Informativo do mandato - 1º semestre/2019

Page 2

S AÚD E

Seminário de Prevenção e Enfrentamento ao Suicídio

Realizado no auditório do Ministério Público, o evento reuniu cerca de 500 pessoas em Porto Alegre para tratar do tema com especialistas em áreas como educação, saúde, assistência social e legislação. Cerca de 500 pessoas lotaram o auditório do Ministério Público, no dia 08 de julho, para debater políticas e ações de enfrentamento ao suicídio na infância e adolescência. Promovido pela Câmara dos Deputados, por meio do gabinete da deputada federal Liziane Bayer, com apoio da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada estadual Franciane Bayer, o Seminário “Precisamos Falar, Precisamos Agir” reuniu especialistas em áreas como educação, saúde, assistência social e legislação. Para Franciane, fugir do assunto não é a solução. “Tínhamos a ideia de que abordar o tema suicídio poderia estimular outras pessoas a atentarem contra a própria vida, mas o que se percebe é que tal atitude não tem reduzido os números. Temos que ter cautela e cuidado ao abordar o tabu, mas precisamos encará-lo de frente”. Franciane também ressaltou a necessidade de criar políticas públicas e de fortalecimento da assistência para

A Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher, reinstalada e presidida pela deputada Franciane Bayer, realizou no dia 27 de maio na Assembleia Legislativa, o “Seminário de Atenção Integral à Saúde da Mulher”, onde foram apresentadas experiências exitosas no tratamento do câncer na mulher. Além do compartilhamento do que pode ser feito para se obter resultados positivos no enfrentamento do câncer tanto na gestão pública como

quem tenta o suicídio e para as famílias. Ela também defendeu a criação de comitês municipais de promoção da vida.

Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio Instalada no dia 10 de junho pela deputada Franciane Bayer, a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio pretende ser um instrumento de auxílio para as instituições que trabalham no enfrentamento ao suicídio. A ideia é fomentar a consciência de que a identificação dos sinais de ansiedade e depressão podem salvar a vida de uma pessoa. “Precisamos criar ambientes que possibilitem à família, aos amigos e aos professores identificar estes sinais”, afirmou. “Não podemos deixar esta tarefa só para os profissionais da saúde, em especial a mental, pois nem todas as pessoas procuram socorro ou têm acesso a um tratamento adequado”, disse.

tratamentos, foi abordada a necessidade de disseminar a informação de maneira mais clara, transparente e detalhada da doença ao paciente oncológico. “Ficamos com essa lição de casa que é pensar uma maneira de como essa informação mais apurada pode chegar aos pacientes, como forma de apoio, já a partir do diagnóstico, promovendo mais qualidade de vida dessas guerreiras”.

Fórum IMAMA

A Frente Parlamentar sobre o Câncer na Mulher também apoiou a realização do Fórum IMAMA - Câncer, o que mudou? O que você precisa saber? -, promovido pelo Instituto da Mama do RS no dia 10 de julho, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. A deputada Franciane Bayer participou da abertura do evento. “Debater e conscientizar as pessoas para a saúde preventiva é o remédio mais barato”, destacou.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.