio, um deles anunciou a realização de um concurso internacional em parceria com uma famosa joalheria de Nova York. A premiação era um vale-compras em uma loja americana de equipamentos fotográficos no valor de 1.200 dólares para o primeiro colocado e 300 dólares para o segundo. O tema não podia ser melhor: alianças. Há 17 anos fotografando casamentos, o casal possui um belo acervo de fotos e viu nesse concurso uma oportunidade para melhorar seus equipamentos de trabalho.
Resultado inesperado
O processo aconteceu totalmente online e o casal concorreu com, aproximadamente, 300 pessoas de diversos lugares do mundo. Cada um deles enviou três fotos. O resultado foi divulgado via e-mail, no
Casal de fotógrafos nova-limense ganha concurso internacional de fotografia com imagens de alianças dia 4 de junho, e para surpresa de Júlio de Freitas (34), a foto dele tinha conquistado o segundo lugar. “Fiquei super feliz quando vi, mas não conseguia saber quem tinha ficado em primeiro lugar. Liguei para minha esposa e pedi para ela acessar o e-mail. Brinquei que, com certeza, a foto vencedora era a dela e para nossa surpresa foi, exatamente, isso que aconteceu”, relembra.
Análise das fotos
O blog fez uma publicação, posteriormente, parabenizando os vencedores e enviou os valescompras a eles. Mas, o maior reconhecimento para Maraíse Silva (33) foram às observações usadas para descrever as fotografias. Segundo ela, o casal gosta de capturar os momentos felizes das pessoas e, por isso, optaram pela cobertura dos casamentos. “Minhas fotos são mais voltadas para o lado sentimental e as do Júlio para o lado estético e o avaliador conseguiu captar isso. Ele descreveu a minha como uma foto orgânica, limpa e com significados fortes e a dele como técnica, com uma luz mais trabalhada e com uma composição bem pensada”, comenta.
a história dos noivos. Esse é nosso objetivo, registrar tudo aquilo que tem história e significado. Nossas fotos não estão focadas somente nas alianças, mas em todo o contexto do casamento”, explica.
Entre os melhores
O casal já participou de outros concursos antes e é a segunda vez que é premiado ao mesmo tempo em um concurso internacional. Em outubro do ano passado, eles receberam o selo de premiação da Bride Association depois de terem suas fotos reconhecidas pela associação. A empresa Dois Cliques, fundada por eles, há oito anos, também recebeu um prêmio, em maio, por estar entre as dez melhores de fotografia de casamento em Minas Gerais. “Temos muitas inspirações em fotógrafos estrangeiros e quando a gente ganha um prêmio assim, fica a certeza de que nossa fotografia é tão bonita quanto a deles e isso é gratificante demais”, finaliza Júlio.
História registrada
A fotógrafa ainda atribui ao resultado à característica utilizada por ela e o marido na hora de fotografar. De acordo com Maraíse, os dois gostam de capturar o universo de transformação na vida das pessoas. “As alianças são itens escolhidos com atenção e carinho e têm uma relevância para
Foto: Júlio de Freitas
Foto: Maraíse Silva