Page 11

ISCTE-IUL

Drones aquáticos O laboratório de investigação BioMachines Lab está focado no desenvolvimento de drones para missões marítimas. Estes drones são autónomos, isto é, não necessitam de um humano para os controlar à distância. A equipa inspirou-se no comportamento de insetos sociais, como formigas ou térmitas, para desenvolver a inteligência artificial dos drones. Assim, é possível que dezenas ou mesmo centenas destes drones cooperem entre si para cumprirem missões, como monitorizar a qualidade da água, encontrar e seguir peixes, ou patrulhar grandes áreas em busca de intrusos.

Da esquerda para a direita: Rita Ramos (aluna), Anders Lyhne Christensen (professor), Tiago Rodrigues (aluno), Sancho Moura Oliveira (professor), Miguel Duarte (aluno) e Vasco Costa (aluno).

Jun’15 | Forum Estudante Na Unidade Curricular “Inteligência Artificial”, comum às três licenciaturas na área da engenharia do ISCTE-IUL, o Professor Luís Miguel Botelho dá a escolher aos alunos duas alternativas de concluir esta disciplina: através das aulas teóricas, ou integrar um projeto de investigação e trabalhar os conteúdos programáticos de uma forma prática.

Rita Ramos

Aluna do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática

«O método de ensino do ISCTE- IUL é voltado para o mercado de trabalho, mas também permite aos alunos um contacto com a investigação científica. A disciplina de “Inteligência Artificial” tem-me feito ganhar particular interesse pelo curso e pela área. Podia concluir a cadeira de duas formas: aulas ou investigação. Escolhi a investigação e estou a aprender muito. Para além do projeto dos drones, estou a investigar o comportamento de robôs terrestres que saltam. Usamos algoritmos evolutivos que permitem criar automaticamente controladores para os robôs. Estes controladores decidem de uma forma autónoma quando os robôs devem saltar. Vai havendo uma espécie de “seleção natural” dos melhores controladores, com base na teoria darwinista da evolução.»

O casco dos drones é fabricado num laboratório de fabricação digital, o Vitruvius FabLab ISCTEIUL. Este laboratório está equipado com diversos equipamentos que facilitam a criação de protótipos, como impressoras 3D e uma grande máquina de corte automática (CNC).

Licenciaturas em Tecnologias que podes frequentar no ISCTE-IUL: › Engenharia Informática; › Engenharia de Telecomunicações e Informática; › Informática e Gestão de Empresas.

Contactos ISCTE-IUL Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa T. 217 903 000 email: geral@iscte.pt facebook.com/iscteiul www.iscte-iul.pt

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do ISCTE-IUL T. 217 903 923 email: acesso@iscte.pt

11

#277 Revista Forum Estudante - Junho 2014  

Acesso ao Superior: Passo a passo, tudo o que precisas de saber.

#277 Revista Forum Estudante - Junho 2014  

Acesso ao Superior: Passo a passo, tudo o que precisas de saber.

Advertisement