Forum Estudante #338 - Dezembro de 2021

Page 4

4 | Forum Estudante | dez’21 /Escolas

As Escolas Ubuntu encontraram-se para “começar um novo caminho” Em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, centenas de estudantes e educadores participantes no programa Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu estiveram reunidos, no dia 8 de novembro, durante o terceiro encontro nacional da iniciativa. O evento assinalou a assinatura de um protocolo com a Direção-Geral de Educação (DGE) que integra este programa no projeto educativo nacional.

A “resiliência e empatia” de Doaa Al Zamel Uma das principais presenças no Encontro Nacional de Escolas Ubuntu foi a de Doaa Al Zamel, refugiada síria que tem vindo a partilhar a sua história de vida, como forma de alertar a sociedade para a morte de milhares de pessoas que, tal como ela, procuram chegar à Europa. Ao longo do últimos sete anos, 22.842 pessoas morreram ou desapareceram no Mar Mediterrâneo quando procuravam chegar à Europa, de acordo com o Missing Migrants Project da Organização Internacional para a Migração. “Quero agradecer à equipa da Academia Ubuntu que nos tem ajudado e que está aqui para vos ajudar também”, concluiu Doaa Al Zamel cuja intervenção teve como foco “resiliência e empatia”.

À medida que a hora marcada para o início do encontro se aproxima, mais e mais camisolas negras são visíveis junto à entrada da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Em todas, um número chama a atenção de quem olha: 466/64. Este foi o número de prisioneiro de Nelson Mandela, desde o início da sua detenção, em 1964, até à sua libertação, 26 anos depois. O antigo presidente da África do Sul é uma das personalidades que inspira a filosofia que está na base da metodologia do projeto Escolas Ubuntu, que hoje realizou o seu terceiro encontro nacional, em Lisboa. “Usar este número tem um significado grande para mim”, explica, ainda antes do início do evento, Bruna, estudante de 14 anos que veio de Tomar para participar no Encontro Nacional de Escolas Ubuntu. “Mandela foi um grande homem que inspirou muitas pessoas”, conta, explicando que participar no projeto Escolas Ubuntu a “ajudou muito a crescer, ao ensinar a ajudar os outros”. A seu lado, a colega de

escola Francisca, de 13 anos, acrescenta: “Este projeto abre mentalidades e isso tem várias consequências, nomeadamente na nossa visão do mundo”.

Liderar ao serviço dos outros

Tornar os estudantes agentes de mudança ao serviço da comunidade que “ajudem a construir sociedades mais inclusivas, justas e solidárias” é uma das ideias-chave do projeto de capacitação Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu, a iniciativa do Instituto Padre António Vieira (IPAV) que visa desenvolver e promover as competências pessoais, sociais e cívicas dos educadores e alunos participantes. O programa tem ainda uma dimensão internacional, estando já presente em 190 países de todo o mundo. A Academia de Líderes Ubuntu conta com a participação de estudantes do ensino básico, secundário e profissional e é desenvolvida a partir do modelo de liderança servidora, tendo


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.